ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais


Após mais de 8 horas termina a cirurgia de Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), começou a ser operado no início da manhã desta segunda-feira (28) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A cirurgia é necessária para retirar a bolsa de colostomia e religar o trânsito intestinal de Bolsonaro.  O procedimento começou por volta de 6h30, segundo informou a assessoria de imprensa da Presidência.  A previsão inicial era que o procedimento durasse três horas, mas às 13h30 (horário de Salvador) ainda não havia terminado. A recuperação deve demorar dez dias.



Gerente de empresa mineradora é afastado do cargo em operação da PF na Bahia

A Operação 'Terra de Ninguém' já seria um reflexo da tragédia em Brumadinho (Foto: Divulgação PF)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (28), em Salvador, uma operação para combater corrupção na Gerência Regional baiana da Agência Nacional de Mineração (ANM) e afastou o atual gerente e os seus dois antecessores. Além deles, mais três servidores do órgão também foram alvos da operação. A ação batizada de "Terra de Ninguém" ocorre após investigações, que se iniciaram no final de 2017, constatar que servidores da ANM em Salvador recebiam vantagens indevidas para priorizar o andamento de determinados processos administrativos e até mesmo para modificar decisões contrárias aos interesses de empresários que se dispunham a efetuar esses pagamentos ilícitos.  Segundo os investigadores, os indícios apontam, ainda, que os dirigentes do órgão atuavam para beneficiar empresários ligados ao grupo político responsável por sua indicação para o cargo. Estão sendo cumpridos também 22 mandados de busca nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. Cerca de 60 policiais federais participam da ação.



Catástrofe em Brumadinho: Número de mortes chega a 60

A procura pelas vítimas continua com muita intensidade (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, na manhã desta segunda-feira (28), que o número de mortos em Brumadinho subiu para 60. O número de vítimas fatais devido ao rompimento de uma barragem da Vale, até então era de 58 — portanto, mais dois corpos foram achados em relação ao domingo. Das 60 vítimas fatais, apenas 19 foram identificadas oficialmente até o momento. Segundo informações do tenente Pedro Aihara, porta-voz dos bombeiros, 292 pessoas ainda estão desaparecidas e 382 vítimas foram localizadas.



Brumado: Após atirar contra policiais, suspeito de tráfico é preso no Distrito de Cristalândia

O fato ocorreu no Distrito de Cristalândia, a cerca de 40km da sede do município (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O crescimento da violência e do tráfico de drogas no meio rural de Brumado é um dos grandes desafios das instituições responsáveis pela segurança pública no município. O aumento das ocorrências, muitas vezes com morte de vítimas de assaltos, preocupa os cerca de 20 mil habitantes da zona rural que clamam por um policiamento mais ostensivo, o que, segundo o comando da 34ª CIPM já está sendo atendido, tanto que em breve o patrulhamento rural será estabelecido. 

As drogas apreendidas (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Dentro deste contexto, na manhã do último sábado (26) um fato veio comprovar essa tendência criminosa, onde, um jovem de identidade não revelada, o qual foi objeto de uma ação policial para averiguação do tráfico de drogas na região do Distrito de Cristalândia, mas, ao ser avistado no momento da abordagem acabou efetuando vários disparos contra os policias, o que, provocou a pronta resposta de defesa, onde os policiais militares, ao responder a injusta agressão, acabaram atingindo o suspeito no ombro, mas mesmo assim, ele conseguiu empreender fuga, provocando uma perseguição policial, que, após cerca de 4km do local, conseguiu capturar o jovem que estava escondido num matagal. Em seguida ele foi trazido para a sua residência, onde as suspeitas foram comprovadas ao serem encontradas pelos policias 40 pacotes de maconha. Por essa razão, foi prestado o socorro e, após o atendimento médico, o indivíduo e o material foram apresentados na sede da delegacia territorial de Brumado. 



