ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio


Morte trágica do músico José Fernando 'Buzim' gera grande comoção em Dom Basílio

Jovem foi transferido para Vitória da Conquista, após acidente com moto, mas acabou não resistindo. Cidade parou para receber o corpo do músico | Foto: Beto Silva

Um jovem identificado como José Fernando, conhecido popularmente como “Buzim” da comunidade de Poça de Osório, do município de Dom Basílio, sofreu um acidente de moto na noite do último domingo (19), quando retornava para sua residência. Buzim perdeu o controle de direção da motocicleta que conduzia, onde foi inevitável a queda. O capacete da vítima caiu e a mesma acabou chocando a cabeça contra o solo. Fernando foi socorrido em estado grave e encaminhado para uma unidade hospitalar, porem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na última segunda-feira (20), após ser transferido para Vitória da Conquista. Buzim era músico e fazia parte da Banda Sabor da Bahia, amigos e familiares estão comovidos com sua morte. O musico era muito conhecido e querido em sua comunidade, que parou para receber seu corpo.



Prefeito sanciona lei que cria mais de três novos distritos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), sancionou na última semana a lei (1820/2017) que aumenta de 4 para 7 o número de distritos da capital do minério. O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, em sessão na Cãmara de Vereadores. "Foi um projeto aguardado há décadas. O vereador Léo Vasconcelos, já tinha esse projeto, apenas fizemos o reconhecimento formal dos três distritos na nossa cidade. Agora, nós temos sete distritos formalmente reconhecidos. Isso tem implicações muito importantes, que vão desde implicações jurídicas até implicações sociais", disse o prefeito durante entrevista ao 97NEWS. Com a sanção, o texto aprovado deve entrar em vigor assim que publicado no Diário Oficial do Município. Comunidades amplamente conhecidas como Umburanas, Samambaia e Arrecife serão beneficiadas com a decisão, o que também ajuda na organização e administração da cidade. Com a sanção, Brumado contará com os seguintes distritos; a Sede, Arrecife, Cristalândia, Itaquaraí,  Samambaia, Ubiraçaba e Umburanas. 

 



Fique Esperto: Mensagem que diz que eleitor que não realizar biometria será multado é falsa

Foto: Agência Brasil

Nos últimos dias começou a circular nas redes sociais uma informação de que o eleitor que não realizar a biometria seria multado em R$ 150 e seus documentos seriam cancelados. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se pronunciou sobre o assunto e negou a informação. Embora a notícia sobre a multa não passe de um boato, o procedimento é obrigatório e pode causar prejuízos para o eleitor. Caso não realize a biometria, por exemplo, a pessoa terá o título cancelado e não poderá receber benefícios sociais do governo, tomar posse em concurso ou pedir empréstimos e bancos públicos. O recadastramento poderá ser realizado até 31 de janeiro e, na Bahia, 51,62% dos eleitores já realizaram o procedimento.



Tentativa de Neto de ‘esconder Geddel é confissão de culpa’, diz Solla

(Foto: Reprodução)

O deputado federal Jorge Solla (PT) criticou, nesta terça-feira (21), o pedido feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), à Justiça para impedir que o PT vincule sua imagem à do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB). A solicitação do democrata foi acatada pelo Judiciário.“ACM Neto tentar esconder Geddel é confissão de culpa. Seu advogado [Ademir Ismerim] teve a desfaçatez de chamar de ‘fatos mentirosos’ uma aliança que é pública e sobre a qual há fartos vídeos, fotos e declarações públicas de lealdade e afeto”, atacou o petista. O parlamentar ainda condenou o fato de o prefeito manter na administração municipal indicados do ex-ministro Geddel. “Poderia ter feito uma autocrítica e rompido com Geddel, não teria esse constrangimento de ter que censurar a oposição. Mas inexplicavelmente não o fez até hoje, mantém na prefeitura os seus indicados. Terá o prefeito medo do que Geddel pode vir a dizer sobre ele?”, indagou o petista. 



