ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Conquista: Justiça cassa mandato de vereador por denúncia de fraude em eleição

UniFG comemora 20 anos com expansão e objetivo de transformar mais vidas pela educação

Detran da Bahia implementa cartões de exames eletrônicos durante avaliações para CNH

Brumado: IMEP realizará Cruzada de Cura, Libertação e Milagres no Bairro São Felix

Brumado registra aumento de casos de chikungunya na zona rural

Dr. Felipe Leão, médico da Clínica Mais Vida, alerta sobre a importância da realização do check-up

Após dez meses de trabalho missionário, Jocum pretende construir sede própria em Brumado

412 mil baianos ainda não declararam imposto de renda; prazo acaba em uma semana

PM apreende homem por importunação sexual contra jovem em Aracatu

Presidente da Petrobras é demitido; Caio Mário Paes assume cargo

Varíola dos macacos já está presente em 12 países e já existe quarentena obrigatória para infectados

Vídeo mostra briga generalizada no Show de Gusttavo Lima em Brasília

O outro lado da história: Pai afirma que o parto da filha aconteceu em sua residência

Mãe mata filho de 5 anos em Vitória da Conquista; arma usada no crime pertence ao pai

Após suspender visita à Brumado nesta segunda-feira (23), Rui Costa anuncia para quarta-feira (25) assinatura de obras no município

Brumado: Projovem abre inscrições em Brumado; saiba mais

Brumado: Em coletiva, ACM Neto criticou atualização das alíquotas como fator para elevação do combustível na Bahia

RotSat: Rastreamento de veículos ou de sua frota!

Brumado: Município tem aumento de 100% em número de crianças com síndromes respiratórias

A Pax Nacional tem credibilidade e compromisso comprovado, não aceite imitações



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

Com atualização, WhatsApp para de avisar se áudio foi escutado

Foto: Reprodução

Uma nova função do WhatsApp promete trazer mais privacidade aos seus usuários. O aplicativo deixou de avisar se os áudios foram ouvidos por quem desativou a confirmação de leitura de mensagens. As informações são coluna Tilt, do portal Uol. Porém, a novidade, por enquanto, só pode ser utilizada por quem tem um iPhone. A atualização está disponível na versão 2.21.40.13, na APP Store. Na versão web, acessada em PCs, a função ainda não funciona. Para desativar a confirmação de leitura, basta acessar os três pontinhos na no lado superior direito da tela, entrar em “Configurações”, depois em “Conta”, “Privacidade” e desativar a “Confirmação de Leitura”.



Brumadense de 31 anos é morto a facadas no bairro Recreio em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Luciano Santos l 97News

Na madrugada de segunda-feira  (15), por volta das 01h40min, a Polícia Militar foi acionada após um homem  de 31 anos ser morto a facadas no Bairro Recreio, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a 46ª CIPM ao site 97NEWS, Marcos Lima Almeida, foi encontrado caído ao solo com um ferimento no peito causado por arma branca. Uma equipe do SAMU 192 chegou a ser acionada, mas Lima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Testemunhas disseram a PM que a vítima estava reunido em uma residência com outros colegas consumindo bebida alcoólica, quando em um determinado momento Marcos e um indivíduo, menor de idade, passaram a discutir. Conforme os relatos a Polícia, o menor, em posse de uma faca de cozinha, atingiu a vítima fatalmente e evadiu-se do local tomando destino ignorado. A Polícia Militar preservou o local do crime até a chegada do DPT e a polícia civil conduziu as testemunhas para serem ouvidas na delegacia. Marcos Lima era natural de Brumado, mas atualmente morava da comunidade de Várzea Funda, em Dom Basílio.

