ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Brumado: Libidinoso é preso após tentar abusar de adolescente de 12 anos; com ele foram encontradas duas garruchas

(Imagem Ilustrativa)

Um homem acabou sendo preso no início da noite desta sexta-feira (27) após a tentativa de abusar de uma adolescente de 12 anos, a qual, ao notar que seria molestada, gritou e saiu correndo o que atraiu a atenção da Polícia, que efetuou a prisão do indivíduo em flagrante delito. O fato aconteceu na Travessa Princesa Leopoldina, no Bairro Dr. Juracy, onde, após convidá-la para aprender a pilotar uma motocicleta, o libidinoso tentou apalpar os seios da adolescente e também beijá-la à força. Ele foi preso em sua residência, onde foram encontradas duas espingardas tipo garruchas. 



MP solicita suspensão imediata do decreto com referências religiosas publicado pelo prefeito de Guanambi

(Foto: Reprodução)

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), com pedido liminar, foi ajuizada nessa quinta-feira (26), contra o decreto publicado pelo prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, no dia 2 janeiro, em que ele anunciava a “entrega da chave deste Município a Deus”. No decreto, o prefeito ignora também o Estado Laico e cancelando, “em nome de Jesus, todos os pactos realizados com qualquer outro Deus ou entidades espirituais”. A ação foi movida pelo Ministério Público estadual, por meio da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e do promotor de Justiça Cristiano Chaves, que solicitou a suspensão imediata do decreto, de forma que o ato seja declarado inconstitucional. O promotor e a procuradora geral, alegam que “o documento afronta os princípios constitucionais da Carta Magna e da Constituição estadual, que asseguram a laicidade do Estado e os direitos fundamentais à liberdade de consciência, de crença e à liberdade de culto religioso”. Ainda segundo o documento, as autoridades afirmam que “torna-se nítido que o ato normativo ataca frontalmente e flagrantemente os desígnios dessas normas constitucionais, ao embaraçar, por exemplo, a expressão religiosa de um devoto do candomblé que adentre nas repartições públicas, e declarando aliança entre a Municipalidade e a religião cristã” A medida visa coibir a propagação de atos como esse que disseminam ódio e a intolerância religiosa, além do fato de que o decreto ignora que o Poder Público não pode ter opção religiosa.



Brumado: Idosa é atropelada por motociclista no centro da cidade

Foto: 97NEWS

No início da noite desta sexta-feira (27/1), por volta das 18h40m, uma idosa de pré nome Dulce foi atropelada por um motociclista quando tentava atravessar a via. O acidente aconteceu na Praça Armindo Azevedo, e segundo informações, o condutor da motocicleta não estava em alta velocidade e deu total assistência a vítima. Com o impacto a senhora fraturou a perna esquerda e foi socorrida pelo SAMU, em seguida, encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O condutor da motocicleta sofreu apenas escoriações leves.

Foto: 97NEWS


Força-tarefa deflagra operação contra poluição sonora e tráfico de drogas em Brumado

Viaturas da Polícia chegaram de surpresa e causaram um grande impacto (Foto: 97NEWS)

O Ministério Público Estadual e as Polícias Civil, Militar e Técnica deflagraram na noite de hoje, dia 27, a 'Operação Sextaneja' no município de Brumado. A força-tarefa visa o combate à poluição sonora no estabelecimento comercial 'Buteco Show Bar', situado no bairro de Jardim Brasil, como também a repressão ao tráfico de drogas que “tem ocorrido próximo ao local”. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão dos instrumentos sonoros, autorizados pela Justiça em atenção a pedido do MP realizado na denúncia oferecida pela 1 Promotoria de Justiça de Brumado contra Leonardo Mendes Santos, proprietário do bar.
 

As pessoas que frequentavam o local ficaram surpresas com a operação (Foto: 97NEWS)


Segundo a denúncia, foi apurado que, desde pelo menos dezembro de 2015 até o final do ano passado, o estabelecimento comercial gerou níveis de poluição sonora acima dos padrões definidos pela ABNT, “resultando em riscos à saúde humana e provocando grandes incômodos na vizinhança”. Conforme o apurado pelo MP, o empresário passou a oferecer aos clientes apresentações artísticas e de diversão musical “em dias e horários variados”, com maior frequência de quartas-feiras a domingos, das 19h às 3h da madrugada.  A denúncia, com o pedido de mandado de busca e apreensão, foi oferecida após Leonardo Mendes Santos ter desrespeitado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado por ele junto ao MP, que previa a realização de isolamento e/ou tratamento acústico do bar, dando continuidade à poluição ambiental na área.

