ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Projeto esportivo desenvolvido pela Associação do Bairro São José teve apoio do presidente da LBF

As equipes antes da decisão (Foto: 97NEWS)

O esporte amador continua crescendo no município de Brumado, mas, principalmente pela iniciativa privada e a força de vontade de alguns amantes do Esporte em nossa cidade, os quais se mostram dispostos a enfrentar as grandes barreiras do caminho. Dentre os apoiadores o presidente da LBF – Emanoel “Manelão” Araújo é um dos que mais se destaca com inúmeras ações em prol do crescimento, principalmente, do futebol amador. Um projeto realizado pela Associação de Moradores do Bairro São José, que tem como presidente Ivan Oliveira, teve o seu ápice neste domingo (08) com a realização do jogo final entre a equipe do São José e o Baraúnas, num jogo muito disputado que acabou com o placar de 4X1 para o São José. Segundo Oliveira o projeto deverá ser ampliado e na próxima edição deverá ser incluído o futebol feminino, bem como outras atividades envolvendo os membros do Grupo da Terceira Idade. 



Brumado: Jovem que veio de Jaú para Livramento afirma ter sido vítima de uma grande injustiça

O jovem garantiu ser vítima de uma injustiça e registrou queixa-crime na manhã desta segunda-feira (09) na Depol de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um jovem que pediu reserva de identidade passou por um grande constrangimento na última sexta-feira (06) no município de Patos de Minas (MG), onde foi acusado por uma passageira do ônibus que ele viajava de ter roubado seu dinheiro e celular. Ele partiu de Jaú (SP) no dia anterior e seu destino era o município de Livramento de Nossa Senhora. Tudo começou quando ele foi ao banheiro e na volta a passageira afirmou que ele tinha pego a sua carteira e o celular, sendo que os documentos da mulher estavam nas bagagem do jovem. Insuflados pelo próprio motorista, os passageiros partiram para linchar o jovem que só foi salvo com a presença da Polícia. Na oportunidade o jovem acabou sendo salvo por outro motorista da empresa, que interviu para que nada fosse feito ao jovem, que, inclusive provou, por meio de nota fiscal, que o celular que estava com ele era seu. O caso acabou virando queixa-crime na Depol de Brumado, onde o jovem esteve na manhã desta segunda-feira (09) e irá pedir indenização por danos morais, injúria e calúnia contra a empresa de ônibus. Nossa reportagem falou com o jovem que expressou que “estou muito chocado, pois fui vítima de uma grande injustiça, pois fui avaliado pela minha aparência” e ainda emendou que “eu provei que o celular era meu e que os documentos da mulher foram colocados nas minhas coisas. Confio na justiça e agora vou querer os meus direitos, por isso entrei com o processo”. 



Mesmo com número reduzido de vacinas, acontecerá neste sábado (14) a vacinação antirrábica

O coordenador de endemias, Fábio Azevedo, disse que mesmo com o número baixo de vacinas a imunização acontecerá (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A redução dos recursos do Ministério da Saúde que diminuiu consideravelmente a liberação de verbas para combate a várias doenças no país pode causar uma grande dor de cabeça aos governantes. Campanhas e ações importantes como o combate a Dengue sofreram quedas nas ações e, com isso, o risco de epidemias aumenta de forma significativa. Diante dessa redução várias contenções atingiram os municípios como a campanha de vacinação antirrábica, que acontece todos os anos, geralmente no mês de setembro. A reportagem do 97NEWS falou com o coordenador do setor de endemias, Fábio Azevedo, que explicou que “infelizmente a redução do número de vacinas é drástica, mas mesmo assim iremos realizar a campanha que já deveria ter acontecido”. Ele também citou que “seriam necessárias 10 mil vacinas para contemplar a demanda dos cães e gatos, mas só recebemos 1.400 doses, o que poderá gerar algum tumulto, ou coisa do gênero”. Questionado sobre qual será o critério para a imunização, ele respondeu que “será por ordem de chegada, então é possível que os últimos da fila fiquem sem vacinar seus animais”. Ele ainda informou que a vacinação só será para os animais e acontecerá nas unidades de saúde dos bairros Dr. Juracy, São Félix e no centro da cidade, neste sábado (14), a partir das 08 horas. 