Intermunicipal 2017 terá um campeão inédito

Euclides da Cunha e Eunápolis decidirão o título pela primeira vez | FOTO: Reprodução/Ligeirinho do Esporte

A maior competição de futebol amador do Brasil terá um campeão inédito em 2017. Pela primeira vez na história do campeonato, Euclides da Cunha e Eunápolis decidirão o título. Na rodada de volta da semifinal, no último domingo (19), os finalistas deixaram Itabela e Santo Amaro para trás. Em Itabela, Euclides, que já havia vencido em casa por 3 a 1, voltou a bater a equipe itabelense, desta vez por 2 a 1 e chegou à sua terceira final (foi vice-campeã em 2002 e 2003). Já Eunápolis, que venceu Santo Amaro em casa por 1 a 0 suportou a pressão da seleção de melhor campanha do certame e segurou o 0 a 0, na casa da adversária, que lhe deu a vaga na primeira final da sua história. Agora, na disputa do título, Euclides, com melhor campanha, fará o segundo e decisivo duelo em sua casa. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda divulgará a tabela detalhada com datas e horários das finais. 



Conquista: Homem quase é linchado após ser flagrado filmando partes íntimas de menor

Incidente aconteceu na manhã desta terça-feira (21). Polícia precisou isolar o suspeito, que por pouco não foi linchado (Foto: BDM)

Policiais militares intervieram em um quase linchamento, que ocorreu na manhã desta terça-feira (21), na praça 10 de Novembro, centro de Vitória da Conquista. Um indivíduo teria sido flagrado filmando as partes íntimas de uma adolescente. Populares vendo a cena começaram a espancar o homem. Rapidamente, militares da 77ªCIPM próximos isolaram o suspeito e evitaram um mal maior. O pervertido foi encaminhado ao Disep, onde foi flagranteado, mediante várias testemunhas que se prontificaram.



Ituaçu: Suspeito de ser um dos autores do assalto à joalheria em Brumado morre em troca de tiros com a Polícia

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A página policial de Ituaçu teve um capítulo mais intenso na manhã desta terça-feira (21), já que, após uma troca de tiros com policiais militares, um homem conhecido como "Negão da Lapa", identificado como Valdir Barbosa de Santana, que era foragido da Polícia e tinha, inclusive, um mandado de prisão em aberto, acabou indo a óbito. Ele que, segundo informações ainda não oficiais, teria sido um dos criminosos que assaltou uma joalheria no centro de Brumado no último dia 16 de novembro no centro de Brumado. Ele, que estava conduzindo uma motocicleta que tinha indícios de ser fruto de roubo, além de fardas de uma empresa da região, também é suspeito de praticar vários outros assaltos na região. Valdir estava de posse de um revólver calibre 32 e de uma garrucha, que foram as armas utilizadas no confronto com a Polícia. 

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)


Maetinga: Homem é preso por porte ilegal de arma; ele estava com uma calibre 12

A arma apreendida e os cartuchos também foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Após ter recebido a informação anônima de que um homem estava em estado descontrolado e de posse de uma arma branca, ameaçando um cidadão, após um desentendimento, uma guarnição da Polícia Militar partiu em diligência e, ao chegar ao local, se deparou com uma cena um tanto quanto diferente. A diferença foi grande inclusive, já que, ao invés de uma arma branca, o suspeito estava era de posse de uma espingarda calibre 12, além de 07 cartuchos intactos. Segundo informações do comando da 34ª CIPM, o homem, identificado como Valdilson Barbosa Viana, foi preso na hora e conduzido à DP, onde foi formalizada o porte ilegal de arma de fogo.



