ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Forró da CDL promete movimentar economia local com dois dias de festa em Brumado

MP-BA aciona Clube de Campo Guanambi e governo municipal por poluição sonora

Atendendo a pedido de Bizuga Ramos, Guilherme Bonfim promove recuperação de trecho entre Av. Centenário e BR-030

Crianças se escondem em areia para não serem mortas pelo próprio pai

Super ofertas do mês de junho da Central das Carnes; confiram

Governo do Estado abre 287 vagas de concurso para a Polícia Penal; salário varia entre R$ 2.601,04 e R$ 4.478,31

Mulher é estuprada quando voltava para casa no município de Tanque Novo

PF vai investigar se houve irregularidades em leilão do governo para compra de arroz

Brumado: Produção do Forró da CDL se reúne com ambulantes para definir o que pode ou não pode ser comercializado dentro do evento

MP recomenda que Município de Anagé rescinda contratos com escritórios de advocacia

Cerimônia do Jaleco de Medicina reuniu estudantes, professores, diretores e autoridades municipais em Guanambi

Brumado: Jovem que atropelou técnica de enfermagem passa por audiência de custódia

Familiares e amigos se despedem de técnica de enfermagem que morreu atropelada em Brumado

Em ação conjunta, MPT-BA age para combater comércio e produção de fogos de artifício clandestinos

Brumado: Vereador Rey de Domingão é condenado por ofensas à ex-secretário do município

Bahia: Jovem é presa suspeita de utilizar dados de vítimas em situação de vulnerabilidade social para solicitar empréstimos

Deputado que associou nordestinos a galinhas que recebem 'migalhas' se torna alvo do conselho de ética

Homem é preso com celular roubado durante aniversário de Brumado

Brumado: PM prende homem com mandado em aberto em festa da cidade

Brumado: PM é denunciado por intolerância religiosa e furto contra monumento do candomblé



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

Luciano Huck desiste de candidatura à presidência da República

Foto: Reprodução

O apresentador Luciano Huck desistiu de ser candidato à presidência da República. A informação foi divulgada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, através do Facebook, na última quarta-feira (22) e foi confirmada, na quinta-feira (23), pela colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. Segundo a colunista, Huck tem oscilado entre se lançar ou não candidato, já que poderia perder seu programa de televisão na TV Globo e contratos publicitários. Ainda de acordo com a publicação, ele deve se pronunciar oficialmente nos próximos dias.



Operação apreende mais de duas toneladas de carne em municípios baianos

Foto: Divulgação/ SSP-BA

Na madrugada deste sábado (25), mais de duas toneladas de carnes irregulares de origem animal foram apreendidas no distrito de Humildes, em Feira de Santana, na cidade de Santo Estevão e no município de Santa Bárbara. Entre as carnes de bois, caprinos e aves, foram apreendidos 940 kg em Humildes, 467 kg em Santo Estevão e 760 kg em Santa Bárbara. Material estava sendo transportado sem as condições adequadas, além de não ter nenhum tipo de certificação. Os órgãos responsáveis pela operação foram as polícias Militar e Civil, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).



Rui Costa inaugura CICOM de Guanambi; o de Brumado poderá ser entregue no dia 21 de dezembro

O governador Rui Costa visitando as instalações do CICOM de Guanambi (Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia)

Durante a sua visita ao município de Guanambi nesta sexta-feira (24) o governador Rui Costa, dentro da extensa programação, entregou a unidade regional do CICOM- Centro Integrado de Comunicação que irá concentrar as ligações de urgência da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros (193) de todos os municípios que pertencem à circunscrição da 22ª Coorpin. Durante a cerimônia Rui Costa comemorou os diversos avanços na área da segurança pública da Bahia, que estão sendo proporcionados pelo órgão, sendo um dos destaque a redução, em cerca de 20% do tempo resposta à população, que aciona as polícias por meio do 190. Entre a chamada do solicitante e o atendimento policial, haverá uma redução de quase cinco minutos após a instalação do centro. Ele ainda declarou que "as novas tecnologias disponíveis na unidade – que reúne em um único lugar as polícias Militar, Civil e Técnica e a intensa capacitação dos servidores que atuam no atendimento ao público são os principais responsáveis por este avanço. Em apenas um ano, é possível observar os resultados do trabalho integrado das polícias, que ficou muito mais profissional com a instalação do centro” e, com certeza, isso irá ser logo percebido aqui em Guanambi e região. Apesar do governador não citar durante a cerimônia a data da inauguração da unidade do CICOM de Brumado, nos bastidores, foram fortes os rumores de que isso acontecerá no próximo dia 21 de dezembro, onde Rui Costa estará visitando Brumado para entregar a logística dos leitos da UTI. A unidade de Brumado já está pronta já há quase um ano e seu funcionamento estaria dependendo somente da contratação de pessoal qualificado.

