ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça autoriza cultivo de cannabis medicinal por associação na Chapada Diamantina

Homem com mandado de prisão por homicídio é preso pela PM em Rio de Contas

Primeira mulher coronel da PMBA dedicou 26 anos ao cuidado com a saúde bucal de crianças e adolescentes

Motorista é detido após dirigir de forma perigosa e apresentar sinais de embriaguez na BR-030 em Brumado

CIPRv recupera motocicleta com restrição de circulação em Brumado

Brumado terá duas novas praças com internet gratuita pelo programa Conecta Bahia

CIPRv recupera veículo com restrição de furto ou roubo em Brumado

Brumado: Idoso é encontrado morto dentro de residência no bairro Esconso

Polícia Militar recupera em Brumado motocicleta roubada durante assalto em Tanhaçu

Governo federal publica contrato para construção de novo trecho da Fiol entre Guanambi e Caetité

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas nas proximidades do Mercado Municipal em Brumado

Pouso forçado de ultraleve é registrado em Guanambi após falha no motor

Vitória da Conquista: Polícia Civil deflagra 'Operação Codinome' contra falsidade ideológica e ataques cibernéticos

24º BPM registra aumento de 83% nas prisões de foragidos da Justiça em Brumado

Prefeitura de Brumado firma convênio com o Governo do Estado e garante nova creche no bairro São José

TCM multa prefeito de Cândido Sales por propaganda pessoal com recursos públicos

Segunda edição do projeto Março Mulher tem início neste sábado, dia 7, com shows e serviços para as mulheres

Audiência sobre morte de jovem em Livramento reúne testemunhas e mobiliza familiares por justiça

Irmãos se envolvem em desentendimento e são conduzidos à delegacia em Malhada de Pedras

Polícia Federal realiza operação contra tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro no oeste da Bahia


Brumado: Expostos ao coronavírus, parte dos entregadores de delivery atuam sem proteção

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A pandemia do novo coronavírus expõe a fragilidade da relação informal entre os entregadores de lanchonetes e restaurantes que estão atuando como delivery em Brumado. Apesar do aumento da demanda pelas entregas, um serviço considerado essencial durante o isolamento social, os profissionais reclamam da falta de assistência. A categoria também pede para ser incluída entre os grupos prioritários na campanha de vacina contra a gripe. A classe também reclama que não receberam equipamentos de prevenção em meio à pandemia. "Trabalho durante a noite, a minha lanchonete não me deu nem luvas e máscaras. Tive que comprar com meu dinheiro", afirma um dos profissionais que trabalha na entrega de lanches e com medo de represálias, preferiu se manter no anonimato. O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu nota técnica com uma série de medidas a serem tomadas pelas empresas de transporte de mercadorias e de passageiros por plataformas digitais. O documento, elaborado no último dia 19 de março, exige que essas empresas forneçam gratuitamente para o entregador álcool em gel, lavatórios com sabão e papel toalha, espaço e serviço de higienização para os veículos e água potável para o consumo desses profissionais. O entregador de açaí Maurício Leite disse que trabalha por conta própria em sua casa, mas relatou a nossa equipe que desde a pandemia vem tomando todas as medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS). "Trabalha eu e meu irmão durante o dia e a noite, mas sempre usamos máscaras e luvas, e toda vez que vou a um cliente eu mantenho uma distância. De preferencia peço a ele que deposite o dinheiro em uma bolsa na lateral da minha térmica, sempre evitando o contato", disse ao 97NEWS Leite. Sobre os colegas de profissão, ele alertou que muitos estão trabalhando sem os EPI´s, e que a reclamação maior, é o fato das lanchonetes e restaurantes não fornecerem o material. "Sabemos que muitos estão se protegendo, mas vemos muitos amigos ai sem a máscara e luvas. Temos que trabalhar, mas a saúde vale mais que o dinheiro", alertou o motoboy.



