ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

Confirmado: Creche será construída no Bairro São José ao lado da Escola Élcio José Trigueiro

O local que abrigará a creche que será construída no Bairro São José (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos maiores déficits na área educacional de Brumado é a quantidade de creches municipais, que ainda estão muito aquém da demanda. Visando reverter essa situação, o poder público está desenvolvendo um planejamento para que novas unidades sejam construídas na cidade. Um dos primeiros resultados já apareceu, pois, já foi confirmada pela administração municipal a construção de uma creche para o Bairro São José, a qual será construída ao lado da Escola Municipal Élcio José Trigueiro. Fruto de uma indicação da vereadora Lia Teixeira (PDT) a obra já teve a sua licitação realizada e, a próxima etapa já é a execução, já que o terreno que fica na Rua Osvaldo Marciel de Souza já está liberado. O secretário de infraestrutura, André Cardoso, não informou qual será a metragem da creche, mas, mesmo assim a obra trará mais um avanço na educação do município. "A educação em Brumado tem o lema "Educar para Libertar”, então a construção de novas creches faz parte deste planejamento em dotar o município de uma estrutura educacional de excelência”, destacou o secretário. A obra aumentará o número de vagas na educação infantil e contribuirá na melhoria da estrutura física do setor. A construção da creche integra o programa do governo, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na educação infantil até o final do mandato do prefeito Eduardo Vasconcelos. 



Lei que eleva Comarca de Brumado é sancionada por Rui Costa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governador Rui Costa sancionou nesta segunda-feira (8), a lei nº 13832, que eleva a Comarca de Brumado de Inicial para Entrância Final . Ainda de acordo com a lei, publicada no Diário Oficial, desta terça (9). De acordo com a publicação, os magistrados titulares da Comarca de Brumado, se promovidos à entrância final, poderão optar para que os mesmo permaneçam na unidade jurisdicional em que são titulares. O prazo são de cinco dias após a data da publicação. É importante citar também o empenho do Vereador Leonardo Vasconcelos e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Brumado, que há muitos anos lutam por essa elevação, a qual muitos não acreditavam que chegaria e hoje é uma realidade. A sanção do governador segue agora para o Tribunal de Justiça da Bahia.



Brumado: Previsão aponta 51% de possibilidade de chuva com raios e trovoadas para esta terça-feira (09)

O céu nublado e a previsão apontam para chuvas nesta terça e quarta-feira em Brumado (Fotocomposição: 97NEWS)

A forte onda de calor que atingiu Brumado no início de 2018 gerou um grande desconforto na população que começa a clamar cada vez mais por chuvas, as quais ainda estão muito tímidas até o momento. Nos últimos dias a onda de calor se intensificou ainda mais, criando um clima de sufocamento na cidade, deixando muita gente incomodada. Na manhã desta terça-feira (09) o céu amanheceu nublado e, segundo a previsão existe 51% de possibilidade de precipitações pluviométricas, as quais podem vir acompanhadas de raios e trovões, o que faz com que os cuidados, principalmente para os moradores do meio rural, sejam redobrados, já que os riscos das descargas elétricas existem. A previsão ainda aponta para chuvas para esta quarta-feira (10), o que, caso se confirme, irá trazer uma sensação de alívio. 



Lilica se perdeu: Ajude a encontrar a cachorrinha da raça pinscher e ainda receba recompensa

Lilica é muito querida pelos seus proprietários (Foto: Reprodução Whatsapp)

Animais de estimação para muitos são como se fossem membros das famílias, tamanho o amor e o carinho que é destinado a eles. Esse é o caso de Lilica, uma cachorrinha da raça pinscher que se perdeu na manhã desta terça-feira (09). Ela sumiu nas proximidades do CTL no Bairro das Baraúnas, deixando os seus proprietários muito preocupados, os quais residem na Rua João Pessoa, 72, no mesmo bairro. Eles estão oferecendo uma recompensa para quem encontrar Lilica. Contato: (73) 9.9950-1416, falar com Valéria. 