Brumado: Sede da OI Telecomunicações é arrombada; bandidos levaram aparelhagens

Os bandidos entraram pelo portão principal e depois arrombaram o local onde fica guardada a aparelhagem (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A sede e o escritório central da OI Telecomunicações de Brumado, localizado na Rua Iluminato Lôbo, ao lado da Praça Senhor do Bonfim,  foi novamente arrombado na madrugada desta segunda-feira (09), desta feita, com um prejuízo muito maior que nas vezes anteriores, já que os meliantes levaram inúmeras aparelhagens de telecomunicações, além de fazer um grande estrago nas instalações. O repórter Marcos Paulo do 97NEWS esteve no local e fez também o registro fotográfico da ação delituosa. Segundo um funcionário da empresa que chegou hoje para trabalhar, assim que ele notou que as instalações tinham sido invadidas e aparelhos foram levados (foto abaixo), foi imediatamente para a 20ª Coorpin registrar um boletim. A Polícia Técnica está se dirigindo para o local e irá fazer a perícia. Ainda não se tem base do valor dos prejuízos, mas, ao que tudo indica, são altos, pois a aparelhagem era cara, além do que foram destruídos compartimentos da empresa. Ainda não há pistas dos possíveis autores do delito. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Vitória da Conquista faz 175 Anos de História nesta segunda

Foto: Reprodução

Vitória da Conquista, Joia do Sertão Baiano, completa nesta segunda-feira (09), 175 Anos de Emancipação Política. A cidade também conhecida como a terra das rosas e do frio. A iniciativa privada tem impulsionado o desenvolvimento da terceira maior cidade da Bahia. O maior exemplo, entre outras importantes realizações, fica por conta do novo aeroporto e empreendimentos comerciais que crescem a cada dia no município.


 

Foto: Divulgação

História de Vitória da Conquista


Tudo começou com o Arraial da Conquista que foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa, nascido em Chaves em 1720, no Alto Tâmega, na região de Trás-os-Montes que com dezesseis anos de idade, foi para o Brasil ao serviço de D. José I, Rei de Portugal, com a missão de conquistar as terra ao oeste da costa da Bahia. Anteriormente já havia lutado ao lado do Mestre-de-Campo João da Silva Guimarães, líder da Bandeira responsável pela ocupação territorial do Sertão, iniciada em 1752. A origem do núcleo populacional está relacionada à busca de ouro, à introdução da atividade pecuária e ao próprio interesse da metrópole portuguesa em criar um aglomerado urbano entre a região litorânea e o interior do Sertão. Portanto, integra-se à expansão do ciclo de colonização dos fins do século XVIII.

CONTINUE LENDO


Brumado: Casal de bandidos assalta casal de namorados na Praça Armindo Azevedo

O casal estava namorando num dos bancos da Praça Armindo Azevedo, mas acabaram vítimas de bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O cantor e compositor Edson Gomes relatou em uma de suas músicas uma situação que se encaixa perfeitamente para a atual situação da violência em Brumado, onde ele citava que “os velhos já não procuram mais as praças e a lua não é mais dos namorados e quem se aventura pode ser a última vítima”. Infelizmente passear e ir às praças públicas a partir das 20 horas em Brumado e um fator de risco já que a ação dos marginais nesse período é cada vez mais intensa. Na noite deste sábado (07) um fato acabou ganhando repercussão na página policial, onde um casal de marginais assaltou um casal de namorados que estava no banco da praça Armindo Azevedo. Segundo o relato, um homem com arma em punho e uma mulher chegaram, por voltas das 20h50m, já dando voz de assalto e levaram a motocicleta da vítima, além de seus documentos e um aparelho celular. Realmente para os namorados brumadenses ver a lua, as estrelas e o amor nas noites de verão ficará cada vez mais difícil. 



Mariana: Imagens mostram desespero e correria no momento do estouro da barragem

(Foto: Reprodução Youtube)

O momento em que uma das barreiras da mineiradora Samarco se rompe e começa a liberar rejeitos de minério e água no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, nesta quinta feira (5), foi registrado em um vídeo. No vídeo é possível ouvir trabalhadores se dando conta do rompimento e alertando colegas. As barragens do Fundão e de Santarém, da Samarco, se romperam despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério e água. Uma morte foi confirmada e há 28 desaparecidos, entre eles 13 funcionários e 15 moradores de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central deMinas Gerais. O governador Fernando Pimentel disse neste domingo (8) que é difícil os trabalhadores das barragens que romperam na quinta-feira (5), e estão ainda desaparecidos, serem encontrados com vida. Segundo ele, o estado tem um número grande de barragens, em torno de 730. Assista: 