(Foto: Agência Sertão)


Édio Pereira participa da cerimônia de inauguração da Policlínica Regional de Guanambi

Édio Pereira comemorou junto do governador Rui Costa e do deputado federal Daniel Almeida as conquistas que vêm sendo efetivadas com a regionalização do setor de saúde pública (Foto: Luciano Santos |

O vice-prefeito de Brumado, Édio Pereira, que também exerce a presidência do do PC do B no município, esteve participando nesta sexta-feira (24), da cerimônia de inauguração da Policlínica Regional de Guanambi. Ao lado do deputado federal, Daniel Almeida (PC do B), Édio exaltou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo governador Rui Costa na área de saúde pública. "Esse processo de regionalização da saúde é um marco histórico, que está promovendo uma transformação impressionante do setor, que além da qualidade e resolutividade, é muito mais humanizado, comprovando o compromisso de um governo diferenciado que vem fazendo com que a Bahia se destaque cada vez mais no cenário nacional", declarou. Em rápida entrevista ao 97NEWS, que também esteve presente ao evento, o vice-prefeito ainda fez questão de dizer que "esse mesmo processo que foi realizado em Guanambi, agora será efetivado em Brumado que terá também a sua Policlínica Regional. Nós temos cobrado a celeridade do processo ao governador e ele vem sendo muito receptivo. O prefeito Eduardo Vasconcelos vem se empenhando ao máximo também e temos o prazer de colaborar para que a saúde em Brumado seja cada vez melhor". Questionado sobre como está o andamento do consórcio dos municípios pactuados com Brumado, já que ele vem participando diretamente do processo, o vice-prefeito respondeu que "sabemos que ele é muito complexo, envolve uma série de fatores, mas, segundo o próprio governador Rui Costa nos informou hoje aqui tudo será resolvido. Eu acredito muito em sua competência para que os ajustes sejam concluídos e que o consórcio se estabeleça nos próximos dias, para que, além da Policlínica Regional, Brumado tenha também, a efetividade da UTI, que é um grande sonho da nossa população". E finalizou argumentando que "no próximo dia 21 de dezembro, o governador Rui Costa estará em Brumado para inaugurar a logística dos leitos de nossa UTI e, até lá, tudo esteja totalmente resolvido, onde poderemos ter o anúncio do início das obras da nossa unidade regional".



Policlínica Regional de Guanambi é entregue pelo governador Rui Costa

O governador Rui Costa durante o hasteamento da Bandeira Nacional que iniciou a cerimônia oficial (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os 480 mil moradores de mais 22 municípios baianos, desta vez no Território de Identidade do Sertão Produtivo, passam a ter cobertura de todos os exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Policlínica Regional do Alto Sertão, segunda entregue pelo Governo do Estado, foi inaugurada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (24), em Guanambi. O consórcio que vai gerir o equipamento reúne 100% dos municípios da região. "Aqui são duas grandes construções. A primeira é esta belíssima unidade de saúde, de concreto, cimento e aparelhos tecnológicos. A segunda é formada por homens e mulheres, prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, que acreditaram na ideia. Se é possível regionalizar e dar mais qualidade de saúde para o povo em lugares ricos como Alemanha, Suíça e França, não se pode dar ao luxo de pulverizar recursos em serviços de baixa qualidade em lugares pobres como a Bahia e o Nordeste. Juntos, todos podemos oferecer serviços de primeiro mundo para a população", afirmou Rui. Na ocasião, o presidente do consórcio e prefeito de Urandi, Dorival Barbosa, pediu a recuperação da BA-263, que liga Urandi a Licínio de Almeida, para que as pessoas cheguem com mais rapidez à policlínica. A resposta do governador foi imediata: “Já autorizei que a Secretaria de Infraestrutura [Seinfra] faça o projeto para que, no ano que vem, a gente asfalte os 18 quilômetros e os pacientes venham dos municípios para fazer os exames com mais conforto e segurança”. Com as policlínicas em Teixeira de Freitas e agora em Guanambi, já são 35 municípios cobertos com atendimento especializado e exames de alta complexidade. O Governo do Estado será responsável por 40% dos custos das unidades e os 60% restantes serão distribuídos proporcionalmente, de acordo com o tamanho da população de cada município. "Esse custeio vai ser sobre o que for gasto por cada policlínica. Então, vai ficar muito barato para cada município. São instituições que não visam ao lucro. Há apenas uma transferência do que foi efetivamente gasto. Os recursos são descontados pelo governo de cada município na sua cota do ICMS, para quitar as despesas daquele mês”, explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. 

