ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Polícia encontra 8 mil pés de maconha na região da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Cerca de oito mil pés de maconha foram erradicados por policiais da Rondesp Chapada, na cidade de Baixa Grande. Segundo a PM, uma motocicleta também foi apreendida no local. De acordo com a Polícia, quando a guarnição chegou até a localidade de Italegre, onde estava o plantio ilegal, dois criminosos fugiram. “Eles saíram pela mata, quando perceberam a chegada das guarnições”, disse em nota. Os pés de maconha encontrados na zona rural foram incinerados, junto com uma estrutura de irrigação montada. Uma parte da droga foi apresentada na Delegacia Territorial (DT) da cidade. A ação aconteceu na última quinta-feira (23),



Inscrições para primeira seleção de 2023 do Prouni começam nesta terça (28)

Foto: Divulgação

As inscrições para a primeira seleção de 2023 do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta terça-feira (28) e vão até 3 de março. Serão ofertadas 288.112 bolsas, das quais, 209.758 integrais e 78.354 parciais. O resultado da primeira chamada está previsto para 7 de março. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil. O Ministério da Educação (MEC) publicou todas as informações sobre as vagas disponíveis para que os interessados em disputar uma bolsa possam consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país. Segundo o MEC, são 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal. A consulta está disponível na página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A busca pode ser realizada por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Os estados com maior número de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.



Polícia Militar prende idoso por uso de documento falso e falsidade ideológica em Brumado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Policiais militares da 34ª CIPM prenderam na manhã de sábado (25), um homem em flagrante delito pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento público falso. Segundo a PM, o infrator de 79 anos tentou embarcar em um ônibus interestadual e teria apresentado um documento falso para ter gratuidade no serviço. A equipe policial foi acionada e compareceu ao terminal da empresa no momento em que o suspeito, de posse de uma "suposta carteira" da Polícia Rodoviária Federal (PRF), tentou a gratuidade da passagem. Durante a abordagem, os policiais militares identificaram a 'grotesca' falsa identidade funcional apresentado pelo idoso, e quando ainda faziam a checagem, o suspeito teria indicado um endereço de moradia inexistente. Após receber voz de prisão, o idoso foi conduzido e apresentado na Delegacia de Brumado, onde foi autuado em flagrante. É importante ressaltar que qualquer pessoa, a partir dos 60 anos, tem direito à gratuidade, além disso, aposentados e pensionistas, que possuam rendimento de até dois salários mínimos. No Brasil, para viagens interestaduais, ou seja, entre estados diferentes, o artigo 40 do Estatuto prevê a quantia de 2 vagas gratuitas para idosos, além de desconto de 50% do valor das passagens, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas e o idoso comprove renda igual ou inferior a 2 salários mínimos. 

 



Itabuna vence o Bahia e garante vaga na semifinal do Campeonato Baiano

Foto: Reprodução l EC Bahia

O Esporte Clube Bahia perde de 4x0 para o Itabuna neste domingo (26), em partida realizada no Estádio Ribeirão, em Camacã, pelo Campeonato Baiano. Os gols foram marcados por Hitalo, Alex Sandre, duas vezes, e Cesinha. O tricolor já tinha a classificação e a liderança garantida, mas para o dragão o resultado positivo era determinante:  só dependia de uma vitória para confirmar a vaga na semifinal, e foi o que aconteceu. Bahia e Itabuna voltam a se enfrentar no confronto da semifinal. A data reservada para o jogo de ida foi 12 de março, um domingo, enquanto a volta deve acontecer no domingo da semana seguinte. A FBF divulgará a programação detalhada do confronto. Mas antes disso, o Tricolor muda a chave para a Copa do Brasil, onde encara o Jacuipense, no duelo único da primeira fase, na próxima quarta-feira (1º), às 21h30, em Pituaçu.



Caixa anuncia suspensão definitiva de empréstimo consignado ao Auxílio Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa Econômica Federal anunciou a suspensão definitiva da concessão de empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil, programa que voltará a ser chamado de Bolsa Família. Novas contratações já haviam sido suspensas pelo banco em janeiro para revisão de critérios. Os estudos foram concluídos e "o banco decidiu retirar o produto de seu portfólio". "Para os contratos já realizados, nada muda. O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)", destacou o banco em comunicado à imprensa. A Caixa Econômica Federal não é o único banco que oferece o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Mas, segundo o Ministério da Cidadania, 80% do total de contratações havia sido feita via Caixa, segundo balanço até 1º de novembro. No começo de janeiro, o governo anunciou que os endividados do consignado do Auxílio Brasil seriam incluídos no programa Desenrola Brasil, promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para resolver o problema do alto nível de endividamento dos brasileiros.



