ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório


Brumado: Semana começa com motociclista ferido em acidente na Av. Exupério Pinheiro Canguçu

Populares se aglomeraram no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os acidentes em Brumado, principalmente envolvendo motociclistas, continuam acontecendo regularmente na cidade, sendo que, em alguns casos, os ferimentos e as sequelas são graves, quando não causam a morte. A semana pós São João já começou tendo um registro de um acidente envolvendo um motociclista e um veículo de uma autoescola. Segundo informações passadas à redação do 97NEWS, o motociclista Claudevan Lopes que conduzia uma Honda CG Titan de Ituaçu-Bahia (fotos abaixo), ao cruzar a Av. Exupério Pinheiro Canguçu, no centro da cidade, acabou se chocando com a parte dianteira de um carro de uma autoescola que passava no momento. Ele acabou indo ao solo e teve que ser levado pela equipe do SAMU 192 que chegou rapidamente ao local. Não se sabe o estado de saúde do motociclista, mas segundo populares ele sentia fortes dores na coluna que poderiam indicar uma lesão mais aguda. 

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)


Datafolha: Lula lidera; Bolsonaro e Marina empatam em 2º lugar

Em simulações para o 2º turno, o ex-presidente vence Alckmin (45 a 32%), Doria (45 a 34) e Bolsonaro (45 a 32), mas empata com Marina (40 a 40) (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2018 com 30% da preferência do eleitorado, à frente da ex-ministra Marina Silva (Rede) e do deputado Jair Bolsonaro (PSC), que aparecem empatados com 15%, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira. Em cenário tendo o prefeito de São Paulo, João Doria, como candidato do PSDB, Lula passou de 31% em abril para os atuais 30%, enquanto Bolsonaro foi de 13% para 15 e Marina saiu de 16 para os mesmos 15%. O tucano aparece em quarto lugar, com 10%, um ponto acima do levantamento anterior.  Lula também alcança os 30% de preferência do eleitorado quando o governador paulista, Geraldo Alckmin, substitui Doria como concorrente do PSDB. Nesse cenário, Bolsonaro fica um ponto à frente de Marina, 16 a 15%, e o tucano aparece com 8 pontos. Bolsonaro sobe ante os 5% de levantamento realizado em dezembro de 2015, enquanto Marina cai dos 24% que possuía. Em simulações para o 2º turno, Lula vence Alckmin (45 a 32%), Doria (45 a 34) e Bolsonaro (45 a 32), mas empata com Marina (40 a 40), de acordo com o Datafolha. Em uma eventual disputa entre Marina e Bolsonaro, a ex-ministra venceria por 49 a 27%. Apesar da liderança nas intenções de voto, Lula também aparece em primeiro lugar na lista das maiores rejeições, com 46%, seguido por Alckmin (34) e Bolsonaro (30). A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho, com 2.771 pessoas, em 194 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

(Com agência Reuters)



Motorista tem morte instantânea após capotar o carro na BA-026 em Caculé

Sem cinto, Gisley Saraiva Pereira, de 32 anos, foi projetado para fora do carro durante o acidente. Dois menores que estavam com ele foram hospitalizados, sem risco de morte (Foto: Reprodução)

Por volta das 6 horas da manhã deste domingo (25) ocorreu um capotamento na estrada que liga Caculé a Tauape (distrito de Licínio de Almeida) , próximo a entrada do Truvisco. Estavam retornando das festas juninas de Caculé com destino a Tauape. Haviam no veículo três pessoas sendo dois menores, todos residentes do distrito de Tauape, sendo que no ocorrido houve uma vítima fatal, Gisley Saraiva Pereira, de 32 anos. Os dois menores foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora Aparecida de Caculé, apresentando escoriações e encontram-se em observação. O corpo de Gisley Saraiva Pereira que faleceu no local foi encaminhado para o DPT de Guanambi.



