ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Brumado: Elemento tenta jogar drogas no pátio da carceragem e acaba levando um tiro nas nádegas

As drogas que foram atiradas pelo elemento foram apreendidas pela Polícia Civil (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A ação de atirar drogas, celulares e outros objetos para os presos que estão custodiados na Carceragem da 20ª Coorpin é cada vez mais comum e, na tarde desta segunda-feira (13), mais uma tentativa dessas aconteceu, onde um elemento, em um moto, ao colocar a mão na cintura, deu a entender que estava armada. A atitude suspeita foi seguida de uma fuga imediata, o que fez com que policiais civis desses tiros de advertência, mas como ele continuou fugindo, um dos tiros atingiu uma das nádegas fazendo com que ele tivesse que ser internado no hospital. Não se tem até o momento notícias sobre o estado de saúde do elemento e nem a sua identidade.As drogas que estavam em pequenos pacotes foram apreendidas. 



Guanambi: Proprietário de residência abre a porta e flagra bandido dormindo no sofá da sala

Jardel como foi identificado, foi fotografado pelo o dono da residência, dormindo como um anjinho. Caso aconteceu neste domingo (12) em Guanambi. (Foto: Folha do Vale)

Um ladrão foi flagrado pelo dono da casa dormindo o sono dos justos na madrugada do último domingo, 12 de junho, na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Jardel como foi identificado, foi fotografado pelo o dono da residência dormindo como um anjinho. De acordo com informações da vítima repassada à polícia, quando ele abriu a porta deu de cara com o bandido dormindo no sofá e sua televisão no quintal. “Antes de chamar a polícia, eu resolvi fotografar o bandido, mas ele acabou fugindo”, disse. A polícia identificou o homem, mas até o fechar dessa edição não havia efetuado a prisão. Imagem ilustrativa. (Folha do Vale)



‘O sonho da casa própria se tornou em pesadelo´, afirma moradora do Conjunto Bom Jesus que diz que teve um prejuízo de R$ 8mil

A moradora exibe a sua documentação da Caixa que autorizou a aquisição da moradia (Foto: Arquivo/97NEWS)

Uma moradora do Conjunto Habitacional Bom Jesus, a qual pediu reserva de identidade com medo de represálias, citou à reportagem do 97NEWS que foi visitar a sua mãe, tendo que se ausentar da sua residência por 10 dias, quando retornou no último sábado (11), chegou e se deparou com a casa limpa, já que bandidos pararam o caminhão na frente, arrombaram o cadeado e levaram todos os utensílios, eletrodomésticos, roupas e móveis. Ela que mora há dois anos e meio na casa 9 da Rua E, Quadra B, disse ter tido um prejuízo de cerca de R$ 8 mil, já que os móveis e eletrodomésticos eram novos. Casos como esse estão se tornando cada vez mais comum, o que segundo ela “transforma em pesadelo o sonho da casa própria”. Ela não informou se iria procurar a Polícia na busca de reaver as suas coisas. 



Secretária fala sobre as invasões no Conjunto Habitacional Brisa I,II,III e IV

A secretária Themes Narvaes garante que a fiscalização está sendo feita (Foto: 97NEWS)

Diante dos inúmeros casos que vêm acontecendo no Conjunto Habitacional Brisa I,II,III e IV envolvendo invasões de residências, a equipe do 97NEWS ouviu a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Themes Narvaes, a qual garantiu que a prefeitura vem fazendo a sua parte, exercendo uma fiscalização sistemática no sentido de evitar que ações como essas aconteçam. Segundo ela já foram notificados vários beneficiários irregulares, que tiveram, inclusive que entregar a casa, pois usaram de falsidade ideológica para a conquista. Ela relatou que a grande dificuldade está na reintegração de posse, pois a Sesoc não tem autoridade para exercer esse direito, o que acaba prejudicando o processo. Themes informou que são cerca de 800 residências a serem fiscalizadas, mas o trabalho está sendo feito a contento, tanto que já foram enviados para o setor jurídico da Caixa Econômica Federal todos os documentos para que as transferências de posse possam ser efetuadas. 



