ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Alarmante: Número de jovens mortos na Bahia sobe 171,3% em dez anos e é o maior do país

Foto: Conteúdo l 97News

O número de homens entre 15 e 24 anos mortos na Bahia ultrapassou a média nacional. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (14), em 2016 foram registradas 3.394 mortes de jovens em virtude de acidentes de trânsito, afogamento, suicídios, quedas acidentais, entre outros. O levantamento mostrou ainda que, enquanto 10 Estados brasileiros conseguiram diminuir este número, a Bahia disparou nos óbitos em 10 anos. O número de mortes de jovens na Bahia subiu 171,3%, quando comparado com 2006, época em que foram registradas 1.251 mortes. Os Estados que registraram maior queda foram Espírito Santo (-30,7%), Mato Grosso do Sul (-25,8%), Parana? (-25,7%) e Rondo?nia (-22,9%). Os dados foram disponibilizados no site do IBGE.



Rui Costa anuncia concurso para Polícia Civil com mil vagas

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa anunciou, durante o programa "Papo Correria", em seu Facebook, que serão abertas mil vagas para concurso da Polícia Civil e, ainda este ano, o edital já deve ser disponibilizado. Para o concurso serão abertas 880 vagas para investigador da polícia, 82 para delegado e 32 para escrivão. A previsão é que o edital seja divulgado na primeira quinzena de dezembro. “Me reuni nesta semana com o secretário da Segurança Pública, com o secretário da Administração do Estado e também com o secretário da Fazenda, e nós batemos o martelo, e o concurso público será realizado com mil vagas para a Polícia Civil, entre agentes policiais civis e delegados”, afirmou o governador.



Nome de Glauber Rocha para novo aeroporto conquistense é aprovado na CCJ

(Foto: Divulgação)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou hoje (14) o projeto de Lei que dá ao novo aeroporto de Vitória da Conquista o nome do cineasta Glauber Rocha, para homenagear um dos filhos mais ilustres do município. Como membro da CCJ e autor do projeto de lei sobre o nome do novo aeroporto conquistense, o deputado Zé Raimundo (PT) comemorou a aprovação, por unanimidade, neste colegiado da Assembleia Legislativa, que significa a porta de entrada para a proposta virar lei, já que aprecia justamente a sua constitucionalidade, condição decisiva para a apreciação em plenário. Zé Raimundo divide a autoria da proposta da denominação do aeroporto conquistense com o deputado Fabrício Falcão (PCdoB). Eles foram motivados a apresentá-la não só pelas suas preferências pessoais, como também pelo estímulo que receberam de pessoas dos vários segmentos sociais do município e teve especial incentivo do governador Rui Costa. Com amplo conhecimento sobre denominação de logradouros públicos, por ser professor de história e buscar o significado das homenagens, Zé Raimundo se debruçou sobre a proposta para a denominação do aeroporto e produziu justificativa consistente que ressalta a importância da figura de Glauber Rocha para a memória, história e contribuição para cultura cinematográfica nacional.



Cúpula da Igreja Matriz de Brumado passa por processo de recuperação

As obras de restauração da cúpula estão em ritmo acelerado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada por muitos o principal cartão postal de Brumado, a Igreja Matriz é um marco histórico do município que tem uma população predominante católica, devido à forte tradição trazida pelos portugueses. Construída pelos escravos em junho de 1873, a pedido do Sr. Antônio Pinheiro Pinto (Canguçu), 2º Senhor do Brejo e teve como primeiro Padre, José Mariana Meira Rocha, a edificação passou por uma total restauração em 2005, mas, a obra acabou envolvida em uma grande polêmica, já que os fiéis católicos brumadenses só aceitaram e reformulação, após muita relutância, pois muitos queriam uma igreja nova e moderna, mas pretendendo manter a tradição de um dos patrimônios mais belos da cidade, a comunidade católica acabou cedendo, desde que, fosse conservada a estrutura secular arquitetônica existente. 

A igreja Matriz de Brumado é considerada por muitos o cartão postal mais representativo da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Vale ressaltar que também foram realizadas outras reformas, uma em 1940 e a a segundo em 1989. Passados 12 anos da última reforma, uma das partes mais representativas do templo, a cúpula está passando por um processo de restauração, onde está sendo retirado o material de policarbonato já existente, para que outro seja colocado no lugar, além da nova estrutura metálica que completa o bojo, ou seja, a cúpula da torre da igreja será totalmente reparada e pintada, devido ao mau estado de conservação em que se encontrava. Com esta reparação, a cúpula evitará infiltrações e dará um visual moderno ao templo sagrado.