Luto: Sepultada a jovem universitária Letícia Santos, vítima de acidente na BA-263 em Itapetinga

(Foto: Arquivo Particular)

O corpo da jovem Letícia Santos foi sepultado na tarde desta segunda (20) em Ilhéus, local onde ela residia. Leticia morreu na madrugada do último domingo (19), na BA-263, nas proximidades de Itapetinga. No veículo, também estava uma amiga de nome Yanka Cardoso e dois rapazes itapetinguenses. Segundo informes, os 4 se encontravam no veículo transitando na todovia, quando passaram por um outro carro que estava no meio fio, e com sinais de ter sofrido um acidente. Ao pararem e descerem do carro, eles foram atingidos por um veículo de uma funerária, que transitava no local.Os quatro jovens foram hospitalizados, os rapazes com pequenas fraturas, as duas jovens em estado critico. Leticia acabou falecendo. Yanka ainda se encontra hospitalizada. Leticia era estudante do Curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Ilhéus. Nas redes sociais o clima era de consternação e perplexidade.



Ciclistas brumadenses do MTB fazem bonito no Iº Desafio dos Gerais em Caetité

(Foto: 97NEWS)

O Ciclismo em Brumado foi uma das categorias esportivas que mais evoluiu nos últimos anos e, com isso, resultados expressivos vêm sendo obtidos nas mais diversas provas realizadas na Bahia e no Brasil. No último domingo (19), um grupo de ciclistas do MTB - Mountain Bike participaram na cidade de Caetité do 1º Desafio dos Gerais de MTB. Em uma prova de muitos obstáculos, tendo o vendo como maior adversário, os atletas passaram pelo circuito que margeava as imponentes torres eólicas. Com a participação de ciclistas da elite, Leandro Amorim (Léo), ficou com a segunda colocação e Fernando em quarto lugar, comprovando o ótimo nível do ciclismo da capital do minério. “Caetité tem uma bela paisagem rural e pedalar pelo município, além de fazer bem para o corpo, faz bem para a mente”, comentou Fernando. Os atletas brumadenses se prepararam para próxima competição que será realizada na cidade de Barra da Estiva, onde esperam conquistar resultados ainda mais expressivos.

(Foto: 97NEWS)


Novas mudanças nas certidões de nascimento, casamento e óbito passam a valer nesta terça

Foto: Divulgação

As certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes a partir desta terça-feira (21). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os registros que passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF. A intenção é a de que o documento se torne o número de identidade civil único. Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo "filiação" e não mais o termo "genitores". De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil. Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes. Em setembro, o presidente Michel Temer sancionou a lei que muda as regras para registro de nascimento e casamento, que, entre outros pontos, permite que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto. Defensores das mudanças nas regras de registro argumentavam que pequenos municípios não têm maternidades, o que obriga as grávidas a se deslocarem para outras cidades para darem à luz. Nesses casos, pode acontecer de o bebê ser registrado em uma cidade com a qual os pais não têm vínculo afetivo.



Aluna brumadense conquista `XVI Prêmio Denatran´ na faixa etária até 12 anos e 11 meses

Foto: Reprodução

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou o XVI Prêmio Denatran de Educação de Trânsito com o tema “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”, com objetivo incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema educação para o trânsito. Uma parceria com escolas da Rede Estadual e Municipal de ensino. A aluna brumadense Kamilly Stefane Queiroz Miranda, de 12 anos, estudante do Colégio Municipal Graça Assis, na Avenida Centenário, com o apoio da professora Carla Dias Fernandes, representou o município com o projeto "Jogo Lúdico Infantil", e acabou vencendo na categoria (Faixa etária até 12 anos e 11 meses). De sua própria autoria, o jogo chama a atenção dos condutores quanto a atenção com as regras de trânsito e terem mais respeito com os pedestres. Milly como é mais conhecida na escola, diz ainda não saber qual curso irá fazer na faculdade, mas tem um futuro promissor. “O trânsito precisa ser mais seguro e os motoristas devem também fazer sua parte, respeitando o direito de cada cidadão, com esse jogo espero poder contribuir para mudar essa realidade”. Afirmou Kamilly. O Superintendente de Trânsito e Engenheiro, André Cardoso, parabenizou a estudante, destacando a importância da participação infantojuvenil, bem como do cidadão na organização de um trânsito mais seguro. 



