ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Governo do Estado anuncia licitação para gestão de presídio de Brumado

Brumado: Promotoria de Justiça acompanha atividades da Secretaria de Educação

25 de novembro: Dia Internacional da não violência contra a mulher

Novo vírus letal surgido na Bolívia pode ser confundido com a dengue

Governo libera R$ 409 milhões para projetos de tecnologias da internet

Major Leila é nomeada comandante da 2ª CIPRv de Brumado

Casal é preso por estuprar as filhas em Itaberaba

Brumado: 237 pacientes estão em tratamento do novo coronavírus

Quadro de especialistas da Clínica Mais Vida é ampliado passando a oferecer mais um cardiologista e ecografista

Partido pede expulsão de vereador eleito por infidelidade partidária

Apresentador Fernando Vannucci morre aos 69 anos

Abrace essa Causa: ‘Projeto O Bom Samaritano’ ajudando quem mais precisa em Brumado

Polícia Civil deflagra operação contra homens e um adolescente que estupraram uma criança de 10 anos em Carinhanha

Nota Fiscal Eletrônica já está presente em 417 municípios da Bahia; já são 70 mil emissores

Auxílio Emergencial: 'Não haverá prorrogação', afirma ministro da economia

Pai de Zezé di Camargo e Luciano morre aos 84 anos

Foguete chinês é visto no céu da Bahia e chama atenção de moradores

Saiba os cuidados em possíveis fraudes no dia da 'Black Friday'

Conquista: PRF apreende pistolas, fuzis e carregadores na BR-116

Brumado confirma a 38ª morte em decorrência da Covid-19


Brumado: Caos na saúde pública

Foto: Marcos Paulo/97news

Pacientes da Policlínica Manoel Fernandes entraram em contato com a redação do 97news para denunciar um verdadeiro descaso na higiene do local,  segundo informações há mais de oito dias que o ambiente não passa por uma faxina. A equipe do 97news esteve na Policlínica e pode comprovar o caos da saúde pública em nosso município. 

É bom que todos saibam que a primeira etapa na busca pelo direito à saúde foi vencida com o reconhecimento constitucional de que este é um direito fundamental do cidadão e que cabe aos gestor suprir. A segunda etapa é conseguir fazer isto valer no cotidiano das pessoas que precisam de atendimento. Reclamar estes direitos não é fácil, é preciso muita determinação e também é preciso enxergar que ao buscar resolver um problema pessoal, você também pode contribuir para a melhoria do Sistema de Saúde como um todo, fazendo um bem para toda a sociedade.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, todos os anos, milhões de pacientes em hospitais e clínicas contraem algum tipo de infecção por falta de higiene, e a maioria dessas doenças poderiam ser evitadas. É difícil acreditar, mas a falta de higiene nestes locais propicia infecções que podem levar a morte. A redaçaõ do 97news esteve em contato com a enfermeira coordenadora da Policlínica, a Sra. Eula Barbosa, que nos relatou a falta de uma funcionária que estaria de licença médica, ficando a clínica somente com uma pessoa para fazer a limpeza, mas que já havia conseguido o remanejamento de uma funcionária do Hospital, e logo o problema será resolvido. 

Foto: Marcos Paulo/97news


Brumado: Mais um roubo de moto no Bairro São Félix

Está cada dia mais difícil possuir algum bem material, pois a bandidagem está causando pânico na população. Nesta quarta-feira (14) por volta das 19h30min, no bairro São Félix, cinco homens armados abordaram um senhor que acabava de chegar do trabalho trazendo consigo o salário do mês trabalhado. Com muita agressividade os indivíduos levaram o dinheiro e uma moto Fan de placa policial VYW 2699. A polícia foi acionada e já tem pistas dos meliantes. O senhor assaltado disse da dificuldade para comprar a moto, e lamenta, “foram tantos anos de trabalho para rapidinho perder um bem adquirido com tanto esforço”. 



