ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Município de Piatã é condenado a pagar mais de R$ 1,6 milhão após morte de paciente por falhas no atendimento de saúde

Caso suspeito de Mpox é descartado em Brumado após resultado negativo de exame

Municípios baianos aparecem entre os maiores volumes de chuva do país nas últimas 24 horas

Chuvas no Sudeste deixam ao menos 28 mortos e dezenas de desaparecidos

Defensoria Pública da Bahia lança edital para concurso com salário de quase R$ 30 mil

Doença de Alzheimer: saiba o que causa e como diagnosticar

Adolescente é apreendido por violência doméstica no bairro Campo de Aviação, em Brumado

Homem é conduzido à delegacia após ameaçar sobrinha com foice em Livramento de Nossa Senhora

Discussão por pensão alimentícia termina com condução à delegacia em Brumado

Brumado: CIPRv apreende dois veículos por transporte irregular de bovinos na BA-262

Homem é preso em Brumado por descumprimento de medidas protetivas e suspeita de liderança criminosa

Justiça Eleitoral determina retirada de vídeo com críticas de Marcelo Nilo a Vitor Bonfim

Homem é conduzido à delegacia após caso de violência doméstica no Bairro Novo Brumado

Homem é preso suspeito de agredir a própria mãe com pedaço de madeira em Caetité

Prazo para regularização do título de eleitor termina em três meses

SMTT altera sentido de circulação em trecho da Rua Urbano Rizério Amorim, em Brumado

Barragem Luiz Vieira atinge 36,28% da capacidade e reforça expectativa de recuperação hídrica na região

TRE-BA julga nesta segunda recurso que pode definir futuro político de Contendas do Sincorá

Sessão de abertura dos trabalhos legislativos em Rio do Antônio é marcada por críticas à gestão municipal e embates políticos

Delegado denuncia perseguição após intensificar combate ao crime em Riacho de Santana


Carreta tomba e motorista morre em acidente entre Conquista e Itambé

(Foto: Itambé Agora)

No fim da tarde desta quinta-feira (06) uma carreta Scania, placa Policial AJM – 0276, do Paraná, tombou na BA 263, entre as cidades de Vitória da Conquista e Itambé. O acidente resultou na morte do motorista ainda sem identificação.A carga de bloco de alumínio caiu em uma pequena ribanceira, às margens da estrada. O Corpo de Bombeiros foi chamado para retirada o corpo sem vida do motorista que ficou preso nas ferragens. A causa do acidente não foi revelada.



Cliente vai poder bloquear celular roubado só com número do telefone

(Foto: Reprodução)

O bloqueio de celulares roubados deve ficar mais fácil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que, até o fim deste mês, as operadoras de telefonia do país aceitem que o cliente bloqueie o celular roubado apenas informando o número do telefone. Atualmente, para bloquear uma linha, é preciso informar à operadora o número de registro de fábrica do aparelho celular (Imei), que está na nota fiscal. Em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, na última terça, o superintendente da Anatel, José Bicalho, ressaltou a importância da mudança. “Vai facilitar a vida do consumidor que tiver seu aparelho roubado. Esse é um compromisso que está estabelecido até o fim do mês, mas a Anatel saberá atuar se não for resolvido”, garantiu. Segundo o Sindicato das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel (SindiTelebrasil), no cadastro de aparelhos roubados ou extraviados bloqueados no Brasil já constam 5,5 milhões de linhas, que representam 25% dos bloqueios do tipo no mundo. No país, há hoje 220 milhões de celulares ativos.



