ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Dias das Mães é com a Maxxnet: Para concorrer, siga as nossas regras no Instagram

Segundo suspeito do homicídio no Hospital de Brumado é morto em confronto com a PM de Vitória da Conquista

Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas

Brumado: Prefeitura Municipal anuncia mais Bolsistas para PAEES

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Hipertiroidismo: O que você precisa saber

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Guilherme Bonfim conquista obra de extensão de água para o Bairro Esconso, em Brumado

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado


Brumado confirma 6 óbitos por conta da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (25), o município de Brumado registrou 6.745 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.758. Entre os diagnósticos: 58 internações, 115 óbitos, 743 pacientes em tratamento e 5.887 recuperados. No momento, 131 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.562 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Caetité: Adab apreende 210 kg de carne clandestina

Foto: Divulgação l Adab

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu na última quinta-feira (25), 210 kg de carne clandestina na cidade de Caetité. Segundo informou o órgão ao site 97NEWS, a operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. A apreensão foi realizada no Distrito de Maniaçu. De acordo com a Adab, novas fiscalizações e operações serão realizadas em toda a cidade de Caetité e em toda a região de Guanambi. A Adab reforça que a carne de origem clandestina prejudica a saúde da população, pois não tem nenhuma condição para consumo. O órgão pontuou que as carnes precisam ter procedência, ou seja, vir de frigoríficos, bem como ser inspecionadas. Toda a carne apreendida foi incinerada.



Ifba abre inscrições para o curso de Tecnologia em Jogos Digitais na UAB Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Federal de Educação da Bahia (Ifba) inicia a partir desta quinta-feira (25) as inscrições para o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 40 vagas para o polo da UAB em Brumado, na modalidade de ensino à distância (EAD). As inscrições para o processo seletivo serão feitas exclusivamente via internet (aqui). O período das inscrições vai até o dia 10 de abril e o edital com todas as informações sobre as vagas e de como ocorrerá o processo seletivo está disponível.



Prazos de CNH e licenciamento de veículos são prorrogados na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Estão suspensos em toda a Bahia os prazos relacionados à habilitação e veículos, por tempo indeterminado. Com a medida, ficam prorrogados os prazos de validade da Carteira de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) vencidas desde 1° de fevereiro de 2020. Foi prorrogado também o prazo para registro e licenciamento de motos e carros novos adquiridos a partir de 12 de fevereiro de 2021. A medida foi solicitada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A portaria foi publicada na quarta-feira (24). A decisão do Contran ainda estabelece a suspensão do prazo para a transferência de propriedade dos veículos comercializados desde 28 de janeiro de 2021. As datas finais para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de infração, a partir de 26 de fevereiro de 2021, estão suspensas também. "Nossa provocação estava bem formulada e convenceu o Contran. Os baianos não poderiam ser prejudicados, quando vivemos um momento grave da pandemia no estado, que resultou na interrupção dos serviços de trânsito em Salvador e região metropolitana. A maior preocupação era com os motoristas que trabalham em serviços essenciais e estavam com medo de perder a renda. Agora, eles vão poder circular tranquilos", declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.



Crea implanta atendimento virtual na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para minimizar os impactos sofridos nesta segunda e, mais difícil fase de contaminação do novo coronavírus, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia lançou em março, o atendimento virtual. Por meio de salas virtuais, os profissionais e empresas poderão conversar com os atendentes e resolver suas demandas com a instituição. A nova ferramenta funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. O presidente do Crea-BA, eng. agrimensor Joseval Carqueija, destacou que este projeto já existe no Crea-CE. “Eu vi o Balcão de Atendimento Virtual do Ceará e achei a ideia fantástica, não só para nos ajudar a ficar mais próximo dos profissionais neste momento de pandemia, onde estamos com atendimento presencial suspenso, cumprindo decretos governamentais, mas por lançar mão de recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia do profissional.”, pontua Carqueija. Os serviços do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas estarão funcionando normalmente, bem como o e-mail de atendimento ([email protected]). 

 



Brumado: Cadeirante ameaça servidores em posto de saúde do bairro Dr. Juracy

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Tentando entrar em um posto de saúde de Brumado sem máscara, um homem invadiu o local e agrediu verbalmente os servidores de saúde da unidade, exigindo que enfermeiras fizesse curativos em sua perna. Gracimar da Costa Silva, 42 anos, entrou na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Paulo Fernando O. Vargas, alterado. O posto de saúde fica no bairro Dr. Juracy. O acesso de raiva aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 09h. Segundo os servidores e pacientes que estavam na unidade de saúde, Gracimar queria entrar na UBS sem máscara, quando foi abordado por um GCM, o qual solicitou do mesmo que colocasse a proteção facial. De acordo com os funcionários do local, o homem transtornado partiu para cima do GCM na tentativa de agressão. Os servidores acionaram a Polícia Militar, que em seguida, conduziu o cadeirante para a Delegacia de Brumado. 

