ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Incêndio atinge correspondente bancário no início da noite em Brumado

Carreta tomba na BR-030 entre Caetité e Brumado; carga ficou espalhada nas margens da rodovia

Professor é preso suspeito de abusar de alunas durante 'Operação Sala Segura' em Piripá

Dupla é detida com arma, drogas e motocicleta adulterada durante ação da RONDESP Sudoeste em Brumado

Brumado: CIPRv apreende entorpecentes após fuga de suspeitos na BA-148

Asfalto ameaça ceder na BA-142 entre Ituaçu e Barra da Estiva após fortes chuvas

Operário morre após explosão em pedreira na zona rural de Paramirim

Clínica Santa Clara: Sua saúde garantida em qualquer lugar que você trabalhar

Jovem é baleada após briga motivada por ciúmes em Feira de Santana

Brumado registra 366 mm de chuvas no primeiro bimestre de 2026, aponta levantamento pluviométrico

Concurso da Adab tem inscrições reabertas na Bahia com 200 vagas e salários de até R$ 7,4 mil

Caraíbas: Atropelamento durante forte chuva deixa vítima fatal em Vila Mariana

Brumado: Idosa fica ferida após atropelamento no centro da cidade

SERAFA realiza panfletagem na Feira Livre e busca novas famílias acolhedoras em Brumado

SMTT entrega novos uniformes a agentes de trânsito e reforça ações de mobilidade urbana em Brumado

Brumado: Confusão no Mercado Municipal termina com mulher conduzida à delegacia após agressões


Léo Vasconcelos, presidente da Câmara de Vereadores promulga lei que eleva Umburanas, Samambaia e Arrecife a categoria de distritos

O presidente do Legislativo no momento da assinatura da Lei (Foto: Ascom | CMB)

Na sessão da última sexta-feira, 17 de novembro, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos através da assinatura da Lei nº 1820/2017, concretizou um antigo sonho da comunidade de Umburanas, Samambaia e Arrecife, elevando os povoados a categoria de Distrito. O projeto de lei que tinha como objetivo a criação dos referidos distritos foi de autoria do vereador Léo Vasconcelos, que após aprovado pelos vereadores foi encaminhado ao Executivo. Justificando o parlamentar salientou que a elevação a categoria de distrito era uma antiga reivindicação dos moradores, que com a elevação terão uma maior autonomia política e financeira, assim como o maior alcance de progressos para a comunidade. Para apresentação do projeto Léo Vasconcelos realizou uma ampla pesquisa a fim de conhecer as reais possibilidades da elevação dos povoados, “após essa constatação viabilizamos a proposição, que foi aprovada por todos os vereadores que compõem a Casa, visto a sua importância. Estamos muito satisfeitos com a sanção da referida Lei, que concretiza esse antigo sonho, que com certeza proporcionará uma nova realidade a todos que residem em Umburanas, samambaia e Arrecife”, destacou Léo Vasconcelos.



Glória Maria diz que o próprio negro se discrimina

Foto: Reprodução

Em entrevista a colunista Lu Lacerda, publicada no último domingo (19), no portal IG, a jornalista Glória Maria declarou que o próprio negro se discrimina. Glória foi a primeira repórter negra de projeção na TV e é referência no jornalismo brasileiro.  Ao ser perguntada porque os seus namorados sempre são negros ela respondeu: “Os homens negros preferem as brancas. O próprio negro se discrimina; para ele acreditar que venceu e tem status, precisa usar os valores brancos, como as suas mulheres, por exemplo. Quanto mais escura a sua pele, mais excluído você é”, disse. Ela ainda declarou ter sido vítima de racismo por diversas vezes: “Já vivenciei todas as caras do racismo na minha vida”, disse. Em 1976, por exemplo, Glória processou um hotel (fazendo uso da Lei Afonso Arinos) depois de ter sido impedida de entrar pela porta da frente e orientada a usar o elevador dos fundos. A jornalista também lembrou de um caso inusitado sobre sua cor da pele: “Quando estive no interior da Sérvia e fui conversar com uma velhinha, descobri que ela nunca tinha visto um preto na vida; ela não sabia que existia gente diferente dela. Sua alegria quando me descobriu foi inacreditável, percebendo a diferença e que o mundo poderia ser muito mais bonito. Ela não queria mais me deixar ir embora”, diz. Durante a entrevista ela citou casos polêmicos recentes envolvendo o jornalista William Wack e a ministra Luislinda. Ela disse que: “A frase não é do William – é do universo. Ter dito uma frase racista não significa que ele especificamente seja racista. Convivi a vida inteira com o William e nunca percebi nele uma demonstração de racismo. Waack  simplesmente teve uma reação inconsciente, que expressa o racismo. Chegou a esse ponto: uma reação inconsciente. Esse tipo de coisa é uma piada como fazem com português. Quanto à ministra Luislinda, ela fez o que todos eles fazem: acumular cargos. Ela não pode? Seria a única? É negra e teve a “ousadia” de conseguir ser ministra. Por que nunca se falou isso dos outros? É o que eu falei no início: “é coisa de preto”. O erro é sempre negro; o acerto é sempre branco”, encerrou.



