ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Brumado: Moradores bloqueiam estrada de acesso do Parque Eólico por péssimas condições

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta segunda-feira (23), moradores da região de Baixa Grande, Sucuruiu, Catinga Grande e Tamburil, bloquearam a estrada de acesso às comunidades e ao Parque Eólico de Brumado. A estrada é a principal ligação com a BR-030, no entando segundo os moradores, há anos, a via não recebe melhorias. "A gente procura pela empresa que gerencia a eólica e eles afirmam que é de responsabilidade da prefeitura. Já administração diz que a responsabilidade é da empresa. Enfim, enquanto não definir quem é o responsável nós bloqueamos a estrada", disse ao site 97NEWS, Carlos André Carvalho, morador da localidade. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com ele, com a volta as aulas, a preocupação com acidentes é extrema. "Os nossos carros já não aguentam mais esses buracos, é quase toda semana na oficina. E agora é as aulas, como que esses ônibus vão trafegar aqui", diz. O bloqueio ocorreu com madeiras e caixas de cerveja. O bloqueio impediu a passagem de funcionários do Parque Eólico, responsáveis pela geração de energia elétrica para sistema o integrado nacional. A população da região espera contar com o apoio da empresa responsável para que a Prefeitura, através da secretaria de infraestrutura, faça melhorias na estrada vicinal.



Malhadas de Pedras: Jovens criam aromatizador natural que combate muriçocas

Foto: Divulgação

Ao observar a quantidade de pernilongo (Culex quinquefasciatus) no seu município, um grupo de alunas do Colégio Estadual de Malhada de Pedras, sob liderança da professora Núbia Cangussu, desenvolveu um produto natural para combater a proliferação de pernilongos. Segundo Maria Eduarda, integrante da equipe, foram realizados diversos estudos. Após reunir todas as informações, elas começaram a desenvolver o produto com água, álcool 70, alecrim e folha de graviola. “Fizemos várias pesquisas para descobrir os componentes da folha de graviola e do alecrim. No alecrim, encontramos componentes como Cânfora, B-cariofileno, Cineol, que, juntos, contêm ação inseticida. Já na folha de graviola, encontramos acetogeninas anonáceas, uma classe de componentes que também contém ação inseticida”, diz. A ideia surgiu depois das alunas perceberem que existe um número alto de pernilongo na cidade e que era possível produzir um produto de baixo custo contra os insetos: “acreditamos no nosso produto por ele ser natural e os materiais de fácil acesso. Ele é mais barato que os convencionais. Além disso, algumas pessoas também não podem usar os normais pelo fato de serem alérgicas ao cheiro forte”. Para as jovens, o aromatizador tem grande potencial por ter um bom custo benefício e ser biodegradável. O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, e teve participação na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). A equipe é composta por Maria Eduarda, Grazyela Alves, Yasmim Pires e Jennifer Guimaraes.



Brumado: Homem com tornozeleira é preso acusado de roubar lojas no centro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar de Brumado prendeu neste domingo (22) um indivíduo acusado de roubar uma padaria e um supermercado localizados na Rua Auta Leite Oliveira, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. As vítimas relataram que o homem agiu sozinho a bordo de uma moto. As guarnições realizaram rondas na região e chegaram até o proprietário do veículo. Ele foi localizado no Bairro Baraúnas usando tornozeleira eletrônica em decorrência de uma condenação por roubo. O indivíduo foi preso e encaminhado à delegacia.



Prestes à completar 4 anos, moradores cobram retomada de obra da rua Augusto Meira Alves, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em março de 2020, moradores da rua Algusto Meira Alves, no bairro Olhos D'água, procuraram a Redação do site 97NEWS para denunciar a falta de conclusão da pavimentação de umaa via (veja aqui), que inclusive, o próprio outdoor (anúncio) fixado na época pela administração municipal, mostrava a inclusão da rua na obra. No entanto, prestes a completar quatro anos no dia 09 de março deste ano, a rua Algusto Meira Alves continua sem a pavimentação. E com as chuvas qua caíram ao longo dos últimos anos, deixou a rua praticamente intransitável. Para se ter uma ideía do tamanho das crateras que se formaram, um morador enviou fotos que mostram a profundidade dos buracos, que chegam a medir cerca de 1 metro e meio de largura e cerca de 200 metros de comprimento. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acodo com os moradores, a via é uma ligação importante entre o bairro e outros pontos do município e as condições geram risco a motoristas e moradores. Sem o andamento da obra, os problemas para quem vive no local aumentaram. “Desde março de 2020 que estamos buscando junto ao município a conclusão desta obra, mas nada ainda foi feito”, disse um morador em contao com a reportagem. Com os desníveis gerados com as chuvas e falta de caimento na rua, é comum a água criar carteras durante chuvas mais intensas. 



