ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

Vidraçaria D’ Neto: Requinte e Bom Gosto sem abrir mão da qualidade

Foto: Divulgação

Quem pensa que vidraçaria é tudo igual, está enganado! A D’ Neto se destaca a mais de 15 anos no mercado de vidraçaria em Brumado e região por vários motivos. Agilidade na realização dos serviços, qualidade dos produtos, preços acessíveis e principalmente a satisfação ao cliente. Trabalhamos com vidros temperado; vidro comum, box de vidro e Acrílico; espelhos; divisórias; fechamento de pias e muito mais. Faça já o seu orçamento sem compromisso. Temos profissionais com ampla experiência. Vidraçaria D’ Neto, Rua Vereador Paulo Chaves, 31, Bairro Jardim Brasil (Em frente ao condomínio Parque das Palmeiras). Atendemos em Brumado, Tanhaçu e região. Telefones (77) 3441-6226 / 9.9813-0505 / 9.9987-6123.



Funcionária da Globo tem carteira roubada dentro da redação do Jornal Nacional

Foto: Reprodução l TV Globo

A segurança nos estúdios Globo tem deixado muita gente insatisfeita e insegura por lá. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, uma funcionária teve sua carteira roubada dentro da redação do Jornal Nacional, na semana passada, enquanto trabalhava. De acordo com a publicação, depois do ocorrido, os seguranças conseguiram identificar o ladrão pelas câmeras de segurança. Tratava-se de um senhor de idade, com uma deficiência em uma das pernas, que entrou pela garagem da Globo e permaneceu na redação do "JN" por nada menos que quatro horas sem ser notado. Com o caso, a segurança foi reforçada.



Brumado: Gol azul colide com árvore ao lado da Biblioteca Municipal; veja vídeo

O momento da colisão (Imagem: Sieps Monitoramento)

Os finais de semana, ainda mais quando se aproxima o final do ano, sempre registram acidentes, muitas vezes graves e com vítimas fatais. O menor fluxo de veículos e o déficit na fiscalização acabam sendo convidativos para que as normas que regem o trânsito sejam deixadas de lado, o que, juntamente com a imprudência, venham a ser a causa de muitos acidentes. Agora, existem alguns deles que fogem à essa possibilidade, como o que aconteceu na tarde deste domingo (26) na Av. Otávio Mangabeira, bem ao lado da Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho. Com imagens cedidas pela SIEPS Monitoramento, o vídeo mostra tudo calmo e tranquilo, até que um gol azul acaba entrando na via transversal e exatamente às 12h51m59s atinge em cheio o tronco de uma árvore. Segundo as imagens, o motorista, de identidade desconhecida, teve alguns ferimentos e foi socorrido por populares que passavam pelo local no momento. Ao que tudo indica ele perdeu o controle do veículo na hora da convergência.Veja o vídeo abaixo: 



Professores das universidades estaduais vão paralisar por 24h a partir desta terça (28)

Foto: Composição l 97NEWS

Professores da Uneb, Uesc e Uesb vão paralisar as atividades acadêmicas e administrativas por 24 horas a partir desta terça-feira (28). Segundo informações da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), o protesto dos docentes foi aprovado nas assembleias e fechará os portões das universidades. De acordo com o coordenador geral da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), Milton Pinheiro, a paralisação das Universidades Estaduais Baianas (Ueba) será para reforçar a denúncia de desrespeito do governo estadual com os direitos trabalhistas dos docentes. Além disso, também reivindicará maior orçamento às universidades. O protesto também será contra o projeto de Reforma da Previdência Social. Para a diretoria da Aduneb, a insatisfação da categoria com o desmonte da educação pública superior poderá levar as Ueba à greve.



'Não aguentamos mais esse tormento', afirmam moradores da Comunidade de Lagoa de São João

Na noite deste domingo (26) ocorreu uma grande confusão na Lagoa de São João, deixando os moradores ainda mais assustados (Fotocomposição: 97NEWS)

Os abusos sonoros, muitas vezes patrocinados pelos populares "paredões", ainda são uma prática muito comum no meio rural brumadense, quebrando o clima pacato e promovendo, devido ao consumo exagerado de bebidas alcólicas, que, muitas vezes, terminam em arruaças, baderna e até brigas, algumas até com riscos de tiroteios, já que muita gente anda com armas de fogo nesses eventos. Esse cenário só acontece pela ausência das autoridades, ainda mas que, devido ao baixo contingente, a Polícia não consegue efetuar rondas sistemáticas na zona rural. A redação do 97NEWS recebeu vários comunicados dos moradores de Lagoa de São João, os quais não esconderam a sua imensa preocupação e até pavor, com os sucessivos episódios de abusos sonoros que vêm acontecendo nos bares da comunidade. Segundo eles, na noite deste domingo (26), uma confusão generalizada, que teve várias brigas envolvendo mulheres, poderia ter acabado em uma tragédia. Eles, agora, esperam que medidas urgentes sejam tomadas para conter esses constantes abusos sonoros.



