ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Incêndio em mercado pode ter sido criminoso

Foto: Marcos Paulo

Funcionários do Supermercado Disbahia viveram momentos de pânico durante a madrugada desta terça-feira 10 de junho. Um incêndio de grandes proporções atingiu o depósito do estabelecimento que fica localizado na Rua Padre Miguelino atrás do mercado.

 

 

De acordo com informações dos funcionários que passaram a madrugada tentando conter as chamas que tomavam conta do depósito, o fogo pode ter sido provocado por alguém que passou pela localidade, e tocou fogo nos papelões que estavam na porta. A Polícia Civil que esteve no local acredita em um incêndio criminoso, mas tudo será esclarecido com uma perícia.

 

 



Vem ai em Brumado a Rádio Escolar

Foto Cledeilton Santos

Com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela comunicação e ao mesmo tempo, mostrar na prática como funciona internamente uma emissora de rádio, a Escola Municipal Professora Maria Iranilde Lôbo levou na manha desta terça-feira 10 de junho, 09 alunos de várias salas para visitarem e conhecerem as instalações da Rádio Educativa Alternativa FM de Brumado. 

 

A visita à rádio Alternativa FM faz parte de um cronograma que integra o Projeto Rádio Escolar. O projeto tem como finalidade criar e colocar para funcionar uma rádio, através de um serviço de alto-falantes dentro da Escola Municipal Professora Maria Iranilde Lôbo que fica localizada na parte interna do CAIC.

 

 

Durante um bate-papo com o comunicador Luciano Santos a professora Shirlley Lôbo declarou que, “o principal objetivo da escola ao criar o Projeto Radio Escolar é da aos alunos a oportunidade de desenvolver a comunicação dentro e fora da sala de aula, e que, o serviço de sonorização terá uma programa voltada para a educação, falando diariamente sobre os eventos da instituição, entrevistas e veiculando musicas educativas proveitosas para o saber dos jovens que fazem parte atualmente da escola”.



CEB promove desfile sobre a Copa do Mundo

Foto Marcos Paulo

Em comemoração ao São João e ao mesmo tempo a realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, o Colégio Estadual de Brumado estará encerrando hoje o projeto estudantil realizado por professores e com a participação de todos os alunos da instituição.

 

Ontem aconteceram as apresentações na quadra da escola, em uma disputa sadia, alegre, bonita e participativa. Hoje a escola estará realizando uma caminhada pelas ruas da cidade, com carroças enfeitadas e mostrando o que tem de melhor teoricamente em cada estado brasileiro que estará sediando a Copado Mundo de Futebol.

 



CDP será discutido hoje na Vila Presidente Vargas

Foto Cledeilton Santos

A polêmica envolvendo a construção do presidio no município de Brumado terá mais um capítulo hoje à noite, desta feita, na Vila Presidente Vargas que poderá ser o novo local, aonde foi escolhido para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP).

 

O debate envolvendo a construção do presidio em Brumado começou em 2006 e de lá para cá muitas coisas aconteceram, e muito foi dito sobre a aprovação ou a reprovação da referida construção. Agora, depois de ter sido definido que seria no povoado de Lagoa Funda, a prefeitura escolheu um novo logradouro para a construção do referido CDP. De acordo com informações do Poder Executivo Municipal existem falhas geográficas no terreno de Lagoa Funda e por isso acontecerá à mudança.

 

A moradora Maria Aparecida residente na Avenida Saldino Lopes nº 343 na Vila Presidente Vargas, assim que soube da possível implantação do CDP, já demostrou sua indignação e reprovação quanto à novidade divulgada na Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado. De acordo com declarações dela, parte da comunidade daquele logradouro vai manifestar reprovação hoje a noite durante reunião na Escola Sá Teles onde será debatido o assunto. 



Câmara Homenageia Padre na sua despedida

Foto Cledeilton Santos

 

Deixando a cidade de Brumado após doze anos de serviço religioso e social prestado a comunidade, o padre José Silva Figueiredo foi homenageado pelos Edis e religiosos católicos Na Casa Legislativa de Brumado. A homenagem e o reconhecimento do seu trabalho foram realizados através de uma Sessão Solene, onde estiveram presente representante de todos os segmentos sociais, inclusive os políticos adeptos a forma do padre trabalhar socialmente ao longo da sua caminhada em Brumado. Um dos destaques da noite durante a solenidade foi a apresentação do coral ”Nossa Voz” que deu um show de apresentação.

 



Vários assaltos no final de semana em Brumado

Foto: Marcos Paulo

Mais um final de semana em Brumado com vários assaltos a mão armada. No centro da cidade na Rua Coronel Tibério Meira dois assaltantes renderam os frentistas de um Posto de Combustíveis e levaram R$ 300,00 reais. Logo em seguida minutos depois o Posto de Combustíveis Turmalina localizado próximo ao Correios também foi assaltado, por dois meliantes que chegaram pilotando uma moto Fan e com capacetes, anunciaram o assalto levando a renda financeira que se encontrava no caixa do estabelecimento.