Brumado: Município inicia 2018 realizando uma megaoperação de recuperação de ruas e estradas vicinais

Inúmeras ruas da cidade está recebendo os serviços de recuperação que serão contínuos a partir de agora (Foto: 97NEWS)

Diferentemente de anos anteriores, a administração municipal irá realizar a recuperação e manutenção das ruas e estradas vicinais de Brumado de forma contínua, visando a melhoria da mobilidade urbana tanto na cidade como no meio rural. Já nos primeiros dias de 2018, várias equipes estão trabalhando nos quatro cantos do município realizando os serviços de recuperação. Buscando uma otimização constante do setor de infraestrutura a operação já começa a chamar a atenção da população que nessa semana observou os trabalhos realizados nas ruas Hermes Teixeira (Bairro das Esmeraldas), Hormindo Gama (Bairro Rodoviário), Maria Cândida Jesus (Olhos d’Água) e José Alvino Machado (Baraúnas), além do rebaixamento do calçamento da Rua Francisco da Silva nas proximidades das hortas e da limpeza da faixa de servidão da Rua Umburanas na saída para Caetité e a continuidade das obras de reestruturação do Riacho do Bate-pé. 

As estradas que compõe a rota do transporte escolar estão tendo prioridade neste momento (Foto: 97NEWS)

Agora, outra ação de grande relevância, segundo informaçoes colhidas junto à Seinfra é a ampla recuperação e manutenção das estradas vicinais, que irá proporcionar um grande salto de qualidade para o transporte escolar. Devido às fortes chuvas que caíram em várias localidades, o trabalho é árduo necessitando muitas vezes de se transportar uma grande quantidade de cascalho para dar a trafegabilidade desejada, já que algumas estradas estão à flor da terra como na região do Jacaré, Ariri, Bastião e Cristalândia entre outros, perfazendo um total de 600 quilômetros de trechos recuperados. O grande diferencial é que os serviços já se iniciaram e irão ter uma manutenção constante, atendendo assim os anseios da população brumadense. Nossa equipe registrou a amplitude dos trabalhos que pode ser visualizado nas fotos abaixo: 



Crime ambiental: Cidadão flagra caminhão limpa fossa descartando dejetos no Rio Brumado na cidade de Livramento

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um caminhão da empresa Limpa Fossa de Livramento de Nossa Senhora foi flagrado essa semana jogando dejetos no Rio  Brumado, que deságua em outras cidades. As imagens rapidamente foram divulgadas através de grupos de Whatsapp, causando indignação na população. Segundo consta na denúncia, o motorista do caminhão limpa fossa realiza a ação tranquilamente, sem se preocupar com o ato danoso ao meio ambiente. Não se sabe se a iniciativa do motorista foi efetivada por conta própria, ou se este recebe ordens da direção da empresa para descarregar fezes no Rio Brumado, trecho que corta o bairro Beira Rio em Livramento de Nossa Senhora. As fotos foram feitas por moradores da comunidade e circula nas redes sociais. A população da cidade questiona a ação do motorista como um crime ambiental irreparável, e tacha ainda como um descaso muito grande com o meio ambiente, uma vez que, a cidade já conta com um local, onde deveria ser feito o despejo dos dejetos. "O pessoal tem que entender que o rio é riqueza, sem ele  não seria o que é hoje”. A publicação foi compartilhada e comentada por outras pessoas que também se sentiram indignadas. 



Vamos falar sobre Segurança Pública e Ignorância

Daiane Telles Hoffmann é presidente do CONSEG de Caculé (Fotocomposição: 97NEWS)

A crise em que vive a Segurança Pública no Brasil, infelizmente não é um problema pontual em nossa cidade. Vivemos em um país onde temos um sistema prisional falido, um déficit exorbitantes de agentes de Segurança Pública Militar e Civil. Onde os Governos atribuem aos Municípios mais uma responsabilidade que não é deles! Em Muitos municípios assim como o nosso, os gestores precisam arcar com alimentação, transporte e diárias para manterem o mínimo de agentes de Segurança Possível.

Ou seja, fazem muito mais do que devem e podem! Eu sou estudiosa da Segurança Pública no Brasil e no Ano de 2011 tínhamos no Estado da Bahia um déficit de quase 10 mil policiais militares.

A ONU - Organização das Nações Unidas preconiza que a cada 200 habitantes devemos ter 01 agente de Segurança Pública, ou seja não chegamos nem perto disso!

A política Pública de Segurança Pública é uma responsabilidade de todos Nós! Por isso, qualquer ação ou atitude que mobilize a Sociedade e o Poder Público é Sempre, sempre importante. Mais para fazer política de Segurança Pública é preciso sair da ignorância político partidária e assumir a postura da Política Pública LIBERTADORA na prática!

Que sejamos “Agentes multiplicadores” das nossas ideias e atitudes que libertam e que nos motiva!