Livramento de Nossa Senhora: Professores cobram reajuste de 14,95% no piso nacional

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Profissionais da Educação de Livramento de Nossa Senhora (SPEL), reuniu-se em assembleia ordinária com seus filiados. De acordo com o sindicato, a pauta foi o reajuste de 14,95% anunciado pelo Governo Federal para o ano de 2023, desde mês de janeiro, previsto em lei federal, que até o momento não foi pago aos profissionais do magistério pelo poder público municipal. Com significativo número de professores, a assembleia foi coordenada por sua Diretoria e assessorada por seu procurado jurídico, o advogado Zeferino Ângelo, que após ampla discussão, foram encaminhadas e votadas propostas para mobilização permanente da categoria, com o   objetivo de forçar a administração municipal honrar o reajuste, vez que está atrelado à valorização da carreira do magistério e constitui uma das metas para melhoria da qualidade educação previstas no Plano Municipal de Educação, plano este instituído por lei municipal. Sendo assim, ficou estabelecido a construção de um calendário de mobilizações onde está previsto a realização de novas assembleias, panfletagem nas escolas e espaços públicos, notas nas redes sociais, reuniões com pais de alunos e entidades da sociedade civil, ajuizamento de ação na Justiça, bem como ação conjunta com outras entidades sindicais.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Conquista: Estudante acusa transfobia durante atendimento em empresa de ônibus

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Uma mulher, de 27 anos, acusou ter sofrido transfobia pela organização que opera o serviço de transporte público de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. Segundo o G1, a denúncia foi feita pela estudante Luna Glasklov. O caso teria ocorrido quando a usuária foi à sede da empresa [Atuv, que está sob intervenção da prefeitura] para atualizar o cartão de acesso ao transporte. Logo no início, Luna relatou que foi tratada no masculino pela recepcionista, fato que preferiu ignorar. Depois, acrescentou a jovem, ela continuou sendo tratada da mesma forma. Glasklov informou que chamou a gerência para tratar do caso, mas foi novamente desrespeitada com transfobia. O caso ocorreu no dia 17 de fevereiro e motivou um boletim de ocorrência registrado em uma delegacia da cidade. Desde 2019, a prática de transfobia é considerada como crime, conforme posição do Supremo Tribunal Federal (STF). Em Vitória da Conquista há mais de 33 mil pessoas na condição de LGBTQIA+ entre os moradores, de acordo com dados da Coordenação de Políticas LGBT da cidade. 



Após sexto dia de buscas, sobe para 57 número de mortos no litoral de São Paulo

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Já está em 57 o número de mortos na tragédia provocada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo durante o Carnaval. Os dados são do boletim divulgado pelo governo paulista na noite desta sexta-feira (24), o sexto dia de buscas por corpos e possíveis sobreviventes. Do total de vítimas, 56 estavam em São Sebastião, cidade mais castigada pelo temporal, e uma encontrava-se em Ubatuba. Restam ainda dez mortos que não foram identificados, segundo a Defesa Civil. Entre os corpos identificados e liberados para sepultamento, há 16 homens, 16 mulheres e 15 crianças.



PM apreende 30 kg de drogas em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Pouco mais de 30 quilos de drogas foram apreendidos na noite de nesta sexta-feira (24), por equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na cidade de Vitória da Conquista. Denúncias anônimas ajudaram na localização dos entorpecentes. O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da unidade realizava patrulhamento no bairro de Boa Vista, quando foi alertado por um transeunte, de que havia uma edificação utilizada para armazenar drogas. Conforme explicou o subcomandante da unidade, capitão Albérico André Dantas Arruda, os militares chegaram até o local indicado e encontraram os entorpecentes. “O imóvel era usado por um traficante preso ontem, por nossas equipes, no bairro de Candeias”, concluiu. Foram apreendidos nove tabletes e 33 porções de maconha, 45 comprimidos de  ecstasy e uma balança. Segundo o oficial, todo o material foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da cidade.



Rio de Contas: Após perder os freios, motorista de ônibus consegue parar veículo na 'Serra das Almas'

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Um motorista de ônibus conseguiu evitar um acidente ao direcionar o veículo para uma área de mata em um trecho da BA-148 na manhã desta sexta-feira (24). O veículo levava 20 passageiros e perdeu o freio enquanto estava na descida da Serra das Almas, em Rio de Contas, Chapada Diamantina. Segundo informou a 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, todos os passageiros estão bem, apesar do susto que tiveram. 

Foto: Divulgação

Conforme a Companhia, era por volta das 08h50, quando uma guarnição foi informada sobre o acidente envolvendo um ônibus da Viação Novo Horizonte. Ao chegar no local foi constatada a veracidade dos fatos. O ônibus que fazia linha Boninal (BA) / São Paulo (SP), transportava 20 passageiros e, segundo relatos do motorista, o veículo teria perdido os freios, atingido algumas árvores e parado fora da pista. 



