ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

Duas malas atribuídas a Geddel estão desaparecidas; a PF diz que contabilizou nove malas e recebeu apenas sete

Foto: divulgação/Polícia Federal

Duas malas que foram atribuídas ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e encontradas no apartamento no bairro da Graça, em Salvador, com R$ 51 milhões, estão desaparecidas. Pelo menos é o que afirma a coluna Expresso, da Época. Segundo a publicação, a Polícia Federal confirmou em certidão que foram recebidas sete malas de dinheiro, no entanto, o auto de apreensão feito por agentes da PF acusavam nove malas. “Certifico que, quando do recebimento do material encaminhado pela SR/PF/BA, referente a Operação Tesouro Perdido, através dos memorandos nº 3530/2017, 3531/2017 e 3532/2017 foi constatado a presença de somente 7 malas, sendo 6 grandes e 1 pequena, quando no auto de apreensão relaciona 9 malas, sendo 6 grandes e 3 pequenas”, diz o documento.



Presidente da ALBA quer extinção do TCM

(Foto: Reprodução)

Ângelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia, pediu à procuradoria jurídica da Casa que estude a elaboração de um projeto extinguindo o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), como aconteceu no Ceará. Coronel argumenta que o TCM baiano não segue a mesma linha que os tribunais do país no que diz respeito à apreciação de gastos com pessoal pelas prefeituras, o que resulta em grande número de rejeição de contas pelo estouro do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (54%). "Empresas terceirizadas, por exemplo, na Bahia são contabilizadas como gastos de pessoal da prefeitura contratante. E também os programas federais. O nosso TCM não está seguindo a linha dos demais". Ele diz que ainda não decidiu se vai apresentar o projeto, mas vai deixar no gatilho. Em nota, o presidente do TCM, Francisco Netto, diz que a decisão sobre a extinção ou não é uma questão política, e não lhe cabe comentar, com a ressalva de que 'o momento é de fortalecer os órgãos de controle público'. E sobre as rejeições de conta, afirma que a questão é técnica, que o TCM discute conforme o estabelecido pela legislação.



Conquista: Pedófilo é preso por abusar de criança durante uma apresentação de ballet

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem de 53 anos abusou de uma garota de 12 anos  durante uma apresentação de ballet no Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE) em Vitoria da Conquista. O vigilante que é funcionário do órgão confessou o crime e confirmou ter esperado a vitima se afastar de um grupo de amigas para ir até ela e passar a mão em sua genitália. Ao chegar a delegacia foi atestado também que ele já teria abusado de uma outra criança,  o pedófilo ficara detido enquanto aguarda decisão da justiça.



Desespero: Mulher corta órgão de amante com tesoura de jardinagem enquanto ele dormia

Foto: Reprodução

Uma mulher, de 26 anos, foi presa no último domingo (26), acusada de ter cortado o órgão genital de um homem, de 40 anos. O caso aconteceu na cidade de Córdoba, na Argentina. Brenda Barattini confessou à polícia que cortou o órgão sexual do homem após sofrer abuso sexual, na noite do último sábado (25). Segundo os investigadores, os dois eram comprometidos, mas mantinham um relacionamento extraconjugal. Brenda aproveitou enquanto o homem estava dormindo e usou uma tesoura de jardinagem para cortar seu órgão sexual. Ao acordar, o homem estava amarrado, ensanguentado e começou a gritar por ajuda. Ele foi levado por vizinhos para a emergência de um hospital mais próximo. O advogado da vítima disse, em entrevista ao jornal britânico Mirror, que o órgão sexual do seu cliente “não tem mais utilidade”. Brenda foi detida em um complexo penitenciário e será submetida a testes psiquiátricos e psicológicos.