Vereadora Lia Teixeira intensifica agenda de trabalho na busca de novas conquistas para o meio rural de Brumado

A vereadora Lia Teixeira vem desenvolvendo com muito sucesso as suas ações em prol das comunidades rurais de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97 NEWS)

A vereadora Lia Teixeira vem cumprindo com grande amplitude os seus compromissos feitos com as comunidades rurais que ela representa, buscando sempre novas conquistas e intensificando cada vez mais a sua agenda de trabalho. Incansável, a parlamentar vem mantendo um diálogo produtivo com o Poder Executivo, numa sintonia proativa que vem tendo resultados muito positivos. Neste contexto, Lia Teixeira apresentou duas importantes indicações que irão beneficiar sobremaneira as comunidades de Barreiro Branco, Umburanas, Cristalândia e Fumal. A primeira delas visa a substituição de uma passagem molhada por uma ponte sobre o Rio Brumado, a qual fica no Barreiro Branco e facilitará a mobilidade entre Umburanas e Cristalândia. "Estamos refletindo o anseio dos moradores, que vêm nos solicitando com insistência a realização dessa obra, já que é única via de acesso entre os referidos locais", explicou a vereadora. "A segunda indicação visa a construção de uma Barragem na Comunidade de Fumal, já que o local é um dos que mais vem sofrendo com as constantes estiagens", destacou. E finalizou dizendo que "acredito mais uma vez na sensibilidade da gestão municipal em atender as nossas indicações que irão proporcionar uma melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem nessas localidades".  Confira na integra as indicações abaixo: 

(Divulgação: 97NEWS)


Em protesto contra Embasa, moradores dos Olhos d'Água colocam enfeites natalinos em galho de árvore deixado em buraco aberto

O galho brotou e os moradores colocaram enfeites natalinos em forma de protesto contra a Embasa (Foto: 97NEWS)

As ações da Embasa continuam gerando sérios protestos e muita indignação na cidade de Brumado. Além do aumento das contas, que está sendo considerado abusivo por muitos, outro grave problema é a abertura de buracos para a realização de reparos na rede, os quais ficam abertos causando uma série de transtornos. Nesta segunda-feira (20), a redação do 97NEWS recebeu um protesto diferenciado e bem humorado dos moradores das ruas Senegal e República Sul Africana, que fica no Bairro Olhos d'Água. Segundo eles a Embasa abriu um buraco no meio da via já tem cerca de 30 dias e colocaram um galho de árvore seco para sinalizar o local, só que, com o passar dois dias, o galho brotou e, como não houve indícios de que o buraco iria ser tapado, os moradores resolveram fazer um protesto bem humorado e enfeitaram o galho com ornamentações natalinas, simbolizando o "presente de grego" que eles estão recebendo. Indignado um morador que pediu reserva de identidade citou que "de quem é a responsabilidade de fechar o buraco? será que é dos moradores do bairro?" e, subindo o tom disparou que "isso é um completo absurdo, uma coisa inaceitável, um grande desrespeito". Tentamos contato com a empresa para buscar informações de quando o problema será solucionado, mas disseram que somente a sede da empresa em Salvador pode falar a respeito.

O galho acabou virando atração (Foto: 97NEWS)


Consciência negra: confira dez negros baianos que fazem sucesso no cenário nacional

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (20), data em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, o Varela Notícias selecionou uma lista de negros baianos que fazem sucesso no cenário nacional. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão e morreu em 20 de novembro de 1695. Confira abaixo a lista de negros baianos que se destacam na música, teatro e esportes:

Carlinhos Brown – O cantor, percussionista e compositor, Carlinhos Brown, nasceu em Salvador, na Bahia, e viveu toda sua infância no bairro do Candeal, onde descobriu, desde pequeno, seu talento para a música. O “Cacique”, como é conhecido no mundo artístico, foi o fundador da banda Timbalada, já concorreu mais de 10 vezes ao Grammy Latino e, em 2012, concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original pela trilha sonora do filme “Rio”, dirigido pelo cineasta Carlos Saldanha.


