ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vereadora Verimar do Sindicato, em audiência com o secretário da SERIN, discute proposta para asfalto que liga Brumado ao Distrito de Terra Vermelha

Brasil: 75% das famílias têm dívidas, aponta Mapa do endividamento

Ministério da Saúde oferece mais de 21 mil vagas para Médicos pelo Brasil

Judiciário da Bahia inaugura varas em duas cidades baianas

Novas regras da Tarifa Social devem beneficiar mais de 11 milhões de pessoas

Polícia extermina plantação com mais de 18 mil pés de maconha em Curaçá

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Brumado: Divulgado o calendário de funcionamento do comércio no mês de dezembro

Mês de novembro apresentou menor número de mortes violentas na Bahia

Região Nordeste concentra quase metade das pessoas em situação de miséria, aponta IBGE

Nordeste: Comitê Científico do Consórcio recomenda cancelamento de Réveillon e Carnaval

Brumado: Após passar pela Secretaria Municipal de Esportes, Paulo Sérgio volta a presidência da LBF

Agência é explodida em Iguaí, Sudoeste do Estado

Bahia recebe 150 mil doses de vacina BCG após municípios enfrentarem desabastecimento


Cartão de informação do ENEM já está disponível

Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já estão disponíveis no site oficial da prova. A previsão do Ministério da Educação era de que eles entrassem no ar às 15h, mas pouco antes desse horário alguns estudantes já conseguiram acessá-los. Os candidatos devem digitar CPF e senha para visualizar o cartão que traz o endereço do local em que eles farão as provas, entre outras informações.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira (3) que desde terça-feira (1º) os candidatos já começaram a receber o cartão de confirmação em casa, enviado pelos Correios. A data limite de entrega é o dia 18 de outubro.

Quem tiver problemas com o recebimento do cartão ou com a impressão dele pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161. Informações no cartão.



TSE rejeita criação da Rede, e Marina Silva já é assediada por sete partidos

Foto: Divulgação

Em sessão realizada na noite desta quinta-feira (3), o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o pedido de registro da Rede Sustentabilidade. De acordo com a relatora, ministra Laurita Vaz, a Rede cumpriu todos os requisitos para o registro de partido, exceto a entrega do número mínimo de apoios validados pelos cartórios. O voto dela foi seguido pela maioria dos ministros. Para o TSE, a Rede comprovou ter o apoio de cerca de 442.524 – aproximadamente 50 mil apoiamentos a menos do que o exigido. O advogado da Rede, Torquato Jardim, defendeu em sua sustentação que outras 95 mil assinaturas fossem consideradas, pois foram rejeitadas sem justificativa pelos cartórios eleitorais. A ministra, no entanto, acolheu a recomendação do vice-procurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, de que não seria razoável pedir que os cartórios fizessem uma discriminação individualizada da negativa de cada uma dessas assinaturas. "Verificado o não cumprimento de apoiamento mínimo para a nova sigla, eu voto pelo indeferimento do registro", disse Laurita.

De acordo informações do deputado Walter Feldman (sem partido-SP), que ontem os aliados de Marina já receberam sete propostas de legendas dispostas a receber a ex-senadora.

 



Brumado: Show com Léo Magalhães e Renato Rocha, dia 18 de outubro

O cantor  Léo Magalhães estará de volta a Brumado, no próximo dia 18 de outubro, com o Show Noite do Arrocha, quem já viu, não vai perder, quem não viu, vai prá ver. O evento acontecerá no Planet Show em Brumado, localizada na Av. Centenário,nº1500.

Natural de Teófilo Otoni (MG), Léo Magalhães é conhecido em todo o país por músicas que trazem em sua composição letras românticas. Dentre os recentes sucessos do cantor, está o hit 'Alô', do último álbum. Para dar início à Noite do Arrocha, o sucesso que vem contagiando o Brasil, Renato Rocha, com sua voz romântica, falando de amor.



Brumado: Centro Cirúrgico do Hospital Regional será inaugurado nesta sexta-feira (04/10)

Depois de muita conversa em relação a “não inauguração” do Centro Cirúrgico, na semana passada, por conta da ausência do Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, a Prefeitura municipal de Brumado e a Secretaria de Saúde, convidam a população para a inauguração do Centro cirúrgico  do Hospital Regional Professor Magalhães Neto, nesta sexta-feira (04/10), às 19:00, na Rua Rio de Contas, s/n. A solenidade de inauguração contará com a presença de Dr. Alfredo Boa Sorte, Superintendente da SAFTEC- Superintendência de Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia em Saúde-  da Secretaria Estadual de Saúde –SESAB. 



