ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista


Guajeru: Malhapedrense morre após sofrer acidente de moto na BA-148

Foto: Reprodução l Google Maps

Na tarde deste domingo (16), um grave acidente tirou a vida do malhapedrense Edicarlos Ferreira Cangussu, de 21 anos, na rodovia BA-18 que liga os municípios de Malhada de Pedras a Guajeru. Segundo a polícia, quatro jovens seguiam em duas motocicletas na rodovia, quando saíram de um torneio de futebol e, em um determinado ponto da BA-148, Edicarlos perdeu o controle da motocicleta em um curva e caiu ao solo com o seu garupa identificado como Fabrício. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada até o local e os dois jovens foram levados para o Centro de Saúde de Guajeru com graves ferimentos. Já no pronto socorro os médicos constataram que Edicarlos tinha um grave ferimento no crânio e imediatamente foi encaminhado para a cidade de Vitória da Conquista, mas não resisitiu aos ferimentos e veio a óbito antes mesmo de ser atendido na unidade de saúde. Já o jovem Fabrício segue internado na cidade de Guajeru com várias escoriações pelo corpo e lesões na cabeça.



Depoimento de João de Deus tem teclado quebrado, curto-circuito, explosão e agente ferido

Foto: Reprodução l Folha

O depoimento de João de Deus na noite de domingo (16), em Goiânia, teve um quê de sobrenatural, que deixou os investigadores cabreiros. Na hora de o médium falar, segundo os presentes, uma das estranhezas foi com o computador usado para registrar suas explicações, que parecia ter vida própria. “Você apertava uma tecla e ela OOOOOOOOO…”, descreveu a delegada Karla Fernandes, ao Jornal Folha. Estava calor e ela própria resolveu usar uma extensão para ligar o arcondicionado. Pois, segundo conta a investigadora, o fio explodiu e, de quebra, queimou o frigobar. “Todo mundo gritou dentro da sala”, conta ela. A oitiva estava marcada para ocorrer em Anápolis, cidade vizinha à capital goiana, mas um imprevisto tirou o escrivão de circulação. Ele foi atropelado na BR-060, a caminho da delegacia, e quebrou o braço. O depoimento foi transferido para Goiânia. Foi possível domar o teclado, todos se recuperaram do susto e o interrogatório fluiu por mais de duas horas. Para Fernandes, os episódios podem não ser só obra do acaso. “Estamos diante de uma situação que envolve crenças e energias.” Questionada se está com medo, ela reage: “Não, mas tenho respeito, até porque sou espiritualista”. Ela classifica João de Deus como um homem que tem, de fato, “um poder”. “Mas houve um desvio no meio do caminho”, comenta. No depoimento que prestou à polícia, o médium negou qualquer tipo de culpa nos abusos sexuais dos quais é acusado e sua defesa tentou desqualificar as denunciantes. “Ele não admite [envolvimento]. Apresenta suas versões e cabe à polícia provar”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes, que acompanhou a oitiva.



Brumado: Projetos de Lei são retirados de pauta para adequações e poderão ser reapresentados ainda este ano na câmara

Foto: Luciano santos l 97NEWS

Os Projetos de Lei de número 34 e 35/2018 que tratam da atualização dos valores do IPTU e da Taxa de Localização de Funcionamento para o Comércio que iriam ser votados na sessão extraordinária desta segunda-feira (17) acabaram sendo retirados de pauta para adequações e uma discussão mais ampla, já que alguns vereadores alegaram que precisam de mais tempo para analisar os projetos para poderem votar favoráveis ou contrários. Criou-se uma polêmica em cima da votação, a qual foi potencializada pelas redes sociais, já que para algumas pessoas os aumentos seriam muito acima da inflação e, devido ao momento econômico que atravessa o país, não seriam muito bem vindos. Não houve nenhum comunicado oficial se os projetos irão voltar à pauta numa nova sessão extraordinária, mas, segundo informações essa possibilidade é bem alta, já que o Executivo tem os mesmos como prioritários.



