ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

Bolsonaro? Faustão faz desabafo e diz “imbecil que está lá”

Foto: Reprodução

O Domingão do Faustão de ontem (06) foi marcado por um desabafo exaltado de Faustão, que não tem papas na língua. Segundo informações do Portal Tv Foco, o apresentador deu uma declaração que foi vista por muita gente como um recado para Jair Bolsonaro, presidente da República que tomou posse no dia 1º. “Lutar pela educação, por saúde pública, contra a corrupção, contra a incompetência, que é uma forma de corrupção. O imbecil que está lá -e não devia estar- pode até ser honesto, mas é um idiota que está e está ferrando com todo mundo. Você paga imposto, o que você recebe? Vamos ver se esses novos ares vão mudar, tem que rezar para dar certo”, disse Faustão. Logo os internautas no Twitter passaram a relacionar a pessoa citada por Faustão com Bolsonaro, já que é ele quem ocupa o posto mais poderoso do executivo nacional. O nome do apresentador, inclusive, figurou entre os assuntos mais comentados da noite. Um detalhe, no entanto, deve ser levado em consideração, segundo informa o TV Foco: o programa não está sendo levado ao ar ao vivo. Porém, foi gravado em novembro do ano passado, quando o novo presidente já havia sido definido. Se foi uma indireta ou não a Bolsonaro, só o próprio Faustão poderá dizer.

 



Cantores Alexandre Pires e Gusttavo Lima se desentendem por horário de show em SC

Foto: Reprodução

Alexandre Pires usou o Instagram no sábado (5) para lamentar um desentendimento com Gusttavo Lima por conta de horário de shows. Os dois se apresentam na noite de domingo (6) na Arena Petry, em São José (SC). O cantor afirma que seu show estava marcado para às 22h e seria seguido pela apresentação do sertanejo. Segundo um membro da produção, Gusttavo teria ligado e dito que, se ele não tocasse antes, iria embora do evento. O comunicado foi feito pela produção do sertanejo à de Alexandre. “A equipe disse que não era para montarmos o palco porque o show dele seria o primeiro. Se não fosse assim, o cantor iria entrar no avião e iria embora. Ou então que a casa escolhesse um dos dois shows. Depois, iniciou-se uma discussão”, contou Alexandre Pires na rede social. Na publicação, Alexandre disse ter todos os contratos referentes aos horários dos shows e que seu escritório tomará as “devidas providências”. “Quero registrar minha surpresa com Gusttavo Lima e sua equipe por essa postura. Em meus 30 anos de carreira, nunca passei por uma situação tão desagradável, com tanto desrespeito”. A Arena Petry, local das apresentações, divulgou em seu Instagram um comunicado dizendo que, “a pedido da produção do cantor Gusttavo Lima, foi necessário alterar a ordem dos shows desta noite”. A publicação informa que o show do cantor sertanejo seria às 22h e o de Alexandre Pires, à 1h.



Mídias sociais elevam depressão entre meninas, diz pesquisa

Foto: Divulgação

Meninas adolescentes são duas vezes mais propensas que os meninos a apresentar sintomas de depressão em conexão ao uso das redes sociais, segundo estudo do University College London (UCL) divulgado em Londres. Ativistas pediram ao governo britânico que reconheça o risco de páginas como Facebook, Twitter e Instagram para a saúde mental dos jovens. Uma em cada quatro meninas analisadas apresentou sinais clinicamente relevantes de depressão, enquanto o mesmo ocorreu com apenas 11% dos garotos, segundo o estudo. Os pesquisadores constaram que a taxa de depressão mais elevada é devido ao assédio online, ao sono precário e a baixa autoestima, acentuada pelo tempo nas mídias sociais. O estudo analisou dados de quase 11 mil jovens no Reino Unido. Os pesquisadores descobriram que garotas de 14 anos representam o agrupamento de usuários mais incisivos das mídias sociais – dois quintos delas as usam por mais de três horas diárias, em comparação com um quinto dos garotos. Cerca de três quartos das garotas de 14 anos que sofrem de depressão também têm baixa autoestima, estão insatisfeitas com sua aparência e dormem sete horas ou menos por noite.