Maiara e Maraisa cancelam show no Forró TicoMia em Ibicuí

Foto: Reprodução

Quem foi ao Forró TicoMia, na cidade Ibicuí, para curtir o show de Maiara e Maraisa, terá que se contentar apenas com as outras atrações do evento. Através das redes sociais,  a dupla anunciou o cancelamento da apresentação na festa, por motivos de logística e segurança, já que não há condições de voos noturnos partindo de Senhor do Bonfim, onde elas se apresentam antes. No comunicado, as cantoras pedem desculpas aos fãs e afirma que em breve será anunciado um novo show da dupla. "Em caso de desistência do ingresso em virtude do fato, o reembolso poderá ser solicitado de forma proporcional", diz o informe. 



Procurador Rodrigo Janot deve apresentar até terça-feira denúncia contra Temer

Presidente passou a ser investigado por crimes como corrupção passiva após delações da JBS. Temer tem negado todas as acusações e afirmado que não atuou para beneficiar a empresa (Foto: Reprodução)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá apresentar nesta semana denúncia contra o presidente Michel Temer junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção passiva. O prazo para o oferecimento da denúncia termina na terça (27), mas é possível que a peça seja protocolada nesta segunda (26). A acusação preparada por Janot deverá se basear nas investigações abertas a partir das delações de executivos da JBS no âmbito da Lava Jato. Além de Temer, é alvo do inquérito o ex-assessor do presidente e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), flagrado com uma mala com R$ 500 mil. Segundo o Ministério Público, o dinheiro era parte de propina paga pela empresa para ser favorecida, por influência do governo, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão federal que arbitra disputas entre empresas concorrentes. Para a Polícia Federal, a ligação de Rocha Loures com Michel Temer foi atestada numa conversa gravada, em março, na qual o presidente indica o ex-deputado como "homem de confiança" a um dos donos da JBS, Joesley Batista, para tratar problemas enfrentados pela empresa no governo.

Em sua defesa, Temer diz que "simplesmente ouviu" reclamações do empresário, sem conceder benesses do governo para ajudá-lo. O presidente tem negado todas as acusações dos delatores e afirmado que não renunciará ao mandato.

"Não há crime em ouvir reclamações e me livrar do interlocutor indicando outra pessoa para ouvir suas lamúrias. E confesso que o ouvi como ouço empresários, políticos, trabalhadores, intelectuais e pessoas de diversos setores da sociedade no Palácio do Planalto, no Palácio do Jaburu, no Palácio da Alvorada e em São Paulo", disse o presidente, em maio deste ano.

A suspeita de corrupção é um dos pontos da investigação sobre Temer, que também inclui suposta prática de obstrução da Justiça e participação em organização criminosa. Como a investigação da PF ainda não terminou, é possível que denúncias sobre essas outras suspeitas ainda sejam apresentadas posteriormente pela PGR.

Essas outras suspeitas tratam do aval do presidente, segundo a PGR, para o pagamento de propina ao ex-deputado Eduardo Cunha, pela JBS, para que ele não feche acordo de delação.

 

O que é uma denúncia

 

A denúncia é o documento por meio do qual o Ministério Público, em um processo penal, acusa formalmente uma pessoa, juntando provas de que ela cometeu um crime.

Feita com base na investigação da polícia, é apresentada à Justiça para avaliar se há indícios concretos de autoria e materialidade para aceitá-la ou rejeitá-la.

Se a Justiça acolher a acusação, abre-se uma ação penal, e o acusado se torna réu. Somente ao final desse processo, após novas manifestações das partes, a Justiça condena ou absolve.

 

Denúncia de presidente da República

 

A Constituição, porém, prevê regras diferentes quando o acusado é presidente da República. Por acumular a função de chefe de Estado e ser a mais alta autoridade do país, o presidente tem garantias diferentes das previstas para os demais cidadãos.

Além do chamado foro privilegiado no STF em crimes comuns (como corrupção), uma denúncia contra o presidente só pode ser aceita pela Justiça com autorização da Câmara.

Assim, o STF só poderá decidir se acolhe a acusação para abrir a ação penal se 342 dos 513 deputados federais concordarem com a denúncia da PGR.

A exigência abre uma chance política para o presidente barrar o processo na Justiça, se conquistar maioria de apoio parlamentar. Se não conseguir o apoio necessário, e o STF decidir abrir a ação penal, o presidente ficará suspenso de suas funções por até 180 dias.

