ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Homem morre em acidente com moto próximo a Ibicaraí

(Foto: Blog do Anderson)

Um homem morreu em um acidente em um trecho da BR-145, nesta segunda-feira (12). Segundo informações, o fato ocorreu perto de Ibicaraí, no Litoral Sul. Pelas redes sociais, amigos da vítima lamentaram o ocorrido. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária e o Departamento de Polícia Técnica registraram e apuram as circunstâncias do acidente. A identidade da vítima não foi informada.



Debate: Campanha na Web gera debate sobre fantasia de índio no Carnaval

Foto: Reprodução

Uma campanha tem gerado grande repercussão nas redes sociais e tem levantado uma polêmica sobre uma das fantasias mais utilizadas no Carnaval por todo o Brasil. A campanha “Índio Não É Fantasia” tem se espalhado na Internet e tem sido alvo de discussões sobre esse assunto. A artista indígena Katú Mirim começou essa campanha alegando que os índios existem e resistem apesar de todos os aspectos do mundo moderno. Por isso, ela acha que a cultura indígena deve ser respeitada e não alvo de fantasias que, para ela, são depreciativas em relação a cultura deles. Apesar desse posicionamento de Katú Mirim, essa opinião não é compartilhada por todos da cultura indígena. O presidente da Associação Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas Aldeia Maracanã, Afonso Apurinã, discordou da indígena em entrevista para o site “O Globo”: “Não vejo nada demais desde que haja respeito, sem tom de deboche”. Mesmo com a grande repercussão, a Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não se posicionou sobre o caso.



Jojo Todynho é destaque na Beija-Flor e esbanja simpatia na Sapucaí

Jojô Toddynho (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

A funkeira Jojo Todynho esbanjou simpatia ao chegar na Sapucaí na madrugada desta terça (13). Ela será destaque em alegoria da Beija-Flor de Nilópolis, última escola a desfilar. A cantora estava cercada de seguranças, recebeu o carinho do público e antes de entrar no camarim, sorridente, fez questão de cumprimentar a todos. Jojo chegou à Avenida quando Pabllo Vittar, que também será homenageada pela escola de Nilópolis, estava se arrumando e afirmou: "Não tem rivalidade, a gente se encaixa direitinho", disse Jojo. A funkeira ainda elogiou a amiga: "Ela é meu amor, ela é minha giganta. Respeito a diversidade. Não tem rivalidade, aqui é muita parceira", enfatizou. Jojo mandou recado para os críticos. "Ou engole, ou fica passando mal. Esquece!", disse a cantora, que destacou que está passando mal com a fantasia. "Tô toda apertada, não dá para sambar, mas dá para fazer um remelexo". Jojo não perdeu o bom humor nem depois que, por causa de uma confusão da escola, ela acabou andando bastante para ir até a seu carro na concentração e depois teve que voltar toda a distância até a concentração novamente, já que ela terá que subir usando o Carvalhão. "Nossa, gente! Lá embaixo. Tô com muito calor!", falou ela enquanto ainda andava. Durante todo o caminho, no entanto, ela fez questão de cumprimentar todos que falavam com ela. "Esse carinho é muito gostoso e gratificante. É o retorno por todo o trabalho. Trato as pessoas do jeito que gosto que me tratem. O problema das pessoas é acharem que são melhores que as outras. E o mundo não vai melhorar até que a gente mude por dentro", ensina ela, que fez apenas 21 anos no domingo (11).



Poções: Travesti é baleada na BR-116 e morre no HGVC; uma jovem também foi atingida

(Foto: Reprodução)

Na noite desta segunda-feira (12) uma travesti foi baleada por três disparos de arma de fogo no bairro Pituba, às margens da BR-116, em Poções. Conforme apuramos, a vítima foi identificada apenas como Keila, que chegou a ser socorrida por uma ambulância de resgate da ViaBahia e levada ao Hospital de Base de Vitória da Conquista (HGVC), mas não resistiu e morreu. Durante os tiros, uma jovem, identificada como Raquel Ferreira, de 26 anos, também foi atingida no braço, foi socorrida por uma ambulância e passa bem. Os suspeitos de cometer o assassinato, dois homens em uma moto, conseguiram fugir. A Polícia Milita registrou a ocorrência. A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil do município. 



