ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Em abril, custo da cesta básica subiu em 10 das 17 capitais brasileiras

Feira de Trabalho, Emprego e Renda é realizada pela UNEB em Brumado

Escolas estaduais de Guanambi recebem serviços gratuitos do Odontomóvel nesta semana

Desenbahia passa a financiar carro elétrico para taxistas

Mais de 1 milhão de pessoas já foram afetadas por enchentes no RS

Sessão em Câmara de Vereadores do município de Paulo Afonso é suspensa após bate-boca e tapa na cara

Justiça interdita lojas da Burger King em Vitória da Conquista por dívidas trabalhistas

A Clínica Mais Vida realiza diversos tipos de Ultrassonografia com Doppler com equipamento de alta definição e tecnologia

Morador em situação de rua é espancado no interior da Bahia

Sobe para 90 número de mortos devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul

SSP inicia implementação de câmeras em uniformes da Polícia Militar nesta terça-feira

Inmet anuncia alerta vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul até esta terça

Alexandre Nardoni deixará prisão para cumprir pena em regime aberto

Carro parte ao meio e jovem morre após colisão em rodovia da Bahia

Operação apreende mais de R$ 7 mil em materiais falsificados em Feira de Santana

Brumado: Abertura da campanha Maio Amarelo reforça conscientização no trânsito

Dom Basílio, Ibiassucê, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio e outros municípios vão receber novas ambulâncias e vans

Operação Rotas da Fauna atua contra o tráfico de animais na Bahia

Governo federal reconhece calamidade pública em 300 municípios do Rio Grande do Sul

Obesidade: Entenda os fatores de risco e complicações


Transformação digital: 75% das MPE baianas utilizam a internet para potencializar os negócios

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo Sebrae apontou que a internet é o principal meio de potencializar os negócios para 75% dos micro e pequenos empresários baianos. O número é da Pesquisa sobre Transformação Digital, realizada pelo Sebrae Nacional, que celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa nesta sexta-feira (5), em comemoração à aprovação do Estatuto da MPE, por meio da Lei 9.841, de 1999. Outro dado importante diagnosticado pelo Sebrae foi a relevância da internet na busca por soluções. Pelo menos 41% dos micro e pequenos empresários na Bahia procuraram informações na rede mundial de computadores para resolver problemas do negócio (o Google é principal fonte de ajuda) e 16% contrataram ou tentaram contratar um serviço financeiro, como empréstimos e financiamentos, pela internet.

 

A pesquisa realizada pelo Sebrae apontou também que grande parte (89%) das micro e pequenas empresas baianas se comunicam com clientes e fornecedores através da web. O estudo indica que 17% dos micro e pequenos negócios possuem página na internet e 31% utilizam Facebook, sendo o WhatsApp (68%) o principal meio de comunicação.

A transformação digital das micro e pequenas empresas baianas também se mostrou na busca pela diversificação de canais para ampliação das vendas. A pesquisa apontou que 24% dos empresários entrevistados tentou vender seus produtos ou serviços pela internet.

Mesmo com grande número de micro e pequenos empresários conectados no estado, pouco mais da metade (53%) faz a gestão financeira do negócio em um caderno ou papel e apenas 21% utilizam uma planilha eletrônica. Dos empreendedores entrevistados, 26% utilizam softwares para gerir suas empresas.

A Pesquisa sobre Transformação Digital entrevistou 229 empresários baianos, cujos negócios estão enquadrados como empresa de pequeno porte (EPP), microempresa (ME) e microempreendedor individual (MEI). De abrangência nacional, o levantamento ouviu 6.022 empresários.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário