ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

DPT identifica seis vítimas fatais de acidente em Seabra; 26 ficaram feridas

Foto: Whatsapp l 97News

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificou os seis corpos das vítimas do acidente ocorrido na manhã de quinta-feira (3), na BR-242, município de Seabra. As vítimas fatais foram identificadas como Thalita Ribeiro da Silva Lopes, 31 anos, Delma Ribeiro da Silva, 55 anos (mãe de Thalita), Angeline da Silva Costa, 33 anos, Rosalvo Ferreira da Costa (pai de Angeline) e Rebeca Silva Oliveira. Além disso, o DPT já realizou a perícia no local do acidente. O delegado da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), Marcos Alessandro Araújo está à frente da investigação sobre o acidente. Segundo ele, o caminhão teria perdido os freios na BR-242, que corta o município. Com isso, o veículo colidiu no fundo de um micro-ônibus, capotou nas margens da rodovia e atingiu outros carros que estavam no local. Segundo o Bahia Notícias, uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foi deslocada para a região para auxiliar o trabalho de socorro às 26 vítimas. De acordo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), eles estão internados no Hospital Regional da Chapada, em Seabra. Dois deles serão transferidos para Salvador.



Brumado: Médico esclarece episódio ocorrido na UBS de Umburanas: ‘em momento algum foi negado atendimento’

O fato foi esclarecido que não existiu falta de atendimento médico na unidade como foi dito pela denunciante (Foto: 97NEWS)

Uma denúncia feita pela filha do idoso Edgar Neto Santos Teixeira (67) que foi passada ao 97NEWS na manhã desta quinta-feira (03) não teve a mínima procedência segundo a equipe médica da UBS Vereador Sinval Neves. Segundo a denunciante, o seu pai teve o atendimento negado, o qual, segundo ela, estava em estado de urgência, por ser hipertenso e diabético. Nós tentamos contato com o médico Vitor Hugo, que foi citado na veiculação, mas pela falta de cobertura de operadora de celular no local, isso não foi possível no momento. Por volta das 18h, o referido médico entrou em contato com a nossa redação e, muito seguro, afirmou que “em momento algum houve qualquer negativa de atendimento”. Dando continuidade à sua narrativa ele esclareceu que “primeiramente o paciente esteve na unidade na quarta-feira (2), onde recebeu a limpeza e o curativo pela técnica de enfermagem, já que estava com uma pequena ferida no pé. Ele inclusive queria levar o medicamento para casa, mas como isso não é de competência da técnica foi obstruído, pois estaria fora das normas”. Ele ainda afirmou que “eu cheguei cedo à unidade hoje e como sempre encontrei a demanda alta, tanto que tinha pessoas desde a madrugada na fila, então, fazemos questão de respeitar essa ordem, lembrando que a unidade é de prevenção e não de urgência, pois quando aparecem casos desse tipo chamamos imediatamente o SAMU 192 e encaminhamos o paciente, mas, no caso em questão, isso não existiu, tanto que o paciente veio um dia antes e iria voltar para ser medicado” e prosseguiu dizendo que “a esposa do aposentado me procurou logo cedo e pediu para que eu desse o atendimento preferencial, mas eu respondi que naquele momento, que fique bem claro, naquele momento, eu não poderia, pois não iria desrespeitar a ordem da fila”. E finalizou explicando que “mas eu fiz questão de ressaltar que faria o atendimento, tanto que esperei o paciente até cerca de 13h e ele não veio à unidade, o que prova ainda mais que não era uma questão de urgência, pois se fosse ele iria procurar o hospital e não a UBS. Então, que fique bem claro, em momento algum foi negado o atendimento ao idoso, isso não tem procedência alguma, ou seja, a denúncia é totalmente infundada e equivocada”, finalizou o médico.