Gilberto Gil – Um dia fundadores do Tropicalismo, Gilberto Gil é um dos músicos mais renomados da Bahia. Compositor de canções como “Toda menina baiana”, “Tempo rei” e “Drão”, tornou-se ícone da Música Popular Brasileira (MPB), sendo reconhecido internacionalmente. Gilberto Gil também foi ministro da cultura, durante do Governo Lula, entre os anos de 2003 e 2008.


Lázaro Ramos – O ator baiano Lázaro Ramos tem se destacado no cenário nacional, também como apresentador, cineasta e escritor. O baiano começou nos palcos através do Bando de Teatro Olodum, em Salvador, e se tornou protagonista de novelas da Rede Globo. Lázaro Ramos também participou de filmes brasileiros como Madame Satã, Ó Paí, Ó, O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Carandirú, dentre outros. 


Margareth Menezes – Cantora baiana, nascida em dia 13 de outubro de 1962, na Boa Viagem, região da Península de Itapagipe, em Salvador. Filha de doceira e costureira e com pai motorista, começou sua carreira musical em 1986. Hoje é referência na Bahia e no Brasil entre os cantores negros brasileiros. Em 2010 a artista lançou o AfroPop: movimento cultural que envolve jovens de projetos sociais.


Vovô do Ilê – Antonio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô, é o fundador do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê, criado em 1981. Ele tem como principal preocupação resgatar e divulgar a cultura negra e lutar pelo combate ao preconceito. Desde a criação do bloco ele se dedica exclusivamente à administração do mesmo.

Luis Miranda – O ator Luis Miranda tem 47 anos e nasceu no município de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Miranda tem uma longa trajetória no teatro e ganhou destaque na TV nacional com a elegante transexual Dorothy Benson, da novela da TV Globo “Geração Brasil”. O ator é reconhecido pelo seu dom humorístico e já rodou o país com sua peça “7 conto”, recorde de bilheteria por onde passa. Teve participação no seriado “Sob Nova Direção”, “Mister Brau”, “Zorra”, “Ó pai ó”, “A Grande Família”, dentre outros. 


Saquias Queiroz – Natural de Ubaitaba, o canoísta brasileiro, atleta do Club Atlético Paulistano de São Paulo, teve sua melhor conquista nos Jogos Olímpicos de 2016, quando conseguiu três medalhas no Rio de Janeiro: Prata na Canoa Individual 1.000m, Bronze na Canoa Individual 200m e Prata na Canoa de Dupla 1.000m, com Erlon de Sousa Silva. Tornou-se o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.


Érico Brás – Érico Brás de Oliveira, mais conhecido como Érico Brás, nasceu em Salvador. Ator e humorista, ficou conhecido nacionalmente após fazer parte do elenco do filme “Ó Paí, Ó”, lançado em 2007, no papel do mulherengo Reginaldo. Mas foi em 2008, que sua carreira decolou de vez, através da série global, “Ó Paí, Ó”, adaptada do filme homônimo, fez o mesmo papel do filme, o taxista Reginaldo. Ficou durante quatro anos (2011-2015) na série “Entre Tapas e Beijos” no papel de Jurandir dos Santos, que foi até agora, o mais marcante da sua carreira. De lá pra cá, vem atuando em vários filmes, séries, novelas e programas humorísticos. Seu papel mais recente foi no programa Pop Star, onde mostrou seu lado cantor, junto com vários atores. 


Edson Gomes – Nascido em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o cantor e compositor é considerado o maior nome da música reggae no país. Suas letras marcantes falam sobre desigualdade social, violência, pobreza, corrupção, amor e o cotidiano brasileiro. Aos 16 anos de idade, após ganhar um festival de música em sua cidade, resolveu seguir a carreira artística. Em 1982, Edson viajou para São Paulo, participou do Festival Canta Bahia, onde foi escolhido como o melhor intérprete, com a música “Rasta” e recebeu também o Troféu Caymmi. Mas foi em 1988, quando gravou o álbum “Reggae Resistência” lançado pela gravadora EMI de onde saiu o seu primeiro sucesso, a canção “Samarina”, com seu estilo já definido como um roots reggae engajado, influenciado por Bob Marley e Jimmy Cliff. Edson é considerado um ícone da resistência, na luta do negro pelo reconhecimento e combate ao racismo.