Em nova fase, Fann Estourado com sua nova Banda brilha no encerramento da Caminhada Passos que Salvam

O cantor Fann Estourado comemora a nova fase de sua carreira (Foto: Divulgação)

A carreira do um artista passa por evoluções, onde se encerram ciclos e se iniciam outros, buscando sempre o aprimoramento. O cantor brumadense Fann Leite, é um desses artistas, e, agora, ele entra numa nova fase, ampliando o seu repertório e abrangendo vários ritmos, como o sertanejo universitário e outros ritmos da atualidade. Então, dentro desta nova fase, Fann Estourado agora conta com uma banda formada por músicos experientes, o que lhe conferirá uma grande qualidade musical em suas apresentações. Isso ficou comprovado na noite deste domingo (26) no encerramento da Caminhada Passos que Salvam, onde Fann com sua nova Banda fizeram uma brilhante apresentação na Praça Coronel Zeca Leite, emocionando e fazendo vibrar o grande público presente. A galera parabenizou e aprovou a nova fase do cantor, que tem na versatilidade e criatividade os seus pontos fortes. 

Milhares de pessoas compareceram à Praça Zeca Leite para participar do evento (Foto: Divulgação)


Embasa emite Nota de Esclarecimento sobre o impasse hídrico em Rio do Antônio

O escritório da Embasa em Rio do Antônio (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Com um risco iminente de passar por um colapso no abastecimento, o município de Rio do Antônio vive dias de tensão, já que uma grave crise hídrica se estabeleceu com o agravamento da estiagem, principalmente nos 3 últimos meses. Diante disso os moradores começaram a cobrar uma solução por parte da Embasa, que, teve uma resposta rápida em caráter emergencial, contratando carros-pipas para trazer água de mananciais da região para encher a caixa central que abastece a cidade. Na última quinta-feira (23) um novo episódio agravou a crise, já que os pipeiros que alegaram não ter recebido o pagamento fizeram um bloqueio para que os novos contratados não pudessem passar e encher o reservatório. Visando esclarecer o impasse, a Embasa enviou uma nota à redação do 97NEWS, visando esclarecer a situação, confira abaixo:

Informamos que a Embasa cumpriu todos os pagamentos firmados com a empresa contratada para realização do abastecimento alternativo por meio de carro-pipa no município de Rio do Antônio. A Embasa está adotando as providências necessárias para apurar e cobrar a regularização dos pagamentos da empresa contratada aos proprietários dos veículos. O abastecimento com carros-pipa em Rio do Antônio tornou-se necessário devido à falta de chuvas na região, que reduziu o volume de água do manancial que abastece o município. Por isso, a Embasa contratou uma empresa para atender os moradores.





Brumado realiza edição histórica da Caminhada Passos que Salvam

Uma grande multidão participou do evento (Foto: Reprodução Facebook)

Três das grandes características dos brumadenses, que são a fé, a caridade e a hospitalidade catalisaram o sucesso da segunda edição da Caminhada Passos que Salvam, a qual foi realizada na tarde deste domingo (26) em Brumado. Segundo fontes consultadas pelo 97NEWS, Brumado pode ter realizado a maior caminhada do Brasil desde que o evento começou a ser realizado pelo Hospital do Câncer de Barretos, que agora passou a se chamar Hospital do Amor. Uma grande multidão desfilou pelas avenidas e ruas de Brumado, numa grande demonstração de apoio à luta e a prevenção contra o câncer. "Foi realmente um evento inesquecível", essa foi uma das definições mais ouvidas pelos participantes, que não escondiam a sua satisfação em poder cooperar com uma causa tão especial. Brumado firmou uma parceria com o Hospital do Câncer de Barretos há cerca de dois anos e os frutos já se mostram robustos e até surpreendentes, já que, o município deverá contar em breve com um braço da entidade, o que dará um enorme salto de qualidade no tratamento dos brumadenses que forem acometidos pela doença, beneficiando também as suas famílias que ficarão mais próximas, o que acaba sendo muito positivo na busca da cura. O evento culminou na Praça Coronel Zeca Leite, onde aconteceu uma grande festa com apresentações musicais. "Brumado deu uma demonstração de sua força, de sua fé e de sua grandeza, ao realizar esse evento maravilhoso, que deixou a todos muito emocionados", destacou o promoter Beto Bonelly.



