ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


Vereadores de Vitória da Conquista só poderão conceder 60 moções no ano de 2017

Foto: Arquivo/97news

Como reconhecimento de serviços prestados em prol da comunidade, as Câmaras Municipais de todo Brasil concedem moções de aplausos, pesar e aniversários. Em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, no ano de 2017 serão limitadas as moções de aplausos para pessoas vivas e as moções de Pesar para pessoas mortas, as moções de aniversários, não poderão mais acontecer na plenária da Câmara. A situação era tão absurda em Conquista, que em quase todas as sessões garravam debates entre os vereadores por causa das moções. Segundo o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto (PPS), para o ano de 2017 a regra será mudada, durante os próximos dois anos de sua gestão, não serão permitidas extrapolar as moções no legislativo, serão cinco por mês para cada vereador, dando um total de 60 moções por ano. Ainda Segundo Hermínio, em 2016, foram 315 moções, gerando um custo muito alto para a Câmara, devido as placas que são feitas para as homenagens.



Rio do Antônio: Administração municipal volta atrás e agência do BB de Ibitira poderá reabrir

A agência teria sido fechada porque a atual gestão municipal se recusou no primeiro momento a pagar o aluguel (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Após a veiculação da matéria do 97NEWS intitulada “Ibitira: População se diz prejudicada e quer explicações sobre a desativação da agência do BB”, se iniciou uma série de ações visando manter a agência em funcionamento. Uma das ações mais representativas partiu do Sindicato dos Bancários da Bahia que pediu explicações à superintendência do Banco do Brasil em Salvador. Em reunião com o superintendente Marcos Ticianeli  foi passada a informação que o motivo do fechamento foi que a prefeitura municipal se recusou a pagar o aluguel do ponto, mas, após avaliar novamente a questão, acabou voltando atrás e garantiu que irá continuar pagando o aluguel, o que poderá ser fundamental para a reabertura da agência. O Sindicato dos Bancários da Bahia acompanha o caso de perto e espera que o bom senso prevaleça e a agência volte às suas atividades normais o mais rápido possível. 



Equipe do Vitória se sagra campeã do Baiano de Futebol Feminino

(Foto: Divulgação)

O Juventude voltou a ser goleado pelo Vitória desta vez por 8 a 1, na manhã deste domingo (15), no estádio do Barradão, na partida de volta da final do Campeonato Baiano Feminino.Kaylane, Verena (duas vezes), Formiga, Jucina Yera (três vezes) e Roqueline marcaram a favor do Rubro-Negro, enquanto Michele Souza marcou para o time conquistense. Com a derrota as comandadas do treinador Claudir conquistaram o vice da competição. Na sua página no facebook a capitã Naiara Pereira deixou a seguinte mensagem: “Louvado seja o Senhor. Somos vice Campeã Baiana com muito orgulho”.



'Não me paga mas tem dinheiro para festa', diz bilhete de bandido que matou duas garotas

(Foto: Reprodução)

Duas mulheres foram achadas mortas na manhã deste domingo (15) dentro de uma casa em São Gonçalo dos Campos, a 134 km de Salvador. Daniela Dias Santana, 30 anos, e Evilyn Machado Vasconcelos de Souza, 27, foram achadas na casa da primeira, por volta de 7h, por familiares. A Polícia Civil da cidade acredita que o crime tenha acontecido ontem, quando as duas amigas voltaram de uma desfile de um bloco cultural na cidade. Preso ao corpo de Daniela, foi deixado um bilhete que teria sido deixado pelos criminosos, ligando as mortes a uma possível dívida. “A família eu peço desculpas, mas ela não quis pagar meu dinheiro, mais tem para festa (sic)”, dizia o texto. A polícia investiga se Daniela tinha, de fato, alguma dívida ou se o bilhete foi deixado para confundir. Caso seja verdade, a outra vítima Evilyn, pode ter sido morta porque viu o rosto do assassino. As amigas foram mortas com golpes de arma branca no pescoço – a arma do crime ainda não foi localizada. A porta da casa, que foi deixada aberta, não tinha sinais de arrombamento. O caso é investigado pela delegacia da cidade.