Brumado: Em despedida de Erivelton, moradores de Itaquaraí protestam das condições estruturais do cemitério do distrito

A situação do mato foi registrada pelos moradores (Foto: 97NEWS)

O Distrito de Itaquaraí foi palco do primeiro acidente fatal de 2019 em Brumado, o qual teve como vítima Erivelton Bernardes, de 34 anos, o qual era muito querido pela comunidade. Nesta quarta-feira (02) foi realizado o sepultamento de Erivelton, inclusive com a presença de muitos vaqueiros e cavaleiros de toda a região, os quais foram prestar as últimas homenagens ao companheiro, que era apaixonado pela montaria. Após o velório, o cortejo seguiu para o cemitério da localidade e, diante da cena que se apresentou, muitos moradores reclamaram, do que eles classificaram como péssimas condições do cemitério, que está cheio de mato, com aspecto de abandono. Em contato com a nossa redação, um dos amigos de Erivelton citou que “fomos enterrar o nosso amigo ontem e nos deparamos com essa situação, de um cemitério cheio de mato”. Em contato com o setor de infraestrutura municipal foi nos dito que existe um planejamento de reestruturação dos cemitérios do meio rural e que o mesmo será operacionalizado neste ano de 2019.

Segundo eles a situação não pode continuar dessa forma (Foto: 97NEWS)


Brumado: Arrombador é preso pela PM; ele agia em dupla com um menor de idade que conseguiu fugir

Um dos arrombadores foi levado para à delegacia (Foto: Reprodução l Google Analytics)

Os arrombamentos continuam acontecendo em Brumado, mesmo tendo se encerrado o período de festas de final de ano. Na noite desta quarta-feira (02), após denúncias passadas ao CICOM, uma guarnição do radiopatrulhamento foi informada de uma ação desse tipo a uma distribuidora de bebidas situada na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite no bairro das Flores. Ao chegarem no local, os policiais conseguiram impedir a ação delituosa, sendo que um dos elementos, que segundo a Polícia, é menor de idade, conseguiu empreender fuga. O outro que foi identificado, tendo 19 anos, foi levado junto com o dono do estabelecimento à Delegacia para registro do delito e a adoção das medidas cabíveis.



Processo de renovação no Legislativo de Brumado pode revelar indicativos para 2020

A Câmara de Vereadores de Brumado deverá ter além da renovação da estrutura física, outras novidades em 2019 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após a confirmação de sua recondução para a presidência da Casa Legislativa de Brumado, que aconteceu no encerramento dos trabalhos de 2018, o vereador Leonardo Vasconcelos (PDT),  irá realizar uma renovação de cargos em vários setores prioritários, além também da vinda de novas empresas terceirizadas para a realização de serviços como limpeza, publicidade e informática. As grandes novidades poderão recair sobre o setor jurídico e a assessoria de imprensa que terão novos titulares, dando ainda mais vazão às conjecturas de que o processo de renovação já estaria com olhares voltados para 2020. Léo Vasconcelos deverá começar a colocar em prática, primeiramente no âmbito legislativo, a sua liderança política, que se mostra cada vez mais afinada ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que é considerado ainda o candidato natural do grupo de situação. A nova estratégia que parece que será adotada por Léo e dar uma oxigenação a setores importantes do Poder Legislativo, que terá o perfil jovem como referencial a partir de fevereiro, onde os trabalhos retornarão após o recesso parlamentar. 

O presidente Léo Vasconcelos deverá ter uma postura mais participativa e popular em sua segunda gestão (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Outra ação seria reforçar a sua liderança junto aos seus pares, o que seria um processo tido como tranquilo, já que ele encontra atualmente apenas um opositor mais ferrenho que é o vereador Zé Ribeiro (PT), o qual deverá manter a sua linha de voz solitária. Neste cenário muito favorável, o presidente deve pavimentar o seu planejamento político que poderá culminar numa composição, ou até na cabeça da chapa situacionista, nas eleições de 2020, já que a possibilidade do prefeito Eduardo Vasconcelos aposentar suas “chuteiras políticas” é tida como certa por alguns setores do grupo. Então, com os “carpetes renovados”, Léo Vasconcelos deverá ser muito mais participativo, inclusive com discursos inflamados e uma postura ainda mais popular, tanto que, nos bastidores já se comenta, com muita intensidade, que ele está buscando de todas as formas a realização do Carnaval 2019, projetando até uma parceria do Legislativo em recursos financeiros, já que, legalmente, isso é possível. Então a Câmara de Vereadores de Brumado não terá apenas a renovação de sua estrutura física, mas também da sua área política.  



