ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

Carnaval: Comércio de Brumado funcionará no feriado e servidores serão compensados com folga em seus aniversários

Foto: Luciano Santos l 97News

Em reunião com diversos representantes do setor, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) decidiu, em comum acordo com os comerciantes, que o comércio de Brumado funcionará normalmente durante o feriado de Carnaval, nos dias 16 e 17 de fevereiro. O diretor Orlando Gomes explicou que os trabalhadores do comércio terão, em compensação, 1 dia de folga a partir da data, nos seus aniversários ou no próximo dia último subsequente. “Tudo foi acordado de uma forma bem clara, bem passivo. Foi reconhecido pelas bases a intenção e como contribuição para conter as aglomerações das festas momescas. Desde o ano passado, já era prevista a não realização do carnaval devido à pandemia. A gente vai seguir o mesmo protocolo do estado e do município”, declarou. O diretor salientou que o acordo foi benéfico e providencial para ambas as partes, bem como para a população.



Bahia: Chefe de agência do INSS é preso por fraudar benefícios

Foto: Divulgação

O chefe da Agência da Previdência Social em Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, foi preso durante uma operação da Polícia Federal, na quinta-feira (4). Ele é acusado de fraudar benefícios na agência, causando prejuízo de R$ 2 milhões, relativos a 132 benefícios fraudados. Segundo informações da Polícia Federal, os benefícios eram concedidos em favor de supostos segurados especiais rurais do INSS, abrangendo a concessão de benefícios de aposentadoria por idade, pensão por morte e salário maternidade. "As evidências indicam que o próprio chefe da agência do INSS concedia os benefícios, mesmo em patente desacordo com a legislação", diz a PF.  Ainda de acordo com a investigação, o servidor beneficiava ao menos dois grupos de intermediários com atuação na região, sendo um deles ligado ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus. os valores eram repassados de volta ao chefe da agência. Além do mandado de prisão preventiva, a Justiça Federal decretou ainda o afastamento do servidor do INSS de suas funções públicas e proibição de acesso dos investigados a qualquer agência do INSS.



Gasolina já subiu 13% nas refinarias em 2021 e deve ficar ainda mais cara

Foto: Luciano Santos l 97News

Ainda é fevereiro, mas a Petrobras já anunciou dois aumentos para a gasolina e um para o diesel em 2021. Com um reajuste de 7,6% anunciado em 8 de janeiro e outro de 5% no dia 26 do mesmo mês, a gasolina já acumula cerca de 13% de alta nas refinarias neste ano. Já o diesel, pivô do descontentamento dos caminhoneiros que levou a paralisações isoladas nos últimos dias pelo país, foi reajustado em 4,4%. E os analistas são unânimes: deve vir mais alta de preços dos combustíveis por aí, já que os valores praticados pela Petrobras no mercado interno seguem abaixo do mercado internacional, que serve de referência para os reajustes da estatal. O aumento esperado dos preços reflete a expectativa de valorização do barril do petróleo, diante da previsão de manutenção da oferta restrita pela Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) e Rússia; aliada ao crescimento projetado da economia mundial, com o avanço da vacinação contra a covid-19; e à incerteza com relação ao câmbio, diante do desequilíbrio das contas públicas nacionais. As informações são do site UOL.



Incêndio destrói dois ônibus escolares em Presidente Jânio Quadros

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na tarde de quinta-feira (04), dois ônibus escolares, do programa Caminho da Escola, pegaram fogo no munícipio de Previdente Jânio Quadros. Segundo o site Portal Jânio Quadros, os veículos estavam estacionados num espaço aonde está instalada a usina asfáltica  da Prefeitura. Conforme a reportagem, no momento do ocorrido, não havia funcionários no local, e o alerta do incêndio foi feito por moradores das proximidades. Não há informações do que possa ter ocasionado o incêndio; e as causas deverão ser apuradas pela Polícia Cívil.