BA-262: Dupla sertaneja está entre as vítimas fatais; acidente trágico ocorreu próximo a Anagé

(Fotos: Reprodução)

Segundo informações de uma internauta próxima da família das vítimas, João Paulo e Romero eram uma dupla sertaneja e moravam no estado de São Paulo. Eles teriam vindo para a Bahia rever o pai, o senhor Manoel Cordeiro, e juntos viajado para Belém do Pará, no estado do Pará. Ainda segundo informações, as vítimas estavam viajando desde a sexta-feira (24) e sempre vinham mantendo contado com os familiares na Roça do Povo. As vítimas fatais foram identificadas como João Paulo Oliveira Araújo, 34 anos, Elisângela Oliveira Araújo, 40 anos e Manoel Cordeiro de Araújo, 66 anos, moradores da Roça do Povo, em Itabuna. O condutor e o carona do caminhão sofreram escoriações leves. Já as vítimas que estavam na caminhonete, sendo o pai e três filhos, não resistiram aos ferimentos e foram a óbito. A colisão frontal envolvendo uma caminhonete e um caminhão-baú, na madrugada desta segunda-feira (27), por volta das 4h, no km 344, da BA-262, trecho entre as cidades de Vitória da Conquista e Anagé.



O vereador Lek reforça indicação à administração municipal em favor do Esporte

O vereador Lek é um dos grandes defensores do esporte de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O parlamentar reiterou a solicitação que indica a instalação de painel eletrônico, sistema de sonorização, rampa de acessibilidade e manutenção nos refletores do estádio Gilberto Cardoso e ainda reparos no passeio público ao entorno do referido estádio. Esta indicação do vereador Lek visa qualificar o estádio através dos reparos necessários e viabilizar a melhoria para a prática esportiva. Sendo este o momento oportuno,segundo o parlamentar, já que as competições de 2017 foram encerradas e retornarão apenas a partir de fevereiro de 2018, tendo assim tempo suficiente para os reparos e melhorias. Um painel eletrônico e um sistema de sonorização vão permitir ao torcedor ficar melhor informado sobre as partidas. Quanto ao sistema de áudio o vereador frisou que “devemos pensar também na questão da segurança, em caso de uma situação de emergência o sistema de som de qualidade seria muito útil, orientando e avisando o público, de modo que é sempre melhor antecipar qualquer problema e  prevenir”. Lek ainda falou sobre a necessidade da instalação das rampas de acessibilidade destacando que “é importante a instalação, pois qualquer indivíduo independente da sua limitação física, poderá exercer o seu direito de ir e vir, desfrutando de um momento de lazer no estádio.” Lek que é reconhecido como um amante do esporte, sendo que, no bairro São Félix desenvolve um trabalho social com jovens e crianças na área do futebol, após se tornar parlamentar passou também a ser um defensor desta bandeira na câmara de vereadores.

As indicações do vereador Lek iriam melhorar a estrutura do Gilbertão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Ex-agente de endemias faz grave alerta sobre os riscos do Calazar e da Dengue; secretário esclarece

O ex-agente Marcelo Nascimento chamou a atenção para a situação do setor de endemias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em entrevista ao âncora Carlos Silva que comanda o Jornal da Alternativa, o ex-agente de endemias Renato Nascimento, que trabalhou por 16 anos na Prefeitura de Brumado, fez um grave alerta, tendo como enfoque os riscos do aparecimento de casos de Dengue e, principalmente, da Leishmaniose, conhecida popularmente como Calazar. Segundo ele o município corre um sério risco nesse sentido, ainda mais que estaria ainda sem um coordenador do setor de endemias, o que estaria prejudicando a efetividade dos serviços. "Hoje vemos o setor da Dengue funcionando mal, antes eram 4 setores, agora é só um, por isso é necessário que medidas urgentes sejam tomadas, pois os riscos são grandes, ainda mais que a população ficou na zona de conforto, já que não apareceram casos recentes", destacou Nascimento. Ele subiu o tom ao falar do Calazar citando que "Brumado tem uma enorme quantidade de cães errantes, muitos dos quais são largados aqui por outros municípios da região, então, como este jogo de empurra entre a justiça e a prefeitura vem atrapalhando o trabalho de investigação e até de eliminação dos animais infectados, o perigo é grande, pois além do Calazar, os cães podem transmitir o glaucoma e até a leptospirose, por isso têm que se achar uma solução rápida para esse impasse". Diante das colocações preocupantes feitas pelo ex-agente, o 97NEWS entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres que de pronto citou que "já estamos contratando um coordenador de endemias, mas, temos um coordenador na unidade e os agentes são bem competentes e sabem desempenhar as suas funções muito bem" e emendou enfatizando que "mas temos que lembrar que a luta contra a Dengue e a Tríplice Endemia é de todos, sendo que é necessário ficar em alerta 24h por dia, ainda mais que estamos em período chuvoso. Cada um tem que fazer a sua parte e exterminar os focos do aedes nas residências, com uma constante verificação e eliminação de possíveis criadouros".



