ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Após greve, Correios estimam que vão normalizar entregas em cerca de 15 dias

Foto: Luciano Santos l 97News

Os Correios esperam regularizar as operações e normalizar as entregas em cerca de 15 dias, depois dos atrasos provocados pela greve dos caminhoneiros. O volume de objetos entregues foi aproximadamente 50% menor durante a paralisação, em comparação com dias normais. A empresa alega que os veículos não conseguiram chegar aos seus destinos por conta dos bloqueios feitos nas estradas em todo o país. Os Correios apontam que possuem um plano de ações para normalizar o serviço de entregas. Entre as medidas adotadas estão a jornada extraordinária para os empregados próprios e a contratação de mão de obra temporária e de linhas extras para agilizar o escoamento da carga represada.



'Pega ladrão': Polícia flagra assaltante correndo de populares em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um ladrão foi perseguido e preso em flagrante no início da tarde desta sexta-feira (1º), após roubar o celular da funcionária de uma clínica, na Rua Martiniano Virgílio Meira, centro de Brumado. Ele aproveitou um momento de distração da vítima para agir. A funcionária contou que entrou na lavanderia da clínica, que fica no fundo da empresa, quando de repente um indivíduo a surpreendeu dizendo que era um assalto. A vítima sem esbouçar reação, entregou o celular para o meliante, que dizia estar armado. “O telefone estava no meu bolso. Entreguei ao ladrão, que estava atrás de mim, como el podia estar armado, o que medeu muito medo”, relatou a vítima. Após o assalto, a funcionária saiu em desespero gritando "pega ladrão", foi quando moradores da rua saiu em correria para tentar pegar o mesmo. Logo depois do assalto, a guarnição da PM passou no local e foi alertado pela vítima que o ladrão ainda estava em fuga. Os militares avançaram e mais a frente se depararam com o suspeito correndo de populares, sendo preso em flagrante na ponte que liga o centro ao bairro São Felix. Segundo os moradores da rua, essa não é a primeira vez que meliantes cometem este tipo de crime no local. "Moro aqui nessa rua há 30 anos, e de uns tempos para cá, tá havendo muito assalto. Isso porque tem duas construções abandonada. Já falamos com os proprietários, mas nenhum nos deram atenção", relatou a moradora, que prefere não se identificar. A Polícia Militar não divulgou o nome do assaltante, mas informou a nossa equipe que o meliante já é um velho conhecido da polícia por praticar vários assaltos na cidade.



Manelão participa de reunião com o prefeito de Caculé e com o deputado Luciano Ribeiro

Foto: Divulgação

Buscando fortalecer a sua pré-candidatura, o empresário do ramo de comunicação, Emanoel Araújo Lima, o “Manelão”, continua cumprindo a sua agenda na região. Nesse sentido, ele se reuniu com o prefeito de Caculé, Beto Maradona e com o deputado estadual Luciano Ribeiro nesta sexta-feira (1º). Conhecidos por serem políticos da nova geração, o gestor e o deputado receberam o pré-candidato, que esteva acompanhado do presidente do MBD de Brumado, Jorge Malaquias Filho, e mantiveram uma ampla conversa sobre a atual conjuntura política do país e da Bahia. Segundo o pré-candidato as reuniões nas cidades da região irão continuar objetivando a conquista de apoios para o seu projeto político. “Eu avaliei de forma muito positiva a reunião com Beto Maradona e Luciano Ribeiro que se mostraram muito receptivos aos nossos ideais. O apoio deles é muito importante para que possam continuar a nossa jornada visando as eleições deste ano”, declarou Manelão.



Presidente da Petrobras pede demissão

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu, hoje (1º), demissão do cargo. O comunicado foi feito em fato relevante divulgado ao mercado. Parente se reuniu com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. O comunicado da Petrobras informa que “a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo do dia de hoje. A composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração”. Às 11h20, logo após o anúncio da demissão de Parente, a Bolsa de Valores de São Paulo registrou queda. Em aviso de fato relevante, a estatal informou que as negociações das ações PETR-N2 foram suspensas das 11h22 às 11h42, mas as operações já foram retomadas.



Campanha de Vacinação contra a Influenza será prorrogada até 15 de junho

Foto: Conteúdo l 97News

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será estendida até o dia 15 de junho. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde em função da greve dos caminhoneiros. Também foi informado que a partir de 18 de junho, os municípios que não conseguirem atingir a meta de vacinar 90% da população-alvo, porcentagem que corresponde a 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta foi stabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), deverão buscar estratégias para continuar vacinando os grupos prioritários. A partir do dia 18 de junho, caso ainda haja disponibilidade de vacinas na Bahia ou nos municípios, a vacinação poderá ser estendida para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 56 anos. Até o momento já foram vacinadas 2.128.975 pessoas, correspondente a um percentual de 68,65%.