Solteira sim, sozinha nunca: Pesquisa diz que mulheres se sentem mais felizes solteiras que os homens

Foto: Divulgação

Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido pela Mintel, as mulheres preferem a vida de solteira mais do que os homens. De acordo com o estudo, enquanto 61% das mulheres solteiras está feliz com o seu estado civil, os homens chegaram apenas a 49%. A pesquisa também mostrou que 75% do público feminino que foi questionado não estava em busca de um parceiro no ultimo ano, enquanto os homens somaram 65% dessa categoria. "Há evidências de que as mulheres gastam mais tempo com tarefas domésticas do que os homens e eu acho que elas também são mais responsáveis pela carga emocional. Então elas continuam fazendo o serviço doméstico e cozinhando e coisas como maior envolvimento emocional", diz Emily Grundy, professora da Universidade de Essex. Um dos motivos apontados para a felicidade da mulher solteira é porque para elas, geralmente requer mais esforço e trabalho do que para os homens estar em uma relação, e isso faz com que elas se sintam mais felizes solteiras. Além disso, há fatores como gastar mais dinheiro e tempo mantendo a aparência, fazendo mais tarefas e encontrando soluções para os problemas.  Outro motivo apontado para que a mulher seja mais feliz fora de um relacionamento é a maior facilidade que elas têm em socializar, por serem mais propensas a terem amigos muito próximos, com quem podem contar em momentos de necessidade. "As mulheres tendem a serem melhores em possuir meios alternativos de contatos e confidentes, enquanto os homens costumam confiar bastante em suas esposas e têm poucos laços sociais", completa a professora. 



Lava Jato: PF ataca corrupção na Transpetro na 47ª fase da operação; uma pessoa foi presa na Bahia

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (21), a 47ª fase da Operação Lava Jato, denominada Operação Sothis, contra supostos desvios na Transpetro. Nesta etapa, investigadores miram empresa usada para intermediar suposto esquema de propinas de uma empreiteira para um funcionário da subsidiária da Petrobras. Segundo a PF, 40 agentes estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária, e cinco mandados de condução coercitiva nos Estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo. Na Bahia uma pessoa já foi presa, mas ainda não teve o nome divulgado. A ação policial tem como alvo principal a investigação de empresas e seus respectivos sócios na operacionalização de um esquema de repasses ilegais para  um ex-gerente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, seus familiares e intermediários, suspeitos de operacionalizarem o recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por empresa de engenharia, entre setembro de 2009 e março de 2014, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros. O preso será levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O nome da ação foi dado em razão de uma das empresas investigadas ter o nome Sirius. A estrela Sirius era chamada pelos egípcios de Sothis. Ainda de acordo com o MPF, as investigações começaram após a colaboração premiada dos executivos da empresa investigada. Os procuradores confirmam que há provas que indicam que o ex-gerente recebeu suborno para favorecer a empresa em contratos com a Transpetro.



Bahia: Combustível continua caro porque distribuidora não repassou reajuste

Foto: Conteúdo 97News

Mesmo com a redução da gasolina, em 3,8%, e do diesel, em 1,3%, parece que o barateamento do preço não foi sentido por consumidores baianos. Segundo o Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia (Sindicombustíveis-BA) mesmo com a determinação da Petrobrás, a distribuidora BR não repassou o reajuste. “O impacto do reajuste no preço final ao consumidor depende de outros fatores da cadeia de combustíveis, principalmente das distribuidoras. O que está acontecendo é que a BR não repassa as reduções, somente os aumentos, e os donos de postos não têm como vender mais barato”, disse o presidente do Sindicombustíveis Bahia, José Augusto Costa.



