ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Brecha no site da CAIXA deixava hackers enganarem clientes do banco

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma vulnerabilidade no site da Caixa Econômica Federal permitia que hackers alterassem a URL na barra do domínio. Dessa maneira, códigos maliciosos poderiam ser injetados e enviados para clientes do banco. Diversos tipos de golpes poderiam ser aplicados com a ação, entre eles, o roubo de todos os dados bancários e pessoais de vítimas. O banco agiu rapidamente comunicando que "identificou a inconsistência" no site e que corrigiria a brecha no mesmo dia que foi informado. A brecha foi descoberta pelo desenvolvedor web Lincoln Brito, que deixou claro a tentativa de contatos anteriores com o banco, mas não havia tido sucesso. "A brecha que descobri permite que o site da Caixa receba código via Query String e o imprima na tela sem passar antes por sanitização. Aparentemente afeta somente o Chrome. O sub-domínio afetado é o sifge, usado na emissão de certidão de regularidade do FGTS", explicou Brito. "Para explorar a brecha, coloquei cada parâmetro em uma linha para visualizar melhor, testando com a variável VARCEP e adicionando um código HTML que cria um overlay com um link para o instalador do Teamviewer. Testei no Google Chrome, Microsoft Edge, Internet Explorer e Firefox, mas apenas o Chrome permitiu a exibição do conteúdo".

 

O que tudo isso significa de maneira simples? Um hacker poderia modificar a URL original injetando código falso na página (Foto: Reprodução)

Segundo o desenvolvedor, um atacante poderia usar a URL modificada na CAIXA enviando via email ou WhatsApp, por exemplo. Dessa maneira, a vítima acreditaria que o link enviado seria genuíno. O motivo? Muitos especialistas de segurança ainda recomendam a checagem do "HTTPS" (cadeado ao lado do endereço) como único parâmetro de um domínio seguro, e isso está errado, em partes. Porque o cadeado é um dos parâmetros, mas muitos sites fraudulentos também contam com o protocolo. A prevenção é o caminho: não aceite links de contatos desconhecidos ou recebidos via email e WhatsApp. Sempre que você precisar mexer com seus dados bancários ou sua conta, vá até os sites oficiais por conta própria ou busque ajuda nos perfis oficiais em redes sociais.



Segurança: Depois de muitas tentativas, Brumado finalmente terá o tão necessário videomonitoramento

Na reunião realizada nesta quarta-feira (11) ficou concretizado o início do videomonitoramento na cidade de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A sensação de insegurança ainda é uma realidade em várias cidades da região, mas, buscando reverter essa situação, as autoridades vêm buscando mecanismos que, aliados as evoluções tecnológicas, possam ter a resolutividade desejada no combate à criminalidade. Nesse processo, após o término da construção do SICOM e, provável inauguração ainda nesse primeiro semestre, maximizou-se o ambiente para a ampliação de todo o sistema que envolve a segurança do município. Inúmeras reuniões já foram realizadas nesse sentido pela direção do Centro que está a cargo da Capitã Leila Santos com órgãos que fazem parte do complexo como SMTT, SAMU, GCM, além das Companhias de polícia como 20ª Coorpin, 34ª CIPM e DPT para viabilizar a formação de parcerias entre as organizações para criar um sistema eficaz na área de segurança pública do município. Também indo no âmago da questão, o Conselho de Segurança Municipal de Brumado (CONSEG), aprovou na noite dessa última quarta-feira (11), por unanimidade, a contratação de uma empresa para ser a responsável pelo videomonitoramento na cidade. 

A princípio serão instaladas 8 câmeras na cidade (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Desde de 2013 que o grupo responsável pela segurança na cidade vem trabalhando para implantar o videomonitoramento, mas somente agora ele está sendo viabilizado, o que continua comprovando que as coisas em Brumado ainda demoram muito para acontecer. Agora, em 2018, o projeto virou realidade, com apoio do Ministério Público e do ex-comandante da 34ªCIPM, Major Jocevã Oliveira, que ajudou a criar o CONSEG. De lá para cá o Conselho foi amadurecendo e realizou inúmeras palestras com Célio Barbosa, presidente da entidade em Vitória da Conquista. Informações obtidas pelo 97NEWS dão conta que o sistema, de início, terá instaladas 8 câmeras em pontos estratégicos da cidade. A primeira verba destinada ao CONSEG veio através do repasse de verba junto ao Conselho de Segurança do Estado, com apoio do juiz Genivaldo Alves Guimarães, um entusiasta do conselho, que também vem contribuindo de forma muito proativa para que os tão necessários avanços e conquistas sejam obtidos. A expectativa é que os aparelhos entre em operação em até 30 dias.