Se o STF não concluir o julgamento nesse prazo, o presidente, então, retorna ao cargo. Uma eventual prisão só pode ser decretada quando houver sentença condenatória.

CONTINUE LENDO


Ministro da Justiça nega troca no comando da Polícia Federal

(Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, desmentiu hoje (24) rumores de troca do comando da Polícia Federal (PF) e disse que no trabalho do ministério “não há nomes, há instituições”. Ao lado do diretor da PF, Leandro Daiello, Jardim disse que o governo não está “preocupado com personalidades” e que os dois têm trabalhado “com absoluta harmonia e camaradagem”.“Não há nomes, há instituições. Não estamos preocupados com personalidades. Estamos comprometidos com a instituição”, disse o ministro em rápido pronunciamento à imprensa convocado neste sábado. “É preciso cobrir mais espaço do território. Seja para cada um dos crimes que mais preocupam a administração pública: drogas, armas, os crimes financeiros e o que começa agora que é o tráfico humano. Esse é o novo desafio, é o nosso compromisso institucional.”Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Jardim teria dito a sindicalistas em reunião esta semana que tiraria Daiello do comando da PF.O ministro chamou a notícia do jornal de “pós-verdade” e disse que a informação “não corresponde com a realidade”.O pronunciamento durou cerca de três minutos e Jardim deixou o local sem responder a perguntas dos jornalistas.Após a saída de Jardim, Daiello reforçou a declaração do ministro de que não se pode personalizar a atuação da PF, mas não esclareceu se fica ou não no cargo.“Vamos ampliar a capacidade da Polícia Federal de ter uma inserção internacional para combater os crimes transnacionais e também com uma estratégia de proteção de fronteiras. Isto anda muito bem, anda em uma perspectiva institucional, não é uma perspectiva pessoal, não é o ministro, não é o Leandro [Daiello], são as instituições Ministério da Justiça e Polícia Federal que andam serenamente neste caminho”. O diretor também deixou o local sem responder a perguntas da imprensa.



Quina de São João tem 12 apostas vencedoras; cada uma vai receber R$ 11,6 milhões

Foto: Divulgação/ Caixa Econômica Federal

O prêmio de R$ 139,4 milhões da Quina de São João será dividido por 12 apostas que venceram o concurso 4.412, realizado na noite deste sábado (24). Cada uma delas receberá R$ 11.622.069,29. As dezenas sorteadas foram: 06 - 07 - 13 - 14 - 26. De acordo com a Caixa Econômica Federal, as apostas vencedoras foram feitas em São Paulo (três), Manaus, Brasília, Aparecida de Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte, Teresina, Marialva (PR), Rio de Janeiro e Passo Fundo (RS). A Quadra teve 4.311 acertadores, e cada um levou R$ 2.516,56. Outros 236.205 apostadores ganharam no Terno. O prêmio é de R$ 69,06 para cada. Por fim, o Duque paga R$ 1,87 para cada um dos 4.786.382 ganhadores. Para o próximo sorteio da Quina, na próxima segunda-feira (26), a estimativa de prêmio é de R$ 600 mil. A aposta mais simples custa R$ 1,50.



Acidente envolvendo ônibus da Águia Branca provoca morte na BR-101

Ocupante de um veículo de passeio, totalmente destruído pelo impacto com o coletivo, teve morte instantânea, segundo a PRF (Foto: Reprodução)

Um pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em mais uma colisão envolvendo um ônibus da Viação Águia Branca e um veículo modelo Uno, desta vez no km 135 da BR-101, em Linhares, Norte do estado, no início da noite desta sexta-feira (23). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 17h30, próximo à balança de fiscalização do município. Um dos ocupantes do Uno morreu no momento da colisão. O outro foi encaminhado ao Hospital Rio Doce em estado grave. O Uno, com placas de Rondônia, ficou completamente destruído. O veículo ficou partido e pedaços da lataria ficaram espalhados pela rodovia. Segundo a PRF e os Bombeiros, cerca de 40 pessoas estavam no ônibus, contando com o cobrador e o motorista. Ninguém se feriu.



