ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Incrível: Jovem deixou 14 livros escritos à mão e criptografados antes de sumir, diz mãe

Bruno Borges, de 24 anos, está desaparecido desde a segunda (27). Sete dias depois, a mãe dele, Denise Borges, falou sobre o mistério que envolve o sumiço do filho.

O estudante de psicologia Bruno Borges, de 24 anos, está desaparecido desde a última segunda-feira (27) em Rio Branco. Uma semana após o ocorrido, a mãe dele, a psicóloga Denise Borges, falou mostrando uma série de razões que a fazem acreditar que o caso não se trata apenas de mais um sumiço de pessoa. O desaparecimento do jovem é investigado pela Polícia Civil do Acre. O coordenador da Delegacia de Investigação Criminal (DIC), delegado Fabrizzio Sobreira, afirmou que todas as possibilidades estão sendo consideradas, mas que o caso segue em sigilo. A última vez que os parentes o viram foi durante o almoço convencional com a família, na segunda-feira, após os pais voltarem de uma viagem de mais de 20 dias. Denise conta que Bruno voltou para casa e todos seguiram o dia normal de trabalho. Mais tarde, o pai de Bruno, o empresário Athos Borges, retornou para a residência da família em Rio Branco e percebeu que o filho não estava. “Eu fui a última pessoa a ver o Bruno. Eu deixei ele na esquina de casa e dali eu fui embora. Ele falou até mais pai, e a partir dali a gente não teve mais notícia”. Atrás da porta do quarto, mantida 24 dias trancada enquanto os pais viajavam, no lugar de móveis, uma estátua do filósofo Giordano Bruno (1548-1600), por quem tem grande admiração, orçada em R$ 7 mil, e 14 livros extremamente organizados, escritos à mão. Alguns deles copiados nas paredes, teto e no chão. Todas as obras – identificadas por números romanos – criptografadas. O desaparecimento de Bruno só foi percebido quando o pai entrou no quarto e viu as mudanças que haviam sido feitas no local. “Eu entrei lá e não vi a cama, não vi nada, só vi aquilo tudo. Naquele momento eu vi que o Bruno tinha ido embora”, conta o empresário. Enquanto os pais viajavam, Bruno ficou em casa com o irmão gêmeo Rodrigo Borges, que não quis comentar o caso, e Gabriela Borges, a irmã mais velha. “Ele falava que era o projeto dele, eu questionava ele porque eu, como irmã, não poderia saber o que era o projeto e ele me disse que iria me contar o que era em duas semanas. As pessoas falam porque que você não foi lá e abriu aquela porta? As pessoas têm que entender que não se tratava de uma criança, ele é um adulto e tem a privacidade dele, me incomodava, mas eu não podia arrombar a porta”, disse Gabriela. A irmã conta ainda que Bruno chegou a deixar uma chave que relaciona letras aos símbolos e, com base nisso, os irmãos conseguiram traduzir algumas coisas. “O título de um dos livros é ‘A teoria da absorção do conhecimento'”, contou Gabriela.