A cúpula vista de dentro do templo (Foto: Autamir Araújo para o 97NEWS)


Brumado: Divulgado o cronograma dos tribunais de júri que serão realizados no mês de novembro

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Comarca de Justiça de Brumado, por meio de correio eletrônico, fez a divulgação dos tribunais do júri que acontecerão no mês de novembro. Sempre tendo à frente da Vara Crime, que vem sendo conduzido com muita competência pelo juiz Genivaldo Guimarães, que vem promovendo uma fase de muito dinamismo para o setor, tendo na realização dos tribunais do júri um dos seus pontos altos. Tendo como cenário a Sala do Júri Magna Maria Pereira Santos, serão realizados 4 sessões, sendo a primeira no dia 16, tendo como réu Flávio Caires Correia, pronunciado pela prática de tentativa de homicídio simples, fato em tese ocorrido em 11 de novembro de 2007, por volta de 16h, no "Bar de Bia" , Bairro São Félix, Brumado, tendo como vítima Marthes Vieira Lopes. Já no dia 23, acontecem, simultaneamente, as sessões do júri de Adonai Santos Dias e Pedro Thiago Silva Aguiar, pronunciados pela prática de tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe (vingança) e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, fato que ocorreu na noite de 5 de dezembro de 2014, na Fazenda Nova, em Brumado, figurando como vítimas José Pedro Almeida de Melo e Robson Pinheiro de Souza. Dando prosseguimento ao cronograma, no dia 28 , será julgado Gilmar Alves dos Santos, pronunciado pela prática de homicídio, fato em tese ocorrido na noite de 18 de março de 2012, na Rua Virgílio Ataíde, em Brumado, tendo como vítima Carlos André Santiago dos Santos. Fechando a agenda, no dia 30 de novembro de 2017,  o réu que passará pelo crive dos jurados será Gilson da Silva, pronunciado pela prática do crime de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, fato que aconteceu no 13 de outubro de 2012, por volta no Bar de Donizete, Distrito Itaquiraí, em Brumado, tendo como vítima Renivaldo da Silva Lima.



Preso acusado de matar jornalista no Catabas Empreendimentos

(Foto: Reprodução Facebook)

Um homem foi preso nesta terça-feira (14) acusado de matar a jornalista Daniela Bispo dos Santos, encontrada morta em um edifício, na Avenida Tancredo Neves, na manhã de hoje. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apresenta o acusado no auditório da Polícia Civil, na Rua das Hortências, na Pituba, em Salvador. A jornalista era funcionária da empresa Call Tecnologia e foi encontrada morta no quinto andar do prédio - a área estava desativada - com marcas de agressão na cabeça. Ela teria pedido uma pausa no atendimento do call center nesta segunda-feira para comprar um remédio e desapareceu. Daniela Bispo trabalhava para Call Tecnologia, que presta serviço para o Ministério dos Direitos Humanos. Em nota, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas dos Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) manifestou pesar pela morte da jornalista. Segundo as primeiras apurações da Polícia, a morte teria sido um feminicídio praticado por um homem filmado ao entrar no edifício e com o qual ela teria um relacionamento. "A morte da colega aumenta a revoltante estatística brasileira  de crimes praticados contra mulheres pelo fato de serem mulheres, por homens com os quais se relacionavam. O feminicídio mata oito mulheres por dia no Brasil e até maio deste ano, a Polícia registrou mais de 10 mil casos de violência contra a mulher na Bahia. O Sinjorba se une a familiares, amigos e colegas neste momento de dor e pretende acompanhar e divulgar as investigações para prisão e julgamento do autor deste crime". A DHPP apresenta também Edmilson Balbino dos Santos, acusado de assassinar o próprio irmão Jorge Balbino dos Santos, com uma facada, na segunda-feira (13), no bairro de São Caetano.