 

 

Ontem também uma pessoa que pediu para não ser nominada na matéria, estava caminhando em direção à garagem da empresa Novo Horizonte, quando foi abordada na altura da ponte do São Félix por dois assaltantes de cor morena. Os criminosos anunciaram o assalto e levaram da vítima celular marca Gálax, bolsa de viagem com roupas, carteira com todos os documentos, e mais R$ 500,00 reais em dinheiro.



Terceira Idade cai no arrasta pé

Foto Cledeilton Santos

Quando o ser humano esta na era da juventude tudo é possível e gostoso de fazer. Jogar futebol, cantar, namorar e até dançar vários ritmos, tudo é novidade e a satisfação da conquista é a recompensa por pequenas e grandes realizações. Mas, quando a idade chega a maioria das conquistas ficam para trás, esquecidas, ou já não tem mais tanta importância, como por exemplo, dançar de braços dados com outra pessoa. Em Brumado apesar da idade e a condição física já não está tão boa quanto antes, o pessoal da terceira idade pensa diferente e dança com alegria e disposição.

 

 

Neste domingo dia 08 o Grupo da Terceira Idade realizou uma grande apresentação de Quadrilha Junina na Praça Coronel Zeca Leite. Com a praça lotada de pessoas de varias idades, os idosos deu uma aula de disposição, alegria, e forró arrasta pé no compasso da dança. A comunidade presente ficou feliz com a realização da apresentação, e o grande exemplo que a Terceira Idade deu, mostrando assim que não existe idade, lugar ou tempo para ser feliz e estar de bem com a vida.



Acidente deixa um ferido no Centro

Foto MarcosPaulo

A noite de sábado que geralmente é um momento escolhido para diversão e encontros com os amigos após uma semana cansativa de trabalho, às vezes acaba se tornando uma noite de azar e de problemas maiores do que os já enfrentados durante a semana anterior.

 

Quem deu este azar na noite de ontem 07 de junho, foi o condutor da moto que se envolveu em um acidente quando conduzia uma moto preta de placa NTD 7009. O acidente envolvendo a moto e um Fiat Uno BTI 4977 aconteceu no cruzamento da Avenida Guilherme Dias com a Rua Diolindo de Carvalho no centro de Brumado. Com ferimentos pelo corpo o jovemfoi socorrido pelo SAMU e  conduzido até o hospital regional, já os veículos foram entregues pela PM a Polícia Civil para que seja feita os procedimentos legais.



Cultura e protesto no dia do Meio Ambiente

Foto montagem Cledeilton Santos

Quando o assunto é manifestação cultural na região sudoeste Brumado da show nas apresentações. Na ultima quinta-feira (5) à noite, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, na Praça Coronel Zeca Leite foram realizadas várias manifestações culturais, para marcar a data.

 

O tema principal do encontro foi “Quero água para beber: As várias utilizações da água no nosso dia a dia e sua importância”, já que água é e sempre será, a tônica da necessidade brumadense. Ao longo do evento aconteceram apresentações de dança, música, fanfarra Municipal de Brumado e o encerramento foi realizado pelas baianas e o reisado.

 

O momento não foi só de alegria e festa, mas, também foi de reflexão e protesto já que o Movimento de Despoluição do Rio do Antônio (Modera) usou um dos estandes montados na praça para protestar contra a EMBASA, que segundo o movimento é a principal culpada pela poluição na cidade. A instituição também deixou registrado o protesto contra a construção da barragem do agronegócio na nascente do Rio das Contas. 



21 pedras de craque fora de circulação

Foto: Marcos Paulo

Durante uma abordagem de rotina hoje à tarde na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu no centro de Brumado, a Policia Militar acabou prendendo 03 rapazes. De acordo com a ocorrência feita na Policia Civil, a guarnição ostensiva passava próximo a um bar na localidade, quando percebeu atitude suspeita dos rapazes, os policiais fizeram a revista de rotina, e acharam próximo a eles 21 pedras de craque, um saquinho de maconha e um celular LG preto. Os suspeitos foram conduzidos a 20ª CORPIM aonde permaneceram para esclarecer de quem era o entorpecente encontrado.



Aluna lidera campanha solidária

Foto: Marcos Paulo

A escola tem sido local de muitas oportunidades boas, não só para estudar, como também para campanhas educativas, reflexivas e solidarias. Resultado de ensinamentos familiares e educativos, o Colégio Estadual de Brumado esta semana deu um exemplo de solidariedade envolvendo alunos do primeiro ano.

