ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

354 milhões de doses imunizantes do coronavírus estão asseguradas em 2021, diz Pazuello

Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou na quarta-feira (6), em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, que o Brasil tem asseguradas, para este ano, 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Do total, 254 milhões serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a AstraZenica, e 100 milhões pelo Butantan, em parceria com a empresa Sinovac. Pazuello anunciou também a edição de uma medida provisória que trata de ações excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística. Segundo Pazuello, estão disponíveis atualmente cerca de 60 milhões de seringas e agulhas. “Ou seja, um número suficiente para iniciar a vacinação da população ainda neste mês de janeiro”, disse o ministro. “Temos, também, a garantia da Organização Panamericana de Saúde [Opas] de que receberemos mais 8 milhões de seringas e agulhas em fevereiro, além de outras 30 milhões já requisitadas à Abimo [Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos], a associação dos produtores de seringas”. 

 



EUA: Congresso confirma vitória de Biden após plenário ser invadido por apoiadores de Trump

Foto: Reprodução l Rede Social

O Congresso dos Estados Unidos da América (EUA) confirmou a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro em uma sessão que adentrou a madrugada desta quinta-feira (7), após a sede do Legislativo americano ter sido invadida por extremistas insuflados pelo presidente Donald Trump. A sessão, que ocorre duas semanas antes da cerimônia de posse de Biden, foi marcada pela violência dos apoiadores de Trump e pelas tentativas fracassadas de legisladores republicanos de invalidar os votos de estados vencidos pelos democratas. A sessão foi presidida pelo vice-presidente Mike Pence (nos EUA, o vice-presidente ocupa também a função de presidente do Senado). Mais cedo, na quarta-feira (6), Pence havia rejeitado os pedidos de Trump para invalidar a votação do Colégio Eleitoral - o presidente insiste nas falsas alegações de que as eleições de 3 de novembro foram fraudadas.



Bahia chega a 500 mil infectados pela Covid-19

Foto: Composição l 97NEWS

A Bahia ultrapassou na quarta-feira (6), mais de meio milhão de casos registrados de Covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A marca foi atingida, precisamente, 10 meses após o primeiro caso notificado no estado, no dia 6 de março de 2020, em Feira de Santana, quando uma mulher de 34 anos, vinda da Itália, testou positivo para o vírus. São 10 meses de histórias interrompidas, embate entre a gestão estadual e o governo Bolsonaro e tentativas do poder público de conter, de forma fracassada, as aglomerações que disseminam um dos vírus mais perigosos da história da humanidade. Enquanto a pandemia segue fazendo vítimas, minando a economia e lotando leitos em todo o estado, a vacina ainda é uma incógnita e a crise não dá sinais de que vai embora tão cedo. Caso os infectados fossem colocados em uma única localidade, lotariam 415 dos 417 municípios do estado. Segundo a Sesab, o estado registrou 3.038 novas contaminações da doença nas últimas 24 horas, chegando a 502.938. Esta pandemia fica para a história da Bahia, do Brasil e do mundo. 



Brumado registra 31 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 06 de janeiro, o município de Brumado registrou 3.946 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11.288. Entre os diagnósticos: 3 internações, 45 óbitos, 246 pacientes em tratamento e 3.655 recuperados. No momento, 108 ainda aguardam resultado laboratorial e 6.780 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Cientistas alertam que variantes do coronavírus podem causar onda 'muito pior'