Márcio Victor – O cantor e percussionista Márcio Victor Brito Santos, nasceu em Salvador. O líder da banda Psirico começou sua carreira ainda criança, influenciado pela cultura baiana e africana, herdada de sua família. Começou a tocar profissionalmente aos 13 anos na Timbalada, aos 17 anos, fez uma participação como percussionista no CD “Livro”, de Caetano Veloso. Em 2000 fundou a banda Psirico, mas ficou conhecida mesmo no carnaval de 2004, com a música Sambadinha. Hoje em dia é uma das maiores bandas de pagode do Brasil, ganhando vários troféus como cantor revelação e música do carnaval.

 

CONTINUE LENDO


CCJ pode votar na quarta-feira legalização de jogos de azar

O relator, senador Benedito de Lira, considerou a “situação orçamentária gravíssima” enfrentada pelos entes da Federação para reforçar a defesa do PLS 186/2014 Marcos Oliveira/Agência Senado

A legalização dos jogos de azar e a reabertura dos cassinos no Brasil estão em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que tem reunião marcada para a quarta-feira (22), a partir das 10h. O PLS 186/2014, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), autoriza a exploração de jogos on-line ou presenciais em todo o território nacional. A proposta original foi alterada pelo relator, senador Benedito de Lira (PP-AL), transformando-se em um texto substitutivo, que foi apresentado aos integrantes da comissão na reunião do dia 8 deste mês. O processo de discussão e votação foi adiado para atender a um pedido de vista coletiva. Pelo texto do relator, a regulamentação das apostas deverá contemplar jogo do bicho, bingo, videobingo e videojogo, cassinos em complexos integrados de lazer, apostas esportivas e não esportivas e cassinos on-line. O substitutivo determina a inclusão das empresas autorizadas a explorar jogos de azar na Lei de Lavagem de Dinheiro, obrigando-as a cadastrar os clientes e a informar operações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Torna necessária ainda a adoção de providências, pelo Banco Central (BC), a fim de proibir o uso de instrumentos de pagamento, como cartões de crédito, em jogos de azar on-line administrados por empresa não-credenciada. As medidas de controle sobre os estabelecimentos credenciados deverão obrigá-los a promover a identificação de todos os jogadores que receberem premiações superiores a R$ 10 mil. Esses dados terão de ser encaminhados ao governo federal. O substitutivo também estabelece limites mínimo e máximo para multas cobradas por infrações administrativas. Essa taxação deverá partir de R$ 10 mil, podendo chegar a R$ 500 mil, devendo os valores arrecadados serem aplicados na área de segurança pública.

Vício e penalidades

O risco de vício associado à atividade foi reconhecido no relatório por Benedito de Lira Assim, foi definida a obrigação de os estabelecimentos que exploram jogos de azar exibirem, com destaque, mensagem alertando para essa possibilidade em caso de prática excessiva.

Três crimes, com as respectivas penas, foram previstos no substitutivo do relator. Quem permitir a participação de menor de 18 anos em jogos ou explorar a atividade sem credenciamento deverá amargar pena de três meses a um ano de detenção, além de pagar multa. Aquele que fraudar, adulterar ou controlar o resultado de jogo ou pagar a premiação em desacordo com a lei poderá ser submetido à detenção de seis meses a dois anos e ao pagamento de multa.

Nova contribuição

Benedito de Lira aproveitou ainda, em seu substitutivo, sugestão examinada pela extinta Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN) sobre a nova contribuição a ser gerada pela legalização dos jogos de azar. Como explicou no relatório, o tributo deverá ser pago por quem explorar a atividade e terá alíquota de 10% ou 20%, em função, respectivamente, da oferta do jogo em ambiente físico ou virtual.

A base de cálculo do tributo deverá ser a receita bruta integral, abatidas as premiações pagas. Quanto ao produto da arrecadação, a União terá que repassar 30% a estados e ao Distrito Federal e 30% aos municípios para aplicação, obrigatória, em saúde, previdência e assistência social.