Brasil: Deputado Waldenor Pereira é o 42º parlamentar mais influente nas redes sociais

Foto: Divulgação

O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) figura entre os parlamentares brasileiros mais influentes nas redes sociais, segundo ranking FSBInfluência Congresso, que classifica a atuação dos parlamentares na internet. O deputado baiano vem crescendo na classificação que leva em conta a perfomance de todos os parlamentares do Congresso Nacional. Hoje, Waldenor ocupa a 42ª posição entre os parlamentares mais influentes da rede em todo o Brasil.



INSS: 9,9 mil baianos terão que fazer perícia para não perder benefícios

Foto: Conteúdo l 97News

O governo federal publicou edital nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União convocando para perícia médica pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), são 152,2 mil convocados, que devem procurar o INSS até 4 de maio. Na Bahia, foram convocados pelo edital 3.307 beneficiários de auxílio-doença e 6.609 aposentados por invalidez. O edital de notificação faz parte do pente-fino que o governo federal realiza, desde agosto de 2016, nos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS. De acordo com o INSS foram chamados os beneficiários não encontrados por alguma inconsistência no endereço e quem recebeu a carta, mas não agendou a perícia no prazo determinado. Quem teve o seu nome publicado no diário desta quinta-feira, tem 15 dias corridos para tomar ciência da publicação e mais 5 dias para agendar a perícia pelo telefone 135, ou seja, o prazo se encerra no dia 4 de maio de 2018. Caso a perícia não seja agendada, o pagamento ficará suspenso até o convocado regularizar sua situação. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame. Se não procurar o INSS neste prazo, o benefício será cessado. O programa de revisão está em sua segunda etapa. O MDS, pasta a qual o INSS é vinculado, planeja realizar 1,2 milhão de avaliações médicas até o fim deste ano. (Clique aqui e veja o Edital)



‘Os vereadores estão trabalhando, mas o Executivo está jogando o trabalho na lata do lixo’, afirma Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro fez um discurso impactante defendendo a vereança brumadense (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O tom da insatisfação dos vereadores está cada vez mais carregado com as tintas da indignação. Isso ficou ainda mais evidente na última sessão da Câmara de Vereadores, onde os vereadores de ambas as bancadas foram contundentes em seus pronunciamentos, num desabafo colegiado contra inúmeras situações que são cada vez mais constantes na cidade, as quais vêm causando grandes transtornos aos edis, já que eles são os seres políticos mais próximos da população. Dentre as várias falas, a do vereador Zé Ribeiro (PT) foi uma das mais impactantes. “Nós refletimos o sentimento e os clamores da população, principalmente quanto essa situação cada vez mais precária da infraestrutura urbana. Diante disso, todos os vereadores, que vêm desempenhando com o máximo de empenho as suas funções, fazem requerimentos e indicações ao Executivo na esperança de reverter esse quadro”, declarou. Num tom com maior acidez, ele disparou que “infelizmente esse grande trabalho de todos os vereadores tem sido jogado literalmente no lixo pelo Poder Executivo que coloca uma pedra colossal no caminho, fazendo com que as nossas indicações e requerimentos fiquem sem resposta”. Zé Ribeiro ainda lembrou que “sabemos que não se tem condições de atender a todos os pedidos, mas, se houvesse pelo menos o mínimo de organização na pasta da infraestrutura, que, por sinal, precisa tomar vergonha na cara, se criaria um planejamento proativo para que as necessidades da população fossem atendidas”. E finalizou acentuando que “temos o exemplo de Cristalândia que é explícito, pois inúmeras indicações vêm sendo feitas pela vereadora Lia Teixeira e até agora nada, chegando ao ponto de que moradores do local venham a realizar as obras com recursos próprios como aconteceu esses dias. A prefeitura conta com um orçamento de cerca de quase R$ 200 milhões anuais, então, se houvesse planejamento daria sim para se atender as reivindicações e não ficar dando desculpas de que está se esperando emendas parlamentares que parecem que vêm de Marte, pois nunca chegam”.