Greve dos petroleiros pode ser retomada por tempo indeterminado

Foto: Divulgação

Após suspender a paralisação dos petroleiros na Bahia, o Sindicato dos Petroleiros da Bahia confirmou nesta sexta (1º) que haverá uma assembleia da categoria no Rio de Janeiro, na próxima semana para definir se a greve será retomado. Caso seja aprovada a greve acontecerá por tempo indeterminado. O sindicato ainda informou que a greve só foi suspensa por conta da multa que seria aplicada pelo Tribunal Superior do Trabalho em até R$ 2 milhões caso o movimento seguisse.



Brumado: Católicos celebram Corpus Christi com missa e procissão

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite desta quinta-feira (31/05) milhares de católicos brumadense acompanharam a missa e procissão em celebração ao Corpus Christi, nas Igrejas Matriz e São Cristovão. Na igreja Matriz, a celebração foi presidida pelo Cleonídio Alves Barbosa. Após a missa, a procissão seguiu por diversas ruas do centro, onde os fiéis fizeram a caminhada animados por orações e cânticos de louvor, convidando o povo ao redor a participar das procissões que são um marco da festa do Corpus Christi. Esse é o único dia do ano em que Jesus, na hóstia consagrada, sai às ruas em procissão. Em seguida, a procissão retornou a praça Capitão Francisco de Souza Meira, passando pelo tradicional tapete colorido feito com pó de serra. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Corpus Christi (Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas. Sempre realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Para os católicos é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.



Brumado: Evento Gospel com Irmão Lázaro promete atrair grande público neste sábado

Foto: Divulgação

O Cantor Evangélico Irmão Lázaro, ex-olodum, um dos grandes nomes da música gospel dos últimos anos, se apresentará em Brumado neste sábado (02). O evento acontecerá na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) e é realizado pelos pastores Janivaldo Fernandes e Macos Rodrigues, com o apoio da Ordem dos Ministros Evangélicos do Sudoeste da Bahia (OMESB). O evento está previsto para começar as 19 horas e, além do público local, cristãos e não cristãos de vários municípios devem se fazer presente. O evento ainda conta com a participação de Mateus Lopes.



Temer tira dinheiro do SUS para reduzir preço do diesel

Foto: Reprodução

Para compensar o subsídio de R$ 9,6 bilhões à redução do preço do diesel e a redução dos tributos incidentes sobre o combustível, o governo tomou medidas drásticas, que quem vai pagar é o povo brasileiro. Na prática, será elevada a arrecadação de impostos de exportadores, indústrias de refrigerantes e indústria química. E o pior: recursos de programas ligados às áreas de saúde e educação foram reduzidos. O governo cancelou também R$ 3,4 bilhões de despesas do Orçamento deste ano como forma de compensar os R$ 9,6 bilhões do programa que foi criado para subsidiar a redução do combustível. As medidas foram publicadas na quarta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU). Os programas de transporte terrestre do Ministério dos Transportes, que envolvem adequação e construção de 40 obras, perderam R$ 368,9 milhões em recursos. Ainda foram reduzidos recursos de programas como prevenção e repressão ao tráfico de drogas (R$ 44,1 milhões), concessão de bolsas de um programa de estímulo ao fortalecimento de instituições de ensino superior (R$ 55,1 milhões), policiamento ostensivo e rodovias e estradas federais (R$ 1,5 milhões) e fortalecimento do sistema único de saúde (SUS).



Brumado: Polícia Militar prende indivíduo por furto de fios

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Por volta de 11h40m de quinta-feira (31), guarnições do Pelotão Tático (PETO) e do Carcará da 34ª CIPM foram acionadas para averiguar ocorrência de furto de fios na Estrada da Cascalheira, em Brumado, tendo identificado e efetuado a prisão em flagrante de dois indivíduos que praticaram o delito. Com os elementos foram encontrados os fios subtraídos, um facão, ferramentas de corte e luvas. Por essa razão, os meliantes foram conduzidos e apresentados à presença da autoridade Policial na sede da Delegacia Territorial, em Brumado, onde serão tomadas as medidas cabíveis. A polícia não divulgou os nomes dos indivíduos.