A nossa cidade (Caculé) irá promover no próximo dia 10 (quarta-feira) uma manifestação bonita. Vamos mostrar ao Brasil que juntos podemos ser correntes de liberdade e Justiça!

 



Brumado: `Nota Premiada Bahia´ tem 07 instituições participantes na área social

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os cidadãos brumadenses que aderirem à Nota Premiada Bahia concorrerão a prêmios de até R$ 1 milhão e ainda compartilharão suas notas fiscais eletrônicas com instituições beneficentes que participem do programa "Sua Nota é um Show de Solidariedade". O primeiro passo é fazer o cadastro no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br, escolhendo para apoiar uma instituição da área social e outra da área de saúde - em Brumado, apenas instituições na área social está cadastrada. A partir daí, para concorrer aos prêmios e compartilhar as notas com as instituições selecionadas, basta solicitar que o CPF cadastrado previamente seja adicionado a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais de Brumado e em qualquer parte da Bahia, que emitam a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Quem se cadastrar e adotar o hábito de inserir o CPF na nota eletrônica concorre a dez prêmios mensais de R$ 100 mil, que começarão a ser sorteados a partir de fevereiro, e a prêmios especiais de R$ 1 milhão, o primeiro dos quais com sorteio previsto para 20 de junho. Em Brumado as instituições sociais participantes do Sua Nota é um Show de Solidariedade são: APAE; Associação Comunitária da Fazenda Boa Vista; Associação Comunitária dos Pequenos Criadores Rurais da Fazenda Maçaranduba; Associação Pessoas com Deficiência Municipal de Brumado e Região; Centro Espítrita Viveiro de Luz; Clube da Terceira idade e FADESB. Já a área de saúde, não existe nenhuma instituição beneficente cadastrada no programa. Instituições beneficentes que ainda não participam do Sua Nota é um Show de Solidariedade podem preencher o formulário de cadastramento eletrônico no site www.sefaz.ba.gov.br, clicando no botão “Educação fiscal”, em seguida no banner “Sua Nota é um Show de Solidariedade” e, na página do programa, acessando o link “3ª fase”. 



Natureza Implacável: 80 cabeças de gado são fulminadas por tempestade com raios; veja vídeo

A cena chama a atenção para a força destruidora da natureza (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

Chuvas com raios seguem causando a morte de cabeças de gado em fazendas de todo o país, as quais, são cada vez mais comuns nesta época do ano. Mais um fato, ocorrido na fazenda Santo Antônio, na zona rural de Talismã, Estado do Tocantins na noite deste domingo (7) durante uma tempestade de raios, realmente chamou a atenção para os perigos das descargas elétricas. Geralmente em chuvas acompanhadas de raios e trovões os animais se escondem debaixo de árvores, mas, é aí, justamente que mora o perigo, pois as árvores acabam atraindo as descargas. Nestes últimos dias um fato similar, mas em uma dimensão muito menor, aconteceu no município de Botuporã, município da região sudoeste. Um vídeo que chegou à redação do 97NEWS mostra a cena chocante que comprova, mais uma vez, o quanto a natureza é implacável. Fica aqui o alerta para a população da região, já que estamos em período chuvoso, que, muitas vezes, é acompanhado de raios. Veja o vídeo abaixo: 

 



Viralizou: Peixe frito aparece em vídeo se mexendo e intriga internautas

Foto: Reprodução

Um vídeo em que um peixe frito aparece se mexendo tem causado na Internet. O peixe em questão seria servido para um cliente, na cidade de Hengyang, que fica na província de Hunan, sudeste da China. As imagens foram divulgas na rede social chinesa Weibo. O site de notícias científicas IFL Science informou que mesmo fora do comum, alguns animais após serem mortos, seus corpos demoram um pouco para “saber” que está morto. “Imediatamente após a morte, os neurônios do movimento mantêm algum potencial de membrana, ou uma diferença na carga de íons, o que iniciar um efeito dominó na rede neural, gerando o movimento”, esclarece o site. Veja o vídeo abaixo:



Febre Amarela: 13 mortos e o medo de uma epidemia em São Paulo

(Reprodução)

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou na tarde desta segunda-feira (8) que 13 pessoas morreram de febre amarela no estado desde janeiro de 2017 até hoje. De acordo com a pasta, foram 29 casos confirmados de pessoas com a doença. "Os locais de infecção foram em Mairiporã e Nazaré Paulista", informou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula. A vacinação irá começar nos lugares onde o vírus está circulando, mas o objetivo é que, em um ano, atinja todo o estado. Para isso, será feita em etapas. "É a primeira vez que isso vai ser usado nessa quantidade. Existe primeiro uma validação técnica que está sendo realizada, treinamento dos recursos humanos, aquisição de materiais, o que já conseguimos, como seringas específicas. Isso está em realização e estaremos prontos no começo de fevereiro", disse Boulos. Além dos lugares onde o vírus já circula, outra etapa será vacinar os lugares onde o estado prevê que o vírus chegue, como o litoral de São Paulo. Isso porque o Rio de Janeiro teve casos confirmados de febre amarela, e o vírus circulava na Serra do Mar.

