ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


STF permite à empresas demissão sem necessidade de justa causa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o placar de 6 a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e decidiu, neste sábado (27), pela validade do decreto presidencial que permite os empregadores demitirem funcionários sem apresentar justificativas ou justa causa. O julgamento foi retomado em abril deste ano, quando Gilmar Mendes encerrou o período de vista. O decreto 2.100/96 foi realizado em 1996, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). O ministro Nunes Marques deu o voto decisivo. A medida afasta os efeitos no País da convenção 158, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o qual prevê que o empregador tenha que apresentar uma justificativa para demitir um funcionário, o que poderia suscitar discussões na Justiça sobre a motivação das empresas em fazer desligamentos. O Congresso aprovou a adesão do Brasil à convenção em 1996, mas FHC invalidou a sua vigência no país poucos meses depois. Apesar de manter o decreto, a maioria dos ministros decidiu que a denúncia, por parte do presidente da República, de tratados internacionais aprovados pelo Congresso, exige a aprovação para a produção de efeitos no ordenamento jurídico. Porém, a decisão só possui efeitos a partir da publicação da ata de julgamento da ação, preservada a eficácia das denúncias em período anterior.



Levantamento mostra que tomar 1,5 latinha de cerveja por dia corresponde a comer 222 Big Macs por ano

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado na Britânia mostrou que um bebedor de cerveja médio consome 4,2 litros de cerveja por semana, ou seja, 12 latas semanais ou 1,5 diária. Em um ano, o consumidor ingere, pelo menos, 111.852 calorias extras, o que é equivalente a 222 Big Macs. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela marca de bebidas DrinkWell, uma pessoa que toma cerveja com regularidade pode consumir quase 112 mil calorias em um ano apenas bebendo, ou 75 mil calorias se preferir outras bebidas além da cerveja. Segundo Tom Bell, fundador da DrinkWell, é possível beber sem que pese tanto na dieta. Os cervejófilos devem recorrer a opções que tenham baixo teor de carboidratos, baixa caloria, ou zero açúcar. Conforme informou os dados do estudo, o primeiro passo de uma em cada cinco pessoas, que tem como meta a perda de peso, é parar de beber, pois acreditam que o álcool é o principal responsável pela causa do ganho de peso.



PM prende homem após apedrejar casa da ex-mulher e descumprir medida protetiva em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Militar na noite de sexta-feira (26), após descumprir uma medida protetiva expedida pela Vara Crime de Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM ao 97NEWS, o indivíduo foi preso no bairro Irmã Dulce logo depois de apedrejar o portão da casa de sua ex-mulher e proferir diversas ameaças. De acordo com a vítima, as ameaças ocorreram durante todo o dia. A PM conseguiu deter o homem por não cumprir a determinação judicial e ameaça. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Brumado e está à disposição da justiça.



Google baniu empresa desenvolvedora do jogo 'Simulador de Escravidão'

Foto: Reprodução l Google

Após receber diversas críticas por conta do "jogo" Simulador de Escravidão, o Google anunciou que baniu a desenvolvedora do aplicativo, Magnus Games, da loja virtual Play Store, durante a noite deste sábado (27). A proposta do Simulador de Escravidão era permitir que seus usuários tivessem a experiência de comprar escravos, praticar castigos físicos, diminuir sua alimentação, evitar rebeliões, assim como provocar outras ações de cunho escravocata. Apesar do aplicativo ter sido lançado em 20 de abril e permanecido na loja até então, em nota, o Google afirmou que tem um "conjunto robusto de políticas que visam manter os usuários seguros e que devem ser seguidas por todos os desenvolvedores". "Qualquer pessoa que acredite ter encontrado um aplicativo que esteja em desacordo com as nossas regras pode fazer uma denúncia. Quando identificamos uma violação de política, tomamos as ações devidas. E, em casos graves, podemos tomar medidas mais rígidas, incluindo proibir o desenvolvedor de publicar novos aplicativos no Google Play", concluiu a plataforma.