BA-262: Três vítimas fatais em acidente próximo a Anagé

Os dois homens e a mulher que estavam a bordo do veículo morreram no local (Foto: Luciano Santos l 97News)

A madrugada dessa segunda (27) registrou um grave acidente no km 344 da BA-262, nas proximidades da cidade de Anagé, onde uma caminhonete e um caminhão baú, tiveram uma forte colisão que acabou tendo 3 vítimas fatais. A caminhonete, modelo L-200, estava indo em sentido Conquista, quando, segundo informaçãoes, teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com o caminhão. João Paulo Oliveira Araújo, 34 anos, Elisângela Oliveira Araújo, 40 anos e Manoel Cordeiro de Araújo, 66 anos, tiveram morte Instantânea. Mais dois ocupantes da caminhonete, Homero Souza de Oliveira, 34 anos, que sofreu ferimentos graves, está internado no hospital geral de Vitória da Conquista e Uedson Oliveira Araújo, 39 anos, que sofreu ferimentos leves e  está internado no hospital de Anagé. O condutor do caminhão, Juliano Alves de Almeida, 37 anos, sofreu apenas escoriações. Os corpos foram retirados das ferragens pelos bombeiros. Os corpos foram encaminhados ao IML de Conquista. 



Jogo da confusão: Em jogo ‘vale tudo’, Vitória vence Ponte Preta e escapa do rebaixamento

Foto: Reprodução l TV Bahia

A torcida da Ponte Preta invadiu o gramado do estádio Moisés Lucarelli após o terceiro gol do Vitória, no confronto entre as duas equipes, na tarde deste domingo (26), em Campinas, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado de 3 a 2 para o time baiano, o clube paulista está rebaixado para a Série B. O jogo foi oficialmente encerrado aproximadamente 50 minutos após o início da confusão. Parte da torcida da Ponte derrubou o alambrado que separa a arquibancada do campo e invadiu o gramado. A atitude gerou pânico entre os jogadores das duas equipes que, temendo agressões, saíram correndo em direção aos respectivos vestiários. O mesmo aconteceu com o grupo de arbitragem. A Polícia Militar agiu rapidamente, entrou no gramado e correu em direção ao setor do alambrado que havia sido derrubado. Os torcedores da Ponte Preta que haviam entrado no gramado recuaram, e voltaram para o setor de arquibancada. Bombas de efeito moral foram disparadas para intimidar os mais exautados. O estádio foi sendo gradativamente evacuado. Não há informações sobre feridos graves. A Ponte Preta abriu 2 a 0 com apenas com 15 minutos do primeiro tempo. Mas a expulsão do zagueiro Rodrigo, aos 20 minutos da etapa inicial, mudou a história do jogo. O Vitória cresceu na partida e, na etapa final, marcou três gols, com André Lima e Tréllez (duas vezes). Após o terceiro gol, aos 36 minutos, parte da torcida invadiu o gramado. No próximo domingo (3), o Leão encara o Flamengo, no Barradão, pela última rodada do Brasileirão.



Casal é preso após ser flagrado com drogas e moto com restrição de furto em Brumado

Foto: Divulgação l PM/BA

Um homem e uma mulher foram presos em flagrante por estarem portando droga e conduzindo uma motocicleta Honda Nxr Bros, placa JMH-8204, com restrição de furto, neste sábado (25), em Brumado. Eles foram surpreendidos pela polícia enquanto pesavam pelo Bairro Santa Tereza. A polícia chegou até os suspeitos depois que um dos ocupantes dispensou um invólucro na rua e fugiram. Na embalagem continha 47g de substância similar a Cannabis Sativa (maconha). Após a fuga, o condutor perdeu o controle da motocicleta vindo a cair com a passageira que estava grávida. Segundo a Polícia, após atendimento da mulher grávida no Hospital PMN, os dois foram encaminhados para a Cadeia Pública de Brumado e estão à disposição do poder judiciário.