Veja quem pode tomar a vacina:

  • Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos.

Não podem tomar a vacina:

  • Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.
  • Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.
  • Pessoas com alergia a ovos ou derivados.
  • Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.
  • Transplantados.

No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para a vida toda. Assim como as pessoas, os primatas são vítimas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados na zona de mata e que costumam circular em copas de árvores, local de repouso preferido dos primatas. Quando eles são infectados e chegam a morrer, isso indica que existe a circulação do vírus no local, mas eles não podem transmitir a doença para humanos.



Padre Reginaldo Manzotti é acusado de engravidar jovem, assessoria desmente

(Foto: Reprodução)

Segundo o colunista Leo Dias, o padre Reginaldo Manzotti foi acusado de engravidar uma jovem. A moça de 21 anos diz que está grávida do padre que tem 15 anos de sacerdócio. Reginaldo é um dos mais populares do Brasil, com seis milhões de seguidores no Facebook. As redes sociais do padre explodiram com acusações e questionamentos dos fiéis. Reginaldo Manzotti e sua assessoria procuraram a coluna de Leo Dias para explicar a situação. Através de uma nota oficial o padre esclarece que a notícia é falsa. Ainda de acordo com Leo Dias, a jovem garante que o filho é do padre e exame de DNA será feito assim que a criança nascer. A assessoria do padre, no entanto, garante que o padre não conhece a jovem.



Justiça Federal suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

Cristiane ao lado do pai Roberto Jefferson (Foto: Reprodução)

O juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, suspendeu na noite desta segunda-feira (8) a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB) como ministra do Trabalho – a posse dela estava marcada para esta terça (9). Ela foi condenada em dois processos trabalhistas.  “Assim, verificada a presença dos requisitos do artigo 300 do CPC, DEFIRO em caráter cautelar e liminar inaudita altera parte, provimento para SUSPENDER a eficácia do decreto que nomeou a Exma. Deputada Federal Cristiane Brasil Francisco ao cargo de Ministra de Estado do Trabalho, bem como sua posse”, escreveu o juiz. A Justiça Federal no Rio de Janeiro e em Magé havia negado as liminares. Advogados trabalhistas entraram com ações nas comarcas de municípios em que atuam para impedir a posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho. Eles fazem parte do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Miti) e, entre eles, está o advogado Carlos Alberto Patrício de Souza, que defende um dos motoristas que processou Cristiane Brasil.



Rapidinho: Gel com nitroglicerina funciona 12 vezes mais rápido que o viagra

(Foto: Reprodução)

A nitroglicerina é um líquido sem cor e sem cheiro que, dependendo da quantidade, pode funcionar como explosivo. Agora, testes realizados no University College Hospital, em Londres, concluíram que a substância pode ser utilizada num gel anti-impotência, que está a ser testado e tem tido bons resultados. De acordo com os resultados do estudo e dos testes, o gel com nitroglicerina é 12 vezes mais rápido que o viagra e 44% dos homens que participaram no estudo tiveram uma ereção em cinco minutos. Dos 220 testes feitos, 70% tiveram sucesso em 10 minutos. Além disso, o gel poderá funcionar cerca de 12 vezes mais rápido que o viagra. Ao The Sun, o urologista David Ralph explicou que as vantagens do novo produto são uma "potencial ação rápida e facilidade de uso". Para o especialista, o gel pode "aumentar o nível de intimidade entre os casais".  Contudo, existem efeitos secundários, como dores de cabeça. Os especialistas, no entanto, afirmam que vão alterar ligeiramente a "receita", de maneira a garantir melhores resultados e menos efeitos prejudiciais. Segundo os mesmos, o gel poderá estar à venda já no próximo ano, e poderá custar pouco mais de um euro.