No quarto, os escritos são feitos de forma impecável, com precisão e simetria (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre) O mistério repercutiu nas redes sociais depois que um vídeo – gravado sem autorização da família – viralizou. No quarto, os escritos são feitos de forma impecável, com precisão e simetria, como em uma página de caderno. Várias simbologias foram desenhadas no cômodo e também ao redor da estátua. Um quadro na parede em que Bruno aparece sendo tocado por um extraterrestre também mostra o interesse do jovem pelos mais diversos assuntos. Denise lembra que o filho havia falado, há bastante tempo, de um projeto em que estava trabalhando e para o qual precisaria de dinheiro. Em resposta, ela falou que patrocinaria se soubesse do que se tratava, pedido que foi rejeitado. Segundo a mãe, Bruno iniciou a produção em 2013 e, há um ano, passou a se dedicar na finalização.“Ele dizia que era secreto e não dei o dinheiro. Então, ele começou a procurar pessoas que acreditassem nele sem contar o que era o projeto. Ele só me falava que estava escrevendo 14 livros que iriam mudar a humanidade de uma forma boa. Ele me pediu um ano sem trabalhar para terminar e eu, orientada por um médico, deixei”, fala. Ainda sem saber o que os livros escondem, a mãe revela que até o dia 1° de março, data em que viajou de férias, o quarto de Bruno estava com os móveis habituais. Os outros dois irmãos, no entanto, revelaram que, a partir da saída dos pais, a porta passou a ficar sempre fechada. Foram exatos 22 dias fazendo as mudanças. “Antes disso, ele tinha escrito cinco livros. Um deles ele queria patentear, porque havia lançado uma teoria. Ele me pediu ajuda e eu disse que iria ler. Li três vezes. Somente na terceira, quando fui ler, entendi. Nunca tinha visto uma coisa daquela, era perfeita a teoria dele, que somos interligados em tudo. Ele queria patentear e eu não dei conta”, diz. A estátua de Giordano Bruno – réplica da que existe no Campo dei Fiori, em Roma – é um dos objetos emblemáticos. A família ressalta que não sabe exatamente em que momento o artefato entrou na casa. A peça foi produzida na capital acreana e levada à residência na semana passada em um momento que o jovem estava sozinho. O dinheiro para custear o projeto, de acordo com Denise, Bruno conseguiu com um primo, R$ 20 mil. “Tem muitos anos que ele vem estudando filosofia, era muito fã de Giordano. Meu filho sabe falar sobre qualquer assunto, tem uma capacidade intelectual muito alta. Já leu a Bíblia toda e a obra de Shakespeare inteira”, relata. Muitas teorias envolvem o caso. Nas redes sociais, internautas atentaram inclusive à visível semelhança física entre o acreano e o próprio Giordano Bruno, com quem compartilha um dos nomes. Para alguns, o jovem pode estar tentando terminar as obras do filósofo, trabalho interrompido pela sua morte pela Inquisição.

CONTINUE LENDO


Vídeo Exclusivo: Reféns do bando que explodiu agência em Boa Nova relatam os momentos de medo que passaram

Os reféns falaram que foi a pior experiência da vida deles (Foto: 97NEWS)

Brumadenses acabaram sendo feitos de reféns pelo bando que explodiu a agência bancária em Boa Nova e que, em seguida, iniciou uma grande fuga da Polícia. Durante a fuga, os bandidos, que estavam fortemente armados, acabaram fazendo vários reféns, inclusive 3 membros de uma mesma família de Brumado, os quais moram na região de Cristalândia, além de pessoas de outras cidades como Mirante. A reportagem do 97NEWS conseguiu ouvir alguns dos reféns, entre eles os brumadenses que relataram que, apesar do medo e da aflição, não foram vítimas de agressões ou coisas do gênero, inclusive citando que os bandidos chegaram a ser “generosos”. Outros dados que chamaram a atenção foram as bolsas de dinheiro que os bandidos conseguiram levar durante a fuga, o que pode configurar que foi levada uma quantia grande dos caixas eletrônicos que foram explodidos. Além disso os reféns informaram que dois dos bandidos estavam feridos, um estado grave. Ainda não existem informações oficiais da Polícia se o bando foi preso, mas, segundo as evidências, a fuga teria sido exitosa. Confira o vídeo exclusivo da entrevista: 



Vende-se terreno no Bairro Esconso

Foto: Divulgação

Vende-se um terreno com 646 metros quadrados. O terreno está localizado na Avenida Bar Rio, no Bairro Esconso. O terreno possui ótima localização com facilidade de ligação de água da Embasa e energia elétrica. O local já possui uma área residencial muito grande, e está em amplo crescimento. Informações pelos telefones (77) 99942-0318 e 9.8806-8780.



