ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica


BA-148: Cabeceira de ponte entre Brumado e Livramento tem novo buraco e requer atenção de motoristas

A sinalização de parte da via foi improvisada com galhos e papelão (Foto: 97NEWS)

A ponte que corta a BA-148 na comunidade de Caiçara da Barra, em Dom Basílio, foi interditada parcialmente mais uma vez pelos próprios moradores da localidade, após um buraco reaparecer na via. A ponte é uma das ligações entre os municípios de Brumado, Dom Basílio a Livramento de Nossa Senhora e Chapada Diamantina. O local foi sinalizado com um galho de árvore e um papelão no último final de semana, -- sinalização inadequada -- depois que um buraco surgiu em uma das cabeceiras da ponte. Os problemas surgiram após os dias de chuva que atingiram a região. A preocupação dos moradores é com período noturno, segundo eles, com a sinalização precária no local, acidentes podem acontecer. A foto registrada e enviada à redação do 97NEWS, revela a preocupação dos moradores que improvisaram uma sinalização para que veículos não desabem no buraco. “Todos os dias faço este trajeto de Brumado a Livramento e estou muito preocupado. Esse buraco na pista aumentou com as chuvas. Se não tomar providências, acho que pode piorar”, declarou o vendedor Anderson Costa ao 97NEWS. Essa não é a primeira vez que a cabeceira da ponte sobre o Rio São João sede, em janeiro de 2016, a nossa equipe registrou a abertura desse mesmo buraco após as fortes chuvas que caíram na região sudoeste. 

Em 2016 essa mesma situação foi registrada pela equipe do 97NEWS na mesma ponte (Foto: 97NEWS)

Após vários dias com parte da via interditada, a prefeitura de Dom Basílio realizou o conserto da cabeceira, mas o problema voltou a se repetir em dezembro de 2016, quando mais uma vez a cabeceira voltou a ceder, deixando a via mais uma vez interditada por vários dias. Nesse último caso, uma empresa terceirizada pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT) realizou o reparo na rodovia. Moradores dizem que para passar sobre o local, um cuidado a mais é exigido de motoristas e motociclista. A insegurança trazida pelo medo da estrutura ceder com o peso dos veículos é inevitável. De acordo com o aposentado Raimundo Nonato, de 67 anos, que mora nas proximidades da ponte, o problema se agravou após uma barragem próximo ao local verter. "A prefeitura já mexeu nessa ponte duas vezes, mas eles fazem trabalhos pequenos utilizando terra, que é levada com a primeira chuva. Para resolver o problema deveriam fazer um trabalho definitivo. Ficaria melhor e mais barato", sugere o aposentado.



Câmara aprova aumento de pena para maus-tratos contra animais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11), o aumento da pena aplicada para maus-tratos contra animais e zoofilia, que atualmente é de três meses a um ano de detenção, além de multa. Com o novo texto, a punição passará a variar de um a quatro anos de detenção, além de multa. É crime praticar ato de abuso, consistente com maus-tratos, ou mutilação de animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos. O texto ampliou o Projeto de Lei 3141/12. A proposta original aumentava a pena apenas nos casos de zoofilia, enquanto a versão final aumentou também as penas para todos os casos de maus-tratos. Todas as punições definidas pelo projeto poderão ser convertidas em outras sanções, de acordo com o tamanho da pena, natureza do crime e o potencial ofensivo da infração. O parecer foi aprovado por unanimidade na Câmara. Agora o texto vai ao Senado Federal, também para votação. Caso seja aprovada, a proposta precisará apenas da sanção do presidente da República para entrar em vigor. A aprovação da pauta se deu uma semana após o caso de violência e morte da cadela Mancinha, na cidade de Osasco.