Brumado: Polícia faz apreensão de pássaros silvestres no Bairro das Flores

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Após denúncia anônima, o Serviço de Inteligência da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), fez uma significativa apreensão de aves silvestres em um bar, no Bairro das Flores. Segundo informações da polícia ao 97NEWS, a denúncia recebida é de que um homem estaria chegando de Belo Horizonte trazendo papagaios e araras para serem comercializados em Brumado. Um policial se disfarçou de comprador e no momento da negociação, o agente se identificou e deu voz de prisão ao acusado, que rapidamente evadiu-se do local e conseguiu pular um muro de quase quatro metros. A polícia fez varredura pelo bairro, mas não conseguiu encontrar o homem. Apesar de a denúncia acusar que haveria araras, os policiais só encontraram papagaios, num total de onze. As aves foram levadas para a delegacia e serão devolvidas ao seu habitat natural.



Brasil fica no penúltimo lugar em ranking de valorização do professor

O Brasil ficou na penúltima colocação entre 21 nações pesquisadas em um índice sobre a valorização dos professores divulgado nesta quinta-feira (3) pela fundação internacional Varkey Gems, sediada em Londres. O país está à frente apenas de Israel no status dado aos seus educadores. Em primeiro lugar aparece a China, seguida de Grécia, Turquia, Coreia do Sul e Nova Zelândia. Os 21 países analisados foram selecionados pelo desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). Em cada nação foram feitas 1 mil entrevistas que levaram em conta o status do professor, a recompensa recebida pelo trabalho e a organização do sistema de ensino. Os países asiáticos tiveram desempenho superior a nações europeias – como Holanda, Reino Unido e França – e aos Estados Unidos, que aparecem no meio da fila. A pesquisa também comparou o status do professor a outras profissões. Em dois terços dos países, eles foram comparados a assistentes sociais. No Brasil, Estados Unidos, França e Turquia, as pessoas pensam que os professores são mais semelhantes a bibliotecários. Apenas na China os entrevistados disseram acreditar que o educador tem o mesmo status de um médico. Em relação à confiança de que o professor pode ajudar a dar uma boa educação aos alunos, o Brasil liderou as respostas positivas, seguido da Finlândia. Sobre o salário, 95% dos entrevistados em todos os países disseram que o educador deve ganhar mais do que recebe atualmente.



Justiça pode tirar Facebook do ar no Brasil nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

O site do Facebook poderá sair do ar no Brasil nesta sexta-feira, 4, caso a empresa não cumpra uma decisão judicial publicada na quarta-feira, 2, pela Justiça paulista. A medida, anunciada pelo juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1.ª Vara Cível de São Paulo, versa sobre um caso envolvendo a apresentadora de TV e modelo Luize Altenhofen. O Facebook informou que, até agora, não recebeu nenhum endereço eletrônico relativo ao conteúdo em questão.

No início do ano, Luize fez supostos comentários ofensivos em redes sociais da internet contra um vizinho que acusa de ter agredido seu cachorro. Um dos cães da artista teria invadido o jardim do cirurgião dentista Eudes Gondim Júnior, no Butantã, bairro na zona oeste da capital paulista.

Segundo o advogado Paulo Roberto Esteves, que defende Gondim, o cão teria ameaçado os filhos pequenos de seu cliente, que se defendeu com uma barra metálica, batendo no animal, que não morreu. Luize Altenhofen teria se vingado de Gondim, de acordo com Esteves, batendo com seu carro no portão do dentista. Além disso, ela reclamou no Facebook.

"Quando ela repercutiu a notícia no Facebook isso se espalhou rapidamente, e várias outras pessoas, inclusive artistas, foram dando opiniões agressivas. Na ação indenizatória por danos morais, pedimos que o juiz concedesse a tutela para retirar essas expressões ofensivas da internet. Havia até uma foto dele com uma faixa escrito assassino. O endereço dele também foi divulgado na rede social", diz o advogado.