Ação da polícia apreende 12 tabletes de maconha em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam, na quarta-feira (24), doze tabletes de maconha, 2.188 mil porções de drogas, um revólver e outros materiais ilícitos, com um homem em Vitória da Conquista. Durante patrulhamento, militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) perceberam que o criminoso tentou fugir em uma motocicleta. Na abordagem, um revólver calibre 38, munições, além de uma sacola com entorpecentes foram encontrados. Conforme a PM, foi localizada, nas proximidades, uma estrutura utilizada pelo criminoso como depósito de drogas. De acordo com o comandante da unidade, major Wagner Ribeiro, no local foram apreendidos 12 barras de maconha e 839 trouxas da mesma erva, 949 porções de cocaína, 400 pedras de crack, oito balanças, embalagens, duas máquinas de cartão, um simulacro de arma de fogo e R$ 157. O flagranteado e os materiais foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Mulher de 26 anos morre após ser atropelada por veículo desgovernado em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher de 26 anos morreu após ser atropelada por um veículo desgovernado na tarde deste sábado (27), em Brumado, no sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu em uma ponte entre os bairros Dr. Juracy e São Jorge. Segundo informações da Polícia Militar, uma vítima identificada como Daiane Silva Lima passou pelo local quando foi atingida. Daiane foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal da cidade e chegou a ser entubada ainda no local, devido a gravidade do acidente não resistiu e veio a óbito. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O motorista da D-20, identificado como Ismael Almeida da Silva, se apresentou para a guarnição da PM e alegou que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com a PM, ele foi vigiado para a Delegacia de Brumado, pois corria o risco de ser linchado pelos populares. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Daiane foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Daiane Lima deixou uma filha de quase três anos.



Prefeitura de Brumado discute ações de melhoria no processo da coleta seletiva no município

Foto: Divulgação

Na manhã de quinta-feira (25), equipes da administração pública de Brumado, esteve reunido com o Procurador do Ministério Público Federal, André Sampaio, e com os Defensores Públicos do Estado, Kaliany Gonzaga, Mariana Biderman e Guilherme Freitas, para discutirem ações de melhoria no processo da coleta seletiva no município. Durante a reunião foram levantadas questões sobre como é desenvolvida essa atividade atualmente e o que é preciso se fazer para garantir melhores condições de trabalho para os catadores e para o sistema como um todo. Segundo a prefeitura, a administração irá se empenhar na promoção de ações e políticas públicas que melhorem os meios do trabalho da coleta seletiva de Brumado. 



Governo anuncia redução de até 10,8% no preço de carros novos

Foto: Divulgação

O governo federal anunciou na quinta-feira (25) a redução de impostos com o objetivo de diminuir o valor final de carros novos no Brasil. A medida será possível com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) para a indústria automotiva. Os descontos que incidirão sobre o valor dos veículos irão de 1,5% a 10,8%, de acordo com critérios de preço, eficiência energética e densidade industrial no país. A medida vale para carros de até R$ 120 mil. Contudo, ainda não há definição de qual será o nível de redução das alíquotas e como o governo compensará o benefício. A medida está em discussão no Ministério da Fazenda, que terá 15 dias para apresentar os parâmetros que serão usados na edição de um decreto (para reduzir o IPI) e de uma medida provisória (MP) (para reduzir PIS/Confins) que será encaminhada para aprovação do Congresso Nacional. As informações foram dadas pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes de entidades de trabalhadores e fabricantes do setor automotivo, no Palácio do Planalto, em Brasília.



13º do INSS injeta R$ 3,6 bilhões extras na economia baiana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia é o representante do Nordeste com maior número de depósitos antecipados do abono anual da Previdência Social, popularmente conhecido como 13º do INSS. São 2,21 milhões de benefícios antecipados, o que deixa o estado atrás apenas São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A economia baiana receberá uma injeção estimada em R$ 3,6 bilhões extras por meio dos repasses do Governo Federal para saldar os pagamentos aos segurados da Previdência Social no estado. Os depósitos da primeira parcela têm início nesta quinta-feira, 25/5, para beneficiários da faixa de até um salário mínimo (R$ 1.320), e seguem até 7 de junho para os que têm direito ao teto da Previdência (R$ 7.507,49). A segunda parcela começa a ser paga no fim de junho. Os repasses levam em conta o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. 



Ministério da Ciência anuncia investimento de R$25 milhões na Bahia

Foto: Reprodução l Agência Brasil

A Bahia receberá um investimento de R$25 milhões para serem empenhados em novas pesquisas científicas. A informação foi anunciada pela própria Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Apenas o Parque Tecnológico da Bahia receberá R$9 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Outro foco de verba será à construção do Centro de Inovação e Tecnologias Estratégicas, mais relacionadas à pesquisas na área de Inteligência Artificial. Para Luciana, essa ação é uma das formas do governo federal apoiar a inovação no Nordeste. “A assimetria regional é muito grande. É tudo concentrado no Sul e no Sudeste. Com essas ações e investimentos, a gente equilibra soluções necessárias para o país todo, ainda mais para os estados mais sofridos, como os do semiárido”, afirmou. Com a presença da chefe da pasta aqui na Bahia, agora já são 15 ministros que visitaram o estado nos primeiros cinco meses de gestão de Jerônimo Rodrigues (PT). Com isso, o Governo Federal já anunciou R$60 milhões a serem investidos na região.



