ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2015"

No Acre, Justiça manda donos de sites e blogs pagarem R$ 610 à cartório para regularização

Justiça deve intimar 133 veículos de comunicação no Acre, incluindo site da Prefeitura de Rio Branco. Sindicato dos Jornalistas repudiou decisão judicial (Imagem: Reprodução)

Ao menos 133 donos de veículos de comunicação, incluindo blogs, devem ser intimados nesta segunda-feira (19), pela Vara de Registros Públicos e de Cartas Precatórias da Comarca de Rio Branco para regularizarem a situação junto à Justiça acreana. De acordo com a intimação, os veículos precisam ter uma matrícula para serem legalizados judicialmente. Segundo o oficial de Registro de Títulos e Documentos do Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Gustavo Luz Gil, após um levantamento realizado por sua equipe, foi detectado que vários veículos atuavam de forma irregular em Rio Branco, então, houve a necessidade dos responsáveis serem intimados para que regularizem a situação. “A lei de Registros Públicos (6015/1973), artigo 122 ao 126, manda que todos os veículos de comunicação, não só os blogs, mas todos os veículos que divulgam notícias escritas, faladas ou televisivas, façam matrícula no RCPJ [Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas]. Baseado nessa lei, fizemos o levantamento e indicamos para a Vara de Registros”, explicou.



Ônibus da Novo Horizonte se envolve em acidente no centro de Conquista

(Foto: Transitar)

Transitar pelo lado direito de veículos de grande porte é sempre perigoso. Na manhã desta terça-feira (20), uma colisão lateral envolveu um Fiesta e um ônibus no movimentado cruzamento das Avenidas Crescêncio Silveira e Régis Pacheco, Centro de Vitória da Conquista. O condutor do carro tentou se aproveitar do espaço “deixado” pelo coletivo e procurou se adiantar, ele só não contava que o ônibus retornaria para a faixa pois, estava em manobra de conversão para a direita. Essa tentativa de ultrapassagem, proibida pelo Código de Trânsito, é uma atitude perigosa e gera acidentes que, quando envolve motocicletas, pode causar sérias lesões naquele ocupante.



Família embalsama corpo de filho para mantê-lo ao redor de mesa de bar

Jomar Aguayo, de 23 anos, foi morto durante tiroteio. (Foto: Alvin Baez/Reuters)

A família de Aguayo decidiu, com a ajuda de uma casa funerária especializada em técnicas de embalsamamento, deixá-lo sentado em uma mesa no bar de sua mãe. O corpo do rapaz aparece usando um moletom azul, boné e óculos de sol. Na mesa, aparece um jogo de dominó, passatempo que o jovem gostava. Aguayo foi morto durante um tiroteio, segundo a imprensa local.



Greve dos bancários: Fenaban propõe apenas 7,5% de reajuste e retira abono da proposta

(Foto: Divulgação)

Após quinze dias de greve, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) resolveu negociar com o Comando Nacional dos Bancários, e apresentou uma proposta de reajuste salarial irrisória na tarde desta terça-feira (20): 7,5% de reajuste salarial e a retirada do abono, que constava na proposta inicial. O comando rechaçou a nova proposta da Fenaban, que não corresponde nem mesmo a 50% do que foi reivindicado pela categoria e não cobre a inflação, acumulada em 9,88% no mês passado. Para o vice-presidente do SEEB/VCR, Bruno Maia, este é o momento em que as mobilizações devem ganhar ainda mais força. “Não sei qual foi a real intenção dos banqueiros ao apresentarem esta proposta, pois este índice de 7,5% só mostra que devemos reforçar ainda mais a greve. O que eles ofereceram ainda é injusto e incoerente com a luta da categoria. Por isso, a greve continua e deverá ter uma adesão ainda maior entre os bancários ”, afirma.



Bahia vence o Criciúma e permanece no G4

O placar da Arena Fonte Nova na noite desta terça-feira (20) ficou em branco até os minutos finais, mas o tricolor conseguiu vencer. Em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Esquadrão bateu o Criciuma por 1 a 0 com gol marcado por Kieza. Com o resultado, o tricolor subiu provisoriamente para a terceira posição, com 54 pontos conquistados. A equipe volta a jogar pela competição nacional no dia 31 de outubro, contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. 