Ex-prefeito de Valença é encontrado no Espírito Santo após 25 dias de sequestro

(Foto: Reprodução)

Como previsto pela Polícia Civil, os sequestros estão aumentando na Bahia, o que causa uma grande preocupação às autoridades. Diferentes de outros estados da federação, a Bahia vem registrando vários casos nesse sentido. Nesta segunda-feira de caranval, um outro sequestro que já durava quase um mês teve o seu final e, feliz, já que o ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo foi liberado pelos sequestradores. Ele que o fundador das lojas Guaibim, é considerado um empresário de muito sucesso. Segundo informações, ele foi libertado no estado do Espírito Santo e já teria retornado para a sua residência. As informações, porém, são extraoficiais. Também não se sabe se ele foi solto mediante pagamento de resgate e se o seu estado de saúde foi afetado. 



Cipe/Chapada captura falso guarda municipal armado

Adriano Santos Teles foi localizado após uma denúncia anônima enviada através do WhatsApp da unidade. (Foto: Ascom Cipe/Chapada)

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada prenderam, na noite de domingo (11), um falso guarda municipal, na cidade de Ruy Barbosa, localizada a 321 quilômetros de Salvador. Adriano Santos Teles foi localizado após uma denúncia anônima enviada através do WhatsApp da unidade. Com o criminoso foram encontrados um distintivo da Guarda Municipal, um revólver calibre 32, um simulacro de pistola, uma algema e um coldre para colocar arma. A prisão ocorreu na Rua Tomé de Souza, bairro São Francisco. “Estamos com as equipes empregadas na Operação Carnaval, mas o patrulhamento de rotina segue sendo realizado. Agradecemos a ajuda da população. Podem nos acionar via WhatsApp que vamos até o local”, garantiu o comandante da Cipe/Chapada, major PM Ricardo Passos. O falso guarda e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Itaberaba.



Cresce a aflição de família de caminhoneiro desaparecido

(Foto: Divulgação)

Está desaparecido desde a última quarta-feira (7), o caminhoneiro conquistense Sidnei Vieira Silva, de 46 anos, morador do bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista. Segundo familiares, que procuraram o Blog do Marcelo, Sidnei fez um último contato naquele dia, quando estava em Luis Eduardo Magalhães, dirigindo uma carreta Mercedes-Benz branca, prestes a atravessar a divisa com o Estado de Tocantins. Desde então, não houve mais nenhuma outra comunicação. Aflitos e desesperados, familiares do caminhoneiro pedem informações sobre seu paradeiro. Qualquer indicação de onde Sidnei estiver deve ser relatada pelo telefone (77) 98822-3444.



Que Tiro foi Esse?: Jovem é baleado no peito durante evento de 'paredão'

(Fotos: Reprodução)

Um homem identificado apenas como “Fellipe Angolano”, morador de Itororó foi alvejado no distrito de São José do Colônia com um tiro no peito na madrugada desta segunda-feira, 12. Segundo informações colhidas no local, Fellipe estava bebendo no distrito onde estava ocorrendo uma festa de paredão quando foi alvejado por um homem ainda sem identificação. O jovem foi socorrido e está internado no Hospital de Base de Vitória da Conquista. A polícia segue investigando a motivação da tentativa de homicídio.



Brumado: Homem é detido por porte ilegal de arma na manhã de hoje (12)

O revólver apreendido com o suspeito (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Mesmo sem a realização dos festejos carnavalescos na cidade, a Polícia Militar não deu tréguas no combate à violência, promovendo uma sensação de segurança muito positiva. Apesar de poucas ocorrências, já que um grande número de brumadenses aproveitou o feriado prolongado para viajar, alguns incidentes isolados acabaram acontecendo. Um deles foi registrado na manhã desta segunda-feira (12) no Bairro das Flores, mais especificamente no cruzamento das ruas Sargento Antenor e Visconde de Ouro Preto, onde um homem suspeito, identificado como Rogério de Souza Lobo (39), que estavam em atitude suspeita, acabou sendo autuado em flagrante por porte ilegal de arma, já que estava de posse de um revólver Taurus, calibre 38, com duas munições intactas. Ele possui um mandado de prisão expedido pela Comarca de Lauro de Freitas. Diante das evidências, o suspeito foi levado, juntamente com a arma, para a 20ª Coorpin, ele está à disposição da Justiça.