Sábado é dia de vacinação em Brumado; confira

Foto: Divulgação

Neste sábado (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado irá realizar mais um dia de vacinação contra a Covid-19 e a Gripe Influenza. As Unidades Básicas de Saúde Dr. Paulo Vargas, Liziane Alves e dos Olhos D'água estarão abertas durante todo o dia para aplicar os imunizantes.



Polícia prende homem que planejava matar os pais na Bahia; material com frases nazistas foi achado

Foto: Reprodução

Um homem foi preso nesta sexta-feira (26) em Ilhéus, no Litoral Sul, por terrorismo. O acusado, que não teve o nome informado, planejava atentar contra a vida dos pais e de integrantes de uma igreja em que ele frequentava. Na casa do suspeito havia um papelão com frases nazistas. Segundo a Polícia Civil, uma denúncia foi enviada à 7ª Coorpin de Ilhéus que passou a investigar o caso. Durante o cumprimento do mandado contra o acusado, os agentes apreenderam três celulares, dois computadores, uma machadinha, uma faca, três cadernetas, uma máscara, touca preta de lã e um bastão com parafuso nas pontas. “A Polícia Civil recebeu a denúncia que foi compartilhada com a 7ª Coorpin de Ilhéus, cujas equipes fizeram as investigações e solicitaram ao Judiciário um mandado de busca e apreensão. Ao chegar na localidade, o homem, de 18 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de terrorismo. Ele segue custodiado à disposição do Poder Judiciário e o material apreendido será encaminhado para a perícia”, detalhou a coordenadora da 7ª Coorpin, Katiana Amorim.



Eleições 2024: Amarildo Bomfim anuncia pré-candidatura à prefeitura de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta sexta-feira (26), o vereador Amarildo Bomfim (PSB) anunciou a sua pré-candidatura a prefeito de Brumado. Em nota ao site 97NEWS o parlamentar destacou que, embora não seja um pleito fácil, está pronto para disputar com “gigantes” e aceitar a vontade do povo. “Colocamos o nosso nome à disposição e que a população brumadense possa julgar. Estou enfrentando gigantes, mas Deus é maior em minha vida e sabe quais são meus pensamentos e propósitos para cidade que eu tenho orgulho de ter nascido e sido criado”, disse. Amarildo disse ainda que em quase dois anos e meio, atuando como vereador, a população conheceu bem o seu trabalho. "Aprovei projetos que beneficiariam o povo e rejeitei projetos que prejudicariam nós, brumadenses, que trabalhamos e lutamos dia após dia, com suor e honestidade, para manter nossas famílias. Meu trabalho e posicionamento sempre visaram coerência nas palavras e atitudes. Por isso eu entendi que o povo de Brumado quer mudança, uma verdadeira renovação na política do nosso município", disse.



Estudantes de Brumado são premiadas em Olimpíada Feminina de Matemática

Maria Eduarda é a segunda da foto, seguindo da esquerda para a direita - Foto: Divulgação

Estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado, conquistaram medalhas, além de menções honrosas, na final da edição 2023 da Olimpíada Feminina de Matemática das Instituições Regionais. O destaque vai para a brumadense Maria Eduarda de Jesus Silva, 17 anos, estudante do curso de Edificações. Nesta quarta-feira (24), em uma cerimônia na cidade de Salvador, ela recebeu a medalha de bronze. Outras oito brumadenses foram premiadas na Capital Baiana. A OFMEBA é uma olimpíada regional para meninas do 6º ano até o ensino médio de escolas públicas e privadas da Bahia. Nela é realizada uma prova e as maiores notas são premiadas. Este ano, mais 100 estudantes de várias cidades da Bahia foram medalhistas. 



