ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

Vigilantes de Brumado não aderem a greve Estadual e continuam trabalhando

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os vigilantes que prestam serviço em várias instituições da Bahia iniciaram, na terça-feira (10), uma greve por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado (Sindivigilantes), a decisão ocorreu durante uma assembleia coletiva e depois de muitas tentativas de reajuste salarial com o setor patronal. “No ano de 2019, nós tivemos 13 rodadas [de negociação], incluindo o Ministério Público Estadual (MP-BA) e nada andou. No início deste ano, tivemos outras rodadas, mas não tivemos avanço. Por isso, a categoria escolheu fazer a greve por conta da intransigência do patrão”, disse Jeferson Fernandes, Secretário de Comunicação do sindicato. De acordo com o Sindivigilantes, entre as reivindicações estão a falta de uma convenção coletiva de reajuste salarial -- a última ocorreu em fevereiro de 2018 --; perda salarial acumulada diante da inflação. Eles argumentam também que sem uma convenção coletiva os profissionais ficam desprotegidos, inseguros e com riscos de vida. A nossa reportagem visitou algumas agências bancárias de Brumado e a sede do INSS. Nenhum dos profissionais aderiram a paralisação e os bancos seguem com os atendimentos normais.

 



Novo coronavírus já pode ser classificado como pandemia, diz OMS

Foto: Reprodução l Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou no início da tarde desta quarta-feira (11) que a proliferação do novo coronavírus já atingiu o patamar de pandemia, em um reconhecimento de que as estratégias até aqui adotadas para conter a expansão da doença não foram suficientes. Essa classificação sinaliza que transmissões recorrentes estão acontecendo em distintas partes do mundo e de forma simultânea. De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias e semanas. Nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. De acordo com o mais recente balanço do órgão, há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas morreram. "A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da entidade. Na prática, contudo, ao anunciar uma pandemia, a organização sinaliza que os governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso, mas para atender parcelas mais amplas de suas populações.



Após desmentir casos do novo coronavírus, Secretaria de Saúde de Guanambi afirma está investigando caso suspeito

Foto: Reprodução

Embora o secretário municipal de saúde de Guanambi, André Moitinho, tenha desmentido na última segunda-feira (09), a existência de dois casos do novo coronavírus (Codvid-19) no município, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade voltou atrás e disse está investigando o surgimento de um possível caso do Codvid-19. Em entrevista às emissoras de radio da cidade, o secretário confirmou que o caso suspeito é de uma estudante de Riacho de Santana, com histórico recente de viagem para a Itália. De acordo com Moitinho, ela apresentou um quadro semelhante à gripe, no entanto, não apresentou febre. Ainda segundo o secretário, a paciente teve material colhido e encaminhado para análise em Salvador. Pela ausência do sintoma, a notificação ainda não foi incluída como suspeita pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com Moitinho, os resultados dos exames deverão ficar prontos ainda nesta semana. Ele ainda explicou que como os sintomas apresentados eram leves não houve necessidade de internação.



Chuva forte alaga hospital no município de Presidente Jânio Quadros e destrói açude; Veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

A chuva intensa das últimas 24 horas causou transtornos em Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, no Sudoeste da Bahia. A água atingiu a parte interna da unidade hospitalar e alagamentos foram registrados em vários pontos da cidade. Segundo apurou o site 97NEWS, choveu cerca de 50 milímetros na noite de terça-feira (10). A chuva começou por volta das 19h e durou cerca de uma hora. Um vídeo mostra que a água da chuva entrou na unidade hospitalar e alguns equipamentos estavam desprotegidos, correndo o risco de serem atingidos. 