Preso em Ituaçu, Iury Batista, traficante muito conhecido de Vitória da Conquista

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Após investigações da Polícia Civil de Ituaçu,  uma guarnição da CAESG – CIPE SUDOESTE, conseguiu prender  nesta quarta-feira(02/10), Yuri Batista Silva, conhecido traficante de Vitória da Conquista, que atualmente residia na cidade de Ituaçu. Com ele foram apreendidas setenta e oito trouxinhas de maconha, cinco aparelhos celulares, duzentos reais em espécie e embalagens para armazenamento de drogas. Conforme depoimento de Yuri, a droga foi adquirida na cidade de Brumado, no conjunto habitacional Urbis II.

 



Bandidos fogem misteriosamente da Cadeia de Livramento de Nossa Senhora

Foto:97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (03/10) agentes civis da Cadeia Pública de Livramento de Nossa Senhora, perceberam durante a contagem diária, que dos trinta e seis detentos estavam faltando três.  A fuga aconteceu de forma misteriosa, não há informações de como eles conseguiram fugir, até porque não foi percebido nenhum sinal de violação no prédio. Entre os detentos que empreenderam fuga estão: Edvaldo dos Santos Barbosa, 31 anos, Marcos Vinícius Souza e Edmilson Batista de Lima. A polícia está realizando busca dos fugitivos. 



Prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, tem mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral

Foto: Divulgação

O prefeito de Irecê, Luiz Pimentel Sobral (PTN), conhecido como Luizinho Sobral, e a sua vice, Hisidora Alves (PMDB), tiveram os mandatos cassados nesta quinta-feira (3) pela Justiça Eleitoral. O gestor, que foi eleito em 2012 com 51,17% dos votos válidos, foi condenado por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. A coligação “Para seguir em frente”, liderada pelo ex-prefeito Zé das Virgens (PT), responsável pela ação, acusou o político de uso indevido de uma rádio e site da cidade durante o pleito. O juiz da Comarca local, Alexandre Lopes, acatou a ação e determinou a perda imediata dos cargos. Luizinho terá três dias, após a publicação, para recorrer da decisão em segunda instância. Caso o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) mantenha a decisão, o presidente da Câmara assumirá a administração municipal e uma nova eleição deverá ser marcada, já que Sobral foi eleito com mais da metade dos sufrágios validados. Contatado pelo Bahia Notícias, o advogado que defende o prefeito, André Requião Moura, afirmou que aguarda a publicação para tomar as medidas cabíveis. “Estamos tranquilos. Caso confirme a decisão, iremos recorrer. Temos a informação extraoficial, mas se o juiz entender 'eficácia imediata', iremos buscar uma decisão junto ao TRE-BA, até para que não ocorra uma alternância de poder antes do julgamento final, inclusive para tranquilizar a população”, afirmou.



Neste mês das crianças Kezinha Produções, traz para a alegria da criançada, um mega show com covers de Patati Patatá, Galinha Pintadinha e o Mágico do Gugu. O Evento será no dia 19 de outubro, às 17:00, no Clube da AABB. A produção do evento pede que as pessoas colaborem trazendo um quilo de alimento ou um brinquedo, que será doado para APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- de Brumado. 



Lei de Mão Branca que regulamenta profissão do vaqueiro segue para sanção de Dilma

Foto: Divulgação

De autoria do ex-deputado Edigar Mão Branca (PV), a Lei que regulamenta a profissão dos vaqueiros ganhou destaque em todo o Brasil, na última semana, após aprovação no Senado Federal. A nova lei muda o status de quem lida com bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas. Eles passam a ter direito a carteira de trabalho assinada e seguro de vida. O projeto aprovado pelo Senado segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.



Dilma Roussef visitará Vitória da Conquista na próxima quarta-feira (09/10)

Foto: Divulgação

Dilma Rousseff vai visitar a cidade de Vitória da Conquista pela segunda vez, a primeira como presidente. A assessoria do evento confirmou a visita na próxima quarta-feira (9), a partir das 14h. A presidente vai realizar a entrega das unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida do Residencial Jequitibá, construído no bairro Miro Cairo. Prefeitos, ministros, deputados, vereadores, além do governador, Jaques Wagner, devem participar da solenidade.