Brumado: Polícia Civil apreende cachaça e droga dentro da carceragem da 20ª Coorpin no feriado de Réveillon

Foto: 97NEWS

Uma revista na carceragem da 20ª Coorpin de Brumado, resultou na apreensão de garrafas pet com bebidas e um tablete de maconha. A revista ocorreu durante a virada do ano. Conforme a polícia civil, a revista foi feita por investigadores e agentes da Delegacia. A bebida estava em uma das celas onde os presos estão encarcerados, já o tablete de maconha foi encontrado em cima da grade de proteção que fica no teto na 20ª Coorpin. Os policiais apreenderam duas garrafas pet com a bebida alcoólica durante a noite de réveillon. Segundo a polícia civil, a ação foi lograda com êxito devido o aumento no efetivo durante o período festivo de final de ano, o que dificultou qualquer ação por parte dos custodiados. De acordo com a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), as vistorias nas celas da carceragem continuam.



Seabra: Grave batida entre carreta e micro-ônibus deixa mortos e feridos; veículos ficaram destruídos

Foto: Reprodução l Blog Liberdade Bom Sucesso

Na manhã desta quinta-feira (3) um grave acidente entre uma carreta e um micro-ônibus deixou seis mortos e 23 feridos na BR-242, no perímetro urbano da cidade de Seabra, região da Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), outros três veículos de passeio foram atingidos pelo caminhão, que não conseguiu parar após bater no micro-ônibus. A polícia disse que o micro-ônibus fazia o transporte entre o estado de Goiás e a cidade de Senhor do Bonfim na Bahia. De acordo com a polícia, o acidente ocorreu por volta 9h, na entrada da cidade. À Polícia Civil, testemunhas relataram que a carreta perdeu o freio e acabou colidindo no ônibus. Entretanto, a polícia ressaltou que as causas do acidente só poderão ser apontadas quando houver perícia. Equipes da polícia técnica foram encaminhadas ao local. Por conta do acidente, os veículos ficaram destruídos. O micro-ônibus perdeu o teto com a força da batida e o caminhão ficou sem a cabine, totalmente com os ferros retorcidos. Os objetos e os corpos das vítimas ficaram espalhados pela rodovia e a carga que era transportada na carreta também caiu na via. Os sobreviventes foram encaminhados para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra. Não há informações sobre o estado de saúde deles. Ao G1, a Polícia Civil informou que os corpos dos mortos devem ser encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê. Veja o vídeo:



Brumado: Filha afirma que médico da UBS de Umburanas negou atendimento ao seu pai que é hipertenso e diabético

O fato aconteceu na UBS Vereador Sinval Neves que fica no Distrito de Umburanas (Foto: 97NEWS)

Em contato com a redação do 97NEWS a moradora do Distrito de Umburanas relatou que o seu pai, Edgar Neto Santos Teixeira (67) teve o atendimento médico negado na manhã desta quinta-feira (03) na Unidade Básica de Saúde Vereador Sinval Neves que serve a referida comunidade. Segundo ela, seu pai teve um acidente doméstico que acabou causando um ferimento no pé, o que fez com que ele fosse levado às pressas para unidade, já que o mesmo é diabético e hipertenso. Chegando lá, segundo ela, o médico responsável pelo atendimento, identificado como Vitor Hugo, se negou a prestar o atendimento de urgência, alegando que a sua cota de 10 pacientes por dia já estava concluída. Não satisfeita, a filha procurou a coordenação da UBS que teria feito a solicitação ao médico que continuou dando a negativa, sob a mesma alegação. Ela também informou que entrou em contato com a secretária de saúde e que a denúncia iria ser encaminhada para o setor responsável. Em contato com o secretário municipal de saúde, Claudio Feres, o mesmo garantiu que iria apurar o fato, mas que isso só poderia ser feito na parte da tarde. Ele ressaltou que, apesar de ser um fato isolado, esse tipo de situação não deve ocorrer, pois idosos têm atendimento prioritário, mas a questão ser esclarecida é se realmente era um caso de emergência, pois as unidades básicas de saúde estão atuando mais na medicina preventiva e básica, sendo que os casos de urgência são de competência do Hospital Magalhães Neto. “Tudo irá ser devidamente apurado e esclarecido”, assegurou o secretário.