Bahia: Governo do estado confirma 16ª morte por Covid-19; vítima tinha 76 anos

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa, anunciou no início da tarde desta quarta-feira a 16ª morte por causa do coronavírus no estado. A vítima era de Araci e tinha 76 anos. Durante o anúncio, o gestor reforçou o pedido para que as pessoas se mantenham em casa para evitar a proliferação da doença. "Quero pedir: fique em casa. Temos a 16ª morte na Bahia. Acabamos de confirmar. Uma pessoa de 76 anos de Araci", disse, em entrevista à Record Bahia. Rui indicou que a diarréia foi o primeiro sintoma do paciente. "Ele não teve falta de ar, não tossiu. Ele sentiu primeiro a diarréia, sem sinal de gripe. É um sintoma forte e a Sesab está preparando um vídeo para enviar aos hospitais do interior para alertar", completou. O último Boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 497 casos da doença. Entre os infectados, são 16 mortes e 128 pessoas curadas.



Brumado: 'Barreira sanitária fica inviável devido a quantidade de acessos no município', afirma secretário de saúde

Barreira sanitária em Guanambi - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Desde que iniciou o número de casos do novo coronavírus (Covid-19) no Estado da Bahia, municípios como Caetité, Guanambi e Malhada de Pedras, iniciaram suas barreiras sanitárias. Motoristas que tentam entrar nas cidades, passam por uma verificação, na qual prevê se estão com os sintomas do Covid-19, como febre, gripe e problemas respiratórios. Estas medidas fazem parte de Decretos municipais, que inclusive solicitam o fechamento de parte dos comércios locais. Em Malhada de Pedras, a 40 km de Brumado, barreira montada desde o mês de março na entrada, motoristas passam por triagem. Agentes de saúde fazem monitoramento da temperatura do corpo com termômetro infravermelho. O monitoramento maior são nas pessoas que chegam de outros municípios da região. Em Brumado, este tipo de ação ainda não é realizada e vários questionamentos surgiram a Secretaria de Saúde (Sesau) do município. Em entrevista ao 97NEWS, o secretário de saúde, Claudio Feres salientou que fica inviável realizar barreiras nas entradas da cidade. A argumentação, segundo o secretário, são os inúmeros acessos que o município possui na zona rural. "O município tem vários acessos, e nós fizemos um calculo, Brumado teria que ter no mínimo cinco equipes trabalhando, e não temos efetivo para isso. Sei que alguns municípios tem feito essas barreiras, fomos cobrados sobre isso, mas não temos tantos profissionais assim", informou. 

Barreira sanitária em Malhada de Pedras - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o secretário, com a demanda de profissionais na área de saúde, ele solicitou da 19ª Dires de Brumado um apoio, realocando servidores da Base Operacional de Saúde (BOS) para o município, mas o pedido foi negado. "Fiquei sabendo que profissionais da Dires daqui estavam sendo enviados a Vitória da Conquista para o combate a pandemia lá. Então de imediato, solicitei da diretora local, que deixassem esses profissionais aqui em Brumado para uma possível barreira. mas infelizmente a resposta que eu tive foi que eles estão levando os profissionais para o município vizinho", lamenta Claudio. Conforme o secretário, com acessos em comunidades rurais como: Samambaia, Tamboril, Campo Seco 2, Vila Presidente Vargas, Arrecife, Cristalândia e Itaquaraí, seria necessário uma equipe enorme para fechar essas entradas e criar barreiras de proteção. Ele ainda informou sobre o transporte clandestino que utilizam desses acessos para transportar passageiros de outros Estados. "Inclusive tivemos uma denúncia que um ônibus de São Paulo, entrou pelo distrito de Ibitira e saiu dentro de Ubiraçaba. Então é difícil", esclarece o secretário de saúde.



Bahia registra a 15ª morte por coronavírus

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta quarta-feira (8), o 15º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O paciente era um homem de 96 anos, com histórico de insuficiência renal crônica e hipertensão. Residente de Salvador, o paciente estava internado em um hospital da rede privada na capital baiana desde 3 de abril e faleceu em 7 de abril.



