ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória


Processos em fase de pagamento com perdas do 'Plano Collor 2' são liberados

Foto: Reprodução

Estabelecido em 31 de janeiro de 1991, o Plano Collor congelou preços e salários, aumentou tarifas públicas e criou a Taxa de Referência de Juros (TR ), extinguiu o BTN-F e estabeleceu a Taxa referencial diária (TRD) como fator de correção da poupança. Clientes que tinham dinheiro na poupança com aniversário entre 1º e 31 de janeiro de 1991. Esta semana, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou o andamento dos processos relacionados às perdas com o Plano que estiverem em fase de pagamento. Em outubro do ano passado, o STF suspendeu todos os processos em fase de execução, liquidação ou cumprimento de sentença para estimular a adesão de cidadãos ao acordo coletivo com os bancos. Agora, ao reanalisar o caso, o STF reconsiderou a própria decisão. Para ele, a suspensão não estimulou a adesão ao acordo coletivo. Ainda conforme o STF, poupadores relataram "paralisia" dos processos em fase de execução, na medida em que "os peticionantes alegam manifesta desproporção entre o que os poupadores teriam direito em razão de sentenças judiciais transitadas em julgado e o que lhes é proposto para formalização de acordo".



Brumado: Moradores do bairro Baraúnas cobram de vereador mais dedicação; Elias Piau rebate e diz que não é ele que tem a 'caneta na mão'

Foto: 97NEWS

Quadra abandonada, lixo nas ruas, sem pavimentação, mato às margens das vias, obras paradas ou que ainda nem começaram. Estas são apenas algumas das reclamações dos moradores do bairro Baraúnas, que cobra mais atenção do vereador Elias Pereira, o "Piau". Esta semana, os moradores enviaram fotos da quadra do bairro que está completamente abandonada. Além disso, ruas apresentam sujeira em vários pontos do bairro. O morador José Cândido relata bem as problemáticas do bairro, que segundo ele tem recebido algumas melhorias, mas que ainda é muito pouco para o que se falta ser feito. "A limpeza pública aqui é uma vergonha, essa quadra estava tomada de lixo, melhorou alguns dias atrás porque fizeram um evento ai, e limparam. E sem contar que os moradores também não ajudam né. Temos que fazer a nossa parte", relatou. Ainda segundo o morador, a rua Deuclides Ferreira Neves, é uma das que mais precisa de atenção. "Não vamos ser hipócritas e dizer que deu uma melhorada em algumas ruas do bairro, mas mesmo assim, ainda falta muita coisa para o bairro Baraúnas chegar à um bairro bem visto. Infelizmente, os gestores foram deixando o bairro para trás e é como você está vendo, está a deus-dará", afirma o morador, que completou cobrando o setor de infraestrutura para que visitasse mais o bairro. "Visitem mais o bairro Baraúnas, veja a nossa situação e tenha boa fé. Porque não basta falar, tem que ver o que o bairro está passando", comentou. 

Foto: 97NEWS

Outra questão levantada por alguns moradores é de que, existe um representante político no bairro, mas que está focado apenas na prática de esportes, esquecendo de outros setores. Diante dos questionamentos dos moradores, o vereador Elias Pereira, escreveu em sua página na rede social esclarecendo que, "Sei que o fato da realização dos campeonatos fazem com que algumas pessoas pensem que atrapalha meu trabalho com parlamentar, me envolvo no esporte sim, e por amor", escreveu. Ele ainda fez questão de afirmar que faz várias cobranças ao Executivo. "Faço todas as cobranças devidas e necessárias, por conviver e caminhar pelo bairro Baraúnas, conheço de perto as reais necessidades e demandas da minha comunidade, coisa que muitos não fazem. Sempre fiz minhas cobranças ao secretariado da Prefeitura Municipal de Brumado através de ofícios e até mesmo pessoalmente, encaminho as sessões da Câmara Municipal todas as demandas e necessidades da comunidade por meio de indicações e requerimentos". Por fim, o parlamentar ainda diz, "Vereador não executa obra, sei que muitos estão vendo a equipe da capina e limpeza no bairro a mais de uma semana a pedido do vereador, mas pelo amor de Deus... Isso não é realizado em um dia ou dois, requer tempo para que atenda toda extensão do bairro". O parlamentar ainda completa ao falar da quadra de esportes do bairro. "Saibam que as indicações para reforma da quadra poliesportiva já foram feitas e através delas muitas cobranças diárias", desabafou o vereador em sua página pessoal.

Foto: 97NEWS


Mulher é flagrada furtando caixa de loja de utilidades, em Tanhaçu; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher não identificada, foi flagrada na manhã desta quarta-feira (24) pelo circuito interno de monitoramento furtando o caixa de uma loja de utilidades, na cidade de Tanhaçu. Por volta das 07h43, a mulher que vestia blusa lilás e bermuda jeans, entra na loja calmamente e percebe que não há ninguém no estabelecimento. Tranquilamente observando a situação, a mulher olha para todos os lados e percebe que o dono do estabelecimento não está por perto. Em seguida, é possível ver no vídeo que a mulher vai em direção ao caixa da loja e pega algumas notas. Após a ação, a mulher coloca o valor no bolso e sai como se nada tivesse acontecido. Segundo apurou o 97NEWS, a família informou que a mulher sofre com problemas psicológicos e já procurou o dono do estabelecimento para devolver a quantia. Veja o vídeo:



Brumado: Homem é preso após dar murro em rosto de vizinha

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Nesta quarta-feira (24), após denúncia, o Cicom informou que na rua Laguna, no bairro Novo Brumado, um indivíduo havia agredido fisicamente uma senhora e, de posse dessa informação, a guarnição do motopatrulhamento Carcará deslocou-se, tendo encontrado uma senhora que disse que o vizinho havia a agredido fisicamente com um soco, abrindo-lhe os supercílios. Em meio a essa situação, a guarnição com a permissão da proprietária, adentrou a residência do agressor, que foi então capturado e conduzido à Delegacia de Brumado para fins de esclarecer o fato.



Santa Teresinha recebe Suba 100 de mountain bike neste final de semana

Foto: Divulgação

Tudo pronto para a maior subida de mountain bike do Brasil. Mais de 1,5 mil ciclistas de todo o país estarão reunidos no município de Santa Teresinha, para a 5ª edição do Suba 100. A prova terá início já neste final de semana e ocorre entre os dias 26 e 28 de abril. A prova, do tipo maratona, é dividida em duas etapas, de 66 km e 100 km. A primeira começa no sábado (27), com saída programada para as 8h, da Praça da Bandeira, onde os atletas subirão a Serra dos Neves e Serra da Jibóia, descendo pelo “Rock Garden” da região da Barragem da Casa Forte. No domingo (28), os ciclistas percorrerão 100 quilômetros de pedalada e 1.300 metros de subida. Os atletas passarão por cenários naturais da região, como as Serras do Boqueirão, passando pelo distrito de Rio Seco e seguindo para região dos inselbergs (relevos residuais que tendem a ficar salientes em uma planície, em lugar árido ou semiárido) de Itatim, sendo os mais conhecidos o Morro da Ponta Aguda, Morro da Toca, o Morro Malhado e o Enxadão. Organizada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC). Para o presidente da FBC, Orlando Schmidt, a competição exige dos ciclistas muito fôlego para superar as subidas do circuito. “O grande desafio da competição é trazer ao atleta a adrenalina e a dificuldade em uma subida de 2.800m na Serra da Jibóia e na Rampa de Voo Livre do Boqueirão”, disse.



Brumado: Servidores do Judiciário se reúnem com professores do EJA para aplicação do Círculo de Construção de Paz

Foto: Divulgação

No último mês os técnicos do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) se reuniram com toda a rede de professores e coordenação da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), na escola Santa Rita de Cássia para aplicar o procedimento do Círculo de Construção de Paz (CCP). O objetivo do evento foi proporcionar a interação entre os profissionais, bem como sensibilizá-los em relação ao autocuidado. Ocorreu, neste encontro, participação efetiva dos professores onde manifestaram gratidão em poder vivenciar um momento de olhar para si.



Brumado: De olho nas próximas eleições partidos garimpam filiados para 'Campanha Proporcional'

Foto: Composição l 97NEWS

Mesmo faltando dezenove meses para as próximas eleições, os partidos políticos em Brumado seguem em intensa movimentação nos bastidores de olho nas urnas em 2020. Aquelas lideranças e figuras de destaque da cidade para tentar conquistar votos, especialmente para vereador. Segundo os próprios partidos, por conta do fim das coligações proporcionais. A intenção é acabar com o chamado “efeito Tiririca”, pelo qual a votação expressiva de um candidato ajudar a eleger outros do grupo de partidos que se uniram. Na prática, parlamentares de legendas diferentes, com votação reduzida, acaba eleito devido ao desempenho do chamado “puxador de votos”. A eleição do próximo ano vai inaugurar esse novo modelo de disputa para o Executivo e Legislativo. Nesse caso, para que haja votos suficientes dentro de uma mesma agremiação, os desbravadores políticos iniciam desde agora a série de conversas e negociações com foco em 2020. Na Capital do Minério, vários pré-candidatos já sinalizaram a filiação de novos quadros, inclusive daqueles que estão fora da cena atual. A ideia é garimpar o terreno da “nova política” para tentar impulsionar nomes até então desconhecidos. Para tanto, a busca pelo tesouro inclui médicos, promoter de eventos, evangélicos, ex-deputados, radialistas, empresários, ex-prefeitos ou até mesmo um rosto que desponte como liderança. O que se pode observar é que, desde o ano passado, já se realiza uma conversa aqui, um café ali e um almoço lá, e assim segue a estratégia de cada em em busca do tão prometido "diamante lapidado". Só que para os estudiosos políticos, ao diversificar o quadro, as siglas ampliam seus “garimpeiros” e conseguem construir uma estrutura de candidatura mais antiga. Outra questão, é os prejuízos que os partidos tiveram ao terem subjugado os postulantes a vereador nas últimas eleições. Por isso, a corrida pelo tesouro pode ser mais acirrada.



Operação nacional busca foragidos por roubo, homicídio e estupro em Brumado e outros Estados

Foto: 97NEWS

Nesta quarta-feira (24), policiais civis cumprem vários mandados de prisão em Brumado e em outros 26 estados do país. Segundo apurou o 97NEWS, a megaoperação está sendo realizada para prender foragidos da Justiça. Os alvos são acusados de crimes graves como roubo, golpes na internet, homicídio e estupro. Cerca de mil mandados de prisão, busca e apreensão foram expedidos. 600 prisões já foram feitas em todo o país até o fim desta manhã. Batizada de "#PC27", a operação é uma referência à padronização de todas as polícias civis do país. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após trabalho de investigação. Em Brumado, um brumadense está sendo procurado por aplicar o "Golpe do Amor". Para não atrapalhar as investigações, a polícia não divulgou a identidade do suspeito. Ele é investigado por extorsão e, segundo a Polícia, teria seduzido várias mulheres, e posteriormente aplicava o golpe. Ainda segundo a Polícia, o homem conhecia as mulheres na internet e, de acordo com as investigações, mantinha relacionamento amoroso por WhatsApp ou Facebook. Nesse processo, a vítima era induzida a depositar quantias em dinheiro na conta. Também nesta quarta, um outro brumadense foi preso acusado de cometer homicídio em Contagem no estado de Minas Gerais. A polícia também não divulgou o nome do suspeito. Na Capital do Minério, a operação conta com apoio de vários policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin).



Brumado: Feijão e tomate estão entre os vilões do alto custo da cesta básica

Foto: 97NEWS

A cesta básica está mais cara em Brumado e quanto mais a gente trabalha, menos vale o nosso dinheiro. Entre os principais vilões da cesta estão o feijão e o tomate. A conta está mais cara. Quem faz feira todo mês, já percebeu o aumento nos preços. O 97NEWS fez uma pesquisa de preços pela cidade, e a média de preço da cesta básica está entre R$ 180 a R$ 300. Isso levando em consideração apenas os produtos mais básicos (feijão, arroz, macarrão, óleo de soja, farinha, açucar, verduras, produtos de limpeza e higiene pessoal). O feijão é o grande vilão da cesta básica desde quando começou o ano, mas não foi o único. O segundo lugar nesta lista é de um velho conhecido, o tomate. O ideal é diminuir o consumo dos produtos que tiveram uma alta muito grande nos preços, mas como tirar da lista itens como o tomate e o feijão? Por isso é tão importante ficar de olho na oscilação de preços. Pesquisar é outra coisa importante. 