Brumado: Chuvas deixam estradas intransitáveis e alunos ficam sem estudar na região de Ubiraçaba

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Estradas intransitáveis impedem acesso de alunos da zona rural ao centro urbano de Brumado. Com isso, vários estudantes da rede municipal e estadual ficam sem poder ir a sala de aula. A situação foi relatada pelos próprios alunos ao 97NEWS. Segundo eles, vários trechos estão intransitáveis. "A gente quer mais melhoria para nossas estradas porque são várias pessoas que passam por aqui todo dia. Inclusive, tem o transporte escolar que passava aqui e não está passando agora. Quando chove fica muita água aqui", relatou Alessandra Silva. Nas fotos, é possível ver que as estradas estão cobertas por água e muita lama. As vias são o único acesso dos moradores até a cidade. Ainda segundo outra estudante, a situação se agravou ainda mais, devido as obras que foram paralizadas na localidade. "Nossa estrada está em péssima situação. Estamos em semana de provas e não tem condição nenhuma de passar pela estrada. Na última eleição vieram em nossa comunidade pedindo o nosso voto, dizendo que iriam asfaltar e na verdade assim que acabou a eleição todos eles sumiram", comentou a aluna da rede municipal. 



Em protesto contra PEC do teto, delegados entregam cargos a Rui Costa

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Cerca de 200 delegados que fazem parte da cúpula da Polícia Civil da Bahia decidiram entregar os cargos na terça-feira (11) em protesto contra a reforma administrativa proposta pelo governador Rui Costa (PT). Os delegados se queixam da Proposta de Emenda à Constituição que impõe o salário do governador como teto para os servidores públicos. Para os profissionais, pode haver um corte de até 40% com a mudança. A decisão de entregar os cargos foi tomada durante uma assembléia com a participação de 400 delegados. Apesar da desistência dos cargos, o atendimento à população vai continuar a ser realizado, mas os cargos de confiança vão ficar desocupados. Também ficou decidido que outros profissionais não devem aceitar, se convidados, substituir os que deixaram os postos. Os profissionais se queixam que o Rui recuou em relação aos auditores fiscais, que ficarão fora do teto, mas não aceita negociar com as demais categorias. Em nota, a Polícia Civil afirmou que, até agora, não foi enviado ao gabinete do Delegado-geral "nenhuma comunicação oficial referente à entrega de cargos de chefia da Instituição".



É hoje: A loja A4 veículos inaugura as suas modernas instalações em Brumado

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (12), a A4 Veículos inaugura a sua novca loja na Avenida Centenário, saída para Caetité. Visite e confira os melhores preços e condições de pagamento. A4 Veículos é certeza de bom negócio. Todas as marcas em um só lugar. Venha participar de nossa inauguração!



Anatel registra queda de 7,5% nas reclamações de serviços de telecomunicação em outubro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o balando de reclamações de usuários de serviços no mês de outubro. De acordo com o órgão, foram registrada 254,8 mil  queixas. O número representa uma redução de 7,5% em relação ao mesmo mês de 2017, com menos 20,6 mil reclamações. Segundo a Anatel, as queixas mais frequentes dizem respeito ao serviço de cobrança, seguido de qualidade e promoções. A Agência constatou ainda que nos últimos 12 meses quase todos os serviços de telecomunicação apresentaram redução no número de queixas, a exceção foi o serviço de banda larga fixa que apresentou aumento de 1,4% na comparação entre outubro deste ano e o mesmo período do ano passado. Em relação ao serviço de telefonia móvel, houve queda de 9,1%; na telefonia fixa a redução no período foi de 8,4%; e a TV por assinatura apresentou queda de 10,9% no número de reclamações.



Estudo indica que zika pode provocar infertilidade em homens

Foto: Composição 97NEWS

Um novo estudo, promovido pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, sugere que a infecção pelo vírus Zika também possa trazer complicações para os homens. Segundo a pesquisa, liderada pela infectologista Vivian Avelino-Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o zika pode causar infertilidade. Quatorze homens infectados pelo vírus em 2016 participaram do estudo. Cinco deles fizeram o exame de espermograma e, em quatro, os resultados ficaram fora dos parâmetros de normalidade estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo não é conclusivo e aponta a necessidade de que novas pesquisas sejam feitas. A pesquisa destaca que a amostra é pequena e que a equipe não tinha exames desses cinco homens antes da infecção para comprovar que a alteração foi feita pelo zika. 