Falhas no fornecimento de energia elétrica afeta abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido a falhas no fornecimento de energia elétrica, na manhã desta quinta (04), na estação de tratamento (ETA 2), o abastecimento em bairros e localidades rurais de Brumado, além da cidade de Malhada de Pedras, poderá registrar irregularidades na distribuição. A concessionária responsável (Coelba) informou que está trabalhando para regularizar o fornecimento de energia elétrica no local com previsão de conclusão do serviço ao meio-dia de hoje, quando o abastecimento será gradativamente restabelecido. Por este motivo, a população deve manter o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando desperdícios.

Locais afetados: 

Avenida Coronel Santos, Praça Lauro Farani, Rua Dr.Otávio Perez; bairros: São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Felix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros; localidades: Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso e Pompeia; sede de Malhada de Pedras.



Cadeirante fala dos desafios em se locomover pelas ruas de Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Não há dados específicos de quantos deficientes ou pessoas com necessidades especiais tem em Brumado. O site 97NEWS acompanhou uma cadeirante para mostrar que circular pelas ruas da cidade é um desafio, não só pela limitação dos movimentos, mas pelos obstáculos que são colocados no caminho: árvores e postes no meio da calçada, guias sem rebaixamento e buracos nas ruas. Um dos deficientes acompanhado pela equipe de reportagem é a Marizete Dias, 44 anos. O "passeio" começou na Rua Coronel Tibério Meira. Uma via com asfalto, mas os buracos e falhas prejudicam bastante a locomoção. “Minha cadeira de rodas elétrica que comprei à poucos meses já está praticamente estragada porque o asfalto não ajuda. Seria bom se todo o centro comercial fosse asfaltado”, reclama. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Segundo ela, em ruas com paralelepípedos, a dificuldade aumenta. São pedras soltas e na hora de atravessar a rua na maioria das calçadas não há rampas. “Em alguns estabelecimentos comerciais tenho que pedir ajuda as vendedoras pra entrar”, comenta. Ainda no centro comercial, Dias demonstrou como é para um cadeirante dar uma volta na rua e a calçada estreita dificulta a passagem da cadeira de rodas. E quando outros pedestres vêm na direção contrária, alguém precisa passar pela rua. Outro questionamento da cadeirante é com relação aos bairros da cidade, que às vezes nem acesso tem. “Se no centro tá assim, imagina nos bairros. Eu moro no residencial Brisas, e lá não tenho acessibilidade. "No bairro não tem nada adaptado para cadeirante. Para ir aos locais como posto de saúde, tenho que enfrentar buracos e pedras”, conta Marizete. 



Brumado: Moradores reclamam de queimadas no loteamento Vivendas do Parque

Foto: Leitora l 97NEWS

“É um problema constante. A área do loteamento é grande, são vários lotes que precisam ser limpos, então eles queimam ao invés de tomar outras providências”, conta a internauta. A moradora reclama da fumaça que se espalha pelo bairro. Segundo ela, a fuligem causada pela fumaça das queimadas entra nas casas e suja tudo. “As vezes a gente tem que sair às pressas de casa para não inalar o cheiro da fumaça, que é muito forte”, relata Janeth Freitas. Ela decidiu fazer um vídeo, para que a prefeitura tome providência sobre o caso. “Algum irresponsável colocou fogo em um dos lotes e o fogo acabou espalhando de forma incontrolável. Estamos sufocados com tanta fumaça, olhos e nariz ardendo. Vasilhames de desodorante explodindo voando de forma violenta em direção às nossas residências, como se fossem bombas ateando fogo em outras partes. Causando desconforto e medo aos moradores com crianças e idosos”, conta Freitas. De acordo com a moradora, nem aos fins de semana eles tem tranquilidade. "Na última vez, fizeram a noite, onde alguns moradores tiveram que acordar assustados para tentarem apagar o incêndio [criminoso] para que não viesse atingir suas residências. Pedimos socorro aos órgãos de fiscalização e controle da Prefeitura. Não fazemos ideia de quem seja os responsáveis pelos lotes. Mas sabemos que sempre fazem isso", disse ao 97NEWS.

