ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Livramento: Parceria entre prefeitura e Detran irão propiciar a ampliação do Retran

(Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora firmaram parceria para ampliação dos serviços oferecidos pelo Retran local. O prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede) e o diretor do Detran-BA, Lúcio Gomes, firmaram nesta terça-feira (09) um convênio que viabilizará a instalação de um Posto Avançado do RETRAN no município. Os livramentenses não vai mais precisar percorrer 65 km para ser atendida no Ciretran no município de Brumado, para tirar ou renovar  carteira de habilitação (CNH) e realizar vistorias em veículos. A ação também beneficiará cidades da microrregião, como, Abaíra, Jussiape, Rio de Contas e Dom Basílio. A prefeitura arcará com o espaço, onde deverá funcionar as instalações do RETRAN e disponibilizar parte dos servidores para o setor.



Novelas: Ator Nelson Xavier morre aos 75 anos

Foto: Reprodução

O ator Nelson Xavier morreu na noite desta terça-feira, aos 75 anos, em Uberlândia (MG), em decorrência de um câncer. A comunicação da morte foi feita por sua filha Tereza Villela Xavier em perfil no Facebook. “Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia”, diz ela. A filha diz que o corpo do ator foi transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro. “Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre”, escreveu sua filha. O paulista Nelson Xavier, que se preparava para lançar Comeback, filme de Erico Rassi sobre um ex-pistoleiro com estreia prevista para 25 de maio, vinha se dedicando ao cinema. Recentemente, o ator ficou marcado por seu papel como Chico Xavier, o médium de Uberlândia, um papel que mudaria a forma de Nelson enxergar a vida. Cético, ele passou a considerar a existência da vida após a morte.



Vereador José Carlos de Jonas participa de reunião na comunidade de Boi Morto

(Foto: Divulgação)

O vereador José Carlos de Jonas esteve no último dia 06 de maio, sábado, na comunidade de Boi Morto, distrito de Ubiraçaba, a fim de dparticipar de uma reunião na Associação da localiddae. Na oportunidaee foram discutidos diversos assuntos relaticos à necessiddaes da comunidade local e adjacentes, como a melhoria das estradas vicinais para facilitar o acesso a outrs comunidades e também o transporte, a necessidade da legalização de doação do prédio escolar para a comunidade e a realização dos festejos juninos, tradiional na localidade. José Carlos de Jonas salientou que a reunião foi de grande de grande relevância, pois foram expostas não só as necessidades das comunidades, mas também outros assuntos, como a imprescindível importância da participação de todos na construção de uma comunidade que possa oferecer malhores condições de vida a todos.

(Foto: Divulgação)


MP recomenda à Prefeitura Municipal de Brumado a pronta exoneração dos cargos que estariam sob a égide do Nepotismo

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando manter os direitos assegurados na Constituição Federal, a Promotoria Pública da Comarca de Brumado emitiu uma recomendação, nesta terça-feira (09), ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos para que o mesmo anule, no prazo de 10 dias úteis, as contratações, designações e nomeações de Rodrigo Cunha Vasconcelos, atual secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos como também de Fabrícia Pinchimel Amorim Castro, bem como de todos os agentes públicos que sejam cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, da autoridade nomeante, do prefeito, vice-prefeito, dos vereadores ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ainda, de função gratificada na Administração Pública, evitando ainda a formação de novos contratos, designações ou nomeações com as aludidas restrições. A recomendação vem atender a primeira ação da AUCIB, que entrou com uma representação no dia 14 de fevereiro alegando a suposta prática do Nepotismo (clique). Segundo a direção da AUCIB o atendimento da representação por parte do Ministério Público vem comprovar que a entidade está no caminho certo, buscando a transparência dos atos administrativos e o cumprimento da Constituição Federal. Confira abaixo a representação na íntegra: 