"Imaginário da civilização"

O relator na CCJ está convencido de que é desejável uma regulamentação dos jogos de azar. Em seu voto, Benedito de Lira usa o termo "jogos de fortuna".

“É necessário relembrar que os jogos sempre fizeram parte do imaginário da civilização. Encontram-se na origem da cultura. Ademais, o longo período de proibição do jogo no Brasil, cerca de 75 anos, acabou por rotular equivocadamente esta atividade como uma questão de moral, inclusive, contaminando o debate sobre a legislação dos jogos”, avaliou.

Benedito de Lira também considerou a “situação orçamentária gravíssima” enfrentada pelos entes da Federação para reforçar a defesa do PLS 186/2014.

Ao justificar a apresentação do projeto, o autor, senador Ciro Nogueira, argumentou que o jogo é legal em 75% dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil faz parte, portanto, como ressaltou o parlamentar, dos 25% que não legalizaram a atividade. Caso a exploração voltasse a ser reconhecida pela lei, segundos os cálculos apresentados, o país poderia passar a arrecadar cerca de R$ 15 bilhões a mais em impostos por ano.

Críticas

O assunto, no entanto, está longe de um consenso entre os parlamentares. Senadores de vários partidos já se manifestaram contrariamente à proposta. Uma das críticas recorrentes sustenta que a prática facilitará o crime de lavagem de dinheiro. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi contra a inclusão do projeto na pauta da CCJ.

A legalização do jogo voltou ao noticiário após a reunião dos governadores com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira. No encontro, eles sugeriram a legalização da atividade para aumentar a arrecadação, com a destinação dos impostos à área de segurança pública. O presidente do Senado reconheceu que o assunto é polêmico, mas afirmou que a decisão eventualmente será do Plenário, cabendo a ele pautar a matéria.

CONTINUE LENDO


Nos pênaltis, Laranja leva o título do 14º Campeonato de Futebol do Bairro São Félix

(Foto: Divulgação)

Neste final de semana, foi realizada a grande final do 14º Campeonato de Futebol do Bairro São Félix. O evento reuniu os melhores jogadores de Brumado e da região em uma partida eletrizante entre Laranja e Botafogo, a qual terminou empatada em 1x1. O time do Laranja sagrou-se campeão na disputa de pênaltis. Organizador do evento, Roques Wilson da Silva Santos, o popular Galego, destacou que o Campeonato do Bairro São Félix é um dos melhores campeonatos de bairro da cidade e que o mesmo já se tornou uma tradição ao longo dos anos. Ele ainda fez questão de agradecer ao apoio da Prefeitura Municipal. “Já cansei de falar: sem o apoio da prefeitura a gente não faz esporte dentro de Brumado”, completou, agradecendo a Secretária Municipal de Educação, Acácia Gondim, que, segundo ele, sempre se mostrou à disposição para dialogar e incentivar o esporte no município. Ao lado da secretária, o Diretor Municipal de Cultura, Jobson Rocha, também marcou presença na final da competição, representando a Administração Municipal. 



Anestesista Dr. Felipe Neves na Clínica Master

Foto: Divulgação

A avaliação pré-anestésica é uma consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico. Nesta consulta, o médico anestesista entrevista o paciente para se informar sobre suas condições físicas e psicológicas e para conhecer todas as informações de interesse clínico sobre o paciente como, se há doenças pré-existentes, se o paciente é portador de alguma alergia, se fez ou faz uso de medicamentos, obtendo informações sobre o nome e dose diária utilizada deste medicamento, se o paciente já se submeteu anteriormente a alguma cirurgia onde foi necessário a utilização de anestesia e qual a cirurgia (ou procedimento) que este paciente irá realizar e/ou a que será submetido. De acordo com a resolução 1802/2006 do CFM a avaliação pré-anestésica é obrigatória a todos os pacientes. É durante a avaliação e/ou consulta pré-anestésica que o anestesista informa o paciente sobre os cuidados que deverão ser tomados antes, durante e depois da realização do procedimento. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o competente anestesista Dr. Felipe Neves. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua avaliação (77) 3441 5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 99126-1903. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Dupla fica presa às ferragens após roubar e bater carro de ex-comandante da PM

Dupla foi encaminhada para delegacia após receber os cuidados médicos (Foto: Divulgação | PM-BA)