O momento do descerramento da placa oficial da Policlínica Regional de Guanambi (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Mais saúde e economia

Para o presidente do consórcio, Dorival Barbosa, nenhum município deve ficar fora de "um projeto dessa magnitude, em que o Governo do Estado oferece serviços de saúde que não têm na rede pública da nossa região. Nós sabemos a dificuldade que os pequenos municípios têm de oferecer um serviço de qualidade, com especialistas, para a população". Já o prefeito de Feira da Mata, Cidinho, comentou que o município é o menor entre os que participam do consórcio. “Todos os meses, eu gastava cerca de R$ 6 mil somente em tomografias e ressonâncias magnéticas para os moradores. Agora, nossa participação no consórcio é de R$ 6,5 mil mensais e temos acesso a todos os exames. Então, essa nova policlínica vai representar uma economia enorme”. Segundo a diretora-geral da policlínica, Tâmara Miranda, a equipe da unidade é formada por mais de 60 profissionais concursados, incluindo 24 médicos especialistas, e mais 20 colaboradores terceirizados. Selecionada entre mais de 500 profissionais e preparada há mais de dois anos e meio, pelo Governo do Estado, para assumir a função, ela garante que "é uma satisfação enorme participar desse projeto que vai revolucionar a saúde no estado da Bahia".

 

Municípios beneficiados 

A policlínica atenderá os moradores de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. Moradora de Guanambi, a dona de casa Dulce Badaró aprovou a chegada da unidade. "Acompanho meu marido em exames que precisavam ser feitos em outra cidade e agora a gente tem um equipamento de primeira aqui, na nossa cidade". Foram investidos R$ 24 milhões na policlínica, entre obras civis, aquisição de equipamentos e 12 micro-ônibus com capacidade para até 28 pessoas. O motorista José Carlos Cotrim, que vai transportar pacientes de Riacho de Santana e Igaporã para a policlínica, ressaltou que já trabalha "como motorista na educação, mas essa é uma oportunidade de melhorar minha perspectiva de vida. É uma oportunidade para todos nós, em várias funções. A gente sabe que a policlínica não funciona com uma única pessoa, nós somos uma equipe”. Além de Fábio Vilas-Boas, os secretários de Cultura, Arany Santana; de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; da Agricultura, Vitor Bonfim; e de Relações Institucionais, Josias Gomes, acompanham Rui em Guanambi.

CONTINUE LENDO


Guanambi: Waldenor e Zé Raimundo participam de inauguração da Policlínica Reginal

Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo juntamente com o secretário estadual de saúde Fábio Villas-Boas durante a inauguração da Policlínica de Guanambi (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O município de Guanambi, localizado na região sudoeste, teve uma forte movimentação política nesta sexta-feira (24), em dia considerado histórico, onde foi entregue pelo governador Rui Costa a Policlínica Regional do Alto Sertão. Com investimentos de cerca de R$ 24 milhões, a unidade é um marco para a saúde da região de Guanambi, que agora passará a contar com serviços de alta complexidade, muitos dos quais não são encontrados nem na rede particular de saúde. Os deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira fizeram questão de estar presentes ao evento, que reuniu a nata dos políticos da região sudoeste. Sempre muito contextualizados e sincronizados com os avanços e conquistas que vêm sendo realizadas pelo governo de Rui Costa, eles não esconderam a satisfação ao dizer que "A Bahia está iniciando uma grande revolução na área de saúde pública, comprovando o seu compromisso e mostrando uma forma de governar diferenciada, que faz os anseios dos baianos se tornarem realidade", destacaram. Eles ainda declararam que "nossos mandatos parlamentares sempre estiveram em sintonia fina com essa metodologia moderna e que vem obtendo um alto grau de resolutividade que vem sendo promovida pelo governador Rui Costa". Eles ainda lembraram que "agora o governador irá concentrar ações em prol de Brumado, onde estará no próximo dia 21 de dezembro para a entrega da logística dos leitos da UTI, que é um grande sonho da população" e emendaram citando que "todo esse processo de mudanças de paradigmas que aconteceu em Guanambi, irá ser efetivado em Brumado que terá também a sua policlínica regional, que irá promover uma total transformação na área de saúde, que, com esse processo de regionalização, será muito mais abrangente, eficaz e humanizada".