 



Brumado: Jovem de 17 anos com doença rara consegue comprar duas ampolas de medicamento 'hemina'

Momento em que o medicamento chegou ao Hospital - Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (04), a família de Jaqueline Cambuí, de 17 anos informou ao site 97NEWS que com a ajuda da população, conseguiram comprar duas ampolas do medicamento Panhematin, a "hemina". As doses chegaram ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, por volta das 09h da manhã de hoje (04). Segundo a família, as duas ampolas totalizaram o valor de R$ 73.008,86. "Em nome da família, agradecemos a todos que estão contribuindo com essa causa. Ainda não conseguimos a quantidade de doses necessárias, porém, essa é uma conquista e esperança para seguirmos lutando por Jaqueline", disse a mãe Silene Cambuí Silva, 52 anos. 

Foto: Divulgação

Internada na Unidade de Terapia Intesniva (UTI) de Brumado, Jaqueline sofre com uma doença rara chamada Porfiria Interminente Aguda (um distúrbio metabólico raro na produção do heme, um grupo prostético da ligação do oxigênio da hemoglobina) (veja aqui). O pai de Jaqueline, José Carlos da Silva, está desempregado. Eles moram no interior de São Paulo, e antes de descobrir a doença, visitavam parentes na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Para continuar ajudando entre no site "vaquinha virtual" e colabore. Os interessados em ajudar podem depositar qualquer quantia na conta da Caixa Econômica Federal: Agência: 4009 - Conta poupança: 00074105-3 - Pix: 524053705-49 (em nome de Silene Cambuí Silva). 



Brumado: Carreta que tombou na rotatória da BR-030 com a BA-262 pode ter sido roubada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por volta de 08h desta quinta-feira (04), uma carreta com mais e 30 toneladas de milho tombou na rotatória da BA-262 e BR-030, em Brumado. O acidente foi no sentido Brumado-Tanhaçu. Parte da carga foi saqueada por populares, mas com a chegada da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o restante do milho foi colocado em outro caminhão por meio de uma retroescavadeira. Durante o acidente, o vendedor de água de coco que trabalha no local e um cliente, quase foram atingidos. Em entrevista ao site 97NEWS, Sivaldo Meira disse que era por volta das 08h da manhã quando percebeu que o motorista entrou em alta velocidade na rotatória e que o veículo não conseguiu fazer a rótula por inteiro, o que veio provocar o acidente. "Ele entrou em alta velocidade. Eu atendia um cliente aqui na barraca quando vi que ela iria tombar, só deu tempo de gritar pra ele sair, e fomos tomados pela carga de milho", disse o vendedor. 

Barraca foi atingida pela carga de milho - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outra situação que chamou a atenção dos populares é que, após o acidente o condutor da carreta saiu correndo e entrou em um veículo de passeio. As informações dão conta que o veículo foi roubado por criminosos na cidade de Igaporã. A informação do furto foi confirmada pela Polícia Rodoviária Estadual, que esta acompanhando as informações. Ao site 97NEWS, o Capitão Mota afirmou que possivelmente o veículo poder ter sido roubada no município de Igaporã e vinha sendo acompanhado por uma escolta. "Nós recebemos imagens do motorista fugindo e acionamos a Polícia Civil para acompanhar este processo", disse o Capitão da PRE. O motorista do veículo não foi encontrado até o momento. 

 



Promotor de Justiça detona audiências de custódia no Brasil: 'parque de diversões para bandidos'

