ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol


Brumado: Vídeo flagra ação de casal de larápios em supermercado da cidade; veja

A ação foi registrada em um supermercado onde o casal vem agindo (Foto: Reprodução Youtube)

As pessoas de má fé vêm usando a crise econômica como desculpa para não honrar os seus compromissos financeiros, mas, existem alguns que são ainda mais inescrupulosos, argumentando que a falta de empregos e de oportunidades os obriga a praticar delitos e furtos. Esta talvez seja a base para as ações de um casal que vêm, já há um bom tempo, aproveitando a boa fé das pessoas, principalmente mulheres do meio rural, para praticar uma modalidade de roubo mais articulada e sorrateira. 
 


Uma bolsa cheia de giletes dentro foi encontrada pela Polícia dentro de um supermercado próximo à Feira Livre, a qual era utilizada pela mulher larápia como pode ser visto nas imagens abaixo. (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


O jornalismo investigativo do 97NEWS, que já vem acompanhando essa narrativa criminosa já há algum tempo, teve acesso, na manhã desta sexta-feira (16) de imagens que revelam como age o “Casal de Larápios” em um supermercado que fica localizado nas proximidades da Feira Livre Municipal. Nas imagens dá para notar que o casal é bem articulado em suas ações. Bem vestidos para não gerar suspeitas e analisando criteriosamente suas futuras “presas”, eles agem na maior naturalidade, fingindo estar comprando também para não despertar olhares dos mais atenciosos. São vários os relatos de vítimas que tiveram seus pertences levados na região da Feira Livre, então é bom que se faça uma análise mais apurada das imagens para saber quem são esses dois que vêm se aproveitando principalmente de senhoras da zona rural. Veja as imagens que já foram passadas à Polícia, que vai sair em busca do casal: 



Brumado: Dona de casa vai ingressar no MP contra cobranças do ‘Minha Casa, Minha Vida

A dona de casa, Maria de Lourdes Pereira exibindo as cobranças duplicadas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O programa social “Minha Casa, Minha Vida” é a menina dos olhos do atual governo federal, que estufa o peito e garante que esse é o maior projeto de habitação popular da história do Brasil. Agora, esse “mimo” está virando “choro”, já que as tão propaladas “pedaladas de Dilma” teriam sido provocadas, segundo o próprio ex-presidente Lula, para garantir os projetos sociais do governo, como o “Minha Casa, Minha Vida”. Em Brumado alguns casos começam a aparecer, apontando uma espécie de cobrança abusiva por parte da Caixa Econômica Federal, que é a responsável pelas obras. Um desses casos foi trazido ao 97NEWS pela dona de casa, Maria de Lourdes Pereira (54), que reside no Conjunto Residencial Bom Jesus, que relatou que sempre recebeu as cobranças do projeto, mas que pagava sem uma maior análise, sendo que, em seguida, recebia uma ligação da Caixa dizendo que tinha outra conta em aberto, daí, ela ia e pagava novamente. Nos últimos dias, acompanhada de sua filha, Maria de Lourdes foi comprar numa loja da cidade e foi comunicada que seu nome estava no cadastro do CPC, referentes a parcelas da Caixa. Muito envergonhada a dona de casa fez apurou seu histórico de contas e viu que estava sempre pagando as cobranças de forma duplicada. Revoltada ela garantiu à nossa reportagem que irá buscar apoio do Ministério Público para resolver a sua situação, já que ela garante que tem pago as parcelas de quitação da casa em dia. 