 



Chuva de granizo surpreende moradores da zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Livramento Manchete

Os moradores da cidade de Livramento de Nossa Senhora, foram surpreendidos com chuva de granizo neste sábado (5). A cidade de Vitória da Conquista, também teve o registro do fenômeno na sexta-feira (4). Nas imagens de Livramento, é possível ver que as pedras de gelo caíram com intensidade. Segundo populares, a chuva durou cerca de dez minutos. Em algumas localidades a chuva veio acompanhada de muitos trovões e fortes ventos, o que acabou chamando bastante à atenção de moradores da zona rural. O fenômeno, que costuma ser mais comum no verão, acontece quando o hemisfério sul recebe maior incidência de raios solares e fica mais aquecido. O ar quente sobe e, quando se encontra com o ar frio da atmosfera, gera um contraste de temperaturas que acaba criando gotículas de gelo. Em Livramento de Nossa Senhora, a chuva de granizo foi registrada na comunidade de Varzinha, região do Distrito de Itanagé. Uma enorme pedra de granizo de aproximadamente 6 kg caiu sobre uma tela de sombreamento no quintal de uma residência de um morador. Não houve registro de pessoas feridas. 



Chuva de Granizo atinge Vitória da Conquista

O tamanho das pedras chamaram a atenção (Foto: Whatsapp)

Os moradores da cidade de Brejolândia, no oeste da Bahia, foram surpreendidos com chuva de granizo neste sábado (5). A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste, também teve o registro do fenômeno na sexta-feira (4). Nas imagens de Brejolândia, é possível ver que as pedras de gelo caíram com intensidade. Segundo populares, a chuva durou cerca de dez minutos. Em Vitória da Conquista, a chuva durou poucos minutos e não teve tanta força.O fenômeno, que costuma ser mais comum no verão, acontece quando o hemisfério sul recebe maior incidência de raios solares e fica mais aquecido. O ar quente sobe e, quando se encontra com o ar frio da atmosfera, gera um contraste de temperaturas que acaba criando gotículas de gelo.



Brumado: começa neste sábado (05) o 1º Verão Gospel

(Divulgação)

Começa neste sábado (5), o 1º Verão Gospel idealizado pelo Ministério de Jovens da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP). Na primeira noite teremos o Ministério de Louvor de Fabrício Mattos e Banda, Grupo de Teatro Restauração e o Preletor Pastor Eron Luiz. O evento acontecerá a partir das 19h na seda da Igreja Missões do Evangelho Pleno na Rua Coronel Tibério Meira Nº 477- Centro - Brumado. Venham e traga toda sua família para viver uma noite de adoração ao Rei Jesus.



Ibicoara: casal é detido portando arma de fogo, munições e substâncias tóxicas

A droga, a arma e as munições apreendidas com o casal (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 22h, desta sexta-feira (04), durante patrulhamento de rotina na cidade de Ibicoara, localizada na Chapada Diamantina, uma guarnição do destacamento de Ibicoara foi acionada para averiguar na Praça do Renascer, localizada no Distrito de Cascavel, a denúncia de que indivíduos conduziam motocicletas e praticavam manobras arriscadas. De posse das informações, a guarnição deslocou-se à localidade e efetuou rondas no intuito de garantir a ordem pública, quando avistou uma motocicleta Falcon vermelha, suspeita de fazer o transporte de materiais entorpecentes, pelo que foi dada a ordem de parada, no entanto, o condutor empreendeu fuga, sendo acompanhado pelos policiais. Devidamente interceptados e abordados, um casal, que portava substância semelhante à maconha, uma arma de fogo e munições, foram detidos e apresentados à delegacia de polícia para medidas cabíveis.

