ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês


Ibicoara: Operação Aerochapada prende três pessoas por tráfico de drogas

Foto: Divulgação

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou neste final de semana a Operação Aerochapada II nas regiões de Ibicoara e Mucugê, na Chapada Diamantina. A ação visa combater a criminalidade na região, sobretudo o tráfico de drogas. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) também participou da ação com uma aeronave auxiliando no patrulhamento. No Distrito de Cascavel, em Ibicoara, três pessoas com envolvimento com o tráfico de drogas foram presas durante a ação. De acordo com a Polícia Militar, as ações continuarão ao longo da semana, com diversos desdobramentos e novas prisões deverão acontecer nos próximos dias.



Brumado: PM prende homem que havia roubado celular na praça da prefeitura

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi detido na última sexta-feira (27), após o mesmo roubar um aparelho celular em uma loja na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A apreensão ocorreu durante rondas no Bairro das Flores. Uma guarnição abordou o suspeito, que entrou em uma construção ao perceber a presença da viatura. Com ele, foram encontrados 3 celulares. Questionado, o indivíduo disse que os aparelhos eram do irmão. No entanto, o celular começou a tocar e, quando o policial atendeu, uma mulher falou que o objeto havia sido furtado pouco antes em um comércio na referida praça. Os militares encaminharam o acusado para a delegacia, onde a vítima fez o seu reconhecimento e teve o aparelho recuperado.



2° Temporada do Tema Livre Podcast com Elas vem com muitas novidades

Foto: Divulgação

Estreou a 2° Temporada do "Tema Livre Podcast com Elas". No comando, a psicóloga Gilvanete Souza  e a sexóloga Luiza Rocha, que recebem os convidados para um bate papo sobre sexualidade. Esclarecimentos, orientações e resenhas esperam por você nesta temporada. O primeiro episódio já está disponível no canal do YouTube e a convidada foi Cida. O papo e as histórias curiosas de motel animaram a entrevista. Imperdível o primeiro episódio. Divirta-se e compartilhe com os amigos. Tema Livre Podcast com Elas é uma produção dos Estúdios Tema Livre.



Professor de futebol é denunciado por estupro de adolescente na Bahia

Foto: Reprodução l Rede Social

Um professor de futebol foi denunciado à Polícia Civil, após ter estuprado um aluno durante um campeonato no município de Muritiba, na Bahia. Segundo o site Bahia Notícias, o caso aconteceu no dia 22 de janeiro, e as investigações começaram nesta segunda-feira (30). De acordo com informações, 35 jovens foram levados para um alojamento em Muritiba, onde disputaram um campeonato. Um dos jovens, que não teve o nome divulgado, entrou em contato com o pai, e pediu para que ele fosse buscá-lo, porque o professor seria pedófilo. Em seguida, o adolescente foi interceptado pelo professor, que viu o conteúdo da mensagem. O garoto relatou à polícia ter sido trancado pelo homem em uma sala e obrigado a gravar um vídeo dizendo que tudo não passava de uma brincadeira. Essa filmagem foi encaminhada ao pai dele. O adolescente afirmou que, na sala, foi estuprado pelo homem e que, depois, o menino conseguiu fugir do alojamento e parou em uma praça. 

Foto: Reprodução

Ainda segundo a reportagem, no local, ele foi encontrado por outro professor e relatou toda a situação. Este segundo professor levou o adolescente até uma delegacia e registrou a ocorrência. De acordo com a policia, um segundo jovem deve ser ouvindo, pois o mesmo também foi vítima do professor. "Depois que ele [o professor denunciado] cometeu o abuso, meu filho conseguiu correr para fora do alojamento, e se deslocou para uma praça lá, chorando muito. Outro professor que estava lá, que inclusive foi o que prestou a queixa junto com outro rapaz, acionou o Conselho Tutelar, que imediatamente foi na Delegacia de Muritiba", explicou o pai do adolescente, que também esteve na delegacia. Os dois adolescentes ficarão sob acompanhamento e a Secretaria de Esporte de Feira de Santana informou que presta apoio às famílias envolvidas. O acusado será investigado pela Polícia Civil.