TG de Brumado realiza treinamento de salvamento de afogados

(Foto: Divulgação)

No dia 06 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024 participaram de uma instrução prática de técnicas de salvamento de afogados, realizada no Clube Social de Brumado. Na oportunidade o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, ministrou as técnicas de salvamento de afogados e relembrou as noções de primeiros socorros. O Subtenente Paulo Souza falou, ainda, sobre a importância da instrução para os atiradores e que eles se ativessem bem ao que estava sendo ministrado, porque algum dia eles poderiam necessitar de socorrer alguém numa situação de afogamento. Portanto, os atiradores devem estar treinados para esse tipo de salvamento, seja em piscina, rio, mar, lago ou até mesmo em enchentes. O Subtenente Paulo Souza, os atiradores e os demais integrantes do Tiro de Guerra agradecem ao Clube Social de Brumado, na pessoa do Sr. Sinval Nunes de Souza, presidente do clube, por ter cedido as instalações e equipe de Guarda-Vidas, para que os atiradores pudessem realizar essa instrução que é de grande importância, e que também  beneficiará a sociedade brumadense como um todo.
 
 



Facilitação de vigias pode ser a causa dos constantes arrombamentos na área do Mercado Municipal

O local vem sendo alvo constante de arrombadores (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os arrombamentos continuam acontecendo com muita intensidade em Brumado. Incentivados pelo baixo contingente policial e pela falta de vigilantes, os arrombadores continuam “surrupiando” o que encontram pela frente. Um dos locais que mais é alvo dos arrombadores é a área do Mercado Municipal, tanto que, buscando evitar o alto índice desse tipo de delitos, os comerciantes acabaram contratando dois vigias, mas mesmo assim os arrombamentos continuaram acontecendo, principalmente na área de verduras. Segundo investigações da Polícia, um dos supostos vigias estaria facilitando os arrombamentos, mas os locais que seriam atingidos serão somente os que não pagam um tipo de taxa, ou seja, não pagou o comércio é arrombado. A questão é agravada pela possível prática de tráfico de entorpecentes que também estaria sendo facilitada. A Polícia irá intensificar as rondas no local para ver se pega os arrombadores que estão agindo na região. 



Duas motos, uma conduzida por um menor de idade, se chocam na tarde desta quarta-feira (05)

O acidente chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

É só se aproximar os feriados e os finais de semana que os acidentes começam a acontecer em Brumado. Na tarde desta quarta-feira, dia 05, véspera do feriado de Bom Jesus, dois motociclistas acabaram se chocando na Av. Antônio Mourão Guimarães, por volta das 15h40m. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve no local e foi informada que um dos motociclistas, que era menor de idade, tenha sido o causador involuntário da colisão. Ele vinha saído de uma rua transversal e ao entrar na avenida acabou se encontrando com a outra moto, acabando os dois indo ao chão. O detalhe é que as duas motocicletas eram da mesma marca, Bross. Nenhum dos dois se feriu, mas a movimentação de populares foi muito grande no local, o que dificultou o trabalho da Polícia e dos agentes de trânsito em controlar o tráfego no local. 



Manelão e equipe do Jornal da Alternativa visitam comunidades de Vereda de Fora de Lagoa da Tapagem

O apresentador do Jornal da Alternativa IIª Edição explicou o projeto de rardiojornalismo social (Foto: Micael Schneyder)

O projeto de buscar a sintonia com os grandes clamores do homem do campo continua sendo feito com muito empenho pela equipe do Jornal da Alternativa IIª Edição, que por meio do apresentador Emanoel “Manelão” Araújo, vem visitando várias comunidades para fazer reportagens e também ouvir as grandes reivindicações dos milhares de moradores do meio rural. Desta feita, no último final de semana, “Manelão” e sua equipe estiveram visitando as associações de moradores das comunidades de Lagoa da Tapagem (foto abaixo) e Vereda de Fora para conhecer de perto as grandes necessidades e também poder reportá-las por meio do radiojornalismo, fazendo todos os brumadenses ficarem a par do que acontece na zona rural do município. Muito bem recepcionado, Manelão falou do projeto que vem sendo desenvolvido por meio do Jornal da Alternativa IIª Edição, que está procurando desenvolver com muito mais amplitude a sua pauta social, levando ao conhecimento da sociedade brumadense os grandes desafios encontrados pelo homem do campo em Brumado. 