A moto apreendida (Foto: Divulgação 34ª CIPM)


Brumado: Após disparar contra policiais, jovem vem a óbito na noite desta sexta-feira (04)

A arma que foi utilizada para disparar nos policiais foi levada para a pericia (Fotos: Divulgação 34ª CIPM)

Dando continuidade às suas ações de combate à criminalidade em Brumado, a 34ª CIPM, por meio do grupo A do PETO, que estava sob comando do comando do seu coordenador de área, em seu patrulhamento tático de rotina, por volta das 21h30m desta sexta-feira (04), nas imediações da Praça dos Meiras, bem no centro da cidade, foi informado por um transeunte que preferiu não se identificar, que um indivíduo que era conhecido como Douglas DOUGLAS estaria ostentando uma arma de fogo de cor preta no final da Rua Dois de Julho e que o mesmo havia entrado em uma casa amarela, a qual tinha aspecto de estar abandonada. Diante disso, após checagem sob o histórico do indivíduo que tinha uma ficha criminal já conhecida da Polícia, sendo que ele era suspeito de envolvimento em um recente homicídio durante uma  disputa entre facções locais por por pontos de tráfico no conjunto habitacional Brisas, a guarnição rapidamente deslocou até a referida localidade e incursionou a pé por um beco lateral onde visualizou o local citado pela testemunha. A atestar que a porta estava aberta os policiais adentraram para a realização da devida abordagem, no interior da residência, quando, primeiramente se depararam com uma moça descendo as escadas, a qual se apresentou como namorada de Douglas, ao ser questionada informou que o mesmo estaria na parte superior da residência, desta maneira, foi dado seguimento a incursão onde, na tomada de cômodo, a guarnição foi surpreendida por disparos de arma de fogo que, como último recurso pra resguardar suas respectivas integridades físicas revidaram a injusta agressão. Quando cessaram os disparos, foi verificado que o perpetrador se tratava de Douglas Silva (19) e que o mesmo havia sido alvejado, contudo, apresentava sinais vitais, sendo assim, o guarnição prontamente prestou socorro conduzindo o indivíduo para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde foi atendido pelo médico Dr Helvécio R. de Meira Júnior que constatou o óbito. Diante das circunstâncias, a guarnição deslocou até a sede da 20° COORPIN onde foi apresentada a arma de fogo utilizada, 1(um) revólver marca Taurus calibre .38, com numeração 1666510 com 3(três) cartuchos cal. 38 deflagrados e *3(três) munições intactas do mesmo calibre * e foi registrado todos os fatos na ocorrência 0052/2019 assinada pelo delegado plantonista Dr. Claudio Marques.



Café da Manhã: Uma variedade de delícias com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

Foto: Daniel Simurro | 97NEWS

Comece bem o seu dia! Passe na Padaria Divina, e experimente as mais variadas guloseimas, além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de café da manhã todos os dias com: Tortas doces e salgadas, sanduíche natural, salgados, pão na chapa, sucos, vitaminas, farofa de Carne e ainda grande variedade de pães: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, salgados diversos, tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Então um dos melhores locais em Brumado para você adquirir essas delícias com uma qualidade inigualável e com preços que cabem no seu bolso é a Padaria Divina, que oferece uma grande opção para milhares de pessoas. Com um atendimento diferenciado, onde os clientes se sentem em casa, já que o ambiente é muito acolhedor. Então você que ainda não conhece as grandes delícias que só são encontradas na Padaria Divina, não perca tempo vá agora mesmo à Av. Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e prove e comprove a qualidade dos produtos e das promoções irresistíveis. 