Sessão da Câmara de Vereadores acontecerá na próxima sexta-feira, 12 de maio

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Devido a participação da maioria dos vereadores que compõem o legislativo brumadense na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que3 acontecerá no período de 15 a 18 de maio, a sessão ordinária que ocorreria na segunda-feira (15.05) foi transferida para a sexta-feira, 12 de maio, às 10h da manhã. O ato se deu através da Portaria nº   /2017 de autoria do presidente, Léo Vasconcelos, que justifica a alteração para que os parlamentares possam adequar a viagem ao importante evento. A Marcha a Brasília é uma mobilização que foi ganhando cada vez mais força e se tornou um dos maiores eventos políticos do País. Durante o evento são discutidas questões que influenciam no dia a dia dos entes federados, como Saúde, Finanças, Educação, Social entre outros importantes assuntos. Também são apresentadas às autoridades as reivindicações do movimento municipalista, que objetivam um maior direcionamento de recursos aos municípios e também maior autonomia. 



ALAB emite Nota de Pesar pelo falecimento do escritor José Caros Prates

(Divulgação)

A Academia de Letras e Artes de Brumado- ALAB solidariza-se com os familiares do escritor ­­­­­­­­­José Carlos Prates Ribeiro pelo seu falecimento que ocorreu na madrugada desta quarta-feira (10). Brumado perde nesta data um grande escritor e historiador, que ao longo da sua vida profissional elevou o nome da nossa cidade através das suas publicações e palestras, e, acima de tudo um ser humano íntegro, ou seja, uma grande reserva moral e intelectual de nosso município. Então, diante deste momento de perda, entristecidos pelo acontecimento, oferecemos nossas condolências aos familiares e amigos, expressando nosso profundo pesar pelo seu falecimento, externando os nossos sentimentos de tristeza aos familiares e amigos, acariciando-nos pela fé Divina.



Waldenor participa da Jornada de Luta pela Democracia em Curitiba

(Fotos: Divulgação)

Organizada pelos movimentos sociais que compõem a Frente Brasil Popular, etapa da “Jornada de Luta pela Democracia” acontece hoje (10) a Curitiba (PR) - onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento ao juiz da 13ª vara federal, Sérgio Moro - e recebe reforços de lideranças políticas de todo o país, dentre eles, o deputado federal Waldenor Pereira, que viaja em companhia de outros parlamentares das bancadas do PT, do PCdoB e outros partidos de esquerda na Câmara e no Senado, como é o caso do senador Lindbergh Farias. Waldenor e a comitiva de parlamentares recepcionaram Lula e também a ex-presidenta Dilma Rousseff no aeroporto de Curitiba, onde manifestaram o seu apoio e solidariedade ao líder petista em ação da Operação Lava Jato sobre tríplex na cidade do Guarujá que supostamente pertenceria ao ex-presidente e sua família.

 



Defensor do Esporte: Vereador Elias Piau faz novas indicações ao Executivo Municipal

O vereador Elias Piau vem se constituindo como o grande defensor do Esporte na Casa Legislativa de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Se mostrando o grande baluarte em defesa do Esporte na Casa Legislativa de Brumado, o vereador Elias Piau (PV), dando continuidade à sua agenda positiva nesse sentido, apresentou novas indicações ao Executivo Municipal, nas quais ele solicita ações de revitalizações de praças esportivas no município. O setor que passa por um momento de inanição, com pouquíssimas ações desenvolvidas, vem sendo alvo de inúmeras críticas, já que muitos consideraram um grande retrocesso a destituição da Secretaria de Esportes, que passou a ser, novamente, apenas um departamento, que pouco estaria fazendo pelo desenvolvimento da área esportiva nesse primeiro momento. Visando reverter em parte este atual quadro preocupante, o vereador Elias Piau apresentou as indicações, sendo que a primeira delas visa a construção de vestiários e o patrolamento e nivelamento do campo de futebol do Bairro Baraúnas. Ele também solicitou as mesmas ações (fora o vestiário) para os campos de futebol situados nas comunidades de Campo Seco I e Espinheiro. “Sabemos da importância das práticas esportivas como forte instrumento de inclusão social, por isso não nos cansamos de lutar pelo engrandecimento do desporto em nosso município”, destacou o parlamentar que ainda fez questão de citar que “então, diante disso, esperamos que as nossas indicações sejam aprovadas já que irão beneficiar não somente a zona urbana, mas também o meio rural”. E finalizou descrevendo que “além do que sabemos o grande potencial dos nossos atletas, tanto que temos hoje o brumadense Alan Pinheiro, que é natural do Campo Seco, jogando no Japão. Por isso buscamos as melhorias para os campos no meio rural, pois outros novos talentos podem surgir para representar Brumado pelo mundo a fora”.  