Açude da Tabôa que fica no centro da cidade - Foto: Aliomar l 97NEWS

A chuva formou poças dentro das salas. Uma acompanhante que estava na unidade de saúde gravou um vídeo para a família para mostrar a problemática e o mesmo acabou viralizando nas redes sociais. “Família, estamos aqui no hospital inundados, totalmente inundados. Não tem um ambiente aqui que não tenha sido invadido por água. Estamos ilhados”, disse, na gravação. Segundo a Prefeitura, os locais foram limpos, nenhum atendimento foi comprometido e não houve maiores transtornos na unidade. Ainda na cidade, um açude conhecido como "Tabôa" que fica entre a Rua 7 de Setembro e a Avenida Antônio Carlos Magalhães no centro da cidade se rompeu, o que acabou assustando os moradores. Ninguém se feriu e não há registro de desabrigados. Veja o vídeo:



Brumado: Moradores ficam parcialmente ilhados após chuvas e desabamento de pontilhão na região do Jacaré

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O município de Brumado, está sendo palco de vários transtornos causados pelas chuvas que acometem tanto a sede do município, como a zona rural. Dentre as situações de risco, várias comunidades ficaram ilhadas e sofreram ainda por conta da destruição de pontilhões, devido à enchentes. Uma das comunidades afetadas é a região da comunidade do Jacaré. Moradores entraram em contato com a Redação do 97NEWS relatando a situação do recém construído pontilhão no Riacho do Gustavo. Segundo a estudante Débora Santana, seus pais e mais outros moradores ficaram impedidos de sair da comunidade devido o risco de desabamento do pontilhão que foi construído recentemente pela prefeitura municipal. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Ainda segundo a estudante, as chuvas que caíram no município durante o mês de março, fez com que a vazão do riacho aumentasse, razão pela qual as manilhas usadas para escoar a água na ponte não fosse suficiente, vindo a destruir o equipamento. "Quando iniciaram as obras, nós moradores relatamos aos responsáveis que o pontilhão não aguentaria, porque moramos na comunidade e quando chove, sabemos que a vazão de água do riacho é muito forte. Mas infelizmente não ouviram a gente, e a resposta está ai, a minha família e outros moradores estão ilhados", disse ao 97NEWS a filha de seu Edvaldo Santana, que precisa vir a sede do município para que a esposa realize consulta médica. As previsões apontam mais chuva para Brumado até a próxima sexta-feira (13). De acordo com o site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a previsão para esta quarta-feira (11) é de 36 mm. Já na quinta-feira (12), a precipitação pode chegar aos 46 mm. Na sexta-feira (13), segundo o Seagri, a chuva dará uma trégua e a previsão é de apenas 4 mm. Mas o tempo permanece fechado com bastante nuvens. As temperaturas se mantém entre 20°C na mínima e 27°C na máxima. Veja o vídeo:



Brumado: Profissionais que desenvolvem atividade em transporte de passageiros recebem certificação

Foto: Divulgação

Sabemos que para ser um motorista profissional o condutor precisa cumprir com algumas exigências. Sobretudo, ter formação e habilitação adequadas. Elas variam conforme a categoria que se pretende seguir e com a capacidade de obter as habilitações exigidas para a execução da atividade. Em parceria com o Sest Senat de Vitória da Conquista, a coordenação de educação no trânsito e fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado realizou no último final de semana no auditório da Prefeitura, mais uma capacitação aos profissionais. 

Foto: Divulgação

O evento aconteceu no último sábado (7). Segundo a SMTT, foram realizadas capacitação técnica e avaliação dos motoristas, que posteriormente receberam o certificado de qualificação para o exercício da atividade no município. Com o curso, os profissionais do segmento rodoviário estão aptos ao exercício de suas atividades. De acordo com a SMTT, até o início do segundo semestre deste ano, o município alcançará 100% de capacitação.