Árvore que pinga água como chuva Intriga moradores da Vila Presidente Vargas em Brumado

Segundo os moradores a árvore pinga durante o dia (Foto: 97NEWS)

Apelidada de "Pé de chuva", a árvore com pouca folhagem tem disseminado a imaginação das pessoas que passam pela rua Geraldo Fidélis na Vila Presidente Vargas, localizada a 9km do centro de Brumado. Ela sempre esteve lá mas, ultimamente do nada, a árvore ainda não identificada que fica em frente a uma residência começou a pingar água a ponto de formar uma pequena poça debaixo da copa. Vista de perto se percebe que não existe nenhum sinal de água por perto a não ser a poça feita pelos pingos que caem da árvore, e não são chuviscos não, são pingos de água grandes que fazem barulho como se estivesse iniciando uma chuva fina. Alguns moradores da Vila dizem que ela está chorando, outros relatam que existem outras da mesma espécie que está pingando água do mesmo jeito em Brumado, aumentando o mistério. Pesquisas na internet mostram que existem vídeos, fotos e reportagens explicando que o fenômeno da natureza já aconteceu em outra localidades no Brasil, e nesses casos relatados, a explicação foi de que a água que pingava seria produzida por uma espuma secretada por algum tipo de inseto que coloca seus ovos protegidos dentro. 

Não se sabe a espécie da árvore, mas moradores relatam que é bastante usada em Brumado (Foto: 97NEWS)

Essa árvore encontrada na Vila Presidente Vargas não parece ser uma exceção a estes casos, pois da para ver de perto que é algo parecido. O que espanta neste caso é a quantidade de água que cai no local onde a copa da planta alcança deixando a calçada bastante molhada. Quem já foi até o local para ver pessoalmente fica impressionado e espantado com este tipo de evento que não foi muito registrado na região. Moradores da Vila contam que eles achavam que se tratava de uma espécie de besouro que solta líquido em algumas árvores, mais verificaram nas proximidades e não havia nenhum sinal desse besouro na região. "Estava tudo seco, menos embaixo da planta", disse o morador. 



SMTT vai intensificar campanhas e fiscalização do uso do capacete também no meio rural de Brumado

O uso do capacete em Brumado ainda é interpretado como respeito à lei e não a precaução em salvar a vida humana (Foto: Luciano Santos

O crescimento recente do número de motocicletas em Brumado vem apresentando índices acima dos normais, tanto que no ano de 2018, segundo dados da própria Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos (SMTT ) o aumento chegou à casa dos 15%, sendo que o dos veículos ficou em cerca de 5%. Decorrente disso, o número de acidentes envolvendo motocicletas também teve um acréscimo preocupante, ainda mais que muitos deles tiveram um final trágico, com a morte dos condutores. No primeiro dia de 2019, um acidente ocorrido no Distrito de Itaquaraí chamou a atenção para outra situação que é recorrente em Brumado, onde um homem acabou vindo a óbito após cair de sua motocicleta e bater a cabeça no chão, devido à falta do uso de capacete, que é ainda uma prática muito comum no meio rural. Diante deste fato, o SMTT vai intensificar as campanhas para o uso do capacete na zona rural, tanto que agentes de trânsito poderão fazer operações especiais nas estradas vicinais e nos distritos nesse sentido. A intensão maior, segundo o superintendente André Cardoso é a valorização da vida humana. “Os motociclistas têm que entender que o uso do capacete não é somente uma lei que pode ser desrespeitada, mas sim é a segurança da sua vida, pois, como no caso em Itaquaraí, o motociclista se tivesse de capacete poderia ter sobrevivido ao acidente”, destacou Cardoso.



Brumado: Cães aparecem mortos na Av. João Paulo I; suspeita é de envenenamento

Os animais apareceram mortos com fortes sinais de terem sido envenenados (Foto: AUAU)