(Foto: 97NEWS)


Tia e sobrinha morrem em grave acidente no Anel Viário de Vitória da Conquista

Foto: 97NEWS

No fim da tarde desta sexta-feira (27/1) um grave acidente acabou tirando a vida da tia e sobrinha que pedalavam no anel viário de Vitória da Conquista. O acidente aconteceu próximo a Urbis IV, quando um veículo de passeio colidiu com uma carreta. Segundo as primeiras informações, com o impacto o carro acabou perdendo o controle e matou na hora as duas mulheres que estavam em uma bicicleta. A violência do impacto foi tão grande, que uma das vítimas foi arremessada à uns 20 metros do local do acidente. A segunda mulher foi arrastada vários metros. O condutor do veículo de passeio ficou preso as ferragens e precisou ser socorrido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital Geral da cidade. As vítimas, tia e sobrinha, ainda não foram identificadas. A polícia Rodoviária Estadual controla o tráfego no local.



Brumado: Ministério Público Estadual obriga Estado a providenciar transferência com urgência de bebê nascido com complicações

Foto: Divulgação

Mais um caso de saúde pública chama a atenção da população e das autoridades brumadenses. Na última terça-feira (24/1) o pai de um bebê recém nascido, Elian da Silva Almeida, acionou o MP - Ministério Público de Brumado alegando que seu filho, Pedro Gabriel, nasceu com complicações e está internado no Hospital Professor Magalhães Neto, que apesar de ter uma UTI neonatal, ainda não foi inaugurada. Diante disso, ele informou ao MP que seu filho precisa ser transferido para uma UTI com urgência. Diante dos fatos, o Ministério público entrou com um pedido de liminar e expedido pela justiça, obrigando o estado a fornecer a transferência e a internação em uma UTI em até 24 horas. A liminar diz ainda que, se não houver vagas na rede pública, a criança será encaminhada a rede particular, e todo o custo será pago pelo estado. Segundo Elian, a direção do Hospital professor Magalhães Neto tentou de todas as formas uma vaga na região, mas não conseguiu. A família aguarda com ansiedade, o estado cumprir a decisão.



Esmeralda Gás revendedora autorizada Nacional Gás está com uma mega promoção

Foto: Luciano Santos/97NEWS

A Esmeralda Gás, revendedora autorizada Nacional Gás está com uma mega promoção! Na compra do botijão da Esmeralda Gás, ganhe brindes na hora. E ainda, preencha o cupom e concorra a um fogão no fim da promoção. Esmeralda Gás e Nacional Gás, a única com gás por somente R$ 45. É isso mesmo, gás por apenas R$ 45. Ligue agora e peça o seu pelos telefones, 9.9995-2211 ou 9.9845-3508. Esmeralda Gás. Disk Gás, 9.9995-2211 ou 9.9845-3508.



Brumado: Salários atrasados e implantação de catraca marcam início da gestão Léo Vasconcelos no Legislativo

A implantação da catraca e o atraso no pagamento movimentaram o cenário do Poder Legislativo nesse início de 2017 (Fotocomposição: 97NEWS)