De 28 a 30 de abril a comunidade Carp realizará `Encontro da Divina Misericórdia´

Foto: Divulgação

A comunidade Carp convida a população brumadense para participarem do Encontro da Divina Misericórdia, com o tema “Por meio dessa imagem concederei muitas graças às almas”. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 deste de abril no Auditório do Colégio Nice Públio. Presenças dos preletores,  Pe. Francisco da Canção Nova, Carlos da Comunidade Shalom, Ir. Jorge Alberto da Comunidade Carp e do Pe. Edson. Este ano a comunidade comemora dez anos de Devoção a Divina Misericórdia. O evento começa às 19h30 com a celebração da missa e durante o final de semana, haverá pregações, adoração, shows, Carp Kids e praça de alimentação. Entrada é apenas 1 kg de alimento. 



Acidente na Av. Centenário na tarde desta terça-feira (04)

A colisão ocorreu após uma manobra de conversão feita pela pick-up Strada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Av. Centenário é um dos locais que têm grande fluxo de veículos em Brumado e, em decorrência disso, acidentes ocorrem com frequência. Na tarde desta terça-feira (04), por volta das 14h40m, um novo acidente ocorreu nas proximidades da Igreja Universal, onde um Honda Civic, prata, placa policial EMG – 2207 – Caculé – Bahia, o qual seguida sentido Caetité, acabou colidindo com um Fiat Strada, branco, de placa ignorada até o momento. Segundo as informações passadas à redação do 97NEWS, a colisão, que foi frontal, ocorreu quando a pick-up Strada foi realizar a conversão na via sem fazer a devida redução. Uma equipe do SMTT chegou rapidamente ao local e o motorista da pick-up assumiu o erro e garantiu arcar com os prejuízos efetuados no Honda Civic. Nos veículos não havia passageiros e nenhum dos dois motoristas ficou ferido. 



97NEWS Urgente: Reféns brumadenses são liberados em Anagé

Os 3 brumadenses que foram feitos reféns por volta das 13h desta terça-feira (04) na região de Cristalândia foram libertados a poucos instantes próximo a Anagé. A informação foi dada por um membro da família em contato com o 97NEWS. Segundo a informação os reféns passam bem, apesar dos grandes momentos de aflição vivenciados nas mãos dos bandidos. Ainda segundo informações o bando seguiu fuga em destino ignorado, mas a perseguição policial continua intensa e a previsão é que eles possam ser presos a qualquer momento, já que a operação envolve um grande número de policiais e viaturas de várias corporações. Juntamente com os brumadenses também foram liberados outros 4 reféns que seriam do município de Mirante. Os bandidos pegaram um novo veículo para dar prosseguimento à fuga. 



Brumado: Bando que explodiu banco em Boa Nova faz novos reféns na região de Cristalândia

O bando que realizou a explosão de um banco na cidade de Boa Nova e que, posteriormente, fugiu para o município de Tanhaçu teria feito, por volta das 13h novos reféns em Brumado, na região do Distrito de Cristalândia. Segundo as informações, o bando, que é composto por cerca de uns 10 elementos que estavam fortemente armados e que já teriam feito, anteriormente, estudantes de reféns, os quais, pelas informações passadas à redação do 97NEWS, já teriam sido libertados. As novas informações dão conta que o bando assim que atravessou a divisa de Brumado, fez 3 pessoas da mesma família de reféns. A família é muito conhecida e os parentes estão muito aflitos atrás de novas informações. A grande tropa de policiais que se mobilizarem para prender os bandidos já está na região, tanto que o helicóptero usado na operação já teria pousado na comunidade de Morrinhos. Novas informações a qualquer momento. 



Boa Nova: Bando armado promove terror e faz estudantes de reféns; eles estariam na região de Tanhaçu

Policiais de toda a região está na captura dos bandidos, inclusive usando um helicóptero (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Uma quadrilha composta por bandidos fortemente armados explodiu uma agência de bancária na cidade de Boa Nova, sudoeste da Bahia, no início da madrugada desta terça-feira (4). Mostrando uma grande ousadia e destemor, eles, após explodirem os caixas eletrônicos do Banco do Brasil, na hora da fuga, eles fizeram estudantes que chegavam à cidade em um ônibus escolar como reféns. Em seguida os policiais de Manoel Vitorino chegaram para reforçar o policiamento, o que provocou houve troca de tiros em uma praça da cidade, fazendo com que, parte do bando, abandonasse o veículo (foto parte inferior)  e fugissem em direção ao município de Tanhaçu.