Guanambi: PM prende filho de médico por receptação de diversos veículos de luxo clonados

Foto: Divulgação l Polícia Militar

A Polícia Militar de Guanambi prendeu na tarde de de terça-feira (10), o filho de um médico por receptação e clonagem de veículos de luxo. A prisão aconteceu na Praça do Feijão, centro da cidade. Segundo a PM, na hora da prisão o suspeito estava com um veículo Toyota, modelo Corolla na cor branca e placas PAP-2844 (MG). Ainda segundo a Polícia de Guanambi, ao ser procedida a verificação do veículo, foi constatado que o mesmo era clone de outro com as mesmas características, licenciado no Estado de Minas Gerais. De acordo com a PM, há cerca de trinta dias a inteligência da Polícia da Bahia, com apoio da PM de São Paulo e Minas Gerais vinham acompanhando o suspeito. O que chamou a atenção dos investigadores é que, no período de três meses, o acusado adquiriu cerca de 04 veículos de luxo clonados com as mesmas características de outros veículos regularmente licenciados naqueles estados. Outro ponto que também chamou a atenção dos policiais, era a vida de luxo do suspeito, que segundo a PM, mesmo a família sendo de classe mádia alta, ele ostentava vida de rico nas redes sociais. "Durante os quatro meses, ele esteve na posse de 01 VW Jetta preto ano 2019, 01 VW Polo preto ano 2019, 01 Chevrolett Cruiser branco ano 2016, todos clonados no Estado de São Paulo e o veículo Toyota Corolla que estava em sua posse na data da prisão trafegando tranquilamente pelo centro de Guanambi no Estado de Minas", disse a Polícia. O acusado foi conduzido à delegacia de polícia civil para ser autuado pelo crime de receptação qualificada. Conforme a Polícia Militar de Guanambi, as investigações também apontam a existência de uma quadrilha especializada em falsificação de documentos e adulteração de veículos de luxo na região.



Nutricionista da Clínica Mais Vida orienta quando devemos fazer suplementação da Vitamina C

Foto: Divulgação

A vitamina C também denominada de ácido ascórbico, tem função antioxidante que age neutralizando os radicais livres, auxiliando o sistema imunológico, promovendo a saúde da pele, potencializando a absorção de ferro, dentre outros benefícios. Mas será que se deve tomar por conta própria o suplemento de vitamina C diariamente? O consumo diário ideal varia de acordo com a idade, sexo e necessidade. Maiana Chaves, nutricionista da Clínica Mais Vida ressalta que existem as peculiaridades como no caso da hipovitaminose (deficiência). A deficiência de vitamina C pode ocasionar a doença escorbuto, e em crianças pode prejudicar o crescimento, potencializar hemorragias e causar anemia. Frutas, vegetais, legumes, folhosos são os alimentos fontes de vitamina C, sendo que a mesma não é encontrada em alimentos de origem animal. Portanto, se você consome diariamente frutas, legumes, verduras, folhosos, a suplementação se torna desnecessária e ineficaz. Neste caso a suplementação só será necessária se o consumo diário de alimentos fontes não seja de fato alcançado através do consumo de acordo a sua necessidade diária. Maiana destaca que apesar da vitamina C ter estudos que comprovem e demonstram os inúmeros benefícios à saúde, a mesma não deve ser consumida através de suplementos, sejam em cápsulas ou efervescentes, de forma indiscriminada e como automedicação. O excesso deste micronutriente pode ser dentre outros motivos um dos fatores de aparecimento de cálculos renais, pois o ácido ascórbico se liga ao cálcio dando origem ao oxalato de cálcio, ocasionando o surgimento das tão famosas pedras nos rins. Além disso, a vitamina C em excesso também pode potencializar a absorção de ferro, favorecendo o quadro de hemocromatose (excesso de ferro nos tecidos principalmente coração, pâncreas e fígado). Doses elevadas também prejudicam a disponibilidade da vitamina B12. Alguns outros sintomas também são observados com o uso excessivo da vitamina C, como gastroenterite e diarreia. Sendo assim, lembre-se: toda suplementação inclusive de vitaminas e minerais devem ser prescritas por um nutricionista, evitando assim complicações a saúde. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