Ator Fábio Assunção protagoniza cenas de confusão em Pernambuco

Ator de Rede Globo divulgava trabalho na cidade pernambucana, onde mora a família da namorada (Foto: Reprodução)

O ator Fábio Assunção foi preso em Arcoverde, Pernambuco, após se envolver em uma série confusões na madrugada deste sábado. Segundo testemunhas, ele exagerou no álcool e começou uma discussão em um bar local. Detido em uma viatura da PM, o ator ficou agressivo e destruiu o vidro do veículo. A noite tumultuada do ator foi registrada em vídeo por várias testemunhas. As imagens mostram Fábio Assunção discutindo com pessoas na rua, no hopital, aos gritos dentro da viatura da PM e saindo da delegacia onde a ocorrência foi registrada. Em nota, a polícia civil de Pernambuco informou que o ator foi autuado por dano qualificado ao patrimônio público, desacato a autoridade, desobediência e resistência à prisão. Ele foi encaminhado para exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) para, em seguida, ser apresentado para audiência de custódia, em que o juiz decide se há necessidade de manter o ator preso durante o processo policial.





Festas privadas dos principais destinos do São João terão 52% de atrações de fora do forró

Foto: Reprodução

Não há dúvidas que o São João é uma das épocas mais aguardadas pelos baianos. Passado o Carnaval, o público começa a se organizar para colocar a sandália de couro e dançar o baião, xote, xaxado e até quadrilha. Esta é a ideia, pelo menos. Porém, em 2017, um movimento vem chamando a atenção nas redes sociais. Como em uma partida de futebol, de um lado estão os forrozeiros do Nordeste, que podem ser chamados de “raiz”, enquanto do outro as atrações intituladas como “intrusas”, por não terem ligação direta com a história do movimento musical. É o caso dos sertanejos, arrocheiros, pagodeiros, axezeiros e até funkeiros, que serão figuras significativas em comemorações públicas e privadas neste período. Por isso, forrozeiros como Flávio José, Targino Gondim e Elba Ramalho levantaram a bandeira pela tradição, e, na briga por espaço de ritmos, a sertaneja Marília Mendonça acabou batendo o pé, ou melhor, “não arredando o pé” e envolvendo-se em uma polêmica com o cantor cearense Alcymar Monteiro. Só na Bahia, a dona do hit “Infiél” irá se apresentar em quatro cidades. Outras sertanejas que também têm encontrado espaço, as gêmeas Maiara e Maraísa estarão em cinco cidades baianas, fazendo dobradinha de shows em dois dias. O baiano Léo Santana é outro artista que tem incomodado os forrozeiros e amantes da festa de interior. O artista se destacou na folia carnavalesca com o hit “Santinha” e tem invadido as principais festas de camisa do estado em junho.



Sudoeste: Por causa de uma dívida, comerciante confessa ter mandado matar idosa

Ivonice Marques Maia, a “Dona Nil”, de 71 anos, foi morta a facadas por elementos contratados por Cristiane Motta Alves. Ela foi presa e confessou o crime (Fotos: Reprodução)

A Polícia Civil de Jequié prendeu na quinta-feira, 22, a jovem Cristiane Motta Alves, principal suspeita de ter sido mandante do assassinato da idosa Ivonice Marques Maia, Dona Nil, de 71 anos de idade, levada para uma emboscada no Parque da Colina, em Jequié, e morta a facadas por bandidos, na quarta, 21. Segundo informações policiais, Cristiane teria tomado dinheiro emprestado em mãos de dona Nil e como não conseguiu quitar a dívida teria arquitetado matá-la. Câmaras de monitoramento gravaram um veículo GM/Celta cor prata dirigido por Cristiane levando dona Ivonice , para o local onde os bandidos contratados aguardavam os a chegada da mulher para consumar o crime. Os elementos desferiram cerca de seis facadas na vítima, que permaneceu por mais de duas horas agonizando no local, até ser encontrada por populares. Eles comunicaram ao Samu, providenciando a sua remoção para o Hospital Geral Prado Valadares, onde recebeu socorro médico, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu à noite. Com base nas informações e imagens de vídeo entregues à Polícia Civil, a suspeita confessou ser mandante do assassinato. Uma adolescente de 16 anos de idade, que participou da trama, confirmou a versão dada por Cristiane e depois foi liberada com a presença dos pais. Segundo o delegado Almir Fernandes que investiga o caso, outros envolvidos na execução do crime deverão ser identificados e presos dentro das próximas horas. Cristiane Motta Alves, é natural de Milgares, casada, mãe de dois filhos menores e trabalha com o comércio de roupas.



