ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2015"

Carreta com placa de Brumado carregada de minério atropela homem e tomba na BR-101

Foto: Verdinho Itabuna

Um acidente na tarde desta segunda-feira (26), envolvendo uma carreta de placa NZD-4100 de Brumado, deixou uma pessoa ferida. De acordo com informações do Blog verdinho Itabuna, o condutor da carreta atropelou um homem na BR 101, e não prestou socorro. Logo após o atropelamento a carreta acabou tombando na curva que da acesso a BR 415. A polícia Rodoviária foi acionada e está no local.  Segundo testemunhas, a cerreta transportando magnesita saiu de Brumado e tinha destino a cidade de Ilhéus. A vítima atropelada foi socorrida pelo Samu e levada em seguida para o Hospital de Base de Itabuna em estado grave, já o condutor da carreta não se feriu e irá passar pelo teste do bafômetro.

Foto: Verdinho Itabuna


Detento é flagrado ao tentar fugir usando máscara de mulher idosa

(Foto: Reprodução)

Um detento de 44 anos foi flagrado ao tentar fugir, vestido de mulher, do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, no domingo (25). Segundo a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap), ele usava uma máscara de silicone com feições de uma idosa e roupas femininas. A tentativa de fuga aconteceu no fim do horário de visitas. Segundo a Seap, o detento, que cumpre pena por assalto, tentou se misturar junto aos demais visitantes, mas a ação foi percebida por um segurança, que desconfiou da maneira como a “senhora” caminhava. Ao ser abordado, ele correu, mas acabou detido e levado ao 1º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia. Após o registro da ocorrência, o preso voltou ao complexo prisional.



Moradores da Marquês de Caravela buscam informações de Hilux que danificou residências

As residências foram danificadas com a colisão (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Um fato ocorrido nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (26) deixou os moradores da Rua Marquês de Caravela (Bairro Baraúnas) intrigados, os quais estão buscando informações sobre uma Hilux que teria colidido com a frente de duas residências localizadas na referida via. Quase ninguém viu a hora e as informações só dão conta que foi uma hilux com apenas o motorista, que, após a colisão, teria se evadido do local, mesmo com os pneus estourados. Os danos nas casas ficaram evidentes, principalmente em uma delas, tendo furado a parede do quarto de uma senhora de idade, que acabou levando um grande susto com o barulho da batida. Se alguém tiver informações sobre o veículo pode entrar em contato pelo fone: (77) 99917-9109. 



Silvio Santos critica estilo de Xuxa e ela desabafa

Estilo 'boyish' de Xuxa Meneghel tem gerado muita polêmica (Foto: Reprodução)

Apresentadora pediu respeito aos seguidores, depois de participação no 'Teleton': 'Fã gosta do que vê, não do que gostaria de ver'. O estilo boyish de Xuxa Meneghel tem causado muita polêmica. A apresentadora que já havia pedido respeito de outra vez, se manifestou novamente depois das críticas aos seus looks atuais. Depois de se apresentar pela primeira vez no "Teleton", a apresentadora ouviu de Silvio Santos que "ela agora é um rapaz americano". Os fãs, então, se dividiram. Muitos concordaram com o dono do SBT, outros partiram em defesa da loira. Uma das seguidoras de Xuxa escreveu no Instagram da apresentadora: "Eu concordo com o Silvio. Você é muito bonita pra usar roupa de homem, e não precisa imitar ninguém". Xuxa respondeu a seguidora: "Eliane, me respeita. Só isso. Quem é fã respeita e quem não é, critica. Fã gosta do que vê, não do que gostaria de ver", disse a loira, que não leva desaforos para casa e rebate as críticas nas redes sociais. Após a resposta, Xuxa, que causa mesmo nas redes sociais, fez um desabafo no Instagram. "Elegância não se vê na roupa e sim nos gestos. Respeito a opinião de quem não gosta, mas respeite a minha vontade de ser o que eu sou, de vestir o que eu visto, de ter o cabelo que eu tenho. Apesar de que eu acho elegantérrimo um terninho, não sejamos preconceituosos. Já me vesti com roupas parecidas com as de Madonna, Michael Jackson, e nunca ouvi uma crítica por isso. Acho que tinham pessoas mais elegantes ao usar as palavras. Fãs são pessoas que te admiram. Não quer ser (fã), não seja, estou apenas agradecendo a vocês por terem ajudado a AACD e vocês vêm falar de roupas, por favor sejam grandes. Ou cresçam", disse. E finalizou: "Já deu no saco do povinho que fala da minha roupa ou do meu cabelo", Finalizou.