Gripe aviária: Estado e municípios estão em alerta para proteção de criações na Bahia, diz ADAB

Foto: Arquivo Pessoal

Diante do registro de ocorrência do vírus (H5N1) da Influenza Aviária (Gripe Aviária) que chegou ao Brasil nos últimos dias, e como forma de proteger os pólos avícolas do Estado, a ADAB está monitorando os municípios, como forma de prevenção caso haja a entrada do vírus na Bahia. Esta semana o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou emergência zoossanitária por 180 dias por causa da confirmação de 8 casos de gripe aviária em animais silvestres migratórios. Não há diagnósticos da doença entre humanos nem em aves para consumo. Em entrevista ao site 97NEWS, o Coordenador da Vigilância Epdemiológica da ADAB, Marcelo Borges Sampaio, afirmou que ainda não há registros do vírus na Bahia, mas que o Estado está tomando todas as precauções. "Nós estamos fazendo todo o trabalho de vigilância caso o vírus chegue na Bahia. E se detectado, prontamente tomaremos as medidas cabíveis. Estamos trabalhando com o INEMA, porque são aves silvestres e eles tem a prerrogativa de controle desta fauna. Estamos trabalhando também em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, porque tem certos riscos para a população e sobretudo a preocupação é para os produtores de aves", disse. O coordenador afirmou ainda que campanhas estão sendo feitas com os criadores para a detecção imediata e evite prejuízos. "Estamos informando, deixando tudo bem claro e reforçando as ações para que eles não tenham prejuízos, assim como a população do nosso Estado", diz. Marcelo Borges alerta a população para que não tenham acesso à aves silvestres mortas ou com sintomas do vírus. "As pessoas devem tomar cuidado ao ver uma ave silvestre com sintomas neurológicos, cambaleando e debilitadas. Isso pode ser o vírus H5N1", alerta. O coordenador da ADAB esclarece que não há necessidade de se preocupar com o consumo da carne de frango e dos ovos, uma vez que o consumo de carne ou dos ovos não transmite a doença a humanos. "A gripe aviária é comumente passada entre as aves. É raro, mas o ser humano também pode pegar a doença, mas isso não acontece através do consumo de carne ou ovos, e sim através do contato com aves doentes". 



Brumado: Vem ai a 5ª edição do Happy Hour do Forrobodó na AABB

Foto: Divulgação

O Happy Hour do Forrobodó da AABB acontecerá no dia 02 de junho, às 20h, na sede da Associação. A animação ficará por conta do cantor Ed Rossi. O cardápio contará com comidas e bebidas típicas juninas. A entrada será 01 kg de alimento não perecível que serão doados à instituições de caridade em Brumado. Participe, é dia 02 de junho, próxima sexta-feira.

 



Após fim de Faustão na Band, filho do apresentador também deixa a emissora

Foto: Reprodução

A Band anunciou, nesta quinta-feira (25), que desligou os diretores do programa "Faustão na Band" e que uma nova atração ocupará a grade diária da emissora. João Guilherme, o filho do apresentador, e Anne Lottermann também deixaram a emissora após o fim do programa. As informações são do jornalista Lucas Pasin, do Splash. Na semana passada, anunciou o fim do programa de Fausto Silva. Segundo o jornalista, a emissora chegou a analisar a possibilidade de dar um programa para João Guilherme Silva e Anne Lottermann, mas o projeto não foi para frente. Zeca Camargo e Glenda Kozlowski estão sendo cotadas para a formação de uma dupla de apresentadores para ocupar o horário deixado por Faustão. Em agosto, a emissora deve estrear no horário um programa dirigido por Ignácio Iglesias, que já atuou em programas como CQC e A Liga.



Falta de energia deixa rádios, TVs e telefonia sem sinal em Brumado

Foto: Manu Nunesl 97NEWS

Os sinais das emissoras de rádio e televisão que têm antena na Serra das Éguas, em Brumado, estão fora do ar desde a madrugada desta quina-feira (25), por falta de energia elétrica. Serviços de telefonia e internet também foram prejudicados pelo problema. Uma das hipóteses apontadas é que a falha teria sido causada por um cabo elétrico partido que alimenta as estruturas. Equipes da Coelba foram acionadas e estão na localidade desde a manhã de ontem. Segundo o diretor de programação da Alternativa FM, uma das emissoras afetadas, a companhia de energia realiza manutenções em toda a extensão da rede para solucionar o problema. "Por ser um local de difícil acesso a equipe informou que está tendo dificuldades de locomoção, mas que disponibilizou equipes em diversos pontos para sanar o problema o mais breve possível", afirmou Luciano Santos. Essa não é a primeira ocorrência por falta de energia na localidade. Durante o mês de maio, outras três falhas ocorreram na mesma região. 