Zé Carlos de Jonas agradece a administração municipal pelas obras de reestruturação do riacho que serve a Lagoa de Tamboril

O vereador Zé Carlos de Jonas e o presidente da Associação de Tamboril Mateus Ferreira acompanhando as obras (Foto: Assessoria Parlamentar)

Com as sucessivas e intensas estiagens dos últimos anos, inúmeras comunidades do meio rural não enfrentam um colapso no abastecimento devido às lagoas, que são a "tábua de salvação" nessa hora. Dentro deste cenário, está a Comunidade do Tamboril, a qual possui uma das maiores lagoas do município, a qual, nos últimos tempos estava tendo a sua capacidade de armazenamento comprometida, já que o riacho que era a vertente principal que abastecia a mesma se desnivelou e, com isso, muita água estava se perdendo. Diante disso, o vereador Zé Carlos de Jonas, juntamente com o presidente da Associação Comunitária de Tamboril, Mateus Ferreira da Silva, buscaram o apoio da prefeitura municipal para resolver o problema. A solicitação foi prontamente atendida pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, que autorizou o envio de máquinas para realizar o serviço de reestruturação e direcionamento, o qual foi concluído na última sexta-feira (18) trazendo muita alegria para centenas de famílias que utilizam o manancial, não somente de Tamboril, mas também das comunidades circunvizinhas. O vereador Zé Carlos de Jonas também ficou muito satisfeito com a ação e fez questão de citar que "mais uma vez eu venho agradecer ao prefeito Eduardo, que atendeu mais uma vez a nossa solicitação" e complementou dizendo que "aquela lagoa é muito importante para garantir o abastecimento das famílias, ainda mais em tempos de seca intensa como vem acontecendo, por isso os serviços vieram trazer grande tranquilidade pois estava se perdendo muito água e, agora, com o período das chuvas, o reservatório deverá ficar com sua capacidade máxima".



Acusado de 'gestão temerária', Ivã de Almeida deve renunciar ao cargo de presidente do Vitória

(Foto: Galáticos OnLine)

Enquanto dentro das quatro linhas o Vitória ainda segue lutando pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, nos bastidores as movimentações políticas do clube seguem a todo vapor. Enquanto alguns grupos se organizam para a provável eleição que deve acontecer no final desse ano, o presidente licenciado, Ivã de Almeida, planeja renunciar ao cargo. A informação foi divulgada pelo jornalista Glauber Guerra e confirmada pelo site Galáticos Online. A tendência é que Ivã faça o anúncio da sua decisão logo após a Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá no próximo sábado, dia 25 de novembro, onde os sócios votarão pela destituição do mesmo. Depois disso, a oficialização da renúncia deve acontecer no dia 4 de dezembro, após o término do Brasileirão. Depois da renúncia oficializada, o presidente do Conselho Deliberativo do Leão, Paulo Catharino Gordilho Filho terá 48 horas para convocar novas eleições para o Conselho Diretor do clube. Vale lembrar que Ivã está licenciado do cargo de presidente desde o dia 19 de julho e é acusado de “gestão temerária” por conselheiros.



PGR defende manutenção de prisão de Geddel Vieira Lima

(Foto: Reprodução)

A procuradoria-geral da República se manifestou nesta sexta-feira (17) contra recurso apresentado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima em que pede a revogação de sua prisão preventiva. Nas contrarrazões ao agravo do político, o MPF argumenta que a manutenção da prisão é necessária para preservar a ordem pública e assegurar o cumprimento da lei penal. Geddel foi preso no dia 5 de setembro, após a apreensão de R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador. O caso, inicialmente investigado na primeira instância, foi deslocado para o Supremo Tribunal Federal (STF) após o surgimento de indícios de participação do deputado federal Lúcio Vieira Lima, que é irmão de Geddel, na prática do crime. Na manifestação assinada pelo vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, o MPF rebate os argumentos da defesa do ex-ministro, sustentando a legalidade das duas decisões que determinaram a prisão preventiva do político, em um intervalo de dois meses. Frisa ainda a existência de provas segundo as quais, o ex-ministro manteve práticas delitivas até o dia 27 de outubro. 