Foto: Reprodução

As novas cepas do coronavírus descobertas na última semana, principalmente a britânica, tem assustado a população que clama pelo fim da pandemia. A inglesa é a mais preocupante e pode ser de 50% a 70% mais transmissível. Além dela, tem a sul-africana, mas sobre essa ainda não há dados suficientes para comprovar que ela oferece mais risco. “Uma preocupação é que a B.1.1.7 (variante britânica) se torne dominante globalmente, com sua alta transmissibilidade, e leve a outra onda muito, muito ruim. Acho que estamos entrando em uma fase imprevisível agora”, afirmou Jeremy Farrar, especialista em doenças infecciosas, à revista Science. Com a variante já tendo sido identificada em 30 países (inclusive no Brasil), a virologista Emma Hodcroft, da Universidade de Basel, na Suíça, acredita que este momento soa como um “alarme”, e precisamos aproveitar a chance para evitar que o vírus se espalhe ainda mais. Para tentar controlar a variante, o Reino Unido decidiu entrar em lockdown novamente. Os pesquisadores defendem que é o momento de prestar atenção no que está acontecendo no Reino Unido e se preparar para evitar mais uma onda da doença. As vacinas devem ajudar neste controle, mas podem não ser suficientes: enquanto a população vai sendo imunizada, é preciso que os grupos que não são de risco continuem seguindo as recomendações.



Brumado: Venezuelano usa cartaz de papelão em semáforos de Brumado para pedir ajuda e resgatar família

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os moradores que frequentam a região central de Brumado têm se deparado com um venezuelano nos semáforos da cidade. Desde terça-feira (05), Flank Uam usa um cartaz feito de papelão para pedir ajuda para para a sua família. O objetivo é conseguir dinheiro para trazer familiares da Venezuela para o Brasil. Desempregado, ele diz que chegou em Feira de Santana depois de passar por algumas cidades em busca de emprego. "Trabalhei nove meses lá, mas fiquei desempregado e vim para o interior, mas aqui nãao consegui mais emprego por conta da pandemia. E agora preciso voltar para Feira de Santana, arrumar emprego e buscar minha família que já saiu da fronteira da Bolívia e está em Mato Grosso do Sul", disse o venezuelano. O homem tem três filhos pequenos e a mulher que precisam de ajuda financeira para vir para a Bahia. Flank conta que já morava no Brasil, mas a família se desestabilizou em Caracas, na Venezuela, com as constantes manifestações decorrentes da crise que o país está enfrentando. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ele trabalhou em uma fábrica de plástico em Feira. Antes de chegar em Brumado, ele andou por cerca de 95 km e agora, pede ajuda dos brumadenses. "Eu vou juntando e quando tenho dinheiro suficiente, mando para a minha família. De três em três meses ou uma vez por semana. Eles estão desprotegidos", disse Uam. Ele está localizado na Praça da Igreja Matriz, enquanto aguarda ajuda da população. Apesar das dificuldades, o homem tem esperança de poder morar de novo com quem mais ama. "Quero trazer a família para cá. Se eu tiver oportunidade quero no interior da Bahia. É um pouco quente, mas é muito bom. As pessoas estão me ajudando", contou ao site 97NEWS Flank Uam.

 



Mulher é mantida refém em porta-malas e braço de vítima é visto

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma mulher foi agredida e mantida refém no porta-malas de um carro por criminosos na tarde da última terça-feira (5), em Fortaleza. Os quatro suspeitos de cometerem o crime foram detidos após o braço da vítima ser visto por um motorista que trafegava perto do carro. Três dos supostos sequestradores foram presos e levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e um menor, de 17 anos, também supostamente envolvido no crime, também foi detido. Durante a ação, a polícia apreendeu um revólver e munição, que estavam dentro do carro dos criminosos. De acordo com a polícia, a garota seria levada a uma região do Bairro Pici, onde seria executada. Ela foi encontrada com lesões nas costas, pernas e braços, mas sem ferimentos graves e não corre risco de morte. Em depoimento, os suspeitos afirmaram que queriam se vingar da garota porque ela teria participado do assassinato do primo de um dos presos. A polícia, porém, não confirmou se ela é, de fato, a autora do homicídio.