Apesar de toda a divulgação midiática das mudanças e endurecimento nas leis de proteção aos animais, sendo que a principal é o aumento das penas e das prisões dos que praticam violência, criminalizando de forma mais contundente essas condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos, sendo que a partir de 2018 que cometer esse crime pode ficar até 3 anos preso, as ações desse tipo continuam acontecendo em Brumado. Desta feita foi o cenário de morte foi no Bairro Olhos d’Água, mais precisamente no início da Av. João Paulo I, próximo ao Mercadinho Bonzão, onde 3 cadelas apareceram mortas nos últimos dois dias. Segundo a presidente da ONG AUAU, Marli Lobo, que entrou em contato com o 97NEWS, a suspeita é grande de envenenamento dos animais, já que os sintomas foram totalmente condizentes com esse ato criminoso. “Eu estou arrasada, pois elas recebiam o maior carinho da gente, tanto que eram conhecidas como Pretinha, Noite e Menininha. Não dá para acreditar que um ser humano tenha coragem de fazer uma coisa dessas”, relatou emocionada. Ela também comunicou que outras tentativas de envenenamento também aconteceram nas proximidades da torre, mas o resgate da AUAU conseguiu chegar a tempo e salvar os cães como pode ser visto no vídeo abaixo:



Rui Costa diz que prefere governar e deixar que o povo avalie cada governo após declarações de Bolsonaro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao tomar conhecimento de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sugeriu que era melhor os governadores do Nordeste nem lhe pedirem nada, já que soube que eles não pretendiam ter seu retrato nos gabinetes, o chefe do Executivo baiano minimizou a declaração. Durante a inauguração da contenção de uma encosta, na manhã desta sexta-feira (4), Rui Costa (PT) disse que prefere governar e deixa que o povo avalie cada governo. "É o segundo dia. Ele já está preocupado com isso?", indagou, acrescentando que o importante é "construir uma federação forte". A declaração de Bolsonaro foi feita em entrevista ao SBT, que exibiu a exclusiva na noite dessa quinta (3). O presidente foi questionado se entendia a ausência dos governadores do Nordeste em sua cerimônia de posse como uma declaração de guerra. Bolsonaro negou, mas, aos risos, disse que se não colocassem a foto oficial no gabinete, era melhor eles nem pedirem dinheiro, pois o presidente reconhecido pelo grupo “está em Curitiba”



Moradores denunciam poda irregular de árvores em Brumado; situação deixa ambientalistas revoltados

As árvores de quase 20 anos foi arrancada com golpes de machado (Foto: 97NEWS)

Moradores do bairro Nobre, em Brumado, denunciaram o corte de duas árvores que foram plantadas na via pública há aproximadamente de 10 anos. Segundo eles, a derrubada das Oitis (Licania tomentosa) na manhã do último sábado, dia 29 de dezembro na Rua Eusínio Tanajura Meira, foi feita sem autorização dos órgãos competentes. Os moradores contaram ao 97NEWS que os impactos começaram a serem sentidos pelos vizinhos que moram perto do local. “A árvore faz parte do meio ambiente e é de suma importância. A partir do momento que foi cortada a gente já sentiu o impacto da quentura, porque a arvore absorve o calor. Fiquei muito triste porque era sombra para todo mundo. Esperamos que ele seja punido e dê esclarecimentos sobre o que levou ela a cortar essas árvores”, cobra. 

Uma viatura da PM chegou a ser acionada. Os PM´s orientou o morador para que ele procurasse o órgão da prefeitura (Foto: 97NEWS)

De acordo outros moradores, o responsável pelo corte alegou que os galhos estavam chegando até a casa dele. “O senhor se achou proprietário da árvore porque mora há anos aqui e por isso se achou no direito de cortar. Acreditamos que tenha outro por trás, mas desconhecemos esse motivo. O fato é que a árvore está aqui em via pública. Queremos providência”. A Secretaria de Meio Ambiente vai apurar se a pessoa tinha ordem de corte dos "Oitis", caso contrário, o responsável poderá ser punido com multa e ainda terá que fazer o replantio no local. O órgão ressalta que o morador que queira solicitar o corte de uma árvore, deve procurar primeiramente a Secretaria no prédio da Prefeitura, logo em seguida a secretaria envia um documento solicitando que faça a retirada da planta do local. Essa é uma situação que vem se tornando comum em Brumado, alguns moradores sem conhecimento técnico e ambiental, podam as árvores de maneira que elas fiquem apenas com o caule e, isso quando não mata a planta, causa grandes prejuízos ao meio ambiente do município.