Brumado: Cansados de esperar, moradores se unem para consertar via pública

As obras estão sendo feitas com recursos dos próprios moradores (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um fato cada vez mais comum em Brumado que vem provar a falta de ações na área de infraestrutura municipal começa a gerar, além de insatisfação, uma iniciativa diferenciada para resolver esse déficit funcional, que é “colocar a mão na massa”, ou seja, “já que a prefeitura não faz, o único jeito é meter a mão no bolso e realizar o serviço”. Um flagrante desse gênero foi feito pelo repórter Marcos Paulo, que sempre buscando fatos inusitados na cidade, se deparou com um serviço sendo realizado na Rua Sergipe, na altura do número 250. Após investigar o fato, ele descobriu que a ação foi iniciativa de dois moradores da rua, que, após seguidas solicitações e cansados de esperar a boa vontade do setor de infraestrutura, resolveram se unir para consertar a via pública que, segundo eles já estava ficando intransitável no referido local, inclusive com riscos aos condutores, já que os paralelepípedos estavam se soltando, podendo gerar um acidente com maiores prejuízos. Eles contrataram o pedreiro Sérgio Bispo Alves (foto abaixo), que realizou o serviço, mas não deixou de criticar a falta de ação por parte da prefeitura municipal. “Eu aprovo o que os moradores aqui fizeram, mas deixo a minha crítica para o setor de infraestrutura, pois é um serviço barato que já poderia ter sido feito, já que essa via é importante e além do mais faz ligação com a Câmara de Vereadores de Brumado”, disparou o pedreiro. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Efeitos da crise: Conquistenses cortam despesas e atrasam pagamentos essenciais

“Estou a um passo de perder o juízo, e entrar na lista negra do SPC. Até a escola particular de meu filho não consigo pagar”, lamentou uma mãe (Foto: Reprodução)

Muitos conquistenses considerados bons pagadores estão enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos. São as contas de água e energia elétrica, cada mês mais caras, que fazem muitas pessoas atrasarem drasticamente o pagamento. São pessoas que querem pagar em dia os seus compromissos, mas que não conseguem.“Estou a um passo de perder o juízo, e entrar na lista negra do SPC. Até a escola particular de meu filho não consigo pagar”, comentou a leitora V S M. Uma seqüência de problemas econômicos está também afetando a vida de C B C, morador do bairro Brasil. “Encerrei a assinatura de minha TV e meu celular que antes tinha dois chips, hoje tem apenas uma linha em operação”. O entregador de pizza perdeu o emprego na última segunda-feira. Em termos gerais, o cenário é de desânimo entre os conquistenses.



Guerra por controle do tráfico em Itapetinga gera um morto e outro baleado, em tiroteio

O rapaz que veio a óbito foi identificado como Adriano Gonçalves Cruz, de 19 anos. Um dos tiros atingiu o tórax dele (Foto: Itapetinga Repórter)

Uma troca de tiros entre traficantes de quadrilhas rivais na noite desta quinta-feira (15) terminou com um rapaz morto e outro baleado em Itapetinga. O confronto aconteceu no Bairro Vila Riachão, nas proximidades da Praça Clero Pedreira. Segundo moradores da localidade, foram vários tiros e pessoas que passavam pelo local na hora dos disparos tentaram se proteger dentro das casas. Um dos feridos foi socorrido em um carro de passeio para o Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo após dar entrada na unidade médica. O segundo foi baleado, Ronivaldo, também deu entrada no hospital, porém não corre risco de morte. A Polícia Militar confirmou a informação e disse que se encontra em diligência para tentar localizar os atiradores.



Acompanhamento médico poderia ter salvo a vida de rapaz, morto em academia; veja

Fazer exames e passar por uma avaliação médica, antes de iniciar uma atividade física, é fundamental para identificar problemas de saúde e evitar complicações. O alerta é de especialistas. Na quarta-feira (14), um homem morreu enquanto praticava exercícios, em uma academia de Vitória da Conquista. Assista a matéria completa:



Delator confirma repasse milionário a filho do ex-presidente Lula

(Foto: Reprodução)

Preso desde o ano passado em Curitiba, Fernando Soares (o Baiano), acusado de ser um dos operadores do esquema de desvios na Petrobras, afirmou ao Ministério Público Federal ter feito pagamentos ao empresário Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o jornal ‘O Globo’ deste domingo (11), Fernando Baiano relatou, em acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal, o pagamento de aproximadamente R$ 2 milhões a Fábio Luís, filho mais velho de Lula. O valor teria sido destinado ao pagamento de despesas pessoais de Lulinha, como o empresário é conhecido. As afirmações de Baiano incluem também campanhas presidenciais do PT em 2006, quando Lula disputou a reeleição, e em 2010, ano da primeira candidatura de Dilma Rousseff. A defesa de Lulinha nega as acusações. Até o momento o Instituto Lula, mantido pelo ex-presidente, não fez qualquer comentário sobre o assunto. (O Globo)



Vereador preso por atuar ilegalmente como dentista na cidade de Anagé

(Foto: Reprodução)