Março e Abril devem ser chuvoso em Brumado, aponta previsão do tempo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prognóstico climático para os meses de março e abril deste ano indica condições de precipitação pluvial próximas da média climatológica na maioria das cidades da Região Sudoeste e Sertão Produtivo, podendo ficar um pouco acima da média. É o que aponta o meteorologistas do país. Apesar de ter chovido em algumas regiões, o mês de fevereiro foi de muito calor e sem chuva em Brumado. Mas a boa notícia é que os meses de março e abril podem ocorrer precipitações na Capital do Minério. Segundos as previsões, pode chover entre os dias 02 e 03 de março. Já para o mês de abril, haverá boas condições de chuva durante todo o período. Em relação às temperaturas do ar, o bimestre deve ter temperaturas com média entre 20ºC de mínima e 33ºC de máxima. No entanto, a umidade relativa do ar chama a atenção nesse período, ficando abaixo dos 40%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. Nesse caso, a recomendação é que: beba muita água.



Em nota, Comando da PM na Região Sudoeste garante reforço policial em Brumado

Foto: Divulgação

Após os ataques a dois veículos e uma viatura da Polícia Civil, ocorridos em frente a 20ª Coorpin na noite da última terça-feira (21), em Brumado (veja aqui), o Comando do Policiamento da Região Sudoeste emitiu uma nota a imprensa local garantindo reforço policial a Capital do Minério. "O Comando do Policiamento da Região Sudoeste ressalta e destaca à população os valorosos serviços prestados por esta quase bicentenária Polícia Militar da Bahia. Hoje a Região Sudoeste do Estado está guarnecida por mais de 3000 homens e mais de 250 viaturas que diuturnamente contribuem para a segurança da população em todos os 94 municípios (incluindo distritos e as mais longínquas comunidades de todo o território) sob sua responsabilidade". Ainda por meio da nota, a Polícia Militar informou que a segurança está reforçada com guarnições especializadas. "O policiamento na cidade foi intensificado não hesitando no cumprimento do dever legal", diz. A nota também ressalta a diminuição no índice de CVLI. "Os números dos Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI do município mostram o resultado do excelente trabalho da nossa tropa, sendo que 2022 foi o ano menos violento dos últimos 6 anos", finaliza a nota.



Contêiner com 14,8 toneladas de lixo hospitalar de Portugal é apreendido no Brasil

Foto: Divulgação

A Receita Federal informou, na quinta-feira (23), que apreendeu um contêiner no Porto de Suape, em Recife, por ele transportar uma carga de 14,8 toneladas de lixo hospitalar oriundo de Portugal. Após realizarem a inspeção, os fiscais do porto classificaram o equipamento como suspeito. O importador da carga havia declarado que ela se tratava de "polímeros de cloreto de vinila" (PVC), no entanto, o contêiner carregava uma variedade de resíduos hospitalares como bolsas de sangue, mangueiras e seringas. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a importação deste tipo de material é proibida no território brasileiro, já que oferece riscos à saúde da população. Diante da gravidade da situação, a Receita Federal assegurou que o equipamento permanecerá apreendido no porto, no aguardo que o responsável por ele seja intimado e realize a devolução da carga à Portugal. Até o momento, as informações sobre os envolvidos na importação do material hospitalar permanecem preservadas por conta do sigilo fiscal. 



Homem negro é xingado de 'macaco' e reação causa surpresa; veja

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um motorista de 44 anos foi alvo de crime racial. Ele foi atacado com ofensas racistas no final da tarde de quarta-feira (22) em um posto de combustíveis que fica em Mogi das Cruzes. A vítima estava transitando pela via quando buzinou para que o autor das ofensas desse espaço para ela passar. Neste momento, o homem que estava no outro carro se aproximou do veículo da vítima e fez gestos obscenos, xingando a vítima de "neguinho". Nas primeiras ofensas, a vítima ignorou os xingamentos, mas com a insistência do autor em proferir palavras racistas, a vítima parou o veículo no posto de combustíveis, onde o criminoso também estacionou o carro. Novamente a vítima foi xingada de "macaco" e de "neguinho". O autor do crime também ameaçou o homem, dizendo que iria matá-lo. A esposa do agressor, segundo o Boletim de Ocorrência, estava junto com o homem e, com um spray de pimenta, agrediu a vítima e o ajudante dela. O homem foi para cima do agressor e teve que ser contido por um segurança do condomínio do criminoso. Testemunhas presentes no posto de combustíveis gravaram parte da ação. Apesar de ter ocorrido em Mogi, o caso foi registrado em Campinas, na 2ª Delegacia Seccional de Polícia, e segue sendo investigado. Até o momento, o agressor - que já foi identificado - ainda não foi preso.