Venda de fogos aumenta nas vésperas do São João em Brumado

O aumento das vendas de fogos de artifício na véspera de São João era previsto pelos comerciantes (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Como já era esperado pelos vendedores de fogos de artifício em Brumado as vendas tiveram um aquecimento a partir da manhã desta sexta-feira (23), véspera do feriado de São João. Ainda não há uma estimativa mais precisa, mas espera-se um aumento de cerca de 30% em relação ao ano de 2016. O maior público consumidor são as crianças, que acabam fazendo os seus pais adquirir os produtos destinados a esse público, sendo que, os tradicionais estalos de salão devem ser os campeões das vendas. Fica o alerta para os pais que acompanhem de perto os seus filhos no intuito de evitar acidentes e principalmente queimaduras. 



Irresistível: As delícias do São João com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

Foto: Luciano Santos/97NEWS

São João é tempo de festa, mas um dos atrativos especiais desta data tão representativa são as delícias da culinária junina, as quais são irresistíveis. Então um dos melhores locais em Brumado para você adquirir essas delícias com uma qualidade inigualável e com preços que cabem no seu bolso é a Padaria Divina, que foi recém-inaugurada, trazendo uma grande opção para milhares de pessoas. Com um atendimento diferenciado, onde os clientes se sentem em casa, já que o ambiente é muito acolhedor, a Padaria Divina está com uma grande variedade de produtos para deixar o seu São João ainda mais saboroso. São bolos, tortas, pães, tapiocas dos mais variados sabores compondo um mix de produtos que primam pela qualidade. Um dos destaques são os bolos de mandioca ralada e o de milho na palha, os quais merecem ser degustados pelos que apreciam o bom paladar. Outra dica maravilhosa são as pizzas brotinho, que tem um toque especial e um sabor único. Então você que ainda não conhece as grandes delícias que só são encontradas na Padaria Divina, não perca tempo vá agora mesmo à Av. Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e prove e comprove a qualidade dos produtos e das promoções irresistíveis. 



Vítimas de acidente com ônibus em MG são enterradas na Bahia

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

As 11 vítimas do acidente envolvendo um ônibus que capotou na BR-251, em Minas Gerais, foram enterradas na quarta-feira (21), na cidade Euclides da Cunha, a cerca de 300 km de Salvador. Antes do velório, cinco delas foram homenageadas em uma missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no município. Segundo a Paróquia, cerca de 2 mil pessoas, entre familiares e amigos, compareceram à cerimônia. O evento foi marcado por muita emoção. De acordo com a Paróquia, após a missa, os corpos dos homenageados foram encaminhados para a zona rural da cidade, onde foram enterrados. As outras 6 vítimas do acidente tiveram os corpos levados diretamente para os cemitérios da região e não participaram da missa. Além deles, ao menos 19 pessas ficaram feridas no acidente, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A maioria foi atendida no hospital de Salinas, em Minas Gerais, e seguiram viagem para Euclides da Cunha, em um veículo fretado pelo dono do ônibus envolvido no acidente. Outras quatro vítimas ficaram internadas. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

 

Acidente

 

O acidente ocorreu próximo a cidade de Salinas, na madrugada desta segunda-feira (19). O ônibus, que havia saído de São Paulo em direção à Euclides da Cunha, saiu da pista e capotou a cerca de 870 quilômetros de chegar ao destino. O motorista que dirigia o ônibus fugiu após o capotamento.