O início da nova gestão do presidente do Legislativo de Brumado, vereador Leonardo Vasconcelos, está sendo marcado por dois fatos que estão ganhando uma repercussão midiática. O primeiro é relativo ao atraso dos pagamentos dos servidores, assessores e dos próprios vereadores, que é feito todo dia 20 de cada mês, mas, até hoje (27) não foi efetuado, deixando alguns inclusive muito irritados. O segundo é a implantação de uma catraca seletiva, que irá ser implantada nos próximos dias, o que não “caiu na graça” de alguns vereadores e assessores, que nos bastidores não esconderam a sua reprovação pelo fato, já que o novo sistema limitará e muito o acesso da população aos gabinetes, além de que, segundo eles, a medida foi tomada de forma unilateral, ou seja, sem nenhuma consulta aos parlamentares. Visando esclarecer essa questão, o 97NEWS entrou em contato com o presidente Léo Vasconcelos que de pronto explicou que “o atraso existe e é culpa da burocracia do Banco do Brasil e não da Câmara de Vereadores, pois se fosse somente de nossa competência o pagamento já teria sido feito. Em toda a mudança de gestão é assim, por isso conto com a compreensão dos servidores e de nossos pares”. Questionado sobre que dia será solucionada a questão, ele respondeu que “na segunda-feira (30) já estará tudo solucionado”. Sobre a implantação da catraca, ele argumentou que “buscamos principalmente dar mais segurança aos gabinetes, pois, num caso da subtração de algum documento ou bem importante, poderemos fazer o rastreamento com mais facilidade, pois iremos saber o nome de todos os que entraram e em que gabinete foram. Sei que é uma novidade e novidades causam estranheza no início, mas, logo ficará comprovado que a ação é muito positiva para o Poder Legislativo de Brumado”. 



Brumado: Fortes rumores apontam o nome de Irenaldo Muniz para assumir a Secretaria Municipal de Administração

Irenaldo Muniz já foi secretário de Planejamento na primeira gestão de Eduardo Vasconcelos (Foto: 97NEWS

O início da terceira gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos está sendo marcado por ajustes, tanto que alguns dos secretários nomeados estão atuando em caráter interino, o que remete às especulações de que mudanças poderão ocorrer durante gestão. E, passado somente um mês da posse, já circulam fortes rumores de nomeações na “Calçada da Zeca Leite”, sendo que, nesse primeiro momento, o nome mais citado é o do ex-secretário de Planejamento na primeira gestão de Vasconcelos, o consultor Irenaldo Muniz, que hoje atua em vários municípios da região. Segundo fontes ouvidas pelo 97NEWS, Muniz está sendo fortemente cogitado para assumir a Secretaria de Administração, pois sua experiência nessa área seria muito positiva para azeitar a máquina. Vale ressaltar que o atual secretário João Nolasco da Costa, que foi nomeado para a pasta da Administração, é um profissional muito competente, mas ainda não teria uma grande bagagem na área de administração pública, o que estaria provocando alguns entraves, então, a mudança seria no sentido de remanejá-lo para a Secretaria da Fazenda que é mais sua área, a qual voltaria a ser efetivada. Entramos em contato com o chefe de gabinete municipal, Claudio Feres, o qual foi taxativo ao afirmar que “isso não tem a mínima procedência, não passa de boato sem fundamento”. Buscamos também contato com Irenaldo Muniz, mas não obtivemos êxito, já que o seu celular estava fora de área. 



Dom Basílio: Assassinato do comerciante Raimundo Caíres é elucidado; suspeitos de tráfico são presos

(Foto: Whatsapp 97NEWS)

Tendo como ponto de partida o homicídio que vitimou o comerciante Raimundo Caíres, ocorrido em 13/1/2017, foram efetuados serviços de investigação e inteligência policial, para identificar a autoria do crime e sua motivação. No curso das investigações descobriu-se uma trama que envolvia RAIMUNDO (vítima do homicídio), Roseany e Fábio Alves. O comerciante, teria sido executado a mando de Fabiano Alves, pois sua esposa Roseany estava tendo um relacionamento amoroso com Raimundo Caíres. No decorrer das investigações também foram citadas: a pessoa de Charles Caíres como um dos mandantes da execução após ter sido procurado por Fabiano Alves; De posse de Mandados de Pprisão e de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça da Comarca, policiais civis da DT de Brumado, sob o comando do Delegado Joildo Souza, e policiais Militares de Livramento, sob Comando do Ten PM Paulo, deflagraram uma operação nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (27), logrando êxito em prender Charles Caíres, que possuía em casa 38 pinos de cocaína, e também, prendendo Gulherme Caíres e Fabiano, vulgo "FULA" e José Manoel todos com ligação com o tráfico de drogas comandado por Charles Caíres (foto abaixo).