STJ nega dois habeas corpus da defesa de Lula

Ainda não há decisão sobre o terceiro habeas corpus, que pede o sobrestamento da ação penal do tríplex. Lula depõe na tarde de hoje | Foto: Nelson Almeida/AFP

O ministro Felix Fischer negou dois pedidos de liminar em habeas corpus impetrados pela defesa do ex-presidente Lula na manhã desta quarta-feira (10). A defesa de Lula entrou com três pedidos no STF na noite desta terça-feira. Felix Fisher negou a suspensão da tramitação da ação penal em que a defesa pedia acesso por pelo menos por 90 dias a documentos da Petrobras para realização de análises e, no segundo habeas corpus, negou-se também o pedido de gravação da audiência realizada nesta quarta em imagem e áudio de forma autônoma. Ainda não há decisão sobre o terceiro habeas corpus, que pede o sobrestamento da ação penal do tríplex.



Câmara de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Prates

(Foto: 97NEWS)

Câmara de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Prates. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos em nome de todos os vereadores manifesta profundo pesar em razão do falecimento do Sr. Carlos Prates, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 10 de maio na cidade de Salvador. Carlos Prates era filho de seu “Zuzu do Cinema” da professora Edilce Prates, de quem herdou o dom de ensinar e escrever.   Era também palestrante, tendo ministrado muitas em Brumado. À família enlutada os vereadores prestam profunda condolência e respeito a dor, rogando a Deus que conforte todos os corações. 



Estado lança edital de concurso para a área de segurança pública

(Foto: Divulgação)

"Chegou a hora de se inscrever, escolher o local de fazer a prova e ajudar a segurança pública e esse trabalho maravilhoso feito pelo Corpo de Bombeiros", afirmou Rui. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso terá duas etapas e será realizado pela Saeb e pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que na Bahia é responsável pelos concursos públicos da Embasa e Agerba.  As inscrições acontecerão de 15 de maio a 19 de junho, exclusivamente pela internet, no site da IBFC, seguindo o horário de Brasília. A taxa custa R$ 70. De acordo com o edital, 2 mil vagas são destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. Podem concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também observadas outras exigências do edital. Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, “esta é mais uma demonstração de que a Segurança Pública é uma prioridade do Governo do Estado. Novos efetivos são indispensáveis no combate à violência, permitindo ampliação do policiamento comunitário e da sensação de segurança dos cidadãos baianos”.  Das duas mil vagas disputadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse.


Seleção e ingresso 
 

O concurso contará com duas etapas, com provas objetivas e discursiva, previstas para o mês de agosto. Será apenas um dia de seleção, com duração de quatro horas e trinta minutos. O resultado obedecerá à ordem de classificação, seguindo a publicação das notas finais em ordem decrescente, observando cargo, região e sexo. O comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, ressalta que “a Polícia Militar está preparada para conduzir o processo seletivo e a formação dos novos profissionais que estarão servindo à sociedade baiana muito em breve. Todo o esforço que cada um dos futuros candidatos está realizando está prestes a ser colocado em prática. Recomendo ainda mais empenho e dedicação a cada um que pretende exercer essa tão nobre missão social nessa reta final”.  Após a homologação do concurso, os candidatos habilitados serão convocados, dentro do quantitativo de vagas previsto de cada corporação, para a realização de exames pré-admissionais. Esta convocação será realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar e os aprovados ingressarão no curso de formação das categorias, que também é de responsabilidade das corporações. Os alunos soldados que se formarem passarão a integrar, posteriormente, os quadros do Estado.