'Peço desculpas a família do menino envolvido', diz Drauzio após repercussão de entrevista com detenta trans

Foto: Reprodução

No último domingo (8), o Fantástico fez referência ao quadro do dr. Drauzio Varella da semana anterior, em que ele apresentou problemas enfrentados por mulheres trans, condenadas por seus crimes, que têm de conviver com os presos do sexo masculino. Foi um quadro que provocou muitas críticas por não ter revelado os crimes das entrevistadas. Em relação às críticas, o médico explicou que não era esse o objetivo do quadro. Em nota, o médico disse que, "em todos os lugares em que pratico a medicina, seja no meu consultório ou nas penitenciárias, não pergunto sobre o que meus pacientes possam ter feito de errado. Sigo essa conduta para que meu julgamento pessoal não me impeça de cumprir o juramento que fiz ao me tornar médico. No meu trabalho na televisão, sigo os mesmos princípios. No caso da reportagem veiculada pelo Fantástico na semana passada, não perguntei nada a respeito dos delitos cometidos pelas entrevistadas. Sou médico, não juiz”. Após a repercusão, na terça-feira (10), o dr. Drauzio Varella divulgou um vídeo sobre o assunto. Ele se desculpa com a família do menino que morreu, vítima do crime de Suzy, e que, involuntariamente, foi envolvido no quadro, e se desculpa com os espectadores que possam ter se decepcionado com ele.



Sesab desenvolve plano estadual de Contingências contra Coronavírus

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgou na tarde de terça-feira (10), um plano de contigência para o enfrentamento do coronavírus, que já tem dois casos confirmados na Bahia. O secretário de saúde, Fabio Vilas Boas, falou sobre as estratégias de combate têm a intenção principal de orientar os secretários municipais dos 417 municípios da Bahia. Para ter acesso ao plano de contigência, basta acessar o site da Sesab. “Tirem todas as dúvidas com a nossa Superintendência de Vigilância e Saúde, de modo que nos próximos dias, semanas, quando vierem a surgir novos casos suspeitos, nós possamos ter um enfrentamento de decisões tomadas de forma mais ágil e coordenada”, afirmou. Até o momento foram confirmados dois casos de duas mulheres infectadas pelo coronavírus em Feira de Santana. O primeiro foi uma paciente de 34 anos, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, e a segunda foi outra mulher de 42 anos, que teve contato com a primeira vítima.



Caminhão carregado de eucalipto tomba e deixa taxista ferido em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Anderson Oliveira

No final da tarde de terça-feira (10), o motorista de um táxi ficou ferido em um acidente envolvendo o veículo e um caminhão, que estava carregado de eucalipto, em Vitória da Conquista. De acordo com a polícia, o caminhão tombou na saída para a cidade de Itambé. O táxi estava com cinco ocupantes. Uma barraca que estava no local também foi atingida pela carga. O motorista do táxi foi levado para um hospital da região. O estado de saúde dele não foi revelado. Os outros ocupantes não se feriram. O Corpo de Bombeiros da cidade informou que o caminhão perdeu o controle em uma curva. A área foi isolada por causa do vazamento de combustível.



Em 2019, 857 armas sem registros foram apreendidas na Bahia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Em 2019, a Bahia apreendeu cerca de 850 armas de fogo a mais do que o número total de armas registradas no estado. Segundo o Serviço de Informação ao Cidadão da Diretoria Executiva Polícia Federal, a Bahia possui, atualmente, 339 portes de armas e 3.252 registros ativos. Os dados foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação. Porém, o número de armas apreendidas na Bahia apenas em 2019 supera o de registros. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no ano passado a polícia conseguiu tirar das ruas 4.109 armamentos usados de forma ilegal. Em 2018, esse número havia sido ainda maior: 4.687. Apenas no mês de janeiro de 2020 foram apreendeu 267 armas de fogo. Em média, os agentes de segurança apreenderam 12 armas de fogo por dia nos últimos dois anos.