Brumado: 'Fake News' prejudica projeto de estudantes universitários da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Estudos já comprovaram que os usuários se engajam, promovem e viralizam mais fake news do que temas reais. E o pior, boa parte das pessoas sabe que são falsas, mesmo assim, compartilham. As mensagens falsificadas ou deslocadas estão cada vez mais sofisticadas e bem produzidas. No entanto, as fake news podem gerar um impacto grande em uma pessoa ou instituição. E o relato que nós vamos contar agora gerou uma repercussão negativa em Brumado e pode acabar com um projeto que envolve jovens universitários da Igreja Adventista do Sétimo Dia, juntamente com a Casa Publicadora Brasileira, na qual possibilita jovens à custearem seus estudos através de literaturas voltadas para diversas áreas da vida, física, mental e espiritual. O projeto “Sonhando Alto” trata-se de uma iniciativa do Ministério de Publicações da Igreja Adventista que visa oferecer a jovens estudantes a oportunidade de estudar em uma universidade. É focado em jovens que têm dificuldades para realizar o pagamento de seus estudos. Mais de 15 mil estudantes já foram beneficiados com o projeto que consiste na venda de livros cristãos durante o período de férias escolares. Em Brumado o projeto atende  17 jovens que estão na cidade há cerca de três meses. Entretanto, faltando uma semana para encerrar às atividades, um grande contratempo prejudicou os jovens. Ocorre que na última terça-feira (23), no meio da tarde, dois dos estudantes visitaram um morador em um determinado bairro da cidade, o qual inclusive gostou do projeto e realizou a compra de um dos livros, tranquilamente sem nenhum problema. No entanto, no dia seguinte, sem que os estudantes soubessem, o homem compartilhou uma foto com um áudio difamando os jovens. No conteúdo do áudio o qual o site 97NEWS teve acesso, o suposto cliente afirma que foi roubado e que ninguém da cidade deveria receber os estudantes porque havia caído em um golpe.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Entretanto, tudo não passou de uma desinformação por parte do homem, já que o mesmo teria confundido o pagamento do material que fez aos estudantes com outra compra realizada na internet. No dia seguinte, o cliente fez uma retratação com vídeos e áudios afirmando que havia se confundido com as compras e que por isso gravou o áudio. Mas mesmo com a retratação do suposto cliente afirmando que o que ele disse era mentira, o vídeo não repercutiu tanto como a fake news que foi espalhada. Com isso o projeto foi interrompido em Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, Fábio Ian Batista, que é natural de Manaus e há 4 anos estuda na Bahia, explicou que com a ‘colportagem’ -- atividade de distribuição voluntária e independente de publicações de conteúdo religioso e temas relacionados à saúde e qualidade de vida em família – eles conseguem pagar os estudos. “É um projeto que custeia os jovens universitários que não tem condições de pagar por uma faculdade”, disse. Segundo o universitário, com o áudio espalhado nas redes sociais, o projeto foi comprometido e os estudantes podem ter dificuldades em terminar o curso na Bahia. Raiane Oliveira, 18 anos, ainda não ingressou na faculdade, mas já busca no projeto o seu sustento, e assim começar os estudos. “É um modo que a gente viu de ingressar na universidade, já que nossos familiares não possuem condições financeiras para arcar com os custos, porque é muito caro”, afirma.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme Fábio, com o compartilhamento do áudio feito pelo cliente atendido, os brumadenses não querem atender mais a equipe de estudantes. “Com essa desinformação, as pessoas não querem mais apoiar o projeto, e isso pode encerrar nossas atividades e os cursos dos estudantes podem ser comprometidos”, diz. Na compra em questão realizada pelo cliente, o valor do exemplar vendido foi de R$ 250 divididos em seis vezes, mas o cliente havia alegado que o valor teria sido maior, o que foi desmentido posteriormente pelos estudantes. “Nós mostramos a ele que a compra foi o valor correto, mas ele se confundiu com outra compra no seu cartão, realizada pela internet, e gravou o áudio com a desinformação”, explica Fábio. Após toda repercussão do caso, o homem chegou a gravar vídeos e áudios pedindo desculpas e desmentindo a informação anterior. Entretanto, segundo os universitários, mesmo assim, a informação fake ainda continua sendo compartilhada. “Como o áudio e a foto foi basicamente transmitida a todas as cidades da região, passou a nos prejudicar e ninguém não quer nos receber, uma vez que temos uma meta de venda dos livros, o que nos garante a permanência na faculdade”, afirmou Marciel Oliveira, 28 anos. O grupo espera que a desinformação pare de ser compartilhada e o projeto volte a ser exercido em Brumado.