Acusado de pertencer a quadrilha de 'desmanche' de veículos é morto durante duplo homicídio em Vitória da Conquista

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na noite da última terça-feira (7), um duplo homicídio foi registrado no município de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Segundo a Polícia da cidade, os crimes ocorreram por volta das 19h50 na Avenida Guanambi, Bairro Brasil. De acordo com a polícia, uma das vítimas, identificada como Rubemário Freitas Quaresma, de 59 anos, o "Rubão", foi atingido pelos disparos enquanto estava dentro de uma caminhonete Toyota Hilux em frente a uma residência. Já a segunda vítima, Danilo Novais Oliveira, de 32 anos, foi alvejado pelos tiros quando estava em uma motocicleta ao lado da caminhonete. Rubão era dono de um ferro velho em Conquista, e em 2018, foi acusado de envolvimento com uma quadrilha de desmanche de veículos roubados. Em setembro daquele ano, um galpão utilizado para desmanchar caminhões roubados foi descoberto pela polícia. Dois homens foram presos em flagrante durante a ação. Já "Rubão", não foi preso na operação porque conseguiu escapar.



Contrário as expectativas, casos de agressões contra mulheres diminuem em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Órgãos ligados a segurança pública, temiam desde o início do isolamento social -- medida para prevenir a contaminação pelo Covid-19 --, pudessem trazer impactos nas políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil. A expectativa era de que, o número de ocorrências fossem aumentando durante o período da pandemia, motivado, sobretudo, pelo fato de vítima e agressor passarem a conviver ininterruptamente. Mas essa expectativa não se aplica em Brumado, que segundo o delegado Samuel Paz, o município segue com um índice contrário ao que previam as autoridades de segurança pública. Em entrevista ao 97NEWS, o titular da 20ª Coorpin destacou que os casos de violência contra a mulher na Capital do Minério teve uma redução, ou seja, não houve casos flagranteados nesse tipo de ocorrência. "Ao contrário das expectativas, em Brumado teve uma redução nesses casos, não foram apresentados flagrantes e por ventura apareça, a vítima pode nos procurar. E se for um flagrante, pode ligar para o CICOM no 190 que a Polícia Militar vai até o local e detêm esse indivíduo para que formalizamos a ocorrência", disse o delegado. Sobre outras ocorrências, Samuel Paz ainda esclareceu que a Delegacia está funcionando 24 horas por dias, mas obedecendo todas as recomendações de segurança, recomendadas pelo Ministério da Saúde. "Estamos tomando todas as precauções da OMS, evitando aglomerações, realizando a higienização ampla e todos os EPIs necessários. Continuamos atendendo a população", afirma Samuel Paz, delegado titular da 20ª Coorpin.



Bahia decreta prorrogação do pagamento de ICMS para microempreendedores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Estado prorrogou o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para microempresas e empresas de pequeno porte da Bahia. Por decreto publicado nesta quarta-feira (8), os tributos recolhidos pelo Simples Nacional serão escalonados. O decreto assinado pelo governador Rui Costa ajusta os tributos estaduais a prorrogação do pagamento de tributos federais anunciada pelo governo federal como forma de combater a crise econômica durante o coronavírus. Os microempreendedores individuais (MEI) ganharam um prazo maior de seis meses para pagamento dos tributos estaduais. Com isso, as tributações de março, abril e maio serão lançadas para outubro, novembro e dezembro. As microempresas e empresas de pequeno porte que tributam no estado, terão três meses para pagarem a taxa mensal, a partir de março.