Brasileirão: Bahia perde para a Chapecoense dentro de casa, mas ainda sonha em ir à Libertadores

Foto: Marcelo Malaquias/EC Bahia

O Bahia e a Chapecoense seguem firmes na luta pela Copa Libertadores. A diferença é que, neste domingo (26), mesmo fora de casa, a equipe da Chape se deu bem e ganhou do Bahia por 1 a 0, em duelo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O gol foi de Wellington Paulista, durante os 44 do 1° tempo. O Bahia teve a chance de empatar. O juiz marcou pênalti de Douglas Grolli no segundo tempo, porque a bola bateu na mão dele, mas Edigar Junio, artilheiro do Bahia, foi para a cobrança e mandou a bola na trave. Aos 39, para atrapalhar ainda mais os planos de Carpegiani, o meia Zé Rafael recebeu o segundo amarelo e acabou expulso, deixando o Bahia com dez. Sem o time completo, os mandantes não tiveram forças para buscar o gol e saíram com o revés. Com o importante triunfo, os comandados de Gilson Kleina chegaram aos 51 pontos, além de alcançarem nove partidas sem derrotas no Nacional. O time de Paulo Cesar Carpegiani parou nos 49. Na rodada final do Campeonato Brasileiro, o Bahia joga suas últimas fichas pelo sonho de ir à Libertadores enfrentando o São Paulo, fora de casa. A Chapecoense, também na luta pela vaga no torneio continental, pega o Coritiba em casa.



Correios querem demitir 5 mil funcionários

Foto: Conteúdo l 97News

Os Correios abriram um novo programa de demissões voluntárias (PDV) para enxugar ainda mais sua folha de pagamento, após o plano de incentivo a desligamentos realizado no primeiro semestre ter terminado com adesões inferiores à meta da companhia. O prazo de adesões vai até 29 de dezembro, último dia útil do ano. O programa já pode ser aderido pelo funcionário Coreeios desde a última quinta-feira (23). O objetivo, como antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, em agosto – quando o PDV foi aprovado pela diretoria-executiva da estatal -, é fechar 5,46 mil vagas. Se confirmado, isso significará uma economia mensal de R$ 54,5 milhões com pagamento de salários. Só entre carteiros, os Correios pretendem tirar 2 mil profissionais das ruas. Com o PDV realizado no primeiro semestre, quando os pedidos de demissão chegaram a 6,26 mil, os Correios já tinham conseguido enxugar em R$ 68,6 milhões os gastos mensais com o efetivo. Apesar do grande número de adesões, o total ficou aquém da meta da estatal, que, em grave crise financeira, pretendia cortar na ocasião 8,2 mil empregados e enxugar a folha em R$ 72,9 milhões por mês. Ao reeditar o programa, os Correios poderão ampliar para 10% o corte de um quadro que, antes dos PDVs, somava aproximadamente 117 mil empregados. Para atingir um público maior, a empresa retirou a exigência de idade mínima de 55 anos dos últimos PDVs, permitindo agora a adesão a todos os empregados com pelo menos 15 anos de trabalho na companhia de serviços postais. É oferecido como incentivo aos pedidos de demissão uma indenização calculada de acordo com os proventos recebidos nos últimos cinco anos – incluindo não só salários, mas também gratificações e complementos salariais – e o tempo de serviço do funcionário. Um empregado com provento médio de R$ 6 mil e 35 anos de casa receberá, por exemplo, R$ 2,1 mil. O pagamento será feito em 93 parcelas mensais, limitadas a no máximo R$ 9,8 mil. A ideia inicial da empresa era reabrir o PDV em setembro, mas o plano foi adiado em razão da greve deflagrada pela categoria em todo o País durante a campanha salarial. Ao confirmar em nota a abertura do que chama de novo ciclo do Plano de Desligamento Incentivado (PDI), os Correios atribuem a medida à necessidade de “acertar as contas”.