Obras de reestruturação do CMEAS estão em ritmo acelerado

Operários trabalham em ritmo acelerado para que as obras terminem antes do prazo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um alto índice de resolutividade, sendo considerado um referencial na área educacional de Brumado, o CMEAS – Centro Municipal de Educação Agamenon Santana, se tornou o centro de uma polêmica nas redes sociais, já que a unidade escolar está passando por uma ampla reforma e ampliação. Então, devido a isso, momentaneamente, os alunos foram transferidos para as antigas instalações da Escola Santa Rita de Cássia, as quais não estavam num estado de conservação muito positivo. A secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, explicou que os motivos principais que levaram à esta tomada de posição foi para não prejudicar o ano letivo dos alunos, já que se fosse retardo o início das aulas, eles teriam que ter aulas no período das férias, o que iria atrapalhar a vida dos pais. A reportagem do 97NEWS foi verificar o andamento das obras de reforma do CMEAS, já que a grande preocupação é que se as mesmas podem se arrastar por mais tempo do que o previsto. O que se viu foram os operários trabalhando em ritmo intenso, o que poderá fazer com que o prazo seja bem encurtado. Ainda segundo informações a SEMEC está tomando todas as providências para que as obras terminem o quanto antes para que os alunos voltem ao seu local de origem, que contará com uma logística muito mais moderna. 

A nova estrutura contará com uma logística bem mais moderna e funcional (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


BA 148: PRE e TOR intensificam blitzes na Serra das Almas

As blitzes continuarão até a quarta-feira de cinzas (Fotos: 97NEWS Conteúdo)

Como Brumado não realiza mais os festejos carnavalescos, a BA-148 é considerada a principal via de acesso dos brumadenses à folia momesca, já que o destino final é a histórica cidade de Rio de Contas que acabou aproveitando da lacuna, substituindo o vazio que ficou no coração dos foliões da capital do minério. Então, agora, além dos livramentenses, os brumadenses também vão curtir o Carnaval de Rio de Contas, então, diante disso, a PRE e o TOR se uniram para dar mais segurança aos condutores, já que a estrada, quase em todos os anos acaba registrando acidentes, alguns com vítimas fatais inclusive. Estão sendo realizadas blitzes sistemáticas, no trecho da Serra das Almas, que é considerado o mais perigoso, o que vem inibindo os abusos e, consequentemente, terão resultados positivos na redução dos acidentes, já que, a grande maioria deles é motivada pelo excesso de velocidade e a embriaguez. As blitzes terão sequência até a tarde da quarta-feira de cinzas. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, somente um acidente acabou sendo registrado, o qual ocorreu no sábado (09), envolvendo dois jovens de Dom Basílio, os quais tiveram uma queda de motocicleta. Eles foram levados pelo SAMU 192 para a UPA 24h de Livramento, onde receberam atendimento médico e ficaram sob observação. 



Chuvas provocam rompimento da pista da BA-026; motoristas devem redobrar os cuidados principalmente à noite

A pista cedeu e um grande buraco se formou, por isso os riscos de acidentes existem (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As precipitações pluviométricas que caíram sobre toda a região sudoeste neste início do mês de fevereiro causaram estragos nas cidades, mas também em várias rodovias. Um dos trechos mais preocupantes fica na BA-026, que faz a ligação da BR-030 com o município de Malhada de Pedras. O local próximo à Comunidade Rural de Empoeira, requer mesmo todo o cuidado dos condutores que forem passar pelo local, especialmente no período noturno, já que a pista está rompendo e o risco de acidentes é uma realidade. Populares colocaram galhos de árvores como sinalização, mas, eles são insuficientes, já que um grande buraco se formou. Não se sabe até o momento quando os serviços de recuperação da pista serão feitos, então, até lá, fica o alerta para quem irá passar por aquela estrada. 