Homem que tinha acabado de roubar celular é preso pela Polícia na Travessa Teixeira de Freitas

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 17h deste domingo (12), a guarnição da 34ª CIPM/Brumado prendeu o indivíduo Leandro de Souza Matos que havia roubado um celular no interior de um estabelecimento comercial na Praça Zeca Leite. Após ser perseguido, o meliante foi preso na travessa Teixeira de Freitas, com o aparelho roubado e portando uma arma branca, tipo faca.

 



Brumado: Novo Campus do IFBA já está em funcionamento, mesmo sem a pavimentão da área externa

Fotos: Luciano Santos/97NEWS

Neste fim de semana a coordenação do IFBA-Instituto Federal da Bahia da cidade de Brumado fez a transferência dos equipamentos que estavam na UAB-Universidade Aberta do Brasil para o novo Campus que foi construído no Bairro São José, próximo a BA-148. Segundo a coordenação a mudança repentina foi devido a falta de espaço e equipamentos que não atendiam alguns cursos do Campus, que antes funcionava na UAB. Ainda de acordo com a coordenação, quando questionado sobre a mudança sem ao menos terem terminado a pavimentação da área externa do local, eles disseram que, foi consultado com os próprio alunos, e eles foram unânimes em realizar a mudança imediata para a sede própria. A mudança é tão necessária, que muitos alunos de turmas passadas concluíram os cursos sem passarem por oficinas práticas e o usarem os laboratórios. A obra está prevista para ser inaugurada após o término da pavimentação do local, para assim facilitar o acesso aos estudantes e professores.

Fotos: Luciano Santos/97NEWS


Futebol: LBF está inscrita para disputar o Intermunicipal 2016

Foto: Arquivo/97news

A Seleção Brumadense de Futebol mais uma vez como já era esperado pelos desportistas está inscrita para disputar o Intermunicipal 2016. Após a realização do Campeonato Brumadense 2016, o presidente da LBF-Liga Brumadense de Futebol Emanoel Araújo (Manelão) em contato com a equipe do 97NEWS, disse que Brumado já está inscrita e ápta a disputar o maior campeonato amdor do mundo, o Intermunicipal. Este ano serão 61 seleções em busca da taça de campeão. Segundo "Manelão" o técnico do seleção Fernando Santos, "Fezinho" já relacionaou boa parte dos atletas que vão participar, e a vitrine principal para esta escolha foi o Campeonato Brumadense. O intermunicipal é considerado uma vitrine de atletas que são supervisionados por olheiros de times grandes. Sua fama já ultrapassou fronteiras do Brasil e do Mundo ao revelar para o futebol nomes de sucesso como Raimundo Nonato, o Bobô, Aldair, zagueiro tetracampeão do mundo pelo Brasil, Edílson Capetinha, penta campeão mundial com Seleção Brasileira, Júnior Baiano, ex-zagueiro da Seleção e grandes clubes como Flamengo e São Paulo, o zagueiro Paulo, que iniciou a carreira na Seleção de Simões Filho e hoje é titular do Internacional e muitos outros. Quem retorna para o Intermuniciapl é as cidades de Barreiras, Caetité, Camaçari, Madre de Deus, Santo Estevão, Serra Preta, Morro do Chapéu e Ubatã, que há anos não disputavam a competição. E quem vai estrear na festa do futebol amador baiano são as cidades de Dom Basílio e São Miguel das Matas. Nesta segunda-feira (13), o Departamento de Futebol Intermunicipal da FBF iniciará a divisão dos grupos regionalizados. O período de disputa da competição e a data do Congresso Técnico que abre oficialmente a edição serão anunciados em breve pela entidade.



Na Bronca: Moradores da José Bibiano dizem que a rua está abandonada há quase 6 meses

Os paralelepípedos estão praticamente todos soltos (Foto: 97NEWS)

A situação de várias ruas da cidade de Brumado ainda continua sendo precária, as quais foram atingidas pelas fortes chuvas do início do ano, mas, até agora não receberam a devida recuperação. Uma dessas ruas é a José Bibiano, que fica localizada no Bairro Olhos d’Água. Segundo os moradores depois das fortes chuvas de janeiro, que deixaram o estado da via muito prejudicado, nada foi feito até o momento e, a situação vem piorando, o que, invariavelmente, segundo eles, deixará a rua intransitável. Eles também temem que se não for feita a recuperação nesta época da estiagem, no próximo período chuvoso a rua poderá ser totalmente destruída. Eles esperam contar com o bom senso da gestão municipal, que vem atendendo os clamores e realizando um amplo processo de recuperação das vias públicas da cidade, então, diante disso, eles esperam que a  José Balbino entre na lista das ruas que serão recuperadas. 