Waldenor e Zé Raimundo participaram ativamente, ao lado do governador Rui Costa, de todo o cerimonial (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Tristeza: Morreu, com apenas 2 anos, o pequeno Davi Lucas, após dura luta pela vida

Garotinho natural de Itambé, portador da Síndrome de Down, estava internado em Salvador. Ele faleceu após complicações durante uma cirurgia (Foto: Reprodução)

A cidade de Itambé está profundamente triste pela perda precoce do pequeno Davi Lucas, 2 anos, que faleceu nesta sexta-feira (24), no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. Davi era especial, portador de Sídrome de Down, tinha Defeito do Septo Atrioventricular (DSAV) e, após passar por cirurgia de correção, o garotinho teve complicações na recuperação na UTI e não mais acordou. A morte do pequeno e amado Davi, deixou a família e os itambeenses em choque. Nas redes sociais, inúmeras mensagens e homenagens em apoio à família. O velório do pequeno Davi, ainda não foi informado pela família. 



Região de Conquista: Condutor e auxiliar morrem em desastre entre carretas na BR-116

Tragédia ocorreu no trecho entre a cidade de Cândido Sales e o pedágio. Vítimas ainda não foram identificadas. Trânsito foi interrompido (Foto: Lagoa Grande em Foco)

Um grave acidente foi registrado na BR-116 próximo ao pedágio, trecho que liga Conquista a Cândido Sales, fato ocorrido nesta tarde de sexta-feira (24) Ainda não há informações sobre o número de feridos nesse grave acidente, trânsito segue muito lento até o momento dessa reportagem. Dois corpos, que seria do condutor e do carona de um dos veículos envolvidos, foram retirados e descolados ao IML de Vitória da Conquista. O tráfego ficou interrompido nos dois sentidos. Neste momento, PRF e ViaBahia trabalham na liberação de pelo menos uma das pistas. 



Silvia Mello é homenageada na Câmara de Vereadores de Brumado com Moção de Aplauso e Congratulações

(Foto: Divulgação)

A professora, escritora, cantora, Sílvia Márcia Lima Mello, mais conhecida por todos como Silva Mello foi agraciada na manhã desta sexta-feira, 24 de novembro com Moção de Aplausos e Congratulações, por ser uma referência na luta e fortalecimento da cultura de Brumado, assim como na construção de uma sociedade justa e igualitária, sonho de todos os brasileiros. Dedicar essa homenagem a Silvia foi uma iniciativa do vereador, José Ribeiro Neves, que não só foi o autor da proposição em reconhecimento da artista, mas também vem desenvolvendo um profícuo trabalho na Academia de Letras de Brumado, buscando despertar em todos a vital importância da valorização da cultura em todas as suas nuances, pois representa a origem, a história de um povo. Silvia Melllo ao fazer uso da Tribuna Livre, bastante emocionada, agradeceu em especial ao parlamentar e a todos os vereadores, salientando sua honra em receber a homenagem. Falou também que é um grande orgulho poder levar o nome de Brumado para outros países, assim como a sua cultura, já que levou em suas viagens a Portugal e França, onde recebeu honrarias, livros de autoria de membros da ALAB. Destacou que não somos ainda um país que investe seriamente na cultura, dando a entender que o povo necessita só de víveres, e não é desta forma, pois se não tivéssemos a cultura para nos conferir identidade não seríamos diferentes dos animais irracionais. “Todos temos função perante a sociedade”. Frisou que as manifestações culturais são a alma de uma cidade, de um estado de um país. “Considero um privilégio imenso fazer parte da ALAB e saúdo meus confrades e confreiras pela luta incansável pelo engrandecimento da arte e cultura de Brumado. “Espero que nunca mais nos perguntemos sobre a importância da cultura posto que somos homo sapiens que nos torna acima de tudo homo-culturalis”.   Ao final da sessão Silvia Mello recebeu a Moção de Aplausos e Congratulações da mão dos vereadores presentes na sessão. Sendo parabenizada pela sua dedicação à cultura.