Economia: Oito pessoas concentram mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial, diz ONG britânica

Homem conta notas de dólar e euro. (Foto: Reuters)

Oito pessoas no planeta possuem tanta riqueza quanto a metade mais pobre da população mundial, situação "indecente" que "exacerba as desigualdades", denuncia a ONG britânica Oxfam em um relatório publicado antes do Fórum Econômico Mundial, que começa na terça-feira (17) em Davos. "É indecente que tanta riqueza esteja concentrada nas mãos de uma minoria tão pequena, quando se sabe que uma em cada dez pessoas no mundo vive com menos de US$ 2", afirmou uma porta-voz da Oxfam, Manon Aubry. O relatório, intitulado "Uma economia a serviço dos 99%", revela "como as grandes empresas e os indivíduos mais ricos exacerbam as desigualdades, ao explorar um sistema econômico desfalecente, sonegando impostos, reduzindo salários e aumentando os rendimentos para os acionistas". A Oxfam, que tradicionalmente denuncia as crescentes desigualdades por ocasião do Fórum de Davos, adverte neste ano sobre "a pressão exercida sobre os salários em todo o mundo", assim como os benefícios fiscais das empresas ou o recurso a paraísos fiscais. "As empresas otimizam seus lucros, especialmente aliviando o máximo possível sua carga fiscal, privando os Estados de recursos essenciais para financiar as políticas e os serviços necessários para diminuir as desigualdades", destaca o documento. A ONG, que se baseia em "novas informações mais precisas sobre a divisão da riqueza no mundo", convoca os governos a reagir promovendo uma economia mais humana. "Quando as autoridades políticas deixarem de estar obcecadas pelo PIB, se concentrarem no interesse de todos os cidadãos e não apenas de uma elite, será possível um futuro melhor para todas e todos", afirma Aubry. No ano passado, a Oxfam havia denunciado que o patrimônio acumulado do 1% mais rico do mundo havia superado em 2015 os 99% restantes com um ano de antecedência em relação ao previsto.



Slackline é opção divertida e barata para se exercitar ao ar livre no verão

Não é preciso muita técnica ou prática para praticar slackline (Foto: Reprodução)

Verão pede atividades ao ar livre, certo? E não é preciso nem gastar dinheiro para se manter em forma e ainda se divertir durante a estação mais quente do ano. Que tal experimentar novidades como o slackline, que surgiu justamente no verão, com escaladores na Califórnia? A palavra vem da língua inglesa e significa linha (fita) bamba (frouxa). E é só isso que você vai precisar, a fita e dois apoios, que podem ser árvores mesmo.E o slackline não é só diversão. O esporte trabalha todos os músculos do corpo, principalmente os membros inferiores e a região abdominal, e tem a vantagem de não exercer impacto sobre as articulações. Slackline, musculação nas estações, corrida na rua, passeio de bike... o importante é se manter ativo, seja no verão ou no inverno e não precisar gastar dinheiro, também não é preciso muito tempo para se manter saudável.



Meditação, arteterapia e Reiki passam integrar procedimentos do SUS

Meditação está entre práticas que passaram a fazer parte da tabela de procedimentos do SUS (Foto: CDC/Amanda Mills)

Meditação, arteterapia e Reiki agora fazem parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade foi publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da União. A portaria do Ministério da Saúde também inclui musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e tratamento quiroprático. Todas essas práticas integrativas passam agora a fazer parte da Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de "ações de promoção e prevenção em saúde". O SUS já oferecia algumas opções de práticas integrativas como práticas corporais em medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal. Esses procedimentos continuam disponíveis.



