Brumado registra 10 homicídios em apenas quatro meses; em 2022 foram 4 em doze meses

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Nos últimos dias, uma onda de execuções vem assustando a população de Brumado, que registrou em apenas quatro meses o número de 10 homicídios distribuídos em diversos bairros da cidade. As duas mortes do bairro do Mercado, registradas neste final de semana na Rua 2 de Julho, tiveram um intervalo de apenas uma semana com o homicídio do dia 15 de abril, o qual um homem de 38 anos foi seqüestrado e encontrado morto (veja aqui) na comunidade do Campo Seco I na última terça-feira (18). Segundo a Polícia, Alessandro Borges Oliveira, conhecido como "Léo Perninha" tinha passagens por homicídio e tráfico de drogas. Já na tarde de sábado (22), dois homens que não tem envolvimento com o crime morreram após um ataque à tiros em um bar do Bairro do Mercado (veja aqui). Segundo as investigações, o alvo seria um criminoso que usava tornozeleira eletrônica e passava pela Rua 2 de Julho. Durante os tiros, cinco pessoas foram atingidas e, tio e sobrinho não resistiram aos ferimentos e morreram no local. As vítimas foram identificadas como José Dias dos Santos Silva, 60 anos, e Humberto Meira Silva, 32 anos. Outros três foram baleados e foram atendidos no Hospital Municipal de Brumado. Um passou por cirurgia e está internado na UTI do Hospital. Dois foram medicados e passam bem.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dentre os feridos, Pedro Carlos Oliveira Sampaio, vulgo "Pedrinho de Julita", que possivelmente seria o alvo, afirmou a Polícia que passava pelo local quando um veículo Sandero de cor vermelha passou e logo a frente parou, descendo um indivíduo que estava na parte dos fundos do carro e sacou uma pistola e começou atirar em sua direção, tendo o mesmo fugido e adentrado no bar, onde se trancou no banheiro após ser atingido na região lombar. Essa onda de crimes começaram no dia 07 de janeiro deste ano, quando o primeiro homicídio foi registrado no bairro Baraúnas (veja aqui). A vítima foi identificada como Alex Santana da Silva, 27 anos. No mês de fevereiro, Valter Oliveira dos Santos Junior, 29 anos, foi morto na Rua Padre Anchieta, no bairro Dr. Juracy. Em março, um vendedor de cachorro quente foi morto a tiros no Bairro das Flores. O crime ocorreu no dia 25 de março e três pessoas foram baleadas, em um bar, na Rua Padre Feijó. João Batista da Silva Ramos, 48 anos não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O crescimento de homicídios aliado aos casos de violência nas escolas do Brasil vem preocupando entidades e a sociedade civil de Brumado. Nos últimos dias, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Conselho de Segurança Municipal (CONSEG) mobilizaram a população para que a cidade receba urgentemente um Batalhão da Polícia Militar. O pedido já foi formulado ao Comando da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia. O pedido será analisado pelo governador, Jerônimo Rodrigues. Dentro da temática, a APLB Sindicato - Delegacia da Caatinga - de Brumado vai promover na próxima quarta-feira (26), a 1ª Plenária sobre Segurança Pública. O evento contará com a participação de educadores e outros órgãos ligados a segurança pública. A Plenária ocorre na Câmara Municipal de Vereadores.