Comunidade de Campo Alegre é beneficiada com mecanização agrícola obtida por meio de Lídice da Mata e Vitor Bonfim

A comunidade comemorou muito a conquista (Foto: Divulgação)

Foi realizado neste domingo (16) na Comunidade de Campo Alegre, região de Umburanas, a entrega de uma mecanização agrícola com implementos e carreta pipa para associação dos agricultores familiares. O projeto foi fruto da demanda do movimento de luta pela terra -MLT e teve o empenho na sua liberação da deputada federal Lídice da Mata e do deputado estadual Vitor Bonfim. Estiveram presentes ao ato de entrega, representando Lídice da Mata, o assessor especial da SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, José Carlos Oliveira; o assessor do deputado Vitor Bonfim, Amilcar Gama, representando o parlamentar, o ex-prefeito Geraldo Azevedo (foto abaixo), o sub coordenador da Bahiater/ Setaf Sertão Produtivo, Agno Meira, o qual na oportunidade fez questão de ressaltar a importância da parceria entre o governo do estado e as associações rurais citando que "esse trator faz parte de um conjunto de políticas públicas que o governo do estado tem implantado visando o fortalecimento da agricultura familiar em nosso estado”. A comunidade agradeceu a ação e comemorou a conquista que irá potencializar as atividades, inclusive na questão de geração de renda para as famílias.



Brumado: Homem desaparecido é encontrado morto em lagoa na comunidade de 'Morrinhos'

Foto: 97NEWS

Um homem identificado apenas pelo prenome Welton Teixeira, morador da comunidade de Morrinhos, próximo a Cristalândia, zona rural de Brumado e, que estava desaparecido desde o último sábado (15), foi encontrado na madrugada desta segunda-feira (17) por volta das 03h30. De acordo com testemunhas, Welton entrou na lagoa e não retornou mais. Preocupados com o seu desaparecimento, amigos e familiares tentaram realizar busca pelo corpo da vítima, mas não o encontraram. Já no fim do dia, o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista chegou ao local e realizou buscas no açude, mas somente na madrugada desta segunda-feira (17), o corpo foi encontrado por populares. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado para realizar a perícia técnica. O corpo de Welton foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado na manhã desta segunda, onde passou por exame de necropsia. A família aguarda a liberação do corpo para realizar o velório.



Brumado: Comunidade Santa Luzia celebra festa em louvor à sua Padroeira

Foto: Marivaldo Santos

A Comunidade de Santa Luzia, no bairro Malhada Branca, em Brumado realizou a festa em louvor à sua padroeira e também protetora da visão. Com o tema: “Com olhar de Santa Luzia, leiga e discípula do Senhor somos ‘Sal da Terra e Luz do mundo’” foi refletido durante o Trezenário que aconteceu entre os dias 01 a 12 de dezembro, na capela de Santa Luzia. No dia festivo, 13 de dezembro, as atividades iniciaram com Alvorada Festiva às 5h30, em seguida Adoração ao Santíssimo Sacramento, Oração do Ângelus nos lares e queima de fogos às 12h. Às 18h30, procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Santa Luzia e logo após Santa Missa presidida pelo pároco, Padre Cleonídio Alves. Durante as doze noites, várias comunidades compareceram para celebrar a trezena em louvor a Santa Luzia, este ano, com a presença da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, recém-criada em Brumado. 

Foto: Marivaldo Santos

Ainda como atividade dos festejos, a comunidade preparou o cantinho da criança, onde, sob responsabilidade da Pastoral da Catequese, as crianças eram convidadas a participar de uma celebração especialmente criada para elas, louvando e bendizendo a Deus e a Santa Luzia. Ao final das celebrações, os fiéis e devotos puderam se deliciar com as guloseimas da barraquinha, e com este ato, colaboraram na arrecadação de fundos para a construção do centro catequético e reforma da Igreja. Também foi sorteado um fogão, neste mesmo propósito. Na oportunidade, a coordenadora da comunidade, Creuzenir Teixeira agradeceu a todos que ajudaram a realizar a festa em louvor a Santa Luzia e logo após aconteceu a troca da bandeira, onde os festeiros 2018 entregaram a bandeira de Santa Luzia para os festeiros do ano de 2019. 