Executiva do PMDB na Bahia define diretrizes para coligações

Secretário Geral do PMDB-BA, João Reis Santana Filho (Foto:Reprodução)

A Comissão Executiva Estadual do PMDB-BA, na figura do seu Secretário Geral, João Reis Santana Filho, enviou para todos os municípios baianos a Resolução Nº 01/2016 que dispõe sobre critérios e diretrizes para realização de Coligações do PMDB com outros Partidos na Bahia para as Eleições Municipais de 2016. A fim de assegurar o fiel cumprimento das deliberações partidárias e a unidade de ação programática, o documento, criado a partir do Artigo 86, do Estatuto Partidário, combinado com a legislação vigente, considera que o interesse do PMDB é o de apresentar o maior número de candidaturas próprias e, como efeito, aumentar ainda mais sua representatividade e realizações no Estado.



Jantar entre Temer e cúpula do PSDB esboça pacto de aliança para 2018

(Foto: VejaOnLine)

O jantar entre Temer e a cúpula do PSDB esboçou um pacto de aliança comandada pelos dois partidos em 2018 para isolar o PT. Em troca do apoio, agora sem disfarces, dos tucanos  ao governo, o PMDB se engajaria no projeto do PSDB — seja quem for o candidato a presidente. Temer e Aécio Neves trocaram até um abraço emocionado na saída do Jaburu.



Homem é assassinado a tiros em posto de combustíveis, em Encruzilhada

Pelo menos, cerca de 6 tiros foram deflagrados contra “Lucas Cigano”, que morreu no local. Segundo informações, dois homens chegaram em uma motocicleta. (Foto: Itambé Agora)

Um homem de aproximadamente 35 anos foi assassinado a tiros dentro de um escritório, em um posto de combustíveis no município de Encruzilhada/Ba, no fim da manhã deste sábado (11). Pelo menos, cerca de 6 tiros foram deflagrados contra a vítima, que morreu no local. Segundo informações colhidas no local, dois homens chegaram em uma motocicleta, adentraram no escritório e dispararam contra o homem, que é era conhecido na região, como “Lucas Cigano”. Ainda não há informações sobre as identidades dos autores e a motivação do crime. As circunstâncias apontam para execução. O Departamento de Polícia Técnica de Itapetinga deverá fazer o levantamento cadavérico e encaminhar o corpo para o IML (Instituto Médico Legal) de Vitória da Conquista para procedimento de autópsia.



Caso da estudante livramentense expulsa da UESB, por fraude nas cotas, ganha destaque nacional

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (10). Justiça considerou que aluna mentiu ao se declarar “moradora de quilombo”. (Foto: Reprodução)

Ganhou repercussão nacional, o caso da estudante de medicina de 26 anos,condenada a dois anos de prisão em regime aberto após suspeita de fraude na reserva de cotas para quilombolas.  Maiara Aparecida Oliveira Freire, de Livramento de Nossa Senhora, foi expulsa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. O assunto está entre os mais lidos no portal G1, neste sábado (11). A decisão da instituição foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (10). Conforme o termo de julgamento publicado no periódico, o cancelamento da matrícula foi justificado por meio do entendimento de que a aluna cometeu prática de falsidade ideológica na realização da matrícula, o que para a instituição de ensino se configura como ato de improbidade. No final de março deste ano, a jovem já tinha sido julgada pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista, por meio do juiz Clarindo Lacerda Brito. Ela foi condenada a dois anos de prisão após suspeita de ter prestado declaração falsa de endereço para participação em concorrência de reserva de vagas para quilombolas.