Dois assaltantes ficaram presos às ferragens de um HB20 preto, após um acidente na BA-415. O veículo usado pelos homens tinha sido roubado de um ex-comandante da Polícia Militar (PM) na noite deste domingo, 19, em Ilhéus (a 310 quilômetros de Salvador).  Conforme as informações do blog Fábio Roberto, após roubar o carro, os suspeitos tentaram fugir, mas foram perseguidos por policiais militares. O condutor acabou perdendo o controle da direção e colidiu contra um muro. Equipes do Serviço de Atendimento Médico (Samu) e do Corpo de de Bombeiros precisaram ser acionados para fazer o resgate dos criminosos. Os homens foram identificados como William Vinicius Ossério Santos, 24 anos, e Robson Gomes dos Santos, 31 anos. Após receber os cuidados médicos, eles foram encaminhados para delegacia da região, onde permanecerão à disposição da Justiça.



Novo diretor-geral da Polícia Federal toma posse nesta segunda (20)

Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmar

O delegado Fernando Segóvia toma posse nesta segunda-feira (20) como novo diretor-geral da Polícia Federal (PF).  A solenidade será às 10h30, no Ministério da Justiça. O presidente Michel Temer deve participar da cerimônia. junto com ministros e parlamentares. Segovia substituirá o atual diretor-geral, Leandro Daiello. Formado em direito pela Universidade de Brasília UnB), Segóvia está há 22 anos na Polícia Federal. Foi superintendente regional no Maranhão e adido policial na África do Sul. Em boa parte de sua carreira, exerceu funções de inteligência nas fronteiras do Brasil. Leandro Daiello estava no cargo desde 2011, nomeado na gestão do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e já havia manifestado interesse em deixar o cargo.



Partiu Z4: Vitória cede empate ao Cruzeiro e se complica no Brasileirão

Foto: Mauricio da Matta / EC Vitória

O Vitória vive um drama na luta contra o rebaixamento para a Série B. Mesmo atuando em casa, a equipe rubro-negra apenas empatou com o Cruzeiro por 1 a 1. O jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro foi realizado no estádio do Barradão, em Salvador, neste domingo (19). A partida começou com o Vitória buscando o ataque e criando as principais chances de gol. Na sequência do jogo, o Vitória seguiu pressionando, mas sem criar grandes chances. A equipe da casa, porém, só precisou de uma para sair em vantagem. Aos 19 minutos, a bola bateu na mão do lateral esquerdo Bryan dentro da área e o árbitro marcou pênalti. David foi para a cobrança aos 20 e deslocou o goleiro para abrir o placar para o Vitória. Depois de tanto bater na trave, a equipe mineira conseguiu chegar ao empate. Aos 30 minutos do segundo tempo, Bryan fez cruzamento preciso pela esquerda e encontrou Alisson dentro da área. O meia-atacante do Cruzeiro acabou deixando tudo igual. Com o empate, o time comandado por Vágner Mancini permanece na 16ª posição, com 40 pontos, mas poderá ser ultrapassada pela Ponte Ponte Preta e entrar na zona da degola. A equipe de Campinas – 17ª colocada com 40 pontos – jogará fora de casa contra o Fluminense, nesta segunda-feira (20), às 17h (de Brasília). Já o clube mineiro está no quarto lugar, com 56 pontos. Ambas as equipes voltam a atuar pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, às 17h (Brasília). Na luta para escapar do perigo do rebaixamento, o Vitória visita a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em confronto direto na parte de baixo da tabela. Já o Cruzeiro, que apenas cumpre tabela, recebe o Vasco, no Mineirão.



Vitória da Conquista celebra diversidade com Parada LGBT

Foto: Blog do Anderson

Para celebrar a diversidade e levantar a bandeira do respeito, centenas de pessoas foram às ruas neste domingo (19) participar da Parada LGBT realizada em Vitória da Conquista. Com o tema "A luta contra a LGBTfobia é sim a luta pela vida”, a 7ª parada LGBT teve concentração na Praça Nossa Senhora, no Bairro Brasil, por volta das 15h. De lá, o percurso começou na avenida Alagoas e seguiu pelas avenidas Frei Benjamin e Brumado, até o Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.