SSP e PF deflagram 2a fase de operação contra quadrilha de banco

Foto: Divulgação l SSP-BA

A Secretaria da Segurança Pública (polícias Civil e Militar) e a Polícia Federal deflagraram, no início da manhã desta quarta-feira (6), a segunda fase da operação iniciada na virada do ano, contra uma quadrilha de assaltantes de banco. Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos contra alvos nos estados da Bahia e do Maranhão, alguns deles no Complexo Penitenciário de Mata Escura, na capital baiana. Cerca de 100 policiais do Draco, COPPM, COE, CPE, Choque, Operação Gêmeos e da PF participam da operação integrada.



Governo Federal é pressionado por reunião para definir cronograma nacional de vacinação

Foto: Reprodução

O piauiense Wellington Dias (PT-PI), que preside o consórcio dos governadores do Nordeste e lidera os estados no tema da vacina contra a Covid-19, afirma que pretende reunir representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e também integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) na próxima segunda (11) para finalmente definir um cronograma nacional de vacinação. Ele se queixa que milhões de doses de imunizante já chegaram ao país (da Coronavac), mas mesmo assim ainda não foi traçado um plano para o início do processo de vacinação. O Instituto Butantan prevê entregar nesta quinta (7) a documentação para solicitar o registro de aplicação da Coronavac no Brasil, e a expectativa do governo paulista é iniciar a vacinação no estado em 25 de janeiro. A Fiocruz anunciou a compra excepcional de 2 milhões de doses da vacina de Oxford produzida na Índia. A encomenda deve chegar ainda este mês, segundo prevê o governo federal. Não há data, porém, para o início da vacinação nacional.



Polícia Civil baiana tem um dos cinco piores salários do Brasil, aponta levantamento

Foto: Divulgação

A estrutura remuneratória da Polícia Civil da Bahia está entre as cinco piores do Brasil. A observação se aplica a cargos como os de delegado, escrivão e investigador e o dado resulta de uma compilação feita pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de São Paulo (Sindipesp). As informações são do site Bahia Notícias. Conforme o ranking levantado por aquela instituição representativa, no que tange à remuneração, os delegados e as delegadas, por exemplo, que ingressarem na polícia paulista neste 2021 terão a pior remuneração do Brasil, valor correspondente a R$ 10.382,48. A Bahia, neste caso, ocupa a 24ª posição, em um comparativo que considera os 26 estados mais o Distrito Federal, com remuneração inicial de R$ 11.608,71.   Dentre os estado das regiões Norte e Nordeste, a Bahia só está à frente do estado de Sergipe, que ocupa a 25ª posição neste ranking. Nas primeiras cinco posições estão o Mato Grosso (R$ 24.451,11); Goiás (R$ 21.615,12); Alagoas (R$ 20.944,97); Rio Grande do Sul (R$ 20.353,06) e Pernambuco (R$ 19.793,57). A Bahia permanece na mesma posição quando comparados os salários aplicados no cargo de escrivão. O Estado tem remuneração inicial de R$ 3.969,56. O primeiro lugar nesta categoria é ocupado pelo Amazonas, com salário de R$ 9.613,14. Para os investigadores a PC-BA a remuneração inicial é semelhante à do escrivão, porém o estado avança para a 22ª posição. Também nesta categoria o Amazonas lidera, com salário semelhante ao da categoria anterior. 



2ª CIPRv de Brumado divulga balanço da 'Operação Fim de Ano'