Galhos foram colocados para alertar os motoristas, mas no período noturno os riscos são muito maiores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Emoção, disputa e um grande público na 3ª rodada do Gauchão 2018

O Gauchão 2018 está sendo um grande sucesso (Foto: 97NEWS)

Em sua quarta edição, o Campeonato do Gauchão, realizado pela Associação dos Moradores do Bairro Baraúnas, com apoio do vereador Elias Piau, vem se estabelecendo como um dos torneios mais importantes do calendário esportivo brumadense. Em pleno domingo de carnaval, aconteceu a terceira rodada que contou com a presença de um grande público, com duas partidas muito emocionantes e com a disputa até o minuto final. No primeiro confronto a equipe do Real Campo goleou o Atlético de Madri pelo placar de 3X0, confirmando que é uma das favoritas ao título. No segundo jogo as equipes do Espinheiro e Olhos d’Água empataram pelo placar de 1X1. Neste ano o evento está contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, que está expandindo as suas ações na área esportiva. Confira fotos do evento: 



Diretor-geral da PF diz que não vai pedir demissão após polêmica

(Foto: Reprodução)

O diretor-geral da PF, Fernando Segovia, afirmou hoje à Coluna que não pedirá demissão do cargo por causa da polêmica em torno de suas declarações à agência Reuters. O delegado sugeriu, segundo noticiado pelo site de notícias, que o inquérito que investiga o presidente Michel Temer deve ser arquivado. Segovia alegou que foi mal interpretado sobre suas declarações. O presidente Temer é suspeito de beneficiar via decreto a empresa Rodrimar, que atua no porto de Santos. O decreto ampliou o prazo para atuação da empresa no porto. O presidente nega as acusações. Nos últimos dias, Temer se mostrou incomodado com questionamentos do que recebeu do delegado que cuida do inquérito, Cleyber Lopes. A Coluna apurou que o inquérito ainda está em fase de diligência. Na próxima semana, Segovia terá que se explicar ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, relator do inquérito contra Temer. O ministro tomou a decisão com base na reportagem da Reuters. Hoje, a agência de notícias retificou informação de que Segovia afirmou que o inquérito seria arquivado para indicou. Segundo a Reuters, Segovia afirmou na sexta: “Até agora não apareceu absolutamente nada que desse base de ter uma corrupção…então assim os indícios são muito frágeis, na realidade, de que haja ou que houve algum tipo de influência realmente porque em tese o decreto não foi feito para beneficiar aquela empresa.” 



Barra do Choça: Identificadas as vítimas do triplo homicídio; cidade vive clima de medo

(Fotos: Reprodução Whatsapp)

Foram identificadas as vítimas do triplo homicídio ocorrido na noite deste domingo (11), em Barra do Choça. Elas foram executadas a tiros em pleno centro da cidade. Na praça Castro Alves, a vítima foi o jovem Douglas R.O, de 17 anos. Na Avenida Brasil, foram assassinados, Flavio S.S, 19 anos e Jordélio A.O, 17 anos. De acordo informações da GCM, os autores dos disparos chegaram em duas motocicletas. Os crimes abalaram toda a cidade, pois havia mais de 40 dias sem sem nenhum registro de homicídio em Barra do Choça. Estes foram os primeiros homicídios deste ano. Agentes do Departamento de Polícia Técnica estiveram no local e colheram vestígios do crime. A policia militar foi acionada, e foram feitas rondas, porém os criminosos não foram encontrados. 