Justiça de Brumado confirma tendência de endurecimento contra os ataques e ofensas à pessoas nas redes sociais

A decisão foi dada pelo juiz de Direito Dr. Rodrigo Britto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os brumadenses que ainda pensam que a internet, em especial as redes sociais, é uma “terra sem lei”, onde pode se falar o que quiser e disparar ofensas contra as pessoas, estão totalmente enganados, pois as decisões da justiça vêm comprovando o contrário, com condenações e ações indenizatórias que estão cada vez mais rígidas. A última delas já aconteceu neste ano de 2019, onde nesta quinta-feira (03), o juiz de Direito da Vara do Sistema de Juizados, Dr. Rodrigo de Souza Britto, sob a égide da fumaça do bom direito, concedeu uma liminar, com antecipação de tutela, contra um brumadense que fez comentários ofensivos à honra de um político que disputou as últimas eleições de outubro de 2018, nos quais ele, sem o mínimo lastro probatório, acusou e ofendeu o mesmo. Segundo a decisão, a postagem feita no Facebook, caso ficasse no ar, iria ampliar a mácula à honra da vítima da ofensa, então, diante disso, o juiz determinou que fosse imediatamente excluído o comentário feito, sob pena de pagamento de multa diária que pode chegar à casa dos 40 salários mínimos, caso ocorra o descumprimento. Vale ressaltar ainda que o autor da postagem estará sujeito a sanções penais e judiciais, como pagamento de indenização por danos morais. Então fica mais uma vez o alerta aos que usam as redes sociais de forma indiscriminada e ofensiva, que pensem muito antes de postarem seus comentários, já que a Justiça está cada vez mais rígida contra esse tipo de ação.



Fornecimento de água será temporariamente reduzido em Brumado e Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Devido a problemas operacionais em equipamentos eletromecânicos da estação de bombeamento de água bruta da Barragem de Cristalândia, a oferta de água distribuída em Brumado e Malhada de Pedras encontra-se momentaneamente reduzida nesta sexta-feira (4). De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), as intervenções necessárias para restabelecer o funcionamento dos equipamentos já estão em andamento e, até o início da noite de hoje, o fornecimento de água deverá ser normalizado integralmente nas áreas eventualmente afetadas. Enquanto realiza o serviço, a Embasa recomenda a utilização criteriosa da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.



Restaurante do Pesado: umas das grandes atrações da gastronomia em Itororó e região

Restaurante do Pesado oferece um cardápio variado e a melhor carne de sol do país (Foto: Divulgação)

Com cerca de 25 mil habitantes, o município de Itororó, é um dos mais charmosos da região sul da Bahia e guarda um dos segredos gastronômicos mais cobiçados, que é a sua espetacular, inimitável e deliciosamente saborosa e premiada, Carne de Sol, a qual é considerada a melhor do Brasil. Preparada de forma artesanal, inclusive com uma fórmula secular, com sol e sereno na medida certa, sem tempero, com apenas o sal e gelo, a “Carne de Sol de Itororó” tem uma fama que atravessa fronteiras, então quando o seu destino for o sul da Bahia, chegando à cidade, existe um lugar muito especial para que essa iguaria seja degustada de forma muito prazerosa pelos amantes do bom gourmet, que é o Restaurante do Pesado, que tem o status de ser um dos melhores da região.

Netão o proprietário faz questão de receber muito bem os seus clientes que vêm de diversas partes do país (Foto: Divulgação)

Há mais de uma década vem recebendo o reconhecimento de seus clientes, os quais não são somente da Bahia, mas de outros estados como Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, que fazem questão de fazer uma escala em Itororó e ir ao estabelecimento para fazer as suas refeições num ambiente muito familiar e aconchegante. No Restaurante do Pesado, além da tradicional carne de sol, é oferecido um cardápio variado, composto por um “mix self service” de saladas, pratos típicos variados, além das deliciosas porções das mais diversas.