Brumado: Comandante da PM faz balanço da ‘Operação Griffo’

O major Jocevã Oliveira fez um balanço positivo das ações da 'Operação Griffo' (Foto: 97NEWS)

A ‘Operação Griffo”, que aconteceu no último final de semana, tanto na zona urbana, como no meio rural, teve a aprovação da comunidade brumadense, já que o policiamento ostensivo é um grande anseio dos cidadãos da capital do minério, que, de uns tempos para cá, vem se sentido reféns da violência e dos assaltantes. Terminada a operação, o major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª CIPM, fez, na manhã desta terça-feira (20), à equipe de jornalismo do 97NEWS, um balanço da referida operação. “A ideia inicial é que a operação tivesse uma dimensão ainda maior do que foi, mas, por questões logísticas ela acabou acontecendo com uma menor intensidade do que o previsto. Ela aconteceu em Brumado por um pedido direto de nossa parte ao comando regional, já que a demanda em nossa cidade na questão da violência é grande e somente as operações pontuais que vinham sendo feitas com o efetivo local se mostravam insuficientes, ainda mais com o crescimento dos delitos na zona rural”, iniciou. O major ainda citou que “tivemos o importante apoio da Rondesp / Sudoeste e do Esquadrão Falcão, que foram recentemente criados para dinamizar as ações de combate à violência em toda a região sudoeste. A TOR também participou, mostrando a sua eficiência, o que fez com que a operação fosse um sucesso, com a realização de mandados de busca e apreensão e prisões, onde foram apreendidas dezenas de motos, vários suspeitos, uma arma e uma quantidade de entorpecentes”. E finalizou destacando que “nessa operação ficou comprovado que a motocicleta é o veículo mais usado na ação criminosa e ficamos muito satisfeitos com a apreensão de dezenas de motos que estavam sendo utilizadas pelos bandidos, tanto que vários “donos” nem apareceram para retirar as motocicletas. Também descobrimos que existente um intercâmbio criminoso entre bandidos de Candido Sales e Brumado nesse sentido e vamos intensificar o combate para que isso seja freado”. 



VIX Logística Realiza Evento em homenagem às crianças

(Foto: Divulgação)

A empresa VIX Logística realizou neste domingo 18/10 um grande evento em homenagem as crianças, no Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia Meira Gomes e Professor Sá Teles, localizada na Vila Presidente Vargas.  Cerca de 130 crianças da pastoral da criança participaram do evento com muita alegria e entusiasmo. A organização e animação ficaram por conta dos voluntários do programa AMIGAB (Amigos do Grupo Águia Branca) onde dispuseram de brinquedos, presentes, brincadeiras, danças, pinturas, comes e bebes. A Vix Logística juntamente com o programa AMIGAB, tem como foco melhorar a autoestima das crianças e jovens através de atividades de educação, cultura e lazer. Tornando assim um programa de grande impacto na comunidade local. Parabéns crianças! A VIX investe e acredita em vocês.



‘Eduardo mandou sentar no formigueiro, Aguiberto manda fazer bico’, afirma advogado da APLB

O advogado Dr. Tadeu Singular não poupou críticas ao prefeito municipal (Foto: 97NEWS)

O advogado da APLB, Dr. Tadeu Singular, fez uma declaração forte ao citar, na noite desta segunda-feira(19), em entrevista à reportagem do 97NEWS que “o prefeito afrontou a categoria a mandar fazer banca, ou seja, ele nos desrespeitou muito, mais, além disso, comprovou que não valoriza os professores. Nos dias de hoje, uma declaração dessas é um absurdo”. O advogado ainda lembrou que “o ex-prefeito Eduardo mandou os professores sentar no formigueiro, o atual manda fazer bicos, infelizmente os professores de Brumado tiveram o azar de ter esses gestores que são desatualizados e insensíveis, pois todos sabem que somente por meio da Educação é que construiremos uma sociedade mais justa e com maiores oportunidades”. Na manhã de hoje (20), os professores, em resposta às declarações do prefeito realizaram mais um protesto, desta feita colocando uma simulação de “banca de aula” na porta da prefeitura municipal, a qual continha um cartaz desdenhando do gestor municipal com os dizeres “Escolinha do Professor Aguiberto – Disciplina – Ingerência Pública”. Confira abaixo um vídeo registrando a cena: 



Atriz Yoná Magalhães morre, aos 80 anos, em casa de saúde no Rio de Janeiro

Ela estava internada na Casa de Saúde São José, no Humaitá. Atriz estava no CTI do hospital devido a um problema cardíaco (Foto: Reprodução)