O vereador Altemar Silveira Nogueira, do PPS, foi preso na manhã desta quinta-feira (16), no município de Anagé, localizado a 546 quilômetros de Salvador. De acordo com informações do delegado titular, Ricardo Úngaro, ele exercia ilegalmente a profissão de dentista, já que não possui qualificação para atuar na área. Em depoimento, Altemar se recusou a responder as perguntas. “Ele disse que só falará em juízo. Após o registro dos fatos, ele foi liberado, uma vez que se trata de um crime de menor potencial”, disse Úngaro. Pessoas que tenham sido atendidas por Altemar serão convocadas a prestar depoimento nos próximos dias, já que são consideradas vítimas do falso dentista. A polícia chegou até ele após denúncia do Conselho Regional de Odontologia. 



BR-030: Ônibus colide com égua que acaba morrendo junto com o filhote

O animal ficou jogado no meio da pista (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Na madrugada desta quinta-feira (15) um ônibus de passageiros que transitava no anel viário da BR-030, nas proximidades do Restaurante Terceiro Milênio, acabou colidindo com uma égua gestantante, que no momento atravessava a pista, Segundo informações o animal foi partido ao meio e o filhote ficou totalmente dilacerado (foto abaixo). A equipe do SAMU 192 foi acionada, já que alguns passageiros do ônibus se machucaram, mas nenhum com muita gravidade, apesar do grande susto. .



Brumado: Polícia apreende carro clonado e desmonta pequena quadrilha de assaltantes

O veículo ficou apreendido (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Em ronda de rotina realizada por policiais militares no Bairro Bom Jesus na manhã desta quinta-feira (15), foi avistado um jovem em atitude suspeita, assim como o veículo que estava com ele. Diante disso os policiais fizeram uma verificação na documentação a qual não batia com o chassi, o que levantou a forte suspeita de que o carro poderia ser clonado. No mesmo instante foi sentido um forte cheiro de maconha dentro da residência, o que fez os policiais fazerem uma vistoria, onde foram encontrados substâncias alucinógenas, além de uma quantidade de maconha; bem como de objetos usados para embalar tóxicos para comercialização. Outro fato que intrigou a Polícia foram inúmeras capinhas de celulares e alguns aparelhos, os quais poderiam ser objeto de roubo (foto abaixo). Os três, assim como o veículo, foram conduzidos para a Depol, onde, foram feitas novas averiguações que comprovaram a irregularidade do veículo, que continha uma aparelhagem de som, que ficou retida também. As capinhas de celular podem ser reconhecidas por vítimas, o que mostraria que o trio poderia estar praticando vários assaltos a transeuntes na cidade. 

(Foto: Divulgação Polícia Civil)


Brumado: Veja cenas da 'Lavagem da Prefeitura' feita pelos professores municipais

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O Dia do Professor em Brumado foi marcado por uma forte manifestação dos professores municipais, que, desta vez, resolveram fazer algo inédito para chamar ainda mais atenção para o seu movimento grevista. Munidos de vassouras e sabão, os professores fizeram a lavagem da frente da prefeitura municipal. Abençoados por um padre e um pastor, os manifestantes acabaram também transmitindo um mensagem subliminar que é necessário lavar a sujeira administrativa para o município retomar o seu rumo em busca do desenvolvimento. O apresentador Carlos "Kaká" Silva acompanhou o movimento e fez uma tomada de imagens que podem ser conferidas abaixo: 



Motociclista sofre acidente na Av. Centenário e teve que ser levada com urgência para o hospital

Muitos populares se aglomeraram em volta do acidente (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Av. Centenário, ao longo dos tempos, vem comprovando que um dos locais campeões em acidentes na cidade. Para confirmar esta triste estatística, um novo episódio desses aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), por volta das 10h, onde uma motociclista que estava conduzindo uma moto Honda CG 150, ao fazer o contorno em frente à Igreja da Graça, acabou colidindo com uma pickup Fiat Strada Branca, indo ao solo em seguida. A motociclista que não teve a sua identificação teve que ser levada às pressas para o Hospital Magalhães Neto para receber atendimento médico, já que tinha suspeitas de ferimentos mais severos. Uma grande multidão pessoas se aglomerou no local, o que acabou atrapalhando um pouco os trabalhos das equipes de resgate. As primeiras informações é que o estado de saúde da motociclista não é grave, mas ela irá terá que ficar em observação e fazer alguns exames. 