Casos de epidermiólise bolhosa na região aumentam; especialistas fazem pesquisa para saber os motivos

Especialistas tentam identificar origem do foco da epidermólise bolhosa, no município de Barra da Estiva (foto). Vitória da Conquista já tem 6 casos confirmados.(Divulgação)

Pesquisadores da área de dermatologia e genética iniciaram uma investigação para tentar descobrir o motivo da alta incidência, em cidades do sudoeste da Bahia, de uma doença rara. Incurável, a epidermólise bolhosa atinge 1 a cada 100.000 pessoas no mundo. As 48 pessoas que possuem a doença estão em onze cidades da região e em Divisópolis, município do norte de Minas Gerais que faz fronteira com o sudoeste baiano. Como a população desses municípios chega, no total, a 696.860 residentes (IBGE 2015), o normal seria ter no máximo sete casos da doença na região. Vitória da Conquista possui seis casos da doença, mas o que chama mais atenção é a quantidade de portadores da epidermólise bolhosa em Barra da Estiva (foto): são oito casos na cidade de 22.394 habitantes. Em Rio do Antônio o caso da pequena Natália também vem chamando a atenção da região. O 97NEWS entrou na campanha para ajudar a menina a ter melhores condições para enfrentar a doença, já que a família tem poucos recursos e irá fazer até um sorteio para angariar fundos para que o tratamento possa ser melhorado. Veja foto abaico e (Clique) para saber mais detalhes. 

(Foto: Divulgação)


Agressão Coletiva: Guarda municipal de Brumado é a nova vítima do ‘Banheiro dos Horrores’

O guarda municipal foi até a delegacia e registrou queixa das agressões (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O “Bainheiro dos Horrores”, que fica localizado na área do Mercado Municipal de Bruado e estava em período de inatividade, voltou à página policial por volta das 11h30m da manhã deste sábado (11), dia do aniversário de Brumado, sendo que, desta feita, a nova vítima é um guarda municipal, o qual acabou sendo agredido de forma brutal por vários elementos que estavam fazendo uso de entorpecentes dentro do referido equipamento público. Tomando ciência do ato, o GCM de prenome Clemilton, entrou no banheiro e solicitou que os elementos, aparentando serem menores de idade, se retirassem, recebendo, de imediato, uma negativa e um desafio ao mesmo tempo. O clima esquentou e alteração fez com que os 7 meliantes começassem a agredir o guarda municipal, que, ao se sentir muito ameaçado fez uso do spray de pimenta, o que acabou dispersando os seus agressores, que fugiram do local. Clemilton relatou à reportagem do 97NEWS que voltou a ser muito frequentes as agressões pelo bando, principalmente a idosos. Ele ficou cheio de hematomas e ferimentos devido às agressões, principalmente na área da cabeça, tendo que ter, incluisve, recebido cuidados médicos. O GCM também fez questão de registrar queixa na delegacia. 

 



Violência: ‘Tenho que acabar com meu pai’, diz pelo WhatsApp filha que tramou assassinato

Investigação concluiu que irmãs encomendaram assassinato. Valdir de Oliveira Miranda, de 59 anos, foi morto a facadas.

A Polícia Civil de Mogi das Cruzes, em São Paulo, divulgou trechos de conversas de WhatsApp de uma jovem de 19 anos que confessou ter encomendado a morte do próprio pai, em dezembro de 2014, quando tinha 17 anos.“Tenho que acabar com meu pai”, disse a jovem em mensagem enviada ao namorado. Valdir de Oliveira Miranda, de 59 anos, foi assassinado a facadas em Suzano quando guardava o carro na garagem. Menor de idade na época do crime, a jovem foi apreendida pela polícia nesta quinta-feira (9), com a conclusão da investigação. Sua irmã mais velha, apesar de negar participação no crime, foi presa por homicídio. Segundo a polícia, após dizer ao namorado “tenho que acabar com meu pai”, a jovem enviou uma nova mensagem: “me ajuda pelo amor de Deus”. Em seguida, o namorado perguntou se o pai da jovem já tinha chegado em casa e disse que iria ao encontro dela. (BDM)



Após pressão do Jornal da Alternativa IIª Edição, é efetuada a mudança na coordenação da 18ª Ciretran

O novo coordenador assumirá o cargo na próxima segunda-feira (13) (Foto: Arquivo 97NEWS)

Diz o ditado que “água mole em pedra dura, tanto bate que até fura” e, no caso das inúmeras reclamações feitas pelo Jornal da Alternativa IIª Edição, a “pedra furou”, já que nesta sexta-feira (10) foi confirmada a mudança no comando da 18ª Ciretran, que será comandado a partir de agora pelo livramentense Kleber Cambuí, que foi indicado para o cargo. A pressão teve como “maestro” o apresentador do JA2, “Manelão”, que disse ter somente refletido o sentimento de indignação dos milhares de usuários do órgão, que, sistematicamente enviavam reclamações sobre o desrespeito e a falta de compromisso patrocinado pelo coordenador exonerado Roque Antônio Fraga. A expectativa é que o bom senso se estabeleça e o atendimento seja feito de forma a respeitar os usuários que vêm de inúmeros municípios da região e que tinham que ficar horas na fila e muitas vezes tinham que voltar para casa frustrados. 