'Essa cobrança da energia dos poços tem que ser revista com urgência', afirma vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro fez um pronunciamento dizendo que a cobrança tem que ser revista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre tendo um discurso firme e impactante em defesa dos interesses populares, o vereador Zé Ribeiro (PT), desta vez, vem levantar a bandeira contra a transferência das contas de energia dos poços artesianos das comunidades rurais que foi autorizada pela prefeitura municipal. Na última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, Zé Ribeiro, aproveitando o pronunciamento, em forma de apelo, do presidente da Associação Comunitária do Povoado de Lagoa de São João, Paulo de Carvalho Novaes, mais conhecido como "Paulo de Bia", fez uso da palavra que foi aberta aos parlamentares e declarou que "essa cobrança é totalmente inoportuna, pois vivemos tempos dificéis de forte crise financeira, além do que, este ano a seca foi ainda mais intensa, castigando as comunidades rurais, então, fica difícil de aceitar uma medida como essa". Ele ainda argumentou que "o próprio presidente da Associação da Lagoa de São João mostrou o valor da conta que é de quase R$ 2 mil, o que é um valor muito alto para quem vem sofrendo com as agruras da estiagem e da crise econômica". O vereador ainda destacou que "acredito que possa existir uma saída para esse impasse com as próprias verbas da Cosip, que podem ser aplicadas no pagamento dessas contas de energia, aliviando assim esse tormento que ronda os moradores do meio rural, além do que isso não seria um desvio de setores, seria a aplicação de um dinheiro que é arrecadado da energia". 

'Paulo de Bia' espera que a união dos vereadores possa contribuir para que a cobrança seja revista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

'Não poderemos pagar essas contas', clama presidente da Associação de Lagoa de São João 

Usando a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado, o presidente da Associação Comunitária do Povoado de Lagoa de São João, Paulo de Carvalho Novaes (Paulo de Bia) fez um apelo contundente solicitando o apoio dos vereadores no sentido de convencer a gestão municipal para voltar atrás da ação de transferência de cobrança das contas de energia dos poços artesianos que abastecem a comunidade. Segundo ele as contas giram em torno dos R$ 1,8 mil, um valor muito substancial que não dará para ser alcançado pelos moradores. "Muitos perderam o Bolsa Família e, com a seca tão intensa, as roças não produziram nada, então, uma cobrança alta como essa chega a desesperar a todos nós". Ele ainda falou que "espero que os vereadores se unam nessa causa e convençam a prefeitura a voltar atrás dessa decisão". 



Presos fogem de complexo policial superlotado no município de Alagoinhas

A polícia informou que os doze fugitivos estavam nas celas com outros 111 detentos, capacidade máxima é de 38 presos | FOTO: Divulgação/Polícia Civil |

Ao menos 12 detentos conseguiram fugir do Complexo Policial de Alagoinhas, no nordeste da Bahia, após cortar a tela do teto da delegacia, na madrugada de domingo (19) para segunda (20). Até a manhã, nenhum deles havia sido recapturado. A polícia diz que os presos serraram as grades das celas e depois o teto. Conforme publicação do site G1, no momento da fuga policiais estavam de plantão, mas eles não perceberam a ação dos presos. A polícia informou ainda que os doze fugitivos estavam nas celas com outros 111 detentos. No entanto, a delegacia só tem capacidade para 38 presos. Em agosto deste ano, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil pública determinando que a Justiça interditasse parte do complexo, por abrigar mais que o dobro de presos da capacidade. O MP havia pedido a transferência imediata dos presos excedentes para as cidades de origem ou para outra unidade do sistema prisional estadual, mas nada foi feito.