Ônibus que transportava fogos de artifício de forma irregular é interceptado pela PM em Brumado

Foto: Divulgação

Um ônibus que transportava fogos de artifício de forma irregular foi interceptado por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) na rodoviária de Brumado, na última sexta-feira (27),. O veículo fazia o itinerário São Paulo (SP) x Petrolina (PE). A ação ocorreu após a polícia verificar o compartimento de bagagem, onde os militares encontraram o material pirotécnico, incluindo um Super Jet, dispositivo que quando acionado emite uma chama de cerca de 5 metros de altura. No total, a equipe retirou do ônibus interestadual cerca de 34 kg de fogos de artifício com detonação eletroeletrônica, que foram despachadas e faturadas como bobinas de papel. Os fogos saíram de Belo Horizonte. Todos os produtos foram apresentados na delegacia de Brumado.



Brumado: Mulher morre após carro colidir com caminhão na BR-030

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher de aproximadamente 45 anos morreu após colisão entre um carro e um caminhão. Segundo apurou o site 97NEWS, o acidente ocorreu por volta das 21h30 de sexta-feira (27), na BR-030, próximo a entrada do bairro São Jorge, em Brumado, Sudoeste baiano. De acordo com testemunhas do local, o motorista e a mulher seguiam sentido Vila Presidente Vargas em um carro modelo Corsa de cor verde. O veículo teria colidido com a traseira do caminhão. Com o impacto do lado do passageiro, onde a mulher estava, ela não resistiu aos ferimentos e morreu quando era resgatada por uma equipe do SAMU 192.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O motorista teve ferimentos e, após receber atendimento médico no local do acidente, foi levado para o Hospital Professor Magalhães Neto. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Ainda segundo a populares, o motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. As vítimas ainda não foram identificadas.



A 8 dias da eleição, vereadores intensificam negociação para nova mesa diretora da Câmara

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A oito dias da eleição da nova mesa diretora da Câmara, vereadores intensificaram as negociações em torno da divisão de cargos e nomes para a presidência do Legislativo. A nova eleição, marcada para o dia 6 de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial pela presidente interina, a vereadora Verimar do Sindicato (PT) na última sexta-feira (27). Renato Santos (Sem Partido) foi eleito presidente no dia 12 de dezembro de 2022, no entanto, a eleição foi anulada pela 2ª Vara Cível do município devido a vereadora Lia Teixeira (PCdoB) ter gravado seu voto. As chapas concorrentes devem se inscrever esta semana. A atual presidente, Verimar Dias da Silva, concorre à reeleição é a favorito na disputa, já que terá apoio da maioria dos opositores. Já na base de situação, o vereador Renato Santos é o favorito.



Menina de 5 anos sai ilesa ao ser atingida por carro em MS

Foto: Reprodução l Vídeo

Câmeras de segurança registraram o momento em que uma menina, de 5 anos, foi atingida por um carro desgovernado, na tarde deste sábado (28), na região central de Bonito (MS). De acordo com a Polícia Militar ao site G1, o motorista estava bêbado e também atropelou um motociclista que passava pelo local. Pelas imagens, é possível ver que o motorista invade a pista contrária e atropela um motociclista. Segundos depois, o motorista invade uma autoescola e, por pouco, não feriu gravemente a menina, que aparece brincando atrás de um vaso de plantas, na entrada do estabelecimento. A batida foi tão forte que o veículo quebrou a porta de vidro da autoescola, atingiu um sofá e parou no meio da recepção. Pelo vídeo, é possível ver ainda que, quando o carro invade a autoescola, a menina se levanta assustada e corre para os braços do pai. Segundo o Corpo de Bombeiros, a menina foi atingida por alguns estilhaços de vidro, mas não teve ferimentos graves. O motociclista foi encaminhado para o hospital da cidade com escoriações na perna.



