ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Caminhão tomba em ribanceira e deixa feridos em Conquista

Brumado: Irregularidades em Licitação pode ser um dos motivos de impeachment do Prefeito

Polícia desarticula quadrilha de receptação de caminhões furtados em Guanambi

Brumado: Em patrulhamento pelo bairro Dr. Juracy, Polícia apreende drogas

LEM: Homem é suspeito de agredir companheira e colocar fogo na casa

46ª CIPM inicia campanha contra a violência doméstica na região de Livramento de Nossa Senhora

Embasa lança Agência Virtual com diversos serviços

Auxílio de R$ 600 tira temporariamente 72% da extrema pobreza, diz ministério

Pagamento do Fies está suspenso até dezembro

Hemoba tem estoque crítico de bolsas de sangue por causa de queda nas doações

Faça seu exame de PSA no LAB

Brumado chega a 247 casos do novo coronavírus e 56 em tratamento

Cerca de meia tonelada de maconha é apreendida em Campo Formoso e Curaçá

Rui diz que cidades com aumento de casos da Covid-19 terão medidas mais duras de restrição

Tanhaçu registra primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus

86% das prefeituras baianas estão irregulares na transparência dos gastos com Covid-19, aponta TCM

Homem ateia fogo em residência e tira a própria vida no município de Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Mesmo sendo na modalidade 'pregão presencial', população questiona contrato entre Câmara e casa de peças no valor de 122 mil

Pré-candidato a vereador é preso com carro de luxo roubado em Contendas do Sincorá


25 de Novembro: Em dia nacional, baiana de acarajé exalta ofício em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Elas costumam trabalhar atrás de um tabuleiro ornamentado com muita delícias. Bolinho de feijão, vatapá, caruru, camarão, salada e pimenta, são seu instrumento de trabalho e ganha-pão. As baianas de acarajé são tão importantes para a história da Bahia e do Brasil que ganharam uma data para celebrar sua profissão. Nesta segunda-feira (25), é comemorado o Dia da Baiana de Acarajé. "Dendê, azeite e amor", comenta a baiana de acarajé Maria Odete, a "Dona Dete". Atrás do tabuleiro há quatro décadas, conta ainda que comemorar o Dia Nacional das Baianas de Acarajé é reafirmar a resistência das mulheres que, há gerações, sustentam suas famílias com a venda dos quitutes. "Todos sabem que nasci em Candeias, me criei em Santo Amaro, mas vim para Brumado ainda jovem. Sigo a tradição há mais de 40 anos, e agora estou passando a tradição às minhas filhas e netas", afirma Dona Dete. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O mesmo sorriso que recebe convidados em sua casa é o mesmo que reflete no tabuleiro ao atender os clientes. Mãe de sete filhos, Dona Dete conta que com a ajuda do seu marido já falecido, criou todos com o acarajé. "Criei todos, trabalhei muito e, viajei por várias cidades. Em Brumado fui uma das pioneiras, depois fui para o Rio de Janeiro, fiquei lá pro três anos e em seguida, retornei à Brumado onde continuo com muito carinho e amor", relata. Elas são responsáveis por preparar e comercializar uma das iguarias mais tradicionais da culinária baiana. E sua importância e valor foi reconhecido em 2004, quando foram consideradas patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. Questionada sobre o segredo do quitute de Dona Dete, ela ressaltou que o tempero é o carinho. "Não tem segredo, o tempero de toda comida é o carinho, seja qual for o alimento, se ele foi feito com carinho e dedicação, fica saboroso", disse a baiana. Em Salvador, a data que reverencia essas profissionais, já viajou símbolo da cultura baiana e brasileira. A data costuma ser celebrada com desfile pelas ruas e cultos religiosos dedicados a elas, no centro histórico da Capital Baiana.

 



Comentários

  • Maxuel de Almeida Ramos

    "Como diria o meu amigo Edmundo..."Dona Dete é uma figura extraordinária", e eu concordo, essa pessoa personificada na figura de Baiana do acarajé só trouxe alegria e energia positiva aos habitantes dessa terra, sempre com um sorriso nos lábios e essa afeição de felicidade, sempre com uma palavra amiga e atitudes altruístas, essa pessoa só fez somar com a sua vinda para para a nossa cidade. Me sinto feliz por tê-la como amiga e grande é a minha admiração por sua pessoa. Que Deus continue lhe iluminando e abençoando !!!!!"

Deixe seu comentário