Rebelião acaba após mais de 14 horas no RN; há mais de 10 mortos

Tropa de Choque da PM do Rio Grande do Norte entra na penitenciária estadual de Alcaçuz, na Grande Natal (Foto: Fred Carvalho/G1)

A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, do Rio Grande do Norte, acabou após 14h20. Os detentos, que se rebelaram às 17h deste sábado (14) (horário local, 18h em Brasília), se renderam às 7h20 deste domingo (15) após a Tropa de Choque da Polícia Militar entrar nos pavilhões. Segundo a Secretaria de Segurança, não houve troca de tiros. Há mais de dez mortes confirmadas durante a rebelião, informou o governo estadual do Rio Grande do Norte. O Instituto Técnico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) informou que será montada uma "operação de guerra" para a identificação dos corpos com a vinda de legistas do Ceará e da Paraíba para auxiliar nos trabalhos. Segundo Thiago Tadeu, chefe de gabinete do Itep, a identificação será feita através da digital, da arcada dentária e até de exame de DNA quando necessário. A rebelião começou com uma briga entre presos dos pavilhões 4 e 5. Segundo o governo, a briga estava restrita aos dois pavilhões. O pavilhão 5 é o presídio Rogério Coutinho Madruga, que fica anexo a Alcaçuz. Há separação entre presos de facções criminosas entre os dois presídios.



Brasileira acusada de tráfico de drogas nas Filipinas pode ser condenada à morte

Yasmin Fernandes Silva, de 20 anos, está encarcerada há 3 meses em Manila, desde que foi flagrada com mais de 6 kg de cocaína, na bagagem. Itamaraty acompanha o caso.(Fotos: Reprodução)

A brasileira Yasmin Fernandes Silva, de 20 anos (foto), está presa desde outubro do ano passado nas Filipinas acusada de tráfico de drogas. De acordo com informações da ABS-CBN News, ela foi detida no terminal 3 do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino (Naia), em Manila, por supostamente levar 6,2 kg de cocaína dentro de um travesseiro preto que estava em sua bagagem, segundo o Grupo Intergovernamental de Intermediação de Drogas (IADITG). O presidente recém empossado Rodrigo Duterte (dir.), trabalha para reativar a pena de morte no país, abolida em 2006. O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (14) que está acompanhando o caso da brasileira Yasmin Fernandes Silva, 20 anos, presa em outubro do ano passado, em Manila, capital das Filipinas, por tráfico internacional de drogas. Segundo o Itamaraty, a embaixada brasileira colocou um advogado para dar assistência jurídica a Yasmin.



‘Mudaram o nome do Bairro, mas a situação só piorou’, protesta morador do Irmã Dulce que fez vídeo-denúncia; assista

Segundo o morador a situação do bairro beira o total abandono (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

A situação estrutural do Bairro Irmã Dulce, que já não era das melhores, se tornou totalmente deficitária e a situação foi registrada pelo morador Celso Pereira, que, por meio de um vídeo-denúncia, revela a situação de abandono pela qual passa o referido local. Ele fez questão da dar uma “tour” pelo bairro para mostrar a real situação e fez um apelo dizendo que “mudaram o nome do bairro, mas a situação só piorou”. Ele ainda atesta que “estamos esperando o posto de saúde que até hoje ainda não foi construído e o que é pior a obra a cada dia que passa se acaba ainda mais” e continuou relatando que “o mato toma conta das ruas, a praça que foi construída está destruída, com os seus quiosques em ruínas. As crianças não têm espaço de lazer e ainda por cima temos uma creche que foi inaugurada, mas que não está funcionando ainda”. E finaliza clamando que “esperamos que haja sensibilidade do poder público municipal para reverter essa situação”. Assista:  



Brumado: Fonte da Praça da Prefeitura se torna depósito de lixo

A fonte está se tornando um depósito de lixo constante (Foto: 97NEWS)

Considerada o maior cartão postal da cidade de Brumado, a fonte da Praça Coronel Zeca Leite, a popular Praça da Prefeitura, volta a ser alvo da ação de vândalos que estão jogando todo e qualquer tipo de lixo no reservatório central. O radialista Carlos Silva fez o flagrante e deu o seu relato de indignação quanto à situação, a qual é classificada como absurda, já que o local é frequentemente utilizado por crianças e seus familiares. Ele fez questão de ressaltar o trabalho dos funcionários da empresa responsável pela limpeza do equipamento público, que buscam manter a ordem no local, mas que, ultimamente, todos os dias se deparam com a cena que causa indignação. Espera-se que com a divulgação desta matéria possa cessar esse tipo de procedimento reprovável. Confira o vídeo: 