Black Friday movimenta o comércio de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

O centro da cidade está movimentado desde o início da manhã desta sexta-feira (24) por conta das liquidações da Black Friday. Embora algumas pessoas aproveitem os descontos para adquirir itens de linha branca e televisores, o maior movimento está em lojas com produtos como chocolates, roupas e itens de beleza. A cabeleireira, Mariane Silva, de 28 anos, veio com as irmãs de Aracatu para comprar esmaltes que estavam em promoção por R$ 5,99, mas acabou gastando cerca de R$ 1 mil. "Fiz compras para a família toda", disse. Muitas pessoas acompanham os preços dos produtos que pretendem comprar nesta data para comprovarem se há desconto. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Karine Santana, de 27 anos, está com a tia Elaine Santana, de 55 anos e a avó Carmelita Santana, com 80 anos em busca de um ar condicionado, devido ao grande calor que faz na cidade. "Já fomos em três lojas e não estamos satisfeitas com os preços que encontramos", disse a jovem. O equipamento é para a tia. "Quero gastar até R$ 900 e comprar um ar bom", conta Karine. Algumas lojas do centro abriram mais cedo nesta sexta-feira, como a loja Americanas, que está funcionando desde a 06h e o Magazine Luiza, que abriu as portas às 7h. O gerente da Eletrozema, James conta que o movimento deve ser mais intenso após as 16h e que os descontos na loja chegam a 60%. Entre os itens mais procurados estão televisores e celulares. "Hoje é o melhor dia do ano para as vendas e muitas pessoas já aproveitam para comprar os presentes de Natal", conta.



Com obras concluídas desde 2016, Cicom de Brumado não tem data para funcionar

Foto: Luciano Santos l 97News

Passados onze meses, a Unidade do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) do município de Brumado criado para dar mais agilidade à resolução de crimes e melhor atender a população, ainda não tem previsão de quando começará, efetivamente, a funcionar. O Cicom de Brumado já está todo equipado com computadores, monitores e câmeras de monitoramento. Além de Brumado, o centro atenderá os municípios que estão integrados à 20ª Coorpin e 34ª CIPM, que somam juntas cerca de 400 mil habitantes. Sem previsão de quando irá funcionar, quem mais sofre é a população, que teme que o local, com o tempo, acabe ficando abandonado pelo setor público. As obras do Cicom foram concluídas em novembro do ano passado, com o auxílio do Governo do Estado. O problema é que ainda necessita de investimentos para contratar profissionais. Enquanto isso, o Governador Rui Costa ianugura várias unidades na região, como em Guanambi, onde o centro funcionará na sede do 17º Batalhão de Polícia Militar e foi inaugurado nesta quinta-feira (23). Além de Guanambi, mais de 18 municípios passam a ter o atendimento unificado da central de polícia (190), com o lançamento do Cicom. Nas redes sociais muitos questionamentos sobre o porquê, que em diversas cidades, obras são inauguradas pelo governo do estado, e em Brumado, ainda não aconteceu. Comentários também ressaltam a seguinte frase, "Todos os políticos são adversários nas urnas, mas se unem em prol do desenvolvimento social de sua cidade. E Brumado, segue como rabo de cavalo, ao contrário de tudo, cada político defende o seu interesse pessoal". 



Pais questionam condições dos brinquedos do Parque Infantil da Zeca Leite; 'as crianças correm riscos', afirmam