Bahia perde para o Sport em jogo que poderia levá-lo à Libertadores

Rafael Melo l Estadão Conteúdo

O Bahia enfrentou o Sport na Ilha do Retiro, no Recife, na tarde deste domingo (19) e levou a pior em uma partida importante para afastar ambas as equipes da zona de rebaixamento. O time pernambucano conseguiu uma vitória magra, mas significativa por 1 a 0. O primeiro tempo foi muito equilibrado, com chances para os dois lados, que não foram aproveitadas. Apenas aos 38 minutos o Sport conseguiu abrir o placar, numa bola arrumada por André para Marquinhos, que abriu o placar para o time da casa. Na segunda etapa, o Bahia pressionou mais o time da casa e teve maior posse de bola, além de algumas boas chances, mas não conseguiu empatar a partida. Com a derrota, o time tricolor perdeu a oportunidade de, já nesta rodada, encostar no G7 e sonhar com a Libertadores. Já o Sport dá uma respirada e continua na luta para fugir do rebaixamento. O próximo compromisso do Sport é no Maracanã, contra o Fluminense, no sábado (25), às 17h00 (de Brasília). Já o Bahia recebe a Chapecoense na Fonte Nova, no domingo (26), às 19h00 (de Brasília).



Pesquisa indica que quase 40% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday

Foto: Reprodução

A oitava edição da Black Friday, que ocorrerá na próxima sexta-feira (24), deve consolidar o evento como uma das principais datas de vendas do comércio brasileiro. As estimativas apontam um volume de negócios próximo de R$ 2,2 bilhões, 20% a mais que em 2016. No entanto, o consumidor brasileiro ainda demonstra desconfiança com a Black Friday, como revela pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o levantamento, que ouviu 1.616 pessoas nas 27 capitais brasileiras, 39% dos consultados planejam fazer compras durante a promoção, enquanto 43% também querem comprar, mas vão analisar os preços antes. O índice reflete a dúvida surgida nas edições anteriores de que parte das lojas simulava descontos e, na verdade, cobrava os mesmos preços de antes, ou oferecia reduções muito pequenas.



Lutando contra o rebaixamento, Vitória pega o Cruzeiro na tarde deste domingo

(Foto: Reprodução)

Lutando para se afastar da zona de rebaixamento, o Vitória, que ocupa a 16ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, enfrenta o Cruzeiro na tarde deste domingo (19), às 16h (horário de Salvador), no Estádio Manoel Barradas, o Barradão. O técnico Vagner Mancini terá os desfalques do lateral-direito Caíque Sá, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e do lateral-esquerdo Juninho, que segue se recuperando de lesão. Já o volante Fillipe Souto e o zagueiro Kanu voltam ao time, após cumprirem suspensão na última rodada. No Cruzeiro, os desfalques serão os meias Thiago Neves e Robinho, suspensos, além do atacante Rafael Sóbis, que se recupera de lesão. O técnico Mano Menezes contará com as voltas do meia Arrascaeta, que estava jogando pela Seleção do Uruguai, e do zagueiro Murilo, que volta de suspensão.



SP: Vereador é suspeito de atirar contra adolescente que usou nota falsa para fazer compras

Foto: Reprodução

A Polícia Civil instaurou um inquérito em Serrana (SP) contra um vereador suspeito de tentar atirar em um adolescente de 16 anos depois de receber dele uma nota falsa de R$ 100 para a compra de doces em seu mercado. A mesma investigação apura a conduta de policiais militares, que não teriam informado a respeito dos disparos no registro da ocorrência, segundo o delegado José Augusto Franzine de Almeida. “Ele [policial] teria que ter apresentado o adolescente e também o comerciante, inclusive com a arma. Inclusive o comerciante estava com uma arma sem registro, sem porte, e a população inteira ouviu os dois disparos”, diz Almeida. A confusão aconteceu na tarde da última terça-feira (14) em um comércio do parlamentar Ricardo Adriano de Luna Farias (PPS), no Jardim Bela Vista. O menor, que confirmou ter entregado a nota falsa, não chegou a ser atingido. Uma arma foi apreendida com o vereador após diligência da Polícia Civil no local. Farias foi preso em flagrante por porte ilegal e tentativa de homicídio, pagou fiança de R$ 5 mil e foi liberado. Procurado pela reportagem, o parlamentar não quis gravar entrevista. À polícia, ele negou ter feito os disparos. A Polícia Militar comunicou que, em nenhum momento, o adolescente falou aos PMs sobre os tiros, mas que abriu uma investigação preliminar para apurar a conduta dos agentes.