Foto: Luciano Santos l 97News

A 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (2ª CIPRv) de Brumado, divulgou esta semana o resultado da Operação Fim de Ano, encerrada no último dia 2 de janeiro de 2021. Segundo a Companhia, este ano, o número de acidentes foi menor que no feriado de 2019, sendo: 05 acidentes a menos. No entanto, segundo a Polícia Rodoviária, a gravidade dos acidentes registrados neste ano foi maior: 03 vítimas fatais a mais que no período anterior, além de 3 feridos graves. De acordo com o relatório, houve um aumento de 10% no número total de acidentes, chegando a quase 400 acidentes no ano. Destaca-se também o crescimento percentual de acidentes graves e de vítimas fatais que também subiu comparado a 2019. Já o número de feridos caiu quase 5%. Os tipos de acidentes mais frequentes foram os capotamentos e tombamentos, ocorridos em sua maior parte no período da noite. O local em que mais aconteceram esses acidentes foi no trecho Vitória da Conquista/Itambé, conhecido por ter em seu caminho uma das serras mais sinuosas, que é a Serra do Marçal. Nos dez dias de operação, mais de 861 veículos foram notificados, 3 CNHs recolhidas, 2 motocicletas recuperadas e mais de 200 motoristas submetidos ao teste do bafômetro.



Brumado se aproxima de 4 mil casos confirmados para Covid-19

Foto: Divulgação

Na terça-feira (05), o município de Brumado registrou 3.915 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11.244. Entre os diagnósticos: 6 internações, 45 óbitos, 282 pacientes em tratamento e 3.588 recuperados. No momento, 89 ainda aguardam resultado laboratorial e 6.676 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Abaíra é a cidade que está a mais tempo sem registrar crimes violentos na Bahia

Foto: Divulgação

A cidade de Abaíra, na  Chapada Diamantina, além de ser conhecida pela cachaça produzida na região, tem chamado atenção por outro motivo. Isso por que o município completou sete anos sem registrar  crimes violentos e homicídios intencionais. Na Bahia, Abaíra é a cidade que está a mais tempo sem registrar Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o último crime contra a vida foi registrado no município no dia  4 de janeiro de 2014.  A pasta atribui a realidade às ações preventivas realizadas pelas polícias Militar e Civil (29ª Companhia Independente da Polícia Militar e 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), com apoio da Prefeitura. Para o comandante de policiamento da região, o coronel Valter Araújo, as ações preventivas são essenciais para alcançar este resultado. "Além da área urbana, as nossas patrulhas também acontecem nos povoados localizados em ambientes rurais. É por meio delas que localizamos armas, drogas e outros materiais ilícitos. Dessa forma, consequentemente, junto com a Polícia Civil, conseguimos preservar vidas", explicou.  



Meteoro pode ter sido um dos maiores já vistos no Centro Sul da Bahia, diz pesquisadores

Foto: Reprodução l Bramon

No último sábado (2), um clarão no céu seguido de um estrondo chamou a atenção de vários moradores de Brumado, Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, no Centro Sul da Bahia. Segundo pesquisadores, a causa foi a passagem de um meteoro. A Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), que opera uma rede para monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científico, buscou imagens que pudessem comprovar que o estrondo estivesse associado a um meteoro. “Nos dados do satélite meteorológico GOES-16, foi verificada a detecção de um flash na região entre 15h50 e 16h. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”, diz nota da Bramon. Além disso, sabendo do local e do horário aproximado onde o caso ocorreu, a entidade fez também uma busca nas câmeras do Clima ao Vivo na região, e foi encontrado na câmera em Nova Redenção, a cerca de 150 km de distância. “Por ser um bólido diurno, seu brilho é ofuscado pela luminosidade do céu durante o dia. Mas é possível perceber o meteoro passando rapidamente entre as nuvens, exatamente às 15h59 desse sábado”, afirma a nota. Como o bólido pôde ser visto na luz do dia, os pesquisadores acreditam que tenha sido um meteoro de grandes proporções que não tenha se dissolvido completamente na atmosfera. Ou seja, há a possibilidade de parte do meteoro ter caído na Região.