Municípios baianos recebem repasse extra de R$ 377 milhões da União

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os municípios receberam mais dinheiro nos cofres para fechar as contas de 2018. Isso porque o governo federal repassou, na última sexta-feira(7), cerca de R$ 377,9 milhões às 417 cidades do estado, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O valor é referente a uma parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e é considerado um décimo terceiro salário para as prefeituras. Em todo o Brasil, a União encaminhou R$ 4,1 bilhões aos mais de cinco mil municípios do país. O montante é 7,13% maior em relação à transferência feita no ano passado, de R$ 3,8 bilhões. De acordo com o balanço da CNM, nos últimos 11 anos, os cofres municipais em todo o país receberam R$ 34,3 bilhões relacionados extras do FPM. O montante é usado para ajudar os atuais gestores a pagarem o 13º salário e as folhas de pagamento dos servidores, assim como para diminuir os impactos da situação financeira dos municípios. As Prefeituras recebem este repasse extra do FPM todos os anos nos meses de julho e dezembro. A mudança da plataforma não permitiu achar com clareza os valores repassados para o FPM. O novo formato da página não discrimina, como o antigo, item a item nem muito menos a origem do dinheiro. Para se ter uma ideia, na parte: Benefícios aos Cidadãos do Município, apresenta o valor de R$ 6,24 milhões de reais, mas não identifica se é com todo os benefícios. Mostra apenas os valores do Bolsa Família e Seguro Defeso. Não mostra, por exemplo o valor dos benefícios de prestação continuada ou bolsas que possam existir, como o Bolsa Verde. Um dado pode ser entendido como o repasse do FPM, o valor de pouco mais de R$ 7,17 milhões. No portal da transparência, antigamente, era possível discriminar item a item e até mesmo identificar a origem e o destino final de cada centavo.



78 supostas vítimas de João de Deus já procuraram o MP de Goiás

Foto: Divulgação

Apenas 24 horas após anunciar, por meio da imprensa, a criação de um endereço eletrônico para receber denúncias de supostas vítimas de crimes sexuais atribuídos ao médium João de Deus, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) já foi contactado por 78 mulheres. Uma das medidas anunciadas na segunda-feira (10), pelos promotores que integram a força-tarefa criada pelo MP estadual para apurar as acusações que não param de surgir. A força-tarefa é composta por cinco promotores – que atuarão em conjunto com os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional Criminal de outras unidades da federação e dois psicólogos. As mulheres que buscaram orientação se identificaram como sendo de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Após a análise preliminar das informações fornecidas, elas poderão ser convidadas a prestar depoimento a promotores dos estados em que residem. 



BA-148: Motorista não respeita sinalização de rodovia em obra e capota veículo entre Brumado e Livramento

Foto: 97NEWS

Ao não respeitar a sinalização na BA-148, um motorista acabou capotando seu veículo entre Brumado e Livramento de Nossa Senhora na manhã desta terça-feira (11). Informações repassadas são de que o motorista Adilson Moraes Sousa conduzia um Toyota Etios da cidade de Rio de Contas, sentido Brumado a Livramento, quando perdeu o controle no trecho em obras próximo ao Rio São João. Segundo a polícia, o veículo capotou após derrapar na via que está passando por reformas desde o mês de novembro -- um trecho de 64 km. Ainda de acordo com a polícia, não houve vítimas, apenas o susto e perca material. A empresa responsável pela obra na BA-148 alerta que já vem realizando uma campanha de prevenção contra acidentes na via, mas que mesmo assim, motoristas continuam desrespeitando a sinalização colocada na rodovia.