 

Percebendo que uma colega de sala estava passando por dificuldades financeiras, a jovem Samara de Souza começou a fazer uma campanha dentro da própria escola, com o objetivo de conseguir doações de alimentos não perecíveis. Aproximadamente 35 alunos atenderam seu pedido, e em fim, foram arrecadados produtos em grande quantidade.

Os produtos foram entregues a dona Ivone Gomes quando ela menos esperava. Tomada pela surpresa e ao mesmo tempo feliz com a doação, dona Ivone residente na Rua Marque de Caravelas bairro Baraúnas, poderá agora passar um bom tempo sem se preocupar com o que vai comer nos próximos dias, e assim, terá mais tranquilidade mental para se dedicar aos estudos na própria escola que a beneficiou.



Condutor fica ferido em colisão de moto

Foto montagem Cledeilton Santos

O trânsito em Brumado tem ficado cada dia mais complicado pela estrutura das vias existentes no centro da cidade, e pela falta de cuidado com que a maioria dos seus condutores tem, quando estão trafegando nas vias publicas. Unido estas duas falhas o resultado é a existência de vários acidentes. Nesta quinta-feira foi registrado mais um acidente envolvendo motos.

 

Por volta das sete da manhã no cruzamento que liga a Avenida João Paulo I com a Rua Rio de Contas aconteceu um acidente com vítimas. Duas motos entraram em colisão e quem levou a pior foi o jovem Leandro Silva Santos que reside na fazenda formosa município de Brumado. Fruto do imprevisto Leandro teve um grave ferimento no pé direito, e precisou ser conduzido para o Hospital Magalhães Neto onde sofreu uma intervenção cirúrgica. As motos foram conduzidas para a delegacia local.

 



Instituição arrombada em Brumado

Foto: Marcos Paulo

A cada dia o trabalho da polícia seja ela civil ou militar tem aumentado em Brumado. Roubos, furtos, assaltos, vem trazendo certa insegurança a uma comunidade, que precisa cada dia mais, ficar atenta a tudo que acontece a sua volta, para não ser surpreendida por pessoas que desafiam a lei e as autoridades. Nem as instituições que foram criadas para servir o povo mais carente estão livres das ações dos delinquentes.

 

Investigadores da 20ª Coordenadoria de Policia em Brumado contínua trabalhando com o objetivo de conseguir identificar quem ou quais foram as pessoas, que praticaram o roubo na última quarta-feira (4) no CRAS Irmã Dulce localizado na Rua Padre José Dias no Bairro São Feliz. Durante a ação os ladrões pularam o muro, arrombaram uma sala, reviraram as gavetas e em seguida levaram um notebook e um celular Samsung.  



PM brumadense recupera três motos roubadas

Foto: Marcos Paulo

Exaustivamente a Policia Militar tem feito seu trabalho nas Ruas de Brumado combatendo o crime e a violência, com o objetivo de manter uma tranquilidade maior dos moradores e visitantes. Mas, a falta de um número maior de policiais, viaturas e estrutura, dificulta o controle maior dos assaltos e eficácia no combate a criminalidade.

 

Na noite de ontem (5) a ação de uma das guarnições da PM local, foi informada que um trabalhador da zona rural na região de Lagoa Funda foi assaltado e os bandidos levaram sua moto. Em diligencias pela região a Policia Militar conseguiu recuperar a moto e mais duas que foram encontradas. 



Morador denuncia cobrança da Embasa

Foto denunciante

A falta de água na região sudoeste já é uma realidade há muitos anos, mas, a falta de critérios da EMBASA – Empresa Baiana de Água e Saneamento para fazer a cobrança pelo serviço prestado a população da Bahia, chega ao absurdo em varias cidades do interior. Em Brumado a rede de esgoto tem quase o mesmo valor da água servida pela empresa aos moradores.

 

Um residente no Bairro Malhada Branca procurou a imprensa para denunciar o valor da taxa de esgoto, cobrado pela EMBASA na sua conta que chegou com o vencimento datado de 05 de maio de 2014. No extrato os 11 metros cúbicos de água custa R$ 24,82 já a taxa de esgoto tem um valor de R$ 19,85, apenas R$ 4,97 separam uma taxa de rede de esgoto que já existe há vários anos e a empresa não tem gasto praticamente nenhum, com a água que ela serve e tem gastos permanentes com a manutenção do serviço.



Empinou moto e deu de cara com a PM

Foto: Marcos Paulo

Conduzir motos em alta velocidade e provocar uma adrenalina maior durante a pilotagem, sempre proporciona momentos de extasse na vida de quem esta em cima dela, porém, traz grandes problemas para os transeuntes e veículos que estão bem próximos da ação, principalmente quando essa pilotagem é desastrosa.