Pesquisa Paraná: Neto lidera, mas Rui diminui a diferença

(Foto: Reprodução)

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) mantém a liderança na pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Paraná, contratada pela Record TV Itapoan. O levantamento será divulgado nesta segunda-feira (27), contudo, ao BNews chegou a informação de que embora continue na liderança, a diferença entre o demista, que ainda não confirmou a candidatura ao governo, e o governador Rui Costa diminuiu. Divulgada em julho, a pesquisa anterior trouxe Neto com 56,4% e Rui com 25,8%,  Em se tratando de pesquisa pré-eleitoral a Bahia tem um histórico que contradiz os levantamentos. O próprio Rui Costa teve desempenho no pleito de 2014 vertiginosamente distinto aos apresentados nas pesquisas. No entanto, como costumam afirmar os agentes políticos, levantamentos de intenção de votos servem como “retratos de momentos” e não devem servir para instauração de um “mate ou morra”, mas também não é prudente ignorá-los totalmente. Neste sentido, os dois principais pré-candidatos valem-se dos percentuais para organizar a agenda publicitária e presencial. Rui Costa, por exemplo, tem o carro chefe em Salvador o metrô. Pesquisas internas contratadas pelo Palácio de Ondina demonstram que este é um equipamento com bons resultados do ponto de vista da aprovação popular e que está consolidada a “paternidade”. Não faz muito tempo prepostos do governo federal desembarcaram em Salvador com o intuito de “apadrinhar” a obra e “fissurar” a narrativa que coloca o governo estadual como “pai da criança”. Deputados federais da base do presidente Michel Temer (PMDB) analisam que esta é uma estratégia válida e que vai ser intensificada. O próprio deputado José Carlos Aleluia (DEM) tem se debruçado para destravar obras como a Fiol e o Porto Sul.  Apontados como eixo de desenvolvimento nas regiões sul e oeste, os equipamentos foram projetos por atores ligados ao governo estadual e teve o seu início durante a gestão petista no Palácio do Planalto. Rui Costa foi a China em busca de investidores, mas, concomitantemente, o governo federal retomou o interesse nos equipamentos tendo o deputado Aleluia também viajado tendo como item da pauta os dois vetores desenvolvimentistas. Nesta frente de “batalha”, o governo apostou agora na descentralização das instalações de Saúde. Inaugurando Policlínicas Regionais e Hospitais. Neto, por outro lado, conseguiu eleger prefeitos aliados em cidades importantes. O problema é que as gestões municipais capengam e o impacto positivo em um primeiro momento começa a acender a luz amarela. Gestões temerárias atrapalham mais que ajudam. A pesquisa que será divulgada nesta segunda traz bons resultados percentuais para ambos no que se refere à avaliação de gestão. Os dois estão bem “vistos” neste quesito. A disputa na Bahia, restando pouco menos de um ano para o pleito, está aberta e a engenharia de montagem da chapa majoritária será determinante para o resultado. Outro fator indispensável em qualquer análise de “retrato de momento” projetado é o se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será ou não poderá ser candidato à presidência da República. 



Solidariedade: Adquira o seu kit da 'Caminhada Passos que Salvam' na Padaria Divina; evento é hoje (26)

(Publicidade 97NEWS)

A segunda edição da "Caminhada Passos que Salvam" acontecerá hoje dia 26 de novembro, a partir das 17 horas. O evento espera atraiar um público ainda maior do que em 2016 e, com isso, arrecadar mais fundos para uma causa nobre. Neste sentido a sua participação é muito importante, pois para que o trabalho possa ter a sua continuidade é vital a interatividade. Então é muito fácil participar, é só ir à Padaria Divina que fica situada na Rua: Antônio Francisco da Silva, 200 (Bairro do Tanque) e adquirir o kit no valor de somente R$ 35,00, o qual é composto por camiseta, boné e sacochila, lembrando que todo dinheiro da venda é destinado para o Hospital de câncer infanto-juvenil em Barretos. A Padaria Divina é uma parceira importante do projeto, mostrando assim uma grande consciência social.

(Foto: Divulgação)


Mega-Sena acumula pela nona vez e próximo sorteio deve pagar R$ 65 milhões

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A Mega-Sena acumulou pela nona vez seguida neste sábado (25/11, após nenhum acerto para as seis dezenas. O próximo sorteio será na quarta-feira (29/11), e o prêmio está estimado em R$ 65 milhões. As dezenas sorteadas foram 19 – 20 – 28 – 34 – 36 – 44. Acertaram a Quina 80 apostadores, que receberão R$ 48.195,29 cada. Já a Quadra, teve 6.152 apostas ganhadoras, que receberão R$ 895,32 cada. Os prêmios inferiores a R$ 1.332,78 (valor bruto de R$ 1.903,98) são pagos em qualquer lotérica ou agência da Caixa. Acima desse valor, apenas as agências bancárias fazem o pagamento, sendo que quantidades iguais ou superiores a R$ 10 mil são pagas após dois dias da solicitação.