Caminhoneiro brumadense morre após perder controle em curva da BR-242 na Chapada Diamantina

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um acidente tirou a vida do brumadense de 51 anos na BR-242, rodovia que liga a cidade de Itaberaba à Seabra, na Chapada Diamantina, na noite desta quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi. O caminhoneiro Gilmar Lima, o "Gil", morador do bairro Malhada Branca, em Brumado, seguia sentido Seabra quando perdeu o controle da carreta bitrem em uma curva muito perigosa da Serra da Mangabeira. Outros caminhoneiros tentaram socorrer Gil, mas ele não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para registrar a ocorrência. O corpo da vítima foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) de Seabra.



Ginecologia e Obstetrícia é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Sérgio Rodrigues

Foto: Divulgação

Os exames ginecológicos são os mais importantes na vida de uma mulher, pois é por meio deles que é possível realizar o diagnóstico e fazer a prevenção de várias doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero. É recomendado que a visita ao ginecologista seja feita pelo menos uma vez ao ano para exames e avaliação de rotina. No Centro Médico São Gabriel você encontra o especialista em Ginecologia e Obstetrícia Dr. Sérgio Luiz Rodrigues. Agende sua consulta: 77 3441-1502 / 77 99925-8807 (WhatsApp). Praça dos Meiras, Centro | Brumado-Ba.



Abastecimento em 90% dos postos na BA deve ser normalizado em uma semana, diz sindicato

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o fim do desbloqueio nas estradas da Bahia, o quadro de abastecimento nos postos do Estado tem voltado à normalidade de forma gradativa. O presidente do Sindicombustíveis, Walter Tannus, estima que 90% dos estabelecimentos estejam comercializando gasolina e diesel até a próxima quarta-feira (6). Em média, há 2.800 postos que atendem a população baiana. Essas unidades ficaram desabastecidas em decorrência da greve dos caminhoneiros, que já chega ao 11º dia. Eles paralisaram rodovias de todo o país contra os constantes aumentos do diesel, a criação de uma tabela com os preços mínimos dos fretes, a suspensão de cobrança de pedágio do eixo suspenso e outras reivindicações.



Nenhum político saiu beneficiado da greve dos caminhoneiros para 61% dos brasileiros, diz Datafolha

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa feita pelo Datafolha aponta que 61% dos entrevistados acreditam que nenhum político em especial se beneficiou com a paralisação dos caminhoneiros. Foram ouvidas 1.500 pessoas pelo instituto de pesquisa.  A margem é de três pontos para mais ou menos. Ainda de acordo com a pesquisa, 27% dos entrevistados afirmam não opinião formada sobre o assunto. Michel Temer foi o político mais citado, com 3%. As menções ao presidente não mostraram uma satisfação, uma reprovação de 77% das pessoas entrevistadas. Quando perguntados se a greve influenciará na escolha para presidente, 57% dos ouvintes acreditam que isso não acontecerá. 38% acreditam que a paralisação deve sim interferir nas eleições. Só 5% não souberam opinar.



Após fim da greve dos caminhoneiros, universidades baianas retornam às atividades

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) anunciaram que vão retornar às atividades na próxima segunda-feira (4), após terem sido suspensas por conta da greve dos caminhoneiros. A Universidade Federal da Bahia (Ufba), já havia retomado as atividades de graduação e pós-graduação desde a última quarta-feira (30). A Uneb irá divulgar cronogramas atualizados da instituição após a suspensão das atividades. Enquanto a Uefs informou  que os roteiros de transporte de servidores que circulam em Feira de Santana e os que transportam servidores de Salvador voltarão a funcionar regularmente.



Brumado: Católicos fazem os últimos preparativos para a procissão e missa de Corpus Christi

Os fiéis estão fazendo os últimos preparativos para a missa e a procissão de Corpus Christy (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada uma das datas mais emblemáticas do calendário do Catolicismo em Brumado, a festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia. Em Brumado, os milhares de católicos já estão fazendo os últimos preparativos para a procissão e a missa campal que sempre traz uma homilia sobre a essência do Cristianismo e sua importância para a construção de um mundo melhor, com mais igualdade social e mais respeito às coisas sagradas.