 

Policiais de toda a região estão em ação buscando capturar os bandidos (Foto: Whatsapp 97NEWS)

 

A fuga, por completo, foi feita em três veículos, o que provocou uma perseguição policial, inclusive com uso de helicóptero, como pode ser observado na foto abaixo. Outra informação que foi checada pelo 97NEWS é que, toda área está cercada, e policiais, inclusive da 20ª Coorpin de Brumado. Segundo as últimas informações os reféns já foram libertados pelo bando. Novas informações a qualquer momento. Vejam imagens da chegada de várias viaturas policiais ao municipio de Tanhaço enviado por leitores do 97NEWS à nossa redação: 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Lei Nacional de Castração de Animais é bem vinda pela AUAU que espera que Brumado adote com urgência a medida

(Fotocomposição: 97NEWS)

O problema de animais errantes que vagam pelas ruas das cidades do Brasil fez com que as autoridades nacionais viessem a buscar uma solução rápida para a situação, já que é uma questão de saúde pública. Diante disso, o governo federal, anunciou na última sexta-feira (31) a Lei nº. 13.426/2017, que foi publicada na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU), a qual cria uma política de controle de natalidade de cães e gatos por meio de cirurgia de esterilização ou outro procedimento que garanta eficiência, segurança e bem-estar ao animal. A notícia agradou os defensores de animais, que, muitas vezes, têm que lutar contra a eliminação em massa de animais que é feita em vários locais do país. Em Brumado, que vem sofrendo há muitos anos com o problema, a adoção da nova Lei foi bem recebida pela ONG AUAU, que vem lutando de forma heroica na defesa da vida dos animais. Segundo representantes da instituição a grande pergunta que surge é “será que em Brumado a prefeitura municipal irá adotar a lei, já que historicamente o retrospecto nesse sentido é negativo?”. A castração é um processo quase indolor e contribui de forma muito positiva para a solução do problema do grande número de animais que vagam errantes pela cidade de Brumado. A população também espera que a administração municipal coloque logo em prática o projeto, pois a situação se agravou muito ultimamente, com o aparecimento de vários casos de envenenamento de animais. 



Prefeitura de Brumado pretende disponibilizar água bruta da Barragem do Rio do Antônio para à população

A Barragem do Rio do Antônio, após as últimas chuvas, está com sua capacidade de armazenamento quase total (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os constantes e rígidos períodos de estiagens que vêm assolando o município de Brumado nos últimos anos, os quais deixam, principalmente, a população do meio rural, muito apreensiva, já que os reservatórios ficam muito comprometidos, teria sido a motivação para um projeto interessante que deverá ser operacionalizado em breve pela atual gestão municipal, o qual teria como base a antiga Barragem do Rio do Antônio, que, atualmente está quase sem utilidade, já que o abastecimento está sendo feito, segundo informações, praticamente 100% com as águas advindas da Barragem de Cristalândia. Segundo o próprio prefeito Eduardo Vasconcelos, a administração municipal mandará fazer vários testes sobre a real qualidade da água armazenada na Barragem do Rio do Antônio, para, em seguida, instalar vários chafarizes na cidade, onde será distribuída água bruta para a população que poderá utilizá-la para uso doméstico, o que poderia amenizar as fortes e sucessivas crises no abastecimento. 
 

