ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


MEC abre consulta pública para avaliar sistema do Novo Ensino Médio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria, na quinta-feira (9), informando que irá abrir uma consulta pública para avaliar e reestruturar o Novo Ensino Médio, criado em 2017. A medida, segundo a pasta, tem como objetivo coletar informações e opiniões para auxiliar as decisões sobre os atos normativos que regulamentam o sistema. A iniciativa será coordenada pelo MEC e contará com a participação da sociedade civil, professores, estudantes, pesquisadores e equipes técnicas. O processo, inicialmente programado para durar 90 dias, contará com audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas estudantis nas 27 unidades federativas. Após a coleta de dados, a Secretaria de Articulação Intersetorial, em parceria com os Sistemas de Ensino, elaborará o relatório final a ser encaminhado ao MEC, no prazo de 30 dias. Posteriormente, a pasta irá analisar os dados e divulgar possíveis mudanças e melhorias.



Brasil tem aumento no número de feminicídios em 2022, com uma morte registrada a cada seis horas

Foto: Reprodução

Dentro do período de um ano, entre 2021 e 2022, o Brasil sofreu um aumento de 5% nos casos de feminicídio, com um total de 1,4 mil vítimas, com uma morte registrada a cada seis horas. Os dados fazem parte do levantamento realizado pelo Monitor da Violência, uma parceria entre o Núcleo de Estudos da violência da USP (NEV-USP), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o portal g1. Apesar do aumento de casos de feminicídio ter sido o maior desde 2015, o número de assassinatos sem o recorte de gênero diminuiu - e foi o menor computado pelo Monitor da Violência e do FBSP -  já que o Brasil teve uma queda de 1% nas mortes entre 2021 e 2022. De acordo com o levantamento, Mato Grosso do Sul e Rondônia são os estados que possuem o maior índice de homicídios de mulheres. Já a Bahia aparece com uma taxa de 1,3%, na 16ª posição.



CDL, SEBRAE e Sala do Empreendedor realizam 4º Encontro Mulher Empreendedora

Foto: Divulgação

Seguindo as ações em homenagem ao mês das mulheres, em Brumado, a Sala do Empreendedor, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o SEBRAE, realizam o 4º Encontro Mulher Empreendedora. O evento acontece na próxima terça-feira (14), no salão de eventos do Clube Social de Brumado, às 19h. E esse ano teremos uma história de persistência e superação. "Desistir não é uma opção", esse é o tema da vida da palestrante Mazé Lima. Venha conhecer a empreendedora que se reinventou durante o período mais crítico. Para quem não sabe, Mazé inspirou a empoderada personagem 'Maria da Paz' interpretada pela atriz Juliana Paes, na novela "A Dona do Pedaço", transmitida pela rede Globo. A entrada será um pacote de absorvente íntimo e as inscrições deverão ser feitas no site (veja aqui). Não deixe para a última hora. Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones : 77 3441-1222 / 3441-2455 ou pelo Whatsapp 77 99853-6601.



Vitória da Conquista: PF deflagra operação contra desvios de objetos nos Correios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (9) em Vitória da Conquista, no Sudoeste, uma operação contra furtos e desvios de objetos postais nos Correios. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e outro de medida cautelar diversa de prisão. Segundo a PF, ao todo, 548 objetos fora desviados, o que resultou em mais de R$ 260 mil em indenizações que os Correios tiveram que ressarcir aos clientes. Os fatos investigados ocorreram entre 2021 e 2022. Ainda segundo a corporação, as mercadorias mais visadas eram eletrônicos, especialmente aparelhos celulares. Na ação, a PF apura os delitos de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude e peculato desvio. As penas máximas podem somar mais de 20 anos de prisão.



Brumado: Em parceria com Fabrício Abrantes e Verimar do Sindicato, Move Mulher realiza eventos em comemoração ao Dia da Mulher

Foto: Divulgação

No último dia 08, Dia Internacional da Mulher, o Move Mulher de Brumado, coordenado pela advogada Dra. Abiara Meira Dias, firmou parceria com a Vereadora Verimar do Sindicato e Fabrício Abrantes para realizarem atividades no município. No início da manhã, foi oferecido um café na Vila Presidente Vargas, com as presenças de centenas de mulheres que puderam ouvir e debater sobre os seus direitos. A Presidente da Associação da Vila, Katiane Leite, agradeceu aos organizadores expondo sobre as conquistas das mulheres. “Sei que muitas mulheres, como Abiara e Verimar, se esforçam para levar a informação dos nossos direitos para outras mulheres. Isso faz toda a diferença. Obrigada, também a Fabrício pela presença que tanto nos alegra”, disse. 