Brumado: 'Ainda não podemos dizer que estão curados, mas a maioria deles não apresentam mais sintomas', diz secretário se referindo à pacientes com Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A maioria das pessoas diagnosticadas com Covid-19, o novo coronavírus, apresenta sintomas leves, a ponto de muitas vezes nem conseguir identificar o problema. Segundo os médicos, isso acontece porque nosso corpo percebe a entrada do patógeno e contra-ataca, produzindo anticorpos. Quem apresenta sintomas mais graves, entretanto, relata incômodos como falta de ar, cansaço, fraqueza, febre, tosse, dores de cabeça e no corpo antes de se recuperar da doença. No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município na terça-feira (07), mostra Brumado com 390 casos suspeitos, 19 descartados e 06 aguardando resultado. Além disso, 07 deles foram confirmados pelo Lacen de Salvador. Mas como já vem acontecendo no Estado, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), junto aos boletins estaduais, mostra os casos que são considerados como negativo após os 14 dias de infecção, ou seja, a cura da doença. Na terça, segundo a Sesab, ao todo, 106 pessoas estão recuperadas do novo coronavírus após a realização de novos testes. Esta realidade já pode ser percebida em Brumado, mas segundo o secretário de saúde, é preciso realizar novos exames nos pacientes para afirmar, se realmente eles estão sem o vírus. De acordo com Claudio Feres, a secretaria de saúde está monitorando e acompanhando todos os casos suspeitos e confirmados. “Estão todos sendo devidamente acompanhados em suas residências. Graças a Deus, não tem nenhum internado”, disse Feres. Sobre a possível cura, o secretário afirmou que, dos 7 casos confirmados, 4 já finalizaram a quarentena de 14 dias. "Desses quatro, dois ainda continuam apresentando sintomas e dois já estão assintomáticos, então, clinicamente curados. Porém, pra gente considerar como caso curado, é preciso refazer o teste", esclareceu o secretário de saúde no qual ainda destacou que essa semana, irá colher novamente amostras para mandar ao Lacen em Salvador. "O resultado saindo negativo, a gente passa a liberar o boletim como paciente curado”, completou.



Brumado: Prefeito pretende flexibilizar abertura do comércio após o pico do Covid-19, previsto entre os dia 16 a 18 de abril

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no mundo, Brumado registrou seu primeiro caso no dia 22 de março. A paciente, uma mulher de 35 anos que esteve em um voo de Belo Horizonte a cidade de Vitória da Conquista. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, a brumadense já passou pelo período de 14 dias e não apresenta mais nenhum sintoma. Já se passaram dezoito dias, e da lá para cá, sete casos da Covid-19 foram confirmados na cidade. Mesmo com as notificações crescendo a cada dia, o município ainda possui um índice muito baixo de casos. Além disso, nenhum dos casos apresentou sintomas graves, ao ponto de internação. Segundo o secretário de saúde Claudio Feres, a maioria dos pacientes são assintomáticos, ou seja, não apresentaram sintomas da doença. Mas ao longo desses vinte dias, a economia local vem pagando o seu preço e algumas empresas foram obrigadas a dar férias coletivas ao quadro de funcionários. Outras trabalham com um número reduzido de colaboradores, tudo para manter o funcionamento emergencial. Esta semana, em entrevista a uma emissora de rádio local, o prefeito municipal, Eduardo Vasconcelos (PSB), cogitou a possibilidade da reabertura do comércio local, após o pico da doença, que segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), esta prevista entre os dias 16 e 18 de abril. Para o prefeito, se o número de casos confirmados no município se manter dentro do índice esperado, há uma esperança de reabertura, mas com flexibilidade. "Já ouve algumas flexibilizações ai com relação a casa de peças, oficinas. Talvez se faça a mesma coisa com lojas de material de construção, enfim, até lá, vai se relaxando um aqui outro lá. Tudo isso vai ser definido após o dia 18, depois do pico da doença", afirmou o gestor. Com relação às aulas, o prefeito afirmou que só será possível ter uma noção maior da realidade no município após o dia 18 de abril. “A gente já sabe como foi e se vai valer a pena manter as escolas fechadas ou se, por cautela, abre lá pelo dia 4 de maio. Estou fazendo uma estimativa que, se tudo correr bem, a gente retorna as aulas lá pra maio. As aulas, possivelmente, será a última coisa”, disse o prefeito municipal. 