Brumado: Assessor parlamentar entra com ação contra o Banco do Brasil; ele alega desrespeito à Lei dos 15 Minutos

O assessor parlamentar Adão Alves não escondeu a sua indignação com a situação do atendimento bancário em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As queixas contra o atendimento prestado nas agências bancárias em Brumado aumentaram muito nos últimos dias, onde a indignação dos clientes e da população em geral ultrapassaram os limites do tolerável, já que o tempo para a realização dos procedimentos bancários vem sendo cada vez maior. Diante deste quadro revoltante, alguns cidadãos resolveram agir por conta própria, como é o caso do assessor parlamentar Adão Alves, o qual, em entrevista ao radialista Carlos Silva garantiu que “de tanto ser desrespeitado eu resolvi agir, pois o que os bancos estão fazendo com os brumadenses é inaceitável”. Ele que atua no gabinete do vereador Santinho (PTC) ainda fez questão de relatar que “no dia 26 de abril eu tive que esperar 46 minutos para fazer um simples depósito, pois, em plena quarta-feira, só tinham dois caixas funcionando para esse serviço na agência do Banco do Brasil. Isso é um total desrespeito aos clientes”. Subindo o tom ele disparou que “então, diante disso, eu entrei com uma ação no Juizado Especial Civil de Causas Comuns para buscar a reparação” e emendou dizendo que “a partir de agora, todo o banco que eu for e desrespeitar a Lei dos 15 Minutos eu vou entrar com uma ação também, pois só assim para que esse desrespeito acabe”. E finalizou destacando que “inclusive eu conclamo a toda a população a fazer o mesmo, pois temos que fazer valer o nosso direito”. 



Brumado: Intervenção do prefeito deverá fazer com que o terreno da Cesta do Povo passe para o domínio do município

A área que está em disputa, hoje, é um estacionamento público (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma nova disputa, que, por enquanto, estava só nos bastidores, começa a ganhar repercussão e, desta feita, os indícios são de que o município de Brumado não irá perder, como aconteceu recentemente com outros órgãos estaduais. O objeto em questão é o terreno do estacionamento que fica ao lado da Cesta do Povo em Brumado, localizada na Praça Teófilo Alves de Lima, bem no centro da cidade, na área agregada da Feira Livre Municipal. Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, a Ebal - Empresa Baiana de Alimentos S.A teria buscado junto à Justiça a reversão do terreno onde foi construído recentemente o estacionamento. A área total é de cerca de 2 mil metros quadrados e estaria avaliada em cerca de R$ 10 milhões e, ainda segundo as informações, uma notificação já teria sido enviada à Prefeitura. Visando defender o município, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) fez várias viagens a sede da empresa em Salvador, defendendo com muita intensidade a argumentação de que a construção do estacionamento foi feita pelo próprio Governo da Bahia, através da CONDER, por meio de uma emenda parlamentar do deputado Daniel Almeida (PC do B), então, diante disso, o gestor alega que seria uma total incongruência a retomada do terreno pela empresa, que é uma sociedade de economia mista e, que, atualmente, não estaria atravessando um momento financeiro muito positivo, o que teria sido, inclusive, a base para que várias ações similares em muitas cidades da Bahia fossem também disparadas. Agora, diferentemente de outros locais, onde a empresa poderá sair vencedora, em Brumado, a situação parece outra, pois como a administração municipal chegou na frente, a projeção é que o terreno todo, inclusive onde está situado o prédio da Cesta do Povo, passe para o domínio do município, já que o prefeito apresentou um projeto de ampliação da Feira Livre, o qual já teria sido avaliado positivamente pelo governador Rui Costa. Em suma, desta feita, Brumado não deverá perder e sim ganhar, pois o terreno fica num local estratégico e a ampliação e modernização da Feira Livre irá beneficiar muito a população. Agora somente com a publicação da sentença judicial para que isso fique oficializado.  