Família de Maurício Muniz, instalador de fibra ótica que morreu em trágico acidente lamenta o ocorrido

Jovem foi vítima de descarga elétrica fatal, enquanto instalava fibra ótica em Malhada de Pedras (Foto: Reprodução)

A família do jovem Maurício Rodrigues Muniz, 26 anos, que morreu nesta segunda-feira (13) na região de Malhada de Pedras, ainda aguarda a liberação do corpo que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Maurício, era natural do município de Licínio de Almeida, mas atualmente morava em Caculé, onde trabalhava há cinco meses como técnico de provedor de internet. Em nota de pesar, a HE-NET, onde Maurício trabalhava, lamentou seu falecimento: “É com imenso pesar que informamos o falecimento do nosso colaborador Maurício Rodrigues Muniz, ocorrido na tarde do último dia 13. Estamos prestando todo apoio e assistência aos seus familiares neste difícil momento. Deixamos assim nossos sinceros sentimentos, nesse momento de dor nos solidarizamos com amigos e familiares. A família He-Net está em luto.”  Maurício veio a óbito após sofrer um acidente de trabalho quando instalava cabos de fibra ótica em um poste em uma comunidade rural no município de Malhada de Pedras. Segundo informações, o corpo do rapaz será velado em Caculé na Igreja Assembleia de Deus. O horário do sepultamento será anunciado após a chegada do corpo. 



Brumado: Chuvas criam clima de otimismo e fazem a Primavera pulsar ainda mais forte na cidade

Um dos principais cartões postais de Brumado, a igreja matriz está rodeada de belas flores (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A chegada das chuvas vem responder à uma grande ansiedade do sertanejo, que, como um forte, consegue vencer o desafio de convivência com a seca de uma forma muito significativa. Nestes últimos dias, as precipitações pluviométricas em Brumado foram positivas e trazendo um clima de otimismo na cidade, já que as chuvas trazem também a projeção de aumento nas vendas do comércio local. Esta atmosfera de alegria vem acontecer bem no auge da Primavera e, com isso, as flores e as árvores vêm sendo um espetáculo à parte, promovendo uma beleza diferenciada na cidade, principalmente nas praças públicas, onde fica claro que a estação do amor pulsa mais intensa e vibrante. A equipe do 97NEWS fez vários registros que mostram essa beleza única, confira as fotos abaixo:



General da 6ª região militar fará visita de inspeção a Tiro de Guerra de Brumado nesta quinta (16)

Será realizada na manhã desta quinta-feira (16), a solenidade de recepção ao comandante da 6ª região militar, general Joarez Alves Pereira Júnior, em Brumado. A visita de inspeção ao Tiro de Guerra 06-024 acontece logo após o feriado da Proclamação da República. Na ocasião, o Sub-Tenente do TG/Brumado, Paulo Souza, apresentará as instalações militar e destacará as atribuições do TG na cidade, que permite ao jovem a permanencia no município para cumprir o serviço militar obrigatório e que funciona através da parceria entre o Exército e o poder municipal. Na cerimônia de encerramento, haverá a fala das autoridades. Participarão da solenidade, políticos, autoridades, polícia civil e militar e imprensa local.



Brumado: Criança fica presa em banheiro da agência do Bradesco e para sair teve que fazer um escândalo

O fato ocorreu na agência do Bradesco (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Depois de muitos anos, os clientes das agências bancárias em Brumado tiveram algumas vitórias, como cadeiras para aguardar o atendimento, direito à água e sanitário. Com uma forte movimentação, os bancos da cidade, concentram um grande número de pessoas. Na última sexta-feira (10), dois incidentes aconteceram na agência do Bradesco, que fica localizada bem no centro da cidade, na Praça Armindo Azevedo. Os episódios envolveram clientes que acabaram ficando presos no banheiro da agência. No primeiro caso foi um homem de cerca 30 anos, que depois de chamar por ajuda, acabou saindo envergonhado. Mas o caso que mais chamou a atenção foi de um menino que foi usar o banheiro, mas acabou ficando preso por causa de um problema na fechadura. O pai entrou em contato com a nossa redação e explicou que "o meu filho precisou fazer um escândalo para conseguir sair. Ele ficou muito apavorado, pois pensou que todos já tinham ido embora" e ainda complementou que "espero que o banco tenha o devido respeito com os seus clientes e solucione logo esse problema, pois se fosse um idoso que ficasse preso e não conseguisse sair, ele teria que dormir na agência?". Em contato com prepostos do Bradesco, o 97NEWS foi informado que o problema com a fechadura do banheiro já foi solucionado e que a instituição lamenta o ocorrido.



Brumado: 34ª CIPM oficializa apoio à Edição 2017 da Caminhada Passos que Salvam; segurança do evento está garantida

No encontro ficou confirmada que a segurança do evento ficará a cargo da 34ª CIPM (Foto: Divulgação)

 

Mostrando uma forte consciência social e um comprometimento com as grandes causas, a 34ª CIPM de Brumado oficializou o seu apoio à segunda edição da Caminhada Passos que Salvam, a qual acontecerá no próximo dia 26 de novembro, com saída, inclusive em frente ao comando da corporação, que fica na Av. Centenário, ao lado do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. A oficialização ocorreu na tarde desta segunda-feira (13), onde uma comissão da organização do evento esteve visitando o major Adriano Souza Dias e os seus comandados na sede da instituição. Na oportunidade foram fechados os últimos detalhes para a segurança do evento, que será feito por integrantes da tropa.