Administração Municipal irá intensificar os serviços de recuperação das estradas vicinais em Brumado

As máquinas já estão realizando os trabalhos emergenciais (Foto: Divulgação)

A redação do 97NEWS vem recebendo neste início de ano muitos apelos de moradores do meio rural, os quais manifestam a preocupação com a condições das estradas vicinais que servem o município. Diante disso, buscamos contato com a administração municipal para buscar informações sobre quais seriam as ações que vêm sendo tomadas nesse sentido. Segundo o comando do setor de obras, os serviços de recuperação das estradas vicinais estão sendo realizados e, em algumas localidades, estão sendo intensificados como nas regiões de Boa Sorte, Cigana e Arrecife. Segundo as informações todas as localidades serão atendidas, mas devido à grande extensão territorial da zona rural, não é possível atender a grande demanda de uma vez, por isso, foi feito um estudo de levantamento dos locais com maior dificuldade de trafegabilidade, o qual será colocado em prática de forma sistemática. Nesse momento os serviços estão sendo feitos nas regiões citadas, mas, com o período de chuvas ainda está em vigor com previsões de precipitações para os meses de fevereiro e março, primeiramente estão sendo feitos os serviços emergenciais, para que a passagem dos veículos possa ser liberada,

A liberação para o tráfego é a prioridade neste momento (Foto: Divulgação)


Brumado: após abordagem policial, dupla é conduzida para a delegacia com motocicleta com restrição de furto/roubo

A motocicleta também pode ter sido utilizada em assaltos na cidade (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A recuperação de motocicletas com restrições de roubo/furto continua sendo efetivada com muito sucesso pela 34ª CIPM. Em mais uma ação dessa natureza que ocorreu por volta de 18h50min deste domingo (27), uma guarnição do PETO, em patrulhamento pelo bairro São Félix, avistou dois suspeitos em uma motocicleta, pelo que procederam o acompanhamento e a interceptação deles na rua Major Jovino Brito. Após proceder com a abordagem e busca pessoal, realizaram uma consulta do veículo e constataram haver restrição de furto/roubo. Diante disso, os dois jovens e a motocicleta foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia de Polícia, em Brumado, onde o fato foi registrado.



Retirada da ADAB de Brumado pode causar um grande prejuízo para a pecuária e agricultura da região

Sem fiscalização, doenças e pragas podem reaparecer (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Infelizmente a falta de representatividade de Brumado perante o governo do estado vem provocar mais uma perda importante para o município, já que o fechamento do escritório da ADAB poderá provocar enormes prejuízos, os quais podem ser de grandes dimensões, segundo produtores rurais e especialistas da área. Algumas declarações nesse sentido são duras e preocupantes como “o que fizeram com a ADAB é um verdadeiro golpe à nossa pecuária e a nossa agricultura”. O motivo são as consequências não só na área da economia, como também das doenças e pragas, já que sem fiscais e profissionais, essa tendencia se mostra mais próximo da realidade, o que, caso se confirme, pode gerá gerada uma situação que beira o caos. O órgão que que foi constituído no ano de 2000, não fez a reposição de funcionários qualificados por concurso público, o que foi uma promessa de todos os governadores. Ele A frase mais impactanto foi “infelizmente Brumado, mas uma vez está sendo esquecido pelo governo do estado”.. 



Moradores de Ipiaú se dizem muito preocupados com barragem de minérios que deságua no Rio de Contas

piaú, município-sede do Território Médio Rio das Contas, no sul da Bahia (Foto: Divulgação)

Segundo informações passadas ao 97NEWS por moradores da cidade de Ipiaú, que se situa a 49 km a Sul-Leste de Jequié a maior cidade nos arredores, existe uma mineradora que também tem sua barragem de rejeitos de minérios virado para o Rio de Contas. Com a catástrofe ocorrida na cidade mineira de Brumadinho, os moradores ficaram em estado de alerta, já que, segundo eles, caso aconteça uma tragédia similar, poderá ser de grandes proporções, atingindo também Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, Taboquinhas e até Itacaré.  Acabando com toda fonte de água e turismo da região. Eles questionam que “as autoridades estão fiscalizando essa Mineradora?”. Fica aqui os questionamentos deles e que devem ser de outras tantas cidades brasileiras que possuem em seu território barragens com rejeitos de minério.

