ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Petrobras aumenta nesta sexta-feira o gás de cozinha; o preço subirá entre 15% e 20%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Analistas de mercado vinham especulando a possibilidade de a Petrobras adiar o reajuste do gás de cozinha, que está previsto para esta sexta-feira (5), mas a estatal confirmou que, a política de ajuste trimestral no preço do GLP será mantida. E é certo que haverá aumento. Pelos cálculos do economista Carlos Thadeu Filho, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o preço do gás subirá entre 15% e 20%, o que terá impacto forte nos índices de inflação e, claro, no bolso dos consumidores, sobretudo os mais pobres. Para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, não há motivo, neste momento, para um reajuste tão elevado do gás de cozinha. Nas contas dele, o aumento deve ser de 0,05%, ou seja, praticamente nada, pois o dólar caiu e o petróleo se manteve dentro do previsto, com pequeno ajuste. O gás está tão caro, que muitas famílias mais pobres voltaram a cozinha no fogão a lenha. 



Termina nesta quinta (4) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Termina nesta quinta-feira (4) a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão do primeiro turno das eleições 2018, com a exibição de programas de candidatos a presidente da República e deputado federal. Os últimos programas dos candidatos a senador, deputado estadual e distrital foram apresentados hoje (3). No total foram 35 dias de propaganda eleitoral gratuita. Ainda segundo o calendário eleitoral, amanhã (4) também é o último dia para propaganda política em reuniões públicas, promoção de comícios e uso de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e meia noite. Os debates no rádio e na televisão também só podem ocorrer até essa data, mas as transmissões que começarem na quinta à noite, por exemplo, podem se estender até as 7 horas da manhã do dia seguinte (5).



‘Ainda não há indícios de recrudescimento do número de homicídios em Brumado’, afirma coordenador da 20ª Coorpin

O coordenador da 20ª Coorpin afirmou que a apreensão de mais uma submetralhadora na cidade não indica um recrudescimento da violência (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diante de uma nova apreensão de uma submetralhadora Americana de 9mm em Brumado, a coordenação da 20ª Coorpin resolveu se manifestar sobre o episódio, que acaba revelando o aumento do poder bélico dos criminosos locais. Segundo o delegado regional, Dr. Leonardo Rabelo, está é a sexta submetralhadora que é apreendida nos últimos sete anos, o que seria um indicativo do fortalecimento do tráfico na cidade. “É uma contingência que acontece em todo o país, pois conforme o tráfico vai se fortalecendo, como é um comércio ilegal, ele busca, primeiramente, salvaguardar os seus produtos que são de alto valor e também mostrar força letal diante de outras facções inimigas, ou seja, quanto mais forte o tráfico fica, mais armas ele tem”, relatou o coordenador.  Questionado se isso é um índice preocupante que pode significar um aumento da violência na cidade, muito convicto ele respondeu que “não necessariamente, inclusive Brumado vem tendo uma diminuição nos últimos anos dos números de homicídios, o que indica uma ação muito eficaz dos órgãos de segurança pública, que vêm exercendo com um nível de excelência as ações de prevenção e repressão aos criminosos” e ainda emendou “nós temos tido uma média de 20 homicídios por ano e, agora em 2018, este número será menor ainda, o que prova uma harmonia muito positiva entre as instituições de defesa social, com um destaque muito especial à justiça, que vem sendo muito ágil”. No final ele ainda fez questão de frisar que “essa nova apreensão ainda não projeta que poderemos ter um recrudescimento da violência na cidade como aconteceu há anos atrás, mas, mesmo assim, estamos em alerta”.

Foto: Divulgação l PM/BA


Após onda de assaltos, polícia passa a ter acesso a roteiros de carros-fortes na Bahia

Foto: Divulgação

Após o frequente ataque a carros-fortes na capital baiana e no interior, a polícia passará a ter acesso aos roteiros dos veículos. A decisão foi acertada durante reunião entre a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia e representantes de empresas de transporte de valores que atuam no estado, na manhã desta quarta-feira (3). Reivindicação antiga das forças de segurança, a disponibilização das rotas, do perfil e quantidade de valores transportados, entre outras informações, são consideradas, segundo a SSP, fatores importantes para ajudar no estabelecimento de ações preventivas e repressivas no combate a quadrilhas especializadas em roubo de valores. O uso da tecnologia também foi destacado como forma de prevenção. As imagens das bases de onde partem os carros de transporte de valores passarão a ser compartilhadas com a Secretaria da Segurança Pública. 