Morreu no Rio, na manhã desta terça-feira (20), a atriz Yoná Magalhães, aos 80 anos. Yoná estava internada, desde o dia 18 de setembro, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio. A atriz foi iternada devido a um quadro de insuficiência cardíaca. Após uma cirurgia, ela foi para a UTI, onde permaneceu até esta terça-feira. Atriz de”Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), Yoná Magalhães entrou para a vida artística para ajudar a família quando o pai ficou desempregado. “Eu tinha que ajudar de alguma maneira, não sabia muito como, queria continuar os meus estudos. Gostava de brincar de teatro, essas coisas que todo mundo faz. Então eu digo: ‘Quem sabe não é por aí, né?’ Fui fazendo pequenas pontas, pequenos papéis, isso em meados da década de 1950, até que consegui um contrato com a Rádio Tupi”, afirmou a atriz em entrevista ao Memória Globo em 2000. A atriz fez parte do primeiro elenco da TV Globo, a partir de 1965, e é considerada a primeira mocinha de sucesso das novelas da emissora. Em 1966, formou ao lado de Carlos Aberto o principal casal romântico da época, em “Eu compro esta mulher”.



'Operação Belvedere', da Polícia Federal, desmantela esquema de fraude em Mirante

(Foto: Divulgação)

A Polícia Federal, em conjunto com a CGU e o Ministério Público Federal, deflagrou nesta terça-feira (20), a Operação Belvedere.Ela teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa instalada na Prefeitura Municipal de Mirante, que praticava fraudes em licitação, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro em benefício do Prefeito daquele Município. O esquema consistia basicamente no seguinte modus operandi: O Prefeito e o Presidente da Comissão de Licitação cuidavam da formalização da licitação com o objetivo de direcionar o certame para que uma das empresas já consignadas na organização criminosa saísse vencedora; a empresa, através de seu sócio representante aceitava participar da simulação e repartir os recursos públicos que serão repassados para ela. (Secom . Polícia Federal – VCA)



‘Se preciso for faremos justiça com as próprias mãos’, clama morador da zona rural de Brumado

O morador. desesperado, disse não suportar mais tantos assaltos e pediu urgência para as autoridades, pois o desejo de se fazer justiça com as próprias mãos aumenta (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A fragilidade do setor de segurança pública em Brumado, apesar dos últimos esforços do comando da PM, continua tirando a paz da população, em especial dos moradores do meio rural, os quais vêm sendo alvos constantes das ações de quadrilhas de assaltantes que se sentem muito à vontade para agir, já que o contingente policial que nem contempla as necessidades da zona urbana, não consegue alcançar os lugares mais distantes da sede do município. Um morador que reside na região da Fazenda Lameiro, procurou a redação do 97NEWS na manhã desta terça-feira (20) para relatar o seu drama. Mostrando um grau preocupante de desespero, ele que pediu para ter a sua identidade preservada com medo de retaliação dos criminosos, colocou as mãos na cabeça e disparou que “nós da região da Fazenda Lameiro, Cachoeira, Furado dos Veados, Lagoa de Pedra e adjacências não suportamos mais ser vítimas de assaltos, então, clamamos as autoridades que providências enérgicas sejam tomadas com urgência, pois, caso isso não aconteça teremos que fazer justiça com as próprias mãos, pois não suportamos mais essa situação caótica”. A região citada vem mesmo sendo uma das mais “visitadas” pelos assaltantes, que fazem uso do caminho do Apertado do Morro, para chegar aos locais citados pela vítima, sempre com muita facilidade. 



Saiba quem são e qual o valor da fortuna dos 5 pastores mais ricos do Brasil

Foto: Reprodução

A Forbes divulgou o valor da fortuna dos pastores mais ricos do Brasil, Edir Macedo é o primeiro com fortuna estimada em quase 1 bilhão de dólares. Segundo a Forbes esse valor do Edir Macedo pode ser o dobro, em segundo lugar fica Valdomiro Santiago, com fortuna estimada em US$ 220 milhões de dólares. Terceiro Silas Malafaia, com US$ 150 milhões, em quarto R.R. Soares com US$ 125 milhões e em quinto Estevam Hernandes Filho com US$ 65 milhões.
Com a cotação do dólar atual, a fortuna fica assim;
1º Edir Macedo 1 bilhão de dólares ou 3,5 bilhões de reais
2º Valdomiro Santiago – 792 Milhões de Reais
3º Silas Malafaia – 540 Milhões de Reais
4º R.R. Soares – 450 Milhões de Reais
5º Estevam Hernandes Filho –  234 Milhões de Reais