Polícia Federal realiza leilão de veículos na Bahia em março

Foto: Divulgação

A Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia está promovendo um leilão de veículos, de forma exclusivamente online, através do site (veja aqui), no dia 8 de março de 2023, às 9 horas. Entre os lotes disponíveis, há veículos oficiais do patrimônio da Polícia Federal disponibilizados para venda em leilão, como Toyota Corolla, com lance inicial de R$ 11.400,00; caminhonetes Nissan Frontier e Mitsubishi L200, a partir de R$ 14.500,00, além de opções de Ford Focus, Astra e outros. Serão oferecidos ao público 63 lotes no total. Os interessados devem se cadastrar no site (veja), com 48 horas de antecedência, no mínimo. A visitação pública dos lotes ocorrerá durante os dias 6 e 7 de março de 2023, das 09h às 17h, na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, 339 - Água de Meninos, Salvador – BA, mediante agendamento prévio.



PRE divulga balanço da 'Operação Carnaval' na Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (2ª CIPRv) de Brumado, divulgou o balanço da Operação Carnaval 2023. De acordo com o órgão, houve aumento no número de mortos em acidentes neste ano em relação ao ano anterior. Em 2022 foram 7 acidentes com dois feridos. Não houve mortes. Já neste ano, foram registrados 10 acidentes com 3 mortes e 4 feridos. O trecho com mais ocorrências foi a BA-263 entre Vitória da Conquista e Itambé, com quatro ocorrências. Segundo a CIPRv, durante os cinco dias, foram 1.183 veículos abordados. O número de condutores autuados por excesso de velocidade, ultrapassem probida, testes alcoolemia e condições do veiculo foi de 248. Além disso, duas pessoas foram presas com veículos roubados.



Durante Carnaval, 13 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas rodovias da Bahia, diz PRF

Foto: Divulgação

Acidentes de trânsito ocorridos nas rodovias da Bahia deixaram 13 pessoas mortas e 35 feridas durante o período do Carnaval, segundo um balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O órgão divulgou nesta quinta-feira (23) o balanço da operação realizada entre os dias 17 e 22 de fevereiro. No total, foram registrados 51 acidentes, dos quais 16 foram considerados graves. Além disso, foram flagrados 138 motoristas sob efeito de álcool. Dentre estes, quatro foram presos e autuados em flagrante por embriaguez ao volante. A PRF emitiu ainda 42 autos de infração para motociclistas ou passageiros sem capacete. Já em relação à falta de uso de cinto de segurança, foram 369 autuações; e crianças sem cadeirinha, 80. Foram também recolhidos 329 veículos com problemas em equipamentos obrigatórios, documentação e mau estado de conservação. Durante o período, a polícia registrou 35 ocorrências policiais, que resultaram em 32 pessoas detidas por diversos crimes. As abordagens resultaram ainda na recuperação de 13 veículos roubados.



Bahia registra caso de doença cerebral sem cura e descarta relação com mal da vaca louca

Foto: Divulgação

A Bahia registrou um caso da doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ), conhecida como priônica, segundo a Secretaria de Saúde do estado (Sesab). O paciente está internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, e apresenta um quadro clínico grave e raro. A doença afeta uma em cada um milhão de pessoas, é degenerativa e tem progressão rápida. Segundo a Sesab, o paciente é um homem de 59 anos sem comorbidades, que foi admitido na unidade em 20 de janeiro sem coordenação para caminhar, alteração comportamental,de memória e visual, movimentos anormais e crises convulsivas. De acordo com a médica Renata Nunes, coordenadora do serviço de neurologia do HGCA, foi descartada a suspeita da doença transmitida pelo consumo da carne bovina, conhecida como "mal da vaca louca". Apesar disso, a evolução clínica é muito semelhante, com rápida progressão da patologia e sem opções terapêuticas disponíveis. A DCJ é uma doença sem cura e o tratamento consiste principalmente em aliviar os sintomas. A enfermidade não é contagiosa.



Rio de Contas: Carro do Conselho Tutelar flagrado descarregando materiais em festa particular

Foto: Reprodução l Marlúccia Araújo

Um carro do Conselho Tutelar foi flagrado em desvio de função descarregando tintas e demais materiais na porta do Clube Riocontense, no município de Rio de Contas. Segundo o site Bahia Notícias, a conselheira tutelar Simone Teixeira afirmou que não tinha conhecimento do uso indevido do automóvel e que a chave do veículo fica sob os cuidados da prefeitura. Segundo ela, o carro foi utilizado pelos conselheiros para afixar cartazes nos locais que vendem bebidas alcoólicas no circuito da festa. O coordenador do Conselho Tutelar no município, Gilson Nunes, garantiu que irá reunir o colegiado para averiguar a situação e aplicar as medidas pertinentes.