Foto: Reprodução l BNews

O promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Davi Gallo, condenou os métodos empregados nas audiências de custódia realizadas pela Justiça brasileira. Na visão dele, não há critérios e os criminosos perigosos estão conseguindo sair todos os dias praticamente impunes.  Em entrevista nesta quarta-feira (3), à Rádio Metrópole, o promotor de Justiça destacou que a lei penal não pode ser interpretada a favor dos bandidos, e sim da sociedade. Ele tem visto que a maioria dos juízes faz uma avaliação superficial da vida dos criminosos e os coloca na rua em seguida durante as audiências de custódia. “Sou favorável que os criminosos de menor potencial ofensivo possam responder em liberdade, mas não temos visto critérios nessas liberações. Tem sido uma espécie de parque de diversões para os bandidos perigosos passar a noite na cadeia, ser apresentado ao juiz na audiência e sair às vezes na mesma hora. Isso desestimula a polícia a trabalhar”, apontou Gallo. Ele frisou que esse é um problema muito sério que a sociedade precisa repensar, inclusive escolhendo melhor seus representantes na política para que leis mais rígidas contra o crime sejam criadas e colocadas em prática. “Vou continuar brigando, lutando pra manter vagabundo periculoso na cadeia, mas está difícil. A polícia tenta conter o crime organizado que está instalado na Bahia, mas é uma gangorra que é a sociedade que paga o pior preço”, acrescentou.



Brumado: Após carreta tombar, populares saqueiam carga de milho na rotatória da BR-030 e BA-262

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Após uma carreta que transportava milho tombar na rotatória entre a BA-262 e BR-030, em Brumado (veja aqui), na manhã desta quinta-feira (04). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), antes da chegada guarnição, populares aproveitaram para saquear a carga. A carreta, com placas de Ipanema (MG), trafegava no sentido BA-262, quando ao acessar a rotatória no sentido BR-030, Brumado-Tanhaçu, tombou ao fazer na rótula e ficou atravessado na pista. Com o acidente, mais de 30 toneladas de milho ficaram espalhados na rodovia. Com a chegada da PRE, uma retroescavadeira foi utilizada pra remover o restante da carga. 



Com dispensa de testes na fase 3 de vacinas pela Anvisa, Bahia poderá importar vacina russa Sputnik V

Foto: Divulgação

Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciar, na noite de quarta-feira (3), a dispensa de testes no Brasil na fase 3 das vacinas contra Covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa, comemorou a decisão. Em nota ao site 97NEWS, ele enalteceu a atuação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que entrou com uma ação no Superior Tribunal Federal, em janeiro deste ano, para o país poder importar e distribuir vacinas sem registro na agência, desde que certificadas por outros órgãos de referência internacional. Sobre a decisão que vai viabilizar a aquisição mais ágil de milhões de doses da vacina russa Sputnik V e de vacinas de outros países, trazendo esperança para a população, o governador falou que, “além de salvar milhares de vidas humanas, de esvaziar os hospitais, nós vamos retomar a vida, a normalidade, retomar a economia, o emprego, a renda, diminuir o sofrimento do nosso povo”. O Ministério da Saúde negocia 30 milhões de doses da vacina russa Sputnik V e da vacina indiana Covaxin para que possam entrar no PNI (Plano Nacional de Imunizações). A expectativa da pasta é ter acesso aos imunizantes ainda em fevereiro. Uma reunião para tratar do assunto está marcada para sexta-feira (5) com representantes do instituto russo Gamaleya e do laboratório indiano Bharat Biotech. A farmacêutica russa, que instalou uma linha de produção no Distrito Federal, adiantou à pasta que se houver acordo, entre fevereiro e março poderá entregar um total de 10 milhões de doses de sua vacina, que serão importadas da Rússia. E que a partir de abril passará a produzir mensalmente IFA e 8 milhões de doses no Brasil.