Justiça mantém decisão e ‘Carcará do Sertão’ tem contas reprovadas e ainda terá que devolver cerca de R$ 11 mil ao FEFC

A Justiça Eleitoral desaprovou as contas de campanha de Carcará do Sertão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os impasses envolvendo o candidato a deputado estadual pelo MDB nas últimas eleições de 2018, Manoel Rodrigues Filho, o “Carcará do Sertão”, tiveram mais um capítulo importante nesta segunda-feira (10) com a manutenção da decisão da reprovação de suas contas eleitorais por parte da Justiça Eleitoral por meio do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Assinada pelo juiz relator Rui Carlos Barata Lima Filha, a decisão explica que a prestação de contas, que primeiro foi dada como intempestiva, ou seja, foram tidas primeiramente como não prestadas, diante do agravo e da retratação, segundo a decisão foi decidido que as mesmas fossem analisadas pela Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias. “Interposto agravo em face do referido encaminhamento, valendo-me do juízo de retratação permitido pelo art. 144 do Regimento Interno desta Corte, dei provimento ao agravo interno para afastar o julgamento das contas como não prestadas e determinar a análise das mesmas pela Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias. Encaminhados os autos à ASCEP, foram emitidos relatório de diligências (ID 1403782) e Parecer Técnico Conclusivo (ID 1623182) pela desaprovação das contas e recolhimento ao Tesouro Nacional de valores constantes dos itens 4.2.2 e 4.2.1 do mesmo parecer, sob pena de remessa de cópia digitalizada dos autos à representação estadual da AGU, para fins de cobrança”. O relator ainda determinou o recolhimento ao Tesouro Nacional dos valores, devidamente corrigidos, de R$ 2.471,40, recurso considerado como de origem não identificada, e R$ 9.459,50, correspondente a inconsistências nas despesas pagas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), contrariando o que dispõem os arts. 37 e 63 da Resolução TSE nº23.553/2017, no prazo de 5 (cinco) dias após o trânsito em julgado, sob pena de remessa de cópia digitalizada dos autos à representação estadual da AGU, para fins de cobrança.Confira a decisão na íntegra (clique)



'Rally' entre carros da Coelba era treinamento afirma empresa

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um flagrante feitos por internautas que envolve três carros da Coelba e um veículo particular fazendo uma espécie de "rally" em um terreno no bairro de Sussuarana, em Salvador, acabaram viralizando em todo o estado.As imagens mostram os funcionários se aproveitando do aspecto acidentado do terreno para praticar o "esporte", em pleno horário de serviço. De acordo com o leitor, o terreno fica localizado na Rua Vale do Abaré, próximo à Avenida Ulysses Guimarães, principal avenida do bairro. Em nota enviada à imprensa, a Coelba esclareceu que não há qualquer tipo de corrida e sim um treinamento de veículos, modelo Amarok 4x4, adquiridos pela concessionária. A ação tem como objetivo instruir os colaboradores sobre segurança e limites dos veículos em condições extremas de utilização. "O treinamento avalia situações como excesso de peso e terrenos acidentados ou de difícil acesso. Reforçando os critérios de segurança no trânsito para funcionários e população", afirmou a Coelba. 



SP: Homem mata quatro pessoas na Catedral de Campinas e comete suicídio

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem matou quatro pessoas dentro da Catedral de Campinas, em São Paulo no início da tarde desta terça-feira (11) e se suicidou dentro da igreja. As informações sobre vítimas são da Polícia Militar, que chegou a divulgar seis mortos incluindo o atirador, mas recuou por volta das 15h. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados. Segundo a PM, o chamado pelo 190 ocorreu às 13h25, com uma pessoa dizendo que um homem entrou na catedral, fez os disparos e, na sequência, se matou. Ainda segundo as primeiras informações, além dos mortos, há duas vítimas gravemente feridas, entre homem de 80 anos. O prefeito da cidade afirmou que vai decretar luto de três dias. Não há ainda informações sobre a motivação para o crime.

Foto: Divulgação l Polícia Civil


BR-030: Vítima fatal em capotamento ocorrido na manhã desta terça-feira (11)

Um dos ocupantes do veículo conseguiu sobreviver e foi levado para a UPA de Tanhaçu (Foto: Whatsapp 97NEWS)

As estradas da região devem registrar um índice maior no número de acidentes a partir de agora, já que o fluxo de veículos aumenta devido às férias e as festas de final de ano. A BR-030, trecho próximo a Sussuarana é um dos mais perigosos, o que faz com que os acidentes sejam constantes. Na manhã desta terça-feira (11) um novo acidente ocorreu, o qual acabou registrando uma vítima fatal que até o momento não foi identificada. Segundo informações de testemunhas, um veículo que estava em alta velocidade, acabou tendo o motorista perdido a direção e, em seguida, capotando na pista indo parar nas margens da rodovia. Eram dois ocupantes no carro e não sabe se foi o motorista ou o passageiro que estava com ele que foi o que veio a óbito. Um deles foi socorrido pelas equipes do SAMU 192 e conduzido para uma unidade da UPA 24h de Tanhaçu e seu estado inspirava cuidados.



Perícia técnica confirma que ossada encontrada na BA-263 é da adolescente Keliane Oliveira que estava desaparecida

(Foto: Itororó Já)

Uma ossada encontrada nesta segunda-feira (10) num matagal às margens da BA-263 teve a confirmação por meio do competente perito do DPT, Elson Gonçalves de que pertencia à adolescente Keliane Silva de Oliveira, de 13 anos, a qual estava desaparecida há cerca de 15 dias. A identificação que parecia extremamente complicada no início, já que o corpo estava em adiantado estado de putrefação, só foi possível por causa do esforço e obstinação dos peritos, que utilizaram o dedo “mindinho” como base do procedimento de papiloscopia.  Keiliane estava grávida de 3 meses, Keliane Silva Oliveira de 13 anos e morava em Itororó. A mãe que já estava desesperada em busca de informações do paradeiro de Keliane ficou muito comovida com a notícia da morte da filha, pois ainda tinha esperanças de encontrá-la com vida. A causa da morte será averiguada já está sendo objeto de uma forte investigação da Polícia Civil.



Criatividade fiscal: Governadores promovem ‘tratoradas’ a fim de cumprir a LRF e escapar da prisão

Para tentar escapar da prisão por descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), governadores articulam uma série de manobras para dizer que cumprirão a regra que exige, no fim do mandato, recursos em caixa para cobrir todas as despesas contratadas. Maiores que as “pedaladas” que culminaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a nova versão são as “tratoradas”, ou seja, passar o trator por cima para tentar cumprir a LRF e escapar da prisão.  O dispositivo foi criado para impedir que os sucessores no cargo encontrem uma situação de "terra arrasada", mas pode ser desrespeitado por 11 governadores ao fim de 2018. As medidas propostas são vistas por técnicos do governo federal como maiores que as “pedaladas” e o o caso mais gritante é o de Minas Gerais, onde o governador Fernando Pimentel (PT) encaminhou um projeto de lei para criar um fundo extraordinário abastecido por receitas que ainda não passam de mera expectativa. O texto diz ainda que, mesmo que o dinheiro ingresse só no futuro, o recurso poderá ser considerado disponibilidade financeira para cobrir despesas de 2018 e de exercícios anteriores (os chamados restos a pagar). Na prática, Pimentel propõe que receitas futuras ainda incertas possam ser consideradas no caixa atual do governo do Estado para evitar que o mandato termine no vermelho. O Código Penal prevê pena de um a quatro anos para chefe de poder ou órgão que autorize despesa sem haver dinheiro em caixa. Entre os recursos que podem "abastecer" o fundo extraordinário de Minas Gerais estão as compensações previstas na Lei Kandir pela desoneração do ICMS nas exportações e as receitas obtidas com a chamada securitização da dívida ativa (venda dos direitos de cobrança sobre os débitos). Mas o Congresso Nacional não aprovou até agora a regulamentação de nenhuma dessas medidas. No caso da Lei Kandir, o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda estuda metodologia de cálculo para a divisão dos recursos.



Otorrinolaringologia é no Centro Médico São Gabriel

Foto: Reprodução

O Otorrinolaringologista é o médico especialista para  cuidar das doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Entre as enfermidades, estão a paralisia facial, sinusite, renite, polipose nasal, desvio do septo nasal, alterações das pregas vocais, laringite, perfuração do tímpano, distúrbios da deglutição, entre outros transtornos. A avaliação do Otorrinolaringologista é de grande importância para o correto diagnóstico, tratamento e prevenção dessas doenças. O Centro Médico São Gabriel conta com o renomado especialista em Otorrinolaringologia Dr. Glauber Aguiar,  atendendo todas as sextas-feiras. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / 99925-8807 (WhatsApp).