Brumado: Animais de grande porte passeiam pelas ruas

Seja em bairro periférico ou central, não é difícil nas ruas de Brumado pessoas e automóveis disputando espaço com animais, tanto de pequeno como de grande porte. Este é um problema  antigo que continua sem solução à vista. Provavelmente, os donos dos animais os soltam nas ruas para que os mesmos procurem alimentos. Por ser um perigo frequente para as pessoas e também para os animais, está passando de hora das autoridades competentes tomarem as devidas providências.



VARA DO JÚRI DA COMARCA DE BRUMADO DIVULGA PAUTA DE JULGAMENTO

 

O Dr. Genivaldo Alves Guimarães, Juiz de Direito da Vara do Júri da Comarca de Brumado – BA, divulgou nesta terça-feira, dia 13 de agosto, a pauta de julgamento perante o Tribunal do Júri, para os meses de agosto, setembro e outubro de 2013. No próximo dia 20 de agosto, serão julgados os acusados Adriano da Silva Amorim, vulgo “Jabu”, Alessandro Borges Oliveira, vulgo “Leo”, Alessandro de Jesus Silva, vulgo “Deco” e Claudinei da Silva, vulgo “Buiú”, cuja acusação é de Homicídio Qualificado Consumado, tendo como vítima Isaias Wilker dos Santos. No dia 17 de setembro, será julgado o Sr. Ubirajara de Jesus Damascena, acusado de Tentativa de Homicídio Qualificado contra a vítima Gervásio Narvaes Paixão Júnior. Já no dia 01 de outubro será a vez do Sr. Fábio Moreira Alves, vulgo “Binho” comparecer ao Tribunal do Júri, acusado de Homicídio Qualificado Consumado, tendo como vítima Edivaldo Alves, e também acusado de Ameaça, tendo como vítima Charlene Moreira Alves. Todos os julgamentos terão início às 08 horas e 10 minutos, no Salão do Júri do Fórum Duarte Moniz, em Brumado – BA.



Carioca é candidata a viagem só de ida para o planeta Marte em 2022

Estudante de 21 anos está entre os cerca de 100 mil voluntários. Ao todo, 24 pessoas de qualquer parte do mundo farão parte do projeto.

Uma viagem só de ida para Marte poderia fazer parte de qualquer filme de ficção científica. Mas, o que seria normal de se ver só nas telonas pode virar realidade daqui a nove anos. A empresa holandesa Mars One está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para voluntários que desejam se candidatar a uma viagem só de ida ao planeta vermelho em 2022. Beatriz Roriz, uma estudante carioca de 21 anos, está entre os cerca de 100 mil voluntários inscritos em todo o mundo na disputa por 24 vagas. A brasileira foi uma das quatro escolhidas para participar do documentário de divulgação, o "One Way Astronaut" (Astrounata sem volta) - que explica o projeto em detalhes para aqueles que se dispuserem a morar em Marte.

“Eu hoje estou mais esperançosa de ser selecionada do que no início. Fiz um vídeo de propaganda deles, respondi uma carta e fiquei entre os quatro selecionados no mundo inteiro para fazer esse documentário”, contou Beatriz.

A iniciativa, sem fins lucrativos, foi lançada em abril deste ano. Qualquer pessoa com mais de 18 anos e com inglês fluente ainda pode se candidatar. Após a inscrição, os aspirantes a astronautas passarão por uma triagem feita pela Mars One.

Por:G1Rio



Barra da Estiva: Funcionários das agências bancárias estão traumatizados

Foto: divulgação

Funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal de Barra da Estiva, relataram os momentos de terror que passaram nas mãos dos bandidos. A ação, iniciada por volta das 10h55min da segunda-feira (12), teve ares de filme de terror, com muitos disparos e ameaças aos bancários e clientes. Durante a abordagem iniciada na agência da Caixa os bandidos encontraram certa dificuldade na entrada em função da porta giratória. Dentro da agência, um dos cofres também apresentou demora na abertura, deixando os assaltantes ainda mais nervosos. Uma psicóloga chegou à agência da Caixa logo após o assalto e realizou atendimentos individuais. A partir de agora, os empregados da Caixa terão direito a tratamento médico e acompanhamento psicológico para tratar de possíveis sequelas decorrentes do trauma.