Segundo os usuários muitas precariedades vêm aparecendo o que causa preocupação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após receber uma ampla reforma e modernização e, recentemente, há cerca de 3 meses, ter passado por uma manutenção, o Parque Infantil da Praça Coronel Zeca Leite, volta a ser alvo de preocupação e questionamentos por parte dos usuários. Segundo várias mensagens enviadas À redação do 97NEWS, pais questionam a atual situação dos brinquedos, a qual é avaliada como perigosa, já que as condições começam a apresentar visíveis precariedades. Segundo as reclamações os brinquedos apresentam redes rasgadas, proteções já se desprendendo, o que pode provocar uma queda de cerca de 2 metros; ausência de assentos, além da falta de pintura, principalmente da principal atração, um trenzinho que ainda exibe a logomarca da gestão anterior. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, ele explicou que "a prefeitura até o momento não recebeu nenhuma reclamação, mas vou mandar os fiscais darem uma olhada, pois tem três meses foi feita a manutenção". Então, ele se prontificou a buscar uma solução para o problema. Veja abaixo os registros fotográficos que foram enviados pelos pais:



Médico ofende repórter e Sandra Annenberg responde ao vivo

Foto: Reprodução l TV Globo

Após ouvir um comentário grosseiro feito por um médico em uma matéria do "Jornal Hoje" que foi ao ar na última quarta-feira (22), a apresentadora Sandra Annenberg acabou tendo uma reação que chamou quase tanta atenção quanto a reportagem. Na matéria, o oftalmologista Júlio César Leão, que se negava a operar a vista de uma senhora de 54 anos chamada Sirene, uma das 25 na fila para operação, fala, sem saber que estava sendo gravado: "Sabe que dia eu vou operar ela? O dia que eu quiser! Sacou? Vai comer m...". Logo em seguida, a transmissão retorna para o estúdio, onde uma embasbacada Sandra pergunta, estupefata: "Eu não ouvi o que eu ouvi, ouvi?". Em seguida, a apresentadora falou que num primeiro momento o médico negou ter xingado a repórter, mas em entrevista à TV Anhanguera, ele voltou atrás e confessou. Dony de Nuccio, que divide a banca com Sandra, também reprovou a atitude do entrevistado. "Ele disse que se arrependeu e que vai operar a dona Sirene na semana que vem, se ela puder. Tomara que seja um arrependimento genuíno, e não decorrente da exposição que o caso ganhou", comentou o apresentador. Assista um trecho do momento:



Brumado: Lojas funcionam em horário especial durante a Black Friday

Foto: Luciano Santos l 97News

Algumas Lojas de Brumado estão com horários de funcionamento especial na maior promoção do comércio no Brasil. Em razão da Black Friday, lojas abrem mais cedo e fecham mais tarde nesta sexta-feira (24). A Black Friday já é considerada uma das principais datas para o comércio. No Brasil, a expectativa, é que as vendas deste ano atinjam 2,2 bilhões de reais, um aumento de 19% em relação a 2016. Pesquisa realizada mostra que 90% dos consumidores brasileiros da Black Friday realizam suas compras pela internet. Confira as alterações de funcionamento em Brumado para algumas lojas:


Lojas Americanas
Abriu mais cedo, ás 6h, e a previsão é que encerre as vendas a partir das 23h. 


Magazine Luiza
O empreendimento também está funcionando em horário diferenciado durante a Black Friday. Das 6h da manhã às 20h. A loja de eletrodomésticos oferece descontos de até 60%.


Eletrosom
Também abriu as portas ás 06h, com pevisão de fechar as 20h.


Eletrozema
No seguimento de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e informática, a loja oferece até 70% de desconto.


As demais lojas abriram as portas às 7h e vão estender o horário até ás 20h. Eletrônicos, utilidades para o lar, praticamente todos os itens terão descontos de até 70% durante a Black Friday. Segundos os proprietários das demais lojas, nos segmentos de vestuário, decoração, papelaria, e acessórios, eles também vão participar da Black Friday.



Copa Sul-Americana: Flamengo vira sobre Junior Barranquila e abre vantagem na semifinal

Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira (23), o Flamengo venceu o Junior Barranquilla de virada, por 2 a 1, e largou em vantagem na disputa por uma vaga na final da Copa Sul-Americana. O experiente  Juan e o jovem Felipe Vizeu balançaram as redes pelo Rubro-Negro, enquanto Téo Gutiérrez descontou para o time colombiano, perante os 41 mil espectadores no Maracanã. Com o resultado positivo, o Flamengo está a um empate de voltar à decisão de um torneio internacional após 16 anos. Se vencer, obviamente, o Rubro-Negro também fica com a vaga. Como o gol fora de casa é critério de desempate, o Junior Barranquilla pode avançar caso vença pelo placar mínimo. O jogo da volta será disputado na próxima quinta (30), no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, às 22h30 (de Brasília). Antes, porém, o Flamengo encara o Santos, no domingo (26), na Ilha do Urubu, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória neste jogo pode significar, no mínimo, a classificação para a pré-Libertadores 2018. Por sua vez, o time colombiano terá a semana cheia para se preparar para o segundo e decisivo duelo.