Policiais civis de Brumado não devem aderir aos protestos e a paralisação da categoria

Os policiais civis de Brumado não devem aderir à possível paralisação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os protestos e manifestações dos policiais civis da Bahia que podem culminar numa paralisação a partir da tarde de hoje (11) não tiveram um respaldo muito eficaz em várias Coorpins (coordenadorias do interior). Por mais uma vez Brumado, que já tem um histórico de não aderir a estes movimentos paredistas e de protesto, deve manter essa tendência segundo o chefe do Setor de Investigações da 20ª Coorpin, José Guimarães que falou rapidamente ao 97NEWS citando que “geralmente Brumado não para, mas, pelas informações que tivemos Conquista deve aderir” e complementou dizendo que “não sei informar maiores detalhes por enquanto, mas acredito que tudo deverá continuar na sua normalidade por aqui”. Os cortes propostos pela nova reforma administrativa que pretende ser efetivada pelo governador Rui Costa deve gerar ainda muito mais satisfações do funcionalismo público estadual que pode acabar “pagando o pato” pelas perdas e pelo forte déficit financeiro que deve acontecer para a próxima gestão.



Justiça determina prisão de médicos que cobravam até R$ 8 mil para furar fila do SUS

Foto: 97NEWS

Um esquema que evolvia médicos e servidores públicos que cobravam R$ 2 mil e R$ 8 mil de pacientes para furar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) foi desarticulado por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, na segunda-feira (10), durante a Operação Mustela. Um dos alvos da ação, em que estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão temporária e 44 ordens de busca e apreensão, é o gabinete do deputado Ademir Bier (PSD). A investigação apontou que pacientes que necessitavam passar por procedimentos cirúrgicos faziam contato com um assessor do parlamentar, Paulo de Morais, o Paulinho, que fazia a ‘ponte’ com os médicos. Conforme o Estadão, as ordens de prisão temporária foram decretadas contra dois médicos, assessores, secretárias e intermediadores, um deles vereador de Bandeirantes (PR). Em relação aos locais, os mandados de busca foram cumpridos em dez cidades: Curitiba, Campo Largo, Marechal Cândido Rondon, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Telêmaco Borba, Bandeirantes, Campo Magro, Colombo e Siqueira Campos. A ação atingiu ainda o diretório de um partido político, hospital e clínicas.



Insatisfeitos com as medidas tomadas pelo governador Rui Costa, policiais civis da Bahia devem paralisar atividades a partir de hoje (11)

Os policiais civis da Bahia ficaram insatisfeitos com as mudanças propostas pelo governo Rui Costa (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A reforma administrativa que é pretendida pelo governador Rui Costa, a qual já foi enviada para apreciação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vem gerando uma série de protestos por parte do funcionalismo público estadual. Entre os mais insatisfeitos estão os policiais civis do estado, os quais já acertaram uma manifestação e o a possível paralisação para a tarde desta terça-feira (11). O movimento pretende conquistar outras categorias do funcionalismo público para ganhar mais robustez. Entre os itens da reforma que geraram repulsa dos policiais estão o aumento da alíquota previdenciária de 12% para 14%, a extinção dos 590 cargos das coordenações de plantão da Polícia Civil e a diminuição do custeio que o Estado tem com o Planserv de 4% para 2%. Na última quinta-feira (6), os sindicalistas entregaram um Termo de Acordo ao líder do governo na Casa, o deputado estadual Zé Neto (PT), com uma proposta de contrapartida, caso o governo estadual não recue em relação à reforma administrativa. O documento solicita como compensação para todas as categorias o aumento do auxílio-alimentação de R$9 para R$20; a implementação do programa habitacional através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano( SDU) e a redução da contribuição previdenciária dos inativos e pensionistas. Nossa equipe está tentando contato com a coordenação da Polícia Civil de Brumado para saber se os policiais civis lotados na 20ª Coorpin irão aderir ou não ao movimento.