Homicídio praticado por motorista alcoolizado pode se tornar crime hediondo

(Foto: Reprodução)

Projeto que torna crime hediondo o acidente de trânsito com vítima fatal provocado por motorista alcoolizado ou sob influência de outras drogas psicoativas está  em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Caso o homicídio praticado por motorista alcoolizado seja classificado como crime hediondo, o condenado não terá direito a indulto, anistia ou graça, começará a cumprir a pena sempre em regime fechado e a progressão de regime será mais lenta. De acordo com o texto do Projeto de Lei do Senado (PLS) 1/2008, será também incluído na lista dos crimes hediondos o acidente de trânsito com vítima fatal provocado por motorista que estiver envolvido em pegas ou rachas. O projeto modifica a Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072 de 1990) e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, o CTB determina o limite de 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar para o motorista. E o condutor que dirige embriagado e provoca uma morte no trânsito pode ser condenado por homicídio culposo, aquele em que não há intenção de matar. Vários juízes, no entanto, já têm entendido, nas sentenças, que o crime pode ser considerado homicídio doloso, porque o motorista assumiria o risco de matar ao dirigir alcoolizado. Para o autor da proposta, senador Cristovam Buarque, “o país vive um processo de guerra civil cuja arma têm sido os veículos motorizados nas mãos de irresponsáveis”. O projeto foi aprovado em dezembro de 2016 pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na forma da emenda substitutiva apresentada pelo relator Telmário Mota (PTB-RR). O relator na CCJ, Hélio José (Pros-DF), acatou a nova versão do texto e avaliou que a medida pode reduzir o número de motoristas que dirigem após beber. Ele lembra que, somente em 2015, foram provocadas 38.651 mortes no trânsito conforme dados do Ministério da Saúde. “Comungamos com a opinião do autor da proposição que entende ser necessário classificar o homicídio praticado por motorista alcoolizado ou sob efeitos de substâncias análogas como crime hediondo. Não se pode cogitar que haja um ato mais gravoso tipificado no Direito Penal do que o crime de homicídio, dada a eternidade de suas consequências”, apontou Hélio José. O senador também considerou certeira a inclusão do “pega” no rol dos crimes hediondos: “Trata-se de figura igualmente repreensível e que merece ser tratada com a mesma severidade que o homicídio culposo praticado em concurso com a condução de veículo automotor com capacidade psicomotora alterada”, destacou.



Entra em vigor lei que exige a manutenção em ar condicionado

(Foto: Reprodução)

Todos os edifícios, públicos ou privados, serão obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado. É o que determina a Lei 13.589/18, sancionada na quinta-feira (4) e publicada na sexta (5) no Diário Oficial da União. A lei já está valendo para novas instalações de ar condicionado. Para sistemas já instalados, o prazo para cumprimento dos requisitos é de 180 dias depois da regulamentação da lei, a ser feita posteriormente. Os edifícios terão que fazer a manutenção dos sistemas de climatização com base em um plano de manutenção, operação e controle, a fim de prevenir ou minimizar riscos à saúde dos ocupantes. O plano deverá obedecer a parâmetros regulamentados pela Resolução 9/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e posteriores alterações, assim como às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo da lei é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza. A lei será aplicada a todos os edifícios, mas os ambientes climatizados de uso restrito – laboratórios e hospitais, por exemplo - deverão obedecer a regulamentos específicos. A matéria tem origem no Projeto de Lei da Câmara 7260/02, do deputado Lincoln Portela (PRB-MG), aprovado no Senado em agosto de 2013. O Ministério da Justiça e Segurança Pública recomendou o veto ao trecho do projeto que tornava obrigatória a responsabilidade técnica do plano de manutenção, operação e controle a engenheiro mecânico. Segundo o governo, tal regra cria reserva de mercado sem necessidade.



Corpo de médico desaparecido desde sexta é encontrado boiando no São Francisco

(Fotos: Reprodução)

O corpo de um médico de 36 anos foi encontrado preso entre as pedras de uma cachoeira em Pirapora, na orla do Rio São Francisco, na noite desse domingo (7). De acordo com os bombeiros, o corpo de Samir Chagas Seraiedine estava próximo da Ilha do Peixe Dourado e foi achado por pescadores da região. A perícia foi chamada e as causas da morte ainda serão investigadas. Familiares disseram aos militares que o médico foi visto pela última vez na noite de sexta (5). A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento no sábado (6).



