ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol


Brumado: Secretaria Municipal de Educação firma TAC com Ministério Público para adequações nas Escolas em Tempo Integral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Educação firmou nesta quinta-feira (25), um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) com a 1ª Promotoria de Justiça de Brumado por meio do Ministério Público da Bahia (MP/BA) para promover adequações nas Escolas em Tempo Integral do município até 2020. O documento prevê que o município realize várias mudanças. Entre elas, está a mudança de horário para alunos que residem na zona rural, no qual devido ao deslocamento muito longo, está causando um desgaste nos alunos. Para isso, ficou definido entre a Secretaria e o MP que, "a partir do dia 12 de agosto deste ano, aqueles estabelecimentos de ensino reduzirão o horário de almoço para encerrar as atividades às 16h, o que possibilitará maior tempo de repouso aos alunos", diz o TAC se referindo ao cansaço dos alunos que muitas vezes saem de casa ainda na madrugada e só chegam a noite. O TAC impõe ainda mudanças nas atividades extracurriculares. "A partir de 2020, as atividades de oficinas ocorram em turnos opostos ao das aulas do currículo regular". Segundo o termo firmado entre administração e o MP, uma das medidas, está a discussão ou votação entre professores e alunos para a escolha das oficinas. "Não havendo número suficiente de profissionais para realizar oficina que tenha sido escolhida por mais de um estabelecimento de ensino, dar-se à preferencia àquele que teve o maior percentual de votação e, se ainda persistir a questão, proceder-se à sorteio". Outra medida é referente as condições dos banheiros e refeitórios. Segundo o MP, o município terá a partir de agora, 120 dias para apresentar um projeto de investimentos para estas áreas que deverão receber melhorias até 2020. Conforme o TAC, a prefeitura terá até 60 dias para provocar a Procuradoria Jurídica do Município, exigindo que a concessionária de energia elétrica Coelba realize alterações na rede de energia, permitindo o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado nas 17 unidades escolares que já foram instalados, mas que não funcionam por conta da carga elétrica não ser suficiente para o funcionamento. Por fim, o Termo de Ajustamento de Conduta diz ainda que o "Conselho Municipal de Educação, compromete-se a dar continuidade ao programa Educação em Tempo Integral , o qual será reavaliado anualmente por esse colegiado, que poderá deliberar por eventuais adequações, sem descaracterizar o contexto de integralidade do ensino". O termo prevê ainda multa diária de R$ 1.000,00 (Um mil reais) se houver descumprimento das obrigações. 



Comentários

  • Lucilene

    ""Essas escolas nenhuma tem condições de ser integral, escolas sem estruturas, sem espaço, nesse calor que faz em Brumado ficar o dia todo sem poder tomar um banho, colocaram o ar, mas não funciona, fico indignada tem que deixar meus filhos o dia todo na escola, quando chegam em casa já chegam casados, não tem tempo pra nada, qual o tempo que vamos ter com os nossos filhos?? Se a maior parte do tempo estão na escola"."

  • Erick

    "Também deveria melhorar a alimentação porque eu já estou cansado de beber menos da metade de um copo de suco na merenda ou melancia . E o almoço nem se fala um tiquinho de nada a gente passa a colher e acha o fundo do prato "

Deixe seu comentário