A barragem fica próximo do Rio de Contas (Reprodução Redes Sociais)


Tragédia em Brumadinho: 58 mortes confirmadas, 19 corpos identificados; lista tem 305 pessoas sem contato

(Foto: UOL)

Barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira em Brumadinho (MG), e um mar de lama destruiu casas da região. Até o momento, há confirmação de 58 mortos; 19 foram identificados; há 305 desaparecidos, e 192 pessoas foram resgatadas vivas. Buscas entraram hoje no quarto dia; 130 militares de Israel chegaram a MG na noite de domingo e darão apoio aos bombeiros. Lama removeu pousada do local em que ela ficava, segundo os bombeiros; havia 35 pessoas no local. Vale anunciou suspensão de pagamento de dividendos e de bônus a executivos. A mineração brasileira vai precisar se reinventar depois da tragédia com a barragem da Vale em Brumadinho (MG), segundo especialistas. Leia reportagem do Valor Econômico Há no momento 280 bombeiros trabalhando no local.



Barra da Estiva: Criança recebe cadeira de rodas de PMs lotados na 34ª CIPM

Foto: Divulgação

Uma criança da cidade de Barra da Estiva, realizou o sonho de ganhar uma cadeira de rodas. Sabendo do desejo do pequeno Vinícius, os policiais lotados na 34ª Companhia Intendente de Polícia Militar (CIPM), realizaram o sonho do garoto. Os oficiais tomaram conhecimento do pedido por mídias sociais e a partir disso se mobilizaram, fizeram contatos e receberam a ajuda de um servidor da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O servidor fez a doação e enviou o bem para facilitar a locomoção e o desenvolvimento do garoto. De com os militares que fizeram a entrega, o ato faz parte do plano de ações da 34ª CIPM, sob o comando do Major Mário Cabral.



Mortos em Brumadinho sobem para 34, com 23 hospitalizados e 296 desaparecidos

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmaram que resgataram o 34º corpo em meio a lama que vazou da barragem Mina do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O número oficial, divulgado na tarde deste sábado (26), ainda não contabiliza os corpos encontrados dentro de um ônibus. 



Brumado: Polícia prende homem acusado de estuprar suas 5 filhas

O suspeito foi levado para a 20ª Coorpin (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os casos de abusos sexuais em Brumado começam a povoar com mais intensidade a página policial, já que várias ocorrências nesse sentido vêm ocorrendo. Dentro desta tendência preocupante, uma guarnição da PM cumpriu neste sábado (26) um mandado de prisão expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, que é o responsável pela Vara da Infância e da Família. As informações foram passadas pela 34ª CIPM ao 97NEWS, nas quais foi relato que um homem, de identidade preservada, foi preso acusado de estuprar as suas cinco filhas. Se o caso for confirmado pode se tratar de um caso histórico, já que não se têm registros com essa gravidade na mídia local. A polícia ainda não deu detalhes sobre caso, já que existe a possibilidade de um linchamento do suspeito. Ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado e já stá à disposição da justiça.