Ao contrário do que avaliam imunologistas, prefeito de Brumado pretende retomar aulas presenciais no próximo dia 11

Foto: Luciano Santos l 97News

Em entrevista a imprensa local na última sexta-feira, dia 1º de Janeiro, o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou sobre sua pretensão de retomar as aulas presenciais no município no próximo dia 11 deste mês. Aos jornalistas, o prefeito declarou que o projeto para retorno das aulas nas escolas já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e está sendo analisado de perto pela Promotoria Pública. “O retorno das aulas presenciais no dia 11 é questão de sintonia fina, coisa pequena, o grosso já está feito. Vamos retomar o meu sonho”, disse Vasconcelos que ainda completou informando que visitará pessoalmente as escolas para acompanhar a realização dos protocolos de segurança para retomadas das aulas. "Está sendo uma luta vitoriosa, mas inglória. Estou plantando para o futuro”, citou. Mas o que chama a atenção é que, as declarações do gestor municipal, vão de encontro com as avaliações de imunologistas da Bahia. Em entrevista ao site Bahia Notícias, o imunologista Gustavo Cabral considera “pouco provável” retomar as aulas em fevereiro no Estado. Segundo ele ao site, a Bahia, e outros estados brasileiros, lidam com uma nova escalada nos casos, com aumento na ocupação de leitos e mortes pela infecção. “Acho pouco provável retorno em fevereiro”, disse com base nos atuais dados da pandemia no estado. “Na verdade nem saímos da primeira onda, a Europa entrou na segunda, a gente nem conseguiu sair”, alertou Cabral, que é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mestre em imunologia na Universidade Federal da Bahia (Ufba), doutor pela USP e pós-doutor em Oxford, na Inglaterra, e em Berna, na Suíça, onde estudou imunologia aplicada à vacina. Ainda na reportagem ele diz: “As aulas vão voltar naturalmente. Só que não vai ser uma volta normal, como acontece sempre. Eles vão ter que organizar”, disse ao destacar o papel das gestões estadual e municipais na retomada.



Mais de mil porções de drogas são apreendidas em Itambé

Foto: Divulgação l SSP-BA

Na cidade de Itambé, foram aprendidas no domingo (3), 1,3 mil quilos de entorpecentes. Conforme informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os militares passavam pelo bairro Felipe Achy quando um homem, segurando sacolas, correu na direção de uma residência. O suspeito foi  interceptado na entrada do imóvel. A SSP informou ainda que com o suspeito foram encontradas porções de drogas. Aos PMs, ele confessou que traficava e que guardava mais entorpecentes naquele imóvel. Em um dos quartos, os militares localizaram 1.059 buchas e dois tabletes de maconha, 238 pinos de cocaína e embalagens plásticas vazias. O traficante e as drogas foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga.



Brumado possui 3.891 casos confirmados para Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 04 de janeiro, o município de Brumado registrou 3.891 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11.119. Entre os diagnósticos: 6 internações, 45 óbitos, 314 pacientes em tratamento e 3.532 recuperados. No momento, 77 ainda aguardam resultado laboratorial e 6.514 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Sempre buscando oferecer saúde e bem-estar a Clínica Mais Vida amplia quadro com especialista em nefrologia

Foto: Divulgação

O especialista dedicado ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças dos rins chamase nefrologista. As doenças desse importante órgão podem ser traiçoeiras em virtude de na maioria das vezes apresentarem poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais e quando apresentam algum sintoma pode ser muito tarde para recuperar. Desta forma, o especialista Dr. Saulo Brito, nefrologista que passa a fazer parte do quadro de profissionais da Clínica Mais Vida, alerta sobre a importância do reconhecimento dos pacientes que apresentam fatores de risco para doenças renais, como aqueles que possuem pressão alta, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e os pacientes idosos, para que possam ser avaliados quanto a função renal. Vale salientar que a nefrologia trata de diversas patologias, desde infecções urinárias e cálculos renais até enfermidades mais graves, que podem necessitar de tratamentos como hemodiálise e transplante de rins. Já examinou seus rins hoje? Peça seu médico para fazer o exame da sua creatinina no sangue, este exame pode identificar doenças renais em fases iniciais e evitar consequências mais graves. A insuficiência renal é uma doença silenciosa, não espere algum sinal de que seus rins não estão funcionando, pois pode ser tarde demais. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Arcebispo de Belém é acusado de abusar quatro ex-seminaristas