(Foto: Micael Schneyder)


Brumado: Filas intermináveis na agência do Bradesco dificultam acessibilidade e revoltam clientes

A cena do cadeirante tendo a sua acessibilidade impedida exprime bem o desrespeito com a população de Brumado (Foto: Micael Shyneider)

As filas intermináveis nos bancos em Brumado parecem mesmo um problema sem solução, já que vários políticos prometeram resolver a situação, mas, até agora, o que se vê é o piorar da situação, num total desrespeito promovido pelas agências bancárias de Brumado. Na manhã desta quarta-feira, dia 05, a equipe do 97NEWS flagrou uma cena marcante, a qual exprime com riqueza de detalhes toda essa questão, onde clientes se aglomeraram na porta do Bradesco, que fica localizado na Praça Armindo Azevedo, querendo ser atendidos, mas não havia funcionários suficientes para tal, o que acabou gerando um forte desconforto e irritabilidade nos clientes que não esconderam a revolta por ter que ficar na fila e, ainda por cima, fora do estabelecimento bancário. Porém, a cena que mais chamou a atenção, foi a de um cadeirante que teve a sua passagem bloqueada, o que vem ferir a Lei da Acessibilidade. A gerência do banco não se manifesta e parece mesmo que os bancos estão totalmente blindados, pois nem a Justiça consegue acabar com esse abuso de filas intermináveis e de atendimento muito deficitário nas agências da grande maioria das cidades do país. Que haja uma grande mobilização para que abusos como esse, em plena era do fortalecimento da Democracia no Brasil, não venham mais a ocorrer. 



Bizunga recebe o reconhecimento pelo seu grande trabalho em prol do Futebol de Brumado

Bizuga (à direita) recebeu muitos aplausos durante a entrega dos troféus e medalhas na final do Campeonato do Dr. Juracy (Foto: DIvulgação)

O microempresário do ramo de comunicação visual, Bizunga Ramos é um apaixonado pelo Futebol e, já, há um longo tempo vem realizando uma série de ações visando o desenvolvimento do esporte em Brumado. Ele que está comemorando a reforma do Estádio dos Prazeres, que foi uma luta sua também, recebeu o reconhecimento dos esportistas no último domingo durante a final do Campeonato do Dr. Juracy, onde ele foi muito aplaudido durante a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores, sendo ele um dos principais apoiadores do evento. Ele que entregou um dos prêmios ao time campeão invicto, o Espanhol, agradeceu o reconhecimento e prometeu lutar ainda mais para que o Futebol de Brumado alcance o lugar que merece. “Ainda vamos ter uma equipe de Brumado disputando a primeira divisão do Baianão. Eu acredito nisso e vou trabalhar muito para que isso aconteça”, destacou Bizunga durante a sua fala. 



Mais um caixa eletrônico é explodido por bandidos, desta vez foi em Jaguaquara

Populares foram ao local após explosão ao caixa do Bradesco (foto: Reprodução)

Na madrugada desta quarta-feira (5/8), por volta das 03h, homens armados tomaram de assalto o Distrito de Entroncamento de Jaguaquara e dirigiram ao posto de atendimento do Bradesco, explodindo um caixa eletrônico instalado no local, na Avenida Otaviano da Hora. Segundo populares, os bandidos utilizaram explosivos para detonar o equipamento. Moradores da região disseram ter ouvido estampidos de explosões durante a madrugada, além de tiros que foram deflagrados pelos criminosos. A Polícia Militar foi acionada após a ação criminosa e até esta manhã realiza diligências na região no intuito de tentar identificar e deter os autores da explosão ao caixa do Bradesco. Há exatos 13 meses, o mesmo posto do Banco Bradesco teria sido alvo de explosão. Informações preliminares sugerem que a quadrilha fugiu pela BR-116, já que o Entroncamento é margeado pela rodovia, além da BR-420, que dar acesso ao Vale do Jiquiriçá e a BA-250, outra via que liga o distrito de Jaguaquara ao município de Itiruçu. 