Brumado: Motorista da Novo Horizonte é assaltado na madrugada desta segunda-feira (26)

(Imagem Ilustrativa)

Quem pensa que os assaltantes têm hora certa para agir está enganado, pois nos momentos mais inesperados esse tipo de criminosos vem agir, como aconteceu na madrugada desta segunda-feira (26), onde, por volta das 03h, um motorista da empresa Novo Horizonte acabou sendo vítima de um assalto na Av. Coronel Santos, ao lado da garagem da empresa. Os bandidos estavam numa motocicleta Fan preta, sendo que os dois estavam armados e colocaram uma arma de cano longo no peito do motorista gritando “entrega desgraça, tudo o que você tiver”, que acabou entregando a carteira com dinheiro e documentos, inclusive da própria empresa. 



Mistério na Lagoa do Arroz: Produtores rurais acreditam que ‘Chupacabras’ está atacando na região

As mortes dos animais continuam acontecendo em toda a região da Lagoa do Arroz (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O polêmico fenômeno Chupacabras ganhou repercussão na mídia devido a inúmeras supostas aparições pelo Brasil, as quais se iniciaram em 1997. Predador fugidio e misterioso e de morfologia incomum, agente de ataques insólitos a animais de criação, caracteriza-se pelo silêncio absurdo de seus violentos ataques, pela intrigante capacidade e habilidade seletivas, e pelas marcas de perfurações precisas e cirúrgicas, sem mastigação, encontradas nos animais vitimados, que têm o sangue extraído, como também órgãos internos. Em Brumado, até onde se sabe, nunca houve qualquer registro nesse sentido, mas, pode ser que essa escrita pode ter sido quebrada, já que vários produtores da Lagoa do Arroz, zona rural do município, acreditam que um “chupacabras” tem agido por lá já há uns seis meses. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve no local e falou com vários moradores. Segundo Gislaine de Almeida Lopes (38) um animal misterioso tem matado várias cabras e ovelhas, os quais aparecem com ferimentos profundos na área do pescoço. “Deixamos os animais seguros, mas no dia seguinte muitos aparecem mortos sem sangue e o que conseguem escapar ficam com ferimentos graves na região do pescoço, inclusive levamos uma delas que foi atacada ao veterinário que ficou surpreso com a forma do ferimento”, comentou a moradora que ainda destacou que “achamos um rastro parecido com o de um cão, o que nos deixou ainda mais assustados. Quando ficamos de vigília o animal não aparece, é tudo realmente muito estranho”. O vice-presidente da associação de moradores, João Zito Santos (34) relatou que “vários produtores de nossa região tiveram suas cabras atacadas por esse predador misterioso que age com muita rapidez, é muito esperto e some com grande velocidade quando aparece alguém. Não sabemos se é um cão, ou uma onça, ou até um saruê, por isso estamos cada vez mais assustados, pois várias criações já morreram e as que não morrem ficam com buracos no pescoço (foto abaixo)”. 



Brumado: Polícia é acionada para acabar com manifesto sindical dos professores em frente escola

Com a chegada da Polícia o movimento foi disperso (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A greve dos professores municipais já começa a preocupar os pais dos alunos, pois há 15 dias sem aula, a previsão é que o movimento paredista continue, o que poderia prejudicar o rendimento escolar e também fazer com que as aulas tivessem que ser repostas no período de férias. Comandado pela APLB o movimento realizou na manhã desta segunda-feira (27) um manifesto em frente à Escola de Tempo Integral Ayrton Viana, já que os professores da referida unidade não aderiram à greve. Em meio à manifestação que convocava os docentes para aderir ao movimento, a Polícia foi acionada, fazendo com que o ato grevista tivesse que ser encerrado sem atingir o objetivo. Em seguida as aulas foram retomadas, o que mostrou que a greve da categoria não teve uma adesão integral, já que em outras escolas também existem focos de resistência, que entendem que o movimento ganha cunho político. Não há, pelo menos até agora, nenhuma sinalização por parte dos grevistas de encerrar o movimento (foto abaixo), que deve continuar até que as reivindicações salariais sejam atendidas pela administração municipal. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


ECPP Vitória da Conquista perde por 1 x 0 para time reserva do Bahia, no Estádio Pituaçu