A Barragem de Rio do Antônio teria totais condições para atender os objetivos do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

 

Vale ressaltar que a água não seria para uso potável, mas, mesmo assim, seria de grande utilidade para muitas famílias que acabam sendo atingidas com a queda no fornecimento, como aconteceu novamente neste ano de 2017, onde devido à queda do volume de armazenamento da Barragem de Rio de Contas, várias localidades ficaram à beira do colapso, valendo lembrar ainda, os sucessivos problemas na qualidade da água distribuída, que teve um forte odor indesejável, não podendo ser quase utilizada para banhos e nos afazeres domésticos. Não houve anúncio da possível data que o projeto será efetivado, mas acredita-se que ainda neste ano de 2017, alguns chafarizes, como o da foto abaixo, podem já estar servindo a população em pontos estratégicos. O grande desafio, porém, será a permissão da Embasa para a retirada da água e a sua posterior distribuição, já que a empresa poderá ter prejuízos com o projeto.

(Foto: Reprodução)


Rio de Contas: Cidade contará a partir de agora com brigadistas voluntários

Foto: Divulgação

O treinamento ocorreu na cidade de Rio de Contas e Abaíra e levou conhecimento sobre brigada aos colaboradores. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia (CBMBA) está intensificando a exigência de colaboradores capacitados para brigadistas voluntários devido aos grandes focos de incêndio que vem acontecendo na Chapada Diamantina. Por meio da coordenação da operação "Bahia Sem Fogo", 27 brigadistas foram capacitados em diferentes temas. Instruções de legislação aplicada ao uso do fogo e ambiental, socorros de urgência, práticas alternativas ao uso do fogo, teoria do fogo, tipos de incêndios florestais, foram os assuntos abordados. "Preparar e capacitar os membros que irão compor a Brigada de Incêndio é imprescindível para atuar em ações preventivas. Assim como inspecionar e notificar as áreas da mata que abrange toda a chapada. Orientar os colaboradores a exercer o que for determinado pelo Plano de Emergência, além de atuar em ações de emergência." afirmou o ST BM Uirlei. Ainda foram debatidos os fatores que interferem no comportamento dos incêndios florestais, sistemas e métodos de combate aos incêndios florestais, rescaldo, segurança em operações com aeronaves e organização da brigada de incêndio florestal. 

 


O que é Brigada de Incêndio?


É um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntarias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta.

Foto: Divulgação


Câmera de segurança espiã tem formato de carregador e filma em Full HD

LookOut Charger é uma câmera embutida em um carregador de celular (Foto: Divulgação/Indiegogo)

A câmera de segurança LookOut Charger se destaca por seu visual discreto, no formato de um carregador para celular. Parece até um dispositivo de filme de espião, mas de fato se trata de um aparelho 2 em 1 bem eficiente, capaz de vigiar ambientes na sua casa e ainda servir de adaptador de tomada USB. As gravações são feitas em Full HD (1080p) e ele funciona sem precisar de Internet, rede Wi-Fi ou fios extras. O projeto está disponível no site de financiamento coletivo, Indiegogo, e já alcançou mais de 2.700% da meta inicial para produção. A câmera compacta tem preço a partir de US$ 90 (cerca de R$ 280 em conversão direta) com entrega no Brasil. O LookOut Charger oferece armazenamento interno de até 32 GB e o usuário não precisa baixar aplicativos extras para configurar. Basta plugar na tomada elétrica para começar a gravar e depois conectar no computador para acessar todas as gravações. Os vídeos são salvos no formato AVI, compatível com a maioria dos players.  Outro ponto interessante é o visual que promete ser indetectável, sem sinais de que há uma lente ou câmera embutida no adaptador. Dessa forma é possível manter a segurança e filmar possíveis invasores sem que ninguém perceba.Para ter uma ideia do quando o dispositivo é compacto, ele tem medidas de 45 x 25 x 25 mm. O aparelho ainda oferece um microfone interno para captar o som ambiente em alta definição. Mas quanto tempo de gravação ele aguenta? Para a versão de 16 GB a fabricante promete vídeos entre 3 e 4 horas consecutivas, e na versão com espaço de 32 GB essa captura aumenta para 6 ou 7 horas de vídeo. Para acessar a galeria de mídia, ele é compatível com PCs com Windows a partir do ME/2000 até o 10, macOS e Linux. O adaptador pode ser usado com smartphones iOS e Android via USB e plugado em tomadas com padrões A/B (usual nos Estados Unidos, México, Canadá e Japão) e formatos C/E/F (Europa, Ásia e América do Sul). Para saber informações um pouco mais técnicas, ele é compatível com cargas de 110v~240v (bivolt) e oferece potência de 5V-1A no carregador. O modelo mais básico custa a partir de US$ 90 (cerca de R$ 280). A entrega no Brasil tem frete gratuito e os envios estão previstos para iniciar em agosto de 2017. 