 



Brumado: Funcionamento do estacionamento rotativo gera polêmica mais uma vez durante lockdown

Foto: Luciano Santos l 97News

O sistema de estacionamento rotativo em Brumado, mais conhecido como Área Azul, não deixa de causar polêmica entre os motoristas da Capital do Minério. Desta vez, mesmo com o lockdown decretado pelo Governo do Estado, a empresa insiste em continuar funcionando. Com todo o comércio não essencial fechado, a Zadar, empresa que administra a Área Azul decidiu colocar os funcionários nas ruas e cobrar pelo estacionamento rotativo. Essa não é a primeira vez que a empresa desrespeita o decreto Estadual, no dia 01 de março, o site 97NEWS registrou a atuação da empresa durante o lockdown do início do mês (veja aqui). Só após um ofício enviado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) solicitando a suspensão imediata dos serviços é que a empresa retirou os colaboradores das ruas. De acordo com os comerciantes, a ação insistente da Zadar mostra que a empresa não possui responsabilidade social, colocando os seus colaboradores em risco durante a crise na saúde em que a cidade vem passando. Nos últimos meses, os casos de coronavírus em Brumado vem aumentando a cada dia, nas últimas horas, o município registrou quatro óbitos em apenas 24 horas. Os casos ativos deram um salto no boletim (veja aqui), e já são 662 pacientes em tratamento com a doença. O número de mortes chegou a 81 neste sábado (14) e os pacientes internados chega a 53. Com o caos na saúde em que se chegou a cidade, medidas mais rígidas tem que ser adotadas. Por isso que o Decreto do governo prevê o fechamento de estabelecimentos não essenciais desde às 18h, da última sexta-feira (12), até este segunda-feira (15) às 05h da manhã. 

 



Homem de 46 anos é encontrado morto dentro de residência no bairro Baraúnas

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem de 46 anos foi encontrado morto dentro de sua residência, na Travessa Abílio Lessa, no Bairro Baraúnas, em Brumado. Segundo a polícia civil, Edimar Meira Silva estava com três perfurações de um objeto cortante na cabeça. Ainda de acordo com a polícia, foi recolhida na pia da cozinha da residência, a possível faca do tipo peixeira utilizada no crime. O corpo de Silva, possuía uma marca no pescoço produzida por uma corda, sugerindo que o autor possa ter tentado matar a vítima por estrangulamento. A polícia ainda informou que o corpo foi arrastado no interior da residência. Não haviam sinais de arrombamento no local do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e o corpo de Edimar foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. O crime aconteceu na última sexta-feira (12). 

 



Brumado confirma 4 óbitos de coronavírus nas últimas 24h; 662 pacientes estão em tratamento

Foto: Divulgação

Neste sábado (13), o município de Brumado registra 5.842 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15.410. Entre os diagnósticos: 53 internações, 81 óbitos, 662 pacientes em tratamento e 5.099 recuperados. No momento, 156 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.152 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Jovem é encontrado morto na Vila Presidente Vargas

Foto: 97News

Na manhã deste sábado (13), após informações de populares via Cicom, um jovem de 21 anos, foi encontrado morto nas proximidades do campo de futebol, da Vila Presidente Vargas, em Brumado. Segundo a polícia civil, o corpo de Gilmar da Silva Oliveira foi localizado por volta das 00h30 sem sinais vitais, apresentando perfurações na cabeça. Ainda de acordo com a polícia, Silva segurava alguns invólucros de substância semelhante à cocaína. Ao lado do corpo, a polícia ainda encontrou um capacete e latas de cerveja. A mãe de Gilmar, havia registrado um Boletim de Ocorência na delegacia na última sexta-feira (12), relatando que seu filho, tinha sido abordado por homens, que o colocaram na mala de um carro de cor prata, sendo conduzido até o local do crime. A Polícia Militar esteve no local e isolou a área. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Oliveira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. 



Brumado: Jovem de 26 anos morre vítima do coronavírus

Foto: Reprodução l Rede Social

O engenheiro civil Mário Vinícius Silva, 26 anos, morreu neste sábado (13), em decorrência de complicações da Covid-19, o novo coronavírus. Vinícius apresentou sintomas e foi internado no Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, após testar positivo. Devido ao avanço do coronavírus, Mário foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, mas veio a óbito neste sábado. O corpo de Vinícius será sepultado na cidade de Brumado. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte do jovem.