(Fotos: Divulgação Polícia Civil)


'Aqui na Bahia o grafite é tamanho G', ironiza governador Rui Costa cutucando o prefeito de SP

(Reprodução: Facebook)

Que São Paulo está na contra mão do politicamente correto e que a sua administração está ficando caricaturada pelo  prefeito eleito João Dória (PSDB), já não é mais novidade. Com aparições que beiram o surreal, o prefeito que se veste de Gari e finge varrer a calçada, que anda de cadeira de rodas e finge que é deficiente físico, que manda que a guarda municipal tome cobertores de moradores de rua e  que recentemente mandou pintar de cinza os murais de grafites dos artistas de rua, recebeu uma critica sincera e bem humorada do governador da Bahia, Rui Costa (PT). O governador da Bahia, Rui Costa, usou as redes sociais para cutucar o prefeito de São Paulo: “Quem curtiu o trabalho das artistas Sista Kátia e Nila Carneiro no Hospital da Mulher? O Governo do Estado valoriza a arte urbana e usa as cores para cobrir o cinza. Aqui até o grafite é tamanho G”, disse Rui, ao mostrar um grafite feito no Hospital da Mulher. Confira abaixo a composição do rapper Criolo, onde ele retrata um pouco da frieza paulista que se contrasta radicalmente com a alegria baiana: 



Bancada do PMDB entrega a Temer manifesto em que repudia Imbassahy no lugar de Geddel

(Foto: Informa.com)

A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados entregou, nesta quinta-feira (26), ao presidente Michel Temer um manifesto em que rechaça a ida do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo e pede a manutenção do ministro interino, Carlos Henrique Sobral, que é, inclusive, um dos principais aliados do ex-ministro Geddel Vieira Lima, ex-ministro que deixou o cargo em novembro do ano passado, acossado por denúncias de tráfico de influência para liberação de um empreendimento de luxo em Salvador, o La Vue, no qual possui contrato de compra e venda de um apartamento. O manifesto foi entregue pela bancada do PMDB ainda em dezembro do ano passado, logo após circular a informação de que o atual líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, deve assumir a pasta no lugar de Geddel. Segundo o Estadão, a previsão é de que o parlamentar tucano assuma o cargo logo após a eleição para presidência da Câmara, marcada para 2 de fevereiro. Até o momento, Imbassahy evita se pronunciar sobre a nomeação. Ainda de acordo com a publicação, PSDB e PMDB travam uma queda de braço em relação aos cargos da pasta. Os tucanos cobram do Palácio do Planalto o direito de indicar toda a estrutura da Secretaria. O PMDB, entretanto, reagiu e quer garantir a permanência de aliados do partido no Ministério. O manifesto que pede a permanência de Sobral foi assinado por “99%” dos 65 deputados do PMDB. Peemedebistas justificam que a permanência do aliado de Geddel no cargo é “essencial” para que a sigla mantenha a influência da bancada sobre a Secretaria de Governo, responsável pela negociação com o Congresso Nacional e pelo cronograma de liberação de emendas parlamentares. Segundo deputados do PMDB, o presidente Michel Temer se comprometeu a manter Sobral na chefia de gabinete. “Agora falar que vai acolher e acolher são duas coisas diferentes”, afirmou um peemedebista em reservado.



Ministério Público investiga denúncias de desrespeito contra idosos praticado pela empresa Novo Horizonte

Foto: Arquivo/97news

O MPE - Ministério Público Estadual está investigando em Brumado denúncias apresentadas, acusando funcionários da empresa de ônibus da Novo Horizonte. Segundo a denúncia, a empresa estaria desobedecendo a lei que reserva poltronas para idosos, deficientes e gestantes. Em todo Brasil quem tem mais de 60 anos e recebe até dois salários mínimos tem direito a viajar de graça. As empresas são obrigadas a reservar duas poltronas por ônibus para esses passageiros. Se elas já tiverem sido ocupadas, o idoso ainda pode comprar a passagem com 50% de desconto. A lei diz que, na hora da compra, o idoso deve apresentar apenas a identidade e um comprovante de renda. Para ir de graça, deve chegar com até três horas de antecedência da viagem e para pagar a metade, o prazo limite varia de seis a 12 horas, dependendo da distância. O Ministério Público também já acionou o Procon Estadual para que o mesmo informe se ha outras denúcnias de desrespeito aos idosos nos últimos anos três anos. 