Ex-prefeito de Ituaçu é punido por contratação ilegal de posto de combustível

 Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (2), votou pela procedência da denúncia lavrada contra Juvenal Wanderley Neto, ex-prefeito de Ituaçu, por irregularidades cometidas nos exercícios de 2011 e 2012.  O relator, Conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual e aplicou ao gestor multa de R$ 36.000,00, mas ainda cabe recurso da decisão.  A denúncia foi formulada pelo vereador Euvaldo Figueredo da Silva, junto à 5ª Inspetoria Regional de Controle Externo, acusando o ex-prefeito de Ituaçu de contratação ilegal do Posto de Combustíveis “Lipeneto Combustíveis Peças e Serviços LTDA-ME”, na medida em que a empresa pertenceria à esposa e filhos do tio do denunciado, que estaria proibido de contratar com o Poder Público, em face de condenação por improbidade administrativa em processo que menciona, em tramitação na Justiça Federal.

Foram devidamente comprovados registros existentes no sistema de controle informatizado SIGA a respeito de pagamentos efetivados à firma referida, nos exercícios de 2011 e 2012, nos valores de R$ 556.215,80 e R$ 112.324,05.

Parecer preliminar da Assessoria Jurídica desta Corte sugeriu que fosse conferido rito de denúncia ao processo, sendo encaminhada notificação do atual Prefeito, Albércio da Costa Brito Filho, também mencionado na delação e que exerceu a chefia do Poder Executivo de Ituaçu nos exercícios de 2001 a 2008, tendo suas contas dos exercícios de 2009 e 2010 aprovadas, com ressalvas, com aplicação de multas, ambas no valor de R$ 2.000,00, enquanto as de 2011 mereceram pronunciamento desta Corte pela rejeição, aplicando-se pena pecuniária ao gestor no valor de R$ 5.000,00.

Destaca-se que nos três pronunciamentos há registro de descumprimento das regras do Estatuto das Licitações ou não remessa de procedimentos licitatórios, dispensas ou inexigibilidades ao crivo deste Tribunal. Também que os referidos gestores – o ex-prefeito Juvenal Wanderley e o atual, Albércio Filho -, têm se alternado à frente da Comuna, sendo tio e sobrinho, cometendo praticamente os mesmos ilícitos, sem qualquer providência que atenda as recomendações deste Tribunal.

A relatoria determinou juntada de cópia deste pronunciamento ao processo de prestação de contas da Prefeitura, exercício de 2012, da responsabilidade de Juvenal Wanderley Neto, em face da gravidade dos fatos revelados e na medida em que foram efetivados pagamentos à firma em tela, nos exercícios de 2011 e 2012, nos valores de R$ 556.215,80 e R$ 112.324,05.

Havendo Albércio da Costa Brito Filho sido empossado em janeiro de 2013, no cargo de Prefeito de Ituaçu e diante do seu envolvimento nas irregularidades identificadas, foi determinada ainda a remessa de cópia autenticada deste processo aos Ministérios Públicos Eleitoral e Federal, para conhecimento e adoção de providências que se revelem pertinentes no âmbito das respectivas e nobres competências.

CONTINUE LENDO


Brumado: Desfile em comemoração ao 7 de setembro e à primavera na Vila Presidente Vargas

O Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia e Professor Sá Teles - CIEMSST, realizou no último dia 21, sábado, na Vila Presidente Vargas o desfile cívico em comemoração ao 7 de setembro e à primavera,  com o tema: É a cultura do povo. A escola desfilou com seus pelotões temáticos abordando vários aspectos da cultura local. Também participaram do desfile a Associação de Moradores da Vila Presidente Vargas, o CRAS Yolanda Pires, o Grupo de Convivência Juventude Prolongada, Turmas de estudantes do SESI e SENAI e as fanfarras das Escolas Municipais, Idalina Azevedo, Roberto Santos e Sheilla Barreto.

Várias homenagens foram prestadas a filhos ilustres da terra como: o jogador de futebol Alan Pinheiro, atualmente jogando no Japão, o corredor Serginho, ambos da comunidade do Campo Seco, Anselmo Santos Silva, escultor, morador da Vila Presidente Vargas, o pintor brumadense Enilson Meira, e também o advogado, professor e cordelista José Walter Pires.  O desfile foi um sucesso, e a Direção agradece a todos que com sua participação abrilhantaram o desfile.