Moradores do São Jorge reclamam que o bairro foi totalmente esquecido pela atual gestão

A situação é revoltante segundo os moradores ouvidos pelo 97NEWS (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os moradores do São Jorge não esconderam a indignação pela atual situação do bairro, que segundo eles está totalmente abandonado pelo poder público municipal. A reportagem do 97NEWS foi chamada por vários deles para registrar algumas situações que, segundo eles, é uma prova cabal de que o bairro está com sua estrutura totalmente comprometida. Um dos casos mais revoltantes é do Centro Cultural do Bairro, que está totalmente em ruínas, se tornando um antro de usuários de entorpecentes e também um motel público. As janelas e portas foram arrancadas, as cadeiras levadas ou destruídas (foto abaixo), o que preocupa os vizinhos. A quadra é outro grave problema, já que está tomada pelo mato e sem condições da prática esportiva, mas, mesmo assim, as luzes são acessas todas as noites, deixando um questionamento no ar de quem paga a conta da energia que nem é aproveitada. Segundo os moradores a prefeitura já prometeu dar um jeito na situação, mas até o momento nenhuma atitude nesse sentido foi tomada. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Semáforo para de funcionar e deixa motoristas desorientados

O semáforo parou de funcionar e os motoristas acabaram ficando confusos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Há cerca de 10 anos atrás Brumado era uma cidade sem semáforos, mas, de lá para cá, o desenvolvimento foi acontecendo e, hoje, eles são vitais para que o trânsito, que já é muito complicado, não se torne um caos. Na tarde desta terça-feira, dia 04, isso ficou provado no centro da cidade, mais precisamente nos cruzamentos da Av. Antônio Mourão Guimarães e Guilherme Dias, onde, de repente, o semáforo parou de funcionar por volta das 15 horas. Em poucos minutos os motoristas ficaram totalmente desorientados e o riscos de acidentes e atropelamentos aumentou de forma considerável. A explicação oficial não foi dada, mas, segundo informações obtidas pela reportagem do 97NEWS, uma queda de energia seja a causa mais provável. 



Sequestrador que estaria agindo na região tem foto divulgada pela Polícia

(Foto: Reprodução Whatsapp)

A Polícia Civil está divulgando em vários grupos de Whatsapp de um suspeito de ter praticado vários sequestros na região. Segundo o comunicado ele é perigoso e seu grupo, segundo investigações, estaria para agir nos municípios próximos de Brumado. O nome dele é Remo dos Santos Brito e está sendo procurado pela Polícia pela prática de dois sequestros em Iaçu e Poções, os quais foram executados recentemente. 



Com indicativo de greve e chamando a escala de assassina, SindGuardas faz protesto em Brumado

Os manifestantes utilizaram faixas e gritaram palavras de ordem (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Já há um bom tempo que os guardas municipais de Brumado vêm “chorando as pitangas” reclamando do que eles denominaram descaso da atual administração com a categoria. Na manhã desta terça-feira, dia 04, os guardas municipais realizaram uma assembleia comandada pelo presidente do SindGuardas no Clube dos Mineradores e rumaram para a sede da Prefeitura Municipal (foto abaixo) buscando um “ultimato” à atual administração para regularizar as pendências com a Guarda Municipal, caso isso não seja efetivado, uma greve será imediatamente deflagrada pela categoria, até que as principais reivindicações sejam atendidas como adicional de risco, carga horária, fardamento e perda salarial. Segundo o SingGuardas a escala noturna, que faz com que os guardas tenham que sair após a meia-noite sem viatura é tida como “assassina” e tem que ser rapidamente revista. O movimento espera contar com a sensibilidade da gestão para que o impasse seja resolvido. 

(Foto:Marcos Paulo / 97NEWS)


Ações integradas da polícia reduzem assaltos a banco no semiárido baiano

As ações integradas do policiamento preventivo, desenvolvidas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido) e outras unidades da segurança pública, resultaram no fim das ocorrências de assaltos a agências bancárias e arrombamentos a terminais de autoatendimento, em toda a área de cobertura, nos últimos três meses e meio. Até o momento também não houve registro de roubo a carro forte. Com a missão de apoiar o policiamento ordinário em 74 municípios, a companhia implementou algumas ações, no início de setembro de 2014, que contribuíram para o resultado alcançado. As medidas otimizam o policiamento especializado nos eixos da Chapada Diamantina e Microrregião de Irecê. O trabalho da Cipe envolve também as Unidades Operacionais da região, além de intervenções pontuais dos órgãos de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Como resultado das ações, no primeiro semestre de 2015, a PM informa que ocorreram 11 registros contra 26 em 2014. Quanto ao número de arrombamentos a terminais de autoatendimento, a redução ficou em 50%. 