Eleições 2020: Avaliando partidos e propostas, Ivan Oliveira confirma pré-candidatura a vereador

Foto: Divulgação

Conhecido por ser muito participativo nas redes sociais, sempre tendo a polêmica como sua marca, o líder comunitário Ivan Oliveira confirmou sua pré-candidatura para disputar mais uma vez uma cadeira no Legislativo. Segundo o pré-candidato, a decisão veio após amigos e parentes o motivarem a tentar mais uma vez o convencimento do eleitorado brumadense. Candidato em 2010, ele obteve 780 votos, só que agora, dez anos depois, o desafio é ainda maior já que foram feitas mudanças na legislação eleitoral. “Quero sim ser vereador, não mais um vereador, quero fazer a diferença”. Questionado sobre o partido e sobre qual será o candidato a prefeito que terá o seu apoio ele se reservou a dizer que “ainda estou analisando qual será a legenda que tem maior sintonia com meu perfil político. Quanto ao pré-candidato a prefeito ainda não escolhi com o qual ficarei”.



Brumado: Prefeitura dispensa empresa e assume obras no distrito de Lagoa Funda; empresário relata perseguição política

Foto: Reprodução l Fabiano Neves

Uma obra de pavimentação no distrito de Lagoa Funda, em Brumado, tem gerado várias discussões nas redes sociais. Segundo a prefeitura, desde 2018, a empresa vencedora deveria pavimentar toda a área no entorno da Escola em Tempo Integral Miriam Azevedo Gondim Meira, localizada no referido distrito. Mas segundo o secretário de infraestrutura, Gilton Lelys, a empresa teve o prazo de doze meses para concluir a obra, o que segundo ele não aconteceu. "Toda obra é feita através de processo licitatório em Brumado, é um processo que nós não controlamos. E essa obra por exemplo foi por tomada de preço, licitada em setembro de 2018, e a empresa teve o contrato com a vigência de um ano, e dentro desse prazo ela não conseguiu concluir a obra. Então efetivamos o contrato para mais seis meses, e o serviço não foi concluído. Até para não prolongar ainda mais, a prefeitura achou por bem encerrar o contrato com a empresa", afirmou o secretário de infraestrutura. Ainda segundo Lelys, até a abertura de uma nova licitação, a prefeitura vai assumir a obra e realizar melhorias no local. "Estamos removendo todo esse material inadequado colocado aqui, e vamos colocar um cascalho para garantir a trafegabilidade dos ônibus escolares, garantindo o acesso a escola", ressalta o engenheiro da prefeitura. No último final de semana, em vídeos gravados nas redes sociais, o prefeito municipal Eduardo Vasconcelos (PSB) criticou a empresa e classificou as obras realizadas pela Construmendes - Serviços e Empreendimentos LTDA como de péssima qualidade. 

Foto: Reprodução l Fabiano Neves

Ainda no vídeo, o gestor citou as obras do Parque da Cidade, localizado entre os bairros Alto do Escalavrado e Baraúnas, que também foi perdida pela empresa. Em resposta ao gestor municipal, o empresário e responsável pela empresa Construmendes, Ednei Clebson, relatou que desde o inicio das obras na Lagoa Funda a empresa seguiu o cronograma, mas que foi impedido de concluir o equipamento público. "Eu tenho provas suficientes para me defender desse aspecto. Venho dizer que a empresa é séria, nós trabalhamos mostrando a verdade para o povo. Nós fizemos uma canalização na Lagoa Funda, onde já se fazem dois anos e até o momento ela não caiu, está em perfeito estado", disse o empresário. Ele ainda enfatiza que sua empresa é uma das poucas que usa cimento ao invés de cascalho na pavimentação com paralelepípedos. "Mesmo tendo um lucro menor, nós optamos por cimento, ao invés de cascalho, como recomenda o prefeito", diz Clebson. Conforme o empresário, ele considera as ações tomadas pelo prefeito Eduardo Vasconcelos como perseguição. "Isso é perseguição política, isso não vai ficar assim, estou sendo orientado pelo meu advogado e tudo que estamos falando, temos prova para a prévia defesa. Estarei também enviando um oficio à Câmara de Brumado, para esclarecer tudo que está acontecendo, porque eu não  posso ser prejudicado e penalizado", finalizou Ednei Clebson.