Foto: Divulgação

Em sua fala no evento, a Coordenadora do Movimento, Abiara Dias, expôs sobre os tipos de violência que a Lei Maria da Pena combate e agradeceu a Vereadora Verimar e a Fabrício pela parceria. “Conscientizar as mulheres sobre os nossos direitos e exigir que eles sejam cumpridos tem sido a nossa meta. Contar com as parcerias da Vereadora Verimar, que é uma mulher do campo e da luta; e de Fabrício, um político sensível à causa feminina, só comprova o compromisso deles, enquanto políticos, com a nossa causa. Eles têm um belo histórico em defesa da pauta feminina”, ressaltou. No mesmo dia, foi realizada uma ação no comércio de Brumado, com a montagem de um “stand” e a distribuição de brindes, panfletagem e muita música para homenagear as mulheres neste 8 de março.

Foto: Divulgação


Jovem de 20 anos é preso suspeito de invadir autoescola e matar homem no Sudoeste baiano

Foto: Reprodução

Um homem de 20 anos foi preso suspeito de invadir uma autoescola e matar um homem de 25 anos a tiros na cidade de Brejões, Sudoeste da baiano. A prisão foi realizada na cidade de Jequié, nesta quarta-feira (8), na mesma região. De acordo com a Polícia Civil, o episódio aconteceu em outubro do ano passado. A vítima foi identificada como David Mike dos Santos Almeida. Ainda segundo a polícia, o suspeito era rival da vítima em atividades criminosas e tentou emboscá-lo. Os disparos também feriram uma outra pessoa, que foi socorrida e levada ao Hospital Prado Valadares, em Jequié. A polícia afirmou que ela já teve alta médica e está bem. De acordo com a polícia, o suspeito estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, desde 3 de março deste ano, e era considerado foragido. 



Uma mulher é vítima de feminicídio a cada cinco dias na Bahia

Foto: Reprodução

A cada cinco dias morre uma mulher vítima de feminicídio na Bahia. É o que indicam os dados revelados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta quinta-feira (9). De acordo com o levantamento realizado pela SSP, foram registrados 13 casos de de feminicídio entre 1º de janeiro e 6 de março de 2023 no estado (o que equivale aos primeiros 65 dias do ano). Em 2022, nove mulheres foram vítimas de feminicídio por mês na Bahia. O dado, também da SSP, corresponde aos registros do ano passado todo e aponta um aumento de quase 23% em comparação a 2021: foram de 88 para 108.



Brumado: Pagamento do IPTU 2023 em cota única com desconto de 15% pode ser feito até 06 de abril

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O pagamento em cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2023 pode ser feito até o dia 06 de abril com 15% de desconto para os contribuintes que não possuem débitos com o município de Brumado. Os brumadenses que desejam consultar o valor do imposto e emitir o boleto para pagamento já podem fazer isso no site da Prefeitura. Para acessar, basta entrar no endereço (veja aqui). Dúvidas podem ser cosultadas pelo WhatsApp 77 99999-2878.



Brumado: Câmara de Vereadores realizará eleição suplementar para cargo de 2º Secretário após renúncia de Tiago Amorim

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara realiza durante sessão ordinária da próxima segunda-feira (13), às 18h30, eleição para o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora, para completar o biênio 2023/2024. A vacância do cargo se deu após renúncia do vereador Tiago Amorim (PP), o qual justificou a decisão afirmando que, como advogado, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não permite que ele exerça advocacia e participe da Mesa Diretora da Casa. A Portaria (nº 136/2023) foi publicada nesta quarta-feira (08), que também define as regras para a eleição e posse do cargo. O pleito será realizado mediante voto secreto, em cédula de votação, cujo modelo será disponibilizado após o encerramento das inscrições. As inscrições para os interessados a concorrer ao cargo poderão ser realizadas até 30 minutos antes do início da sessão junto à Secretaria da Câmara.



Brumado: Audiência discute medidas para garantir transparência no processo de escolha de membros do Conselho Tutelar

Foto: Divulgação

Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Célia da Silva Santos, Marcos Aguiar Porto e Alessandra Santos Tanajura, que integram a Comissão do Processo de Escolha do Conselho Tutelar-2023, participaram, na última terça-feira (7), de uma audiência com a Promotora de Justiça Dra. Daniela de Almeida, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Brumado, para debater o processo de escolha do Conselho Tutelar de 2023. Durante a audiência, foram discutidas as medidas tomadas no processo de escolha e apresentada uma cópia da Resolução nº 74/2023 que institui a Comissão Especial Eleitoral do processo de escolha. A resolução será publicada nos próximos dias, para que todos os interessados possam ter acesso às informações. 