Brumado: Sobrevoo de helicóptero da Graer gera onda de especulações; veja vídeo

O helicóptero pousou no pátio da 34ª CIPM (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Uma das características principais do brumadense é a curiosidade e a arte de disseminar informações, tanto que a cidade já foi chamada de “a terra dos blogs” de tantos veículos desse tipo existirem no município que não chega nem a 100 mil habitantes. Então, qualquer fato, pelo mínimo que seja, pode ganhar uma dimensão muito maior do que se imagina. Dentro dessa ótica, um fato ocorrido na tarde desta sexta-feira (25), por volta das 16h, acabou gerando uma forte onda de especulações. Tudo se iniciou quando um helicóptero, que a princípio foi tido como do Exército, começou a sobrevoar a cidade. Diante disso, alguns comentários surgiram de que poderia ter existido uma confusão com o nome da cidade, já que a tragédia ocorrida em Minas Gerais ocorreu numa cidade chamada Brumadinho. Mas isso foi logo dissipado, em seguida, surgiram os comentários de que era uma UTI aérea que veio pegar um paciente, já que a aeronave acabou pairando por um bom tempo em cima do Hospital Magalhães Neto, mas também essa não foi a versão verdadeira. Com a aproximação ficou notório que o helicóptero era do Graer – Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, o qual acabou pousando no pátio do comando da 34ª CIPM. A Polícia não deu nenhuma informação oficial sobre uma possível missão que estaria sendo feita em Brumado, o que acendeu ainda mais a curiosidade, já que muitos suscitaram que seria feita a transferência de um preso de alta periculosidade, o que também não se confirmou, inclusive sendo refutada essa possibilidade. A informação mais próxima da realidade é que a aeronave estava realizando a operação de combate a incêndio na Serra do Gigó, na região de Ituaçu e que resolveu fazer um pouso em Brumado. Veja vídeo do sobrevoo:



Aracatu: malhadense tenta vender veículo suspeito de roubo e acaba sendo levado para a DP

O veículo e indivíduo foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

O roubo de veículos na região sudoeste continua alto e, com isso, a Polícia Militar vem tendo um grande trabalho para combater esse tipo de delito, que acontece, inclusive nas pequenas cidades. Nesta sexta-feira (25), por volta das 12h, uma guarnição da 34ª CIPM que atua em Aracatu informou ter apresentado um homem e um veículo na delegacia do citado município. Segundo relato dos policiais, o indivíduo, natural de Malhada de Pedras, estaria vendendo o veículo GM/Corsa, cujas informações do chassi não condiziam com a documentação apresentada por ele. Assim, foram apresentados ao delegado e o fato registrado na Delegacia de Polícia, em Aracatu.



Brumado: menor é apreendido com vários objetos furtadas na feira livre

Os objetos foram subtraídos na feira livre (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Por volta de 08h17min desta sexta-feira (25), a guarnição de Radiopatrulhamento conduziu e apresentou o veículo IMP/M.BENS 310D Sprinter, bem como um menor, com 13 anos, por conta de o seu responsável e "patrão" ter supostamente praticado furtos na feira livre de Brumado. Os objetos subtraídos foram encontrados no veículo mencionado, mas o suspeito se evadiu ao notar a presença da guarnição. Por essa razão, todo o material e o menor foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia territorial em Brumado.



Bolsonaro sobrevoa área onde barragem se rompeu em Brumadinho; há 9 mortos e mais de 300 desaparecidos

Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa área atingida por rompimento de barragem em MG (Foto: Divulgação/Presidência da República)

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH, e fez uma segunda transbordar. Um mar de lama destruiu casas da região. Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Até o momento, há confirmação de 9 mortos, além da estimativa de 300 a 350 desaparecidos. Governo federal montou gabinete de crise; Bolsonaro sobrevoou a área na manhã deste sábado.



WSouza Sistema implantará site oficial do município de Tanque Novo

Foto: Divulgação

Continua buscando novas parcerias para seguir oferecendo um serviço de desenvolvimento sob medida e de altíssima qualidade. No último dia 24, a empresa recebeu em sua sede o Secretário de Administração do município de Tanque Novo, Edvan Santos, além do Chefe de Gabinete Cláudio Roberto e da Advogada Dione Scarlet. Na oportunidade, o município suscitou várias dúvidas a respeito do desenvolvimento do novo site oficial do município, que será desenvolvido pela WSouza Sistemas, uma vez que a administração municipal vem se mostrando muita atenta a atender corretamente a lei da transparência e acesso à informação. Para conhecer a WSouza acesse www.redewsouza.com.br.