Brumado: Superintendente do SMTT é exonerado do cargo; secretário João Nolasco assume interinamente o órgão

Jansen Ricardo já não responde mais pela superintendência do SMTT (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada um verdadeiro "barril de pólvora", uma constante “zona de conflito”, a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos passa por outra mudança de comando já que o atual superintendente Jansen Ricardo Silva foi exonerado do cargo no final da tarde desta quarta-feira (11). Os motivos da exoneração não foram revelados, mas os constantes atritos com os agentes de trânsito, inclusive com ações no Ministério Público Estadual, podem ter sido substanciais para o afastamento. Com isso o atual secretário de administração e finanças, João Nolasco, irá assumir o órgão interinamente. Falando ao 97NEWS ele explicou que “estão sendo feitas algumas mudanças administrativas e essa era uma delas” e continuou argumentando que “temos um novo planejamento para o órgão, então, gradativamente, iremos colocá-lo em prática. Temos consciência da complexidade que envolve o SMTT, mas com muito empenho iremos nos debruçar para tornar os serviços ainda mais dinâmicos e eficazes”. Ele também fez questão de declarar que “Jansen vinha fazendo um bom trabalho, mas as mudanças têm que acontecer”. Segundo informações colhidas pela nossa equipe o confronto ideológico interno estava sendo prejudicial, então foi decidido se estancar a sangria para que o trabalho volte a fluir de forma positiva”. A princípio Jansen, que é agente de trânsito concursado, deverá voltar para as ruas ou assumir a função de diretor de educação do órgão, mas existem rumores que ele pode ser transferido para outros setores da administração. Ele teria revelado a amigos próximos que teria pedido afastamento do cargo, mas, na semana passada ele afirmou em entrevista coletiva que estava “firme e forte no cargo”, o que deixa no ar a nuvem da dúvida. Confira abaixo a Portaria: 



'Nosso sentimento é de impotência, pois não temos a quem recorrer': Diz morador da comunidade `Furado dos Veados´ sobre a falta d'água

Foto: Composição l 97NEWS

Moradores da Comunidade de Furado dos Veados, zona rural de Brumado, estão convivendo com a falta de água, segundo eles há vários dias. Durante esse período, além de continuar recebendo a cobrança, a população também questiona um aumento no valor a ser pago. Manoel Alves, agricultor da região, diz que desde o último sábado a água da Embasa chega apenas uma vez por dia na residência onde ele vive, e as vezes quando vem, chega fraca. Para ter água nos demais dias, ele precisou comprar. Ele também reclama que apesar da falta de água, a conta tem chegado regularmente na residência. “A taxa mínima é R$ 20. Eu pagava essa taxa antigamente, e agora que a água não está chegando eu estou pagando mais caro. Para você ver né? Eu estou pagando pelo pecado dos outros”, desabafou o agricultor. Como a falta de água tem atingido toda comunidade, vizinhos estão compartilhando água, mas ainda assim, algumas famílias precisam comprar água para suprir as necessidades. Um outro morador, Wallas, contou que já convive com o problema já faz algumas semanas e fez queixas para Embasa, mas que  sempre as mesmas respostas são dadas. “Dizem que vão resolver o problema e nunca resolvem, a gente liga, liga, e até hoje falam que a água vai cair, mas até agora estamos só a var navios, porque água que é bom nada", denunciou.



Cinco mortes por H1N1 já foram registrada na Bahia em 2018

(Foto: Reprodução)

Ao menos cinco pessoas morreram vítimas da gripe H1N1 na Bahia esse ano. O dado consta no último informe epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), até 7 de abril de 2018. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no entanto, contesta o dado. Segundo a pasta, 36 pessoas foram infectadas com o vírus H1N1, sendo que quatro delas morreram no estado. A Bahia aparece em segundo lugar entre os estados onde o H1N1 mais matou pessoas. O primeiro lugar é de Goiás, com 9 óbitos. Se considerados todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), são 18 mortes na Bahia no mesmo período, de um total de 215 pessoas infectadas. Os dados da Sesab mostram ainda que a capital Salvador concentra o maior número de casos da H1N1 – 26. Ainda segundo o órgão, três pessoas foram infectadas pelo vírus H3N2 e uma delas morreu. Os números registrados no mesmo período do ano passado – até a primeira semana de abril – são menores na Bahia. Foram 171 casos de Sídrome Respiratória Aguda Grave, que resultaram em 15 mortes, nenhuma delas pelos vírus H1N1 ou H3N2.