Brumado: Prefeitura denomina logradouros do Bairro São Jorge

A nomenclatura é a base principal de endereçamento, permitindo às pessoas orientar-se e locomoverem-se na malha viária existente em cada região. Com este objetivo a Prefeitura Municipal de Brumado começou a denominar os diversos logradouros do Bairro São Jorge.

Os moradores do bairro há muito tempo já reclamavam dos problemas causados com a difícil localização de suas residências e consequentemente dos embaraços que criava aos moradores. Os serviços postais, por falta desta denominação nos logradouros eram precários. A entrega de mercadorias adquiridas por comerciantes ou moradores era um transtorno. Obrigando muitas vezes, uma vigília nas esquinas aguardando o veículo com a mercadoria para entregá-la aos destinatários.



Embasa se compromete a contratar concursados

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento se comprometeu a convocar concursados até o limite das vagas abertas no último concurso público. A garantia foi dada durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, que contou com a presença da procuradora Séfora Char, do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, que acompanha a ação que resultou em sentença obrigando a empresa a eliminar a terceirização ilícita em suas operações.

A empresa garantiu através de ofício enviado pelo presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, e de afirmações feitas pelo gerente de pessoal da Empresa Baiana de Água e Saneamento, Clécio Cruz, que chamará 100 aprovados agora e outros 300 até abril de 2014.

A convocação dos aprovados em concurso, no entanto, não vai resolver o problema da imensa quantidade de trabalhadores terceirizados exercendo funções-fins da empresa, tais como manutenção de redes, medição, ligações domiciliares, entre outras, conforme a procuradora. A ação civil pública do MPT obteve sentença da Justiça do Trabalho determinando a eliminação da contratação de trabalhadores através de empresas terceirizadas, o que implica na realização de concursos públicos para a substituição desses contratos por pessoal próprio. Uma liminar concedida pelo TRT5, no entanto, suspendeu a execução da sentença, mas o Tribunal deve se reunir nas próximas semanas para avaliar novamente a questão.

Por Tribuna da Bahia



PDT pede ao TSE anulação do registro do Solidariedade

Foto: Divulgação

O PDT ingressou nesta quarta-feira (2) com um mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pede a anulação do registro do partido Solidariedade, criado pelo ex-pedetista Paulinho da Força, atual presidente nacional da nova legenda. De acordo com a Folha de São Paulo, na ação, o PDT pede que as assinaturas de apoio ao Solidariedade sejam verificadas em busca de fraudes. O processo solicita o descarte de assinaturas de eleitores que figuram em listas de outras siglas e de assinaturas que tenham sido validadas por cartórios eleitorais e não pelos tribunais regionais eleitorais. O PDT pede urgência na anulação do registro da agremiação, já que deputados pedetistas migraram para o Solidariedade e levaram consigo tempo de televisão do horário eleitoral gratuito e recursos do Fundo Partidário. Em nota, a assessora do deputado Paulo Pereira diz que a ação é "um ato de claro desespero" do PDT. "Com o processo judicial, a intenção do PDT é criar um factóide para desestimular os parlamentares que pretendem migrar para a nova legenda no período permitido pela legislação eleitoral, que se encerra no sábado, dia 5 de outubro", afirmou. A nota ainda critica o presidente do PDT, Carlos Lupi, e seus principais dirigentes, que seria uma "legenda comandada de forma centralizada, pouco democrática e por pessoas que não têm votos".





Tribunal de Contas libera obras no lote 5 da ferrovia Oeste Leste na Bahia

Foto: Divulgação

Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (2), o Tribunal de Contas da União liberou a execução das obras no lote 5 da ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na Bahia. O trecho de 162 km vai do municíipio de Caetité à ponte do rio São Francisco.

Os demais lotes da Fiol, entre as cidades de Ilhéus, no sul do estado, e Caetité, no sudoeste já estão em construçao. O trecho completo tem 573 km.

O plano do governo é fazer com que a Fiol interligue os centros produtores de minério do interior da Bahia e produtores de grãos localizados na região Oeste daquele Estado. A malha ligaria um futuro porto na região de Ilhéus até a Ferrovia Norte-Sul, no Tocantins. Ao todo, o projeto tem 1.527 km de extensão e envolve investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014.