Prefeito de Belo Campo manda derrubar árvores centenárias; possível prática de crime ambiental será apurada

Foto: Whatsapp BRG

Após denúncia feita por um morador, o prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre (PSD), conhecido popularmente como Quinho, é investigado pelo Ministério Público de Vitória da Conquista, que apura a prática de crime ambiental cometida pelo gestor. O caso denunciado, que tem preocupado a população, é de que o prefeito tenha mandando iniciar o corte indevido de árvores centenárias nas praças Napoleão Ferraz e João Ferreira, situadas no município de Belo Campo, região Sudoeste da Bahia. Tendo conhecimento do caso, o Ministério Público (MP) expediu um documento determinando que a derrubada das árvores fosse suspendida de forma imediata. Solicitou ainda que a prefeitura do município apresente os laudos que justificam e autorizam os cortes irregulares das árvores. Caso a decisão do MP não seja acatada, o prefeito responderá por crime de desobediência.



Resultado do Enem deve ser antecipado para quarta-feira (18)

(Divulgação)

A divulgação das notas do Enem de 2016, inicialmente planejada para a próxima quinta-feira (19), pode ser antecipada para quarta (18). A informação foi confirmada nesta sexta (13) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). No mesmo dia deve ser lançada uma consulta pública para debater eventuais mudanças no exame.  A intenção é adequar o Enem à reforma do ensino médio, que atualmente está em discussão no Congresso Nacional. No último ano, o Enem foi aplicado duas vez no país. A primeira prova foi realizada nos dias 5 e 6 de novembro. No entanto, devido à ocupação estudantil em alguns colégios contra a PEC 55, que limita o gastos públicos por 20, anos, milhares de candidatos tiveram que fazer a prova um mês depois, nos dias 3 e 4 de dezembro.



Motociclista é agredido e tem moto levada por assaltantes em Barra do Choça; veja

Imagens mostram um usuário de um estabelecimento comercial se preparando para sair com a sua moto, quando de repente aparecem dois assaltantes (Foto: Reprodução)

A câmera de segurança de uma Academia na cidade de Barra do Choça registrou a ação de uma dupla de criminosos na noite desta sexta-feira, 13 de janeiro. A imagem mostra um usuário do estabelecimento se preparando para sair com a sua moto, quando de repente aparecem dois assaltantes com arma em punho e lhe toma o veículo. Pelas imagens, a vítima tenta convencer os bandidos a não levar a moto, estes por sua vez, lhe responde com socos e pontapés. Eles fogem e levam a motocicleta. Uma viatura da Polícia Militar e outra da CAESG, saíram em perseguição aos bandidos. Até o fechamento desta não tínhamos notícias dos assaltantes. O crime revoltou toda a comunidade. A insegurança dos últimos dias tem gerado muita insatisfação nos moradores. Veja: 



Pioneirismo: Fundação da AUCIB promete revolucionar conceito em fiscalização de Verbas Públicas em Brumado