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Luto: José Carlos Prates Ribeiro aos 56 anos

(Fotocomposição: 97NEWS)

Brumado perdeu na madrugada desta quarta-feira (10) mais um de seus filhos mais ilustres, o professor, escritor e consultor José Carlos Prates Ribeiro (56), o popular “Patola”. Filho de José de Souza Ribeiro (Zuzu do Cinema) e Edilce Prates Ribeiro. Dono de um currículo invejável, ele é autor de vários livres importantes sobre mercado e negócios como: Falando em público com Sucesso; - Como Conquistar o Emprego e Planejar a Carreira Profissional; - O Educador do Século XXI; - Manual de Atendimento, Vendas, Negociação e Comunicação. ‘Patola’ estava lutando contra um câncer no pulmão, mas acabou não resistindo, vindo a falecer em Salvador. Atualmente ele escrevia para o Portal IBahia e tinha como sua frase preferida: “Coragem é a principal qualidade da liderança, na minha opinião, não importa onde ela é exercida. Normalmente isso implica em algum risco – em especial nas novas empresas: coragem para iniciar e para continuar” – Walt Disney. Ficam aqui os sentimentos de pesar de toda a equipe do 97NEWS aos amigos e familiares. O corpo sairá de Salvador às 09h e o velório irá acontecer na Rua Vereador Paulo Chaves, na casa de Fátima, próximo ao Hospital. Não foram passadas ainda informações sobre o horário do sepultamento. 



Pesquisa aponta que a Bahia é o estado que mais tem lixões em todo o país

Foto: Ilustrativa

Os lixões são depósitos de lixo a céu aberto, onde o lixo é lançado diretamente no solo, sem qualquer cuidado técnico ou especial. Esse tipo de disposição se dá pela simples descarga de lixo sobre o solo, sem nenhum tipo de medida de proteção da qualidade do solo, das águas e do ar, e tampouco da saúde e o bem-estar da população. Na Bahia, um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (ABRELPE) apontou que o Brasil possui cerca de 3 mil lixões ou aterros em situações de irregularidade. No ranking dos estados, a Bahia ocupa o primeiro posto, com 300 vazadouros inadequados. O número afeta diretamente a vida de 77 milhões de brasileiros. Ainda segundo o órgão, 30 milhões de toneladas de lixo são despejadas por ano em locais irregulares. Diante do cenário alarmante, o Congresso Nacional discute prazo para o fim dos lixões, esbarrando ainda na deficiência financeira dos municípios em gerir o problema.

Uma das principais metas para o Brasil é eliminar e substituir esses lixões por aterros sanitários, uma técnica mais adequada e segura para dispor o lixo, prevenindo danos ou riscos a saúde humana e ao meio ambiente. Pelo menos é isso que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS), Lei nº 12.305/2010. Demorou muito para essa lei ser aprovada (21 anos), mas finalmente conseguiu-se enxergar em nosso país que, tanto os resíduos quantos os rejeitos, devem ser destinados ou dispostos em locais onde não criem problemas ambientais ou condições adversas à saúde humana. E é aí que entra a batalha política. Porque, mesmo após ter entrado em vigor a PNRS, conforme os dados de 2012 do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), 42% dos resíduos sólidos urbanos tiveram disposição inadequada, sendo que 17,8% foram para os lixões e 24,2% para os aterros controlados (que assim como os lixões, são inadequados). Isso significa, que a cada dia mais de 76 mil toneladas de resíduos sólidos não recebem solução adequada, e o pior, estão se tornando passivos ambientais, causando danos ao meio ambiente e pondo em risco a saúde pública.



Após mais de 9 horas, comissão conclui votação da reforma da Previdência

(Foto: Reprodução)