PM confirma morte de terceiro policial após acidente na Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A Polícia Militar confirmou a morte do terceiro PM vítima de um acidente na BA-130, nesta quarta-feira (8). O caso aconteceu entre as cidades de Curaçá e Abaré, no norte da Bahia. Os três policiais estavam a caminho do trabalho quando o acidente aconteceu (veja aqui). O agente Damião Antônio de Souza morreu horas depois da ocorrência, no Hospital Geral de Curaçá, enquanto os outros dois policiais, Jerson de Lima Batista e Milton Carlos Lustosa Barros, morreram na hora. Além dos policias, uma mulher também morreu após a batida. O nome dela não foi divulgado. Nas redes sociais, a Polícia Militar publicou uma nota de pesar. "Nossos sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos que lamentam a perda dos companheiros queridos", escreveu.



Esposa de Rui Costa é eleita como nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios

Foto: Reprodução l AL-BA

Aline Peixoto é a nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em votação no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta quarta-feira (8), Peixoto recebeu 40 votos dos deputados estaduais, já seu adversário, o ex-deputado Tom Araújo (União), recebeu 19 votos. Quatro votos acabaram sendo nulos. Aline tomará posse na próxima sexta-feira (10). A nova conselheira é esposa do ministro da Casa Civil, o ex-governador da Bahia Rui Costa (PT). A indicação de Aline gerou diversos debates, inclusive com membros do PT e no arco de apoio entre os partidos.  



Polícia Civil descarta que homicídios estejam ligados a implantação do Presídio em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de homicídios registrados entre janeiro a março deste ano, já é superior ao registrado ao longo dos doze meses de 2022. Nesses quase setenta dias do ano de 2023, já foram registrados 6 homicídios e 4 tentativas. Entretanto, o número de mortes em 2023, segundo a Polícia Civil não é um dado alarmante com relação aos índices de violência registrados em outros municípios do Estado. Em entrevista ao site 97NEWS, o Delegado da 20ª Coorpin, Cláudio Marques, destacou que não se pode afirmar que as mortes estejam ligadas a suposta guerra de facções ou transferência de presos ao Conjunto Penal de Brumado. "Se compararmos os índices de homicídios à nível de cidades pelo Brasil a fora, com o mesmo número de habitantes de Brumado, nós vamos constatar que a cidade figura entre uma das cidades com um dos menores índices de homicídios", ressalta. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o Delegado, mesmo com os registros ocorridos no início do ano, e em ampla expansão territorial, ainda é uma cidade tranqüila. "Analisando a população, mesmo assim, Brumado está dentro dos menores índices de violência", afirma. Questionado se o Conjunto Penal tenha contribuído para o crescimento da violência, mas uma vez o Delegado foi enfático ao afirmar que a implantação do presídio não tem nenhuma ligação com os crimes. "Esses crimes que aconteceram não tem nenhuma ligação comprovada com a chegada do presídio, não há nenhum dado ou estudo científico para essa indagação. Por tanto, não há relação nenhuma", afirmou. 



Brumado: Vereador Tiago Amorim renuncia ao cargo de 2º Secretário da Câmara de Vereadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O vereador Tiago Amorim (PP) renunciou ao cargo de segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brumado. O anúncio foi feito pelo parlamentar nesta segunda-feira (6), durante a sessão. O vereador justificou a decisão afirmando que, como advogado, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não permite que ele exerça advocacia e participe da Mesa Diretora da Casa. Amorim foi eleito como 2º Secretário na chapa do presidente Renato Santos (Sem Partido).



Vinte e quatro presidiários que ordenaram ataques a tiros em Salvador e no interior são transferidos

Foto: Divulgação l SSP/BA

Vinte e quatro presidiários que determinaram ataques a tiros na capital baiana e no interior foram transferidos, na manhã desta quarta-feira (8). Os criminosos eram investigados, desde outubro do ano passado, pelos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil. Os criminosos, custodiados em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis e Jequié continuavam comandando o crime fora das unidades prisionais. Depois de meses de cruzamento de dados interagências da SSP e SEAP, foram mapeadas as lideranças criminosas que continuavam intramuros comandando o crime fora das unidades prisionais, na capital e interior do estado. Os internos são envolvidos com roubo a banco, tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, estupro, corrupção de menores, lavagem de dinheiro, entre outros delitos. A operação conjunta para a transferência dos detentos foi iniciada na madrugada, com a revista geral das unidades e dos internos para apreensão de armas e celulares, com participação de equipes da Seap e da SSP. Unidades da Polícia Civil, do Batalhão de Guardas (BG), das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) e de Polícia Rodoviária, além do Grupamento Aéreo (Graer) atuam nas apreensões e extração das unidades prisionais, além das escoltas. As lideranças, agora isoladas, foram transferidas para duas unidades prisionais de segurança máxima.