A reunião contou com a presença de convidados e foi o início do processo de implantação da AUCIB (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em tempos de clamor popular pela ética e moralidade no país, algumas ações nesse sentido vêm ganhando visibilidade e mostrando que os brasileiros irão ser muito mais exigentes no uso das verbas públicas. Em Brumado uma ação pioneira e que promete revolucionar o conceito de fiscalização do dinheiro público, seja na área política, quanto em ONGs ou mesmo em empreendimentos particulares, já está prestes a se materializar. Nesse sentido na última quinta-feira (12) uma reunião realizada no auditório da Escola Nossa Senhora de Fátima, teve como pauta principal a elaboração do estatuto e definição da assembleia de fundação da AUCIB- Auditoria Pública Cidadã Brumadense. Na reunião que contou com presença de alguns convidados, que já possuem um histórico na cidade de combate à corrupção, foi discutido que a AUCIB será criada não só para cobrar do poder público municipal e consequente do chefe do Poder Executivo e do presidente do Poder Legislativo, como também de ONGs que atuam na cidade e até de entidades particulares que recebem verbas federais e não a aplicam corretamente. Outra meta prioridade da entidade será a cobrança ao Governo do Estado dos investimentos aplicados no município. Um dos mentores da criação da AUCIB, o professor Genivaldo de Jesus Azevedo, deixou bem claro que a AUCIB não veio para fazer política e nem para cobrar do prefeito ou do presidente da câmara, segundo ele “a intenção da ONG é fiscalizar qualquer obra pública, municipal, estadual ou federal, ou ainda, qualquer entidade, seja ela religiosa ou não para que ele apresente relatórios dos gastos com o dinheiro público”. Segundo Paulo Esdras, um dos participantes da reunião, “se formada a mesa diretora da AUCIB, será uma das pioneiras da região sudoeste, podendo se expandir para outros municípios”. Ele ressaltou ainda que “a ONG mostrará ao cidadão comum como ele pode fiscalizar os gastos públicos e cobrar nos poderes, como Ministério Público Estadual e Federal, no Tribunal de Contas e outros órgãos da Justiça do Brasil”. Uma data para a assembleia será marcada para que seja apresentado o estatuto, e seja votado o presidente, vice-presidente, secretários, auditores fiscais e haverá também o sócio fiscal, que terá uma carteirinha com o CNPJ da AUCIB e os seus dados pessoais, para que o mesmo possa contribuir com a fiscalização.



Dom Basílio: Comerciante é brutalmente assassinado na noite desta sexta-feira (13)

O crime chocou a população de Dom Basílio (Fotos. Whatsapp 97NEWS)

A noite dessa sexta-feira (13) no municipio de Dom Basílio, um dos portais da Chapada Diamantina, acabou sendo mesmo de terror, já que um crime brutal acabou chocando a população do município. Segundo informaões colhidas pelo 97NEWS, dois elementos ainda não identificados, sendo um deles armado com um revólver calibre 38, o qual disparou vários vezes contra o comerciante Raimundo Dourado, de 46 anos, o qual acabou falecendo ainda no local. O crime ocorre numa padaria que pertencia ao referido comerciante. A Polícia Civil iniciou imediatamente as investigações na busca de elucidar o crime. Ainda segundo informações, o comerciante não teria a princípio inimigos e a hipótese de assalto parece pouco improvável ainda, já que nada teria sido levado. O corpo de Raimundo Dourado foi encaminhado para o IML de Brumado. 

 

 

 



Blitzes sistemáticas revelam que é grande o número de motocicletas irregulares em Brumado

As blitzes estão cada vez mais constantes em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como foi anunciado pelo Comando da Polícia Militar de Brumado, a ofensiva contra o crime na cidade será muito mais intensa em 2017 e, dentro desta nova dinâmica, a realização de blitzes sistemáticas será uma das estratégias mais utilizadas nesse sentido. Na primeira quinzena de janeiro inúmeras ações como essas foram e vêm sendo realizadas pela 34ª CIPM e, dentro das primeiras análises da própria Polícia Militar, a quantidade de motocicletas irregulares que vêm sendo apreendidas é muito alta para uma cidade de cerca de 64 mil habitantes. Nesse contexto vale ressaltar que o número não oficial de motos que circulam no município chega à casa das 25 mil, o que dá uma média de cerca de 3 motos para cada pessoa. Deste número calcula-se a princípio que mais de 30% dessas motocicletas estariam com alguma irregularidade. As blitzes continuarão com mais intensidade ainda, o que pode revelar números ainda mais precisos. Mais mesmo diante dessa intensificação das blitzes ainda existem motoristas que teimam em desafiar a Polícia como num flagrante realizado por um leitor do 97NEWS (foto abaixo). 