Acabou o Gás neste São João? Esmeralda Gás revendedora autorizada Nacional Gás

Foto: Divulgação

Já é São João! E você naquela correria para preparar todos os sabores da culinária junina. E de repente o gás acaba? Não se preocupe, a Esmeralda Gás, revendedora autorizada Nacional Gás estará funcionando durante toda esta sexta-feira (23) para lhe atender. Esmeralda Gás e Nacional Gás, ligue agora e peça o seu pelos telefones, 9.9995-2211 ou 9.9845-3508. Esmeralda Gás. Disk Gás, 9.9995-2211 ou 9.9845-3508.



Vereador é filmado grampeando órgão genital em mesa depois de aposta com amigos

(Fotos: Reprodução)

Uma aposta, no mínimo inusitada, gerou polêmica no distrito Witmarsum, distrito de Santa Catarina, nesta semana. De acordo com notícia da imprensa local publicada pelo site Verdades Políticas, o caso ganhou repercussão após o vazamento de um vídeo vazou nas redes sociais, em que o vereador Marcos Montibeller, (PMDB) permitiu ser filmado no momento em que tem o pênis grampeado em uma mesa. Segundo as informações, para desprender o órgão genital, o vereador utilizou uma chave de fenda e uma faca. O vereador, que foi o quarto mais votado no distrito, anunciou que irá concorrer a uma vaga na Câmara de deputados.



Cavalo morre um mês após ser leiloado por quase R$ 7 milhões no Rio Grande do Sul

Equador Santa Edwiges tinha 11 anos de idade e era criado em São Lourenço do Sul. Propriedade do animal era dividida por 21 investidores (Foto: Reprodução)

Um cavalo avaliado em quase R$ 7 milhões morreu um mês após ser leiloado no Rio Grande do Sul. O garanhão “Equador de Santa Edwiges” apresentou um quadro de desconforto abdominal, foi atendido no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas, mas não resistiu às complicações. O valor pago pelo cavalo foi obtido por meio da comercialização de 21 cotas de investidores em leilão realizado no dia 19 de maio, em São Lourenço do Sul. O valor obtido por Equador Santa Edwiges foi de R$ 6,97 milhões. O animal é reprodutor de diversos cavalos vencedores de premiações relacionadas a competições de equinos. Atualmente, Equador era criado pela Cabanha Santa Edwiges, em São Lourenço do Sul, que preferiu não se pronunciar sobre a morte do animal até que seja concluído o trabalho de necropsia. // RBS TV.



A4 Veículos: Feliz São João

Foto: Divulgação

Amor junino que se preze pula fogueira, ferve como quentão e estoura dentro da gente feito pipoca. Tem um toque caipira de inocência. No amor junino a quadrilha é de dançarinos; o casamento, de mentira e o pé de moleque, de amendoim. Sob os olhos e bênçãos de Santo Antônio, o coração é aberto com muito jeito à moda de pinhão. No amor junino, o milho assado ganha bastante manteiga e o vinho, açúcar e quentura. A mulher tem olhos de balões coloridos, tranças de Rapunzel sertaneja e sonhos de arraial. Feliz São João. Uma mensagem da A4 Veículos, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, Centro, Brumado, telefone (77) 3441-4555.



Uneb Campus Brumado: Técnicos administrativos vão paralisar atividades

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Os técnicos administrativos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram paralisar as atividades entre esta segunda (26) e a próxima sexta-feira (30), com o fechamento dos portões dos campi da capital e de Brumado. A decisão, tomada em assembleia, atende a acordo firmado com os representantes da categoria das quatro universidades estaduais da Bahia (Uebas). Os servidores reivindicam o pagamento dos valores referentes às progressões funcionais, reposição salarial, além da publicação imediata da Instrução Normativa para abertura do processo de promoção funcional. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest-Uneb) informa que já foi movida ação judicial para garantir a adição da folha de pagamento da progressão funcional aos analistas e técnicos universitários que tiveram seus processos deferidos pela Uneb. O Sintest entende que o fato da progressão não ter sido respeitada na folha de pagamento fere a autonomia universitária.  Os técnicos também reivindicam reposição salarial e abertura imediata da Instrução Normativa que garante a promoção na carreira, permitindo a passagem do servidor da carreira de analista e técnico universitário para o grau imediatamente seguinte ao que ocupa.