Esta é a quarta vez que a agência do Banco do Brasil de Barra da Estiva foi assaltada. Para alguns funcionários, as cenas traumáticas foram revividas. As investigações estão sendo feitas por uma equipe da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. O Sindicato dos Bancários esteve na cidade, conversou com os bancários das duas agências e acionou as Superintendências Regionais de cada banco. No próximo dia 29 de agosto, às 9h30, uma audiência pública na Assembléia Legislativa da Bahia vai tratar da onda de ataques a bancos no estado. O Secretário de Segurança Pública do Estado também foi acionado para que receba os representantes dos Sindicatos na mesma data.



Brumado: Departamento de Trânsito está sem Diretor

Foto:Marcos Paulo/97news

O diretor do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU)  de Brumado, Alcir Xavier da Silva, na sexta-feira (09) pediu exoneração do cargo, depois de um bom trabalho prestado a comunidade. Segundo informações colhidas pelo 97news, o trabalho no Departamento estava ficando cada dia mais difícil, já que ofícios de solicitações eram enviados à administração pública sem nenhum retorno. Para uma cidade do tamanho de Brumado, a necessidade é de no mínimo 29 agentes, mas está atendendo somente com 08 nas ruas e três estão aguardando capacitação, faltam viaturas, as fardas dos agentes estão puídas, as botas estão rasgadas. Sabemos que é quase impossível trabalhar sem estrutura.  O Diretor Alcir Xavier ainda não se manifestou quanto a sua exoneração.  



Festival de Inverno em Vitória da Conquista

Foto: reprodução

Estamos a nove dias do festival de Inverno Bahia, Lulu Santos, Munhoz & Mariano, João Gabriel, O Rappa, Zélia Ducan, Humberto Gessinger,Paula Fernandes, Titãs, Jota Quest, e Saulo estarão presentes no maior evento de música do interior do Nordeste, que acontecerá em Vitória da Conquista, entre os dias 23 e 25 de agosto. Os amantes da música eletrônica contarão com uma tenda eletrônica e aos que curtem forró e arrocha o Festival coloca a disposição o Barracão universitário. O Festival de Inverno Bahia acontece no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, e é considerado o maior evento musical do interior do Nordeste. A festa chega a sua 9ª edição com mais de 230 shows realizados pelos principais artistas brasileiros e mais de 180 horas de música.



Brumado: Paralisação dos professores da rede municipal

Foto: Marcos Paulo/97news

Está acontecendo neste momento uma manifestação de professores na Pça. Cel. Zeca Leite. Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação é fazer cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08). O moviemnto é para a valorização dos profissionais da educação por meio de planos de carreira que atraiam e mantenham os trabalhadores nas escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. Em conversa com a presidente do SINDSEMB, Conceição Machado, a adesão à paralisação  chega a 90%.  O manifesto está acontecendo de forma pacífica, e a categoria pede a compreensão de todos, pois a luta é para uma educação de qualidade.

 

 



Brumado: Mercadinho é assaltado pela 3ª vez em pouco tempo

Foto: Marcos Paulo/97news

Na noite desta terça-feira 13 de agosto, um mercadinho na Rua Aureliano de Carvalho, foi assaltado pela 3ª vez nos últimos três meses. A proprietária diz que está difícil trabalhar desta forma, com esta onda de assaltos que nossa cidade vive. O elemento chegou ao estabelecimento por volta da 18h20min portando uma arma de fogo, pegou o dinheiro que estava no caixa e saiu do local tomando sentido ignorado. O valor levado pelo indivíduo não foi informado.

 



Brumado: Professores marcam dois dias de paralisação

Professores da rede pública municipal decidem suspender as atividades nesta quarta e quinta-feira próximas. De acordo com informações de Conceição Machado, presidente do Sindsemb – Sindicato dos Servidores Municipais de Brumado, a decisão foi tomada em assembleia da categoria depois de várias tentativas de negociação com a administração municipal. A categoria não concorda com a proposta da administração de 8,5 % de aumento, retroativo ao mês de maio, perdendo assim os valores retroativos de janeiro a abril. O sindicato da categoria discorda quando se diz que o reajuste na folha de pagamento dos professores fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, a presidente acredita que há um equívocoe e isto acaba atrapalhando a negociação . Segundo a sindicalista ainda não se fala em uma greve. Conceição Machado comunica também que haverá uma concentração na Pça. Cel. Zeca Leite na manhã desta quarta- feira(14), e conta com o apoio dos professores.  