Brumado: PM realiza blitz específica para garantir a segurança das lotéricas e agentes bancários

Estão sendo feitas abordagens a motociclistas e motoristas nas proximidades dos agentes bancários e das lotéricas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Devido à greve dos bancos, o movimento nas lotéricas e agentes bancários da cidade aumentou consideravelmente, então, diante disso, a Polícia Militar de Brumado adotou um esquema especial para garantir a segurança desses estabelecimentos. Uma das ações nesse sentido é a realização de blitzes sistemáticas na cidade, em vários pontos próximos desses locais, visando inibir a ação de assaltantes. Comandada pelo PM aspirante Aguiar, a ação continuará por todos esses dias enquanto a greve dos bancos durar (foto abaixo). 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Padre, pastor e muito sabão na comemoração do Dia do Professor

A lavagem atraiu a atenção da população (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Ao contrário do que deveria ser, a comemoração do Dia do Professor em Brumado foi de protestos e não de alegria, já que a categoria está no meio de uma greve que foi deflagrada após o rompimento do diálogo com a prefeitura municipal, que não rejeitou a proposta de reajuste de 13,1% pleiteado nas negociações. A movimentação dos professores começou logo cedo, onde eles se reuniram na frente da Prefeitura Municipal para realizar o protesto de lavagem da sede, na qual estiveram presente um padre e um pastor para dar uma conotação religiosa à manifestação. 
 

Os professores mostraram muito mais força do que anos anteriores (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)
 

Após a realização de sermões por parte dos sacerdotes, os professores se muniram de vassouras, baldes, material de limpeza e muito sabão para realizar a lavagem da frente da prefeitura. No final os professores enviaram um “café da manhã especial” ao prefeito (foto abaixo), como mais um protesto da categoria pela falta de sensibilidade em atender os anseios da categoria que promete continuar a greve até que seja concedido o reajuste pretendido. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Casal passa grande susto em acidente na BR-030 na noite desta quarta-feira (14)

O carro foi parar fora da pista (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um casal de namorados, que residem na Vila Presidente Vargas passou por um grande susto na noite desta quarta-feira (14), por volta das 20h, quando o veículo que eles estavam, um gol branco de placa JRT- 4744 – Brumado, acabou saindo da pista na BR-030, nas proximidades da Magnesita. O repórter Marcos Paulo esteve no local e foi informado que o acidente foi causado por uma distração do motorista, que foi mudar uma música e acabou perdendo a direção do veículo, que acabou parando na vala do acostamento, com várias avarias. As equipes do SAMU 192 chegaram rapidamente ao local e levaram a moça de 20 anos que apresentou ferimentos, já o condutor resistiu e não quis ir no momento, mas foi convencido por um amigo, que o levou para o hospital em seguida. O veículo teve que ser ginchado (foto). 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Bióloga crê em superpopulação de piranhas na barragem de Anagé

Um desequilíbrio ecológico pode ser a causa dos ataques de piranhas a banhistas, na barragem de Anagé. Só no último domingo, 26 pessoas foram atacadas. Preocupação para quem frequenta o local, e também para comerciantes e pescadores. Assista a matéria completa:



Brumado: Dupla é flagrada com drogas, serras, carregadores e aparelho celular

Os objetos e as drogas apreendidas (Foto: Divulgação Polícia Civil)

A prática de lançar objetos no teto da carceragem da 20ª Coorpin, continua acontecendo com frequência, mas, cada vez mais, a repressão por parte da Polícia a este tipo de ato nocivo é mais implacável. Na tarde desta quarta-feira (14), por volta das 15h20m, uma equipe do TOR, juntamente com policiais civis, conseguiram apanhar uma dupla composta por um maior (Kaki Arruda Oliveira) e um menor, que foi alvo de uma denúncia anônima. Flagrados com duas serras, 4 trouxas de maconha, 1 carregador de celular e um celular da marca Samsung, os dois deixaram claro que o referido “pacote” iria ser lançado mesmo no teto da carceragem para ser “pescados” pelos custodiados. Os dois foram levados à presença da autoridade policial para darem as explicações e já estão à disposição da Justiça. Essa ação rápida vem provar, que quando há maior contingente policial na cidade, as operações são muito mais bem sucedidas, já que no caso, policiais da TOR participaram da prisão do maior e autuação do menor. . 



Brumado: Jovem de 19 anos é flagrado com drogas escondidas em sua motocicleta por policiais da TOR

As trouxinhas apreendidas pela equipe do TOR, bem como a quantidade de dinheiro (Foto: Divulgação Polícia Civil)

A TOR – Tático Operacional Rodoviário, criado recentemente para dar apoio às polícias rodoviária e militar, no combate ao crime nas rodovias e saídas das cidades da região. Numa operação nas proximidades da BR-030, na tarde desta quarta-feira (14), um equipe da TOR, comandada pelo cabo Neto, abordou o jovem, Samuel Dias da Silva, que estava em atitude suspeita, o qual conduzia uma motocicleta Titan 125, de cor amarela. Feita a revista foram encontradas 6 trouxinhas de cocaína, além de uma quantia de R$ 165,00. O jovem foi conduzido, juntamente com a motocicleta, as trouxinhas apreendidas e o dinheiro para a Depol de Brumado, onde deverá ser ouvido pelas autoridades competentes. 



Brumado tem queda nos índices do IOEB; quais seriam os motivos?

Brumado, apesar de ainda ter um índice satisfatório, não figura mais entre as melhores educações do estado (Imagem reprodução site IOEB)

A Educação é a “bola da vez”, já que após o “pontapé” grevista por parte da categoria dos professores da rede pública municipal, as discussões na cidade estão focadas nas repercussões do movimento paredista, que hoje ganhou às ruas, na busca de chamar a atenção da população. Concomitantemente à estas movimentações, a divulgação dos números do IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, colocaram mais “pedregulhos na carroça”, pois a outrora “ostentação”, de que Brumado possuía um dos 3 melhores sistemas educacionais da Bahia caiu por terra e hoje, de acordo com os novos índices de 2015, divulgados esta semana, o município não figura mais no seleto grupo dos 10 melhores, tendo uma queda na sua avaliação, que, apesar de boa à nível nacional, 4,3%, revela deficiências, pois, ao invés de avançar, como era o esperado, no mínimo, se estagnou, em comparação a outros municípios da região sudoeste como Malhada de Pedras, Barra da Estiva, Caculé, Licínio de Almeida, que figuram na lista dos 10 melhores. As reflexões sobre essa queda podem ir, desde a falta de incentivos por parte da gestão municipal; ou a entrada na zona de conforto; ou quem sabe as consequências de uma gestão repetitiva e cheia de vícios ou até a falta de interesse dos alunos. A atual secretária, Acácia Gondim, que está no comando da Educação de Brumado há quase 12 anos, já quis entregar o cargo alegando cansaço, mas foi convencida a continuar, o que também pode ter incorrido na queda dos índices. Fica então uma reflexão lógica, que Brumado tem que voltar a investir e trabalhar fortemente na Educação, pois só assim atingirá o índice de 6,0% em 2020. Que o tilintar desses números ecoem nos representantes do povo e que se busque de forma muito mais tenaz, a “volta por cima”, pois, caso não haja um “tratamento de choque”, Brumado poderá ter quedas ainda maiores em sua Educação nos próximos anos. 



Dois são espancados e amarrados em árvore após assalto a mercado em Monte Santo

Segundo polícia, dupla foi presa e está custodiada em delegacia. Situação ocorreu em povoado de Monte Santo, a 350 km de Salvador (Foto: Reprodução)

Dois homens foram amarrados em uma árvore e espancados por moradores após assaltarem um mercado em Alto Alegre, povoado do município de Monte Santo, a cerca de 350 quilômetros de Salvador. Segundo informações da delegacia da cidade, os criminosos foram presos e estão custodiados na unidade policial na manhã desta quarta-feira (14). A situação ocorreu na terça-feira (13). Conforme a polícia, após roubarem dinheiro, celulares e produtos do estabeleciemento, os homens armados fugiram em uma moto, quando foram interceptados por moradores a bordo de um carro de passeio. Eles foram atingidos com tiro de espingarda, amarrados com uma corda em uma árvore e espancados. Em seguida, os assaltantes foram presos e conduzidos à delegacia. De acordo com a polícia, foi identificado que os homens estavam envolvidos no roubo de duas motocicletas, além de outros roubos que ainda estão sendo investigados.