Bahia tem 456 casos de Covid-19 e 106 pacientes curados

Foto: Divulgação

Bahia registra 456 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 2.510 casos foram descartados e houve onze óbitos, sendo nove notificados em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta terça-feira (7). Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.



Boletim diário: Sesau de Brumado informa 390 notificações suspeitas; 19 descartados e 6 aguardando resultados

Foto: Divulgação

Brumado registra 390 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 19 casos foram descartados e 6 aguardando resultados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (7). Os casos confirmados continuam em 7. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.



Major Edson Mascarenhas, comandante da Cipe Sudoeste sofre acidente na BR-116

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Por volta das 06h30 desta terça-feira (7), um acidente automobilístico foi registrado na BR-116, em Manoel Vitorino. No veículo estavam o Major Edson Ramos Mascarenhas Júnior, comandante da Cipe Sudoeste de Vitória da Conquista, sua esposa e mais dois filhos. Segundo apurou o site 97NEWS, o acidente aconteceu quando o pneu de um veículo Toyota Corolla estourou e colidiu com o veículo Ford Focus pertencente ao referido oficial. Ainda segundo apurou a reportagem, os feridos foram conduzidos ao Hospital Prado Valadares em Jequié, todos conscientes. Segundo informou o capitão Gilson Santana, subcomandante da Cipe Sudoeste, a esposa do major e seu filho, receberão alta ainda hoje, pois sofreram apenas escoriações. Já Mascarenhas e sua filha, passam por cirurgia.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Na bronca, motoristas reclamam de buraco deixado por dono de imóvel na Rua Cel. Tibério Meira

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na manhã desta terça-feira (7), várias imagens com uma vala extensa na Rua Coronel Tibério Meira, centro comercial de Brumado, foram enviadas para a Redação do 97NEWS. Motoristas alegam que a via que é pavimentada com asfalto foi danificada em frente à uma construção. Segundo eles, o proprietário do imóvel -- um prédio comercial -- usou uma retroescavadeira para abrir uma vala na via e localizar a rede de esgoto, como não encontrou próximo a sarjeta, o operador da máquina teve que abrir uma extensão por toda a via, ação que acabou danificando o asfalto e rebaixando a área por cerca de 15 cm. Ainda segundo populares, o dono da construção ainda tentou colocar uma camada de concreto na vala, mas em poucos dias, o material se soltou. A situação vem deixando motoristas na bronca, pelo fato de além de provocar um acidente, o buraco danifica amortecedores e pneus dos veículos. Os leitores se queixam do fato de o setor de obras da Prefeitura não ter fiscalizado a obra e cobrar do dono do imóvel sua responsabilidade. Em todos os casos relatados, é a população quem dá a bronca. No caso das obras, a pergunta recorrente é: “Por que fizeram um buraco na rua e não tamparam?”. Esse questionamento foi feito por vários cidadãos. 



RHI Magnesita inicia produção de máscaras em parceria com projetos sociais em Brumado e Contagem (MG)

Foto: Divulgação

Prevenção e isolamento social são as principais mensagens reforçadas, nas últimas semanas, com a chegada do COVID-19 no Brasil. E para enfrentar a pandemia pessoas e empresas vem se mobilizando para ajudar a minimizar a propagação do vírus. Observando uma alta demanda interna por máscaras, para segurança de seus colaboradores e também de residentes das comunidades onde atua, a RHI Magnesita reuniu 40 mulheres, beneficiárias de três projetos sociais das cidades de Brumado e Contagem (MG), e investiu na confecção própria do material utilizando tecido duplo, em camadas, e linha, serão fabricadas cerca de 80 máscaras por dia pelas mulheres, em suas casas. “É incrível pensar que um pedaço de tecido possa contribuir com a segurança e bem estar de quem está trabalhando ou daqueles que precisam realizar tarefas essenciais fora de casa. Essas mulheres tem um dom e estão enviando boas energias aqueles que vão receber o material”, declarou Lucilla Soledade, coordenadora dos Projetos Sociais da RHI Magnesita no Brasil. 