Brumado: Tiro de Guerra 06-024 realiza cadastro para 'Operação Pipa 2018'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tiro de Guerra 06-024 de Brumado está realizando cadastro dos interessados na prestação de serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável, através da Operação Pipa, para o trimestre (julho, agosto e setembro) no Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro. O credencialmente é realizado no Batalhão do Tiro de Guerra, em Brumado, que fica localizado na Rua Ana Lídia Viana Cardoso, 586, bairro Novo Brumado. O Batalhão coordena a distribuição de vários municípios da Região Sudoeste, levando água a mais de 80 mil habitantes. O credenciamento teve início no dia 9 de abril e acontece durante manhãs e tardes de  segunda à sexta-feira. 

 

Foto: 97NEWS

O encerramento será dia 14 de abril. Os contratos de prestação de serviços variam de acordo com as populações dos municípios. Uma equipe do 19º Batalhão de Caçadores sediado em Salvador BA, chefiada pelo 1º Ten Roberto realiza o processo de credenciamento da Operação. As atividades abrangem à distribuição de água potável, preferencialmente por meio de carros-pipa, às populações rurais e urbanas atingidas por período sem chuvas com prioridade para os municípios que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade pública.



Brumado: Valorização dos ‘filhos da terra’ é mote de coletiva do PTC

Os membros do PTC confiantes de que o planejamento e as estratégias adotadas trarão ótimos resultados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Mostrando estar em sintonia com as mudanças que vêm ocorrendo na política nacional, o PTC de Brumado vem se mobilizando para buscar um resultado satisfatório nas eleições de 7 de outubro. Diante disso a legenda vem adotando estratégias para levar ao conhecimento da população suas propostas pré-eleitorais, tendo como vetor principal a valorização dos “filhos da terra”. Neste sentido, o partido realizou na tarde desta quarta-feira (11), uma coletiva de imprensa para anunciar os novos rumos que serão tomados a partir de agora. O presidente Renato Mendonça, fez a abertura da coletiva e expressou que “Brumado tem que ter uma representação legítima, então, vamos buscar realizar esse projeto tendo como base a valorização dos filhos da terra, pois não podemos continuar sendo coadjuvantes na política estadual e federal. Essa história tem que mudar, por isso adotamos um planejamento preconiza a conscientização da nossa população de que o momento da mudança é esse, pois a política no Brasil está sendo passada a limpo”. 

A direção do PTC mostrou uma integração e uma sincronia positiva durante a coletiva (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O vice-presidente Irenaldo Muniz fez um questionamento dentro dessa lógica ao citar que “será que perder o voto é votar consciente, é votar na mudança, ou é deixar de eleger, esse conceito de votar para perder tem que ser revisto” e subindo o tom provocou ao disparar que “temos o exemplo de Caculé e Barra da Estiva, que são municípios menores que Brumado, mas possuem um deputado que os representa. Aqui temos um colégio eleitoral maior, então temos totais condições de termos não só um deputado estadual, como também um federal”. No final a comissão do PTC apresentou seus dois pré-candidatos, o ex-vereador Castilho Viana que irá para a disputa a estadual e o ex-candidato a vice-prefeito pela chapa oposicionista, o auditor fiscal Luiz Carlos Moura Matos, os quais expressaram suas ideias que irão nortear as ações da legenda para a disputa eleitoral deste ano.