Detran-BA envia Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo a quem não fez vistoria

Conforme a assessoria do órgão, proprietários devem aguardar o prazo para recebimento dos licenciamentos, atentos à atualização dos endereços (Foto: A Tarde)

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) começa a enviar, nesta terça-feira, 20, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) aos proprietários que pagaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mas não receberam o documento por não terem feito a vistoria veicular periódica. De acordo com a assessoria do órgão, a medida cumpre prazo de 15 dias após a suspensão da vistoria, determinada pelo  governador Rui Costa no dia 5 de outubro. A vistoria era obrigatória para veículos com mais de cinco anos, ao custo de R$ 80 no Detran, sendo mais cara em empresas credenciadas. A previsão do Detran é que os licenciamentos sejam todos entregues em até dez dias úteis. Proprietários podem acompanhar o processo de envio dos documentos pelo site do órgão (www.detran.ba.gov.br) e por u



Brumado: Falta de vacina antirrábica coloca proprietários de animais de estimação em alerta

O governo federal não repassou as vacinas desde julho, o que fez com que os estoques municipais ficassem com um nível muito baixo (Foto: Arquivo 97NEWS)

Já não bastasse a falta da substância que faz o combate à larva do mosquito transmissor da Dengue na cidade, agora outra ausência começa a preocupar a população brumadense, que é a falta do repasse por meio do governo federal do imunizante para cães e gatos, o que já impediu que a tradicional campanha de vacinação contra a raiva, que geralmente é feita no mês de agosto, nesse ano de 2015, não fosse realizada. Realmente não há vacina nas prateleiras da Secretaria Municipal de Saúde, então, os proprietários de animais que queiram vacinar seus bichinhos de estimação tem que adquirir a vacina na rede privada e fazer a imunização por meio de um veterinário. É importante que esse procedimento seja feito, pois a raiva é uma doença grave que atinge os seres humanos, com possibilidade de ser letal em alguns casos. A projeção mais grave, porém, é para o meio rural, já que a dificuldade para vacinar os animais domésticos é muito maior, os quais estão muito mais expostos ao vírus, já que a raposa é hospedeira natural. A equipe do 97NEWS, buscou, por diversas vezes, contato com a coordenação do setor de endemias, mas não houve êxito. Em contato com o secretário municipal de saúde, Claudio Feres, ele disse que o estoque estava bem baixo, mas que somente o setor competente poderia dar uma resposta mais satisfatória. Diante desse impasse, vale deixar a orientação para os proprietários que cães e gatos que sempre tiveram um comportamento manso, que ficam agressivos de uma hora para outra, babando e sem vontade de comer, que não suportam a luz e, no caso dos cães, que ficam roucos, que estes sejam encaminhados a um profissional competente, para que sejam acompanhados no prazo de 10 dias, pois é este o período que, caso o animal esteja infectado venha a morrer, pois a doença é letal para os animais. 



Caixa Econômica Federal lança aplicativo para acompanhar situação do Bolsa Família

O lançamento, nesta segunda-feira (19), da ferramenta faz parte das comemorações dos 12 anos do Programa (foto: divulgação)

A Caixa Econômica Federal lança, nesta segunda-feira (19), o aplicativo Bolsa Família CAIXA. A ferramenta, disponível para download gratuito em celulares com sistemas operacionais Android, Windows Phone e IOS, conta com funcionalidades que permitem, entre outras ações, verificar a situação do benefício, o calendário de pagamentos e a rede de atendimento da CAIXA. O lançamento do aplicativo faz parte das comemorações dos 12 anos do Programa Bolsa Família. Para a presidenta da CAIXA, Miriam Belchior, a nova ferramenta é mais uma alternativa dada ao beneficiário, para que ele consiga acessar os serviços e informações do benefício, de maneira simples e rápida. “A CAIXA investiu na ferramenta porque acredita que este será mais um canal de comunicação seguro e direto entre a instituição e o beneficiário do Bolsa Família”, afirma a presidenta.