Genro de Nilo, diretor da Embasa é alvo de operação da PF

Marcelo Dantas é um dos diretores da Embasa (Imagem: Reprodução)

Um diretor da Embasa e um servidor da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) também são alvos da Operação Opinião, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) na manhã desta quarta-feira (13). A operação é a mesma que investiga o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL), inclusive com mandados de busca e apreensão em seu endereço residencial, no Horto Florestal, e em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). No próprio site da Embasa, Marcelo Dantas Veiga é apresentado como diretor de gestão corporativa desde fevereiro de 2017 – um dos maiores cargos da empresa, logo abaixo do presidente. Em nota, a assessoria da Embasa informou que a empresa não é objeto ou alvo da operação e que está “à disposição das autoridades para prestar informações de natureza funcional sobre qualquer de seus colaboradores”. Não é a primeira vez que o nome de Marcelo Dantas Veiga aparece no noticiário político diante de um tema polêmico. Em agosto de 2013, quando era presidente da Alba, ele foi nomeado por Nilo como subprocurador-geral da casa – como é possível ver no currículo de Veiga. Na época, Veiga tinha 23 anos e tinha recebido o diploma de Direito, pouco mais de um mês antes.



Zé Carlos de Jonas se reúne o prefeito visando buscar uma solução para o pagamento das contas de energia das comunidades rurais

A reunião com o prefeito Eduardo Vasconcelos foi muito produtiva segundo o vereador Zé Carlos de Jonas (Foto: Assessoria Parlamentar)

Com um grande histórico de ações em favor do meio rural e com um conhecimento apurado da realidade do homem do campo, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) está se mobilizando de forma muito intensa na busca de uma solução para o impasse que se estabeleceu com a nova medida da administração municipal que comunicou que, a partir de agora, as contas de energia dos poços artesianos das comunidades rurais ficará de responsabilidade das associações. A medida não agradou os milhares de moradores do meio rural, então, diante disso, o vereador fez várias reuniões nos últimos dias com inúmeras associações na busca de encontrar uma saída para a questão. Dando continuidade à sua missão, Zé Carlos de Jonas teve uma reunião no início da noite desta segunda-feira (13) com o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) que o recebeu em seu gabinete. O parlamentar fez um balanço das reuniões e transmitiu ao chefe do executivo a enorme preocupação dos moradores do meio rural com a medida, que, segundo eles, está causando uma grande preocupação. 

As reuniões realizadas pelo vereador Zé Carlos de Jonas tiveram uma forte participação dos moradores das comunidades rurais (Foto: Assessoria Parlamentar)

A reunião foi avaliada de forma muito positiva pelo vereador que expressou que "o prefeito nos recebeu com muito boa vontade na busca de encontrar uma solução para o problema. Ele se mostrou sensível e garantiu que irá estudar uma saída para esse impasse". O parlamentar ainda frisou que "nas diversas reuniões que mantive com as comunidades rurais ficou clara a preocupação, mas, por meio do diálogo. nós garantimos que iremos no empenhar ao máximo para que tudo fique resolvido. Tenho a certeza que o prefeito e sua equipe irão resolver o problema de uma forma que atenda os dois lados". Confira abaixo um vídeo das reuniões realizadas em Ubiraçaba e Baixa das Baraúnas, as quais tiveram uma forte participação dos moradores:



Governador assina 71 convênios para realização de obras em 61 municípios

(Foto: Divulgação)

O governador Rui Costa assinou nesta segunda-feira (13) 71 convênios entre o governo do Estado e 61 municípios baianos. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), reuniu outros sete prefeitos, 20 deputados estaduais e seis federais. De acordo com o governo estadual, serão disponibilizados R$ 37 milhões para a realização de obras de pavimentação de ruas, drenagem, macrodrenagem, reforma de estádios, ginásios, mercados e centros de abastecimentos, construção de pontes, aquisição de veículos e equipamentos para agricultores familiares e cessão de uso de bens móveis de saúde. “No próximo dia 27, faremos novo ato como novos municípios, para que possamos celebrar mais convênios”, afirmou o governador.