Agente de saúde morre em trágico acidente na Conquista-Barra do Choça

Vanusa estava conduzindo um veículo Spacefox, quando tentou desviar de um buraco na pista, perdeu o controle e tombou. Ela foi arremessada para fora do carro (Foto: Reprodução)

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 03 de abril, por volta das 23:00 horas, na Rodovia Vitória da Conquista à Barra do Choça, nas proximidades do Povoado Cafezal, um grave acidente automobilístico. Onde vitimou a Agente Comunitária de Saúde de Barra do Choça, Vanusa Pereira, de 38 anos. De acordo informações, Vanusa estava conduzindo um veículo Spacefox preto, quando tentou desviar de um buraco na pista, perdeu o controle e tombou. Ela foi arremessada para fora do carro. Infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.



Brumado: Filhote de cão é atropelado no Brisa I; moradores acusam motorista de ônibus

O filhote cercado pela mãe (Foto: 97NEWS)

O canal de comunicação do 97NEWS com os seus leitores, , o qual pode ser feito por meio do (77) 9.9994-1066, vem sendo cada vez mais utilizado, onde uma série de denúncias e outras informações de interesse da população, não só de Brumado, como de toda a região sudoeste, são enviadas. No final da tarde desta segunda-feira (03), uma nova denúncia foi apresentada por moradores do Conjunto Residencial Brisa I, na qual eles acusam um motorista da Viação Catarino de ter atropelado de forma impiedosa um filho de cão. Foi enviado juntamente com as denúncias um vídeo, no qual mostra o desespero da mãe que impediu que o seu filhote fosse retirado. “Olha que o ônibus da Catarino fez com um pobre animal, todo mundo aqui ficou revoltado, pois isso é um ato que causa forte indignação”, ressaltaram. Eles ainda apelaram dizendo que “que a Polícia e a Justiça venha a tomar providências contra essa motorista imprudente”. Confira o vídeo enviado pelos moradores: 



Brasil: Lei nacional cria programa de castração de cães e gatos

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou lei na última sexta-feira (31) que cria uma política de controle de natalidade de cães e gatos por meio de cirurgia de esterilização ou outro procedimento “que garanta eficiência, segurança e bem-estar ao animal”. O programa de castração vai considerar um estudo das localidades que necessitem de atendimento prioritário ou emergencial, seja por superlotação ou por quadros epidemiológicos. Animais que vivam em comunidades carentes terão prioridade para serem atendidos. A Lei nº. 13.426/2017, publicada na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU), determina também a execução de campanhas educativas sobre a guarda responsável de animais de estimação. “Existe uma série de zoonoses que são transmitidas por esses animais em condições em que eles não têm um controle sanitário efetivo. Como eles são vetores para algumas enfermidades e são hospedeiros intermediários de outras, certamente essa superpopulação acaba afetando a saúde pública”, afirma Julio Barcellos, presidente da Comissão Nacional de Assuntos Políticos do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). A lei foi sancionada com dois vetos. Um se refere ao estabelecimento de prazo para a que os municípios que não possuem unidades de controle de zoonoses se adaptem às novas regras. Temer considerou que a obrigação invade a autoridade municipal, e acabaria provocando insegurança jurídica. Outro veto diz respeito ao pagamento das despesas da implementação do programa, que teria origem da seguridade social da União. O presidente avalia que esse dispositivo atrela recursos da seguridade social a um programa que não está vinculado diretamente à saúde.

 

 



SMTT propõe ações de sinalização e adequações na Rua Antônio Pinheiro Canguçu

(Foto: Ascom PMB)

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, através da Coordenação de Engenharia e Sinalização - CES, determinou a realização de estudo de viabilidade técnica na Rua Antônio Pinheiro Canguçu com o objetivo de propor ações de sinalização e adequações no local. Na tarde desta segunda-feira (3), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura - Seinfra, o órgão dará início à execução de ações de limpeza da calha de captação de águas pluviais e nivelamento da Passagem de Nível - PN que faz cruzamento rodoferroviário com a Rua Ernesto Carneiro. O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, destacou que as ações visam prover nas imediações alternativas para deslocamento viário, desafogando a Avenida Coronel Santos e a Rua Exupério Pinheiro Cangucu, que são vias de entrada e saída da cidade. Além disso, a SMTT está avaliando outras soluções técnicas no local a fim de contribuir para um trânsito dinâmico, com mais fluidez e menos engarrafamento e lentidão na cidade. O órgão solicitou à Coordenação de Controle Viário e Estatísticas celeridade nas avaliações.



Presos rompem proteção e fogem do Complexo Penitenciário da Mata Escura

(Foto: G1 Bahia)

Uma nova fuga de presos na Bahia aconteceu no início da hoje (3), na Unidade Especial Disciplinar (UED), que faz parte do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.  Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), 25 internos fugiram do presídio durante a visita de familiares.Por mei da nota a Seap comunicou que os internos estavam praticando atividades desportivas no pátio para banho de sol da Galeria C. ,mas, em dado momenot, acabaram rompendo três barreiras perimetrais para conseguir fugir. A direção da unidade já identificou todos os foragidos e contará com a ajuda da Polícia Civil e Militar para recapturá-los.Com capacidade para cerca de 200 presos, a UED recebe presos provisórios e condenados em regime fechado, bem como internos submetidos a Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).



Trágico: Bebê de um ano morre em desastre na BA-130

A bebê foi identificada como Beatriz Almeida Bonfim. Outras vítimas foram socorridas para hospital de Itapetinga, onde seguem internadas (Fotos: RGB)

Um acidente por volta das 07:00 horas da manhã desta segunda (3), ocorrido na BA-130, deixou o saldo negativo de um bebê de um ano morto e algumas pessoas feridas, entre elas o condutor de um dos veículos. Ailan Morais, trabalhador rural que mora no município de Macarani, estava vindo de Itati, juntamente com sua esposa, Aline, e familiares para Macarani, quando na localidade conhecida como Três Cruzes, onde ocorrem acidentes com muita frequência, foi atingido na lateral por um veículo Fiat Pálio com placa de Itapetinga. O carro era conduzido por Salvador Francisco da Silva, que se dirigia no sentido Itapetinga. Os ocupantes do Fiat Uno eram: Ailan Morais Silva (30 anos), Aline amaral Almeida Sousa (27 anos), Fernanda Almeida (01 ano e dois meses), Nilzete Amaral Almeida de Sousa (52 anos) Darcira Amaral Almeida de Sousa (30 anos) e Beatriz Almeida Bonfim (01 ano) que acabou falecendo, sendo a única vítima fatal do acidente. Apenas uma das vítimas ficou internada no Hospital São Pedro em Macarani, e as demais foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Pronto Socorro do Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira em Itapetinga. Com informações de Sizinio Neto . 