Time estaria abatido com saída do técnico Fahel Júnior. Presidente Ederlane Amorim afastou boatos de agressão física entre ele o treinador (foto: reprodução)

O Bode decepcionou mais uma vez diante do E.C Bahia e perdeu pelo placar de 1 x 0, na tarde deste sábado (24), em um quase deserto Estádio de Pituaçu, pela segunda rodada da Copa Governador do Estado. O gol do E.C Bahia foi marcado por Hugo no final do primeiro tempo. O time do Conquista apresentou um fraco futebol no primeiro tempo facilitando para o Bahia da capital que atuou com um time mesclado com juniores e atlteas do time reserva do Bahia. O time, segundo o repórter Elias José, parecia estar abatido em função de uma briga entre o presidente do Conquista, Ederlane Amorim, e o treinador Fahel Junior que foi demitido. Ederlane não confirmou que agrediu fisicamente o treinador conforme notícias que circularam nas redes sociais. A reportagem está tentando contato para ouvir a versão do treinador Fahel.



Bahia: Jovem é assassinado com sete disparos na porta de casa de sua mãe

Três tiros foram na cabeça. Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. / Foto: Teixeira News.

O jovem Hugo Pereira da Silva, de 18 anos, foi assassinado na porta de sua casa, no Condomínio Residencial Padre José, na cidade de Teixeira de Freitas, no final da tarde deste sábado, 24.De acordo com o site Bahia Extremo Sul, um homem armado se aproximou do jovem e efetuou vários disparos. Hugo morava com sua mãe, que não estava no momento do crime. A Polícia Militar da cidade informou que o rapaz foi atingido com sete tiros, sendo três na cabeça e três nas costas. Após o ocorrido, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para fazer o levantamento cadavérico e, em seguida, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. O caso está sendo investigado pela 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas. 



Jovem de 34 anos sofre infarto e vai parar na UTI, após partida de 'baba' em Itororó

(Foto: Itororó Já)

Alex Dias Reis de 34 anos sofreu um infarto na tarde deste sábado, 24, enquanto jogava futebol.Como era de costume para os dias de sábado, Alex estava jogando futebol com os amigos quando sentiu uma forte dor do peito e no braço esquerdo, teve uma crise de vômito e sensação de desmaio. Alex foi levado ao Hospital e Maternidade de Itororó onde recebeu pronto atendimento do médico plantonista e em seguida foi mais bem avaliado pelo cardiologista Dr. Adauto Almeida que realizou um eletrocardiograma de urgência e foi diagnosticado com um quadro de infarto bastante agravado. Devido à urgência, Alex foi encaminhado às pressas para a Fundação José Silveira em Itapetinga onde neste momento encontra-se na UTI recebendo atendimento. Alex é filho de Hidelbrando, padeiro da Floema.



PRF é morto a tiros após balear PM durante discussão em Euclides da Cunha

(Fotos: Reprodução)

Um inspetor da Policial Rodoviária Federal (PRF, de 41 anos, morreu e um policial militar de 33 anos foi baleado durante confusão e troca de tiros em um bar na cidade de Euclides da Cunha, no nordeste da Bahia, neste sábado (24). O inspetor Hamilton Safira Andrade chegou a ser socorrido em direção ao Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no caminho. O PRF, lotado em Feira de Santana, foi atingido com um tiro e o policial militar, que atuava em Euclides da Cunha, foi ferido por quatro disparos. O PM, Ubiratan dos Santos Borges, também foi levado ao Hospital Clériston Andrade, passou por cirurgia e continua internado em estado grave até a manhã deste sábado (24). Segundo informações apuradas pela Polícia Militar, os dois policiais estavam de folga. O titular da 25ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior, Miguel Vieira dos Santos, informou ao G1 que, segundo informações de testemunhas ouvidas no local do crime, o inspetor estava acompanhado do seu irmão, um promotor de Justiça, que teve o carro queimado após a confusão. "O que estão dizendo é que o policial militar estava pegando o carro em frente ao local e tinha um bêbado próximo ao carro. Ele teria agredido o homem, que caiu. O promotor foi ao socorro da pessoa caída e o PRF começou a atirar", conta Miguel Vieira. Segundo o delegado, o carro do promotor foi incendiado após a polícia ter isolado o local do crime. A polícia irá solicitar as imagens de câmeras de segurança das proximidades da região e fará uma perícia no veículo. Somente depois destas apurações, as circunstâncias da situação devem ser esclarecidas. O corpo do PRF foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Feira de Santana. O sepultamento do policial está marcado para 17h deste sábado, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. 