Os pré-candidatos que deverão ser lançados pelo partido, Castilho Viana (esquerda) e Carlinhos Moura (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


AABB Brumado ganha prêmio 'Mostra Cultural' em Salvador; o clube está entre os três melhores do Brasil

Foto: Divulgação

As ações da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) na área cultural em 2017 renderam ao clube de Brumado um troféu do Prêmio "Mostra Cultural", na FENABB 2018. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu no último final de semana, em Salvador. A AABB/Brumado foi o 3º clube do Brasil a ser reconhecido, por ter contribuído de forma sócio-cultural para a cultura do país, o que causou muita satisfação à diretoria clube. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento de figurar entre as três melhores do Brasil. Isso é um grande estímulo a continuarmos a nossa jornada. Tudo o que fizemos, os eventos, os projetos culturais, foram em prol da melhoria da qualidade de vida de nossos associados e também da comunidade em geral”, explicou Maxuel Barreto, presidente da entidade. O evento foi marcado pela presença de presidentes de várias AABBs do Brasil, que tiveram seus clubes em destaque, por fomentarem a cultura, gerando entretenimento e diversão. 



Dá para Acreditar?: Policiais dizem que ratos comeram 540 kg de maconha que sumiu na Argentina

(Foto: Reprodução)

Oito policiais foram demitidos após mais de meia tonelada de maconha desaparecer de um depósito na cidade de Pilar, na Argentina. Ao serem questionados, quatro deles deram a mesma justificativa para o sumiço da droga: disseram que ela foi comida por ratos. O juiz Adrián González Charvay não se convenceu e pediu esclarecimentos a especialistas da Universidade de Buenos Aires, que garantiram que os animais jamais iriam confundir maconha com alimento. Além disso, mesmo na remota hipótese de isso acontecer, seria preciso um grupo muito grande de roedores para consumir uma quantidade tão grande da droga, e certamente os animais teriam sido encontrados, muitos deles mortos. De acordo com o jornal argentino “Clarín”, a droga estava no depósito havia dois anos e fazia parte de uma carga de 6 toneladas. Em uma recente conferência, porém, foi constatado que havia apenas 5,46 toneladas no local. A suspeita recaiu imediatamente sobre o ex-comissário de polícia Javier Specia, que deixou o cargo este mês e foi substituído por Emilio Portero. Specia foi um dos que atribui o sumiço aos ratos, juntamente com três de seus ex-subordinados. Os quatro agora terão que se apresentar ao juiz que comanda a equipe de investigação no dia 4 de maio. Charvay deverá determinar se o desaparecimento foi resultado de negligência ou um ato deliberado dos policiais.



PF mira fundos de pensão em nova operação

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Polícia Federal está nas ruas. Desta vez, de acordo com O Globo, o grupamento mira fraudes em fundos de pensão. A operação acontece no de Rio de Janeiro, Brasília e outros estados. As irregularidades foram identificadas sobretudo no Postalos (dos Correios) e da Serpros. Entre os que estão sendo presos, a pedido do MPF, estão o lobista Milton Lyra, tido como operador de Renan Calheiros; o empresário Arthur Machado; e o assessor da Casa Civil quando José Dirceu era ministro, Marcelo Sereno. Em fevereiro, outra operação, a Pausare, já havia feito busca e aprensão de documentos na casa de Lyra. Machado e Lyra já foram sócios e operaram em empresas que captaram mais de meio bilhão de reais em investimentos do Postalis.



Com só um interessado, Ebal é arrematada por R$ 15 milhões

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) foi arrebatada em leilão nesta quarta-feira (11) por R$ 15 milhões - única proposta feita, apresentada pela NGV Empreendimentos e Participações. Este foi o terceiro leilão realizado, sendo que os dois primeiros não atraíram nenhum participante. O leilão aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo da Bahia. Segundo o presidente da Comissão Especial que conduziu o processo, e chefe de gabinete da SDE, Luiz Gonzaga, a empresa vencedora arremata a participação acionária da Ebal e os fundos de comércio das 49 lojas da Cesta do Povo, tendo direito também a explorar a marca Cesta do Povo e o Programa Credicesta. Uma das condições do leilão era a manutenção significativa dos postos de trabalho. A NGV tem sede em São Paulo e é comandada pelo investidor espanhol Ignacio Morales; ele se associou ao empresário de varejo baiano Joel Feldaman, que segundo o governo ficaria com a administração das lojas da rede.