Foto: Divulgação

Os materiais são entregues nas casas das mulheres participantes e após a confecção, as máscaras são esterilizadas e entregues prontas para distribuição e uso individual. “A máscara de pano ajuda a diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem, porém, é importante lembrar que não protege o indivíduo que a está utilizando, já que não possui capacidade de filtragem” explica a gerente de saúde & bem estar da empresa, Venina Teodoro. Participar de um movimento como este traz benefícios para todos os lados. “As mulheres sentem-se engajadas e motivadas, demonstrando uma grande satisfação por estarem fazendo uma atividade que traz resultados para a comunidade, além da geração de renda. E, em tempos de isolamento social, ainda se sentem produtivas”, considera Barbara Joncew, Gerente de Sustentabilidade da RHI Magnesita. Juntas, as duas cidades fabricarão em média 3.200 mil máscaras por dia que serão direcionadas aos colaboradores da empresa e também à comunidade desses municípios.



Paramirim tem primeiro caso de coronavírus confirmado

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (7), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Paramirim confirmou seu primeiro caso de cornonavírus (Covid-19). Segundo a Sesau do município, trata-se de um homem de 59 anos que teve contato com passageiros de transporte alternativo, oriundo de São Paulo, no dia 20 de março, com destino final a Érico Cardoso. De acordo com a pasta, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar. Além disso, o município tem dois casos suspeitos, dois descartados e um aguardando resultado. 



Auxílio de R$ 600 começa a ser pago na quinta e vai até 29 de maio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As três parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 por mês, podendo chegar até R$ 1.200 por família, começam a ser pagas entre quinta-feira (9) e dia 14 de abril. A última parcela mensal deve ser paga até 29 de maio. O calendário foi anunciado na manhã desta terça-feira (7). Segundo o governo, para os que se cadastrarem hoje, o pagamento deve estar disponível na quinta, se tiverem conta-poupança na Caixa ou conta-corrente no Banco do Brasil. Os demais devem receber até o dia 14. A segunda e a terceira parcela serão pagas de acordo com o mês de aniversário do cidadão. A segunda parcela do auxílio deverá ser paga entre 27 e 30 de abril. A terceira parcela deverá ser paga entre 26 e 29 de maio. O calendário anunciado nesta terça vale para o depósito das parcelas do auxílio emergencial na conta digital de quem tem direito ao auxílio. Quem quiser sacar o dinheiro deve aguardar um novo calendário, que o governo pretende divulgar no começo da semana que vem. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que será possível fazer pagamentos e transferências com as contas digitais sem sair de casa. Somente o saque em espécie terá restrições, para evitar aglomeração e falta de dinheiro nos caixas. Para acessar o site clique aqui.

 

 



7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril. Essa data, criada pela Organização Mundial da Saúde, é um momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. Além disso, as ações realizadas na data são importantes para que a população aprenda a cuidar-se e informar-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde. Neste momento de pandemia as entidades pedem o distanciamento social para a sobrevivência do povo brasileiro. Devemos apoiar e seguir as orientações dos organismos nacionais de saúde, como o Ministério da Saúde, e dos internacionais, a começar pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Em tempos de crise, reconhecemos que a saúde das pessoas e a capacidade produtiva do país são fundamentais para o bem-estar de todos. O Dia Mundial da Saúde, é uma data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da referida organização, e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950.