Brumado: Ferroviários preocupados com desativação de trechos da FCA

Fot:Marcos Paulo

Com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) ainda em obras, o estado da Bahia corre o risco de ficar sem malha ferroviária em operação.A resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicada no Diário Oficial da União, início de julho de 2013,  que autorizou a Ferrovia Centro-Atlântica a desativar 1.760Km de trechos que cortam dezenas de municípios baianos, onde o documento autoriza inclusive, a retirada dos trilhos da ferrovia está deixando os ferroviários preocupados. O diretor da ANTT, Carlos Nascimento, reconheceu a deficiência da resolução e chegou a afirmar que a Agência elaborou os termos de forma “apressada” para acelerar a execução dos novos projetos. Segundo ele, o estado da Bahia receberá cerca de R$ 20 bilhões em investimentos em ferrovias a partir do final de 2014. “Não estamos retirando a infraestrutura ferroviária existente, mas substituindo por uma infraestrutura mais moderna”. Conforme Edmilson Santos Costa, diretor Sindicalista, são 1300 empregos em risco nesta região. A FCA garante a relocação dos funcionários, porém com um salário tão pequeno é inviável morar em grandes cidades.

Foto:Marcos Paulo


Brumado: Mamografia, um ato de amor

Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura - Foto: reprodução

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Um novo relatório mundial sobre o câncer de mama estima que, em 2013, pelo menos 60 mil mulheres a mais que em 2012 sejam diagnosticadas com a doença. A previsão de 2012 em todo o planeta foi de 1,6 milhão, contra 640 mil na década de 1980. Ou seja, em três décadas, o número mais que dobrou. Preocupada com as estatísticas a Secretaria de Saúde do município volta a informar a população quanto ao risco do câncer de mama, e também comunica que disponibiliza de vagas para o exame de mamografia - radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável. Procure a Central de marcação para agendar a sua consulta e a disponibilidade de vaga é quase que imediata.



Barra da Estiva:Carros usados por assaltantes foram queimados

Bandidos colocam fogo em carros. Foto:Divulgação

Bandidos que nesta segunda-feira, assaltaram o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em Barra da Estiva, atearam fogo nos carros que foram usados para o assalto, a polícia acredita que tal ação foi para impedir a passagem da guarnição da Polícia Militar que estava no encalço do bando. De acordo o Sindicato dos Bancários, gerente e vigilantes que foram feitos reféns logo foram liberados. A polícia continua em busca dos assaltantes. A quantia levada das agências ainda não foi revelada.



Defensoria Pública realiza exames de DNA gratuitos na capital e no interior

A Defensoria Pública da Bahia intensifica durante os meses de agosto e setembro a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade. A ação faz parte do projeto Ação Cidadã Sou Pai Responsável. O projeto atendeu, desde 2007, 8 mil famílias baianas e tem como objetivo destacar a importância dos pais na vida das crianças.

 

A ação possibilita que pessoas que não podem pagar um advogado tenha uma possibilidade de procurar a Defensoria Pública, com o intuito de resolver conflitos familiares a partir de conciliações e mediações. O projeto prevê ainda a inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho a partir dos resultados de exames de DNA.

 

A Defensoria irá realizar esta ação na capital e no interior do estado. Na capital, os atendimentos acontecerão no Núcleo de Mediação Familiar da Defensoria Pública da Bahia, de 12 a 23 de agosto, das 8h às 17h. O Núcleo funciona na Rua J.J. Seabra, no, 2º andar do Shopping Baixa dos Sapateiros. Já no interior, as ações acontecem nas cidades em que a Defensoria Pública possui sede regional.

 

Teste
Para que o teste seja realizado, é preciso coletar o material salivar da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor. Após a coleta, os pais são convidados a comparecerem à sede da Defensoria, para juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se a paternidade for confirmada, os responsáveis são orientados a incluir o nome do pai no registro civil da criança. A ação prevê também o desenvolvimento de outras ações, como pensão alimentícia, guarda, entre outras.