 



Guanambi: MP cumpre mandados de busca e apreensão em operação contra sonegação de impostos

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) integrou a força-tarefa da Operação “Quem viver verá” realizada nesta terça-feira (10) para combater um esquema de sonegação de tributos no setor de grãos. Segundo o site Bahia Notícias, na Bahia, a operação cumpriu mandados de busca no município de Guanambi. Além da Bahia, a operação foi realizada em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Tocantins, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A medida visa recuperar milhões de reais sonegados aos cofres públicos. Em Guanambi, a ordem de busca e apreensão foi cumprida em uma empresa do tipo “noteira”, que só existe no papel para emitir notas fiscais. Segundo as investigações, essa empresa atuava como emissora de notas fiscais falsas com o intuito de fraudar o fisco de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), os materiais apreendidos indicam também a existência de sonegação fiscal no Estado da Bahia. A operação combate um esquema de sonegação de tributos que envolve a participação de profissionais que atuam como corretores de milho, soja e feijão, envolvendo dezenas de empresas “noteiras”. 



Saiu mais um ganhador do 'Show de Prêmios' da Locar Rápido!

Foto: Divulgação

A sua mototáxi preferida realizou mais um sorteio da promoção "Show de Prêmios" Locar Rápido. São três  sorteios por mês para você ter mais chances de ganhar. É isso mesmo, todo dia 10, 20 e 30 de cada mês, os brumadenses poderão levar para casa R$ 200 em dinheiro. A cada corrida, exija o cupom e concorra aos prêmios. E saiu nesta terça-feira (10), mais um contemplado. A ganhadora foi Jacy Soares Pereira, moradora da Rua São Sebastião, bairro São Jorge. Continue realizando corridas e concorra no próximo dia 20 de março à mais R$ 200. Locar Rápido, funcionando de segunda a sábado das 06h às 21h e no domingo das 07h às 15h, ligue 3441-3589 / 3441-9090 / 9.9955-3589 ou 9.9999-2434. Locar Rápido, há 20 anos transportando passageiros com responsabilidade, segurança, rapidez e, corridas a partir de R$ 3,00.

Foto: Divulgação


Em janeiro e março deste ano, Brumado já registrou acumulado de quase 400 mm de chuvas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado registrou, em janeiro e março deste ano, o acumulado com cerca de 380 mm de chuvas. Os dados são Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. No intervalo dos quase três meses citado, o maior acumulado foi registrado no mês atual, com mais de 200 mm. Segundo apurou o site 97NEWS, embora a chuva pareça estar se distanciando da região, dados dos serviços de meteorologia apontam que ainda deve continuar chovendo até a próxima sexta-feira (13). Durante a semana, a previsão aponta cerca de 57 mm de chuvas até o fim da semana.

Cachoeira Véu de Noiva em Livramento - Foto: Reprodução

Com as constantes chuvas, o nível da Barragem de Cristalândia, que abastece Brumado e o município de Malhada de Pedras, subiu de tal maneira que, além de verter sobre os sangradouros, a descarga ecológica está sendo mantida aberta com grande vazão. Também há registros de altos volumes de água na cachoeira "Véu de Noiva", entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Imagens mostram uma grande vazão de água descendo. O local foi fechado para banho. Outra cidade que também registrou um aumento pluviômetro muito grande foi acidade de Bom Jesus da Lapa, no Oeste Baiano. Por lá, o Rio São Francisco chegou a 7,46 metros de altura, o maior do pico registrado este ano. Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), esta é a maior cheia no Velho Chico desde 2012. 