Malhada de Pedras recebe mais R$ 400 mil para saúde

(Foto:Divulgação)

Neste semestre foram liberados R$ 400 mil de recursos de emenda parlamentar dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), destinada à aquisição de equipamento e melhoria no serviço de saúde em Malhada de Pedras. O montante corresponde a mais uma das iniciativas que os deputados vêm adotando para beneficiar o município, em atenção às solicitações do prefeito Beto de Preto Neto, o vereador do PT, Evânio Oliveira, e os ex-vereadores Gonçalo e Lourdinha Waldenor e Zé Raimundo explicam que através das emendas parlamentares e das ações intermediadas pelos seus mandatos junto ao Governo Rui Costa, estão apoiando e equipando unidades de saúde de vários municípios, destacando que Malhada de Pedras está entre as prioridades nesse esforço para proporcionar mais saúde e outras melhorias indispensáveis à população baiana.



Tio do ator Wagner Moura morre eletrocutado no norte da Bahia

Foto: Composição l 97NEWS

O secretário de Infraestutura e Obras da cidade de Rodelas, Odemar Ferreira Filho, 62 anos, morreu vítima de descarga elétrica na manhã desta segunda-feira (13), na região norte da Bahia. Segundo informações do secretário de Esportes da Cidade, Geraldo Joãozinho, que é cunhado da vítima, Odemar manuseava uma bomba que fornece água para a cidade porque o equipamento tinha apresentado defeito durante o domingo (12). A bomba que causou a descarga elétrica fica no trecho da aldeia indígena, na sede do muncípio de Rodelas. “O equipamento deu um defeito, rompeu a fiação”, acrescenta o secretário de Esportes. O acidente com Odemar ocorreu nesta segunda-feira (13)..



Cerca de 15 mil policiais recebem até R$ 1.800 em bônus a partir desta segunda (13)

Foto: Conteúdo l 97News

Cerca de 15 mil agentes das Polícias Civil, Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão receber o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). O pagamento começou a ser realizado nesta segunda-feira (13), em toda a Bahia. O bônus será pago para os funcionários de companhias, batalhões e delegacias que registraram queda nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), no primeiro semestre de 2017, quando comparado como o semestre anterior. Na PM, serão 12.246 policiais beneficiados, entre oficiais e praças, na Polícia Civil serão 2.539 delegados, escrivães e investigadores e no DPT receberão o bônus 44 peritos. No total, serão pagos por volta de R$ 13 milhões e, para os servidores, os valores podem variar entre R$ 371,54 e R$ 1.857,73. Em Brumado, servidores da 34ª CIPM e da 20ª Coorpin vão receber o bônus.



Instalador de cabo de fibra ótica morre após poste se partir ao meio na cidade de Malhada de Pedras

Foto: Luan Patric

Um homem de 28 anos morreu após cair de um poste, no início da tarde desta segunda-feira (13) na cidade de Malhada de Pedras, Sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a vítima caiu de um poste de 7 metros, após ele se partir ao meio, quando o funcionário instalava cabos de fibra ótica. Ele foi socorrido pelo SAMU 192 para o Hospital Municipal PMN em Brumado. Identificado apenas pelo pré nome de Maurício, de 28 anos não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo do jovem foi removido para o Instituto Médico Legal de Brumado (IML), onde passou por exame de necropsia, e já foi liberado para a família na cidade de Caculé. 



Caetité: Forte temporal causa transtornos na cidade

Pessoas chegaram a subir em carros devido à força da enxurrada (Foto: Whatsapp 97NEWS)

As chuvas na região sudoeste estão tendo uma intensidade muito significativa, trazendo, especialmente para o homem do campo, trazendo um sentimento misto de alegria e alívio, já que a forte estiagem estava colocando em risco o abastecimento das comunidades rurais. Todos os municípios estão apresentando bons índices pluviométricos, sendo que em Caetité o volume precipitações foi bem alto, tanto que o município foi atingido nesta segunda-feira (13) por um forte temporal de cerca de 60 mm. Imagens e vídeos que estão circulando nas redes sociais mostram a intensidade da chuva, que criou várias enxurradas, inclusive arrastando motocicletas, inundando estabelecimentos comerciais e espalhando muita lama e lixo na cidade. A previsão aponta que as chuvas irão continuar na cidade e para esta terça-feira (14) está previsto um volume de cerca de 40mm. Confira abaixo uma das cenas mais marcantes do dia chuvoso em Caetité:

A força da enxurrada arrastou motos e o que encontrou pela frente (Foto: Whatsapp 97NEWS)