Bancários devem aceitar proposta de reajuste que pode levar ao fim da greve

(Foto: Reprodução)

O Comando Nacional dos Bancários recomendará que a categoria aprove a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que pode levar ao fim da greve. Depois de quase 20 dias de paralisação, os bancos ofereceram reajuste de 10% para os salários, para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação. “Foi uma vitória dos trabalhadores porque os bancos queriam um reajuste abaixo da inflação”, disse a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando, Juvandia Moreira, em nota. Segundo o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban apresentou hoje nova proposta, o “que significou a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados”. Além dos reajustes que forem apresentados ontem, hoje a Federação aceitou abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total, assim, de 112 horas. O Comando informou que a proposta da Fenaban só vale até segunda-feira.



Enem: domingo é dia de redação e candidatos terão 1 hora a mais para provas

(Divulgação)

Neste domingo (25) os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão cinco horas e meia para resolver as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. É preciso preparo e muita atenção para vencer o cansaço e a ansiedade. O especialista em educação e diretor de uma rede de escolas em Brasília, Alexandre Crispi, lembra que a prova não segue uma ordem de dificuldade e sugere que os participantes comecem pela matéria que têm mais domínio e afinidade, selecionando as questões que achem mais fáceis de responder. “Se não der conta [da primeira questão], vai para a segunda, a terceira e no final ele volta na prova. Eu sempre digo isso: comece a fazer a prova pelas questões mais fáceis por que isso melhora a autoestima”, disse.

 

Para ele, outra dica importante é não ir embora antes do fim da prova aproveitando o tempo para responder o máximo de questões. Administrar o tempo, considerando a marcação do cartão de resposta, também é importante. “Já vi candidato se concentrar, fazer uma prova maravilhosa mas só teve um problema: na hora de passar para o cartão de resposta faltavam 10 minutos para terminar e ele não conseguiu”. O professor sugere que o participante chegue com antecedência ao local de aplicação para evitar atrasos devido ao trânsito. Considerando o horário oficial de Brasília, os portões de acesso estarão abertos a partir das 12h e fecham às 13h, quando não será mais permitida a entrada de participantes. A prova começa a ser aplicada às 13h30, também no horário oficial. Como a prova deste domingo é uma hora mais longa do que a de ontem (24), a dica é levar dois lanches. “Um para antes de começar a prova, que seria o almoço, e o do meio do dia para ele não ter problema de hipoglicemia que é a glicose baixa”. E quando bate o cansaço? Crispi sugere que o candidato peça para ir ao banheiro ou para beber água e aproveite para alongar o corpo. Com o ânimo renovado, aumenta a chance de o participante conseguir ficar até o fim. Uma das provas de hoje é a redação. A professora de redação e literatura Daniela Barbosa sugere que os participantes façam um esboço do texto logo no início do exame, selecionando os argumentos que serão defendidos. “Fazer o rascunho da redação e depois partir para a prova. E deixar a meia hora final para passar a limpo a redação”. A professora também citou a importância de o participante administrar o tempo e gastar cerca de uma hora na redação, para não prejudicar as demais provas. Daniela lembra que os participantes terão que apresentar soluções para o tema da redação proposto. “Não esquecer, em hipótese alguma, que na conclusão ele deve apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, ou seja, ele tem que buscar em agentes sociais, soluções inovadoras para o encaminhamento do problema”. Segundo a professora, é preciso ficar atento a alguns detalhes que são observado na correção: “Tem que se atentar para o domínio da norma culta, seleção de vocabulário, ortografia, concordância, crase. Inclusive, fica a dica: se ele tem dúvida na escrita de uma palavra, trocar por um sinônimo, porque se escrever a palavra de uma forma errada ele vai ser penalizado”. Outro aspecto é o uso de conhecimento de outras áreas, como por exemplo a filosofia, sociologia e a literatura. E como última dica, Daniela relembra pequenos cuidados. “Não utilizar o emprego da primeira pessoa, fazer um texto impessoal, evitar gírias, coloquialismos e diálogo com o leitor”.