 



Igreja Missões do Evangelho Pleno Lança Campanha 'Família Eu Acredito Nesse Projeto'

Foto: Divulgação

A Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), lança nesta terça-feira (10), a campanha “Família Eu Acredito Nesse Projeto”. A campanha acontecerá durante 05 terças-feiras em todos os templos da Igrejas Missões do Evangelho Pleno, em Brumado. Não existe nada mais, absolutamente, importante, nesta vida, do que o cuidado com a família. A família que é um projeto de Deus. Você que tem um familiar que está nas drogas, álcool, depressivo, ou problemas no Lar, desempregado ou problema na justiça, venha e coloque seu projeto diante de Deus e veja que Ele responderá. Rua Coronel Tibério Meira nº 447, Centro Brumado. “Os filhos são um presente de Deus; eles são uma verdadeira bênção. Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado”. (Salmos 127: 3, 4).



Justiça condena responsáveis por crime de racismo contra Maju Coutinho

Foto: Reprodução l TV Globo

A Justiça de São Paulo condenou dois homens pelos crimes de racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho. A decisão foi assinada pelo juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Nela, o juiz afirmou que "os réus, deveras, incitaram e induziram a discriminação e o preconceito de raça e cor”. As penas variam de cinco a seis anos de reclusão em regime semiaberto e aplicação de multa. “O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam -- e de alguma forma obtiveram -- ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas", escreveu o juiz, de acordo com informações da Folha de São Paulo. O caso teve início após eles, utilizando perfis falsos em redes sociais, acessarem a página da emissora e proferirem injúrias contra a jornalista, referindo-se a sua raça e cor. Além disso, foram condenados por corrupção de menores por terem induzido três adolescentes à prática do mesmo crime. Os condenados são Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Sales. Já Kaíque Batista e Luis Carlos Félix de Araújo foram absolvidos por falta de provas.



Brumado: Empresa de refeições industriais é acusada de não recolher quase R$ 300 mil em impostos

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Uma empresa prestadora de serviços na área de alimentação em Brumado, será alvo de investigações pelo Ministério Público Estadual (MP) da Bahia por suspeita de não recolher o Imposto Sobre Serviço (ISS). A denúncia foi feita pela Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib). Segundo o órgão que fiscaliza contas públicas na Bahia, só no período de 2016 a 2019, o valor que deixou de ser recolhido chegaria a R$ 300 mil reais. "Durante este período, a empresa só forneceu nota fiscal de vendas, deixando de emitir a nota correta que é de serviços, ficando esse período todo sem recolher aos cofre municipais o ISS devido", diz a Aucib. A partir da denúncia feita a 1ª Promotoria de Justiça, com base em informações da entidade fiscalizadora, o MP vai apurar o caso. 

Foto: Reprodução l AUCIB

Para a Aucib, conforme o contrato nº. 559/2015, a empresa Refeições Industriais Cuca LTDA é responsável apenas pela "Prestação de Serviços" no preparo das refeições à alunos. Em contrapartida, o município fornece os gêneros alimentícios, local, equipamentos dente outros itens, ficando a empresa contratada apenas com a mão-de-obra para preparar as refeições. "O município fornece cozinha industrial no [CAIC], água, energia, equipamentos e todos os alimentos para a empresa só preparar as refeições dos alunos, e mesmo assim a empresa não recolheu o ISS devido", afirma a Aucib. De acordo com a entidade fiscalizadora, as emissões de notas ficais durante 4 anos de contrato entre o município de Brumado e a empresa, não foram recolhidos. "A prefeitura permite o pagamento, mas deveriam observar as notas na hora de pagar", diz a Aucib. O ISS é um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal. Isso significa que todos os valores recolhidos a título de ISS são destinados aos cofres públicos municipais. 

Foto: Divulgação