Brumado: Outubro Rosa, faça parte dessa campanha você também

Foto: Divulgação

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente a data é celebrada, com diversas informações compartilhadas sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e, também, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.



Denúncias de compra de votos e de outros crimes eleitorais podem trazer a PF para Brumado nesta reta final da campanha

A vinda da Polícia Federal a Brumado nesta reta final de campanha é cada vez mais provável, já que provas de compra de votos, inclusive no meio rural, já teriam sido obtidas (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Os crimes de natureza eleitoral nestas eleições 2018 estão tendo uma atuação implacável por parte da Polícia Federal, que vem agindo com rigor no combate a estas práticas que ferem os princípios democráticos. Várias vêm sendo as denúncias nesse sentido nos últimos dias em Brumado, o que pode trazer a própria PF à cidade, pois até provas teriam sido coletadas de prepostos de certo candidato praticando a abominável compra de votos. A fiscalização que já está sendo rígida por parte da Justiça Eleitoral, agora deverá contar com a participação da Polícia Federal, o que pode, inclusive, gerar prisões e processos. Apesar dos grandes riscos dessa prática, os indícios são que ela ainda estaria sendo utilizada em Brumado para se obter um resultado muito acima do esperado do que o das urnas. Com os avanços tecnológicos, como os smartphones com câmeras cada vez melhores e os sistemas de monitoramento cada vez mais eficazes, a comprovação desses crimes fica muito mais fáceis que em eleições anteriores.  Então, nesse contexto, provas da prática de crimes eleitorais em Brumado, até no meio rural, especialmente da compra de votos, as quais são compostas de gravações de vídeos e fotos já foram passadas aos órgãos fiscalizadores. Caso essa projeção se confirme, os autores dos crimes eleitorais deverão ser presos e cumprir as penas propostas.  



Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Brumado realiza reunião para debater propostas para o setor

A reunião aconteceu no auditório do SEMAC (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O CMDSB - Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Brumado realizou na manhã desta quarta-feira (03) uma reunião entre os candidatos a deputado estadual que serão votados em nosso município, para que os mesmos venham a ter a oportunidade de apresentar suas plataformas de trabalho para o setor. O foco do encontro, que aconteceu no auditório do SEMAC, foi a agricultura e a agropecuária, onde foram feitas colocações e apresentas as referidas propostas para que avanços possam ser obtidos, beneficiando assim a economia local e criando novas oportunidades de geração de emprego e renda. Lideranças políticas e produtores agrícolas e agropecuários estiveram presentes e fizeram questionamentos, os quais foram respondidos pelos candidatos ou seus representantes.

Produtores do setor agrícola estiveram presentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Artista plástico brumadense expõe seus trabalhos hiper-realistas em praça pública

O artista plástico brumadense, Dil Rocha, vem expondo as suas obras na Praça Coronel Zeca Leite (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ainda muito longe do reconhecimento ideal, as artes plásticas em Brumado ainda não têm o devido reconhecimento, o que pode comprovar um vácuo cultural histórico, que reflete a falta de incentivos ao setor. Mesmo diante dos desafios, o artista plástico brumadense Adriano da Silva Rocha (38), o qual é conhecido artisticamente como Dil Rocha, mostra a sua perseverança, expondo continuamente os seus trabalhos na Praça Coronel Zeca Leite. Autodidata, ele começou a sua aventura artística já aos 7 anos de idade, experimentando as várias facetas das artes plásticas, indo do abstrato ao hiper-realismo, vertente que é a sua preferida na atualidade. Com exposições em Salvador, Caetité e na Chapada Diamantina, Dil Rocha vem conquistando uma clientela diferenciada, que se concentra nesses locais, tendo, em Brumado, uma especificidade mais ligada ao naïf, ou seja, a arte primitiva. Versátil, ele vem mostrando a sua criatividade em ascensão e não tem medo dos desafios. “Enquanto muitos artistas plásticos brumadenses recuaram, devido à falta de interesse, eu continuo insistindo, pois sei o valor e o poder que a arte tem, então, como bom brasileiro, eu não desisto nunca”, afirmou ao 97NEWS. Ele também destacou que “o reconhecimento externo que tenho das minhas obras vem me estimulando a querer também conquistar o mercado local e já percebo alguns avanços nesse sentido, pois saí do Mercado de Artes, onde o fluxo de pessoas era pequeno e vim para as ruas, o que está sendo muito positivo”. A variação do preço de suas obras vai de R$ 300,00 a R$ 3 mil, as mais elaboradas, muitas das quais são vendidas por encomenda. Quem quiser conhecer melhor o trabalho do artista fica aqui o contato: (77) 9. 98610398. Veja alguns de seus trabalhos abaixo:



