ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é preso após invadir a casa da ex-mulher com uma faca

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado


Brumado: Instalação de torre de telefonia perto de casas preocupa moradores do bairro Novo Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da Rua Raimundo Moreira Cardoso, no bairro Novo Brumado, estão preocupados com uma torre de telefonia que está sendo instalada no bairro, bem perto das casas. Eles têm medo de problemas que possam ser causados à saúde, por conta da radiação. José Maria da Silva mora ao lado do terreno em que a torre está sendo construída. Ele está preocupado com a saúde dele e de vizinhos que possui comorbidades. "A minha preocupação é com a saúde minha e a dos meu vizinhos. Aqui nós temos moradores que fazem tratamento de tiroide ouras usam marcapasso, então nossa preocupação é muito grande, e tem o risco de queda", reclama. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já a moradora Xaiane de Souza Santos está mais preocupada com a radiação que pode ser emitida pelas antenas de celular que vão ser instaladas na torre. "A prefeitura tem que verificar o que realmente esta acontecendo, o que vai ser instalado, porque a gente não quer essa torre nessa localidade", reforça a comerciante. Eles já fizeram um abaixo assinado e pedem uma resposta. Por enquanto, a obra está em fase de conclusão. Segundo informou a prefeitura aos moradores, quem faz essa análise antes da instalação da torre, ainda na fase do projeto, é a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. "Estamos com o abaixo assinado e , após isso, vamos ao Ministério Público em busca de apoio”, explica a moradora. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já em relação à radiação, os moradores foram informados de que a análise não pode ser solicitada agora. É preciso esperar que as antenas sejam instaladas e em funcionamento. Entre as normas da Anatel, segundo o órgão, é possível "licenciar o conjunto dos aparelhos que compõem uma estação de telecomunicações, desde que estejam em conformidade com o que diz a lei". Também, é informado pela agência reguladora que "compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local, como por exemplo, a ocupação do solo". Conforme Xaiane, a torre está tão próxima ás residências que uma das casas fica aos fundos da torre. "Simplesmente chagaram aqui e montaram a torre sem nenhum comunicado aos moradores. Procuramos a prefeitura e eles pediram para que fizéssemos um abaixo assinado", diz.

 



Comentários

  • Amaury

    "Para esclarecer o assunto e falar sobre antenas, temos que entender que há dois tipos de radiações eletromagnéticas: a ionizante e a não ionizante. A não ionizante é a radiofrequência, que possui radiação com baixa energia, como televisão, micro-ondas, transmissão de rádio e Torres de celulares . A ionizante, por sua vez, é proveniente, por exemplo, da radiação ultravioleta e dos raios X, que destrói as células de DNA e, como consequência, pode causar câncer. a radiação eletromagnética emitida pelas antenas de celulares é do tipo de onda não ionizante. Com isso, ela não pode causar nenhum tipo de tumor nas pessoas que vivem próximas aos locais de instalação. O único efeito é que, a radiação eletromagnética não ionizante, como a radiofrequência emitida por celulares, causa aumento na temperatura onde essas radiações têm contato. É daí que vem a radiação e o aumento do calor nos micro-ondas. Portanto, o celular aumenta a temperatura no local onde é usado. Até o momento não há nenhum estudo científico que comprove que as antenas das torres possam fazer mal à saúde humana. "Existem recomendações com relação ao local de instalação, altura da torre e posicionamento das antenas baseadas em normas brasileiras e internacionais. Se Torre transmissora de celular, radiodifusão ou teledifusão provocasse câncer cidades como Nova York, São Paulo, Cidade do México e etc, já teriam vitimados toda sua população com câncer. Vale lembrar que estas torres são estaiadas com altura e localização que atendem as normas da anatel, tendo custo elevado de instalação, e nenhuma empresa faz um investimento deste sem que atenda as normas de telecomunicações vigente. "

Deixe seu comentário