Justiça Federal condena Prefeito de Mirante/BA e quatro servidores do IBGE

(Divulgação)

A condenação do atual Prefeito Hélio Ramos Silva e de quatro servidores do IBGE foi requerida pelo MPF por fraude no censo demográfico do ano de 2000 no município de Mirante/BA. A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal condenou Hélio Ramos Silva, atual Prefeito do município de Mirante, na Bahia, e de quatro servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por improbidade administrativa em razão de fraude no censo demográfico. Os réus forjaram o número de habitantes do município, situado a 471 km da capital, com a finalidade de elevar o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além de Hélio Ramos, então secretário municipal de Administração e Finanças, foram condenados os servidores do IBGE Cristiano Nolasco Meira Paraguai, agente censitário supervisor, Marcelo de Carvalho Lima, agente recenseador e primo de Hélio Ramos, Geraldo Santos Carvalho agente recenseador, então servidor público municipal, e Ubirajara Silva Pereira, coordenador de subárea. A conduta foi orquestrada por Hélio Ramos, que escalou Marcelo Lima e Geraldo Santos para a fraude. Os agentes recenseadores recebiam formulários já preenchidos de outros recenseadores e incluíam dados falsos, executando ilegalmente funções da agente censitária municipal, contando, para isso, com a permissão de Cristiano Nolasco. Ubirajara Pereira é acusado de não agir, mesmo tendo a função de supervisionar as atividades e estando ciente das evidências de fraude. A ação permitiu o aumento do coeficiente municipal de Mirante no FPM em 0,2%, além de ter repercussões eleitorais, pois legitima transferências ilegais e a criação de eleitores fantasmas. Os réus Hélio Ramos Silva, Cristiano Nolasco Meira Paraguai, Geraldo Santos Carvalho e Marcelo de Carvalho Lima foram condenados ao pagamento de multa civil equivalente a duas vezes o valor do dano, proibição de contratar com o Poder Público e dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos. Após, o trânsito em julgado da condenação, os direitos políticos dos servidores ficarão suspensos por cinco anos e eles perderão o cargo ou função que estiverem exercendo. Ubirajara Pereira terá seus direitos políticos suspensos por três anos e deverá pagar multa civil no valor de dez mil reais.



Lutador Tomás Neto esclarece sua prisão na 'Operação Griffo’

O lutador e comerciante Tomás Neto fez questão de garantir que não tem nenhuma ligação com o uso de drogas e o tráfico (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Muito conhecido da comunidade esportiva local, o lutador de MMA e também comerciante José Tomás dos Santos Neto (28) procurou a reportagem do 97NEWS para esclarecer detalhes de sua prisão que aconteceu na última sexta-feira (16), por ocasião da “Operação Griffo” em Brumado. Muito seguro ele declarou que “houve um mal entendido com a divulgação da minha imagem, pois, no meu caso, acabei sendo preso por porte ilegal de arma, já que encontraram, após uma denúncia, um revólver calibre 38 que era meu, o qual estava em minha residência há mais de 8 anos”. Mostrando estar abalado, ele fez questão de argumentar que “sei que isso não é certo, mas hoje com a violência que vivemos, infelizmente, para ter um pouco de segurança, acabamos guardando arma em casa, mas já fui autuado e estou ciente da minha falha. Paguei uma fiança de R$ 4 mil e fui logo liberado” e emendou de forma ríspida citando que “o que eu gostaria de esclarecer é que a minha imagem foi interpretada como se eu fosse um traficante, coisa que eu jamais faria, quem me conhece sabe muito bem disso. Eu estou abalado, pois várias pessoas chegaram em meu comércio falando que não esperava isso de mim. Na academia os meus colegas também me questionaram, então, diante disso, eu faço questão de esclarecer que foi detido por ter uma arma dentro de casa e não pode ter drogas ou cometer qualquer atividade relacionada ao tráfico, que isso fique bem claro. Nem usuário de tóxicos eu sou, ainda mais traficante. Espero ter esclarecido essa questão”.  



IV Feira de Ciências do Centro Educacional Paulo Freire: Sucesso, Reconhecimento e Qualidade