Bebê de 1 ano morre vítima de H1N1 em Feira de Santana

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no próximo dia 23 (Foto: Divulgação)

Um bebê de 1 ano e três meses morreu nesta terça-feira, 10, em decorrência da gripe H1N1, no município de Feira de Santana (a 109 km de Salvador). A criança era da cidade de Saúde, mas não teve a identidade divulgada. Apesar de o município já ter confirmado a morte pela doença, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que ainda investiga a causa. Dois casos de H1N1 também foram confirmados pela Secretaria Municipal da Saúde. Além disso, outras quatro pessoas estão internadas com suspeita da doença e aguardam o resultado dos exames.Salvador é o município baiano que concentra o maior número de casos da H1N1 (26), seguido de Camaçari (2) e dos municípios Dias D’Ávila, Governador Mangabeira, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, São Miguel das Matas e Ubatã, com um caso cada um. Os óbitos foram registrados em Lauro de Freitas (um) e Salvador (três). A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai do próximo dia 23 até 1º de junho. O dia 12 de maio é o Dia D de mobilização. No ano passado, dos 26 estados mais o Distrito Federal, apenas dez alcançaram a meta de vacinar 90% do público-alvo. Na Bahia, foram vacinados 2,6 milhões de pessoas, o que representa 84,60% da cobertura vacinal. Dos 417 municípios, 172 alcançaram a cobertura de 90%.



Mais de R$ 3 milhões liberados para fortalecer saúde de municípios

(Foto: Divulgação)

Mais R$ 3 milhões de recursos de emenda dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) acabam de ser liberados pelo Ministério da Saúde.  O montante vai beneficiar 13 municípios do Sudoeste e do Médio São Francisco, onde mandatos dos dois parlamentares têm maior atuação e buscam o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde. Dentre os 13 municípios que serão contemplados com as emendas, 11 deles receberão, cada um, o valor de R$ 200 mil: Caetanos, Cordeiros, Dom Basílio, Guajerú, Lagoa Real, Maetinga, Mirante, Nova Canaã, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio e Tanque Novo.  Palmas de Monte Alto receberá R$ 300 mil e Presidente Jânio Quadros R$ 645 mil. Os recursos serão destinados à estruturação do serviço de atenção básica nos municípios, à exceção de Jânio Quadros, onde serão aplicados na estrutura de atenção especializada (hospital municipal). Comemorando a liberação das emendas, publicada no Diário Oficial da União no final de março, o deputado Waldenor Pereira contabiliza uma média de R$8 milhões por ano que são destinados por ele e o deputado Zé Raimundo à saúde regional. “Nós temos priorizado o fortalecimento dos sistemas de saúde nos municípios onde atuamos, com a destinação de emenda e através de outras iniciativas que articulamos junto ao governo do estado, num trabalho conjunto que tem resultado em muitos benefícios para as populações locais ”, avalia.



Suspeito de integrar quadrilha de roubo de cargas em Brumado é preso na Chapada Diamantina

Foto: Composição l 97NEWS

A Polícia Militar prendeu, na noite desta terça-feira (10), na cidade de Itatim, Chapada Diamantina, um homem de 23 anos, suspeito de integrar uma quadrilha especializada em roubo de cargas, e que atuava em Brumado e região. Segundo a PM, o grupo criminoso agia rendendo o motorista e posteriormente conduzia o caminhão com o material roubado, tendo como destino comunidades rurais e cidades vizinhas. No local, os itens eram descarregados. O homem identificado como Júnior Silva Ribeiro possuía um mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo qualificado. A orden judicial foi expedida pela Vara Criminal de Brumado. Em sua companhia foi detida uma mulher com o prenome de Thais. A polícia informou ainda que na casa alugada por Júnior na cidade, foi apreendido dois veículos, sendo um veículo VW Jetta, com placas HLJ-4040 da cidade de Felixslandia-Mg e um Renault com placas EPK-6080. Os envolvidos foram apresentados para o delegado de plantão na cidade de Itatim.