Polícia Militar começa operacionalizar o projeto ‘Blitz é Bom’ em Brumado

O projeto será operacionalizado de forma constante em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Comprovando sua nova dinâmica, muito mais abrangente e ativa, a 34ª CIPM, por meio do major Adriano Souza Dias, vem realizando uma série de ações proativas, as quais vêm obtendo um alto grau de resolutividade no combate à criminalidade. No bojo dessas ações, um novo projeto começou a ser operacionalizado nesta terça-feira (02) em Brumado, o qual foi denominado como “Blitz é Bom”. Segundo o major, que foi ouvido pelo 97NEWS, a ação é uma recomendação do comando geral e irá ser sistemática na cidade, com horários pontuais. O projeto é reflexo do trabalho de inteligência da companhia, que vem apresentando ótimos resultados. Os locais que sediaram as ações foram o centro da cidade e o Bairro São Félix, tendo sido abordadas 27 motocicletas, sendo 1 retida e 6 notificadas. A substância principal para a realização das abordagens foi o mapeamento dos locais mais utilizados para o consumo de entorpecentes e também as principais rotas de fuga utilizadas pelos marginais. O projeto irá ser contínuo e a qualquer momento outra ação deste gênero poderá estar acontecendo na cidade, o que mostra o compromisso da 34ª CIPM com a segurança da população brumadense.



Brumado: submetralhadora é encontrada em casa abandonada no Bairro Novo Brumado

A arma apreendida confirma o grau de periculosidade da criminalidade em Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Em continuidade à sua rotina na busca de manter a ordem social, uma guarnição da PETO, por volta das 22h30m desta terça-feira (02), ao visualizar dois indivíduos em atitudes suspeitas, iniciou o procedimento de abordagens. Eram dois jovens, os quais estavam em frente a uma edificação abandonada localizada no Bairro Novo Brumado. Após a revista de rotina nos dois suspeitos, os policiais fizeram buscas no interior do recinto, onde foi encontrada uma mochila, a qual continha munições calibre 38 e uma submetralhadora 9mm, que é uma arma de alto potencial e de uso restrito. Diante disso, os suspeitos, as munições e a arma apreendida foram apresentados na 20ª Coorpin para os procedimentos legais. Essa apreensão confirma que a criminalidade em Brumado continua tendo um alto grau de periculosidade.



Enquanto a industria cai, participação da Agropecuária cresce 15% no PIB baiano em 2018

Foto: Divulgação l ADAB

Uma análise da conjuntura econômica da Bahia, apresentada junto com a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicou que o Produto Interno Bruto Baiano (PIB) cresceu 1,3% no primeiro semestre de 2018. Diante deste primeiro resultado do ano, influenciados pela greve dos caminhoneiros e pelo aumento das incertezas que rodeiam os cenários econômicos internos, a estimativa do PIB para 2018 foi revisada para crescimento de 1,6%. Entre os motivos para o reajuste da expectativa estão as incertezas decorrentes do atual período eleitoral, elevação da taxa de juros nos EUA e a guerra comercial entre a maior potência do mundo com a China. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a participação da Agropecuária no PIB variou positivamente em 15,8%. O bom momento do agronegócio no nível de atividade econômica no estado, porém, não foi acompanhado por dois dos outros setores pilares da economia. Serviços manteve o índice com participação de 0,9%, enquanto a Indústria apresentou queda de 2,1%. De acordo com os dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o bom desempenho do setor agropecuário deveu-se às culturas da soja, do algodão, do milho e da cana de açúcar. A contribuição do setor para os próximos anos deverá manter-se positiva, beneficiado pela demanda crescente por alimentos e pela expectativa de preços mais competitivos no mercado externo. 