‘Nossa paciência chegou ao limite’, afirmam moradores da Rua José Alvino Machado

A situação da rua ficou ainda mais precária com as chuvas dos últimos dias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro Baraúnas é um dos que mais sofrem com o problema histórico do déficit de infraestrutura urbano, não somente por estar numa posição geográfica favorável, mas também pela falta de ações do poder público. Com as chuvas, todos os anos, os problemas se agravam e isso voltou a se repetir nos últimos dias, já que algumas vias ficaram praticamente intransitáveis. Uma delas é a Rua José Alvino Machado, a qual, segundo os moradores que entrarem em contato com a redação do 97NEWS, passou por um processo de destruição. Pelas declarações, os moradores relatam que isso vem acontecendo há muitos anos e somente medidas paliativas foram realizadas. A falta de um escoamento à altura vazão da água das chuvas contribui para agravar o problema, já que não existe um sistema de esgotamento pluvial no local. No final eles afirmam ter perdido a paciência e esperam que a administração municipal venha resolver o problema, como está acontecendo com outras ruas do bairro. Alguns deles, inclusive, já começaram a agir por conta própria, tapando os buracos com terra (foto abaixo). 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Após declarações de Lídice, crescem as especulações sobre uma possível candidatura de Eduardo Vasconcelos a deputado federal

A dobradinha entre Eduardo e Lídice pode ter uma nova configuração nas eleições de 2018 (Foto: 97NEWS)

As eleições de 2018 ainda estão longe, mas, apesar disso, a temporada de especulações está cada vez mais intensa e, na manhã desta segunda-feira (03), após as declarações da senadora Lídice da Mata (PSB), nas quais ela descartou completamente a possibilidade de buscar uma vaga na Câmara Federal, garantindo que irá novamente para a disputa visando reconduzir o seu mandato ao Senado, várias possibilidades deram um novo formato ao tabuleiro da disputa, ainda mais que, ao que tudo indicada, a vaga do ex-governador Jaques Wagner ao Senado já parece garantida na chapa de situação, a qual deverá ser encabeçada novamente pelo atual governador Rui Costa na Bahia, sendo que, a nível nacional, já se desenha de forma muito forte a candidatura do ex-presidente Lula, a qual foi fortemente ventilada neste último final de semana em vários encontros do PT baiano. Neste contexto, a afirmação de Lídice, já no âmbito da política brumadense, deu ainda mais musculatura às especulações sobre uma possível candidatura a deputado federal do atual prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o qual já deixou transparecer, mesmo que de forma subliminar, essa possibilidade. Adepto fervoroso da filosofia de Maquiavel, tanto que isso teria ficado mais que provado neste início de seu mandato pelos PLs polêmicos, que foram classificados como “pacote de maldades”, seguindo assim, à risca, um dos principais ensinamentos do filósofo italiano que pregou em sua obra mundialmente consagrada e venerada, “O Príncipe”, a seguinte frase: “Quando fizer o bem, faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal, é fazê-lo de uma vez só”. Então nesse propósito de que “os fins justificam os meios”, Vasconcelos poderia já estar articulando realmente uma candidatura a deputado federal, em “dobradinha” com Lídice da Mata, o que poderia lhe render votos em vários municípios baianos. Dono de uma oratória rebuscada e de um conhecimento amplo em diversas áreas, Eduardo teria como um dos seus grandes sonhos, exercer um mandato na Câmara Federal, ainda mais que ele sempre teceu críticas aos deputados federais que representam Brumado, os quais, segundo ele, não teriam atendido, até hoje, com grande amplitude, os grandes anseios do município. Ainda é muito cedo para qualquer afirmação nesse sentido, mas, caso isso venha a acontecer, algumas conjecturas merecem ser feitas. A primeira é que, caso ele não seja eleito, ele não perde o seu cargo de prefeito, voltando a exercer a função normalmente. A segunda, já no outro sentido, é que, caso ele vença, o atual vice-prefeito, Édio Pereira (PSB) iria assumir o comando do município. E a terceira, ainda no mesmo sentido, é que, seria a primeira vez que Brumado teria um representante na Câmara de Deputados, o que poderia trazer grandes benefícios para o município, já que, Eduardo Vasconcelos, como defensor fervoroso do Municipalismo, poderia, estando no centro nervoso do poder, trabalhar de forma mais intensa a favor do seu torrão natal. A partir do segundo semestre desse ano, as negociações de bastidores ficarão mais fortes, o que pode, confirmar, ou não, essas especulações.