Brumado e Livramento receberão auxílio financeiro do Governo Federal

Foto: Luciano Santos l Conteúdo 97News

Os municípios de Brumado e Livramento receberão, respectivamente cerca de R$ 700 mil cada, referente a Auxílio Financeiro ao Municípios (AFM). O repasse foi autorizado na semana passada pelo presidente Michel Temer (PMDB) e os valores devem ser entregues até o mês de dezembro deste ano, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total, que contempla todos os municípios do pais, chega a R$ 2 bilhões, corresponde a metade do que foi solicitado pelos Municípios, mas dará fôlego as cidades diante da dura crise financeira. O valor foi conseguido após negociações do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e dos presidentes de entidades estaduais com o presidente Michel Temer. Outros municípios da região como: Aracatu (R$ 300.519,62), Malhada de Pedras (R$ 180.311,77), Lagoa Real (R$ 300.519,62), Anagé (R$ 360.623,55) Guajeru (R$ 180.311,77) e Rio do Antônio (R$ 300.519,62), também receberão o auxílio. Confira a lista completa



Zé Ribeiro comemora junto com os moradores a conclusão do processo de instalação da energia do Cemitério de Itaquaraí

O vereador Zé Ribeiro juntamente com os moradores de Itaquaraí comemorando a ligação da energia do cemitério da localidade (Foto: Assessoria Parlamentar)

A implantação do sistema de iluminação do Cemitério do Distrito de Itaquaraí é uma luta que foi iniciada pelo vereador Zé Ribeiro (PT) em 2014, com inúmeras solicitações ao então prefeito Aguiberto Lima Dias e ao secretário André Cardoso. Zé Ribeiro, que sempre visou o atendimento a este pleito que, segundo ele "é um dos grandes anseios da comunidade", teve outra boa notícia em 2016, quando foi anunciado o final do processo por parte da prefeitura municipal, só restando a parte que coube à Coelba. Agora, nesta segunda-feira (27), o processo foi concluído e as luzes do cemitério foram ligadas e Zé Ribeiro fez questão de estar presente em Itaquaraí e comemorar junto com os moradores a conquista. A presidente da Associação Comunitária, Nilça Bernardes, que sempre esteve ao lado de Zé Ribeiro nesta luta, também não escondeu a sua satisfação em poder contemplar o atendimento à solicitação, já que os moradores sempre quiseram a instalação da energia, pois, muitos dos sepultamentos eram feitos de forma sofrível no período noturno. "Foi um grande satisfação em poder ver a alegria dos moradores em ver a instalação da energia no cemitério da comunidade, pois, agora, os sepultamentos poderão ocorrer à noite sem problemas", destacou o vereador que ainda fez questão de ressaltar que "agradeço o empenho do ex-prefeito Aguiberto e do secretário André para que a obra fosse efetivada".

