ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Confianças do comércio e serviços sobem em julho, diz FGV

Em onda extrema de frio no país, temperatura chega a -7,8ºC em SC

Reumatologista da Clínica Mais Vida fala sobre infiltração e sua importância nos tratamentos reumáticos

Brumado: Prisão domiciliar de grávida presa com 90 kg de maconha pode ser decretada hoje (29)

Brasil ultrapassa marca de 98 milhões de vacinados com primeira dose contra Covid-19

Ministro da Saúde pede que brasileiros tomem segunda dose contra Covid-19

Homem é preso suspeito de estuprar enteada por 17 anos em Juazeiro

Brumado: 6 estão hospitalizados por conta da Covid-19

Anagé: Três ciganos suspeitos de envolvimento nas mortes de PMs em Conquista morrem em confronto

Brumado: AUCIB protocola ofícios solicitando da Câmara uso do veículo oficial por empresa privada

Em solo brumadense, ex-vereador Márcio Moreira é recebido por familiares e amigos sob fortes emoções

Brumado: Após saber pela imprensa sobre 'Operação Mobile', criminoso devolve celular de R$ 6 mil ao proprietário

Com foto de homem armado, governo Bolsonaro faz homenagem ao Dia do Agricultor

Brumado: Cantor Sissa Night se recupera de cirurgia após acidente com 'Tuk Tuk'

Ex-vereador e empresário Márcio Moreira recebe alta após ser curado da Covid-19; veja

Brumado: Idosa diz estar traumatizada após ser atacada por cachorros: 'Muito medo'

Brumado será contemplado com o serviço de reconhecimento facial e de placas

Conquista: Idosa de 73 anos sofre mal súbito e morre na estação Herzem Gusmão

Faça seu cartão GRNCred na CDL de Brumado; conheça nossos credenciados

Partiu Estágio convoca 899 universitários para vagas em 44 municípios baianos


Brumado: Instalação de torre de telefonia perto de casas preocupa moradores do bairro Novo Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da Rua Raimundo Moreira Cardoso, no bairro Novo Brumado, estão preocupados com uma torre de telefonia que está sendo instalada no bairro, bem perto das casas. Eles têm medo de problemas que possam ser causados à saúde, por conta da radiação. José Maria da Silva mora ao lado do terreno em que a torre está sendo construída. Ele está preocupado com a saúde dele e de vizinhos que possui comorbidades. "A minha preocupação é com a saúde minha e a dos meu vizinhos. Aqui nós temos moradores que fazem tratamento de tiroide ouras usam marcapasso, então nossa preocupação é muito grande, e tem o risco de queda", reclama. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já a moradora Xaiane de Souza Santos está mais preocupada com a radiação que pode ser emitida pelas antenas de celular que vão ser instaladas na torre. "A prefeitura tem que verificar o que realmente esta acontecendo, o que vai ser instalado, porque a gente não quer essa torre nessa localidade", reforça a comerciante. Eles já fizeram um abaixo assinado e pedem uma resposta. Por enquanto, a obra está em fase de conclusão. Segundo informou a prefeitura aos moradores, quem faz essa análise antes da instalação da torre, ainda na fase do projeto, é a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. "Estamos com o abaixo assinado e , após isso, vamos ao Ministério Público em busca de apoio”, explica a moradora. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já em relação à radiação, os moradores foram informados de que a análise não pode ser solicitada agora. É preciso esperar que as antenas sejam instaladas e em funcionamento. Entre as normas da Anatel, segundo o órgão, é possível "licenciar o conjunto dos aparelhos que compõem uma estação de telecomunicações, desde que estejam em conformidade com o que diz a lei". Também, é informado pela agência reguladora que "compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local, como por exemplo, a ocupação do solo". Conforme Xaiane, a torre está tão próxima ás residências que uma das casas fica aos fundos da torre. "Simplesmente chagaram aqui e montaram a torre sem nenhum comunicado aos moradores. Procuramos a prefeitura e eles pediram para que fizéssemos um abaixo assinado", diz.

 



Comentários

  • Amaury

    "Para esclarecer o assunto e falar sobre antenas, temos que entender que há dois tipos de radiações eletromagnéticas: a ionizante e a não ionizante. A não ionizante é a radiofrequência, que possui radiação com baixa energia, como televisão, micro-ondas, transmissão de rádio e Torres de celulares . A ionizante, por sua vez, é proveniente, por exemplo, da radiação ultravioleta e dos raios X, que destrói as células de DNA e, como consequência, pode causar câncer. a radiação eletromagnética emitida pelas antenas de celulares é do tipo de onda não ionizante. Com isso, ela não pode causar nenhum tipo de tumor nas pessoas que vivem próximas aos locais de instalação. O único efeito é que, a radiação eletromagnética não ionizante, como a radiofrequência emitida por celulares, causa aumento na temperatura onde essas radiações têm contato. É daí que vem a radiação e o aumento do calor nos micro-ondas. Portanto, o celular aumenta a temperatura no local onde é usado. Até o momento não há nenhum estudo científico que comprove que as antenas das torres possam fazer mal à saúde humana. "Existem recomendações com relação ao local de instalação, altura da torre e posicionamento das antenas baseadas em normas brasileiras e internacionais. Se Torre transmissora de celular, radiodifusão ou teledifusão provocasse câncer cidades como Nova York, São Paulo, Cidade do México e etc, já teriam vitimados toda sua população com câncer. Vale lembrar que estas torres são estaiadas com altura e localização que atendem as normas da anatel, tendo custo elevado de instalação, e nenhuma empresa faz um investimento deste sem que atenda as normas de telecomunicações vigente. "

Deixe seu comentário