Brumado: Problema em transformador deixa Praça da Prefeitura no escuro neste fim de semana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quem frequentou a Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) neste final de semana estranhou a grande escuridão em um dos locais mais frequentados e badalados de Brumado. Principalmente neste período de verão e férias. Com a cidade cheia de turistas, parte da praça ficou sem energia elétrica, na noite deste domingo (22). O problema, segundo a Prefeitura, foi registrado em um transformador durante às chuvas do final de semana, o que provocou o rompimento de duas "chaves fusíveis" do equipamento. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A queda de energia aconteceu no sábado (21), equipes trabalham para restabelecer o fornecimento ao local nesta segunda-feira (23). "É estranho chegar na praça e encontrar tudo apagado. Parece que a cidade está de luto", comentou Luiz Dutra, morador de São Carlos, São Paulo, em visita a cidade. "Acho que deveria ter um plantão por parte da concessionária. Um ponto turístico como este, um ponto de encontro às escuras desse jeito", disse a brasiliense Renata Costa, em visita à Brumado.



Itapetinga: Adolescente de 17 anos morre após ser esfaqueada durante briga com vizinhas

Foto: Ilustrativa

Uma adolescente de 17 anos morreu após ser esfaqueada durante uma briga na cidade de Itapetinga, Sudoeste da Bahia, na madrugada do domingo (22). O caso ocorreu no distrito de Bandeira do Colônia e de acordo com a 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a vítima, identificada como Sthefanne Caroline Vaz de Lima, entrou em uma briga com outras duas mulheres, que eram suas vizinhas. Segundo a Polícia, Caroline chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Maternidade de Itororó, mas não resistiu aos ferimentos. A 21ª Coorpin aponta que uma jovem de 24 anos foi detida pelo crime. 



Nevoeiro toma conta de Brumado e desperta curiosidade durante madrugada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um nevoeiro tomou conta de Brumado, Sudoeste baiano, na madrugada desta segunda-feira (23), o que deixou os moradores intrigados. Nas redes sociais, comentaram o fenômeno e tiraram algumas fotos. Meteorologistas explicam que a névoa é formada pela concentração da umidade relativa do ar associada a diversas outras características. Nas cidades, o nevoeiro funciona como uma nuvem com a base muito próxima ao solo. Precisando da concentração de umidade e consequentemente um ar mais frio. Foi o que aconteceu em Brumado nesta madrugada, quando por volta das 06h, a umidade do ar chegou a 95%. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Ainda segundo especialistas, quando temos umidade relativa alta com pouca velocidade do vento, é muito comum a formação desse fenômeno. Outro fator, é a localização de Brumado, que contribui para a aparição do evento. Já que o município fica na encosta da Serra das Éguas. Conforme metereologistas, o nevoeiro pode ser formado em qualquer época do ano e em qualquer superfície. Ele pode se formar sobre cidades, sobre campos, sobre rios, lagos. Então onde tem ar e está muito úmido, temos a formação de um fenômeno igual a este. 

Foto: Reprodução l Rede Social


Motociclista de 46 anos morre após bater contra carro em Rio de Contas

Foto: Divulgação l CIPRv

Um motociclista de 47 anos morreu na tarde de sábado (21), após bater a motocicleta que pilotava contra um carro. O acidente ocorreu no KM 383 da BA-148, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, Chapada Diamantina. A ocorrência foi atendida pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), por volta das 15h. Não há detalhes sobre o que causou a batida frontal. 

Foto: Divulgação

Jorge Aparecido Ribeiro Ribas morreu na hora. O motorista do carro, cujo nome não foi divulgado, não sofreu ferimentos. O local do acidente foi isolado pelos militares até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Jorge foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado, para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso.



Auto Diesel: O melhor preço da Bahia!

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumado e região tem o melhor preço da Bahia quando se fala em Auto Peças e Centro Automotivo: Auto Diesel, o mais completo centro automotivo da cidade. Assistência à todos os tipos de veículos: gasolina, flex e diesel. E ainda, peças, acessórios, pneus, baterias e muito mais, com preços imbativéis. Vendas tambem no atacado! Comprando qualquer  pneu, ganhe montagem e alinhamento 3D na hora. E nas compras acima de R$ 100 na Auto Diesel, concorra a uma moto CG Start 160 0km. Auto Diesel: o melhor preço da Bahia é aqui! Na Avenida Centenário, bairro Novo Brumado, nº 963 (saida para Caetité); infomações: (77) 9.9943-1955. Siga a nossa pagina no Instagram: @diesel.auto. Auto Diesel, lojas em Brumado, Macaúbas e Livramento de Nossa Senhora.