Obras de galeria no Bairro Dr. Juracy em fase final

As obras de reparação da galeria de esgoto e pluvial na Rua Manoel Leobino, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, que foi iniciada em de julho de 2017, já está em fase final. Os moradores da região ficaram muito irritados e alguns chegaram até a fazerem protestos mais veementes, já que tiveram que conviver por vários meses com o esgoto a céu aberto, que exalou um odor fétido, provocando mal-estar e muitos transtornos, principalmente a crianças e idosos. Após idas e vindas, a obra já recebeu a laje e agora só depende do calçamento na localidade. Na época, a obra ficou emperrada, devido ao impasse entre a Embasa e a Prefeitura, para o deslocamento de uma adutora e rochas que foram encontradas no local. Após a contratação de uma empresa, as rochas foram detonadas e a Embasa realizou o revestimento da adutora. Uma novidade no local serão os acessos a Praça João Romão, a unidade básica de saúde e a escola da comunidade. De acordo com o município, será removido uma antiga estrutura que havia no local e será alargado a via, dando mais acesso ao local.



Entenda a diferença entre protesto e intimação

(Foto: Divulgação)

Quando o assunto é protesto extrajudicial, muitas pessoas confundem a intimação com o protesto propriamente dito. Assim, para esclarecer, o Instituto de Protesto-MG mostra a diferença desses dois procedimentos e explica como agir em cada circunstância. “Uma intimação é uma espécie de aviso enviado pelo cartório para o devedor, entregue pessoalmente por um funcionário do cartório para comunicá-lo sobre uma dívida ou por meio de carta com Aviso de Recebimento (AR). Quando esse procedimento não é possível, a intimação é publicada em edital público eletrônico. A intimação também funciona como um alerta para que a pessoa pague em até três dias úteis seu débito, visto que, caso contrário, ela será protestada”, diz Carlos Londe, tabelião e representante do Instituto de Protesto – MG. Londe ressalta ainda que a intimação é expedida antes da concretização do protesto e não quando ele é realizado, ou seja, quando alguém recebe a intimação, ela ainda não foi protestada. Logo, há um período para que o devedor possa negociar ou quitar a dívida com o credor, ou mesmo entrar com ação judicial.  “O protesto é efetivado apenas se a pessoa não quitar o débito no prazo e, no Estado de Minas Gerais, os três dias passam a valer a partir do recebimento da intimação”, destaca. Se a dívida for negociada diretamente com o credor, o devedor deve pedir a desistência do protesto. Porém, se a dívida não for paga mesmo após a negociação, o protesto poderá ser novamente solicitado. Depois da efetivação do protesto, para regularizar a situação, basta que o devedor efetue o pagamento junto ao credor, que lhe entregará o próprio título, o instrumento de protesto ou uma carta de anuência, documentos que permitem o cancelamento do protesto junto ao cartório. Caso o devedor não tenha mais os dados do credor, o mesmo tabelionato que efetuou o protesto pode fornecer uma certidão positiva, com os dados do credor. A partir disso, o Tabelionato enviará uma certidão de cancelamento aos órgãos de proteção ao crédito que, ao receberem a certidão, providenciarão a baixa do registro nos seus bancos de dados.



Rio de Contas é mais um município que não paga o piso salarial dos professores; vereadores debateram o assunto

Foto: 88 FM

Professores lotaram as dependências da câmara de vereadores de Rio de Contas na noite da última segunda-feira (09) para cobrar dos Edis, que seja cumprido por parte do Chefe do Executivo a Lei do piso salarial. O presidente da APLB, Professor Gerlando fez uso da tribuna livre e expôs a real situação dos professores que segundo ele, vem sendo lesados por várias administrações que passaram pelo município. Ainda segundo o sindicalista, Rio de Contas é o único Município da delegacia de abrangência da APLB que não paga o piso. Na sessão também foi apresentado dados sobre a verba de R$ 228 mil do FUNDEB, tendo em vista que segundo os vereadores da oposição, a “verba pode não ter sido aplicada na Educação e se faz necessário que aconteça uma fiscalização mais profunda para dirimir qualquer dúvida quanto à observação na transferência de recursos, uma suplementação”, fato que tem causado muita preocupação ao Legislativo. Um levantamento feito pelo Ministério da Educação mostra que a maior parte dos municípios brasileiros não paga o piso salarial aos professores da rede municipal. Entre os municípios de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, que enviaram os dados, 2.533 declararam que pagam um salário aos professores de pelo menos o valor do piso nacional. Isso representa 45% do total de 5.570 municípios brasileiros. De acordo com o MEC, os dados foram entregues pelos gestores municipais por vontade própria, e são baseados na declaração de cada governo municipal. A reportagem tentou ouvir os vereadores de situação, porém, sem sucesso.