Aplicativo de celular com serviços oferecidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia é lançado

(Foto: Reprodução)

O serviço móvel do órgão foi lançado na última segunda-feira (23), e está disponível para o sistemas Android e IOS. A ferramenta online vai permitir que o usuário cadastre os processos para o acompanhamento e recebimento notificações das movimentações, além de também possibilitar até mesmo criar uma agenda jurídica com lembretes. Consultas a processos judiciais, jurisprudências e ao sistema Selo Digital, que traz informações sobre o DAJE eletrônico, também poderão ser realizadas pelo aplicativo. Além de oferecer serviços que comprovem a autenticidade de selos e legitimidade de certidões judiciais, além do acesso ao Diário da Justiça Eletrônico na íntegra. O aplicativo TJBA Cidadão, que é uma idealização da Presidência do TJBA, juntamente com a Secretaria de Tecnologia de Informação e Modernização (Setim), pode ser baixado nos Smartphones gratuitamente pela Google Play Store ou pelo AppStore.



BR-030: Homem é pego pela Polícia com mudas de maconha na entrada de Malhada de Pedras

(Fotocomposição: 97NEWS)

Um homem identificado como Jeferson dos Santos Galindo foi autuado por uma equipe da 20ª Coorpin pouco antes de realizar a venda de duas mudas de maconha, as quais foram encontradas dentro do seu veículo, após ter sido feita a abordagem policial. O fato ocorreu às 16h desta quinta-feira (26) na BR-030 nas proximidades da BA-026, entrada para o município de Malhada de Pedras. O suspeito ainda revelou que tinha outra muda numa residência em Ibitira, a qual também foi apreendida e levada junta com as outras 2 para a DP de Brumado. Após expedidas as guias periciais, foi aberto o inquérito policial. Segundo informações o comércio de mudas de maconha na região vem crescendo. 



Modera constata degradações às margens do Rio do Antônio

(Foto: Ascom | Modera)

A Bacia Hidrográfica do Rio do Antônio estando inserida no Semiárido e tendo como vegetação predominante a Caatinga, precisa de ações cada vez mais sustentáveis, pois as degradações só aceleram o processo de desertificação, que termina por inviabilizar a manifestação e o desenvolvimento da vida, tanto vegetal, como animal e humana. Assim torna-se cada vez mais necessário o manejo sustentável dos recursos naturais pelos seres humanos na Bacia do Rio do Antônio para que as suas vidas não sejam inviabilizadas e a única saída seja a migração. Mas, não é isso o que vem ocorrendo, podendo-se citar como exemplos a invasão à propriedade alheia, cortes de algarobas com moto-serra e machado, queimada, furto de madeira e derrubada de dois pés de jatobá, por máquinas que fizeram a extração ilegal de areia nas margens do Rio do Antônio, trecho da Comunidade Rural do Campo Seco, Município de Brumado. Esses fatos foram registrados na Delegacia de Brumado, conforme Ocorrências de 31 de agosto de 2016 e de 17 de janeiro de 2017, pelo Coordenador Geral do MODERA, Capitão PM/RR Henrique Moreira Rocha, que também é proprietário da área degradada. Ativistas do MODERA estiveram no local, no último dia 22 de janeiro, constataram e documentaram essas infrações que violam o Artigo 1º da Lei Municipal Nº 1.205 de 1998, o qual dispõe sobre a criação de área de proteção ambiental, correspondente ao leito do Rio do Antônio e as suas margens, numa faixa de vinte metros de largura, por todo o trecho que corta o Município de Brumado. Conforme essa Lei, desmatar ou mandar desmatar a área de proteção do Rio constitui conduta atentatória, que implicará em aplicação de multa. Considerando as Ocorrências registradas, quatro infratores já foram levados à Delegacia de Brumado, para prestar depoimentos referentes à invasão de propriedade particular, furto, infração ambiental e espera-se que a aplicação das devidas penalidades venha a coibir mais degradações nas margens e no leito do Rio do Antônio, pelo menos no trecho do Campo Seco, onde se constataram os fatos.
 

(Foto: Ascom | Modera)


Confiança do consumidor sobe 6,2 pontos em janeiro, diz FGV

(Foto Ilustrativa)

A expectativa de melhora da economia, aliada à queda da inflação e a redução das taxas de juros contribuíram para o aumento de 6,2 pontos no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em janeiro deste ano, passando a 79,3 pontos. A reversão do quadro de queda da confiança do consumidor compensou a maior parte das perdas acumuladas nos dois últimos meses do ano e que chegou a 6,7 pontos. Os dados relativos à Sondagem de Expectativas do Consumidor foram divulgados hoje (25), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) e permitiu que o indicador retornasse aos patamares próximos aos de setembro do ano passado. Segundo a FGV, houve em janeiro uma acomodação das avaliações dos consumidores em relação à situação presente, aliada a uma expectativa menos negativa em relação ao futuro no que se refere a economia, finanças, emprego, compras, inflação e taxa de juros.