Vitória da Conquista: Jovem é morta a tiros dentro de casa

Foto: Reprodução

Uma mulher de  22 anos foi morta a tiros dentro de casa na cidade de Vitória da Conquista. Ainda não se sabe o que teria motivado o  homicídio, que ocorreu na  quinta-feira (11). De acordo com a  Polícia Civil, o crime teria ocorrido em uma residência que fica localizada no bairro Jardim Sudoeste. Conforme a PM, ainda não houve informações se a casa em questão pertencia a jovem. A vítima estava com  amigas no momento em que os suspeitos invadiram o local, efetuaram os disparos e fugiram. Ainda de acordo com a Polícia, informações preliminares também apontam que somente a vítima foi baleada. O corpo da jovem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado registra 77 óbitos de Covid-19 e tem 600 casos ativos da doença

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (12), o município de Brumado registra 5.776 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15.410. Entre os diagnósticos: 49 internações, 77 óbitos, 600 pacientes em tratamento e 5.099 recuperados. No momento, 251 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.152 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Enfermeiros reclamam de desgastes físico e mental com pandemia, diz Coren-BA

Foto: Reprodução

A Bahia vive o momento mais crítico da pandemia e a sobrecarga dos profissionais de saúde é algo visível e verbalizado por muitos deles. No caso dos enfermeiros, segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Jimi Medeiros, os esgotamentos físico e mental têm sido as principais queixas levadas ao órgão, principalmente nestes primeiros meses de 2021. A Bahia tem 140 mil enfermeiros e enfermeiras registrados junto ao conselho. Para Medeiros, falta, sobretudo neste momento, valorização e reconhecimento desses profissionais. “O volume de demandas tem sido muito elevado em relação ao início da pandemia. O que a gente percebe é o subdimensionamento de profissionais de enfermagem. Ou seja, hospitais sendo abertos sem a quantidade necessária de profissionais de enfermagem, o que gera o desgaste e exaustão para quem está na linha de frente. Temos profissionais cumprindo 44 horas semanais”, relata o presidente da entidade.  Segundo ele, a baixa remuneração cria um ambiente propício para que o profissional precise acumular vínculo com duas ou mais unidades de saúde. No entanto, considerando o impacto da pandemia na rotina dos profissionais, tem se observado também um aumento nas ocorrências de afastamento de profissionais, um fato que cria preocupação e pode agravar o temor pelo colapso do sistema. “Tem uma leva de profissionais se afastando sem que outros queiram assumir os plantões”, diz. Ao avaliar o contexto, apesar de reconhecer que os profissionais imunizados não têm apresentado estágios graves da doença, Medeiros destaca que não há ainda a possibilidade de apontar os impactos na Bahia, no que se refere à categoria.  “Nem 30% foram dos profissionais de enfermagem foram vacinados ainda. Claro que estão sendo priorizados os da linha de frente, mas tem profissionais da atenção primária, por exemplo, que estão em contato direto com as pessoas, que não foram ainda vacinados. Tem os profissionais autônomos, que trabalham em clínicas particulares, que também não foram ainda vacinados”, conclui. 



Anvisa aprova registro definitivo da vacina de Oxford contra o coronavírus

Foto: Divulgação

Além do remédio remdesivir, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também aprovou, nesta sexta-feira (12), o registro definitivo da vacina de Oxford contra a covid-19. O uso emergencial da vacina já havia sido aprovado, mas ela ainda era produzida na Índia. Agora, com o registro definitivo, o imunizante poderá ser fabricado e aplicado no Brasil, sem caráter emergencial. O pedido foi realizado em 29 de janeiro. “São dois anúncios de registro. O primeiro registro é relacionado à vacina Covid-19 Recombinante, também conhecida como vacina de Oxford, que é uma vacina que já vinha sendo utilizada pelo procedimento de uso emergencial e que agora vai ser registrada pela agência com uma etapa de fabricação no Brasil o que a gente acredita que representa maior autonomia”, anunciou. Segundo a Anvisa, análises constataram que a eficácia global da vacina é de 70,42%. No Brasil, a porcentagem é de 64,2% -- mas o índice levado em conta é o global. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de 12 semanas. Ele poderá ser aplicado em indivíduos maiores de 18 anos de idade, e tem prazo de validade de 6 meses. A Anvisa pediu que o laboratório envie, até junho de 2021, pesquisas sobre a eficácia da vacina contra a variante P.1 do coronavírus - surgido em Manaus, capital do Amazonas.