Foto: Reprodução l TV Globo

O arcebispo de Belém, no Pará, Dom Alberto Taveira Corrêa está sendo acusado por quatro ex-seminaristas de usar o poder para abusá-los sexualmente em encontro privados. O susposto abuso sexual está sendo investigado pelo Vaticano e é alvo de inquérito aberto pela Polícia Civil e pedido do Ministério Público do Pará (MP-PA). De acordo com relatos divulgados no Fantástico, da TV Globo, no último domingo (3), as supostas vítimas afirmam passaram os piores dias de suas vidas na casa onde vive o Acerbispo.

 

Ele dizia: ‘Quero conversar contigo tal dia, lá em casa’, lembra um ex-seminarista. “Parecia algo inalcançável. ‘Nossa! Eu fui chamado para ir à casa do arcebispo’. Você se sente importante naquele momento”, conta outro. Na época que o crime teria ocorrido os abusos sexual e moral, os jovens tinham entre 15 a 18 anos de idade. “Era sempre sobre sexualidade”, diz vítima sobre os encontros no quarto de Dom Alberto. “O primeiro ponto que ele sempre tocava era sobre a masturbação. Era sobre toque, se eu sentia desejo, por quem que eu sentia desejo”, relata uma das suspostas vítimas que conhecey o arcebispo em 2011, quando tinha 15 anos e era coroinha. “Quando ele me tocou, na minha parte íntima, disse que aquilo ali era normal, coisa do homem. Mas, assim, eu não via maldade, porque confiei muito, por ele ser uma autoridade, também não tinha experiência. Mas aquilo foi se tornando já permanente e já mais agressivo. Ele já me recebia na porta e já ia logo pegando”, continua a suposta vítima. Ao Fantástico, o advogado do acerbispo, Roberto Lauria, disse que Dom Alberto ainda não foi ouvido pela polícia ou pelo MP, mas que está à disposição. “Obviamente que a primeira coisa a ser dita é a negativa e o repúdio a essa denúncia”, afirmou. “Nós vamos provar ao final desse inquérito que, diferentemente do que se pensa, os denunciantes não são quatro pessoas isoladas. São um grupo de pessoas que têm um profundo recalque, um profundo sentimento de vingança por Dom Alberto.” O líder religioso publicou um vídeo pata se defender das acusações. “Digo a vocês que recebi com tristeza há poucos dias informações da existência de procedimentos investigativos com graves acusações contra mim, sem que eu tenha sido previamente questionado, ouvido, ou tido qualquer oportunidade para esclarecer esses pretensos fatos postos nas acusações”, disse Alberto sobre as acusações de abuso.

CONTINUE LENDO


Imagens mostram carro atingindo violentamente árvore em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Livramento Manchete

Na noite do último domingo (3), um acidente envolvendo um veículo de passeio foi registrado na Avenida Desembargador Antônio Carlos Souto, no Bairro Primeiro Gole em Livramento de Nossa Senhora. Segundo o site Livramento Manchete, era por volta das 21h10, quando o condutor de um automóvel modelo Astra Sedan perdeu o controle de direção e colidiu violentamente em uma árvore às margem da pista. Imagens de câmeras de segurança registrou o acidente. O vídeo mostra o momento em que o carro estava em alta velocidade e, de repente, colide com a árvore. De acordo com o site, o SAMU 192 foi acionado para prestar os primeiros socorros à vítima, a qual foi encaminhada consciente para UPA 24h, onde recebeu atendimento médico. Ainda segundo a reportagem, o motorista tentou desviar de um gato que transitava na pista de rolamento. Apesar do susto, p moptorista sofreu apenas ferimentos leves. O carro ficou com a lateral direita parcialmente amassada. Veja: