ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória


Alimentos ficam mais caro durante pandemia e consumidores sentem no bolso

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O preço dos alimentos disparou em março, fechando o mês em alta de 1,13%, contra 0,22% registrado em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os aumentos ocorrem em um momento de dificuldades para famílias afetadas pela crise do coronavírus. Segundo o IBGE, os maiores aumentos se deram em produtos relacionados à alimentação em domicílio, como cenoura (20,39%), cebola (20,31%), tomate (15,74%), batata-inglesa (8,16%) e ovo de galinha (4,67%). No geral, alimentos usados para refeições em casa aumentaram 1,40% no mês. Foram responsáveis por manter a inflação no terreno positivo, apesar da queda dos preços dos combustíveis e das passagens aéreas. Em março, o IPCA, índice oficial de inflação do país, ficou em 0,07%, contra 0,25% do mês anterior. Foi o menor índice para março desde o Plano Real. O grupo Alimentos teve impacto de 0,22 ponto percentual na inflação de março. O custo da alimentação em domicílio teve a maior alta desde dezembro de 2019, quando o preço da carne bovina disparou. Após os primeiros aumentos, supermercados jogaram a responsabilidade nos fornecedores. A Abras (Associação Brasileira dos Supermercados) falou em "elevações injustificadas de preços" e diz hoje trabalhar com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para evitar aumentos abusivos. No caso do feijão, o produto sofre com a alta demanda em um momento de quebra de safra. Já o arroz tem produção muito próxima do consumo, o que ajudou a elevar os preços com o aumento da procura. Outros produtos, como frutas e hortaliças, vêm em tendência de baixa, com menor demanda de restaurantes e restrições a feiras livres após o início das medidas de isolamento social. As informações são do site Bahia Notícias.



Ministério Público de Conquista recomenda que transeuntes sejam retirados das ruas sob pena de detenção

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com 15 casos confirmados do Covid-19, o novo coronavírus, o município de Vitória da Conquista saltou de um caso registrado no dia 31 de março, para o décimo quinto caso em menos de duas semanas, segundo o último boletim de quarta-feira (8). Com uma linha acentuada dos casos, o município teve que tomar medidas extremas, mesmo depois da abertura do comércio por um dia, e logo cancelado em um novo Decreto publicado pelo prefeito municipal, Herzem Gusmão. Dentre as medidas de segurança, esta semana, a Procuradoria de Justiça da cidade recomendou ao poder público que transeuntes sejam retirados das ruas. O objetivo da medida é reforçar o isolamento social e conter a disseminação do Coronavírus. De acordo com a recomendação, carros de som devem ser utilizados, alertando quem estiver na rua pra voltar pra casa. De acordo com o Ministério Público, se o transeunte insistir, ele poderá ser detido pela Polícia Civil. A promotora de Justiça, Guiomar Miranda Oliveira Melo disse ao Blog do Anderson que recomendou ainda que a Avenida Olívia Flores, uma das principais da cidade, seja fechada para pedestres. Conforme o site, a prefeitura ainda não se manifestou sobre as recomendações.



Governo da Bahia libera tratamento do coronavírus com hidroxicloroquina

Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (8), o governo do Estado, Rui Costa liberou o uso da hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnóstico positivo para coronavírus (Covid-19). Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a liberação vai ocorrer apenas mediante prescrição médica e a deliberação ocorreu durante reunião da comissão científica para analisar as evidências científicas envolvendo a Covid-19. "A recomendação é que os pacientes hospitalizados recebam os medicamentos o mais precocemente possível após a internação". Além dos medicamentos, outras alternativas terapêuticas também serão disponibilizadas para emprego no tratamento de pacientes hospitalizados, tais como Ivermectina e Tocilizumabe. O pesquisador e infectologista Roberto Badaró, integrante do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e diretor do Instituto de Ciências da Saúde do Cimatec, explica que o estudo e experiência médica no tratamento do Covid-19 permitem aos profissionais “saber quem deve tomar hidroxicloroquina, quem não deve, quem deve ficar em casa e quem deve ser hospitalizado e tratado o mais precocemente possível”.



Bahia registra 559 casos de Covid-19 e 19 mortes

Foto: Divulgação

A Bahia registra 559 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Deste total, 43 são profissionais de saúde. Até o momento, 3.404 casos foram descartados, 146 pessoas estão recuperadas e houve 19 óbitos, sendo 11 do município de Salvador e oito nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1). Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta quinta-feira (9). Ao todo, 51 pessoas encontram-se internadas, sendo 26 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorrência dos casos será publicado às 17h de hoje.



Brumado: Prefeitura cancela festividades de aniversário da cidade e São Pedro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Seguindo a tendência da grande maioria dos municípios da Bahia em decorrência a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, o município de Brumado através do Decreto (Nº 5.250) cancela os festejos de 143 anos de aniversário da cidade e do São Pedro do Olhos D'água 2020. Com 7 casos confirmados e 402 notificações suspeitas do coronavírus, a prefeitura entende que mesmo após o pico da pandemia, o município assim como outros do país, vai passar por um crise econômica muito grande, e os esforços serão todos voltados ao setor da saúde, que precisará de recursos no combate ao Covid-19. Além disso, o Ministério da Saúde (MS), destacou que o vírus ainda pode estar circulando no país e na região até o mês de junho. "O cancelamento vem atender a recomendação do Ministério Público e do Tribunal de Contas da Bahia. Contamos com a compreensão de  todos", diz o documento assinado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos nesta quinta-feira (9).



Brumado: Vendas do peixe no Mercado Municipal caem até 60% por causa de pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pandemia do novo coronavírus chegou para mudar a rotina da população mundial por causa das medidas de distanciamento social. Os Decretos Estaduais e Municipais determinam evitar aglomerações e impedir o avanço dos casos da doença. Em Brumado, comerciantes sentem essa mudança às vésperas da Sexta-Feira Santa. Os vendedores de peixe já apontam uma redução de 60% em relação aos últimos anos, referente ao mesmo período. No Mercado Municipal, a movimentação está bem abaixo do que nos anos anteriores, conforme relata o comerciante José Anísio, em entrevista ao 97NEWS. “Tá péssimo, caiu mais de 60% em relação ao ano passado. Isso acontece por conta da pandemia já que não pode ter aglomeração. Quando era normal, isso aqui estava cheio”, lamenta. Em 30 anos no Mercado Municipal, segundo o comerciante, essa foi a pior crise de todos os tempos. "Lamentável, entre os poucos que se arriscam a vender o pescado, eu sou um deles que ainda está aqui", disse. Entretanto, o comerciante espera que no fim do dia desta quinta-feira e na sexta-feira (10) pela manhã, há a perspectiva de aumento no consumo, por conta da tradição da semana Santa, quando há maior procura por pescado. "Será um ritmo menor sabemos disso, mas ainda é preciso ter esperança”, relata. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Sirlei Santos visitou o Mercado e garantiu o seu bacalhau. Para ela, em meio a pandemia, o peixe está bem salgado no preço. "Não só o peixe, mas outros itens subiram bastante, inclusive o feijão que virou ouro a oito reais", relatou a trabalhadora na área de serviços gerais. Mesmo com o preço acima do esperado, ela ainda garantiu a tradição da Sexta-Feira Santa. "Vou levar sim, mesmo um pouco mais caro, a ceia vai ser em família, no isolamento social, já que não podemos levar os amigos em casa", comentou Sirlei. A diminuição da clientela está diretamente ligada a uma das medidas de segurança decretadas pela prefeitura de Brumado para evitar o contágio pela Covid-19. Desde o mês passado, a entrada de pessoas em estabelecimentos essenciais passou a ser controlada, devendo os clientes manter a distância de um metro e meio, conforme orientado pela Secretaria de Saúde do município (Sesau) e Ministério da Saúde (MS).



Brumado: Pastor Welisson Manfiny lança livro 'Desbloqueando o futuro'

Foto: Divulgação

"Desbloqueando o futuro", este é o título do primeiro livro escrito pelo pastor Welisson Manfiny da Igreja Quadrangular Church em Brumado. Tema este, que aliás está bem de acordo com o cenário atual que o mundo inteiro está vivendo. O livro traz chaves encontradas na sabedoria milenar, utilizadas pelo autor em sua própria realidade, cujo objetivo é contribuir diretamente com a transformação das vidas dos leitores. Com layout moderno e conteúdo didático, o pastor trouxe conhecimento útil de forma agradável, o que vai facilitar a leitura para todos os públicos. "O futuro é logo ali, e com os códigos certeiros, a sua vida será transformada!" afirma o autor. Em breve o livro estará disponível para todos.



Brumado: População enfrenta fila para sacar auxílio emergencial de R$ 600

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo federal começou a pagar nesta quinta-feira (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês. O segundo pagamento do benefício de R$ 600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio. A ideia é que todo o pagamento do benefício -- as três parcelas de R$ 600 -- seja feito em cerca de 45 dias, totalizando a liberação R$ 98 bilhões para 54 milhões de pessoas. Na manhã de hoje, o 97NEWS registrou uma enorme fila se formando do lado de fora da Caixa Econômica Federal. Com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), a população manteve uma certa distância umas das outras. A entrada na agência era limitada por funcionários da Caixa. Também no dia de hoje (7), o governo lançou o site, aplicativos para iOS e Android para os trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes da Previdência que ainda não têm informações no CadÚnico. O cadastramento também é necessário para as pessoas que não estavam no CadÚnico até o dia 20 de março. Quem não sabe se está no cadastro pode conferir a situação ao digitar o número do CPF no aplicativo.



Veículo com placas de Brumado se envolve em grave acidente na BR-116; motorista morreu no local

Foto: 97NEWS

Um grave acidente envolvendo um veículo com placas de Brumado, foi registrado na noite de quarta-feira (08), na BR-116, em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão lateral foi registrada no KM 04 do Anel Viário por volta das 19h, região do Bairro Miro Cairo. De acordo com a PRF, o motorista de 40 anos morreu no local. Já o passageiro teve ferimentos leves e foi encaminhado à uma unidade hospitalar da cidade. Ainda de acordo com a PRF, o condutor da caminhonete Ford F-75 seguia sentido Salvador, quando apresentou defeitos mecânicos e colidiu lateralmente com a carreta com placas de Betim (MG) que seguia em sentido contrário. Com o impacto, o condutor da caminhonete morreu no local. O condutor da carreta não sofreu lesões. A Polícia Rodoviária Federal controlou o trânsito da rodovia até a retirada do veículo que aconteceu horas depois. Veja o vídeo:

 



Dengue avança em Brumado e número de casos confirmados é quatro vezes maior que o coronavírus

Gráfico: Luciano Santos l 97NEWS

Além do avanço do coronavírus, outra doença preocupa as autoridades de saúde de Brumado. Os casos de dengue mais do que dobraram nos últimos dias. O município já registra 32 casos confirmados da doença, sendo, 112 notificações suspeitas só de dengue. Outros 33 casos foram descartados. A cidade também tem seis casos de alarme -- é todo caso de dengue que, no período de defervescência da febre apresenta um ou mais dos seguintes sinais: Dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen; Vômitos persistentes; Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico); Sangramento de mucosas; e outros sintomas. A Secretaria de Saúde (Sesau) não informou as áreas com mais casos confirmados no município. Além disso, Brumado também registra 2 casos confirmados de zika vírus e um caso confirmado de chikungunya. Somados, já são 35 os casos confirmados de arboviroses na cidade. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (Vigep), o município poderá entrar em uma zona de risco perigosíssima, com um surto elevado das patologias. O quadro se torna ainda mais preocupante diante do índice elevado do mosquito transmissor, que está acima de 5% do tolerável indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A falta de cuidado pode ser o motivo para o aumento de casos, principalmente em meio à uma pandemia, onde a população foca as ações de segurança no combate ao vírus do Covid-19, e esquece por exemplo, de limpar os quintais. Segundo a Vigep, é necessário o cuidado com água parada, o possível causador do aumento da doença. "A recomendação é sempre a limpeza. Não descuidar da casa, cuidar da limpeza contra o mosquito é essencial", lembrou Claudio Feres, secretário de saúde. 



Em novo pronunciamento, Bolsonaro volta a defender fim de isolamento

Foto: Reprodução

Na noite de quarta-feira (8), em rede nacional, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu o fim do isolamento social e declarou que vai receber no fim de semana matéria-prima da Índia para que o Brasil possa produzir a hidroxicloroquina para o combate ao Covid-19, o novo coronavírus. Segundo o presidente, a decisão foi tomada após conversa com o primeiro-ministro do país asiático, Narenda Modi. “Fruto da minha conversa com o primeiro ministro da Índia receberemos até sábado a matéria-prima para continuar a cloroquina no Brasil”, disse, ao enaltecer o uso do medicamento. No pronunciamento, o presidente fez ainda uma listagem das ações já implementadas pelo governo federal, como o auxílio emergencial de R$ 600, destinado a trabalhadores informais e famílias de baixa renda, o qual será também estendido aos beneficiários do programa Bolsa Família. Bolsonaro citou ainda uma liberação para um saque emergencial do FGTS e demais implementadas para o combate ao coronavírus. Em seguida o chefe do estado defendeu que "os mais humildes não podem deixar de se locomover e buscar o pão de cada dia". Ele ainda afirmou ter certeza que a maioria dos brasileiros querem voltar a trabalhar.



Justiça ordena apreensão de dois ônibus de uma empresa de turismo de Caetité

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (7), a Justiça de Caetité determinou a apreensão de todos os veículos de uma empresa de Turismo, após a constatação de que empresa estaria fazendo o transporte de passgeiros ilegalmente durante a suspensão do transporte interestadual pelo governo estadual. A determinação foi feita pelo juiz José Eduardo das Neves Brito. Na liminar, o juiz determinou que a empresa “se abstenha imediatamente de realizar qualquer tipo de transporte de passageiros” e a “imediata apreensão dos veículos de transporte de passageiros da empresa (…) onde quer que se encontrem”. Estabeleceu, ainda, multa no valor de dez mil reais “por cada descumprimento”. Os veículos apreendidos foram conduzidos à garagem da prefeitura municipal. A empresa de transportes, Isabella Turismo, publicou uma nota de esclarecimento, na quarta-feira (8), informando ter redobrado os cuidados com as medidas de proteção contra o novo coronavírus. Segundo o texto, sobre o transporte interestadual, "houve um imbróglio causado entre as publicações da Medida Provisória 926/2020 editada pelo Governo Federal e o Decreto 19.586/2020 do Governo do Estado da Bahia, um conflito de competência". A nota da empresa pontuou ainda que dos 40 passageiros transportados de São Paulo, apenas três tiveram como destino Caetité e que todos assinaram o “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” entregues pela Secretaria Municipal de Saúde de Caetité à empresa Isabella Turismo para coleta de informações e nenhum dos passageiros apresentavam quaisquer sintomas da Covid-19. A empresa negou que houvesse clandestinidade ou o descumprimento da lei.



Convivência familiar - Psicóloga da Clínica Mais Vida fala sobre esse importante momento em fase da pandemia

Foto: Divulgação

Mediante o quadro em que vive toda a população mundial a convivência familiar, fato que vinha sendo a cada dia mais difícil em razão da vida atribulada dos indivíduos, passou a ser no momento uma realidade, que precisa, em muitos casos, voltar a ser aprendida. A psicóloga da Clínica Mais Vida, Camilla Alvarenga, fala sobre o assunto e destaca pontos importantes e necessários para que esse período possa ser não só de dificuldades e sim de grandes proveitos e aprendizados. Fala que é um momento que se pode desenvolver um vínculo afetivo mais profundo com os filhos, pais, companheiro. A psicóloga salienta que é fundamental que as pessoas, nesse imenso turbilhão de notícias, saiba filtrar as informações para que não fique em estado de pânico. É de suma importância manter a saúde mental, pois dela também depende nossa saúde física. Com as crianças diz ser importante que tenham uma rotina, realizar brincadeiras antigas para que não fiquem somente na internet, e passar a eles de forma lúdica o que está acontecendo e porque não devem ir à rua. Para os adultos a leitura de um bom livro, assistir filmes, ouvir uma boa música, fazer exercícios, cozinhar e até arrumar um guarda-roupas (que quase não se tem tempo para isso), é uma maneira de aproveitar o tempo. Destaca que os idosos precisam ter informações precisas sobre o momento, visto que são grupo de risco e, na maioria das vezes não estão acostumados a ficar “confinados” em casa, tendo o costume de ficar conversando na porta da casa, nas praças. É preciso que tenham uma atividade. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado registra 402 casos notificados de Covid-19

Foto: Divulgação

O município de Brumado registrou no início da noite desta quarta-feira (08), 402 casos notificados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 19 casos foram descartados, e 8 aguardam resultados. 7 continuam confirmados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. A Secretaria de Saúde (Sesau) do município orienta a população que o isolamento social ainda é a maior recomendação dada pelas autoridades de saúde com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS).



Brumado: Afastados das ruas devido a pandemia, agentes da SMTT tem adicional de periculosidade suspensos para controle de gastos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em meio a crise mundial na saúde pública, por conta do Coronavírus, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) tem pagamentos do adicional de periculosidade suspensos. Afastados das ruas desde a publicação dos Decretos (5.246 e 5.247), determinando medidas de segurança contra a Covid-19, a prefeitura considera o corte como uma necessidade, visando o controle de gastos. Segundo a administração municipal, ainda que o adicional de periculosidade é devido quando da realização de atividades perigosas, no caso de motocicletas, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) esclareceu que os agentes de trânsito não a estão mais utilizando este tipo de veículo durante as atividades, deixando, assim, de preencher o requisito para a percepção do adicional de periculosidade por não estarem submetidos as condições de perigo. Por tanto, o gestor decretou a suspensão do pagamento do adicional, enquanto perdurar a situação de emergência decretada em razão da pandemia. A suspensão do pagamento tem efeito retroativo, ou seja, de 1º de abril até o fim do Decreto.

 



Feriados nacionais, estaduais e municipais serão antecipados para o periodo de quarentena do Covid-19

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Visando minimizar os impactos econômicos com o isolamento social, o governo federal decidiu antecipar os feriados deste ano para o período de quarentena. A informação foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O ministro explicou ainda que a alteração já foi autorizada há algumas semanas, mas não soube, no entanto, dar mais detalhes. A medida visa compensar o período de comércio com portas fechadas. O assunto entrou em pauta quando um empresário fez justamente essa sugestão, alegando que passada a crise do coronavírus, os pequenos e microempresários precisarão abrir mais dias e, assim, terem a chance de vender mais. Em um primeiro momento, Paulo Guedes disse que a ideia de antecipar todos os feriados de 2020 para esta quarentena, era muito positiva. “Essa proposta de antecipação dos feriados, trazer tudo para agora e deixar o Brasil para retomada e para a recuperação, é uma excelente sugestão. Pegar os feriados do ano inteiro e jogar para essa fase, já que estamos no isolamento. Estamos passando nossos sábados, domingos e feriados juntos, de uma vez. Até porque, quando sairmos, vamos ter vontade de sair, comprar, abraçar os amigos, ir para restaurantes, vamos precisar disso, até do ponto de vista de ressurreição espiritual”, respondeu o ministro. Paulo Guedes ainda disse. “É com satisfação que digo que a antecipação dos feriados, já foi antecipado. Então, para você ver que grande notícia. Já aconteceu”, comentou. Somente o Natal e o ano novo não poderão ser antecipados ou cancelados.



Brumado: Temendo exposição nas redes sociais, população não informa a Sesau casos suspeitos de coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Saúde (Sesau) do município criou desde a publicação dos Decretos uma Central de Informações especializada para atendimentos relativos a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a secretaria, a medida visa conter aglomerações no Hospital Professor Magalhães Neto e nas Unidades Básicas de Saúde em busca de informações e atendimentos não essenciais. De acordo com a Sesau, a Central de Informação funciona 24h por dia nos telefones (77) 99961-0131 / (77) 99961-0107 / (77) 99961-0110 / (77) 99961-0115 / (77) 99961-0402. Mas de acordo com o secretário de saúde, Claudio Feres, muitas notificações não estão sendo realizadas devido os pacientes temerem ter os nomes divulgados se caso o exame seja testado positivo para Covid-19. "Nós estávamos com um número de ligações muito grande na outra semana, mas infelizmente no início desta semana, tivemos a informação que algumas pessoas na hora de realizar a notificação, mesmo com os sintomas, não informavam os dados pessoais como nome e telefone", declarou o secretário em entrevista a uma rádio local na tarde desta quarta-feira (8). 

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Claudio, muitos suspeitos temem o vazamento de dados e eles possam ser excluídos da sociedade. "Temos relatos na central de informação que os pacientes preferem não divulgar por medo de um vizinho ou até mesmo o bairro inteiro saber que ele tem coronavírus e ser expulso da localidade. Isso é um absurdo, precisamos mudar este pensamento da população", disse o secretário de saúde. Conforme ele, pessoas estão perseguindo o veículo do Lacen de Brumado e tirando fotos e veiculando nas redes sociais. "Tivemos o casos de o carro está parado na frente da casa do prefeito e alguém tirar uma foto e dizer que o prefeito esta com coronavírus. Então a situação é séria, não podemos brincar com isto", revela o secretário.

 



Brumado está entre os municípios baiano com casos de Covid-19 e possuem leitos de UTI

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dos 51 municípios da Bahia com casos do novo coronavírus, 66,6% não possuem leitos de Tratamento Intensivo (UTI), na rede pública ou privada. Isso significa que a maioria não tem estrutura para atendimento de pacientes graves da Covid-19, em que são necessárias UTIs com equipamentos de respiração mecânica. Apenas Brumado, e mais 16 municípios concentram 2.532 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), segundo dados atualizados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes-Datasus), incluindo UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) e privadas, adultos, pediátricas e neonatais. As informações são do site Bahia Notícias. Segundo a reportagem, este número corresponde a 91,6% dos 2.763 leitos registrados no sistema de saúde baiano. Salvador concentra a maior parte, sendo 1.872 vagas, o que corresponde a 68% dos leitos. Em todo o país são cerca de 47 mil leitos de UTI. 

Foto: Reprodução

Das 16 mortes registradas na Bahia até esta quarta-feira (8), três foram registradas em cidades do interior do estado sem leitos de terapia intensiva. Em Utinga, na Chapada Diamantina, a vítima foi um homem de 80 anos com doença cardíaca preexistente. O caso do município de Adustina, foi de um jovem de 26 anos. Já o terceiro caso, foi na cidade de Araci na microrregião de Serrinha, Norte do estado. A vítima tinha 76 anos, e não teve falta de ar, não tossiu. Ele sentiu primeiro uma diarreia, sem sinal de gripe. Este é o primeiro caso com este sintoma na Bahia. Tanto que Sesab vai preparar um vídeo e enviar à hospitais do interior em forma de alerta. Ainda sobre o número de leitos, especialistas alertam que a quantidade é bem abaixo da perspectiva adotada por autoridades públicas, que sugerem que cerca de 20% das pessoas acometidas pela doença precisarão de suporte mecânico de respiração.



Mais de 170 pessoas com coronavírus receberam alta em um dia, diz Ministro da Saúde

Foto: Reprodução l O Globo

No dia em que o Brasil registrou recorde de diagnósticos para coronavírus, o Ministério da Saúde divulgou pela primeira vez o número de pessoas que receberam alta médica. Os dados oficiais apontam que 173 pacientes receberam alta do leito ou da Unidade de Tratamento Intensivo nas 24 horas encerradas na tarde de terça-feira (7). Segundo informações da Agência Brasil, a pasta informou que pretende repassar também o número de pacientes recuperados. O Brasil chegou a 667 mortes em decorrência da Covid-19, sendo 114 em 24 horas, o que fez com que a taxa de letalidade subisse para 4,9%. Já o número de infectados chegou a 13.717, 1.661 a mais do que no dia anterior.



Brumado: Expostos ao coronavírus, parte dos entregadores de delivery atuam sem proteção

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A pandemia do novo coronavírus expõe a fragilidade da relação informal entre os entregadores de lanchonetes e restaurantes que estão atuando como delivery em Brumado. Apesar do aumento da demanda pelas entregas, um serviço considerado essencial durante o isolamento social, os profissionais reclamam da falta de assistência. A categoria também pede para ser incluída entre os grupos prioritários na campanha de vacina contra a gripe. A classe também reclama que não receberam equipamentos de prevenção em meio à pandemia. "Trabalho durante a noite, a minha lanchonete não me deu nem luvas e máscaras. Tive que comprar com meu dinheiro", afirma um dos profissionais que trabalha na entrega de lanches e com medo de represálias, preferiu se manter no anonimato. O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu nota técnica com uma série de medidas a serem tomadas pelas empresas de transporte de mercadorias e de passageiros por plataformas digitais. O documento, elaborado no último dia 19 de março, exige que essas empresas forneçam gratuitamente para o entregador álcool em gel, lavatórios com sabão e papel toalha, espaço e serviço de higienização para os veículos e água potável para o consumo desses profissionais. O entregador de açaí Maurício Leite disse que trabalha por conta própria em sua casa, mas relatou a nossa equipe que desde a pandemia vem tomando todas as medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS). "Trabalha eu e meu irmão durante o dia e a noite, mas sempre usamos máscaras e luvas, e toda vez que vou a um cliente eu mantenho uma distância. De preferencia peço a ele que deposite o dinheiro em uma bolsa na lateral da minha térmica, sempre evitando o contato", disse ao 97NEWS Leite. Sobre os colegas de profissão, ele alertou que muitos estão trabalhando sem os EPI´s, e que a reclamação maior, é o fato das lanchonetes e restaurantes não fornecerem o material. "Sabemos que muitos estão se protegendo, mas vemos muitos amigos ai sem a máscara e luvas. Temos que trabalhar, mas a saúde vale mais que o dinheiro", alertou o motoboy.