Do:G1 BA

CONTINUE LENDO


Barra da Estiva: Assalto às agencias do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

foto:reprodução

Uma quadrilha fortemente armada chega a Barra da Estiva e invade a agência do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Conforme informações colhidas pelo 97news, os assaltantes chegaram em uma Frontier de cor preta e um Corola cor prata e invadiram as agências. Os bandidos abandonaram o local levando reféns. As policiais civis e militares foram acionadas e já estão no encalço dos assaltantes. Ainda não se sabe o valor que a quadrilha conseguiu levar.

 



Segunda-feira violenta em Brumado

Homem assassinado ao chegar em casa depois de um levantamento cadavérico.

Por volta das 07h00min desta segunda-feira acontece mais um crime em Brumado. A vítima foi o Senhor José de Souza Reis, 49 anos, popularmente conhecido como “Tempero”. O homem foi assassinado com dois disparos de arma de fogo quando chegava a sua residência, acompanhado de sua esposa Vera Lúcia Muniz. De acordo Vera Lúcia o autor dos disparos foi seu sobrinho Derrian Pires Souza, 19 anos, que é neto da catadora que foi executada a tiros nesta madrugada.  Os crimes estão sendo investigados e a polícia acredita em envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia está em busca do assasino, que até o fechamento desta edição ainda não tinha sido encontrado.  A crescente onda de violência está deixando a população atemorizada. O número de assassinatos este ano em Brumado já chega a 16, providências terão de ser tomadas, pois a população clama por isso.

Foto: Marcos Paulo/97news


Brumado: Catadora de recicláveis é morta a tiros no Bairro Baraúnas

Madrugada violenta em Brumado nesta segunda-feira, 12-08. Uma senhora de 69 anos foi encontrada morta depois de levar dois tiros nas costas no Bairro Baraúnas. D. Lucidalva Ramos Pires, 69 anos, era catadora de material reciclável, e tinha costume de sair nas madrugadas para catar latinhas. Durante uma ronda, policiais ouviram tiros e chegando a Rua Marquês de Caravelas encontraram a catadora já sem vida. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime.



‘Saúde Não Tem Preço’ beneficiou 16,4 milhões de pessoas, diz governo

Foto: reprodução

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (12) que o Programa Saúde Não Tem Preço (que oferece remédios gratuitos à população) beneficiou 16,4 milhões de brasileiros. De acordo com a presidente, só em medicamentos para asma, 781 mil pessoas em todo o país tiveram acesso a remédios indicados para o tratamento. Esse fato teria contribuído para redução de internações relacionadas à enfermidade em16% no Sistema Único de Saúde (SUS) no período de um ano. Dilma Rousseff ainda enfatizou que o Saúde Não Tem Preço também distribui sem custo para a população remédios para hipertensão e diabetes. Os medicamentos ficam disponíveis nas farmácias da rede Aqui Tem Farmácia Popular e para as pessoas terem acesso a eles, precisam apresentar a carteira de identidade, CPF e receita médica dentro do prazo de validade. O programa Farmácia Popular também oferece remédios com 90% de desconto. O pronunciamento da presidente ocorreu no começo da manhã desta segunda no programa semanal Café com a Presidenta. Informações da Agência Brasil.



Ituaçu: Vítima de bala perdida

Foto: divulgação

Ituaçu viveu uma história triste neste domingo 11 de agosto com a morte de uma senhora  que foi alvejada por um tiro quando estava na porta de casa. Segundo informações colhidas pelo 97news durante a perseguição de policiais lotados na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado (34ª CIPM), e a fuga de Willian Alves, 23 anos, foragido da Delegacia de Barra da Estiva, o criminoso começou a atirar contra a polícia, neste momento começou a troca de tiros que fez uma vítima de bala perdida. A bala atingiu a veia femoral que levou a senhora a óbito. Teste de balística será feito pela Polícia  Técnica para identificar de qual arma saiu o projétil. Willian Alves está a disposição da justiça.