Caminhão carregado com batatas tomba e motorista fica ferido em Ituaçu

Foto: Divulgação l CIPRv

Neste sábado (27), um caminhão carregado com batatas, tombou na BA-142, em Ituaçu. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o motorista, identificado como Anselmo Santos, 42 anos, perdeu o controle da direção em uma curva e tombou o veículo. De acordo com a CIPRv, que atendeu e registrou a ocorrência, ele sofreu ferimentos na perna e foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Ituaçu. Ele foi medicado e liberado em seguida. 



WSouza Desenvolvimento de Sistemas: Faça seu site conosco

Foto: Divulgação

Aqui na WSouza, em poucos passos, discutimos suas necessidades, suas ideias, seus objetivos. Decidimos, juntos, qual a melhor opção para você, um site, uma loja virtual, um blog e sua hospedagem. Analisamos o material que você já tem disponível, logomarca, imagens, vídeos e textos. Somamos a isso nossas próprias ideias e sugestões, conceitos de comunicação e marketing, e em poucos dias estamos prontos a apresentar-lhe para sua aprovação um primeiro layout base, que será o início do seu novo website. A oferta de empresas e pessoas para fazer seu site é imensa. A maioria oferece plataformas para que você mesmo construa o seu site. Outros, oferecem modelos prontos, todos iguaizinhos, e te entregam um site. Nós da WSouza optamos por trabalhar sob medida. Nosso trabalho é criar, implantar, desenvolver e gerenciar seu website constantemente, de forma profissional e completa, agregando conceitos, permitindo assim que sua presença corporativa na web realmente aconteça. Para ser encontrado e realmente acontecer, seu website precisa de gestão profissional e atualizações constantes. Faça um orçamento conosco via WhatsApp: 77 99941-4144.



Policia Civil recupera torre furtada em área de terreiro de candomblé em brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã de sexta-feira (27), a Polícia Civil deflagrou uma nova fase da operação Estado Laico com a apreensão de uma torre metálica furtada na área de posse do Centro Cultural Castelo Alto de Xangô, situado na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado. A torre recuperada pelos Policiais, além de ser utilizada para captação e distribuição de internet e comunicação no centro cultural, também era utilizada como objeto de culto religioso com o hasteamento da "bandeira branca de Oxalá". Após investigações, os policiais chegaram a um terreno de um comerciante em Brumado que adquiriu os módulos da torre dividida em três partes, sendo que uma das partes já teria sido levada para outro município da região onde seria instalada em uma fazenda, conforme informou o Delegado Fábio Lago ao site 97NEWS. "As partes da torre foram apreendidas e restituídas para o responsável do Centro Cultural Castelo Alto do Xangô. Os suspeitos de envolvimento nos crimes de furto, receptação e intolerância religiosa estão sendo investigados", disse o Delegado.



Mais Médicos: Programa terá recontratação de médicos cubanos por determinação da Justiça

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região autorizou, na noite desta sexta-feira (27), segundo a CNN, a recontratação de profissionais cubanos do Programa Mais Médicos. A determinação deve ser cumprida pelo governo federal. No fim de 2018, os médicos tiveram que retornar a seu país de origem depois que Cuba decidiu interromper o contrato com o Brasil, como reflexo a declarações do então recém-eleito presidente, Jair Bolsonaro, de que iria revisar as regras do programa. Eles integravam a 20ª turma do Mais Médicos, a única desde o início do programa que não foi contemplada com a prorrogação. Na ocasião, Bolsonaro chegou a acusar o governo cubano de cometer irresponsabilidade.  



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Após ser acusada de fumar maconha, Janja processa Jovem Pan e comentarista que realizou declaração