Após mais de nove horas de sessão, a comissão especial da Câmara que analisou a reforma da Previdência nesta terça-feira (9) concluiu a votação do relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA). Entre os principais pontos do relatório estão a idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres para aposentadoria pelo INSS, além da exigência de pelo menos 25 anos de tempo de contribuição. A proposta cria ainda uma regra de transição para quem já está no mercado de trabalho. Na sessão desta terça, os deputados analisaram dez destaques (sugestões de mudança no texto). Destes, apenas um, que trata de ações judiciais que envolvem acidentes de trabalho, foi aprovado. Entre os destaques derrubados pelos deputados estão o que visava manter como é hoje o cálculo de contribuição da aposentadoria rural e o que liberaria a concessão de isenção e outros benefícios a contribuintes da Previdência. Também foi derrubado um destaque que acabaria com a exigência de 25 anos de contribuição para dar direito à aposentadoria (veja ao final da reportagem todos os destaques rejeitados). Com a conclusão da análise dos destaques, o texto segue agora para o plenário principal da Casa. Após a votação, o relator Arthur Maia afirmou que o texto preserva os direitos dos mais pobres e acaba com privilégios. Ele se mostrou confiante de que o projeto terá os 308 votos exigidos para que seja aprovado pela Câmara, mas afirmou que pode haver modificação no texto. “Do ponto de vista do relator, não cabe mais fazer nenhuma emenda monocrática, mas naturalmente haverá destaques, é normal isso no processo legislativo, e lá no plenário eventualmente poderá haver algum tipo de modificação. Entretanto, o texto que nós defendemos é o que está aqui colocado", disse. Contrário ao projeto aprovado na comissão, o deputado Alessandro Molon (REDE-RJ) disse que irá trabalhar para que a reforma não seja aprovada. “A gente vai alertar a população brasileira das crueldades, das injustiças que foram aprovadas aqui na comissão e mobilizar a população brasileira para que ela pressione o Congresso e impeça a aprovação da matéria”, afirmou.



Para PT, Lula deve focar em fragilidades de processo durante depoimento

(Foto: Reprodução)

Dirigentes e parlamentares petistas reunidos nesta terça-feira, 9, em Curitiba disseram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se concentrar em questões técnicas do processo em vez de fazer disputa política durante o depoimento ao juiz Sergio Moro, marcado para esta quarta-feira, 10. “Creio que ele (Lula) não deve fazer disputa política. Tem que identificar as fragilidades e contradições do processo”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).A Comissão Executiva Nacional do PT se reuniu nesta terça-feira, 9, em Curitiba. A reunião faz parte do “esquenta” para os atos políticos em defesa do ex-presidente programados para quarta.Os líderes petistas disseram que o confronto político não interessa a Lula, pois, segundo eles, a Lava Jato não tem provas de que o ex-presidente seja o dono oculto do apartamento triplex no Guarujá, objeto do processo. Lula é réu sob acusação de lavagem de dinheiro e corrupção. Segundo a denúncia do Ministério Público, ele teria recebido R$ 3,7 milhões em propinas da empreiteira OAS em contrapartida a três contratos da empresa com a Petrobras.”Não pode um processo judicial ter este nível de politização”, disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), candidata à presidência do partido.Os petistas adotaram o discurso elaborado pela defesa de Lula de que é Moro quem está politizando o depoimento ao pedir aos “apoiadores da Lava Jato” que não se manifestem durante o depoimento para evitar confrontos. “Não imaginava que juiz tivesse políticos e oponentes. O juiz tem que ser imparcial porque não é político”, disse o presidente do PT, Rui Falcão



Brumado: Campanha `Maio Amarelo´ continua; sábado tem o campeonato de futsal

Foto: Divulgação

Cumprindo uma vasta programação do "Maio Amarelo" a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai realizar neste sábado, a abertura do 1º Campeonato de Futsal. Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, com jogos às 14h. Com a programação nos dias 13 e 20 de maio, a partida de abertura deste sábado (13) será entre os times da SMTT e do Tiro de Guerra. Em seguida jogam os GCM´s contra a 18ª Ciretran, e seguindo a tabela se enfrentam, SMTT x 20ª Coorpin; 18ª Ciretran x 34ª CIPM, 20ª Coorpin x Tiro de Guerra e encerrando os jogos do dia, jogam 34ª CIPM x GCM´s. O superintendente André Cardoso ressaltou que o evento faz parte da programação do movimento "Maio Amarelo" para conscientizar a população e também os desportistas brumadenses sobre o número de mortes e feridos no trânsito. A semifinal do campeonato acontece dia 20, e cada time irá doar 2 kg de alimentos por cada atleta inscrito e o torcedor também entrará no ginásio com 1 kg de alimento. Segundo a SMTT, os alimentos arrecadados serão doados, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). 