A IV Feira de Ciências foi um grande sucesso (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O ideal de oferecer uma educação de qualidade e em sintonia fina com os novos tempos foi a base para a criação do Centro Educacional Paulo Freire, que há 18 anos iniciou as suas atividades sabendo que tinha um grande desafio pela frente. Passadas quase duas décadas, a escola hoje é uma das referências do Ensino Fundamental Regular (até à 5ª série), conquistando o respeito e a admiração da comunidade estudantil brumadense. Dentre as várias atividades desenvolvidas, a Feira de Ciências, certamente é uma das mais notáveis, a qual, no último final de semana teve a sua IV Edição, com atividades na Praça Coronel Zeca Leite e em suas instalações que ficam situadas na AV. Mestre Eufrásio, 71. Com uma participação intensa dos alunos e também de seus pais, a Feira de Ciências 2015 superou as expectativas e recebeu o reconhecimento dos pais que fizeram questão de exaltar o grande trabalho realizado pela coordenação, pelos funcionários e pelos professores em especial. “Estou muito satisfeita, pois é uma equipe muito dedicada, que mostra um envolvimento pleno com as atividades escolares. A feira mais uma vez foi fantástica e chamo a atenção para a questão do reaproveitamento da água que foi muito bem abordada por um grupo de alunos”, ressaltou Juliana Dias dos Santos, mãe de um aluno. Do mesmo pensamento corrobora Magna Rocha, mãe de outro aluno que destacou que “estou muito encantada, mas não surpresa, pois conheço de perto a extrema capacidade desta equipe nota 10. O Centro Educacional Paulo Freire ensina com responsabilidade, é uma escola que só vem se aperfeiçoando e eu recomendo a todos, pois a sua qualidade é digna de todos os aplausos”. A coordenadora educacional, pedagoga Selma Figueiredo declarou que “só tenho que agradecer o reconhecimento dos pais pelo nosso trabalho. Estou muito feliz com o empenho de todos, isso vem nos estimular a melhorar cada vez mais. A Feira de Ciências é uma atividade muito relevante, pois proporciona aos alunos um aprendizado diferenciado, que é absorvido de forma integralizada”. Confira álbum de fotos: Dia 1 - Clique ; Dia 2 - Clique 



Contratações temporárias em Conquista não devem superar 500 vagas, diz Comerciários

Sindicato dos Comerciários prevê redução de 30% nas contratações, em relação a 2014, e confirma adiamento para início de novembro (Foto: Reprodução)

Em tempos de crise, ter uma oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho é fundamental. Todos os anos, épocas de festejos juninos e final de ano são momentos propícios para o comércio absorver mão de obra para suprir a demanda do aumento do consumo. As contratações temporárias, assim chamadas, começam a ocorrer normalmente em outubro, mas este ano a expectativa é que por conta do cenário econômico atual haja uma redução dessas contratações. É o que afirma a doutoranda em economia e professora assistente da UESB, Fernanda Calasans. “O nível de atividade econômica está decrescendo e este mesmo movimento é acompanhado pelo nível de renda da população, somado com o aumento do índice de desemprego. No entanto, o incremento na renda dos trabalhadores e aposentados, com o pagamento do 13° salário é sempre um canal de incentivo ao consumo. Além disso, as comemorações do final do ano tradicionalmente, também contribuem para o aumento do consumo por parte das famílias. A questão é que tanto empresários, quanto as famílias, estão cautelosos e com receio de investir (no caso dos empresários) e de consumir (no caso das famílias)”, afirmou.



Brumado: Moradores da ‘Curva dos 5’ buscam instalação de ‘guard rail’ no local

Alguns veículos já pararam muito próximos de caírem em cima das residências que ficam no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A famosa “Curva dos 5” está no topo dos locais em que mais são registrados acidentes, o que faz com que uma sinalização mais específica seja instalada, bem como um amplo “guard rail”, ou seja, uma grade de proteção, seja colocada para evitar que as famílias que moram ao lado possam ser atingidas. Esse é o clamor dos moradores, o qual foi registrado pelo repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, que esteve no local nesse domingo (18). Segundo a moradora Eliana de Jesus (21) a situação é mesmo preocupante, já que acidentes no local são constantes. “Eu moro aqui com meu pai e mais 7 irmãos e corremos sim grandes riscos, já que não há uma grade de proteção. Se por acaso for uma carreta que perder a direção, o que irá acontecer conosco? Estamos sim correndo riscos e esperamos que as autoridades façam algo com urgência. Na noite deste sábado, por pouco o carro não veio parar em nossa casa (foto abaixo). A sorte foi que o meio fio e um pequeno poste acabou segurando o veículo”.  Para o morador Edivaldo José da Silva (52) já se passou da hora de ser tomada uma atitude. “Essa não é a primeira vez que essa cena acontece. Na semana passada um gol branco acabou perdendo o controle também. É comum carros e motos sobrarem nessa curva, então é necessário a colocada de uma grade de proteção e de uma melhor sinalização para alertar os motoristas” e ainda destacou que “eu tenho muita vontade de deixar esse lugar, porque os riscos são realmente grandes e não quero que nem eu nem meu entes queridos sejamos vítimas de uma desgraça”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)