Aracatu: Colisão entre caminhão baú e caminhão boiadeiro é registrado na BA-262

Foto: Divulgação l CIPRv

Um caminhão boiadeiro tombou na BA-262, trecho do município de Aracatu, neste sábado (21), após colisão com um caminhão baú, segundo informou a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), ao site 97NEWS, o caminhão baú colidiu na traseira do caminhão tipo boiadeiro fazendo com que o mesmo tombasse nas margens da rodovia. Um passageiro que estava sendo transportado no caminhão baú ficou presos às ferragens e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Brumado, com escoriações nas pernas. 

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com a CIPRv, os motoristas dos dois veículos não sofreram ferimentos. O veículo baú que se encontrava na via obstruindo parcialmente o trânsito foi retirado com o auxílio de um guincho enquanto o caminhão boiadeiro ficou tombado às margens da rodovia sem causar nenhum tipo de obstrução no fluxo, sendo removido em seguida.



Americanas nega falência e garante operar 'normalmente'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em comunicado a consumidores, a Americanas S. A. negou, no sábado (21), que irá falir. A empresa reforçou que todos os canais de atendimento -- site, aplicativo e lojas físicas -- seguem funcionando normalmente. Na última quinta-feira (19), a Americanas entrou com pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em caráter de urgência. O valor total da sua dívida é de cerca de R$ 43 bilhões. "A Americanas segue operando normalmente, mantendo seu propósito de entregar a melhor experiência. Os clientes podem comprar produtos e serviços disponíveis em diversas unidades da Americanas próximas e também no site e app da marca", indicou o comunicado. “Não [vai falir]. A recuperação judicial é uma forma de empresas viáveis economicamente seguirem com suas operações, com seu caixa preservado e negociando soluções com seus credores”, complementa o texto. A empresa ainda tentou acalmar os consumidores afirmando que seus direitos não serão “extintos” pela recuperação judicial. Também foi reforçado que os clientes podem procurar o atendimento em caso de problemas.



Governador garante pagamento do piso nacional para professores na Bahia

Foto: Divulgação

Em reunião realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues garantiu que a Bahia vai pagar o piso nacional dos professores, definido pelo Governo Federal em R$ 4.420,55. A lei do piso estabelece para 2023 uma correção de 14,95% em relação ao piso anterior. "Estávamos aguardando a definição do governo federal em relação ao percentual do reajuste e agora estamos nos debruçando sobre o cenário macroeconômico que, os especialistas dizem, será de crise, para garantir o pagamento do piso, conhecendo o impacto no orçamento estadual”, afirmou o governador após a reunião. Participaram do encontro, no sábado (21), as secretarias estaduais da Educação (SEC); da Administração (SAEB); da Fazenda (SEFAZ); do Planejamento (Seplan), além da Casa Civil e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



PM é afastado após agredir mulher em Salvador; MP-BA investiga caso

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um policial militar baiano foi afastado após ocorrência no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. No vídeo, filmado pela vítima, o agente agride uma mulher, além de usar spray de pimenta na frente da casa, onde estavam uma senhora e duas netas, na última quarta-feira (18). É possível escutar uma das testemunhas falar que o policial já chegou ao local com comportamento agressivo. A Polícia Militar, por meio de nota, informou que determinou a “imediata apuração dos fatos, bem como o afastamento do militar da atividade profissional”. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) anunciou, na sexta-feira (20), que acompanha a investigação do caso. 



Porto Seguro: Jovem é encontrada morta na mesma cratera onde foi resgatada dias atrás

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma jovem foi encontrada morta na tarde de sexta-feira (20) no mesmo local que havia sobrevivido a uma tentativa de feminicídio há 18 dias (veja aqui). O local se trata de uma área rural de Porto Seguro. O corpo de Reisiele Costa Novais, 18, foi localizado parcialmente enterrado em uma cratera de cerca de cinco metros. O buraco fica na região de Pindorama, a cerca de oito quilômetros da BR-367. Na época em que foi resgatada, a mulher relatou para a polícia que o autor do crime foi o ex-namorado, ainda não localizado pela polícia. De acordo com o site Bahia Notícias, a vítima foi sequestrada por dois homens, em sua casa no bairro Vila Valdete, no início da madrugada desta sexta (20). Testemunhas relataram que um dos bandidos estava encapuzado. Conforme a polícia, a jovem estava de pijama e teve pés e mãos amarrados. Ela ainda foi amordaçada com fita adesiva. A causa da morte pode ter sido asfixia, mas a polícia aguarda o resultado do exame de necropsia, que será realizado no IML de Porto Seguro.



