Em entrevista a imprensa local na última sexta-feira, dia 1º de Janeiro, o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou sobre sua pretensão de retomar as aulas presenciais no município no próximo dia 11 deste mês. Aos jornalistas, o prefeito declarou que o projeto para retorno das aulas nas escolas já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e está sendo analisado de perto pela Promotoria Pública. “O retorno das aulas presenciais no dia 11 é questão de sintonia fina, coisa pequena, o grosso já está feito. Vamos retomar o meu sonho”, disse Vasconcelos que ainda completou informando que visitará pessoalmente as escolas para acompanhar a realização dos protocolos de segurança para retomadas das aulas. "Está sendo uma luta vitoriosa, mas inglória. Estou plantando para o futuro”, citou. Mas o que chama a atenção é que, as declarações do gestor municipal, vão de encontro com as avaliações de imunologistas da Bahia. Em entrevista ao site Bahia Notícias, o imunologista Gustavo Cabral considera “pouco provável” retomar as aulas em fevereiro no Estado. Segundo ele ao site, a Bahia, e outros estados brasileiros, lidam com uma nova escalada nos casos, com aumento na ocupação de leitos e mortes pela infecção. “Acho pouco provável retorno em fevereiro”, disse com base nos atuais dados da pandemia no estado. “Na verdade nem saímos da primeira onda, a Europa entrou na segunda, a gente nem conseguiu sair”, alertou Cabral, que é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mestre em imunologia na Universidade Federal da Bahia (Ufba), doutor pela USP e pós-doutor em Oxford, na Inglaterra, e em Berna, na Suíça, onde estudou imunologia aplicada à vacina. Ainda na reportagem ele diz: “As aulas vão voltar naturalmente. Só que não vai ser uma volta normal, como acontece sempre. Eles vão ter que organizar”, disse ao destacar o papel das gestões estadual e municipais na retomada.
Ao contrário do que avaliam imunologistas, prefeito de Brumado pretende retomar aulas presenciais no próximo dia 11

"Eu que não vou manda meu filho pra escola ele da cego que não ra vendo q os casos só da aumentando! Ficar com máscaras na cara o dia todo só em Brumado já morreu 45 pessoas ele acha pouco e que matar mas logo crianças e adolescentes. E os casos só aumentando cada dia mais Deus me livre."
"O prefeito precisa entender que, ele não entende da área da saúde, ele é apenas um engenheiro aposentado se aventurando de prefeito. Quem é ele para querer sobressair em dar um veredito no lugar de quem é entendido e formado na área da saúde? Prefeito, você não tem usado o “lema” que tanto falava em seus discursos políticos, da boca pra fora tudo é fácil, quero ver na prática. Educar para libertar é nada mais nada menos do que se libertar de amarras antigas, de situações contrárias, contraditórias e burocráticas que partem da sua gestão. Até quando prefeito?"