Brumado: Sem contribuição das mineradoras, prefeito diz que vai construir com recursos próprios Subgrupamento do Corpo de Bombeiros na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após culpar a mineradora RHI Magnesita pela não implantação imediata do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar em Brumado, o prefeito municipal, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), fez duras críticas à empresa, chegando a afirmar que a mineradora se "omitiu" sobre o assunto e classificou-a como "ex-mãezita". "Eu quero deixar claro o seguinte, o município buscou de todas as formas uma parceria com as empresas, mas encontramos um problema maior com a Magnesita. Essa empresa que não é mais aquela [Mãezita], isso não sobrou nada, a empresa que hoje está ai, não tem a menor visão de cidadania capaz de ser parceira da população de Brumado", disse o gestor em entrevista ao site 97NEWS na quarta-feira (03). Segundo o gestor, a mineradora e outras empresas do mesmo setor na Capital do Minério seriam as mais beneficiadas com a implantação da unidade em Brumado. "Pois esse Subgrupamento aqui seria de grande valia para as próprias mineradoras, porque as seguradoras quando vão fazer o seguro de qualquer empresa que seja, elas sempre questionam qual a distância que existe entre o Corpo de Bombeiros, em relação a empresa que está sendo segurada", afirmou o prefeito no qual ainda completou dizendo que: "geralmente quando esta distância é igual ou inferior a 30 Km, o seguro cai o valor. Como o Corpo de Bombeiro mais próximo está em Vitória da Conquista, à 130 Km de Brumado, o seguro é alto. Então, se essas empresas entendessem assim, e que colaborassem no sentido de que aqui em Brumado a gente tivesse uma unidade dos Bombeiros, o seguro delas próprias seriam menor", comentou Vasconcelos. Por fim, Vasconcelos disse que vai discutir com o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, para viabilizar o mais rápido possível a construção do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Brumado. "Consequentemente sobrou pra quem? Pra mim, pra você, pra nós, ao contribuinte arcar com as despesas da construção de uma sede do Corpo de Bombeiros. Vamos fazer isso agora, estamos esperando só a infraestrutura fazer este projeto e construir o mais rápido possível", afirmou o prefeito Eduardo Vasconcelos.



Brumado: Carreta carregada de milho tomba em rotatória da BA-262 e BR-030

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma carreta com placas de Ipanema (MG) carregada com mais de 30 toneladas de milho tombou por volta das 8h desta quinta-feira (04), na rotatória localizada entre a BR-030 e BA-262, em Brumado, na região Sudoeste. O motorista não foi encontrado no local. A carga, ficou espalhada na rótula, impedindo o trânsito em meia pista. Um guincho é aguardado no local para remover o veículo. Populares que estavam no local aproveitaram da situação e saqueou parte da carga. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e registrou a ocorrência. A rotatória que liga as duas rodovias vem sendo alvo de críticas pela população de Brumado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No início do ano (veja aqui), um casal natural do município de Livramento de Nossa Senhora perderam a vida em um grave acidente no qual o motorista de um veículo de passeio identificado como Adriano Novaes da Silva tentou fazer a rotatória, sendo atingido por uma carreta. A esposa de Adriano, identificada como Eliane Farias Ferreira da Silva, que estava no veículo morreu no local. Após o acidente, o município, juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vem buscando junto aos órgãos estaduais e federais uma solução para a rotatória, que uma das únicas do país que não obriga o condutor a fazer a rótula para ter acesso à outra via.



Bahia registra 40 mortes por Covid-19 pelo segundo dia consecutivo

Foto: Divulgação

A Bahia voltou a registrar, na quarta-feira (3), 40 óbitos em decorrência da Covid-19. É o segundo dia consecutivo em que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) notifica essa quantidade de mortes, que é a maior desde o dia 3 de outubro de 2020. É também o quinto dia seguido em que o número de óbitos não apresenta redução: na última sexta-feira (29), foram 34 mortes; no sábado (30), 38; no domingo (31), novamente 38; na segunda-feira (1º), foram 39. Na terça (2) e nesta quarta (3), as notificações retornaram à faixa dos 40. Com 3.370 novas contaminações, agora a Bahia tem 596.140 casos confirmados e 10.216 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, que teve sua primeira notificação no estado no dia 6 de março, em Feira de Santana. Os casos ativos tiveram crescimento nas últimas 24 horas, de 12.309 para 12.738. A taxa de ocupação das UTIs exclusivas para o tratamento de pacientes com Covid-19 também cresceu, de 67% para 70%. A região sul, onde ficam municípios como Itabuna, Ilhéus e Jequié, possui a situação mais preocupante do estado, com 87% de seus leitos de terapia intensiva ocupados.



