ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Petrobras sobe novamente preços da gasolina e do diesel

Brumado: OAB vai acionar prefeito na Justiça após decreto que liberou uso de máscaras

Brumado: Colisão lateral entre veículo de passeio e moto deixa dois feridos na BA-148

Motociclista de 42 anos morre em acidente na BA-148

Brumado: Venha conhecer a loja Império Utilidades

Obras da Fiol entre Ilhéus e Caetité vai gerar até 60 mil novos empregos

Tem novidade na Gel Sol, sua representante Intelbras na Bahia

Após EUA transplantar rim de porco para paciente com morte cerebral, Brasil deve iniciar testes

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Governo Federal diz que não interferirá em preços de combustíveis

A Pax Nacional tem credibilidade e compromisso comprovado, não aceite imitações

Governo da Bahia assina contrato de R$ 53 mi para colocar presídio de Brumado em funcionamento

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Homem apontado como mandante da morte de médico em Barra se entrega à polícia

Bahia: Chuvas ajudam na redução de incêndios florestais na Chapada Diamantina

Operação constata desmatamento ilegal em cerca de 589 hectares na Bahia

Trem carregado com cimento descarrila em área residencial de Brumado

Brumado: Mulher que tentou matar a filha envenenada com chumbinho foi presa após condenação da Justiça


Brumado: Secretaria Municipal de Educação firma TAC com Ministério Público para adequações nas Escolas em Tempo Integral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Educação firmou nesta quinta-feira (25), um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) com a 1ª Promotoria de Justiça de Brumado por meio do Ministério Público da Bahia (MP/BA) para promover adequações nas Escolas em Tempo Integral do município até 2020. O documento prevê que o município realize várias mudanças. Entre elas, está a mudança de horário para alunos que residem na zona rural, no qual devido ao deslocamento muito longo, está causando um desgaste nos alunos. Para isso, ficou definido entre a Secretaria e o MP que, "a partir do dia 12 de agosto deste ano, aqueles estabelecimentos de ensino reduzirão o horário de almoço para encerrar as atividades às 16h, o que possibilitará maior tempo de repouso aos alunos", diz o TAC se referindo ao cansaço dos alunos que muitas vezes saem de casa ainda na madrugada e só chegam a noite. O TAC impõe ainda mudanças nas atividades extracurriculares. "A partir de 2020, as atividades de oficinas ocorram em turnos opostos ao das aulas do currículo regular". Segundo o termo firmado entre administração e o MP, uma das medidas, está a discussão ou votação entre professores e alunos para a escolha das oficinas. "Não havendo número suficiente de profissionais para realizar oficina que tenha sido escolhida por mais de um estabelecimento de ensino, dar-se à preferencia àquele que teve o maior percentual de votação e, se ainda persistir a questão, proceder-se à sorteio". Outra medida é referente as condições dos banheiros e refeitórios. Segundo o MP, o município terá a partir de agora, 120 dias para apresentar um projeto de investimentos para estas áreas que deverão receber melhorias até 2020. Conforme o TAC, a prefeitura terá até 60 dias para provocar a Procuradoria Jurídica do Município, exigindo que a concessionária de energia elétrica Coelba realize alterações na rede de energia, permitindo o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado nas 17 unidades escolares que já foram instalados, mas que não funcionam por conta da carga elétrica não ser suficiente para o funcionamento. Por fim, o Termo de Ajustamento de Conduta diz ainda que o "Conselho Municipal de Educação, compromete-se a dar continuidade ao programa Educação em Tempo Integral , o qual será reavaliado anualmente por esse colegiado, que poderá deliberar por eventuais adequações, sem descaracterizar o contexto de integralidade do ensino". O termo prevê ainda multa diária de R$ 1.000,00 (Um mil reais) se houver descumprimento das obrigações. 



Comentários

  • Lucilene

    ""Essas escolas nenhuma tem condições de ser integral, escolas sem estruturas, sem espaço, nesse calor que faz em Brumado ficar o dia todo sem poder tomar um banho, colocaram o ar, mas não funciona, fico indignada tem que deixar meus filhos o dia todo na escola, quando chegam em casa já chegam casados, não tem tempo pra nada, qual o tempo que vamos ter com os nossos filhos?? Se a maior parte do tempo estão na escola"."

  • Erick

    "Também deveria melhorar a alimentação porque eu já estou cansado de beber menos da metade de um copo de suco na merenda ou melancia . E o almoço nem se fala um tiquinho de nada a gente passa a colher e acha o fundo do prato "

Deixe seu comentário