Cantor Ed Rossi divulga agenda de shows para o São joão

Foto: Divulgação

São joão é mês de festa junina, e Brumado tem um grande potencial de artistas, e um desses, é o cantor Ed Rossi. Rossi que todo ano lança uma musica de sucesso, estará fazendo vários shows em várias cidades da região. Em contato com a redação do 97NEWS, Ed Rossi passou a sua agenda de shows para estes mês de Junho e julho. Confira as cidades: Brumado, Jânio Quadros, Contendas do Sincorá, Rio de Contas, Piatã, Caculé, Jussiape, Planaltino, Piatã, Malhada de Pedras, Macarani, Iguatemi, Macaúbas, Barra da Estiva, Mortugaba, Itabuna, Ibipitanga, Pindaí.



Livramentense que cursava Medicina na Uesb é expulsa da instituição por fraudar sistema de cotas

Maiara Aparecida Oliveira Freire, de Livramento de Nossa Senhora, foi condenada a 2 anos por falsidade ideológica, teve a matrícula cancelada pela autarquia (Foto: Reprodução)

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou, nesta sexta-feira (10), a decisão do processo em desfavor da estudante do curso de Medicina, Maiara Aparecida Oliveira Freire. Maiara foi condenada pela Justiça por fraude de documentos no sistema de cotas raciais da universidade, no dia 30 de março. O processo da Justiça penalizou a estudante natural de Livramento de Nossa Senhora a condenada a 2 anos de prisão por Falsidade Ideológica, tendo sido a pena convertida em trabalhos comunitários e pagamento de multa no valor de um salário mínimo, mas deixava a cargo da Uesb determinar se Maiara continuaria estudando na instituição. (BRG)



Dá para acreditar?: Até a grama da praça que vai inaugurar hoje (10) foi levada por ladrões

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Brumado vem consolidando o seu status de “terra do incrível e inacreditável”, já que alguns fatos que vêm ocorrendo recentemente fogem completamente da normalidade. O último que merece um lugar privilegiado na galeria do “tudo pode” ocorreu nessa madrugada, onde bandidos levaram uma grande parte da grama que foi colocada para embelezar a Praça do Jurema, a qual vai ser inaugurada hoje (10), dentro do conjunto de solenidades que fazem parte dos festejos dos 139 anos de Brumado. É realmente os leitores do 97NEWS leram direito, é incrível, mas é a verdade, até a grama das praças estão sendo levadas pelos bandidos. Segundo informações sigilosas o roubo foi encomendado por pessoas da classe alta, já que o metro quadrado está muito caro. Ainda segundo outras fontes, a Polícia já tem pistas dos supostos mandatários do roubo. A sorte foi que a empreiteira tinha uma reserva de grama e pode fazer a substituição a tempo, para que não prejudicasse o ato inaugural, pois a praça sem grama poderia resultar num vexame e num “prato cheio” para a “turma do contra”.  

Foto: Luciano Santos/97NEWS


Brumado: Dependente químico que pegava produtos de supermercados na área da Feira Livre para trocar por crack é pego em flagrante

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Vários proprietários de supermercados da área da Feira Livre Municipal já não suportavam mais os prejuízos provocados por meliantes que entravam em seus estabelecimentos e “surrupiavam” produtos, principalmente da área de perfumaria. Diante disso, alguns deles “montaram guarda” e ficaram na espreita para pegar os meliantes com a “boca na botija” e, na manhã desta sexta-feira (10), um deles acabou sendo pego em flagrante, quando, ao ser revistado pela Polícia, foram encontrados dois frascos de desodorante spray. O “mão leve” alegou que é morador da zona rural e que “pega” os produtos para trocar por crack, já que é dependente químico. Ele prestou depoimento e logo foi liberado garantindo que irá procurar tratamento para se livrar da dependência que tem feito ele enveredar por caminhos tortuosos.