Brumado: Instalação de torre de telefonia perto de casas preocupa moradores do bairro Novo Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da Rua Raimundo Moreira Cardoso, no bairro Novo Brumado, estão preocupados com uma torre de telefonia que está sendo instalada no bairro, bem perto das casas. Eles têm medo de problemas que possam ser causados à saúde, por conta da radiação. José Maria da Silva mora ao lado do terreno em que a torre está sendo construída. Ele está preocupado com a saúde dele e de vizinhos que possui comorbidades. "A minha preocupação é com a saúde minha e a dos meu vizinhos. Aqui nós temos moradores que fazem tratamento de tiroide ouras usam marcapasso, então nossa preocupação é muito grande, e tem o risco de queda", reclama. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já a moradora Xaiane de Souza Santos está mais preocupada com a radiação que pode ser emitida pelas antenas de celular que vão ser instaladas na torre. "A prefeitura tem que verificar o que realmente esta acontecendo, o que vai ser instalado, porque a gente não quer essa torre nessa localidade", reforça a comerciante. Eles já fizeram um abaixo assinado e pedem uma resposta. Por enquanto, a obra está em fase de conclusão. Segundo informou a prefeitura aos moradores, quem faz essa análise antes da instalação da torre, ainda na fase do projeto, é a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. "Estamos com o abaixo assinado e , após isso, vamos ao Ministério Público em busca de apoio”, explica a moradora. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já em relação à radiação, os moradores foram informados de que a análise não pode ser solicitada agora. É preciso esperar que as antenas sejam instaladas e em funcionamento. Entre as normas da Anatel, segundo o órgão, é possível "licenciar o conjunto dos aparelhos que compõem uma estação de telecomunicações, desde que estejam em conformidade com o que diz a lei". Também, é informado pela agência reguladora que "compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local, como por exemplo, a ocupação do solo". Conforme Xaiane, a torre está tão próxima ás residências que uma das casas fica aos fundos da torre. "Simplesmente chagaram aqui e montaram a torre sem nenhum comunicado aos moradores. Procuramos a prefeitura e eles pediram para que fizéssemos um abaixo assinado", diz.