O vereador Zé Ribeiro ao lado da presidente da associação Nilça Bernardes comemoraram muito a conquista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Número de câmaras de vereadores com contas reprovadas mais que dobrou na Bahia

(Imagem: Reprodução)

O número de câmaras de vereadores da Bahia com as contas de 2016 reprovadas mais que dobrou em comparação com o período anterior. Desde fevereiro, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou 181 casos, menos da metade das 417 câmaras em atividade no estado, com 17 rejeições. A aproximadamente um mês do fim do ano, a quantidade igualou o total de reprovações referentes ao exercício de 2015, mas em termos percentuais, o índice atual de rejeição está duas vezes maior - 9,3% contra 4%. Extrapolar limite de gastos com pessoal e encerrar mandato como presidente de câmara com as finanças do Legislativo no vermelho estão entre as principais causas para as condenações do TCM. A presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), Edylene Ferreira, diz que o aumento de reprovações não se deve só ao maior rigor do TCM. Para ela, presidentes de câmaras enfrentam dificuldade com o sistema digital para prestar contas. “Isso complicou. É o primeiro ano completamente digitalizado”, pontua.



Já fui cuspida: Jornalista esportiva revela ameaças de estupro por ser mulher

Foto: Reprodução l Arquivo Pessoal

Uma jornalista esportiva do canal ESPN revelou que já sofreu ameaças apenas por ser mulher e trabalhar em um ambiente “tipicamente” masculino. A repórter Bibiana Bolson, contou em entrevista ao Uol que já chegou a ser ameaçada de estupro. “Já fui cuspida no estádio, já recebi ameaças de ser abusada: ‘Vou te estuprar’. Muitas ameaças”, disse. “A gente fica mais exposta. Talvez as ofensas que meus colegas jornalistas homens recebam não sejam tão fortes, porque às vezes um homem lê um tipo de xingamento e não se sente tão agredido. Mas quando uma mulher é chamada de piranha, puta, é mais agressivo, porque a violência não precisa ser apenas física, ela pode ser simbólica também”, falou ela que garantiu conseguir lidar melhor com as ofensas. “Eu sei que tenho para onde correr, denunciar esses crimes”, finalizou.



Decisões de tribunal que julgará Lula ficam mais rápidas; Processo pode ser resolvido antes das eleições

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto para presidente (Foto: Reprodução)

A tramitação de processos criminais na segunda instância da Lava Jato em Porto Alegre, que julgará o ex-presidente Lula, ficou mais rápida. Nos últimos meses, com o acúmulo de processos e uma base de decisões precedentes, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) intensificou a quantidade de julgamentos da operação. Além disso, desde outubro o período de trâmite diminuiu. Foram julgadas cinco ações da Lava Jato, consecutivamente, que levaram menos de dez meses entre a chegada ao tribunal e o fim da votação. Isso fez cair a média de tempo que os processos correm: antes de outubro, a última vez que uma ação da Lava Jato havia durado menos de dez meses por lá foi em 2015, quando foi mantida a condenação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. De janeiro a outubro, a média de julgamento das ações foi de 14 meses e meio. Se considerarmos apenas novembro, foi de sete meses. No total, até agora são 23 ações de mérito já com decisão do TRF-4. Foram 15 apelações julgadas esse ano, contra apenas cinco em 2016 e outras três em 2015. O tribunal é responsável por revisar as ações julgadas por Sergio Moro em Curitiba. Todas as ações penais da Lava Jato vão para a oitava turma, composta por três juízes. Só em novembro deste ano, a turma condenou Eduardo Cunha (tramitação de cinco meses e meio), o marqueteiro João Santana e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto (de seis meses e meio) e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro (de nove meses), entre outros. O processo da Lava Jato que mais demorou no tribunal é o do ex-deputado André Vargas, julgado em maio, que levou 18 meses. Outras nove ações que já estão na corte ainda não foram analisadas. Entre os caso restantes, há os de Antônio Palocci, Sérgio Cabral, José Carlos Bumlai e, ainda, de Lula. Este último foi protocolado no TRF-4 em agosto. Se a média de novembro se mantiver com o processo de Lula, considerando que há recesso do Judiciário em dezembro e janeiro, o ex-presidente pode ser julgado ainda no primeiro semestre, antes do período eleitoral. Se condenado em segunda instância, ele pode ser impedido de concorrer em 2018.