Corpo de homem é achado na zona rural em estado avançado de decomposição em Caetité

Um senhor caminhava por uma estrada vicinal, quando sentiu o forte cheiro, localizando o corpo. Vítima estava desaparecida desde a última quarta-feira (4) (Foto: Reprodução)

Na manhã deste domingo (08) o corpo de um homem foi achado em estado avançado de decomposição, na zona rural de Caetité. Segundo informações colhidas pela reportagem, o corpo do homem de pré nome Aguinaldo, foi achado por um idoso por volta das 9h00. O senhor caminhava por uma estrada vicinal, quando sentiu o forte cheiro. Curioso, o idoso adentrou na mata achando o corpo do homem em estado avançado de decomposição. Aguinaldo estava desaparecido desde a quarta-feira (04). O fato ocorreu na Fazenda Cangaia na região do distrito de Maniaçu. A polícia técnica esteve no local e constatou que a morte foi por motivos naturais. Aguinaldo teria por volta de 40 a 42 anos de idade. O corpo foi liberado aos familiares para sepultamento imediato devido ao estado do corpo.



Ladrão é salvo do linchamento, pela Polícia Militar, após tentar assalto a um bar em Itapetinga

Um policial a paisana presenciou o espancamento do jovem e acionou a PM. A arma do bandido, que estava na mão de populares, foi recolhida. (Foto: Itapetinga na Mídia)

Ultimamente a população de Itapetinga tem adotado uma postura diferenciada em relação aos criminosos que se arriscam a praticar o crime de roubo sozinho, mesmo estando armado.Nos últimos dias vários indivíduos foram linchados por populares durante tentativa de assalto a transeunte e a estabelecimento comercial, como o que aconteceu com Yuri Samuel Silva dos Santos, 18 anos, que empunhando um revólver calibre 38 municiado, adentrou um bar nas proximidades da Praça Zilda Ribeiro, Bairro São Francisco, e se deu mal. Nas proximidades do referido estabelecimento comercial havia um policial a paisana que impediu que o ladrão apanhasse ainda mais. Ele acionou a Polícia Militar que chegou rapidamente para recolher a arma de fogo que tinha sido retirada das mãos do assaltante.



Irmão do prefeito de Ilhéus é preso em 'boca de fumo'

(Foto: Reprodução)

José Ferreira Ribeiro Filho, irmão do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, foi preso comprando drogas na Boca de Fumo de Gil Dentão no bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade. José Ribeiro foi atuado em flagrante pela Companhia da Policia Militar (Peto 69), no último sábado (7). Ribeiro foi conduzido para delegacia da 7ª Coorpin para depor. Ele disse ao delegado Pedro Amorim que é viciado em maconha e crack e estava comprando drogas para o consumo próprio. (Fonte: Reclame Boca)



Mobilizados, caminhoneiros fecham acessos à Vitória da Conquista

A greve está sendo organizada pelo Comando Nacional do Transporte (CNT) e não é apoiada pelos sindicatos regionais dos caminhoneiros (Foto: Reprodução)

Informações dão conta que os caminhoneiros estão mobilizados nos acessos principais à cidade de Vitória da Conquista. Uma imagem enviada mostra caminhão atravessado sobre a ponte do Anel Viário, próximo ao Atacadão.A mobilização começou no final da tarde deste domingo (08). A greve está sendo organizada pelo Comando Nacional do Transporte (CNT), movimento que surgiu na internet e que não tem personalidade jurídica nem o apoio dos sindicatos dos caminhoneiros. O Palácio do Planalto passou o fim de semana monitorando as redes sociais para tentar medir o impacto da paralisação sobre as rodovias brasileiras. Esta é a segunda greve de caminhoneiros no ano: a primeira ocorreu em fevereiro, sendo que as interdições em rodovias prosseguiram até abril.



Regados de muita bebida, drogas e som alto jovens são apreendidos em Guanambi

Foto: Policia Militar

Na tarde deste domingo (08) uma festa realizada em uma casa na Av. Barão do Rio Branco no centro de Guanambi, terminou com quase 100 menores encaminhados para a delegacia. Após uma denuncia anônima, a Polícia Militar foi até o local do evento e constatou que se tratava de uma festa com menores. Segundo informações da polícia militar, havia bastante bebida, solventes, maconha e cocaína. Dois ônibus foram necessários para levar os menores até a delegacia, os maiores foram liberados. Os menores foram ouvidos na sede da 22ª Coorpim que ficou lotada de adolescentes e pais desesperados. Um segurança que cuidava da entrada do local também foi conduzido. O espaço foi alugado para o evento, com base no contrato, o organizador foi identificado. Na delegacia os pais dos menores assinaram o Termo Circuncidado de Ocorrência e serão intimados a depor em breve.