Jovem ciclista que mora em Brumado é encontrado na rodoviária de Livramento

Leandro estava desaparecido desde o último dia 14 de janeiro (Foto: Divulgação)

Como já foi citado pelo 97NEWS, os casos de homens tido como desaparecidos pelas suas famílias aumentaram muito recentemente. Um desses casos teve o seu desfecho de forma positiva com o comunicado feito nesta quinta-feira (26) que o jovem ciclista Leandro Ferreira da Silva (26), que tinha saído de casa com sua bicicleta no dia 14 de janeiro, foi encontrado na Rodoviária de Livramento de Nossa Senhora. Segundo as informações ele estava desorientado e já foi trazido para a sua residência em Brumado. 



Brumado: Investigador sofre ameaças de custodiado na carceragem da 20ª Coorpin

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

As manhãs de quartas-feiras são tradicionalmente os dias de visitas na 20ª Coorpin, onde os familiares dos presos têm o direito a realizar a visita e também levar produtos de higiene e alimentos. Nesta quarta-feira (25), essa rotina acabou sendo quebrada por uma forte ameaça feita por um custodiado a um agente que acompanhava a visita. Segundo informações, amigos e parentes do preso foram barrados na visita, pois estavam sem a devida documentação, diante disso, insatisfeito, o recluso disparou xingamentos e, ainda por cima ameaçou o investigador citando que “quando você surgir na frente da carceragem irá ter uma surpresa” e ainda emendou dizendo que “eu estou armazenando uma série de objetos e todos serão atirados contra você”. O registro da ocorrência foi feito e a coordenação irá tomar as medidas cabíveis para evitar que esse tipo de fato se repita, bem como agilizar os meios para que o servidor não venha a sofrer nenhum tipo de agressão. As ameaças foram presenciadas por outros dois agentes. 

 



Malhada de Pedras: STJ nega habeas corpus e ex-prefeito e vice continuarão presos

Ceará e Paca irão continuaram com prisão preventiva decretada (Fotocomposição: 97NEWS)

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, manteve a prisão do vice-prefeito eleito e do ex-prefeito de Malhada de Pedras, no sul da Bahia. A ministra negou os pedidos de habeas corpus apresentado pelos réus Adriano Reis Paca (vice-prefeito eleito) e Valdecir Alves Bezerra (ex-prefeito). Valdecir governou Malhada de Pedras entre 2013 e 2016. Eles foram presos em novembro de 2016 durante a Operação Vigilante, que investiga fraudes em licitações para transporte escolar no município baiano. Segundo a Polícia Federal, o esquema teria desviado mais de R$ 3 milhões em verbas públicas repassadas pelo governo federal. Na decisão, a ministra destacou que a prisão preventiva dos políticos foi fundamentada pelo juízo competente, tendo em vista o risco de ocultação de provas durante a instrução criminal. Os atos investigados pela operação ocorreram durante a gestão de Valdecir Alves Bezerra. Adriano Reis era empresário do setor de transportes nesse período e venceu todas as licitações promovidas pela prefeitura para a contratação de transporte escolar. O empresário foi eleito para o cargo de vice-prefeito para o quadriênio 2017-2020, mas foi preso um mês após as eleições. Já o prefeito, foi preso antes de concluir o mandato. Os réus tentaram liberada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), mas os pedidos foram negados para manter a ordem pública. A defesa dos vice-prefeito eleito e do ex-gestor alega que não há necessidade da prisão preventiva, já que estariam afastados os motivos da prisão por “clamor social e indignação da opinião pública”. Ao indeferir os pedidos de liminar, a ministra solicitou informações sobre o caso ao TRF-1 e encaminhou os pleitos para parecer do Ministério Público Federal (MPF). O mérito dos dois habeas corpus será julgado pelos ministros da Sexta Turma do STJ, sob a relatoria do ministro Antonio Saldanha Palheiro.