Mais da metade da população brasileira está infectada com HPV

(Foto: Reprodução)

Mais da metade da população brasileira está infectada com o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero e de outros tipos de tumor. A estimativa é de um estudo epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 27. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores entrevistaram 7.586 pessoas, das quais 2.669 foram submetidas ao teste de HPV. A partir dos exames, a prevalência estimada do vírus foi de 54,6 % da população. Deste grupo, 38,4 % apresentam tipos de HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer. De acordo com o ministério, é a primeira vez que um estudo estima a prevalência do vírus na população brasileira. O dado é importante, afirma a pasta, para medir o impacto da imunização daqui a alguns anos.  A vacina contra a doença está disponível para meninas de 9 a 14 anos. Neste ano, o imunizante também ficou disponível para meninos de 11 a 14 anos. Embora o imunizante seja gratuito e esteja disponível em todos os postos de saúde do País, o governo federal tem tido dificuldades de alcançar a cobertura vacinal ideal. Nos últimos anos, a taxa de adesão tem ficado em 50%.

Ainda segundo a pesquisa, a capital com a maior taxa de prevalência de HPV é Salvador, com 71,9% da população infectada. Em seguida, aparecem Palmas (61,8%), Cuiabá (61,5%) e Macapá (61,3%).  Na outra ponta da lista, com a menor prevalência, está Recife, com índice de 41,2%. A cidade de São Paulo tem taxa de 52%, próxima do índice nacional. Já os municípios de Brasília, Campo Grande e Belo Horizonte não informaram dados suficientes para que a estimativa fosse fechada. O estudo mostrou ainda que 16,1% dos jovens têm alguma doença sexualmente transmissível (DST) prévia ou resultado positivo para HIV ou sífilis. A pesquisa sobre a prevalência do vírus, batizada de POP-Brasil, foi realizada em 119 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um Centro de Testagem e Aconselhamento nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, com a participação de mais de 250 profissionais de saúde.  Segundo o ministério, o estudo identificou os fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à ocorrência do HPV em mulheres e homens entre 16 e 25 anos de idade. O relatório completo da pesquisa será apresentado no ano que vem.

CONTINUE LENDO


Com a música `a mala é falsa´ cantor brumadense leva troféu do quadro `Dez ou Mil´ no SBT

Foto: Reprodução l SBT

Depois de cantar em vários barzinhos de Brumado e inúmeros Likes nas redes sociais com os seus vídeos, o brumadense Rick Lessa chegou mais longe. "A mala é falsa", foi a canção que o cantor escolheu para participar do quadro "Dez ou Mil" no Programa do Ratinho na noite dessa segunda-feira (27). O quadro Dez ou Mil é coordenado pela produtora chefe Lucimara Parisi, que, junto com seus assistentes escolhem e selecionam os participantes. No quadro podem participar cantores profissionais e amadores. Os candidatos podem se inscrever através do e-mail do programa e também são buscados participantes através de agências de atores. 

Foto: Arquivo Pessoal

O principal requisito para participar é ser desinibido e ter um vídeo cantando no Youtube, pois é através do vídeo que a produção seleciona. Após a apresentação, o brumadense Rick Lessa recebeu vários comentários em sua pagina do Facebook, elogiando a apresentação e dando mais incentivo ao jovem cantor, que pretende seguir carreira na música pelo Brasil. Todos os jurados votaram a nota máxima, e Rick Lessa levou para casa o troféu, "Dez ou Mil" do programa do Ratinho. 