Manelão representa Geddel em cerimônia no Legislativo e anuncia novo momento para o PMDB de Brumado

Manelão recebeu a placa que concedeu o título de cidadão brumadense a Geddel (Foto: 97NEWS)

O apresentador da Segunda Edição do Jornal da Alternativa, Emanoel “Manelão” Araújo, representou o ex-ministro Geddel Vieira Lima durante a cerimônia de entrega de títulos de cidadão brumadense na noite desta segunda-feira (03) na Câmara de Vereadores de Brumado. O título que foi concedido pelo ex-presidente da Casa Legislativa, Leonardo Vasconcelos, que entregou nas mãos de Manelão a honraria. Em seu discurso “Manelão” destacou que Geddel foi o deputado federal que mais fez por Brumado e que o título foi mais do que merecido. Ele aproveitou também para anunciar que o PMDB irá retornar ao palco da política com o mesmo vigor de outrora, já que é um partido que tem uma grande história em Brumado e que, apesar da fraca atividade atual, irá voltar com força total. A honraria será enviada a Geddel que por agradeceu por telefone a Léo Vasconcelos e também a “Manelão” por ter o representado. 

(Foto: 97NEWS)


Ex-motorista e família estão acampados no Santa Inês pedindo ajuda para voltar para casa

Walmir improvisou o seu carro para virar sua casa temporária (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Quem for ao Cemitério Municipal Jardim Santa Inês irá se deparar com a triste história do ex-caminhoneiro Walmir Souza Conceição, de 51 anos, que está acampado com a mulher, dois filhos e um sobrinho em frente ao local pedindo ajuda para voltar para a sua casa em Alagoinhas. Ele que morou muitos anos em Guanambi, trabalhando como motorista foi atingindo fortemente por uma doença e agora pede ajuda para tentar voltar para a sua cidade natal. A reportagem do 97NEWS falou com o ex-motorista nessa manhã, o qual, muito debilitado relatou que “eu parei aqui porque o motor estourou e estou pedindo ajuda para fazer o motor para ir embora para minha terra”. Ele que encontra força em sua esposa de 32 anos, ainda tem que ajudar a cuidar de um bebê de 09 meses e de um filho de 05 anos, além do sobrinho que tem deficiência mental. Ele relata que “eu como arroz e feijão todos os dias, não estou passando fome porque em Brumado tem pessoas muito boas como Beto aqui do cemitério que está sempre me ajudando, mas quero voltar para a minha casa em Alagoinhas então peço ajuda de todos”. Quem quiser ajudar o Walmir é só ir ao cemitério Santa Inês e verá ele “arranchado” com sua família.



Iphone despenca de 3 mil metros de altura e ainda é recuperado funcionando pelo dono

(Foto: Reprodução)

Um caso muito curioso chamou a atenção da imprensa mundial, após um homem do Texas, nos EUA, deixar seu celular cair de dentro de um avião. Ben Wilson regressava para casa, quando uma mudança na pressão do ar fez com que a porta do avião onde estava se abrisse ligeiramente, permitindo que o smartphone caísse de uma altura de quase 3.000 metros. “A pressão fez com que um jornal voasse lá para fora, mas eu não vi o telemóvel ir. Quando regressámos, procurei-o no chão e na minha pasta, mas não conseguia encontrá-lo”, relatou Ben ao The Mirror. Em terra, o homem decidiu então procurar o aparelho e usou um aplicativo que tinha instalado no celular. A app indicou que o celular estaria a 80 quilômetros do local da aterragem, numa propriedade rural. Para sua surpresa encontrou o iPhone “inteiro, um pouco desgastado nas extremidades”, mas funcionando plenamente.  Segundo o site TVI24, Ben usou o aplicativo “Find My iPhone” para encontrar o celular e calculou a distância da queda com do site FlightAware, que lhe disponibilizou a informação sobre a altitude a que o avião voava.