74% dos consumidores não acreditam nas promoções da Black Friday, diz pesquisa

Foto: Luciano Santos l 97News

Três pesquisadores divulgaram uma pesquisa que coloca em dúvida a credibilidade de grandes ações do varejo, como a Black Friday. Segundo eles, apesar de criar um calendário fora de época para o comércio, poucos consumidores acreditam, de fato, nas promoções oferecidas na data. A pesquisa foi conduzida pelos Alberto Guerra, Flávia Ghisi e Marcos Angeli, que atuam em instituições como FEA, FIA e FGV. Segundo eles, apesar de consolidada, a Black Friday desfruta de baixa credibilidade entre os clientes. Segundo o estudo, 74% dos consumidores ouvidos acreditam que poucas promoções são reais, pois muitas são mascaradas, e metade destes não vê vantagens na maior parte das ofertas. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017, com 752 entrevistados de todas as regiões brasileiras. A amostra inclui consumidores com diversos níveis de renda e escolaridade, dos quais 58,2% são mulheres, 75,3 % têm idades entre 32 e 60 anos, 60,2% são casados e 56,4% têm filhos.

 

Segundo Alberto Guerra, 69% dos consumidores acreditam que as promoções da Black Friday não incluem apenas produtos de lançamento, mas, também, produtos fora de linha ou obsoletos.

“Este é o principal motivo de frustração por parte dos consumidores, uma vez que a Black Friday é uma ação promocional originalmente de sobras de estoque e produtos de gerações ou coleções anteriores, inclusive nos Estados Unidos. Produtos de lançamento normalmente não entram na promoção, o consumidor que vai às compras buscando isso vai se decepcionar”, alerta.

Segundo o pesquisador, o descrédito também é reflexo dos primeiros anos da promoção no Brasil, a partir de 2010.

“Alguns varejistas começaram a aumentar o preço dos produtos nas semanas anteriores à data”, lembra o especialista.

O estudo, no entanto, indica potencial de crescimento para a ação, pois mais de um terço dos consumidores brasileiros (36%) ainda não efetuaram compras na Black Friday, por falta de confiança nos descontos ou por julgarem que as ofertas são pouco atrativas.

A pesquisa também revelou que 52% dos consumidores ouvidos nã

o se preparam para comprar na Black Friday e que 48% se preparam com antecedência de até 30 dias.

Como hábitos de consumo, ficou evidente que a maioria (73%) não aproveita a Black Friday para antecipar as compras de Natal, que os produtos comprados são para uso próprio ou de consumo frequente, com preferência por produtos de valor mais alto.

As categorias com maior interesse de compra pelos consumidores na Black Friday 2017 são eletrônicos/eletroportáteis (40%), roupas e calçados (25%) e livros/discos/filmes (22%).

CONTINUE LENDO


Prefeito de Brumado comemora aprovação do aumentos das alíquotas da CFEM; 'é uma vitória histórica', afirmou

(Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

A expectativa positiva sobre a aprovação da Medida Provisória  (MPV) 789/2017, que aumenta alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), ou seja, dos royaltys pagos pelas mineradoras a estados e municípios acabou se consolidando nesta quinta-feira (23), já que foi aprovada no Senado Federal, na forma do Projeto de Lei de conversão (PLV 38/2017), a proposta nesse sentido. As medidas previstas na MP que entraram em vigor em 1º de novembro, trazem um grande salto quantitativo para o município de Brumado, já que, a partir de agora, os recursos serão obtidos por meio do valor bruto e não do líquido como vinha acontecendo. O prefeito Eduardo Vasconcelos, que foi à Brasília pressionar os deputados e senadores objetivando a aprovação, comemorou muito a conquista, que ele classificou como histórica e justa, já que Brumado vem pleiteando há vários anos essa adequação. Ele que vem empunhando essa bandeira desde 2004, ou seja, há 13 anos, relatou que "finalmente uma grande notícia meu querido povo de Brumado, pois, após a aprovação na Câmara de Deputados e, subsequentemente, no Senado, foi aprovado a elevação dos repasses do CFEM, o que é uma grande vitória para a nossa capital do minério". Não escondendo a satisfação, o gestor expressou que "nós que participamos do processo de criação da AMIG - Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, sendo, inclusive um dos seus fundadores e também vice-presidente, nesse momento de grande relevância para Brumado, com a aprovação no Senado Federal, estamos muito felizes em cumprir com sucesso a nossa missão a favor do povo de Brumado". E finalizou dizendo que "o fruto desta riqueza que o Bom Jesus colocou em Brumado, agora, está no seu devido lugar". O projeto agora seguirá para a sanção do presidente Michel Temer.