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, Gracimar relatou que fez uma cirurgia recentemente na cidade de Salvador, e foi recomendado pelo médico a fazer curativos. "Eu cheguei na unidade de saúde e pedi pra fazer o curativo, só que ai, o rapaz me tratou mal. E eu também fui ignorante com ele porque eu não aceito ninguém me tratar assim. Eu trabalhei 20 anos como chofer [caminhoneiro] sou trabalhador", disse Silva. Questionado porque ele entrou sem máscara na UBS, ele afirmou que no momento do atendimento ele usava a proteção facial. "Ele acha que eu sou [cachorro], não sou, ele queria me humilhar", afirmou. Gracimar que perdeu a outra perna em um acidente de carro, foi conduzido a Delegacia e ouvido pelo delegado de plantão. Servidores da UBS também foram até a 20ª Coorpin para registrar o Boletim de Ocorrência contra o acusado. Só lembrando que Artigo 331 do código penal (Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940) diz que: "Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela." A pena prevê: "detenção, de seis meses a dois anos, ou multa."

 



Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Foto: Divulgação

O câncer colorretal é mais conhecido como câncer de intestino e é um dos tumores com mais ocorrência no Brasil. São mais de 35 mil casos por ano. Para chamar a atenção para o alto grau de incidência tanto em homens como em mulheres o mês de março foi escolhido para a campanha de conscientização, sendo designado – “Março Azul-Marinho”. Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamado cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos. Os pólipos são adenomas e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética podem, com o passar do tempo, transformar-se em câncer. Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). 

O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer. Em suma, os fatores de risco para o câncer colorretal são: Fumar; Consumir bebidas alcoólicas; Ter sobrepeso ou obesidade; Consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles que a cada 100g oferecem 225-275Kcal) e carnes vermelhas; Consumir carnes (quaisquer tipos, inclusive aves e peixes) preparadas na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco; Consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais; Ser sedentário. Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama. Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado. É de suma importância que ao apresentar os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino como: Sangue nas fezes; Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); Dor ou desconforto abdominal; Fraqueza e anemia; Perda de peso sem causa aparente; Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas); Massa (tumoração) abdominal, se busque um especialista para diagnóstico, pois esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento específico. Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias. Portanto, a prevenção é o melhor remédio. Cuidem-se. Todos contra o câncer colorretal! Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


Brumado: 'Toque de recolher não é para todos', afirma empresário ao filmar supermercado aberto

Foto: Reprodução l Vídeo

Um empresário de Brumado gravou um vídeo no qual ele chama a atenção das autoridades, indignado com a atitude de alguns colegas que insistem em manter os seus estabelecimentos abertos, mesmo com o Decreto Estadual -- que inclusive foi prorrogado até o dia 05 de abril -- o qual determina restrições no horário de funcionamento, das 18h ás 05h, e só poderão funcionar serviços essenciais em toda a Bahia. No entanto, segundo o vídeo gravado pelo próprio empresário, enquanto que vários estabelecimentos fecham às portas obedecendo as restrições do decreto, um supermercado localizado na Rua Felipe dos Santos, no bairro das Flores continuava aberto. "Ai galera, mercadinho Iris, já foi feita várias denúncias [...] tá aberto. Ontem fechou 09h da noite [...] os outros estabelecimentos estão tudo fechado, mas foi feita a denúncia, a Polícia não vem aqui, ninguém sabe porque não vem aqui. Mas ta ai aberto [...] seis e [...] seis e quarenta, ontem ficou até nove horas, vou ver até que horas ele vai", comentou no vídeo. O governo baiano também definiu restrições na comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto, na quarta-feira (24), ficou estabelecida a medida restritiva para a região de Brumado, de 23 de março até as 5h de 26 de março. Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados.





Brumado: Irmãos são detidos por cultivar maconha dentro de casa no bairo Dr. Juracy

Foto: Divulgação l PM

Um homem e seu irmão foram detidos, na manhã de quarta-feira (24), por cultivar maconha na residência em que eles moram, no bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo a Polícia Militar, durante uma abordagem à um indivíduo na Rua Américo da Silva, foram informados por este de que no quintal da sua casa tinha um pé de "maconha", de propriedade do seu irmão. Ao verificar a denúncia com a devida autorização dos  residentes, o irmão do abordado assumiu que todo material: 01 pé de maconha; 01 Porção da mesma droga e 01 cachimbo para consume de intorpecentes. Os suspeitos foram levados até a delegacia, onde foi ouvidos e liberados em seguida. A planta e o material foram apreendidos.