Finalmente: Contas de luz terão bandeira vermelha mais barata em dezembro

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que as contas de luz terão bandeira vermelha em seu primeiro patamar no mês de dezembro. Com isso, os consumidores terão uma taxa extra de R$ 3,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em novembro, vigorou a bandeira vermelha patamar dois, cuja cobrança é de R$ 5,00 a cada 100 kWh consumidos. A mudança da bandeira foi possível em razão do aumento das chuvas, que ajudaram a recuperar o nível dos reservatórios das hidrelétricas. “Houve uma pequena evolução na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas em relação ao mês anterior, o que possibilitou o acionamento da bandeira vermelha no patamar 1”, informou a Aneel. “Ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício”, acrescentou a agência. A divulgação da bandeira do mês de dezembro deveria ter ocorrido na última sexta-feira. A Aneel não informou o motivo do atraso. A persistência da seca fez com que a agência antecipasse o reajuste das bandeiras, que seria válido apenas a partir de janeiro. Com as alterações propostas pela Aneel, o sistema das bandeiras tarifárias passa a levar em consideração o nível dos reservatórios das hidrelétricas (risco hidrológico). Até então, o modelo considerava apenas o preço da energia no mercado à vista (PLD). No novo sistema, a bandeira verde continua da forma como está, sem taxa extra. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,00 a cada 100 kWh. No primeiro patamar da bandeira vermelha, o adicional é de R$ 3,00 a cada 100 kWh. E no segundo patamar da bandeira vermelha, a cobrança é de R$ 5,00 a cada 100 kWh. Como a metodologia está em audiência pública, os valores definitivos das bandeiras para 2018 ainda podem ser alterados. O sistema de bandeiras tarifárias é uma forma diferente de cobrança na conta de luz. O modelo reflete os custos variáveis da geração de energia. Antes, esse custo era repassado às tarifas uma vez por ano e tinha a incidência da taxa básica de juros, a Selic. Agora, esse custo é cobrado mensalmente e permite ao consumidor adaptar seu consumo e evitar sustos na conta de luz.



Bahia: Gari encontra celular na lixeira e devolve ao dono

Foto: Reprodução

Um gari de 31 anos encontrou um celular em bom estado na lixeira, na última sexta-feira (17), no bairro da Santa Cruz, em Salvador. O aparelho ainda estava ligado e o homem decidiu que tentaria devolve-lo ao dono. O dono em questão é um soldado da Polícia Militar, lotado na Base Comunitária de Segurança (BCS) da Santa Cruz. O agente esqueceu o aparelho na lixeira durante uma abordagem de rotina. Para devolver o aparelho, o gari teve a ideia de deixá-lo ligado na esperança que dono ligasse. Assim que o policial percebeu que tinha perdido o celular, ligou para seu número, que foi atendido pelo gari que entregou o objeto na sede da BCS. Ao chegar no local, o gari recebeu cumprimentos e informou que em outra ocasião devolveu uma bolsa com dinheiro encontrada no lixo para sua dona.



Jornalismo da Record enfrenta grave caso de assédio

Foto: Reprodução

Assim como na Globo, as denúncias de assédio sexual chegaram à Record. De acordo com o colunista Flávio Ricco, o suposto caso aconteceu no setor de jornalismo, quando uma repórter do R7 recebeu em seu whatsapp uma foto da genital de um editor (cargo superior ao de jornalista) do SP Record, seguida da frase "e aí, gostou?". A funcionária levou o caso aos superiores e o marido dela chegou ir à emissora, querendo esclarecer o acontecido. A Record anunciou que está apurando a situação para, então, tomar as providências cabíveis.