Nasa divulga imagens inéditas do 'cometa do Natal'

Foto: Reprodução

A Agência Espacial Americana, Nasa, divulgou fotos do 46P/Wirtanen, conhecido como 'Cometa de Natal'. Neste domingo (16), ele passou a uma distância de pouco mais de 11 milhões de quilômetros da Terra, o que dá trinta vezes a distância para a Lua. O 46P completa sua órbita a cada 5 anos e meio e, na maioria da vezes, passa muito longe da Terra para ficar visível a nós. Desta vez, foi tão perto que deu para ver a olho nu: foi a décima maior aproximação de um cometa da Terra em toda a era moderna e o mais brilhante em 20 anos. O "cometa do Natal" é verde. A cor é recorrente em cometas, como Lovejoy e Machhol, e se deve a sua coma – a nuvem brilhante de gás e poeira que o envolve. Ela tem cianogênio e carbono diatômico, que brilham na cor verde quando são ionizadas pela luz do sol. Segundo o G1, o 46P/Wirtanen foi descoberto em 1948 pelo astrônomo Carl Wirtanen. Com uma largura de 1,1 quilômetro, o 46P / Wirtanen tem uma órbita considerada rápida para um cometa - ele completa um ciclo a cada 5,4 anos. Em comparação, os cometas de período longo completam uma órbita em 200 anos ou mais.



Caetité: Motociclista morre após colisão frontal com carro na BR-030

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste domingo (16), na BR-030, em Caetité, e deixou uma vítima fatal. Aloisio Silva Alves, de 43 anos, retornava sozinho a bordo da sua motocicleta para sua residência na fazenda Escadinha, zona rural do município, quando por volta de 19h, colidiu frontalmente com uma pick-up modelo Fiat Strada, que vinha no sentido contrário da pista. Com o impácto o motociclista foi lançado a cerca de 10 metros e sofreu múltiplas fraturas. Aloisio não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo o site Sudoeste Bahia, o condutor da Strada, ainda não identificado, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em estado de choque. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Ainda não se sabe as causas do acidente, mas a suspeita é que tenha sido provocado por uma ultrapassagem indevida.



João de Deus fica em cela individual e isolada

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O médium João de Deus, de 76 anos, passa noite em uma cela individual e isolado dos demais detentos, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, denominado Núcleo de Custódia. Ele vai cumprir prisão preventiva, que não tem prazo para terminar. A negociação para que o João de Deus tivesse tratamento diferenciado foi feita pelos advogados de defesa do médium, que argumentaram com a idade e o estado de saúde dele João de Deus e com o fato de ter passado por um câncer de estômago. Paralelamente, os advogados Alberto Toron e Ronivan Peixoto Morais Júnior preparam para amanhã um pedido de habeas corpus na tentativa de que ele possa cumprir prisão em casa. João de Deus é acusado e suspeito de ter abusado sexualmente de mais de 300 mulheres que o procuraram para cirurgias espirituais. As denúncias vieram de todo o país e também do exterior, após o programa Conversa com Bial, da TV Globo, ter entrevistado mulheres que se disseram molestadas pelo médium.



Brumado: Motociclista perde controle em quebra-molas e colide com placa de sinalização

Foto: 97NEWS

Robson Antônio Dias, foi hospitalizado com fratura exposta em uma das pernas e um corte na cabeça, no início da noite deste domingo (16), por volta das 18h, depois de perder o controle da motocicleta em um quebra-mola e bater frontalmente com uma placa na rodovia de escoamento de minério da Magnesita, que margeia a BR-030, em Brumado. Segundo testemunhas, a moto estava em alta velocidade e Robson não conseguiu frear a tempo. O motociclista bateu violentamente em uma placa de sinalização da rodovia. Robson foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado às pressas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com fraturas nas pernas, escoriações nas costas e um corte na cabeça. Na manhã desta segunda-feira (17), a equipe médica do Hospital informou que Robson passou por cirurgia e seu estado de saúde é estável. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentam o ocorrido e torcem pela rápida recuperação do amigo conhecido como "Robinho".