Lei reformula mudanças na carreira de agentes comunitários de saúde

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O presidente Michel Temer sancionou, com muitos vetos, lei que reformula a carreira de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 8, dispõe sobre atribuições, condições de trabalho, grau de formação profissional e cursos de formação técnica e continuada desses profissionais. Dentre os vários vetos, Temer rejeitou os trechos que tratavam de indenização de transporte aos agentes e da jornada de trabalho, alegando que a competência legislativa da União sobre a matéria é apenas para "diretrizes" e que a questão deve ser tratada pelos respectivos entes federados, conforme a disponibilidade de recursos e o interesse público.  Quanto à jornada, os dispositivos vetados falavam em carga de trabalho para fins de piso salarial de 40 horas semanais integralmente dedicada a ações e serviços de promoção da saúde, de vigilância epidemiológica e ambiental e de combate a endemias, dais quais 30 horas semanais para atividades externas e 10 horas semanais para atividades de planejamento e avaliação de ações.



Clima: Ano de 2017 foi o segundo mais quente da história

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ano passado foi o segundo mais quente em todo mundo, atrás apenas de um escaldante 2016, com sinais de mudanças climáticas que vão de incêndios florestais ao derretimento de gelo ártico. O levantamento foi feito pelo Centro de Monitoramento do Clima da União Europeia. O Serviço de Mudança Climática Copernicus, a primeira grande agência meteorológica internacional a relatar as temperaturas globais de 2017, disse que elas foram em média 14,7ºC maiores do as do período pré-industrial. O ano passado foi ligeiramente "mais fresco do que o ano mais quente registrado, e mais quente do que o segundo ano mais quente, 2015", disse o relatório. As temperaturas têm sido registradas desde o final do século 19. Os dados corroboram uma projeção da Organização Meteorológica Mundial, da ONU, feita em novembro, de que 2017 seria o segundo ou terceiro ano mais quente depois de 2016, como parte de uma tendência de longa data impulsionada por gases estufa produzidos pelo homem. 



Absurdo: Campanhas eleitorais retiram R$ 472 milhões da saúde e educação

Foto: Reprodução

O fundo eleitoral bilionário criado para bancar as campanhas políticas com recursos públicos retirou R$ 472,3 milhões originalmente destinados pelos parlamentares para educação e saúde neste ano. Deputados federais e senadores, quando aprovaram a destinação de verbas para as eleições, haviam prometido poupar as duas áreas sociais de perdas. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que o fundo receberá R$ 121,8 milhões remanejados da educação e R$ 350,5 milhões da saúde. O valor corresponde à transferência de dinheiro das emendas de bancadas – que seria destinado a esses setores – para gastos com as campanhas eleitorais deste ano. O fundo, aprovado em 4 de outubro do ano passado, é uma alternativa à proibição das doações empresariais e receberá, no total, R$ 1,75 bilhão. Desse montante, R$ 1,3 bilhão sairá das emendas de bancada, cujo pagamento é obrigatório pelo governo, e R$ 450 milhões da isenção fiscal que seria concedida a rádios e TVs para veicular programas partidários. O dinheiro será distribuído aos partidos de acordo com o tamanho de suas bancadas na Câmara e no Senado. 

A criação do fundo é contestada por ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria da ministra Rosa Weber. Ela decidiu levar o caso ao plenário da Corte e ainda não há data para o julgamento. A verba retirada da saúde para abastecer o caixa das campanhas seria suficiente, por exemplo, para arcar com a construção de 159 novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), com sete leitos, dois médicos e atendimento médio de 150 pacientes por dia ou financiar 859 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os recursos que deixaram de ser aplicados em educação equivalem a 34% de todos os pagamentos que o governo realizou no ano passado no Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância): R$ 355 milhões, conforme dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O dinheiro serve para construir e equipar creches. A Secretaria Estadual da Saúde do Espírito Santo perdeu, por exemplo, R$ 15,7 milhões para a compra de ambulâncias. Em Goiás, o programa Caminho da Escola, que compra ônibus e bicicletas para transporte escolar em núcleos rurais e periféricos, não terá R$ 18,7 milhões. Os principais articuladores da reforma política, quando a proposta tramitou no Congresso Nacional, afirmaram que as duas áreas não seriam prejudicadas. “Não aceito que mexa um centavo de saúde e educação”, disse à época o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Um dos idealizadores do uso das emendas como fonte de recursos, o senador Romero Jucá (MDB-RR), líder do governo Michel Temer, também rechaçou as perdas: “A proposta que eu fiz não tira dinheiro da educação, da saúde, de lugar nenhum”. Procurados, eles não foram encontrados para comentar o assunto.

CONTINUE LENDO