Corpus Christi: Comércio tem movimentação tímida com cerca de 30% dos estabelecimentos abertos

Pouca movimentação de clientes e muitos comércios fechadas foram o retrato do Corpus Christi em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A tradição do feriado de Corpus Christi, que diferentemente do que muitos ainda imaginam, atualmente, se tornou ponto facultativo. Comemorado pela religião Católica, a data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas. Em Brumado a tradição católica ainda é muito forte, tanto que a maioria dos pais de alunos não enviaram os seus às escolas municipais, mesmo sabendo que a data não foi considerada feriado pelo município. Mas, mesmo assim, outros setores comprovam essa tese como o do comércio, onde menos de 30% dos estabelecimentos comerciais abriram as suas portas. Quem deu uma volta pelo centro comercial da cidade na manhã desta quinta-feira (31), pode verificar que algumas lojas estavam abertas, mas o movimento de clientes era muito fraco, reflexo ainda da greve dos caminhoneiros e também pela não abertura das agências bancárias. Outro fato que deve ser ressaltado é que o comércio funcionará até às 13h. Para esta sexta-feira (01), o clima de feriado deverá continuar, pois a prefeitura decretou ponto facultativo.



Sudoeste: Festas de São João ficam ameaçadas mesmo com o fim da greve

Foto: Conteúdo l 97News

Faltando menos de um mês para o São João, a confirmação da festa ainda está incerta para diversos municípios do sudoeste. Por causa da paralisação nacional dos caminhoneiros, que encerrou no décimo dia, os prefeitos não têm certeza se os arraiás serão mantidos. Segundo os prefeitos, haverá dificuldades econômicas e, principalmente, a greve impediu a circulação de mercadorias, acarretando em uma diminuição drástica na geração de impostos. De acordo com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, a paralisação está tirando o sono dos prefeitos, obrigando os gestores a encurtar ou até cancelar as festas. Além disso, algumas bandas que faziam parte da programação foram dispensadas para que uma economia de 40% fosse gerada nas despesas da festa. Alguns municípios estão com atraso na entrega dos equipamentos para montagem dos palcos. Outras cidades, com medo da falta de combustível para os geradores ou temendo a queda da arrecadação tributária comprometa os pagamentos, remarcaram a data das festas.



Bahia: Produtores de frutas estimam altos prejuízos por causa da greve

Foto: Divulgação

O Vale do São Francisco, região conhecida por ser a maior exportadora de frutas do país, já contabiliza um prejuízo de R$ 570 milhões ao final do décimo dia da greve dos caminhoneiros. A conta foi apresentada na segunda-feira (28), pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira depois de uma reunião com os produtores. Segundo ele, a paralisação vem atingindo fortemente o setor, que deixou de comercializar nessa semana 40 mil toneladas de uva e 60 mil toneladas de manga, além de mais de 200 mil toneladas de outras frutas, como banana, acerola, mamão e coco, mercadorias que eram voltadas tanto para o mercado interno quanto para o externo. “Com todo esse tempo de paralisação, nossas câmaras frias já estão com a ocupação esgotada, não oferecendo mais espaço para o armazenamento das frutas colhidas recentemente. O resultado são pomares e mais pomares com frutas apodrecendo no campo”, lamentou o presidente. Jailson advertiu também que 80% da safra que deve ser colhida nesta semana poderá ficar comprometida por falta de mercado. “Além de termos cancelados todos os novos pedidos do mercado interno, outro agravante é a falta de combustível para os tratores e pulverizadores, o que pode ocasionar a perda das safras de exportação de setembro e outubro”, acrescentou. 



'Se não for feita a sinalização, poderemos ter mais mortes’, afirmam moradores da Vila Presidente Vargas

Não existe sinalização no local e condutores passam em velocidade acima do permitido o que está aumentando a preocupação dos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A valorização da vida por meio da segurança no trânsito deveria ser uma norma nas cidades brasileiras, mas a falta de sinalização e a imprudência dos condutores continuam a provocar os acidentes, muito deles com vítimas fatais. Em Brumado algumas situações desse gênero ainda podem ser vistas, mesmo diante dos avanços do setor. Um desses casos acontece na Vila Presidente Vargas, onde uma faixa de pedestres sem a devida sinalização vem causando muita preocupação aos moradores, ainda mais que recentemente vários acidentes ocorrerem no local, sendo que um deles fatal, ceifando a vida do jovem Marlindo Silva Lima (25), conhecido como Galego. A equipe do 97NEWS esteve mais uma vez no local e percebeu a preocupação dos moradores, já que, mesmo de pois de quase um ano de ter sido instalada, a faixa de segurança continua sem sinalização, o que faz com que, principalmente os motoristas de outras regiões, que não tem conhecimento do local, passem em uma velocidade muito perigosa, lembrando que no local existe uma escola municipal, onde muitos alunos atravessam na referida faixa para acessarem a unidade escolar. A faixa foi feita pelo DNIT, há cerca de um ano atrás, só que não foi acompanhada da devida sinalização, o que torna o local perigoso.