Parque da Cidade: ‘Mal começou e a obra já está paralisada há cerca de 3 meses’, esbravejam moradores do Bairro Olhos d’Água

A obra que trouxe alegria no início, agora é motivo de preocupação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O déficit na área de lazer em Brumado ainda é muito alto, mas, algumas ações, mesmo que isoladas vêm tentando mudar essa realidade, sendo que uma das mais representativas foi a construção do tão sonhado Parque das Cidades que, depois de muita burocracia, acabou tendo as suas obras iniciadas em 2018, que, inclusive, era um ano eleitoral. Tendo como responsável pela vinda, o então deputado federal Erivelton Santana (PATRI), o qual acabou não se reelegendo, garantiu aos brumadenses que a obra seria concluída, mas os fatos não corroboram nesse sentido, já que as obras estão paralisadas há cerca de 3 meses. Mesmo diante da legislação eleitoral que tem várias restrições, a população, especialmente dos moradores do Bairro Olhos d’Água, que foi o escolhido para abrigar o parque, começam a ficar irritados com a situação, já que nenhum comunicado vem sendo transmitido aos mesmos.

A imagem é de abandono (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diante disso muitos deles vêm se manifestando nas redes sociais, inclusive alguns entraram em contato com a nossa redação externando a grande preocupação com a continuidade da obra, pois a estrutura que começou a ser edificada já está começando a ser danificada, numa clara demonstração, segundo eles, de desperdício do dinheiro público, já que a obra está orçada em cerca de R$ 2 milhões de reais, o que é uma quantia muito significativa para descer para os ralos da indiferença. As verbas são oriundas de uma emenda parlamentar do referido deputado, sendo que uma parte dela já foi liberada, o que deu o “start” para a realização das obras que, no primeiro momento trouxe alegria aos moradores, mas que, agora, já se tornou objeto de preocupação, já que o cenário é de abandono, além de apresentar vários reservatórios que eram utilizados pelos operários repletos de criadouros do mosquito aedes aegipity, que é o transmissor da tríplice endemia.

O reinício das obras ainda é muito incerto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A previsão não é das melhores já que um novo governo assumiu a nação e já deixou bem claro por meio do ministro Paulo Guedes que irá ser efetivado um severo corte dos gastos, então, diante disso, a projeção é de que a “torneira” vai fechar e demorará de abrir, ou seja, as obras deverão continuar paralisadas, possivelmente durante o ano todo, já que o déficit orçamentário do país é alto e as metas estipuladas são de “arrumar a casa”, então obras que não são tidas como prioritárias devem continuar em “stand by”. Outra questão que coopera para essa tendência é que o próprio deputado federal Erivelton Santana está fora da Câmara, então a sua pressão não teria grande valor para fazer com que as verbas sejam liberadas para a conclusão da obra. Com isso a Prefeitura Municipal de Brumado, que a princípio, ficaria com o bônus, agora, ficará com o ônus, não no sentido financeiro, pois não se pode aplicar recursos municipais em verbas federais, a não ser a contrapartida estipulada, mas no sentido da forte cobrança popular para que o tão sonhado Parque da Cidade saiu da “terra do onirismo” e se torne uma realidade para que os brumadenses possam ter um espaço de lazer que tanto merecem.



Brumado: Prefeitura divulga lista dos pré-aprovados no processo seletivo para Agentes de Combate às Endemias e Cuidador de Creche

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi divulgado nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial do Município (DOM), o resultado da avaliação do Processo Seletivo para contratação nas funções de Agentes de Combate às Endemias e Cuidador de Creche, da Prefeitura de Brumado, que atuarão nas secretarias de Saúde e Educação. A lista já está disponível para consulta por meio do link no site da Planejar Concursos (Clique Aqui). De acordo com as instruções do Edital, os pré-selecionados terão dois dias úteis (quinta-feira, 3) e sexta-feira, 4, até as 23h53min) para apresentar recursos contra a Nota da Prova Objetiva e Notas de Títulos. Os recursos, dirigidos à Comissão do Processo Seletivo, deverão ser formalizados através do correio eletrônico: [email protected]. “Estamos contratando 12 Agentes de Combate às Endemias para atuar nos bairros de Brumado, reforçando o quadro atual, além de 50 vagas para Cuidadores de Creche ”, explicou o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres. A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 13h às 17h.