A carne de sol de Itororó é uma iguaria irresistível que os clientes encontram no Restaurante do Pesado (Foto: Divulgação)

Os brumadenses também conhecem e fazem questão de elogiar a qualidade do Restaurante do Pesado, que fica localizado na Av. Manoel Novais, 357, ao lado da Praça Henrique Brito, onde fica situada a área de hotelaria da cidade. Então, vindo a Itororó, a viagem, a passeio ou a negócios, o Restaurante do Pesado é a sua melhor opção gastronômica.



Hemoba reforça campanha para aumentar doação de sangue no verão

Foto: Luciano Santos l 97News

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) inicia o ano de 2019 com uma campanha para alertar sobre a sustentação dos estoques de hemocomponetes responsáveis por salvar vidas. As doações de sangue regulares são indispensáveis para que centenas de atendimentos de urgência, emergência e eletivos sejam realizados. Segundo a Fundação, a situação é considerada preocupante na Bahia, tendo em vista o grande potencial de aumento nas demandas transfusionais por conta de férias, festas de verão e fluxo nas estradas. “É muito importante conscientizar a população sobre a necessidade regular da doação de sangue. Estamos começando um período de muito trânsito turístico e de festas populares. Somente com a solidariedade das pessoas podemos tocar o serviço com segurança e tranquilidade”, reforçou. No mês de janeiro, por exemplo, a Hemoba experimenta uma diminuição histórica no número de candidatos. O afastamento dos doadores nesta época do ano está relacionado período de férias. Como reflexo, os estoques de sangue passam a operar com a classificação crítica ou alerta, tendo a redução mais acentuada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população de um país deve ser doadora. No Brasil, o percentual de doadores está em torno de 1,9%, muito abaixo do que é considerado ideal. O Estado da Bahia opera com cerca de 1,4% de voluntários. Em Brumado o Hemoba está localizado na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 75, (Ao lado do Hospital).



Petrobras volta a reduzir o preço da gasolina nas refinarias

Foto: Luciano Santos l 97News

Pelo segundo dia seguido, a Petrobras reduz o preço da gasolina vendida nas refinarias. Nesta sexta-feira (4), a empresa está negociando o litro do combustível a R$ 1,4537. Ontem (3) a estatal já havia reduzido o preço de R$ 1,5087 para R$ 1,4675. De acordo com a Petrobras, a política de preços da empresa para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras “tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo”. Segundo a estatal, essa “paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”. A Petrobras informa ainda que “o preço considera uma margem que cobre os riscos” (como volatilidade do câmbio e dos preços).



Brumado: Táxi e carro de passeio se envolvem em acidente na rótula da BA-262 e BR-030

Foto: Whatsapp l 97News

Um acidente envolvendo um táxi e um carro de passeio ocorreu por volta das 17h30 na tarde desta quinta-feira (3) no cruzamento entre a BA-262 e a BR-030, em Brumado. O condutor do táxi, foi encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com ferimentos leves. Nenhum dos ocupantes do outro veículo ficou ferido. A ocorrência foi atendida inicialmente pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que controlou o trânsito. Após a batida entre os veículos, o taxista perdeu o controle do carro, e foi parar no acostamento. Segundo a PRE, o veículo Parati passou direto no trevo e bateu na porta do veículo dirigido pelo taxista. Ainda de acordo com a PRE, o taxista trafegava na rodovia no sentido Vitória da Conquista a Brumado, quando aconteceu a colisão. Devido ao forte impacto, o airbag do carro foi acionado. O taxista foi atendido pelos socorristas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital e passa bem. 

Os dois veículos ficaram com a frente destruída (Foto: Reprodução l Whatsapp 97NEWS)