(Foto: Leitor 97NEWS)


Polícia começa a desmontar Golpe da 'Mandala'

Polícia Civil de três estados, Acre, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, alerta que quem for denunciado e flagrado divulgando o esquema, pode ser preso (Foto: Reprodução)

O golpe parece ser uma pirâmide financeira, tipo de negócio proibido no país. O que parecia lucrativo, virou prejuízo para muita gente. O caso da suposta pirâmide financeira “Mandala” está sendo investigado pelo Ministério Público e Delegacia de defesa do consumidor. “Mandala da Prosperidade”, que tem tomado os grupos de Whatsapp, vem com promessa de ganho de dinheiro fácil. Entretanto muita gente acaba caindo no verdadeiro ‘conto de vigário’. Quem administra estes grupos promete que não se trata de pirâmide e defende o esquema de unhas e dentes. Para entrar na Mandala é necessário “investir” R$125,00 reais para ganhar R$1000 mil reais. É nesse conto de fadas que pessoas com alto poder persuasivo conseguem adeptos para entrar no esquema, o que pode ser considerado crime contra economia popular. E como se esperava, as primeiras vítimas do golpes já começaram a registrar boletins de ocorrência nas delegacias.



Geddel Vieira Lima é alvo de Operação da Polícia Federal em Salvador

Foto: Divulgação

Um imóvel do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), é alvo de investigação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (13). Desdobramento da Operação Catilinárias, deflagrada em 15 de dezembro de 2015, a Operação Cui Bono cumpre sete mandados de busca e apreensão para apurar um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica entre 2011 e 2013. Geddel foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa nesse período. Além de Salvador, a PF realiza buscas e apreensões em endereços residenciais e comerciais no Distrito Federal e em cidades do Paraná e São Paulo, determinadas pelo juiz da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal. O esquema investigado seria composto por Geddel, pelo vice-presidente de Gestão de Ativos, um servidor da Caixa, empresários e dirigentes de empresas dos ramos de frigoríficos, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários, além de um operador do mercado financeiro.



Agressor de Valdemiro queria ser Pastor e chama o Apóstolo de “Falso e Mentiroso”

Foto: Divulgação

Jonatan Gomes Higino, 20 anos, jovem que ficou conhecido no Brasil por ter tentado assassinar o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, com golpes de facão no pescoço no último domingo, mudou de comportamento alguns meses antes do atentado e acusou o “Apóstolo” de “falso e mentiroso”, dizendo querer acertas as contas com ele. A história ganhou um novo capítulo com a reportagem publicada na VEJA online, onde foram colhidas informações sobre o comportamento do rapaz, descrito por sua vizinhança como alguém tranquilo e de boa índole. Ainda segundo o Pastor Paulo André, líder da igreja que Jonatan frequentou durante três anos, o rapaz disse que havia se sentido ofendido quando foi na Igreja de Valdemiro, sem entrar em detalhes sobre o motivo; “Certa vez ele me contou que tinha ido até lá e não havia gostado, que tinha se sentido ofendido. Mas não entrou em detalhes. Ele dizia que só ia lá quem tinha dinheiro”. Outro líder religioso também entrevistado pela reportagem, o Bispo Edimar dos Santos, da Assembleia de Deus Cristo Libertará, localizada no mesmo bairro em que morava o rapaz, fala da ocasião em que Jonatan, após visitar a Igreja Mundial do Poder de Deus, voltou dizendo que desejava melhorar de vida e também ser Pastor; “Lembro que da primeira vez que ele foi lá e voltou com um carnê. Dizia que queria tirar a mãe da situação difícil em que viviam, que queria ser pastor”. Outro aspecto que chamou atenção dos líderes e vizinhos ouvidos pela reportagem foi a mudança de comportamento de Jonatan antes do episódio envolvendo Valdemiro Santiago, chegando a falar coisas desconexas. Tamém segundo o Bispo Santos, “ele estava um pouco diferente, mudado. (…) Para nós todos aqui, é um grande mistério o que aconteceu”. Após se desligar da mãe e dois irmãos, com quem viveu cerca de três anos em uma casa alugada, Jonatan construiu seu próprio “barraco”, vivendo de serviços prestados como capinador e ajudante de reformas residenciais. Segundo vizinhos, Jonatan era um rapaz alegre, sorridente, que ajudava todo mundo e vivia com um pacote de bolachas e refrigerante nas mãos.