 



Conquista: Ação apreende 150 animais em condição de maus-tratos

Foto: Divulgação l PRF

Um total de 149 aves silvestres foi apreendido em Vitória da Conquista. A ação ocorreu na última terça-feira (23) em vários locais do município. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA),  grande parte das aves estava presa em gaiolas pequenas. Os maus-tratos eram visíveis. As gaiolas estavam sujas de fezes e urina, sem água, com pouco espaço, escuras e sem circulação de ar. A ação também resgatou um jabuti. Os animais foram levados para o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que também participou das apreensões. No local, eles passaram por uma triagem e permaneceram aos cuidados de uma equipe de médicos veterinários, biólogos e outros profissionais. Os bichos serão tratados e devolvidos à natureza quando estiverem em condições plenas de saúde. Ainda segundo a PRF-BA, os responsáveis pelos animais assinaram um termo circunstanciado de ocorrência. A operação também frisou aos envolvidos a importância de se conscientizar sobre a importância da educação ambiental. Eles vão responder pelas condutas praticadas e crimes ambientais. 



Deputados aprovam isenção de conta de água e auxílio para estudantes baianos

Foto: Luciano Santos l 97News

Os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovaram com unânimidade, na quarta-feira (24), o pacote de medidas enviadas pelo Executivo para enfrentar a pandemia de Covid-19. Entre os Projetos de Lei (PL) aprovados está o 24.131/21, que institui o Programa Bolsa Presença na Rede Pública Estadual de Ensino. O Bolsa Presença oferta uma bolsa de R$150 por estudante durante seis meses com objetivo de evitar a evasão escolar. Serão beneficiadas 257 mil famílias cadastradas no CadÚnico. Além disso, recebeu o aval dos parlamentares o PL 24.129/21, que autoriza o Executivo estadual a pagar faturas residenciais de água de consumidores de baixa renda beneficiários de tarifa social que residam no estado. O projeto beneficiará 860 mil famílias de baixa renda que terão suas contas de água pagas pelo Estado.



Quantidade de internados com casos graves da Covid-19 alcança novo recorde na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

A Bahia alcançou, na quarta-feira (24), um novo recorde de pacientes internados com casos graves da Covid-19. Agora, são 1.246 pessoas ocupando unidades de terapia intensiva, sendo 1.224 adultos e 22 crianças, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O aumento, entretanto, não refletiu em maior percentual de vagas de UTI ocupadas, devido à constante ampliação da oferta de leitos por parte do governo do estado. Entre as unidades para adultos, a taxa de ocupação se mantém em 86%. O número de mortes notificadas em um dia aumentou, chegando a 135 vítimas da Covid-19 só nas últimas 24 horas. Com as 4.830 novas contaminações, a Bahia tem agora 779.321 casos confirmados do novo coronavírus e 14.492 óbitos em decorrência da doença desde o início da pandemia. Também subiu a quantidade de casos ativos da Covid-19, alcançando 16.142 na quarta. 



Meta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia contra Covid-19, diz novo ministro da Saúde

Foto: Reprodução

Durante primeira coletiva de imprensa desde que foi empossado do cargo, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, na quarta-feira (24), que a meta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia contra a Covid-19. De acordo com ele, a intenção é cumprir a meta em curto prazo. Ainda durante a coletiva, Queiroga anunciou a criação de uma secretaria especial contra a Covid-19. “Essa secretaria vai cuidar somente da pandemia, pois sabemos que as pessoas continuam tendo doenças cardiovasculares, câncer e outros males e o Ministério da Saúde precisa continuar atendendo a todos os pacientes”, disse o ministro. Caberá ao pneumologista Carlos Carvalho, da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), coordenar um grupo técnico que coordenará os protocolos de tratamento de pacientes com coronavírus. Além disso, Queiroga nomeou como secretário-executivo Rodrigo Cruz, funcionário de carreira do Ministério da Economia, especialista em gestão. E como secretário de Atenção à Saúde Sérgio Okane, atual diretor-executivo do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.