Riacho de Santana: Funcionário de delegacia perde controle de viatura e colide contra igreja evangélica

Foto: Reprodução l Vilson Nunes

Uma viatura da Polícia Civil da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) dirigida por um funcionário público da Delegacia local se envolveu em um acidente de trânsito na avenida Rui Barbosa, no bairro Castelo Branco, em Riacho de Santana, na manhã de quarta-feira (2). De acordo com testemunhas, inicialmente a viatura colidiu em um carro vermelho e posteriormente atingiu a parede de uma igreja evangélica, que fica situada na mesma rua. Apesar do impacto, o condutor da viatura e do veículo de passeio não tiveram ferimentos. O Coordenador Regional da 24ª Coorpin, Jakson Trindade, em entrevista ao blog de Vilson Nunes afirmou que sera aberta uma sindicância para saber os motivos e, do porque a viatura não era dirigida por um policial civil. “Será aberto um procedimento para apurar as causas do acidente. Procuro sempre adotar medidas coercitivas em observância aos princípios da administração pública da legalidade e moralidade administrativa“, manifestou Trindade. A ocorrência foi registrada por uma guarnição da Polícia Militar.



Baixos índices na Educação da Bahia desapontam Rui Costa

(Foto: 97NEWS)

Desapontado com o resultado da Bahia em indicadores que avaliam a educação básica no estado, o governador Rui Costa (PT) irá nomear um quadro técnico para o lugar de Walter Pinheiro (Sem Partido) na Secretaria da Educação do Estado (SEC). A pasta será o foco do petista no segundo mandato e Rui não deve aceitar indicações políticas para a escolha do novo titular, dizem aliados. De acordo com a avaliação do governador, repassada ao Bahia Notícias por integrantes da base, Pinheiro investiu muito dinheiro na informatização das escolas e no ensino médio, deixando a educação básica do estado desatendida. Ainda assim, a Bahia amarga a pior colocação entre as notas do Ensino Médio do Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Os indicadores no Ensino Fundamental inicial e final também não agradam, pois não atingiram metas estipuladas pela gestão. “Rui deve encerrar o ciclo de investimentos na Saúde, com as policlínicas, ainda no começo do mandato para começar um novo ciclo na Educação. Ele não quer nenhum figurão da política de terno e gravata para a SEC. O governador deve escolher alguém da sua confiança para cuidar da pasta e dar um gás na educação básica”, disse uma pessoa da gestão de Rui.  Cientes da predileção do governador por um nome técnico, o PT, que deseja abocanhar a SEC, tenta plantar o nome de Paulo Gabriel Nacif. Apesar do nome do professor universitário e atual secretário municipal de Educação em Lauro de Freitas ser apresentado pelo partido de Rui, o governador ainda não se pronunciou sobre a SEC e não tem pressa para resolver a questão. Segundo aliados, o gestor está bastante tranquilo e deve anunciar as novas peças do seu secretariado aos poucos. O que se diz é que o nome de Nacif e de qualquer outra indicação partidária para a SEC tem fortes chances de perder para alguém da confiança pessoal de Rui. Segundos fontes do Bahia Notícias, a pasta foi oferecida para Guilherme Bellintani, mas ele recusou. O atual presidente do Bahia já exerceu a função na prefeitura  de Salvador e, segundo avaliações, fez um bom trabalho. 



Guanambi: Município registrou 21 homicídios em 2018

Foto: Divulgação

Uma pessoa morreu a cada 18 dias em 2018, na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. O levantamento foi feito pelo portal Folha do Vale, com base de dados disponibilizados pela 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Conforme o levantamento, mesmo com todo trabalho realizado pelas polícias Civil e Militar, os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), não houve redução neste tipo de crime. O levantamento mostra que nos anos de 2017 e 2018, foram 21 homicídios, apresentado uma queda de 4,54% em relação ao ano de 2016. Dos 21 crimes registrados, houve dois feminicídios. A maior parte desses crimes teve envolvimento com o tráfico de drogas. De acordo com o portal, houve três homicídios registrados na zona rural. Segundo informação da 22ª Coorpin, nos casos de homicídios registrados em Guanambi em 2018, os policiais civis e militares foram rápidos e prenderam os autores. Em outros casos foram instaurados inquéritos.