Brumado: após lutar contra uma anemia falciforme, jovem de 19 anos acaba falecendo vítima de um infarto na tarde desta sexta-feira (25)

Luiz Henrique era um jovem muito alegre e cheio de vida e sua morte causou uma profunda comoção (Foto: 97NEWS)

Anemia falciforme é uma doença hereditária, ou seja, transmitida dos pais para os filhos e é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia, sendo mais comuns em pessoas da raça negra. No início da tarde desta sexta-feira (25), a morte prematura do jovem Luiz Henrique Pereira Filhos, causou uma profunda tristeza na cidade, já que ele era muito querido e conhecido. Filho do “holding” da Banda Magnatas, Leonaldo Pereira (Nego Nado), Luiz Henrique era um jovem muito alegre, cheio de vida e dono de uma simpatia muito grande. Ele vinha lutando há um bom tempo contra a doença, tendo sido internado recentemente no Hospital Magalhães Neto, onde, por volta das 13h30m teve um infarto fulminante e acabou vindo a óbito. O 97NEWS se solidariza com a família enlutada que ainda não divulgou os horários e os locais do velório e sepultamento.



Brumado: Acidente com motocicleta na Av. João Paulo deixa jovem em estado grave

Foto: 97NEWS

Um jovem ficou gravemente ferido na noite desta quinta-feira (24) em um acidente na Avenida João Paulo I, em Brumado. Segundo as primeiras informações apuradas pelo 97NEWS, no local, a vítima identificada como Carlos Danyel Verner, tem aproximadamente 18 anos e estava em uma motocicleta quando se desequilibrou e caiu. As causas do acidente não foram esclarecidas. De acordo com a polícia, o jovem foi socorrido por uma unidade do Samu 192 e, em seguida levado inconsciente para a unidade de emergência do Hospital Professor Magalhães Neto. Na tarde desta sexta-feira (25), familiares e amigos pediam oração nas redes sociais a Carlos, que precisa ser transferido com urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista.



Após vencer o câncer e perder uma perna, adolescente busca recursos para aquisição de prótese

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Os 14 anos de idade fazia dela ainda uma pré-adolescente, mas o câncer a “obrigou” a lutar como um adulto. Os brinquedos que deviam fazer parte da infância da caculeense Aynara Pereira Neves muitas vezes tiveram que ser substituídos por tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Foram dois anos de combate, mas a boa notícia apareceu, a cura. Hoje, com 16 anos, a adolescente compartilha a história dela nas redes sociais. A família também compartilhou sobre como foi “respirar a doença”. Aynara relembrou que apesar de ser criança na época que se deparou com o câncer, ela sabia que estava doente e que precisava de tratamento para melhorar. Ela havia sido diagnosticada com Osteosarcoma - que é um tipo o mais comum de cancro que afeta o osso e envolve as pilhas anormais do osteoblast, que são responsáveis para a construção do osso. “Não entendia muito bem o que era o câncer, mas sei que foi difícil conviver com a doença, pois todos me tratavam diferente. Sei que o câncer exigia um cuidado especial, mas eu sempre soube que tinha coisas que crianças saudáveis faziam que eu não poderia fazer”, contou. Moradora da comunidade de Várzea Grande, zona rural de Caculé, Aynara teve como sequela do tratamento a amputação da pena esquerda e, agora que já finalizou a quimioterapia, busca recursos para comprar uma prótese que custa  cerca de  R$ 10 mil reais. "Quero ter uma vida normal como toda garota da minha idade", disse. Familiares e amigos estão organizando um leilão beneficente que será realizado no dia 02 de fevereiro, as 19h30 na Fazenda Lázaro, residência do avô de Aynara. O leilão tem como objetivo arrecadar recursos para ajudar na aquisição da prótese. As contribuições para que a jovem Aynara consiga comparar a prótese também podem ser feitas por meio de depósito ou transferência bancária na Conta Corrente: 0016288-4, Agência: 3092-9 (Banco Bradesco) em nome de Regina de Jesus Pereira, CPF: 808.496.285-04. Informações: (77) 98121-0217. Colabore com esta causa.