Intermunicipal 2018: Itamaraju supera Itapetinga nos pênaltis e conquista o tricampeonato

Foto: Reprodução l Ligeirinho no Esporte

Em um duelo bastante disputado, Itamaraju venceu Itapetinga por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis, neste domingo (16), dentro de casa, e conquistou o título do Intermunicipal, após superar o adversário por 1 a 0 no tempo regulamentar. No confronto de ida, os itapetinguenses haviam vencido pelo mesmo placar. Esse foi o terceiro título de Itamaraju. Antes, a equipe já havia vencido o Intermunicipal em 2002 e 2004. O Intermunicipal é considerado umas das principais competições de futebol amador do Brasil. O certame foi criado em 1946 e contribuiu para a profissionalização de vários atletas como Bobô, Júnior Nagata, Edílson Capetinha, Neto Berola e Liédson. 



Prefeitura de Brumado realizou mutirão de combate a criadouros do Aedes aegypti

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado realizou entre os dias 10 a 14 deste mês um mutirão de limpeza de ações de combate à dengue. A atividade teve como objetivo recolher material velho que estavão depositado em quintais e que podião se transformar em criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor, além da dengue, de doenças como febre amarela, zika e chikungunya. A orientação dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, que coordenaram o mutirão, foram para que a população deixassem na calçada ou nos locais previstos como rota do mutirão todo material sem uso acumulado nos quintais. A ação aconteceu nos bairros com maiores índices de infestação como: Dr. Juracy, São José, Esmeraldas, Baraúnas, Olhos D’água, Esconso, São Félix, Brisas I, II e III, Urbis II, Malhada Branca, Bom Jesus e Jardim de Alah. Nessa semana, também foram realizadas palestras nas unidades de Saúde sobre o controle do mosquito e das arboviroses. "O objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre zika e chikungunya. Faça sua parte, um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira", relatou, Cláudio Feres, Secretário de Saúde. 

 



Brumado: Homem é preso em flagrante por ameaçar de morte ex-companheira

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem foi preso por ameaçar de morte a ex-companheira na madrugada deste domingo (16), em Brumado. De acordo com a Polícia Militar, a vítima que não teve seu nome divulgado, acionou o Cicom onde por volta das 05h da manhã, a guarnição de radiopatrulhamento se deslocou para verificar a ocorrência de ameaça. Os policiais então se deslocaram até a Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) e, em contato com a vítima, ela relatou que seu ex-companheiro, teria lhe ameaçado de morte após vê-la acompanhada por outro homem na mesma praça. O homem, que também não teve a identidade revelada, foi preso em flagrante. Já na delegacia, ela informou ao delegado de plantão que seu ex-companheiro teria lhe agredido em outras ocasiões, inclusive teria efetuado disparo de arma de fogo. O homem foi autuado em flagrante por ameaça e injúria. Após os procedimentos cabíveis no prédio da 20ª Coorpin ele foi reconduzido a carceragem, onde irá permanecer à disposição da Justiça.



Brumado: Projeto de Lei do Executivo que aumenta o IPTU deve criar nova polêmica no fechamento das cortinas políticas em 2018

O Projeto de Lei deverá ser votado nesta segunda-feira (17) | Foto: Luciano Santos | 97NEWS

O início da atual gestão municipal foi marcado pela apresentação de projetos polêmicos que promoveram um clima de desarmonia, com sessões repletas de tensão no Legislativo Municipal. Após a “poeira abaixar”, o cenário foi se acomodando e o processo político em Brumado teve sua sequência, só que diferente de anos anteriores, com uma participação popular muito mais ativa, que teve nas redes sociais a grande plataforma que refletiu os sentimentos dos brumadenses. Passadas as eleições deste ano de 2018, onde fortes embates aconteceram, a tendência era de um clima mais tranquilo, só que, o Projeto de Lei projeto 34/2018 de autoria do Executivo, que já foi nomeado de "pauta bomba", sendo esse em caráter de urgência urgentíssima, deverá ser votado na sessão de encerramento desta segunda-feira (18), fez subir o tom das discussões, já que o mesmo, segundo as primeiras análises aumentará, de forma considerável, o IPTU e a Taxa de Localização de Funcionamento para o Comércio. Segundo vários comerciantes e empresários ouvidos pelo 97NEWS, o projeto não é bem vindo numa época de crise, já que o comércio local ainda enfrenta uma série de dificuldades para se manter e promover o aumento do alvará, que, segundo eles, em alguns casos pode passar dos 200%, num momento como esse não seria uma decisão acertada do governo municipal. 