Lia Teixeira visita obras de urbanização do Bairro Maria de Lourdes e exalta trabalho da administração municipal

A vereadora ficou muito satisfeita com o que presenciou e comemorou a conquista junto com os moradores (Foto: Divulgação)

Comprovando a sintonia com os anseios dos moradores do Bairro Maria de Lourdes, os quais, já há um bom tempo vinham reivindicando a pavimentação das ruas do local, a vereadora Lia Teixeira, fez uma indicação solicitando os serviços ao Poder Executivo, os quais se iniciaram nestes dias, estando em ritmo acelerado. A parlamentar esteve visitando as obras nesta terça-feira (02) e ficou muito satisfeita com o que presenciou, exaltando a qualidade e o ritmo dos serviços. “A pavimentação é muito importante para as comunidades, já que gera maior qualidade de vida e potencializa a mobilidade urbana”, explanou a vereadora que ainda argumentou que “o Bairro Maria de Lourdes vem tendo um crescimento muito significativo, então, o sonho das famílias que lá residem de receber esses serviços é muito grande, pois ainda existem muitas ruas sem pavimentação, o que aumenta a poeira que causa transtornos e problemas de saúde, especialmente nas crianças e idosos”. E ainda destacou que “o bairro ficará com um aspecto muito melhor, embelezando a cidade e também promovendo a valorização do patrimônio residencial dos moradores”. E no final fez questão de dizer que “quero agradecer ao prefeito Eduardo Vasconcelos e toda a equipe do setor de infraestrutura por ter acatado a nossa indicação”.



Quinto Constitucional: 20 advogados disputam vaga de desembargador

Foto : Divulgação / TJ-BA

As inscrições para a disputa da vaga do Quinto Constitucional receberam o registro de 20 candidatos. O dispositivo está previsto na Constituição Federal e destina 20% dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores. Este ano, na Bahia, o pleito promete ser o mais disputado da história da advocacia baiana para o posto. Os postulantes, por ordem alfabética, são: Carlos Eduardo Guimarães Araújo, Claudete Maria Kramel, Dinailton Nascimento de Oliveira, Esmeralda Maria de Oliveira, Euripedes Brito Cunha Junior, Fabio Periandro de Almeida Hirsch, Gildásio Rodrigues Alves, Janjorio Vasconcelos Simões Pinho, João de Melo Cruz Filho, Josemita Almeida Brandão Rebouças, José Soares Ferreira Aras Neto, Kleber Santos Andrade, Maria Sampaio das Mercês Barroso, Marcelo Junqueira Ayres Filho, Marcio Duarte Miranda, Paulo Antonio Vilaboim, Pedro Barachisio Lisboa, Sergio Neeser Nogueira Reis, Tânia Maria Lapa Godinho e Vanderson Sousa Schramm. Após as inscrições, vai ser estabelecido um prazo para pedido de impugnação das candidaturas. Depois, vão ser marcadas as sabatinas. Ao final do processo, todos os advogados regulares na OAB-BA podem votar em até seis nomes. Os mais votados seguem para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Lá, os desembargadores votam em três e encaminham a lista tríplice para o governador, que escolhe um e o nomeia para o cargo.

 



Justiça declara que Vitória da Conquista não terá Lei Seca no dia da eleição

(Foto Ilustrativa)

Domingo, 07 de outubro, milhares de conquistenses irão às urnas para eleger deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. Diferente de eleições anteriores, na capital do Sudoeste baiano não terá a tradicional lei seca que impede a venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição. A Lei Seca proíbe a venda, compra e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição, sob pena de ser conduzido para uma delegacia e receber multa. E os bares e restaurantes podem ser fechados. A Justiça Eleitoral de Conquista decidiu, como aconteceu na eleição passada, não aderir à lei seca, por acreditar que, durante a liberação das vendas de bebidas, não ter ocorrido nada de anormal. Em Brumado, apesar de ainda não ter um comunicado oficial, a Justiça deve seguir o padrão em todo o país, e o consumo de bebidas alcóolicas em bares e restaurantes deve ser proibido. 