Covid-19: 28% dos brasileiros não fazem quarentena e 18% estão totalmente isolados, diz Datafolha

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) pelo jornal Folha de S. Paulo do Datafolha, indica que 28% dos entrevistados não seguem total ou parcialmente a orientação de isolamento em meio à pandemia do coronavírus. Por outro lado, o levantamento diz que 18% estão totalmente isolados, sem sair de casa, enquanto 54% afirmam só estarem saindo de casa quando é inevitável. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 3 de abril com 1.511 brasileiros por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na última segunda-feira (6), a Folha divulgou que 76% dos brasileiros são favoráveis ao isolamento social para evitar a doença. Na segunda-feira, a nossa reportagem registrou aglomerações em várias agências bancárias de Brumado. Além disso, o centro comercial estava bastante movimento, com um fluxo de veículos bem acima de quando começou a quarentena no município. Essa sensação de segurança pode está levando a população às ruas, mas segundo as autoridades de segurança, isso pode agravar ainda mais o número de casos da Covid-19.

Foto: Manu Nunes l 97NEWS


Errata: Erramos o nome e endereço da empresa na matéria sobre fabricação de máscaras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde de segunda-feira (7), por volta das 15 horas, o site 97NEWS publicou uma matéria cujo o título: "Malharia de Brumado produz mais de 4 mil máscaras e vende a R$ 1 cada; parte da produção é doada ao Hospital". Na publicação, a nossa redação confundiu o nome da empresa e o endereço, no qual ao invés de publicarmos como "Malharia Todo Estilo " localizada no bairro da Flores, 'erramos', e identificamos como "Malharia Algo Mais", localizada no bairro do Hospital. Ainda na publicação foi acrescentado o telefone da empresa. Em contato com a nossa Redação, o empresário e dono da Malharia Algo Mais salientou que inúmeras pessoas estariam se dirigindo a sua empresa em busca de máscaras com o preço anunciado. O que segundo ele, pelo fato de seu material ser de alta qualidade e com uma resistência maior, o valor exato de venda é R$ 5. Salientamos que não foi a nossa intenção "deturpar" a empresa, pois ambas as duas são malharias e estão realizando um excelente trabalho em Brumado, na qual produzem máscaras que podem ajudar na proteção e diminuição a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Por fim, pedimos desculpas ao proprietário da Malharia Algo Mais, e lamentamos pelo erro de digitação na hora de publicar a matéria que foi de grande importância para o nosso conteúdo local.



Em Lives no fim de semana, artistas de Brumado fazem a festa durante 'quarentena'

Foto: Reprodução l Rede Social

Seguindo a máxima de "que o artista vai aonde o povo está", músicos de Brumado decidiram usar de seus milhares de seguidores nas redes sociais para promoverem show on line enquanto o público está de "quarentena" devido ao surto de Covid-19. Fann Estourando e Chris Pimenta já disponibilizaram apresentações na rede no último fim de semana e estimularam a população a doarem cestas básicas à famílias carentes. A ideia de Fann Estourado, é fazer lives a cada dez ou quinze dias e incentivar outros colegas de trabalho a fazerem o mesmo e entregar o público diversão e alegria durante a quarentena. Os shows pela internet caiu como uma luva para os artistas. Os músicos fazem apresentações de trinta minutos e até de 1 hora em suas próprias contas no Instagram e Facebook na hora marcada e divulgada pelo perfil. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Segundo os artistas, com as apresentações canceladas, seguindo as instruções do Ministério da Saúde (MS), a recomendação "ficar em casa" teria que ser diferente. Para o cantor Fann Estourado, "o objetivo é manter as lives por todo esse tempo em que os shows foram cancelados. Depois dessa sequência, vamos manter as lives sempre que puder em casa", relata o artista brumadense. Chris agradeceu o carinho dos fans e pediu ao público que continuem em casa. Outro artista que bombou na rede, foi o Gusttavo Lima, considerado o primeiro fenômeno da música pop brasileira desde o início do período de isolamento social. Em sua última live, foram impressionantes cinco horas de puro carisma musical e etílico -- uma alegria necessária para milhares de fãs em casa. O "Buteco em casa" de Gusttavo Lima teve picos de mais de 700 mil espectadores simultâneos no YouTube e 160 mil no Instagram, no dia 28 de março. O segundo "Buteco" já está marcado para 11 de abril.