Governador libera mais de R$ 600 mil para obras de infraestrutura em Livramento

Foto: Conteúdo l 97News

Mais de R$ 600 mil através de emendas parlamentares do Governo da Bahia serão investidos na implantação de infraestrutura viária do Bairro Belo Horizonte em Livramento de Nossa Senhora. O anúncio da liberação deste montante para o município foi feito pelo governador Rui Costa em um evento realizado na última semana, em Salvador. O valor se soma aos R$ 612.225,10 em convênios já firmados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia. São emendas com investimentos importantes que ajudam a transformar a realidade da infraestrutura de Livramento.



Aracatu: Motociclista morre em trágico acidente na noite deste sábado (18)

Cido era muito querido e sua morte chocou a comunidade aracatuense (Fotocomposição: 97NEWS)

Ao que tudo indica a "bruxa" estava solta na noite deste sábado (18) na região, já que, além dos dois acidentes trágicos em Brumado, um outro, há cerca de 40km, também chocou a população de Aracatu, tendo em comum, o fato de que todos envolveram motociclistas. Segundo as informações passadas ao 97NEWS, um homem de prenome Cido, morador da Fazenda Salina e funcionário de uma fábrica de postes em Brumado, acabou perdendo a vida ao colidir com uma veículo nas proximidades da BA-262. A força da colisão foi tão intensa, que o corpo da vítima acabou sendo esquartejado. Não se sabe ainda os detalhes do acidente, mas, segundo moradores o motorista do veículo não teria parado para dar socorro. 



Dinheiro vivo era escondido no closet da mãe de Geddel, diz ex-assessor

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O closet da mãe do ex-ministro Geddel Vieira Lima era utilizado como esconderijo para malas e caixas de dinheiro. Pelo menos foi o que afirmou o ex-assessor de Lúcio Vieira Lima, Job Ribeiro Brandão, em depoimento à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria Geral da República (PGR). De acordo com Job, a família Vieira Lima “possuía muito dinheiro guardado no apartamento de Marluce Vieira Lima”, em Salvador. As notas foram guardadas lá até o início de 2016, mas com a morte do pai de Geddel e Lúcio, o dinheiro foi retirado do imóvel. “O ex-assessor disse que não tinha conhecimento do local até a busca e apreensão feita em setembro deste ano na Operação Tesouro Perdido”, em que a PF encontrou R$ 51 milhões em um apartamento no bairro da Graça, na capital da Bahia. Segundo a coluna do Estadão, o ex-assessor ainda afirmou que ele era o responsável por contar as notas quando chegavam ao apartamento da mãe de Geddel. Durante outro depoimento, Job já havia confessado que um escritório da casa da mãe do ex-ministro era utilizada para repasse de dinheiro vivo. Por lá, saiam cerca de R$ 50 mil e R$ 100 mil com frequência.



Em busca de vaga na Libertadores, Bahia encara o Sport

Edigar Junio é sempre esperança de gols para o Bahia (Marcelo Malaquias / EC Bahia )

Pela primeira vez na Série A de pontos corridos, o Bahia está disputando um campeonato diferente. Totalmente  livre do risco de rebaixamento, o tricolor, 9º colocado com 49 pontos,  está lutando por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Neste domingo (19), às 16h, contra o Sport, o time de Carpegiani fará a primeira de três decisões que terá nessa reta final para tentar conquistar o objetivo.  Vencer em Recife pode colocar a equipe em ótima condição na tabela, com  possibilidade de terminar a rodada até  na 6ª posição, caso Botafogo, Vasco e Flamengo não vençam seus jogos. “Agora a gente já está brigando num outro campeonato, Libertadores, e eu acho que temos grandes chances de conseguir essa vaga,  se a gente fizer um bom jogo lá, em Recife. Tudo vai passar pelo jogo de domingo (hoje)”, acredita o meia Zé Rafael, um dos destaques do tricolor na Série A. Ciente do desespero do adversário, que briga para fugir da zona de rebaixamento, Zé sabe que o confronto contra o Bahia está sendo tratado como jogo da vida para o Sport. “Para a equipe do Sport, é um último suspiro. Se perderem, vão estar praticamente rebaixados. É o jogo da vida deles. Assim como vai ser o nosso do outro lado, o jogo-chave para a gente buscar essa vaga para a Libertadores”. Atualmente, os  sete primeiros colocados se garantem na maior competição da América do Sul. Este grupo, hoje denominado de G7, pode se tornar G8 ou até G9, em caso de título do Grêmio, que está na final da Libertadores e/ou do Flamengo, semifinalista da Copa Sul-Americana.