Meliantes arrombam janela do Caic na madrugada desta segunda (03) e levam materiais para fazer pipas

A escola vem sendo vítima de constantes arrombamentos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A falta de vigilância adequada nas escolas públicas municipais vem sendo comprovada na página policial recente, já que inúmeros casos de arrombamentos a estas instituições vêm sendo registradas. A última aconteceu na madrugada desta segunda-feira, dia 03, onde meliantes arrombaram a janela dos fundos da Escola Maria Iranildes Lôbo (Caic), que fica situada no Bairro da Urbis II e invadiram o almoxarifado e levaram vários materiais que, pelas pistas, seria para fazer pipa e cerol, já que foram subtraídas lâmpadas e inúmeros sacos de lixo. 



Sequestrador da cabeleireira relata o pânico vivido durante o sequestro; veja

(Foto: Reprodução)

Correntes na perna, necessidades fisiológicas no mato e ameaças. Após doze dias de sofrimento, a empresária e cabeleireira Arlethe Patez, 47 anos, foi libertada na madrugada do domingo (2) do cativeiro onde estava presa desde o dia 22 de julho, quando sofreu um sequestro na porta do trabalho, no Costa Azul. Ela foi encontrada pela polícia num casebre sem energia, localizado na zona rural do município de Teolândia (no Sudoeste do estado, a 280 km de Salvador). Depois de dez dias de investigação, o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil, conseguiu prender dois dos 12 envolvidos no sequestro da proprietária do salão de beleza Rive Gouche: o ex-pastor e mototaxista Manoel Cândido da Paz, 46 anos, e Inael Moura de Jesus, 29 anos, conhecido como Baby. Ambos, moradores de Valença, foram apresentados ontem à tarde no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A partir do mototaxista, que foi motorista no sequestro, a polícia conseguiu identificar o cativeiro de Arlethe. Mas, para preservar as investigações, não revelou como chegou até ele, afastado da Igreja Batista há oito anos por envolvimento com tráfico de drogas no Paraguai, onde ficou preso. “Nas primeiras 48 horas já tínhamos uma linha de investigação e imediatamente foram designadas equipes que permaneceram no interior. Identificou-se que boa parte da quadrilha era da região de Valença, o que nos levou a crer que ela provavelmente estaria em um cativeiro pela região”, explicou o delegado Jorge Figueiredo, que apresentou detalhes da ação com o delegado Cleandro Pimenta, coordenador das investigações. Após o sequestro, a família de Arlethe foi contactada quatro vezes. No dia 24, foi feito o primeiro contato, no qual falaram que a família deveria aguardar uma prova de vida, enquanto preparava o valor do resgate, estipulado em R$ 600 mil. Então, foram enviados um cartão de memória com imagens de Arlethe no cativeiro e um bilhete que ela fez para o ex-marido. Vejja: 



Brumado: Despacho é encontrado na porta do Cemitério Municipal

A oferenda foi encontrada por volta das 05h30m, o que leva a crer que foi colocada na madrugada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As práticas do ocultismo ainda são muito executadas em Brumado, tanto que é muito comum ver nas encruzilhadas e cemitérios grandes oferendas deixadas. Na manhã desta segunda-feira, dia 03, mais uma oferenda foi encontrada, desta feita na porta do Cemitério Municipal Santa Inês, logo nas primeiras horas da manhã. O administrador do local, Seu Beto (foto abaixo) disse que é frequente se achar oferendas dentro do cemitério, mas na porta isso não era normal. Ele também comunicou à reportagem do 97NEWS que no despacho tinha fotos de pessoas conhecidas, as quais estavam cortadas ao meio, o que levava a crer que o objetivo era destruir um casamento.

 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)