Brumado: Plantão de Polícia

Foto: Arquivo l 97news

Polícia Militar apreende homem que furtou loja de departamentos no centro da cidade


Na tarde da última quinta-feira (04), a guarnição da 34ª CIPM/Carcará em patrulhamento pelo centro da cidade, próximo a loja Americanas avistou um individuo de Nome Ygor Correia em atitude suspeita e ao abordá-lo encontrou com o mesmo cinco itens de produtos dentro das calças. Foi constatado que os produtos foram furtados na Lojas Americanas. O indivíduo foi conduzido e apresentado, juntamente com os produtos na delegacia de polícia de Brumado.

 

Foragido da Justiça de Jânio Quadros é preso no centro de Brumado


Por volta das 09h desta segunda-feira (08), a guarnição da 34ª CIPM/PETO, em ronda próximo à Praça Senhor do Bonfim, flagrou Ricardo Maique Leite Júnior, foragido da justiça, pois há contra o mesmo um mandado de prisão temporária emitido pelo Juiz de Direito de Jãnio Quadros. O mesmo é suspeito de ter cometido vários homicídios na cidade. O foragido foi apresentado na 20ª Coorpin.

 


PM prende homem com drogas em Brumado 


Por volta das 10h30 desta segunda-feira (08), a guarnição da 34ª CIPM/CARCARÁ, em ronda abordou Marcelo Cardoso Santana, que portava 17 trouxinhas de substância semelhante à craque. O suspeito foi apresentado juntamente com o material apreendido na 20ª Coorpin.

Foto: Divulgação l PM


Prefeitos e deputados vão a Rui defender melhorias

(Foto: Divulgação)

O governador Rui Costa recebeu nesta segunda-feira (8), em seu gabinete, sete prefeitos levados pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). Atendidos individualmente, mas todos acompanhados pelos parlamentares, cada prefeito teve a oportunidade de apresentar prioridades para beneficiar seus municípios, como também o governador aproveitou para questionar um por um sobre o funcionamento dos sistemas de educação, saúde e recursos hídricos em suas localidades. O primeiro a se reunir com Rui Costa foi o prefeito de Presidente Jânio Quadros, Léo Gambá. "A nossa prioridade é o abastecimento de água", disse, ao reivindicar a extensão de rede da barragem de Anagé para captação de água de Caraíbas para Maetinga, uma vez que já existe rede de Maetinga a Jânio Quadros. Ele pediu também a destinação de massa asfáltica para asfaltar ruas da sede e de povoados. Gil Rocha, de Guajeru, saiu animado​ do encontro com o governador: "Ele se mostrou receptivo ao nosso projeto e logo encaminhou a nossa demanda para a Conder( Companha de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) . Estamos otimistas", contou ele, que solicitou a construção de uma praça na Lagoa da Igreja. Herbert Gonçalves de Oliveira (Rebinha),  de Ribeirão do Largo, quer a recuperação da estrada que liga Itambé ao Tomba (24km) e a pavimentação da BA que liga a sede de Ribeirão do Largo até o distrito de Nova Brasília, via Cova de Pedro (22km), local considerado sagrado, onde tradicionalmente acontecem romarias. "Estradas trazem desenvolvimento e crescimento", defendeu. O prefeito Edcarlos Lima Oliveira solicitou para Maetinga ações de combate à seca, como a extensão da adutora de Anagé até o seu município, reforçando também o pleito do vizinho Jânio Quadros, e ainda equipamentos de exames de imagem destinados à UPA. Enquanto o prefeito Deca (José Alves), do Rio do Antônio, quer o asfaltamento de trecho da BR 026que liga Rio do Antonio a Caculé e urbanização da Lagoa da Vargem Grande, no distrito de Ibitira, além de construção da Adutora do Truvisco, em fase de licitaçãoLúcio Meira, de Mirante, quer a pavimentação do acesso à sede do seu município e sistema de abastecimento de água para a sede e o distrito de Melancieira. O governador também assegurou providência para atendimento à saúde e incentivou a participação de Mirante no consórcio de saúde regional. Já o prefeito de Livramento de Nossa Senhora,  José Ricardo Assunção Ribeiro (Ricardinho), solicitou a cessão de terrenos e imóveis do estado situados na sede para que a prefeitura construa uma feira livre e um centro administrativo. Além disso, quer a construção de uma ponte para novo acesso da rodoviária até o centro da cidade e recursos para equipamentos de saúde do hospital municipal.