Foto: 97NEWS

O tomate, que antes era vendido por cerca de R$ 3 o kg, chega a custar R$ 6 em estabelecimentos comerciais da cidade. Segundo feirantes, a baixa produção do legume, alavancou o preço do produto. “Esses preços podem variar, mas a tendencia é que até junho, o valor do tomate possa cair ao consumidor final”, relatou o vendedor Gilmárcio Ramos, que compra a caixa de tomate a R$ 80 na feira livre. Já o feijão, a nossa equipe registrou preços de até R$ 8 o quilo. Segundo donos de supermercados, o aumento no preço se deu por conta da seca e da defasagem no valor do alimento. Até a metade do ano, os empresários acreditam que o principal atrativo do prato do brasileiro passe a custar entre R$ 4 a R$ 5.



Mãe é suspeita de bater e quebrar a perna da filha de 6 anos com cabo de vassoura

Foto: Divulgação l Arquivo Pessoal

Uma menina de 6 anos foi internada na terça-feira (23), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após ser espancada com um cabo de vassoura, na cidade de Lauro de Freitas. Segundo a Polícia, a diretora da Escola em que a menina estuda, percebeu que a criança andava com dificuldades para andar. O irmão dela, que também é uma criança, informou que os dois foram agredidos pela mãe, identificada como Jeane Oliveira Santos. De acordo com a polícia, a menina foi socorrida pela coordenadoria do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e por um representante do Conselho Tutelar de Lauro de Freitas, que levaram a criança para a unidade médica. Segundo o G1, a polícia informou que a suspeita tem envolvimento com drogas. A criança foi diagnosticada com uma fratura óssea na perna. O caso é investigado pela polícia civil.



Brumadenses despertam com uma garoa na Capital do Minério; semana será de tempo nublado

Foto: 97NEWS

A cidade de Brumado amanheceu esta quarta-feira (24) com um dia nublado e com temperaturas mais baixas que as comuns para a estação. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a mínima fique nos 19ºC e a máxima não ultrapasse os 23ºC. Com rajadas de vento moderadas durante todo o dia, há também a possibilidade de chuviscos durante a manhã e à noite. Durante a semana, porém, a expectativa é de que as temperaturas fiquem amenas. Na quinta e sexta-feira (25 e 26), os termômetros oscilam entre 20ºC e 23ºC. Já no sábado (27), a máxima chega nos 30ºC, enquanto a mínima sobe para 21ºC. Apenas na quinta (25), segundo o Inmet, será o único com probabilidade de chuva -- sendo apenas garoa. Nos demais dias, a previsão é de que o céu fique nublado, mas sem precipitações. 



Brumado: Homem tem a cabeça esmagada por caminhão em acidente na Vila Presidente Vargas

Foto: 97NEWS

Um homem de 35 anos morreu na noite desta terça-feira (23) após ter a cabeça esmagada por um caminhão que trafegava na BR-030, trecho urbano da Vila Presidente Vargas, em Brumado. Conforme apurou o 97NEWS, o acidente aconteceu por volta das 23h40. O homem identificado como Welton de Jesus Araújo (Ticha), teve a cabeça esmagada pelo veículo de carga. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e investiga as causas do acidente. O motorista do caminhão acompanhou a chegada da polícia. A perícia esteve no local e apenas o laudo vai confirmar o que aconteceu. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML da cidade.

Foto: 97NEWS


Em viagens à unidades do interior, presidente do CREA visita inspetoria de Brumado e assina Termo de Cooperação Técnica com o município

Foto: 97NEWS

Em viagem pelas 26 inspetorias que existem no interior do Estado, o presidente do Crea, o professor universitário e engenheiro civil, Luis Edmundo Campos, esteve na unidade de Brumado para uma visita e assinatura de Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a prefeitura de Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, o engenheiro disse que tem priorizado as visitas ao interior, como forma de se aproximar dos profissionais e demandas de cada região. "Essa visita é para conhecer a realidade do município, discutir com os profissionais, realizar convênios para ajudar a prefeitura na fiscalização, tanto o Crea como o município, trabalhando juntos para uma fiscalização maior", destacou. O gestor confirmou ainda uma parceria entre o município, para que seja montado um escritório de assistência técnica para aproveitar o conhecimentos dos alunos de universidades, no intuito de assessorar pessoas de baixa renda. "Estamos tentando fazer essa aproximação entre as associações, as entidades de classe, instituições de ensino, as prefeituras e o Crea sendo o catalizador. De modo que possamos juntar quatro áreas importantes, como a engenharia, arquitetura, o assistência social e direito, para assistir essa população que tanto precisa de assistência técnica". Conforme Luis Edmundo, o acordo com o município é uma carta de intenção, mostrando o interesse em trabalhar em conjunto. "A nossa intenção é compartilhar o banco de dados do Crea com o da prefeitura, como por exemplo, quando a população for em busca do Alvará de construção, que o município busque do dono do empreendimento, uma Notação de Responsabilidade Técnica, indicando que tem um profissional atuando naquela área", esclareceu. Por fim, o engenheiro em sua agenda de programação em Brumado, se reuniu com o Prefeito Eduardo Vasconcelos na parte da manhã, onde foi assinado o termo, em seguida fez visitas em algumas instituições, e no fim do dia, fez palestra no auditório da SEMAC. Seguindo o cronograma de visitas, o presidente do Crea Bahia seguiu para as inspetorias de Guanambi e Vitória da Conquista.



Projeto prevê desconto no IPVA para policiais e motoristas sem infrações na Bahia

Foto: 97News

Dois Projetos de Lei apresentados na Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA) na terça-feira (23), querem dar descontos no pagamento do Imposto Sobre Propriedade De Veículos Automotores (IPVA) de 50% para agentes de segurança do estado e de até 30% para motoristas que não tenham cometido infrações nos últimos anos. O PL 23.239/2019 prevê a concessão do abatimento na alíquota para policiais, agentes prisionais, guardas civis municipais e demais agentes de segurança pública, desde que estes não tenham débitos vencidos junto à Fazenda. Já no projeto 23.240/2019, os condutores serão beneficiados com descontos no IPVA de 10% refente a um ano sem cometer infrações; 20% por dois anos e 30% caso não tenha levado nenhuma multa nos últimos três anos. A medida tem como objetivo incentivar a diminuição de descumprimentos das leis de trânsito na Bahia e evitar mais acidentes, já que o estado é o terceiro que mais indenizou por mortes no trânsito no Brasil, com 1.367 indenizações Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Capitão Alden (PSL). 



Brumado: Prefeito retornará com programa de rádio, uma das principais ferramentas de 'holofotes' de sua gestão

Foto: 97NEWS

Afastado do programa de rádio que era apresentado todos os sábados por uma emissora local, desde o fim do ano passado, o prefeito Eduardo Vasconcelos anunciou na última semana durante a inauguração da Praça Dr. Nelson Lula, o retorno do programa institucional a partir do próximo mês. Transmissões de programas institucionais vem acontecendo em várias cidades do Brasil. A iniciativa vem sendo bastante usada também nas redes sociais, como é o caso do governador Rui Costa, com o "Papo Correria", onde ele responde todos os questionamentos da população baiana. Já no interior, como é o caso de Brumado, desde o início de sua gestão, o prefeito Eduardo tem usado bastante o rádio, sendo um dos pioneiros nas ondas do megahetz (do inglês: high frequency) para divulgar os trabalhos do Executivo. Como um bom argumentador, o gestor é conhecido por não fugir de debates. Tanto que em seu formato de rádio, ele recebe as peguntas dos ouvintes, e responde todos os questionamentos. Esse ato de realizar publicização dos atos administrativos, está na Constituição Nacional de 1988, que reza no qual deve ser feita sistematicamente com o objetivo de informar a população, pois este seria um dever dos governantes. Dinamizando os seus trabalhos, o gestor também tem usado bastante ao longo dos últimos meses, as redes sociais. Fazendo questão de mostrar cada detalhe nas visitas realizadas num canteiro de obra. Mas para o outro lado da moeda, há aqueles que acham que a volta do programa intitulado “Bom Dia Povo de Brumado”, que vai ao ar aos sábados, agora no formato das 11h às 12h, pode ser o início dos "holofotes" da atual gestão. A expressão "holofotes", é usada para indicar que alguma pessoa ou coisa está chamando a atenção, tanto no caso positivo ou negativo. Segundo as correntes oposicionistas, o programa pode fugir do objetivo, se tornando um canal político, fazendo distinções, as quais buscariam confundir e fazer uma espécie de “lavagem cerebral” na opinião pública, pois as intenções seriam de classificar a oposição como o “grupo que puxa Brumado para baixo”, enquanto os aliados da gestão municipal seriam os que “puxam Brumado para cima”. A questão acabou ganhando fortes dimensões nos bastidores desde o anúncio do prefeito. 