Foto: Luciano Santos l 97News

A questão do IPTU que caminha na mesma vereda, também não está sendo muito bem recebida pela população, pois afinal a carga tributária no país já é muito alta e um novo aumento é sempre indigesto. Para se ter uma idéia, logradouros localizados na Avenida Otávio Mangabeira terá um valor de R$ 850 m², na Praça Capitão Francisco de Sousa Meira e Rua Marcolino Moura R$ 1000,00 m². Já na Avenida Centenário o m² varia de R$ 650 a R$ 1300 e na Dr. Antônio Mourão Guimarães, o valor chega a R$ 2000,00 m². A mesma análise é na questão da liberação dos alvarás, será apresentado no projeto de lei 35/2018. Segundo os empresários, a alteração nos valores da Taxa de Licença e Localização (TLL), da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) e da Taxa de Vigilância Sanitária (TVS), tem que ser revista e discutida com a categoria. De acordo com o anexo I da proposta, os valores poderão chegar a R$ 15 mil/por ano. Agora a grande questão para ser explicada seriam os critérios adotados, pois as informações apontam que os índices que serão o esteio para os aumentos foram produzidos por uma empresa de contabilidade local. Outra questão que vai permear as discussões é que uma empresa especializada foi contratada para fazer o georeferenciamento da cidade, o que substanciou as novas alíquotas que irão ser aplicadas. Então, essa segunda-feira (17) promete fechar o ano político em clima de tensão, ainda mais se correntes da sociedade estiverem presentes na Casa Legislativa a fim de pressionar os vereadores para a rejeição do projeto.



Homem é preso por cultivar pés de maconha em casa em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l PM/BA

Um homem foi preso por cultivar mudas de maconha em Livramento de Nossa Senhora, na manhã deste sábado (15). Uma denúncia anônima indicou à polícia o endereço de uma casa na comunidade de Barrinha onde a planta era cultivada. Policiais foram ao local denunciado, e na residência de Samuel da Silva Aguiar os policiais foram até o quintal e viram os pés do entorpecente plantados. Cerca de 25 pés da planta foram apreendidas. Na casa do suspeito a polícia também encontrou vários pássaros silvestres e sementes da planta. Samuel e a esposa foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia de Livramento junto às plantas apreendidas.



BA-262: Jovem morre em grave acidente próximo a Coaraci

(Foto: BDM)

Um grave acidente ocorreu na tarde deste sábado (15), na BA-262, trecho entre Coaraci-Itajuipe, próximo a Fazenda Bela Visão, o qual teve uma vítima fatal. Foi necessário o deslocamento do corpo de bombeiros para retirada de do corpo, que ficou preso entre as ferragens. O veículo com placas de São Paulo, o que leva a crer que o motorista estava visitando familiares neste final de ano. Segundo informações preliminares a vítima falta de prenome Geovanne morava no Jardim Cajueiro. Logo mais cedo um outro acidente aconteceu próximo ao Sequeiro Grande, distrito de Itajuipe. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a rodovia está em obras e a velocidade recomendada no trecho é de 40km/h, a estrada está sem sinalização horizontal e vertical e existem trechos com brita na pista, o que faz com que a atenção seja redobrada.



Delegados desistem de entregar cargos e aguardam negociações com o governador Rui

Foto: Divulgação

Após assembleia realizada na manhã de sexta-feira (14), os delegados da Polícia Civil do Estado da Bahia decidiram suspender a entrega dos cargos anunciada na terça-feira (11). O mais de 300 delegados iriam entregar os cargos por não concordarem com medida do projeto de reforma administrativa, proposto pelo governo do estado, que fixa os ganhos do governador, que é de R$ 22 mil, como o teto salarial para todos os servidores. De acordo com o presidente da Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB), Fábio Lordello, a decisão tomada na assembleia na sexta é um voto de confiança na negociação entre o governo do estado e o delegado-geral da Polícia Civil, Bernadino Brito Filho. Segundo o delegado-geral, na negociação foi apresentada uma nova proposta de texto à emenda constitucional que trata sobre o teto salarial. Esse texto diz que, para os delegados diretores da Polícia Civil, o teto salarial seria o dos desembargadores do poder judiciário. O presidente da ADPEB destacou que a assembleia permanente da categoria continua, e que ela só será suspensa depois que eles tiverem acesso à redação da nova proposta.