Prefeitura de Brumado destina quase R$ 170 mil ao Ineb para tratamento de pacientes com doenças renais

Foto: Luciano Santos l 97News

A prefeitura municipal de  Brumado, por meio de portaria publicada no Diário Oficial, transferiu ao Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia (Ineb) o valor de R$ 168.323,96 como forma de apoio de medidas preventivas e ações voltadas para o tratamento de pessoas portadoras de doenças renais. O recurso refere-se ao a Manutenção das Ações e Serviços Públicos – Grupo de Atenção Especializada, disponibilizado ao Município, após portaria do Ministério da Saúde, que estabeleceu, em caráter excepcional, a destinação do recurso.



Brumado: Câmara reduz horário de atendimento e estabelece regime de rodízio entre funcionários por conta da pandemia

Foto: Luciano Santos l 97News

A Câmara Municipal de Brumado publicou, na última segunda-feira (01), a Portaria (nº 089), que dispõe sobre medidas para o combate e prevenção ao contágio pelo coronavírus. Segundo o documento, o horário de funcionamento do legislativo, durante o período em que perdurar a crise causada pela Covid-19, passará a ser de 08h às 12h. Além disso, todos os gabinetes deverão se organizar e estabelecer regime de rodízio entre os seus funcionários a fim de evitar qualquer aglomeração. Os funcionários, servidores ou colaboradores com idade superior a 60 (sessenta) anos ficarão dispensados de comparecer ao trabalho.



Empresária Perinalva Dias faz reunião com prefeito de Jânio Quadros no intuito de estabelecer novas parcerias

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, o prefeito do município de Presidente Jânio Quadros, Lélio Júnior, recebeu em seu gabinete a empresária e presidente do Grupo Pax Nacional de Brumado, Perinalva Dias. Durante a reunião, o prefeito e a empresária trataram de assuntos de interesse do município, no intuito de desenvolver novas parcerias. A Pax Nacional atua em Presidente Jânio Quadros há 17 anos prestando um serviço de excelência à população. Para a presidente do Grupo Pax, a reunião com o prefeito Lélio Júnior foi muito produtiva. “Além de planejar novas parcerias, tive a oportunidade de parabenizar o novo prefeito por sua vitória nas urnas e desejar que sua administração seja de sucesso e que traga novas oportunidades e desenvolvimento para o povo de Jânio Quadros”, afirmou a empresária Perinalva Dias.



BA-142 que interliga cidades da Chapada passa a ter nome de ex-prefeita

Foto: Divulgação

A rodovia BA-142 recebeu o nome da ex-prefeita de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, Dona Lúcia de Aguiar Viana. A denominação se tornou oficial a partir de um decreto publicado nesta quarta-feira (3). Dona Lúcia, como era conhecida, governou a cidade de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012. Mãe do deputado estadual Marquinho Viana (PSB), a ex-gestora veio a óbito no dia 28 de novembro do ano passado. Ela tinha 75 anos e chegou ainda a concorrer como vice-prefeita na chapa de Alessandro Santos Pereira nas eleições 2020, mas não se elegeu. O autor da iniciativa que homenageia a ex-prefeita é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD). A BA-142 interliga os municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Mucugê, Andaraí, Barra da Estiva, Ituaçu e Tanhaçu. 



Apesar de cancelamento de ponto facultativo, bancos não funcionarão na Bahia no Carnaval

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar do cancelamento do ponto facultativo nos dias de Carnaval na Bahia, as agências bancárias não vão abrir nos dias 15 e 16 de fevereiro. Segundo o Sindicato dos Bancários do estado, a informação foi confirmada na terça-feira (2) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em resposta às federações da Bahia e do Sergipe. “Mesmo com a notícia de que alguns municípios cancelaram as festividades carnavalescas deste ano e suspenderam o ponto facultativo dos servidores públicos municipais, devido à pandemia (como fizeram o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador, dentre outros), o BACEN [Banco Central] manteve a regra contida na Resolução 2.932/2002”, informou. A Febraban definiu e divulgou em janeiro o calendário de feriados bancários, considerando que não haverá expediente na segunda (15) e terça (16) que seriam correspondentes aos dias dos festejos momescos. Na Quarta-feira de Cinzas (17), o expediente será iniciado às 12h, como de costume.