Justiça espanhola ordena prisão preventiva de Daniel Alves em caso de agressão sexual

Foto: Reprodução l CBF

A Justiça espanhola determinou prisão preventiva e sem fiança para o jogador brasileiro Daniel Alves na sexta-feira (20) por causa de um processo que ele responde por agressão sexual. Daniel Alves já havia sido detido pela polícia espanhola, após prestar depoimento em uma delegacia de Barcelona. A denúncia foi feita em dezembro por uma mulher que estava na mesma festa de Alves, em uma boate da cidade. O jogador nega. Daniel Alves foi denunciado por tocar, sem consentimento, por baixo das roupas de uma mulher. Espantada com a situação, ela rapidamente procurou as amigas e, em seguida, os seguranças da casa noturna.



Aracatu: Homem de 51 anos morre após colidir contra animal na BA-262

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 51 anos morreu após colidir sua motocicleta em uma égua na rodovia BA-262. O acidente aconteceu na quinta-feira (19) por volta das 22h50 no KM 413, na saída da cidade de Aracatu. Com o impacto, o condutor da moto CG 160 vermelha com placa de Guanambi veio a óbito. A vítima foi Identificado como Josué A. D. Santos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a remoção do corpo até o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Provas para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros serão realizadas neste domingo (22)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria da Administração vai realizar, neste domingo (22), as provas objetivas e discursivas do concurso SAEB/05/2022 para preenchimento de duas mil vagas para a Polícia Militar e 500 para Corpo de Bombeiros. Os exames serão realizados em Salvador em outras 11 cidades do estado. Um total 93,6 mil candidatos realizaram inscrições no certame. Os candidatos receberam um cartão informativo, no e-mail cadastrado no ato de sua inscrição, contendo a data, horário e local onde farão as provas. Só será permitida a realização das provas na respectiva data, horário e local constantes no Cartão Informativo e no site da Fundação Carlos Chagas. As provas serão realizadas em Salvador e nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista. Os portões dos locais de prova serão abertos às 8h e fechados às 9h. O candidato deverá comparecer ao local designado portando de caneta esferográfica de material transparente (tinta preta ou azul), além de documento de identidade original como cédula de RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho. A duração total das provas será de quatro horas e meia, sendo que os candidatos deverão permanecer na sala de realização por no mínimo três horas. É recomendável que os candidatos compareçam aos locais de prova pelo menos uma hora antes do horário indicado no edital de convocação.



Brumado: Homem furta cofre com moedas do irmão e é preso pela PM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais militares estiveram na quarta-feira (18), na Fazenda Nova, próximo ao Povoado do Espinheiro, zona rural de Brumado, para investigar uma ocorrência de furto. Segundo a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a vítima contou que possuía há cinco anos um porquinho com moedas. O objeto desapareceu de sua residência e ele acredita que o autor do crime tenha sido o próprio irmão. O mesmo é usuário de drogas e com diversas passagens por crimes semelhantes. O suspeito foi localizado em um bar na localidade. Durante a abordagem, foram encontradas as moedas e algumas células na mochila que ele carregava. O rapaz confessou o crime, sendo conduzido e apresentado na delegacia de Brumado para adoção das medidas necessárias.



Brumado: Morador do bairro Santa Tereza entra com representação no MP para impedir instalação de torre de telefonia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Morador do bairro Santa Tereza, em Brumado, estão insatisfeitos com a instalação de uma antena de telefonia na ua Joaquim Caetano da Silva. Rogério Ferreira Rodrigues entrou com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra o Município de Brumado e em face da empresa Winity S.A em razão da instalação de uma antena de telefonia no local. O morador alega que a instalação desse tipo de equipamento vem gerando uma série de questionamentos por parte da coletividade e a maior preocupação diz respeito à nocividade do equipamento ao homem, visto que, segundo colocou, a própria comunidade científica ainda não entrou em consenso quanto aos males que o mesmo pode causar ao ser humano. 

Foto: Divulgação

Ele alega que a referida empresa está construindo uma Estação Rádio Base (ERB) para telefonia celular em um imóvel alugado no bairro em total desacordo com os regramentos ambientais e legais, afrontando a comunidade, que sequer foi consultada ou informada antecipadamente sobre o empreendimento. Na representação, Rodrigues pediu que o Ministério público busque junto ao Poder Público Municipal a suspensão imediata do alvará de construção que autorizou a construção da torre e que o Município seja impedido de conceder esse tipo de autorização sem que haja Estudo Prévio de Impacto da Vizinhança - EPIV, assim como edificadas em praças, canteiros centrais e vias públicas.