Foto: Policia Militar


Caminhoneiros planejam greve para o próximo dia 9 em todo o país

Foto: Reprodução Facebook

Caminhoneiros que organizaram uma grande paralisação da categoria em fevereiro tentam articular uma nova mobilização para a próxima segunda-feira(09). O grupo pede a saída da presidente Dilma Rousseff e alega que o governo federal não cumpriu os acordos feitos com a categoria na época - redução do preço do óleo diesel, o cancelamento das multas aplicadas a quem aderiu à greve e uma lei que regulamente a aposentadoria com 25 anos de trabalho. "As reivindicações não foram atendidas. Agora não queremos negociar, não aceitaremos acordo. Queremos a renúncia da presidente", afirmou o organizador da manifestação, Ivar Luiz Schmidt. Ele também foi o responsável por liderar a paralisação de fevereiro, que afetou a distribuição de combustível pelo país e fez com que o preço da gasolina chegasse a cinco reais o litro em algumas cidades. Apesar da articulação, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga Geral do Estado de São Paulo, afirma que não vai aderir à greve. "Os sindicatos entendem que o governo federal tem dificuldades para cumprir todas as requisições, por isso não vamos aderir à greve", afirmou Norival de Almeida Silva.



Prefeitura de Simões Filho entrega mais de 300 títulos de posse

Foto: Simões Filho On Line

Município de Simões Filho entregou neste sábado(07) mais de 300 títulos de posse para moradores da cidade. O documento garante a posse da terra do local onde a pessoa tem a sua casa construída e, segundo a administração municipal, já foi concedido a cerca de 1.400 famílias gratuitamente desde o último ano, através do programa "Meu Sonho", da Secretaria de Planejamento. Para ser beneficiado com pelo projeto, o morador de Simões Filho precisa ocupar um terreno de até 400 metros quadrados, que seja usado para fins de moradia própria ou da sua família. A área do imóvel também deve pertencer ao município e fazer parte da área urbana. Além disso, o proprietário pode possuir ou  ser concessionário de outro imóvel urbano ou rural.



Assaltantes de joalheria em Livramento foram presos em Rio de Contas

Foto: Policia Militar

Na manhã deste sábado(07) uma joalheria de Livramento de Nossa Senhora, foi assaltada. Segundo as informações da polícia civil, dois indivíduos adentraram o estabelecimento e roubaram uma grande quantidade de joias e fugiram em uma picape Strada vermelha. e depois de realizarem um barreira policial em Rio de Contas, os bandidos tomaram outro carro de assalto e foram alcançados pela polícia em uma estrada vincinal próximo a cachoeira do fraga, ponto turistico da cidade. Os assaltantes foram encaminhados à delegacia de Rio de Contas, onde foram ouvidos. De acordo com o Major Irlando Lino Magalhães, um terceiro assaltante empreendeu fuga e estar com a arma utilizada no assalto.



PM deflagra 'Operação Pescaria' no final de semana prolongado, na zona rural de Conquista

Foram realizadas diversas abordagens nos distritos de José Gonçalves, Itapirema, São Sebastião e Lagoa das Flores. (Foto: Divulgação PM)

A 92ª CIPM desencadeou nesta sexta-feira, início do final de semana prolongado em Vitória da Conquista, a “Operação Pescaria”. A operação policial militar tem por objetivo a intensificação das abordagens nos principais distritos da área rural do município. Foram realizadas diversas abordagens nos distritos de José Gonçalves, Itapirema, São Sebastião e Lagoa das Flores. A referida operação conta com o apoio da CIPT-SO, (Rondesp) e visa precipuamente o combate aos crimes contra o patrimônio e a repressão ao tráfico de drogas.