Brumado registra mais 3 óbitos de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (24), o município de Brumado registrou 6.572 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.642. Entre os diagnósticos: 54 internações, 109 óbitos, 638 pacientes em tratamento e 5.825 recuperados. No momento, 219 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.522 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Após troca na presidência, Petrobras anuncia nova redução no preço da gasolina e do diesel

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras anunciou que cortará R$ 0,11 do preço médio do litro do diesel e da gasolina nas refinarias a partir desta quinta-feira (25). A redução representa queda de 3,71% no preço da gasolina, que passará a custar, em média, R$ 2,69 para as distribuidoras. Já o diesel terá redução de 3,85%, passando para o valor médio de R$ 2,75. É a 2ª diminuição do valor da gasolina no ano. A primeira foi anunciada na última sexta-feira (19), depois de 6 altas. Já o diesel teve sua 1ª redução em 2021, depois de 5 aumentos. Em nota, a Petrobras reforça que os preços praticados são “associados ao mercado internacional e à taxa de câmbio, têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores final”. Ao valor do combustível vendido nas refinarias adiciona-se ainda os impostos federais e estaduais, custos para compra e mistura de etanol anidro, além das margens das distribuidoras e postos de combustíveis. Em fevereiro, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro decidiu zerar por 2 meses – iniciados em março – o PIS/Cofins sobre o diesel. A medida se deu em meio à pressão de uma possível greve dos caminhoneiros por causa da alta dos combustíveis. O mandatário demitiu o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, em meio a esta discussão.



Hemoba de Brumado convida voluntários à doação de sangue para conter queda de estoque durante a pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A unidade da Hemoba de Brumado, localizada no Jardim Brasil, está com agendamentos abertos para doações em grupo. Desde a última semana têm sido recepcionados grupos da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, do Tiro de Guerra, da Guarda Municipal e da Polícia Civil. A ação de mobilização tem o objetivo de melhorar os estoques de sangue no município, que está em níveis críticos para os grupos A+, O+, B-, AB- e em alerta para as demais tipagens. Os doadores que cumpram requisitos de idade e boa saúde para realizar doações e cadastro no banco de voluntários de medula óssea estão sendo convidados à doar de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. A unidade recebe grupos da sociedade civil, de igrejas, empresas públicas e privadas, de universidades e de aniversariantes. Para garantir uma doação segura e a distribuição de sangue para os principais hospitais da cidade, a unidade de saúde adotou desde o começo da pandemia, a doação por Hora Marcada como medida de prevenção. Os doadores que tiverem interesse em agendar seu atendimento devem entrar em contato através do número (77) 3441-1363. Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.



Brumado chega a mais de 5 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A prefeitura de Brumado divulgou, na terça-feira (23), que o município já vacinou mais de 5 mil pessoas contra a Covid-19. Ao todo, 5.773 foram vacinadas e mais da metade já tomaram a segunda dose. De acordo com o IBGE, o município tem 67.335 habitantes. Isso quer dizer que, até esta quarta-feira (24), quase 7,2% da população foi vacinada. Desde a última semana, idosos com idades acima de 71 anos estão sendo imunizados nos quatro postos disponibilizados. Além disso, os servidores da Saúde continuam sendo imunizados. 

 

 

 

Foto: Divulgação


Brumado vacina idosos a partir de 70 anos nesta quinta-feira (25)

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou o cronograma de vacinação contra Covid-19. A vacinação para idosos a partir dos 70 anos de idade acontece nesta quinta-feira (25). A vacinação acontecerá nas escolas, CMEAS, Graças Assis, Zilda Neves e Idalina Azevedo. Das 09h às 11h30 e das 14h às 16h30. É necessário levar documento de identidade, CPF e Cartão de Vacina.



Bolsonaro mente em pronunciamento, muda discurso e agora diz ser favorável às vacinas

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) fez um discurso na terça-feira (23) em cadeia nacional de televisão e rádio para falar da estratégia do governo federal para vacinar os brasileiros neste ano. Apesar de dizer que 2021 será "o ano da vacinação dos brasileiros", o chefe do Poder Executivo, nos últimos 12 meses, minimizou a pandemia, provocou aglomerações, falou contra o uso de máscaras, brecou negociações de imunizantes e, por diversas vezes, manifestou-se contra as vacinas, afirmando que não iria comprá-las ou assumir o risco por eventuais problemas para a população. "Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros. Somos incansáveis na luta contra o coronavírus", disse o presidente ao mentir sobre o que governo tem feito para combater a pandemia. O pronunciamento ocorreu no dia em que 3.158 mortes por Covid-19 foram registradas no país em 24h. "Ao final do ano, teremos alcançado mais de 500 milhões de doses para vacinar toda a população. Muito em breve, retomaremos nossa vida normal", afirmou Bolsonaro. Bolsonaro também mentiu ao dizer que o país é o quinto que mais vacina contra a Covid-19. Na realidade, o país é o sexto entre as nações que mais aplicam a vacina, mas está 60ª posição no ranking proporcional a cada 100 habitantes.