Prêmio da Mega-Sena acumula e deve chegar a R$ 48 milhões

Foto: Luciano Santos l 97News

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.107 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (15), em Criciúma (SC). De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio acumulado deve chegar R$ 48 milhões. Os números sorteados foram: 08 - 38 - 44 - 50 - 56 - 60. A quina teve 72 apostas ganhadoras. Cada uma levará R$ 46.944,97. Para a quadra, 5.454 apostas levarão R$ 885,33 cada. O próximo sorteio acontece na terça-feira (18). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.



Caetité: Homem fica ferido após colidir em traseira de caminhão na BR-030

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Na noite de sábado (15), um homem ficou ferido depois de bater o veículo que conduzia na traseira de um caminhão, na BR-030 em Caetité. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 18h40 nas proximidades do Alto do Brás. Segundo o site Sudoeste Bahia, Vanderlino Santos de Carvalho,  conduzia um veículo modelo Fiat Strada quando bateu na traseira do caminhão que estava estacionado em lugar proibido. Ele estava sozinho no veículo e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hs) em Caetité, com diversos ferimentos na cabeça, braços e pernas. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. O motorista do caminhão disse que parou no local após um dos pneus do caminhão esvaziar. Ele não ficou ferido. O caso será investigado pela Polícia Civil.



Casos de câncer infantojuvenil aumentam 30% na Bahia em dez anos

(Foto: 97NEWS l Conteúdo)

Os casos de câncer infantojuvenil (de 0 a 19 anos) aumentaram cerca de 30% na Bahia, em 10 anos. Em 2008, foram 3.459 casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, na plataforma Datasus. Já em 2017, foram 4.583. Os números de 2018, que estão incompletos, porque só vão até outubro, já chegam a 3.692. Essa é uma tendência nacional: no mesmo período, os casos passaram de 52.174 para 60.328, em todo o Brasil. No entanto, o crescimento na Bahia foi maior do que no resto do país: 30% contra 15%, respectivamente. Segundo a oncopediatra Laura Fontes, do Hospital Aristides Maltez e do Martagão Gesteira, esse aumento se deve a dois fatores importantes nos últimos anos. Um deles é a própria melhoria do diagnóstico – agora, é possível identificar a doença de forma mais precisa e mais rápida. Além disso, houve um aumento no número de serviços especializados na Bahia. “Quando somamos esses dois fatos, podemos explicar o aumento desses casos na Bahia, já que as crianças agora são tratadas aqui e não mais precisam procurar outros estados como São Paulo”. Dentre os casos de câncer infantojuvenil, a leucemia é o mais comum – oscila entre 25% e 35% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Para os casos de leucemia linfoide aguda, o subtipo mais frequente em crianças, a imunoterapia também tem sido estuda, embora o tratamento de escolha ainda seja a quimioterapia. 

Se comparados com o total, os tumores malignos em crianças e adolescentes ficam entre 1% e 4% dos casos de câncer. No entanto, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, estudos mostram que o câncer infantil representa de 3% a 10% do número total de ocorrências, devido à alta população de crianças.  A oncologista Clarissa Mathias, do Núcleo de Oncologia da Bahia, esclarece que os cânceres em crianças se diferenciam aos dos adultos tanto em seus tipos quanto à forma de contágio, devido a exposição tóxica e hábitos alimentares aos quais uma pessoa mais velha está sujeita, como o tabagismo, fumo passivo, exposição a poluição e a raios ultravioleta. “As causas da doença em pacientes novos estão ligadas a alterações embrionárias e hábitos de vida”, completa. Já a oncopediatra Laura Fontes destaca que o câncer infantil, ao contrário do adulto, cresce rápido. “Torna imperativo que consigamos um diagnóstico e um início de tratamento igualmente rápidos. Os pediatras em formação estão tendo mais contato com a oncopediatria, o que tem melhorado o tempo do diagnóstico”, pondera. Informações Correio 24 Horas

CONTINUE LENDO