Jiboia de 2,5m é encontrada por funcionários em portaria de empresa

Jiboia tinha cerca de dois metros e meio — Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente

Uma jiboia medindo cerca de 2,5m foi encontrada por funcionários na portaria de uma empresa na manhã desta terça-feira (2), em Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia. Ao avistarem o animal, os funcionários entraram em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e uma equipe de biólogos da cidade foi até o local e fez o resgate. De acordo com o órgão, o animal não atacou nenhum dos funcionários. Após o resgate, a jiboia foi devolvida à natureza, em uma mata perto de um rio da região.



Fux diz que Justiça deve representar o ‘anseio da sociedade’

(Foto: Reprodução)

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira, 02, que as decisões da Justiça devem representar o “anseio da sociedade”. “Isso não significa dizer que tenhamos que fazer pesquisa de opinião pública para decidirmos, mas quando estão em jogo razões morais, razões públicas, devemos proferir decisão que represente anseio da sociedade em relação à Justiça”, afirmou. O ministro ainda disse que na Corte, “onde é ainda mais difícil fazer Justiça”, existe “dissenso” entre os colegas, mas não “discórdia”. “Fazer justiça é muito difícil. Fazer Justiça no Supremo Tribunal Federal é mais difícil ainda. Se hoje é verdade que a Justiça é a ponte por onde passam todas as misérias e as aberrações, vocês não têm ideia do tamanho da ponte do STF”, observou Fux, elogiando a atuação dos colegas na Suprema Corte. “Todos eles, que por vezes temos dissenso, mas não temos discórdia. É com a ajuda deles que conseguimos consagrar as nossas vidas em prol da Justiça”, completou Fux, que discursou no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) em evento de ‘Homenagem aos 30 anos da Constituição Federal’. Também estavam presentes os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Cármen Lúcia. A fala sobre o “dissenso” entre os ministros é feita num momento tenso dentro da Suprema Corte, gerado pelo episódio envolvendo a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceder entrevistas da cadeia, situação que provocou uma guerra de liminares opondo de um lado Fux, e de outro o ministro Ricardo Lewandowski. Depois de Lewandowski autorizar o petista a dar entrevistas de onde está preso por corrupção e lavagem de dinheiro, Fux cassou a decisão do colega na condição de presidente em exercício, ou seja, no lugar do ministro Dias Toffoli. Em decisão assinada nesta segunda, Lewandowski atacou a determinação do colega e reafirmou sua autorização, que havia sido concedida na última sexta-feira. Foi necessária a intervenção do presidente da Corte, Toffoli, que na noite desta segunda resolveu manter manter proibição de o ex-presidente conceder entrevistas da prisão, confirmando a posição de Fux até o plenário da Suprema Corte decidir sobre a matéria.



Mulher condenada por tráfico de drogas é presa pela Polícia Civil

(Foto: Divulgação SSP/BA)

A Polícia Civil, através da equipe da DTE ( Delegacia de Combate a Tóxicos e Entorpecentes ), efetuou hoje (terça-feira) a prisão de uma mulher identificada como VANESSA SANTOS SOUZA, de 22 anos, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça. Vanessa foi condenada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Conquista, por tráfico de drogas. A condenada foi submetida a exame pericial de corpo de delito e encaminhada pela DTE para o Presídio Nilton Gonçalves, onde cumprirá a pena imposta de 4 anos.

 



Realizada a aula inaugural do Curso de Engenharia de Minas no IFBA de Brumado

A foto é histórica e vem representar a materialização do sonho da expansão do ensino superior em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A expansão do ensino universitário em Brumado é um dos grandes anseios da classe estudantil, que, agora já começa a presenciar uma transformação desse cenário, que começa a projetar uma nova realidade com algumas ações muito importantes como a vinda de uma faculdade de medicina para Brumado. Dentre essas ações uma acabou se materializando nesta segunda-feira (01) com a realização da aula inaugural do Curso de Engenharia de Minas no campus do IFBA de Brumado. A equipe do 97NEWS registrou esse momento histórico, onde foi realizada a apresentação aos alunos do referido curso de toda a estrutura do campus, assim como também o complexo pedagógico. Segundo a direção da entidade o perfil dos alunos é muito interessante, sendo que a maioria deles é de Brumado, mas existe um percentual da região. Na próxima segunda-feira (09) será realizada outro evento importante para os alunos, desta feita, com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos, que é engenheiro por profissão e também um dos grandes incentivadores e responsáveis pela vinda do referido curso para Brumado.