Mudanças no Facebook podem afetar eleição e favorecer fake news, dizem especialistas

(Foto: Reprodução)

Especialistas avaliam que a alteração feita pelo Facebook no algoritmo da rede social pode favorecer à disseminação de notícias falsas (as chamadas “fake news”). A mudança tem como objetivo privilegiar conteúdo de interação pessoal, em vez daquele produzido por empresas de notícias. O coordenador do curso de ciência de dados da Future Law/ IDP-São Paulo, Alexandre Zavaglia Coelho, afirma que, além das fake News, a alteração pode contribuir para ‘a criação de bolhas de pensamento, até a diminuição de canais de notícias, tão importantes para a diversidade de pensamento e para a democracia’. “Considerando que boa parte da população já consome notícias pelas redes sociais, programar os algoritmos para privilegiar conteúdo de outros usuários e diminuir a propagação de conteúdo gerado pelo jornalismo profissional pode causar distorções com graves consequências sociais”, destaca Alexandre Zavaglia Coelho. A advogada especializada em direito eleitoral, Karina Kufa, indica que o momento foi inoportuno para o teste da rede social. “Uma mudança no algoritmo da rede, além de impactar na publicação de fanpages, gera uma grande preocupação para as próximas eleições, já que fake news produzidas e compartilhadas pelos “amigos” terão maior alcance do que as notícias do jornalismo, trazendo uma enorme insegurança à lisura eleitoral”, afirma. 



Bandidos com arma de guerra explodem banco em Macarani, na Bahia

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Uma agência bancária e um posto de atendimento foram explodidos na madrugada desta segunda-feira (12/2) no município de Macarani, a 630 km de Salvador. Agentes da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) informaram que o ataque aconteceu por volta das 2h30 e foi praticado por bandidos divididos em três carros. Ainda de acordo com os policiais, os homens estavam munidos com armas de guerra, se dividiram e explodiram terminais do Banco do Brasil e do posto de atendimento.Depois da ação, os criminosos fugiram pela estrada que liga Macarani a Itapetinga. Policiais das Companhias Especializadas de Policiamento fazem rondas na região para localizar o grupo.



Polícia Militar caça autores do triplo homicídio em Barra do Choça

A primeira, foi atingida em frente a Padaria Maravilhosa, na Praça Castro Alves. Os outros dois foram assassinadas na Avenida Brasil ( Foto: Adriano Cruz)

Ainda não foram identificado os três homens assassinados a tiros na noite deste domingo, 11/02 em Barra do Choça. De acordo informações, homens em um veículo efetuaram os disparos. A primeira, foi atingida em frente a Padaria Maravilhosa, na Praça Castro Alves. Os outros dois foram assassinadas na Avenida Brasil. Moradores ouviram os disparos, mas a rua estava deserta, ninguém viu nada. Os criminosos fugiram sem deixar pistas. Os corpos continuam no local. Várias guarnições da Polícia Militar tentam capturar os autores, neste momento. 



ACM Neto dança lambada em frente a camarote de Rui; vídeo

Foto: Prefeitura/Salvador

Apesar de Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) evitarem os termos "disputa" e "rusga", em bom baianês, a pirraça é cada dia mais visível. Neste domingo (11), o prefeito ACM Neto, que acompanhava o bloco do Alavontê, no Campo Grande, roubou as atenções ao dançar lambada em frente ao camarote que estava o governador — e, obviamente, atraiu a atenção de todos os foliões. O registro foi feito pelo repórter Jean Mendes, do Aratu Online. A situação aconteceu em frente ao camarote da SBT, de onde o governador acompanhava a festa e acenava para o público. Apesar da proximidade, Rui e Neto sequer se cumprimentaram.



Mulher é morta a facadas em Cruz das Almas e suspeito ameaça pular de ponte

(Fotos: Reprodução)

Uma mulher foi encontrada morta dentro da residência onde morava na Rua Tiradentes, em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, na manhã deste domingo (11). Segundo a polícia, a vítima de prenome Madalena apresentava sinais de perfuração causados por arma branca. De acordo com fontes ligadas ao BNews, a mulher era dona de uma loja de bolos na Praça do Lavrador e esposa de um taxista conhecido como "Chico do Táxi", que seria o principal suspeito pelo crime. Conforme relatado à reportagem, nesta manhã, o taxista ameaça se jogar da ponte de Pedra do Cavalo. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram enviadas ao local e negociam com o homem. Vizinhos relataram que o suspeito foi visto deixando a casa por volta das 3h30 desta madrugada e que as agressões contra Madalena eram constantes, e seriam motivadas por ciúmes. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo será removido para o Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus. É o segundo caso de feminicídio registrado em Cruz das Almas em 2018.