CONTINUE LENDO


Brumado: Polícia Militar realiza ‘Operação Enem’

Policiais militares atuaram na frente das escolas antes do exame se iniciar (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Com o objetivo de garantir a segurança dos milhares de estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, a 34ª CIPM desencadeou na manhã deste sábado (24) a “Operação Enem” que utilizou grande parte da corporação para realizar ações específicas nas proximidades das entidades escolares que realizarão a prova. Sob o comando do aspirante PM Aguiar, os policiais abordaram pessoas em tentativas suspeitas, já que com a forte movimentação de estudantes, que geralmente carregam consigo os seus celulares, a possibilidade da ação de meliantes acaba sendo maior. A operação irá ter continuidade nesse domingo, segundo dia da prova. 



Brumado: Segurança é vítima de assalto

(Imagem Ilustrativa | Composição: 97NEWS)

Os bandidos em Brumado se mostram cada vez mais ousados, enfrentando situações que anteriormente não enfrentavam. Movidos pelo clima da impunidade que campeia sobre a nação, os criminosos vem agindo ao melhor estilo “terra de ninguém”, aterrorizando as suas vítimas que se sentem cada vez mais indefesas. A falta de leis mais rígidas junto ao um sistema prisional ultrapassado, insuficiente e que não recupera, acaba privilegiando a ação dos malfeitores que se multiplicam movidos pelo desemprego e pela falta de ação da classe política que se mostra muito mais preocupada com outros assuntos do que com a violência. No “olho deste furacão” estão os bravos e heroicos policiais, que têm que de desdobrar para garantir a segurança da população, colocando muitas vezes suas vidas em risco. Brumado, que sempre foi considerada uma cidade pacata, na última década teve esse paradigma destruído pelo “advento do crack” que chegou devastando jovens e até crianças, os quais estavam desassistidos pelo sistema, se tornando totalmente vulneráveis, o que facilitou sobremaneira o ingresso no “exército dos tóxicos”, tanto que já é comum se ouvir na cidade fatos que até então eram inacreditáveis, de crianças de 12 anos comandando pontos de vendas de entorpecentes. Neste contexto o número de assaltos cresceu assustadoramente, sem que houvesse uma resposta à altura por parte do governo. Este enredo que, a princípio parece exagerado, teve um episódio nesta sexta-feira (23) que pode exemplificar bem a situação, pois um segurança que estava fardado e fazia cadastramento de residências no bairro Santa Tereza, nas proximidades da APAE, foi abordado por uma dupla de assaltantes em uma motocicleta os quais, armados, levaram todos os seus pertences. Nas redes sociais os comentários foram muitos como “se até o segurança está sendo roubado, imagina nós cidadãos”. Realmente é uma questão cada vez mais nevrálgica que necessita de ações pontuais e impactantes, onde seja dada uma resposta fulminante ao crime para que a população se sinta mais segura. 



Insegurança: Conquista tem o dia mais violento de 2015

Uma pessoa foi ferida com disparo de arma de fogo, em tentativa de assalto. Mais cedo, em outra tentativa, dois bandidos foram mortos, quando a vítima resolveu reagir, no Santa Cecília (Foto: Blitz Co

A onda de Violência que ocorreu nessa sexta-feira, 23, em Vitória da Conquista deve ser riscada da história da cidade, já que, ao que tudo indica a cidade teve o seu dia mais violento deste ano. Após o registro de quatro mortes violentas e uma pessoa ferida por disparo de arma de fogo, a noite fechou com mais uma vítima de tentativa de assalto baleada. O fato teria ocorrido no bairro Miro Cairo, quando homens armados a bordo de um veículo pararam um motociclista, anunciaram o assalto e deram ordem para que a motocicleta fosse entregue. Com receio de perder a moto, que não era sua, o motociclista arrancou. Os criminosos “não perderam a viagem” e atiraram. Um dos disparos atingiu a perna da vítima, que mesmo ferido conseguiu chegar a sua residência. 



Violência: Homem reage a assalto e mata dois bandidos na noite desta sexta-feira (23) em VCA

Segundo informações de populares, o homem estava acompanhado de sua esposa, quando três jovens se aproximaram e anunciaram o assalto (Fotos: Rodrigo Ferraz)

Na noite desta sexta-feira (23) um homem, que não teve o nome revelado, reagiu a um assalto e matou dois acusados de roubo no Bairro Santa Cecília, em Vitória da Conquista. Segundo informações de populares, o homem estava acompanhado de sua esposa, quando três jovens se aproximaram e anunciaram o assalto. Dois deles foram baleados pelo homem, não resistiram e vieram a óbito. O terceiro conseguiu fugir. Policiais Militares, Civis e Caesg estiveram no local e registraram a ocorrência. Um dos assaltantes que morreu foi identificado como Rodrigo. Populares informaram que o autor dos disparos era um policial a paisana, mas a informação não foi confirmada.