Foi feita a apresentação da estrutura do campus aos alunos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Avatar e Taiane Lima confirmam ótima fase do atletismo brumadense em provas realizadas em Conquista

A dupla brumadense chegou ao alto do pódio no evento Confit, que teve a participação de mais de 200 atletas da Bahia (Foto: 97NEWS)

O atletismo brumadense continua fazendo bonito e, neste final de semana, dois dos maiores expoentes da modalidade, Everton “Avatar” e Taiane Lima confirmaram, neste último final de semana, esta supremacia ao obterem resultados expressivos em duas provas de alto nível que foram realizadas em Vitória da Conquista. No sábado (29), a dupla conquistou a segunda colocação na II Corrida Hallowen na modalidade duplas mistas. Com um percurso dos mais desafiadores, bem íngreme, eles tiveram uma alta performance, comprovando a boa fase e o alto nível competitivo. Já no domingo, eles, juntamente com um casal de atletas de Bom Jesus da Lapa, venceram a Confit, uma das maiores provas do atletismo baiano, a qual contou com a participação de mais de 200 inscritos. Então, com esses dois resultados, a galeria de troféus do atletismo brumadense ficou ainda mais representativa.

A dupla Avatar e Tatá fez bonito também na IIª Hallowen , ficando em segundo lugar na prova (Foto: 97NEWS)


Elias Piau enaltece as obras de infraestrutura no Bairro Baraúnas e no Distrito de Itaquaraí

O vereador Elias Piau comemora as conquistas na área de infraestrutura (Foto: Divulgação)

Apesar de estar em seu primeiro mandato parlamentar, o vereador Elias Piau já comprovou o seu compromisso com a população, buscando, de forma incessante, obter, junto ao Executivo, novas conquistas e benefícios para as comunidades que ele representa. Diante dos desafios, Piau não vem medindo esforços para cobrar as melhorias e, agora, mostrando consciência política, ele vem enaltecer o atendimento aos seus pleitos, os quais tiveram como foco importantes obras na área de infraestrutura no Bairro Baraúnas e também no Distrito de Itaquaraí.

As obras no Bairro Baraúnas estão em ritmo intenso, atendendo assim uma antiga reivindicação dos moradores (Foto: Divulgação)

“Venho acompanhando a luta dos moradores dessas localidades, os quais confiaram na nossa intercessão junto ao prefeito Eduardo Vasconcelos, na busca de materializar os seus anseios”, explicou o vereador que ainda argumentou que “diante disso, nos empenhamos ao máximo para que as grandes urgências, que estavam na área de infraestrutura, fossem realizadas, e, agora, é com muita alegria estamos vendo a materialização destes sonhos, já que estão a todo vapor as obras de pavimentação das Baraúnas e também do Distrito de Itaquaraí”.  São um grande número de ruas que estão sendo pavimentadas no referido bairro, o que veio atender uma antiga reivindicação dos moradores; como também dos que residem em Itaquaraí, que estão vendo o sonho da pavimentação se cumprir.

A pavimentação a paralelepípedos no Distrito de Itaquaraí estão promovendo um salto qualitativo na área de infraestrutura (Foto: Divulgação)

Piau ainda fez questão de citar que “essas obras representam muito para os moradores que sempre fizeram essas reivindicações, as quais estão sendo atendidas de uma forma ampla, resgatando a autoestima e melhorando a qualidade de vida dos moradores”. O vereador vem acompanhando de perto o andamento dos trabalhos, mantendo firme a sua interface com a população, mas, ele continua fazendo cobranças junto à administração, porque, segundo ele, outras urgências ainda irão ser resolvidas.