 

Procurando coibir esse tipo de condução a Policia Militar de Brumado deteve o jovem Weslei Adriano Coelho Rodrigues que estava empinando uma moto no prolongamento da Rua Augusto Canguçu. De acordo com Boletim de Ocorrência registrado na Policia Civil, o condutor ao avistar a viatura da PM tentou fugir, mas foi alcançado na Avenida João Paulo I. Na abordagem a polícia descobriu que ele não tinha o documento da moto e também não portava habilitação.



Ladrão leva 11 celulares de uma só vez

Foto: Marcos Paulo

Celular tem sido o principal foco de furto, assaltos e roubos no município de Brumado ao longo dos últimos anos. A cada dia a cobiça desenfreada dos bandidos pelos produtos aumenta, devido à facilidade que tem para negociar as mercadorias após praticar os crimes. Como roubar um ou dois celulares não traz muito rendimento financeiro, os meliantes resolveram praticar o mesmo crime, porém com um rendimento maior em quantidade durante a abordagem. Foi o que aconteceu no dia de ontem (4) na Travessa Moreira no Centro de Brumado.

 

Um elemento de cor morena com estatura alta, usando boné, portanto uma faca invadiu a loja SOS Celular, e quando já estava no interior abaixou a porta para facilitar a ação, exigindo que a atendente lhe entregasse 11 aparelhos celulares, e o cliente que se encontrava no interior do estabelecimento lhe repassasse o dinheiro que tinha no bolso, naquele momento a quantia de R$ 200,00. Após o assalto o bandido saiu andando como se nada tivesse acontecido, e por ironia do destino a loja chama-se SOS Celular que em português quer dizer, socorro celular, os aparelhos celulares em Brumado estão literalmente pedindo socorro.



Assaltadas a caminho da academia

Foto: Marcos Paulo

Cuidar da saúde tem sido uma constante na vida do brumadense e principalmente das mulheres, que procuram de todas as formas manterem a forma física e aumentar a beleza visual e o prazer espiritual no dia a dia. Mas, sair para uma simples malhação na academia não tem sido tão simples como em tempos outrora na querida Brumado.

 

Na noite de ontem (4) uma jovem residente no centro da cidade e outra jovem moradora do Bairro Nobre, estavam a caminho da academia, passando pela Rua Rio de Contas no Bairro Brasil, quando foram abordadas por um assaltante de estatura alta, corpo magro, cor moreno conduzindo uma moto marca Dafra de cor vermelha. No momento em que se aproximou das vítimas ele anunciou o assalto e levou das vítimas dois celulares das marcas Samsung e LG. Após o ocorrido o assaltante tomou rumo ignorado, já as mulheres seguiram para a delegacia local para realizar o boletim de ocorrência. Os nomes das pessoas assaltadas foram preservados de acordo solicitação.



Moradores do Olhos D’água pede pavimentação

A cidade de Brumado tem crescido gradativamente em várias áreas nos últimos anos, e o desenvolvimento estrutural por parte de quem tem o dever de dá uma condição melhor de vida para os seus moradores, na maioria das vezes não acompanha o ritmo, e os logradouros mais simples acabam sofrendo as consequências desta falta de planejamento.

É exatamente o que esta acontecendo com os residentes da Rua Albertino Marques Barreto no Bairro Olhos D’água. Cansados de esperar pelo cumprimento do dever público municipal, eles expressaram sua indignação ao colocarem uma faixa chamando a atenção do gestor local, para a necessidade de uma melhor atenção naquela localidade.

Na opinião do morador Gilberto Santos “isso é uma vergonha não só a Rua Albertino Marques Barreto e sim todo o bairro Olhos D'água esta abandonado e as ruas todas esburacadas, quando chega ano político o bairro fica cheio de políticos prometendo melhorias e até falando que são moradores e representante do bairro”.



Comunidade do bairro Esconso agradece

Fonte: facebook

Com o objetivo de angariar dinheiro para da sequencia na reforma da Capela de Nossa Senhora da Conceição, a comunidade do Esconso recebeu no ultimo sábado um grande número de pessoas que lotaram a área da festa. Ao longo da quermesse aconteceu celebração da Palavra pela Comunidade Olhos D'agua, som ao vivo com Tote Lima, e foram colocadas barraquinhas com comidas e bebidas típicas da região sudoeste. Ao final da festa foram sorteados vários brindes e os ganhadores foram: Edinho da pomposa, Beatriz Lôbo, Francisco do biscoito, Maria Helena Viana e Moabe coqueiro.

Após a realização do evento um dos integrantes da 1ª quermesse Luís Claudio Ribeiro Ataíde usou a rede social facebook para agradecer todos aqueles que contribuíram para que o objetivo tenha sido conquistado em prol da Comunidade do Esconso.