Bomba: Robinho é condenado a 9 anos de prisão por abuso na Itália

Foto: Dino Panato

O atacante Robinho, do Atlético-MG, foi condenado a nove anos de prisão pela acusação de “violência sexual” em grupo pelo Tribunal de Milão, na Itália. O incidente em questão envolvia uma jovem albanesa, que na época tinha 22 anos. De acordo com as informações do jornal italiano “Gazzetta Dello Sport”, o crime ocorreu no dia  22 janeiro de 2013 em uma boate localizada na cidade de Milão, na Itália. Na época, o jogador atuava pelo Milan. Na época, o jogador que teve passagens pela Seleção Brasileira se manifestou sobre o caso. “Diante das informações envolvendo o jogador de futebol Robson de Souza (Robinho), noticiadas irresponsavelmente hoje nos meios de comunicações da Itália, e replicadas no Brasil sem qualquer apuração quanto à sua veracidade, Robinho afirma que não tem qualquer participação no episódio mencionado. Todas as providências legais já estão sendo tomadas. Robinho lamenta o episódio, que é levantado sem qualquer fundamento, justamente em um período que atravessa uma boa fase profissional, pessoal e familiar. Em relação ao caso de Londres, fato não apurado profundamente pela imprensa e lembrado agora de forma oportunista, Robinho informa que foi acusado de forma leviana e mentirosa; sendo que, após investigação policial (concluída), foi comprovada a sua inocência, e, em contrapartida, a autora da falsa acusação foi denunciada pela polícia londrina e responde processo pelo crime de falsa acusação e calúnia. Robinho afirma que, apesar de revoltado, está muito bem amparado pela família e em Deus. Ele agradece a todos que torcem por ele, que conhecem sua índole, e, portanto, sabem que jamais cometeria tal ato.” A expectativa que maiores informações sobre o caso sejam divulgadas ao longo do dia.



Faltam 30 dias para o Brumado Sunset

Foto: Divulgação

O clima vai ser de alegria e alto astral na Capital do Minério durante o Natal que irá ser marcado pelo Brumado Sunset, uma festa diferenciada que terá grandes atrações: Naiara Azevedo; Léo Magalhães; Seu Maxixe; Yara Vellasco; Fann Estourado e Dj Rafa Gouveia. Realizado pela Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções, o Brumado Sunset irá acontecer no dia dia 23 de dezembro, no Parque de Exposições Gilson Brito. Começou a contagem regressiva para essa grande festa. Falta 30 dias então corra agora mesmo até os Pontos de venda: Tiazinha Distribuidora (Meia Entrada), Bar do Rey, Boutique Sandes, Padaria Ki Pão e Posto Meira. Livramento: Decore Festas, Restaurante Trindade  e Sofia Comissária.



Homem é preso e um adolescente é apreendido suspeitos de assalto no Bairro Santa Tereza em Brumado

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Um homem foi preso e um adolescente apreendido, na noite desta quarta-feira (22), suspeitos de assaltar pessoas em diversos bairros da cidade. De acordo com informações da Polícia Militar, a dupla foi pega após denúncia das vítimas. Conforme a PM, o homem e o adolescente estavam em atitude suspeita no bairro Santa Tereza. Os suspeitos foram interceptados por agentes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 34ª CIPM. Com eles, segundo a PM, foram encontradas um revólver calibre 22. Ainda de acordo com a PM, ambos possuem diversas passagens na polícia por roubos e tráfico de drogas e possuem  as características físicas idênticas às relatadas por vítimas que sofreram assaltos na cidade. Após a abordagem, o homem e o adolescente foram encamimhados para a Delegacia de Brumado, onde o caso foi registrado.