Foto: Reprodução l Ricardo Stuckert/PR

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, processou por danos morais em R$ 50 mil a comentarista da Jovem Pan, Pietra Bertolazzi, assim como a emissora, após a apresentadora afirmar que a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era usuária de drogas ilícitas. As informações são do UOL. "Enquanto você tem a Janja abraçando Pabllo Vittar, fumando maconha, fazendo sei lá o que, você tem uma mulher impecável representando a direita, seus valores, a bondade, a beleza", afirmou Bertolazzi em uma transmissão, comparando Janja com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. No processo, que corre na 1ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a defesa da primeira-dama declara que não deseja mitigar o direito fundamental da liberdade de expressão e que ela “busca, em verdade, fazer cessar as mencionadas ofensas e se ver reparada por todo o abalo causado a sua honra e a sua imagem.” Além dos R$ 50 mil, o processo também solicita que vídeos do momento em que a primeira-dama foi ofendida sejam excluídos das plataformas da Jovem Pan; que ambas as rés paguem o equivalente de 20% das custas processuais e despesas dos advogados sobre o valor atualizado da causa e, por fim, que a comentarista e a emissora se retratem publicamente a respeito do ocorrido. O juiz responsável pelo caso, Cassio Pereira Brisola, estabeleceu um prazo de 15 dias para que ambas as rés apresentem suas respectivas defesas. Se o tempo limite não for respeitado, a Justiça irá considerar os argumentos de Janja como verídicos.



BA-152: Motorista de 29 anos morre após caminhão tombar em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

Na madrugada desta sexta-feira (27), por volta das 05h40, um caminhão que transportava pedras de mármore tombou na chamada “Curva da Horta”, na BA-152, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o motorista, um homem de 29 anos, ficou preso nas ferragens e o óbito foi constatado no local. Ainda segundo a CIPRv, o motorista teria perdido o controle da direção. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.



Idoso sai para comprar pão e é agredido a pauladas em Caetité

Foto: Reprodução l Rede Social

Um idoso de 76 anos foi socorrido para o hospital após ter sido espancado a pauladas, na comunidade de Umbuzeiro, zona rural do município de Caetité. O fato aconteceu na noite da última terça-feira (24). Segundo a Polícia, a vítima tinha saído para comprar pão, quando ao retornar para casa, foi atingida com golpes na cabeça. Populares perceberam as agressões e o suspeito fugiu. O agressor continua foragido.



Brumado: Prefeitura inicia construção da segunda academia de saúde

Foto: Divulgação

Mais uma academia de saúde está em andamento em Brumado. Em 2019, a Prefeitura Municipal inaugurou a primeira academia, localizada no Bairro Dr. Juracy. Devido ao sucesso do equipamento e aos impactos positivos na saúde da população, mais uma academia está sendo viabilizada para aumentar a oferta de serviços na área. A construção da segunda academia de saúde está situado em área central, nas proximidades da Praça Armindo Azevedo.



Brumado: Professores do município recebem reajuste de quase 15%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o anúncio do Ministério da Educação (MEC), o qual confirmou no último dia 17 de janeiro o reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores, a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação (Semec), afirmou que vai repassar aos professores do município, o reajuste de 14,95%. A Secretaria Municipal já garantiu o pagamento do reajuste, tendo como referência a data de 1º de janeiro de 2023. A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro. O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais.



WhatsApp libera recurso que permite enviar mensagens para até 5 mil pessoas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um novo recurso já está disponível no WhatsApp: “Comunidades”. Com ele, será possível organizar grupos em estruturas maiores, permitindo enviar mensagens para até cinco mil pessoas. O Comunidades foi anunciado em 2022, gerando polêmica por ser justamente período eleitoral no Brasil. Havia um temor de que a novidade pudesse prejudicar o combate a informações falsas. A ferramenta permite adicionar até 50 grupos em uma Comunidade, que pode abrigar até cinco mil pessoas. A mudança deve aproximar o Whatsapp do Telegram, conhecido por grupos com milhares de participantes.

 

 



Barra da Estiva: Grávida segue desaparecida há 15 dias após sair de casa e entrar em carro

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Policiais civis de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, procuram ainda nesta sexta-feira (26) por uma mulher grávida desaparecida há 16 dias. A vítima, identificada como Beatriz Pires da Silva Santos, está com seis meses de gestação. Ela foi vista pela última vez no dia 11 de janeiro quando entrou em um carro e não foi mais vista. A mulher, de 25 anos, saiu de casa e disse que retornaria, mas não foi mais localizada. Segundo a delegacia local, familiares da vítima foram ouvidas, mas eles também não têm informações sobre o que provocou o desaparecimento. Informações sobre o paradeiro da mulher podem ser passadas através do Disque Denúncia, 181.