Bahia vai comprar 6 milhões de doses da vacina Sputnik V nesta sexta-feira (12), anuncia governador

Foto: Divulgação

A Bahia deve assinar nesta sexta-feira (12) o contrato para compra de 6 de milhões de doses, que serão recebidas ao longo dos próximos meses, da vacina russa Sputnik V. A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa (PT) através das suas redes sociais hoje (12). “Não poderia deixar de passar para dar uma boa notícia. Tudo pronto para assinar nesta sexta-feira, dia 12 de março, o contrato do Governo do Estado da Bahia com o Fundo Soberano Russo para compra de 6 milhões de doses da vacina Sputnik V. Passamos os últimos dias detalhando o contrato com a Procuradoria Geral do Estado e estamos prontos para amanhã finalizar, eu diria, essa expectativa, essa esperança do povo baiano em ver acelerada a vacinação”, disse Rui, complementando ainda que espera conseguir outras vacinas. Na quinta-feira (11), Rui Costa havia se colocado à disposição para intermediar a compra de vacinas Sputnik V pelo Ministério da Saúde junto ao Fundo Soberano Russo. Na publicação, Rui disse que o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello teria demonstrado interesse na compra das vacinas russas, após uma reunião pela tarde. No entanto, com o anúncio, o governador indica que fará a compra para a Bahia independente do acordo com acordo do Governo Federal.



Brumado: Secretário de saúde faz postagem em rede social relacionada ao uso de ivermectina

Foto: Reprodução

Na noite da última quinta-feira (11), o secretário municipal de Saúde de Brumado, Claudio Soares Feres, em sua página no Instagram publicou o link de uma matéria na qual foi publicada no site Bocão News, envolvendo o médico Roberto Badaró, que mesmo contraindo o coronavírus, voltou a defender a ivermectina como sendo uma forma de “tratamento precoce” a Covid-19. A publicação chamou a atenção da população e de profissionais da área de saúde, no qual segundo eles, o uso do medicamento vai de encontro ao consenso científico para tratamento da doença. Na manhã desta sexta-feira (12), o gestor da Pasta removeu a publicação. Cláudio e o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), são vistos como "radicais" durante o combate a pandemia na cidade. Em recente entrevista a imprensa brumadense, Feres fez declarações fortes chegando a comentar que é contra ao lockdown, compra de vacinas pelo Consórcio de Municípios, considerando o ato como 'politicagem'. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Além disso, considera sanitização de logradouros públicos e barreiras sanitárias ineficazes. Informações sobre a ivermectina, um vermífugo indicado para tratamento de sarna, lombriga e piolhos, têm mobilizado as redes sociais ao mesmo tempo em que se vê uma verdadeira corrida às farmácias. Isso porque um estudo australiano divulgado em abril deste ano demonstrou a eficácia do medicamento na eliminação do coronavírus em testes in vitro. Porém, ainda não há nenhuma comprovação científica dos efeitos positivos do tratamento em humanos.



Brumado: Vereadores apresentam projeto de lei para adquirir vacinas da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na próxima segunda-feira (15), a Câmara de Brumado vai apresentar o Projeto de Lei (nº 023/2021), no qual visa autorizar o Executivo Municipal a adquirir a vacina para enfrentamento à pandemia do coronavírus. A medida será válida caso o Governo Federal descumprir o Plano Nacional de Operacionalização Contra a Covid-19 ou caso este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença. A aquisição fica condicionada à prévia aprovação das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Oito vereadores protocolaram o projeto esta semana. O PL visa também autorizar a importação e distribuição de vacinas registradas em autoridades estrangeiras, se necessário for. Os vereadores Beto Bonelly (PSB), Amarildo Bomfim (PSB), Harley Lopes (Republicanos), João Vasconcelos (DEM), Rubens Araújo (Podemos), Vanderlei Miranda (PDT), Reinaldo Brito (DEM) e Paulo César de Souza (PCdoB) são os autores da proposta. 