Pela primeira vez na história, sonda chinesa pousa no lado oculto da Lua

Foto: Reprodução/Twitter

Uma sonda espacial chinesa pousou, nesta quinta-feira (3), no lado oculto da Lua, de acordo com a Agência Estatal de Notícias Chinesa. É a primeira vez na história que este pouso é realizado, segundo a Administração Espacial Nacional da China (Anec). Ainda segundo a Anec, o pouso da Chang’e 4 na lua aconteceu às 10h26 (horário da China, 0h26 de Brasília) na área planejada: a bacia de Aitken, no polo sul do satélite da Terra. Segundo o G1, a missão realizará tarefas de observação astronômica de rádio de baixa frequência, análise de terreno e relevo, detecção de composição mineral e estrutura da superfície lunar pouco profunda e medição da radiação de nêutrons e átomos neutros para estudar o meio ambiente no lado oculto da Lua, segundo a EFE.  A sonda, que inclui um módulo e um rover, foi lançada no dia 8 de dezembro do ano passado pelo foguete Longa Marcha 3B, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan. Quatro dias mais tarde, a Chang'e 4 entrou na órbita lunar. As comunicações entre a sonda e a Terra são possíveis graças a um satélite, Queqiao, posto em órbita em maio do ano passado e que funciona como um transmissor "espelho" de informações entre os centros de controle na Terra e Chang'e 4.



Pagamento do 13º do Bolsa Família vai custar R$ 2,5 bilhões, afirma ministro Osmar Terra

Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados

A promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro, de pagar 13º para os beneficiários do Bolsa Família, vai custar cerca de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos e será pago ainda este ano "com certeza", de acordo com o ministro Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), nesta quarta-feira (2). Segundo o Estadão, Terra não soube especificar ainda de onde virá a verba para garantir o benefício. "O 13º do Bolsa Família deve ser algo em torno de R$ 2,5 bilhões, que é a parcela mensal do programa. Vou sentar com a área de planejamento para saber onde temos que atuar para garantir isso, mas vamos garantir. Já está decidido pelo presidente, está garantido por nós", disse Osmar Terra após a cerimônia de transmissão de cargo.



Decor Casabela traz para Brumado as grandes novidades do mercado para deixar o seu lar super moderno

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As grandes tendências do mercado decorativo para a área de ambientes domésticos, inclusive com as inovações dos papéis de parede 3D, agora estão totalmente acessíveis aos brumadenses, já que inaugurou nesta quarta-feira (02) a Decor Casabela um empreendimento arrojado que vai oferecer um portfólio de produtos totalmente integrados aos novos conceitos mercadológicos do setor. Localizada bem no centro da cidade, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, em frente a igreja Matriz, na Decor Casabela os clientes encontrarão uma loja diferenciada, com produtos inovadores como as colchas laser para sofás e os mais variados kits completos de cama, mesa e banho. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em sincronia com as novas tendências do “home designer” o proprietário, o jovem Pedro George Leite Torres fez uma grande pesquisa de mercado que resultou num show room que está totalmente em sincronia com o bom gosto e um preço bem acessível. Então não perca essas grandes novidades que irão deixar a sua casa ainda mais espetacular em 2019. Para maiores informações ligue: (77) 3441-7065 ou 99941-0321. (Clique aqui e veja as fotos)



Banner FAKE do Carnaval 2019 deixa foliões brumadenses alvoroçados

O banner fake fez muita gente acreditar que Brumado teria Carnaval em 2019 (Composição: 97NEWS)