Secretário estadual Jerônimo Rodrigues se comprometeu a buscar avanços para o meio rural de Brumado

O secretário se comprometeu a ajudar Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O secretário estadual Jerônimo Rodrigues, titular da Sedur – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, esteve em Brumado para participar da inauguração do Setag e, na oportunidade, participou do programa “Hora da Saudade”, que vai ao ar de segunda à sexta das 06h às 08h pela Alternativa FM. Sabatinado pelos “veios” Pompílio e Venâncio e entrevistado pelo repórter Marcos Paulo, o secretário falou da importância do Setaf para Brumado e região, onde estarão concentrados inúmeros órgãos que trabalham com o rural. Ele também falou da seca, citando que “a seca tem que ser tratada de duas formas, a primeira emergencial, pois quem tem sede tem pressa; e a segunda, de forma permanente, se criando cada vez mais mecanismos de se armazenar água”. Questionado sobre a questão da falta de segurança no meio rural de Brumado, com o crescimento assustador dos assaltos ele respondeu que “apesar de não ser minha área eu vou me comprometer a levar ao secretário Maurício Barbosa, secretário estadual de Segurança Pública essa questão para que sejam efetivadas ações de combate”. E no final ele ainda foi lembrado de uma usina de beneficiamento de mel que foi instalada pelo governo do estado na Fazenda Baixa da Baraúnas e que está abandonada, sendo que o secretário lamentou que “realmente ficamos tristes ao ouvir uma situação dessa, mas vamos buscar, a partir de agora, uma solução para a questão”. 



Secretário municipal de Rio do Antônio é alvo de denúncia de crime ambiental; assista

A denúncia aponta para a retirada de mata ciliar para ser usada em fazenda particular do próprio secretário (Foto: Reprodução Youtube)

Um vídeo enviado ao Grupo Alternativa de Comunicação por um morador do município de Rio do Antônio, localizado na região sudoeste da Bahia, traz uma grave denúncia de crime ambiental, o qual estaria sendo praticado pelo secretário municipal de obras Paulo Cesar Oliveira Prates. No vídeo se mostra o registro de uma possível retirada da mata ciliar da Lagoa do Cunha em benefício do próprio acusado, já que, segundo a denúncia, o secretário estaria levando os troncos de madeira para serem usados como cerca em sua fazenda. Segundo os denunciantes o caso é grave e precisa ser investigado pelas autoridades ambientais. a reportagem do 97NEWS buscou obter contato com o secretário Paulo César, a fim de que ele pudesse esclarecer a questão, mas não teve êxito. Assista o vídeo: 



Reportagem da TV Bahia mostra criatividade e superação do produtor rural brumadense

A cultura da palma é uma grande alternativa para manter o rebanho durante a seca (Foto: Reprodução Youtube)

A frase celebre do imortal Euclides da Cunha que bradou que “o sertanejo, antes de tudo, é um forte”, poderia ser tranquilamente parafraseada da seguinte forma “o sertanejo, em Brumado, além de forte é muito criativo”. Essa nova interpretação ficou comprovada em uma reportagem da TV Bahia, que veio a Brumado conhecer duas histórias que mostram esse perfil de superação. A primeira é a da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado, que fundaram uma cooperativa que beneficia o produto gerando renda para inúmeras famílias. A segunda é a produção de palma, que é uma grande alternativa dos pecuaristas locais no enfrentamento à seca, conseguindo manter os seus rebanhos com baixo custo, já que a planta é de fácil cultivo e extremamente nutritiva. Confira abaixo a matéria onde fica comprovada a grande criatividade do sertanejo brumadense, que se mostra cada vez mais versátil e dinâmico em suas ações:

 

 



Brumado: PETO age rápido e prende dupla de assaltantes que levou moto de estudante do CEB

As motos da vítima e que estavam em poder dos assaltantes foram levadas para o pátio da 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 20ª Coorpin)

Os assaltos a motociclistas em Brumado continuam acontecendo em larga escala, sempre tendo a ação de uma dupla de bandidos que aborda as suas vítimas muitas vezes simulando estarem armados. Um fato dessa natureza aconteceu na noite desta sexta-feira (06), onde um jovem, estudante do Colégio Estadual de Brumado, quando saia para a aula, no Bairro Esconso, foi abordado por uma dupla que estava numa moto Twister preta, que colocaram a mão por debaixo da camisa e levaram a moto. A PETO foi acionada e mostrou uma grande eficiência, já que em menos de 30 minutos conseguiu capturar a dupla em flagrante. Segundo as primeiras observações os dois são funcionários de uma empresa de coleta de lixo que tem sede no Esconso, onde aconteceu o assalto, o que mostraria um estudo anterior para que o assalto fosse efetuado. Os dois foram levados para a 20ª Coorpin e estão à disposição da Justiça.