Dois PMs e uma mulher morrem em acidente na BA-130

Foto: Reprodução l Rede Social

Dois policiais militares e uma mulher morreram após o veículo em que eles estavam desviar de um animal e bater de frente com um caminhão na rodovia BA-130, em Curaçá, na Bahia. Os soldados Milton Carlos Barros e Gerson de Lima Batista e a motorista não identificada, vieram a óbito no local. Já o Cabo Damião Antônio de Souza foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Curaçá. Mas o estado de saúde dele não foi divulgado. Os policiais pertencem a  45ª CIPM. O acidente foi registrado por volta das 10h desta quarta-feira (8). A pista nos dois sentidos foram interditadas para a remoção do veículo.



Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Foto: Divulgação

O câncer colorretal é mais conhecido como câncer de intestino e é um dos tumores com mais ocorrência no Brasil. São mais de 35 mil casos por ano. Para chamar a atenção para o alto grau de incidência tanto em homens como em mulheres o mês de março foi escolhido para a campanha de conscientização, sendo designado – “Março Azul-Marinho”. Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamado cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos. Os pólipos são adenomas e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética podem, com o passar do tempo, transformar-se em câncer. Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer. 

Em suma, os fatores de risco para o câncer colorretal são: Fumar; Consumir bebidas alcoólicas; Ter sobrepeso ou obesidade; Consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles que a cada 100g oferecem 225-275Kcal) e carnes vermelhas; Consumir carnes (quaisquer tipos, inclusive aves e peixes) preparadas na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco; Consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais; Ser sedentário. Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama. Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado. É de suma importância que ao apresentar os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino como: Sangue nas fezes; Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); Dor ou desconforto abdominal; Fraqueza e anemia; Perda de peso sem causa aparente; Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas); Massa (tumoração) abdominal, se busque um especialista para diagnóstico, pois esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento específico. Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias. Portanto, a prevenção é o melhor remédio. Cuidem-se. Todos contra o câncer colorretal! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


Brumado: Quais as hipóteses apuradas pela Polícia Civil para morte de Emerson Fernando

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A Polícia Civil tem hipóteses centrais para a morte de Emerson Fernando Silva de Souza, 26 anos, em Brumado. O jovem, que foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (7), em uma trilha que liga o Bairro Santa Tereza a rodovia PPCat (veja aqui), estava com perfurações proveniente de arma de fogo na região do tórax e na cabeça. Em entrevista ao site 97NEWS, o delegado Cláudio Marques afirmou que existem 'algumas linhas' de investigação, entretanto, para não atrapalhar a apuração, não serão divulgadas. "Por uma questão de preservar a própria investigação, ou vou me reservar no momento sobre a motivação", afirma. Questionado se o homicídio seria por conta de uma suposta "guerra de facção", Marques ressaltou que ainda não poderia relacionar o crime à outros fatos. "No momento a gente não pode antecipar se isso tem alguma relação com tráfico de drogas ou não, porque isso vai está ou não dentro da motivação do crime, então a princípio, estamos tratando a informação com sigilo", disse. Sobre a ficha criminal de Emerson, o Delegado afirmou que a vítima tinha apenas uma passagem por furto de celular, crime este ocorrido a cerca de quatro anos atrás. "Ele tem uma passagem por furto de aparelho celular, onde chegou a ficar dois dias preso na delegacia, mas esse crime já faz mais de quatro anos", ressaltou. Também questionado se as marcas nos pés e nas mãos, caracterizando que a vítima teria sido amarrada antes de morrer, o Delegado afirmou que só o laudo pericial é que poderá indicar a ação. "A princípio, há sinais de que a vítima foi amarrada, mas esta questão de requintes de crueldade ou de tortura, no momento não podemos dar mais detalhes, tanto porque, encaminhamos guias periciais ao Departamento de Polícia Técnica [DPT], e só de posse dos laudos, é que nós vamos analisar com calma a motivação do crime", finalizou.



Pelé deixa 30% da herança para viúva e cita possibilidade de incluir suposta filha no testamento

Foto: Reprodução

O craque Pelé, que faleceu aos 82 anos, vítima de câncer de cólon, deixou 30% da herança para a viúva Márcia Aoki, e indicou que além da esposa e dos sete filhos oficialmente reconhecidos, uma outra herdeira pode ser incluida no testamento, já que existe a possibilidade dela ser mais uma filha dele. “Existe a possibilidade de uma investigação de paternidade [...]. Tem que esperar ser feito o DNA com os irmãos. Temos que esperar os próximos passos”, afirmou o advogado de Márcia, Luiz Kignel, em entrevista concedida ao G1. Além disso, Kignel afirmou que o valor do patrimônio deixado por Pelé ainda não foi confirmado, já que os filhos do jogador ainda aguardam a realização do levantamento dos bens do pai.