A “capital do minério” como é conhecida por muitos, de uns anos para cá, se tornou também a “terra do trabalho”, ou seja, um local onde o “labor estaria acima de tudo” e o “dinheiro acima de todos”, extirpando, na leitura de muitos, de forma visceral, a alegria, o lazer e a diversão. Devido ao atraso histórico em seu desenvolvimento, Brumado teria que recuperar o tempo perdido, mas, esse processo doloroso de resgate da confiança em dias melhores pode ter trazido em seu bojo um erro cultural, que para uma corrente da população é “imperdoável”, já que foi “arrancando” com o corte doloroso do “bisturi de cirurgião” a sua maior festa, o Carnaval. A festa momesca que já trouxe grandes “confetes” para o município, que já foi considerado o detentor do melhor Carnaval do interior da Bahia, hoje vive das glórias do passado, mas o amor pela festa ainda está intrinsecamente ligado ao DNA dos brumadenses que ainda sonham com a volta da folia. Neste contexto um banner que visivelmente é um fake news anunciando um carnaval grandioso em 2019, com grandes atrações e patrocinadores, deixou os foliões alvoroçados, ainda mais que recentemente um grupo anunciou uma possível realização de um carnaval sustentável, um modelo novo de se fazer o evento, mas que, pelo menos até o momento, sucumbiu deixando o “Arlequim chorando pelo amor da Colombina no meio da multidão”. Então diante da incerteza, ou até da certeza da não realização da festa, já que a exiguidade do tempo não permitiria um planejamento à altura das expectativas, os brumadenses entram 2019 se projetando para irem para outras cidades, sendo que um dos roteiros mais procurados será a histórica Rio de Contas que mantém firme a sua tradição. Como diz a clássica letra do grande Zé Keti “Foi bom te ver outra vez; Tá fazendo um ano; Foi no carnaval que passou; Eu sou aquele pierrô; Que te abraçou; Que te beijou, meu amor; Na mesma máscara negra; Que esconde o teu rosto; Eu quero matar a saudade; Vou beijar-te agora; Não me leve a mal; Hoje é carnaval”.



Prestes a perder foro privilegiado Lúcio se diz inocente e despreocupado: 'consciência limpa'

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Sem se reeleger, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) se diz despreocupado com o fim do foro privilegiado e garante estar tranquilo quanto aos processos que responde na Justiça. "Eu não tenho preocupação nenhuma, vou lutar para mostrar minha inocência, a dor que eu sinto é a da consciência limpa", garantiu o parlamentar nesta quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Salvador, enquanto aguardava a posse do novo presidente da Casa, Geraldo Junior (SD). O emedebista confia na "justiça divina" e que o resto fica a cargo da "justiça dos homens". "Pelo homem que eu sou eu tenho certeza que Deus saberá dar os créditos necessários", disse Vieira Lima. 



+Trabalho: Bahia terá menor número de feriados em dias úteis em 2019

(Imagem Ilustrativa)

Após ter apresentado uma carga muito generosa de feriados, 2018 se findou e o novo ano que se inicia trará uma limitação dos feriados, o que projeta que o povo baiano irá trabalhar mais e, consequentemente, produzir mais. Uma publicação no Diário Oficial da União divulgou o calendário dos feriados e pontos facultativos da administração federal em 2019. No novo ano quatro feriados nacionais vão cair em finais de semana: Tiradentes será em um domingo, Independência do Brasil em um sábado, assim como Dia de Nossa Senhora da Aparecida e Finados. Os feriados em caráter nacional que irão cair nos dias úteis serão 1º de janeiro; 19 de abril, a Sexta-feira Santa; 1º de maio, o Dia Mundial do Trabalho, que será numa quarta e o 15 de novembro, Proclamação da República, numa sexta-feira. Outros três feriados definidos na Bahia são a terça-feira de Carnaval, o São João, 24 de junho, vai cair em uma segunda-feira, sendo que em Brumado esse feriado foi abolido pela atual gestão. E a Independência da Bahia, no dia 02 de julho, que será numa terça-feira em 2019. Então, vai ter dias de descanso também, ou seja, a Bahia continua linda e o seu povo continuará sendo mais feliz do mundo.



População LGBT é retirada das diretrizes dos Direitos Humanos por MP assinada por Bolsonaro

Foto : Antonio Cruz/Agência Brasil

A população LGBT foi retirada da lista de políticas e diretrizes destinadas à promoção dos Direitos Humanos pela Medida Provisória de nº 870/19, assinada hoje (2) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). A MP destrincha as mudanças na estrutura dos ministérios, incluindo o novo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves. A edição foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. Nas políticas e diretrizes destinadas à promoção dos direitos humanos foram incluídos explicitamente as "mulheres, criança e adolescente, juventude, idoso, pessoa com deficiência, população negra, minorias étnicas e sociais e Índio". Antes citadas nas estruturas da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, a comunidade LGBT foi excluída. Seis secretarias nacionais existem na estrutura do novo ministério: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres; Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; Secretaria Nacional da Juventude; Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.