Brumado: Decreto restringe quantidade de clientes em bancos e casas lotéricas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A prefeitura de Brumado, publicou decreto (nº 5.431) que estabelecem restrições à agencias bancárias e casas lotéricas, para combater a propagação do coronavírus. Com a medida, que começou a valer a partir desta sexta-feira (12), fica determinado aos bancos e instituições financeiras restrições à entrada e permanência de clientes em seu interior. O documento, foi anunciado por causa do agravamento da pandemia e pela insistência da população local de "não obedecer às orientações de isolamento social, constantes nos decretos municipais anteriores, nem adotar as medidas adequadas de prevenção'. Segundo o documento, fica determinado as seguintes restrições, como:

- funcionamento de todas as agências bancárias e casas lotéricas, com contingente de 30% de sua capacidade;
- o acesso de clientes a qualquer estabelecimento comercial ou prestação de serviços fica limitado a 01 (uma) pessoa a cada 15m² por área destinada ao público;
- cada estabelecimento comercial e de serviços, especialmente as instituições financeiras e lotéricas, fica responsável pela organização de filas, seja no interior ou exterior, preservando o distanciamento de 1,5 (um metro e meio) entre os clientes. 

Além disso, o decreto prevê pena de aplicação das medidas administrativas cabíveis para quem não adotar as medidas temporária de prevenção.



Brumado: Sesau publica calendário de vacinação para idosos a partir dos 78 anos

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado divulgou esta semana o calendário de vacinaaçãao para idosos acima de 78 anos. Entre os dias 12 e 13 de março, a vacinação será realizada no CMEAS, Escola Graças Assis e Zilda Neves. O horário será das 08h as 11h30 das 14h as 16h30. A vacinação contra covid-19 para idosos a partir dos 80 anos começa nesta sexta-feira (12). Já idosos acima dos 78 anos de idade ou mais, acontece no sábado (13). 



Brumado chega a 75 mortes em decorrência do novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (11), o município de Brumado registrou 5.710 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15.282. Entre os diagnósticos: 55 internações, 75 óbitos, 577 pacientes em tratamento e 5058 recuperados. No momento, 202 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.138 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: João Paulo é exonerado do cargo de Superintendente de Trânsito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

À frente da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado desde o dia 11 de agosto de 2020, João Paulo é exonerado do cargo pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial (DO) do município. João Paulo assumiu a autarquia após o órgão ficar sem comando por alguns meses. A nomeação de Paulo foi bem aceita pelos agentes de trânsito, no qual o colega já exercia o cargo de Coordenador de Educação no Trânsito. Nos oito meses que ficou a frente do órgão, ele destacou que só tem a agradecer e comentou as ações que contribuíram para o trânsito da cidade. "O mercado da morte em nossa região era muito alto, e meu objetivo sempre foi promover ações que pudéssemos mudar isso. Claro que com o apoio de toda a equipe como os agentes de trânsito, o administrativo, a Jansen Ricardo que foi meu braço direito. A Polícia Rodoviária na pessoa do Capitão Mota, o Major Mário Cabral e o delegado Dr. Leonardo da Polícia Civil, enfim, todos que contribuiu nessa parceria", disse. João Paulo ainda destacou o trabalho da imprensa de Brumado. "Agradeço a vocês que sempre nos cobrava da gente, e da maneira que podíamos", disse o ex-superintendente. Sobre a sua exoneração do cargo, João Paulo afirmou que infelizmente no meio político, alguns cargos são instáveis. "Quem trabalha nesse meio sabe que quando a gente vem atingindo um trabalho de excelência, incomoda muita gente. Mas por outro lado, as mensagens que eu recebo da população me faz sentir satisfeito", comentou. Quem assume o cargo na Pasta é o ex-vereador, José da Silva Santos, o "Santinho".



Prefeito decreta luto de 3 dias pela morte do ex-vereador Elias Piau

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) decretou luto oficial no município de três dias a partir desta quinta-feira (11), em função do falecimento do ex-vereador de Brumado, Elias Pereira Gonçalves (DEM), o "Elias Piau", 38 anos, ocorrido na manhã desta quinta (11) na cidade de Vitória da Conquista onde estava hospitalizado por conta da Covid-19. Neste período, todos as bandeiras municipais ficarão hasteados em meio mastro. Piau foi vereador de 2017 a 2020 e tinha em grande legado na defesa do esporte.