Máquina para fazer cerveja em casa pode ser controlada pelo celular. Nem queira saber o preço

Com uma potência de 2000 W e voltagem 230 V, o “Brewie”, que pesa 25kg, tem capacidade para produzir até 20 litros de uma única vez (Foto: Divulgação)

Um grupo de americanos resolveu dar uma força aos fãs de cerveja e criou a Brewie: uma máquina para elaborar cerveja caseira 100% automatizada.O produto, que tem suporte para ser controlado por meio de um app para smartphones, disponibiliza ainda 23 parâmetros para a criação de novos sabores, possibilitando criar diversas bebidas diferentes. Com um design compacto, que cabe em qualquer lugar, a máquina foi projetada para agradar dos iniciantes até os criadores de cerveja mais experientes. Isso porque ela é intuitiva, e para começar o processo, basta apertar um único botão. Além disso, o aparelho tem uma função auto limpante, que inclui a quantidade de água de lavagem, tempos de temperatura e resfriamento.



Moradores do Bairro São Jorge cobram ações urgentes na área de infraestrutura

A Rua Santa Rita de Cássia é um exemplo do abandono no setor de infraestrutura do Bairro São Jorge (Foto: André Santos / 97NEWS)

“O São Jorge é um dos bairros mais abandonados de Brumado”; essa é a afirmação de muitos moradores do referido local, os quais vêm constantemente fazendo reclamações e reivindicações pela melhoria da qualidade de vida. Uma das reclamações mais recorrentes é a falha constante do sistema de abastecimento, pois segundo eles é muito difícil cair água da Embasa nas residências. Outra solicitação é o estado de várias ruas do bairro, como a Santa Rita de Cássia, que se encontra tomada de lixo e entulho, deixando um aspecto muito negativo para o logradouro. Eles prometem aumentar as reclamações até serem atendidos. 



Operação Sanguessuga: TRF1 mantém bloqueio de bens de ex-prefeito de Piripá/BA

O réu já havia sido condenado pela Justiça Federal em primeira instância e recorreu para o TRF-1, que manteve a condenação.

A pedido da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) condenou e bloqueou os bens do ex-prefeito de Piripá/BA, Luciano Ribeiro Rocha, por improbidade administrativa em razão de irregularidades na compra de uma unidade móvel de saúde, no esquema que ficou conhecido como Operação Sanguessuga. A ação civil pública foi proposta pelo MPF em Vitória da Conquista (BA) a partir de irregularidades apontadas da Controladoria Geral da União (CGU). No relatório, foi identificado o pagamento no valor de R$130.250,00 feito pela prefeitura de Piripá à empresa Unisaúde Veículos Especiais LTDA, já envolvida em escândalos na compra de ambulâncias, quando o valor constante no edital de licitação era 25% menor, ou seja, R$104.250,00. De acordo com a CGU, o veículo licitado deveria ser um ônibus equipado com consultórios para atendimento médico ginecológico, odontológico e oftalmológico. O veículo adquirido foi um “microônibus” sem os equipamentos oftalmológicos. Além disso, um cheque no valor de R$20.250,00 destinado ao pagamento do veículo, emitido pela própria prefeitura e endossado pelo ex-gestor, foi posteriormente depositado na sua conta pessoal. O réu já havia sido condenado pela Justiça Federal Vitória da Conquista/BA e recorreu ao TRF, que manteve a indisponibilidade dos bens, até o limite da condenação imposta. Luciano Rocha também foi condenado ao ressarcimento de R$46.300,00 mais o valor do equipamento oftalmológico não instalado, ao pagamento de multa de dez mil reais, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos e à proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.

Operação Sanguessuga – Deflagrada em 2006 pela Polícia Federal, investigou uma organização criminosa especializada no fornecimento fraudulento de unidades móveis de saúde, ambulâncias, odontomóveis, veículos de transporte escolar, unidades itinerantes de inclusão digital e equipamentos médico-hospitalares a prefeituras municipais de todo o país.

Número para consulta processual da ação cautelar na Justiça Federal: 0009428-04.2006.4.01.3307 subseção judiciária de Vitória da Conquista.