Vereadores de três municípios baianos não receberão 13º salário

(Imagem Ilustrativa)

Dentre as dez maiores Câmaras Municipais da Bahia, três já decidiram que não vão pagar o 13º salário aos vereadores este ano, enquanto outras cinco ainda não têm definição. A situação das indefinidas tende a ser por não conceder o benefício em função das limitações orçamentárias. O pagamento do 13º para agentes políticos foi autorizado  pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto. As Câmaras de Salvador e Itabuna, por sua vez, optaram por pagar o subsídio extra, mas de forma proporcional, com base na decisão do STF. Procurados pela Satélite, os presidentes das Câmaras de Feira, Ilhéus e Juazeiro revelaram que não vão pagar o benefício este ano. Nas duas primeiras, a medida deve ser implementada só em 2018. Os vereadores de Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Jequié e Barreiras ainda não se posicionaram. O presidente da Câmara de Conquista, Hermínio Oliveira (PPS), disse que o tema será debatido, mas acha difícil pagar este ano. “É uma questão orçamentária”, alegou. Já o de Camaçari, Oziel Araújo (PSDB), afirmou que o assunto não está na pauta. Quinze deputados federais baianos vão ter que gastar menos no final do ano para não ultrapassar o limite da cota parlamentar, verba pública destinada a custear as atividades do mandato. Os deputados da Bahia só podem consumir R$ 468,13 mil por ano - R$ 39 mil por mês. Cerca de 40% já superou a marca. O líder é Benito Gama (PTB), que utilizou R$ 390 mil até setembro (período em que os custos estão atualizados), R$ 43,3 mil por mês. Para fechar as contas, sua média de gastos entre outubro e dezembro deverá ser R$ 25,9 mil - 40% a menos do que vem utilizando. A segunda da lista é Alice Portugal (PCdoB), que tem média mensal de R$ 42,6 mil e deve reduzir para R$ 28 mil. 



Bahia recebe a Chapecoense em confronto direto por vaga na Libertadores

(Foto: Reprodução)

A tarefa não é fácil, mas é possível. Ainda sonhando com uma vaga na Libertadores, o Bahia volta a campo neste domingo (26), às 18h (de Salvador), na Arena Fonte Nova, contra a Chapecoense. A partida marcará a despedida do Tricolor da sua torcida em Salvador, em 2017. Para chegar à tão sonhada vaga, o Esquadrão precisa vencer a Chape. O time baiano ocupa a 10ª colocação da Série A, com 49 pontos, a três pontos do G-7. Para o duelo decisivo, o técnico Paulo Cézar Carpegiani terá o retorno do volante Renê Junior, que cumpriu suspensão. Por outro lado, o treinador não contará com o zagueiro Lucas Fonseca e o volante Juninho. Ambos estão machucados.Já a Chapecoense tem chances remotas de chegar à libertadores. Assegurado na Série A, com 48 pontos e na 12ª posição, o time catarinense enfrenta o Bahia sem pressão e, de certa forma, acomodado.



Mais um suspeito de participar do assalto a joalheria no centro de Brumado é preso pela polícia militar em Bom Jesus da Lapa

Foto: Divulgação l PM/BA

A Policia Militar da 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa prendeu mais um suspeito de participar do assalto a uma joalheria no centro de Brumado no último dia 16. Por volta das 16 horas desta sexta-feira (24), após ligação anônima, a guarnição do PETO foi informada que existiam elementos suspeitos dentro de um veículo Santana, de placa GNW-8797 circulando pela cidade. Diante da denúncia, os policiais realizaram rondas próximo ao antigo matadouro e avistaram o veículo citado, iniciando o processo de abordagem. O condutor Bruno Zeclhynski informou aos PM´s que estava dando fuga a Elielber dos Santos Ferreira, que se encontrava enrolado em um lençol no assoalho do veículo. Elielber dos Santos é um dos suspeitos do assalto a joalheria em Brumado e foi indiciado por roubo qualificado e associação criminosa. Diante dos fatos,  Elielber foi encaminhado para a delegacia da cidade. As investigações seguem, há suspeita que outras pessoas possam estar envolvidas no roubo. O segundo suspeito, Valdir Barbosa de Santana (Negão da Lapa) foi morto na cidade de Ituaçu após trocar tiros com a polícia na manhã da última terça-feira, dia 21. Valdir já tinha mandado de prisão em aberto. As polícias de Brumado e Bom Jesus da Lapa seguem com as investigações.