Brumado: Chuvas que caíram na região aumentam a perspectiva na colheita de umbu

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma planta nativa da caatinga, o umbuzeiro, é totalmente adaptada às condições do clima e solo do nosso semiárido, produz um fruto muito competitivo no mercado, a custo baixo. O Umbu, é exclusivamente do nordeste brasileiro, e só produz em regiões que chovem até 800 milímetros, ao ano, e não responde produtivamente com irrigação. Na região sudoeste, a safra do umbu já começou e o fruto já é encontrado em todas as feiras da Bahia, de São Paulo e até no exterior. Na cidade de Brumado, por exemplo, é possível encontrar o fruto por preços populares. Até ambulantes vendem, e o quilo do fruto está sendo vendido por R$ 3. Com o início da safra centenas de famílias que trabalham com a colheita e processamento do umbu ganham uma renda extra. 

Foto: Conteúdo 97News

No distrito de Itaquaraí, onde o fruto é encontrado em maior quantidade, a produção é vendida para outros estados do País, fazendo com que as delícias derivadas do umbu sejam apreciadas por outros paladares. Na usina de beneficiamento do Campo Seco, os cooperados já começaram a preparar os derivados do umbu para comercialização. Na mini fábrica, o umbu se transforma em doce, geleia, compota. Isso sem falar na famosa umbuzada, que é bem conhecida na região. A safra deve se estender até o final do mês de fevereiro, fazendo a alegria dos produtores e consumidores da região.



Brumado: Motociclista em alta velocidade bate em veículo na Av. Antônio Mourão Guimarães e fica bastante ferido

O motociclista foi resgatado com bastante ferimentos (Foto: Luciano Santos l 97News)

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro causou um grave acidente por volta das 14h30 desse sábado (25), na Av. Antônio Mourão Guimarães com a Rua que da acesso a Praça Teófilo Alves de Lima, próximo ao Mercado Municipal em Brumado. De acordo com o flagrante feito pela nossa equipe, o homem que pilotava a motocicleta CG Fan de cor vermelha e placa PKO-2637, passou em alta velocidade na via e colidiu com outro veículo, um Volkswagen Gol na cor azul e placas, JLR-1819, atingido com violência, o carro. O motociclista que não teve sua identidade revelada, apontado como responsável pela colisão foi levado a Hospital Professor Magalhães Neto por uma Unidade do SAMU, em virtude de um sangramento no braço e perna esquerda. Já o motorista do Gol, que também não quis se identificar, ficou bastante abalado devido ao grande susto que sofreu. 

O força do impacto foi tão alta que a porta do veículo ficou bastante danificada (Foto: Luciano Santos l 97News)

Um levantamento feito pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), entre o dia 1º de julho de 2012 e 14 de julho de 2017, o número de infrações na cidade vem tendo um índice bastante crescente. Infrações como por exemplo, “avançar o sinal vermelho”, “transitar pela contramão de direção em via com sentido único” e “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. Os dados referem-se apenas aos últimos cinco anos e são mensalmente encaminhados à Coordenação de Educação e ao Superintendente de Trânsito e Transportes. De acordo com o SMTT, em sua maior parte, as infrações registradas são cometidas por condutores que já foram autuados anteriormente, ou seja, reincidentes na mesma ou em outras infrações. 

A polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência (Foto: Luciano Santos l 97News)


Bandidos explodem posto de atendimento do Bradesco em Cordeiros

(Foto: ASCOM - BANCÁRIOS/VCR)

Mais uma instituição financeira é alvo de ação de criminosos na Bahia. Desta vez, um grupo fortemente armado explodiu um terminal de caixa eletrônico num posto de atendimento do Bradesco em Cordeiros, na madrugada desta segunda-feira (27). Apesar de não haver vítima, os bandidos chegaram a efetuar disparos para amedrontar e manter a população afastada durante a ação. A polícia suspeita que os artefatos explosivos utilizado no crime tenham sido dinamites. Chega a 76 o número de ações criminosas contra bancos em toda Bahia. Ao todo, até o momento, são 38 explosões, 14 arrombamentos, três assaltos e 20 tentativas frustradas. As cidades do interior registram o maior índice de ataque com 60 casos. Em Salvador, são 16.