Petrobras volta a aumentar o preço da gasolina nas refinarias

Foto: 97News

A Petrobras anunciou na terça-feira (23) um aumento médio de R$ 0,0396 no preço da gasolina nas suas refinarias, após 18 dias sem reajustes. Com a alta, o preço médio por litro passa a R$ 1,975 – um reajuste de 2,046% em relação ao preço médio anterior de R$ 1,9354. Pelo preço médio, a gasolina da Petrobras tem seu maior valor desde 30 de outubro de 2018. Naquela ocasião, o litro do combustível era vendido, em média, por R$ 1,9855. O reajuste desta terça vai na mesma linha do avanço dos preços da gasolina no mercado internacional. De acordo com a Reuters, a gasolina nos EUA subiu 8,5% de 5 de abril até a segunda-feira, na esteira dos valores do petróleo, que também atingiram seus maiores níveis em quase seis meses.


 



Por unanimidade, ministros do STJ decidem pela redução de pena do ex-presidente Lula

Foto: Reprodução l Getty Images

A pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex de Guarujá, em São Paulo, será reduzida para 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão, após julgamento e decisão, por unanimidade, dos ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  Antes a pena havia sido fixada para Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) era de 12 anos e 1 mês de prisão.



Oportunidade: Embasa anuncia concurso público com 854 vagas

Foto: 97News

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) anunciou, na terça-feira (23), concurso público para o preenchimento de 854 vagas, disponíveis para toda a Bahia. A publicação foi feita no Diário Oficial do estado. A Embasa informou que as vagas são direcionadas para cargos de níveis médio, técnico e superior. As áreas, distribuição das vagas, datas de inscrição e da prova, além da taxa para fazer o concurso ainda não foram divulgados pela Embasa. O edital para do concurso, bem como a empresa responsável pela organização do certame ainda não foram anunciados. De acordo com a publicação do Diário Oficial, a decisão de realização do concurso foi tomada no dia 27 de novembro de 2019.



Trecho da ferrovia Oeste Leste entre Caetité, Brumado e Ilhéus deve ser privatizado até o final do ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O trecho da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) entre os municípios de Caetité, Brumado e Ilhéus deve ser concedido à iniciativa privada até o final deste ano. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou ao governodor Rui Costa informações adicionais a respeito da demanda, que já foram encaminhadas. O trecho do Lote 1 tem 537,2 quilômetros e já está com 76,2% das obras concluídas. A principal função da ferrovia será escoar a produção de minério de Caetité, Brumado até Ilheus onde é prevista a construção de um porto. O anúncio da privatização animou as empresas da Região Sudoeste. Uma das empresas interessadas era a própria Vale. Representantes da empresa, inclusive, percorreram todo o traçado da Fiol.

 



Tagarela do tráfico: Papagaio anuncia chegada de policiais em comunidade e é apreendido

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Todos nós sabemos que quando colocamos papagaios em cativeiro, eles compensam a falta de comunicação reproduzindo sons domésticos e palavras repetidas pelas pessoas. Segundo veterinários, “papagaios têm facilidade para imitar a voz humana porque o som que emitem apresenta características comuns à fala humana". Na tarde de segunda-feira (22), um papagaio roubou a cena e virou notícia em alguns meios de comunicações do Brasil. Tudo começou quando a Polícia Militar do Piauí, através de informações, chegou à uma casa na Vila Irmã Dulce, em Teresina onde funcionava um ponto de venda de drogas. Ao cercar a casa, os policiais foram surpreendidos com uma voz: “Mamãe, polícia!”, gritou a ave. De acordo com a PM o animal impressionou os agentes. “Ele deve ter sido treinado para isso. Começou a gritar assim que os policiais se aproximaram”, relatou. O animal foi apreendido e encaminhado ao Batalhão de Polícia Ambiental ao Zoobotânico de Teresina. Na casa de Edvan, 30 anos, os policiais encontraram porções de crack e maconha. O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina.