ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Solidariedade: Mulher que sobrevive com apenas 140 reais p/ mês pede ajuda para reconstruir sua casa

Angelita está passando grandes dificuldades e espera contar com a ajuda dos brumadenses para poder reconstruir sua casa que está em péssimas condições de moradia (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O brumadense é conhecido por sua hospitalidade, companheirismo e amor ao próximo, então, diante disso, contribuir para a melhora de vida de quem está realmente necessitando não é uma tarefa tão árdua assim. O 97NEWS, dentro de seu portfólio organizacional, tem um lugar especial para a Solidariedade, onde já foram feitas inúmeras matérias que ajudaram e até transformaram de uma forma muito positiva a vida de muitas pessoas. Desta feita, a nossa reportagem descobriu mais um caso emblemático neste sentido, que foi encontrado na Rua Padre Anchieta, onde foi feito o registro das condições, até sub-humanas, em que vive a diarista Angelita Brito Medradro, 43 anos, que “sobrevive” com apenas R$ 140,00 mensais, sendo R$ 70,00 do Bolsa Família e os outros R$ 70,00 de uma faxina que ela realiza numa casa de família. Diante disso, dentro do seu escopo solidário, o 97NEWS vem solicitar uma contribuição dos seus milhares de leitores para que o sonho de reconstruir a residência de Angelita possa ser realizado, então, qualquer material usado, doações em dinheiro e outros produtos que possam ser utilizados com esse fim podem ser entregues na Rua Padre Anchieta, 140 (próximo ao comando da 34ª CIPM). Contamos com o apoio de todos. Confira fotos que mostram a situação precária da residência em que vive Angelita: 



Daniel Santinelly volta da maior Feira de Cabelos da América Latina trazendo novidades para Brumado

O hair style bruamdense Daniel Santinelly durante a sua participação na Beuaty Fair em São Paulo (Foto: Reprodução Facebook)

O brumadense Daniel Santinelly foi convidado para participar da maior feira de cabelos da América latina, a ''Beuaty Fair'' para Workshop de Cortes. O evento teve início no último dia 05 e, durante três dias reuniu, segundo os organizadores, mais de 500 mil pessoas em todos os stands, entre eles, os mais badalados da Light Hair e Le Charme´s que foram os responsávelis pelos últimos lançamentos e os mais cobiçados produtos. O sucesso do Hair Style Daniel Santinelly teve início após ele ter sido escolhido pelo Instituto Embelleze de São Miguel, em São Paulo para cortar o cabelo do cantor Frank Aguiar e de Sérgio Reis, dois nomes consagrados da música sertaneja brasieira. Desde então Santinelly vem se destacando e satisfazendo os clientes com os cortes e tendências exclusivas, adquiridas com os melhores profissionais da área, em São Paulo.



Brumado: Bandidos invadem clínica médica e apavoram funcionárias

Os bandidos ameaçaram as funcionárias a entregar todos os pertences (Foto: Reprodução Youtube)

Os assaltos a estabelecimentos comerciais voltaram novamente com mais intensidade. Uma das ações criminosas desse gênero que mais chamou a atenção foi um assalto a uma renomada clínica médica que aconteceu no início da noite desta sexta-feira, dia 11. Segundo imagens obtidas pelo 97NEWS, dois assaltantes chegaram usando bermudas, camisetas e capacetes e entraram no estabelecimento momentos antes do fechamento do expediente, exatamente às 18h48m e renderam as funcionárias entrando no recinto e revirando gavetas e compartimentos. Eles levaram bolsas com os pertences das funcionárias e outros objetos e saíram tranquilamente para pegar a motocicleta que ficou estacionada próxima. Não foi revelado o valor roubado, mas o que se sabe é que a falta de contingente policial na cidade faz com que os bandidos ajam tranquilamente como se estivessem numa terra sem lei. Confira abaixo as cenas do assalto: 



Brumado: Após furtar shampoo, gatuno com uma faca parte para cima de policial, mas acaba sendo preso

O homem foi levado para a Depol junto com a faca e o frasco de shampoo (Fotos: Marcos Paulo | 97NEWS)

Realmente Brumado vem sendo palco de acontecimentos bizarros ultimamente, o que vem fazendo o município ser conhecido em todo o país, graças ao fenômeno estrondoso das redes sociais. Dentre esses inúmeros fatos, um ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 10, onde um homem entrou numa loja com uma faca e furtou um frasco de shampoo, sendo que, em seguida, ao tentar abrir fuga foi abordado por um policial à paisana, que passava pelo local na hora, o qual tentou o convencer o homem a devolver o produto do furto, mas, ao invés de atender o apelo, o gatuno partiu para cima do policial com uma faca, mas acabou sendo imobilizado logo em seguida e encaminhado para a Depol. O homem, que é morador do Conjunto Residencial Brisa I, alegou que sofre de convulsões e que roubou o shampoo porque não tinha dinheiro para comprar. Ele ficou à disposição da Justiça e poderá responder por furto e por desacato e tentativa de agressão a um policial militar. O nome dele não foi revelado pela Polícia.

 



Brumado: Mulheres bonitas podem estar sendo alvo do 'ladrão de fotos íntimas

O meliante pode ser o mesmo autor de outros assaltos recentes na cidade (Foto: Reprodução Youtube)

Brumado é uma cidade conhecida como “terra de belas mulheres”, as quais desfilam sua exuberância pelas ruas da Capital do Minério despertando a atenção de “tudo e de todos”. Em época do crescimento da criminalidade, em concomitância, com os avanços tecnológicos, isso está se tornando um risco nos dias atuais, já que existem criminosos, com a mente carregada de lascívia e más intenções, que, ao perceber, que a grande maioria das mulheres lindas da cidade possuem um smartphones e que, além disso, podem ter na memória de seus aparelhos fotos sensuais, como aconteceu recentemente com uma jovem que teve a sua nudez exposta em redes sociais após ter seu celular roubado. Nesta quarta-feira, dia 09, mais um assalto que aconteceu nas proximidades do SAC, pode ter tido essas características. Segundo informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo do 97NEWS, junto à vítima, ela estava transitando pelo local quando um assaltante magro, com bermuda e boné e com uma barbicha, exigindo que ela passasse o celular. Não acreditando no primeiro momento, a mulher até desdenhou do bandido dizendo “deixa de bestagem, deixa de bestagem”, mas, após essas palavras, ela acabou entrando num princípio de luta corporal com o bandido, mas logo se deparou com um revólver apontado para o seu rosto e com as seguintes palavras “se você não me der o celular eu vou lhe matar”, o que fez com que imediatamente o aparelho fosse entregue ao bandido que se mostrou muito destemido, pois algumas pessoas que estavam no local foram para cima dele, mas ele apontou o revólver e fugiu rapidamente pela nova ponte do São Félix. O fato que pode levar ao raciocínio de que o bandido tinha outras intenções além de levar o aparelho é que ele, em seguida, devolveu o cartão de memória, dizendo que não tinha nada que ele queria para postar no Whatsapp. O 97NEWS obteve imagens de câmeras de segurança que registraram o assalto, onde mostra o elemento em ação. Confira o momento do assalto no vídeo abaixo: 



Brumado: Família procura idoso desaparecido há 6 dias

Seu Antônio foi visto a ultima vez no dia 04 de setembro (Foto: Arquivo Familiar)

A família de ANTÔNIO SOUSA DE ALMEIDA, de 72 anos, está à sua procura desde o último dia 04. Ele desapareceu por motivos ainda desconhecidos.  Segundo informações de familiares ele, que é morador de Brumado, foi visto a última vez em frente ao comando da 34ª CIPM. Tendo um quadro de saúde considerado positivo para a sua idade, Seu Antônio, como é conhecido, teria parentes em cidades da região, mas a família já procurou em Guajerú e Malhada de Pedras, mas, até o momento ele não foi encontrado. Quaisquer informações podem ser passadas para os seguintes contatos: (77) 9928-9583 ou 9984-0254.

 



Equipe do Jornal da Alternativa Segunda Edição se emociona com a volta do grande Osmar Moura

Osmar Moura já está recuperado e participou da edição do Jornal da Alternativa Segunda Edição desta quarta-feira (09) Foto: Maicon Schyneider)

A frase célebre de Euclides da Cunha de que “o sertanejo é, antes de tudo, um forte” pode ser muito bem aplicada à vida de um dos mais ilustres brumadenses, o incansável Osmar Moura, que é dono de uma das biografias mais ilustres da recente história da Capital do Minério. Atualmente com 73 anos, Osmar Moura participou intensamente dos mais importantes movimentos políticos das últimas 5 décadas, tendo vários mandatos como vereador e presidido o Poder Legislativo nos anos de 1991 e 1992. Muito atuante até hoje, Osmar Moura que é membro integrante da equipe do Jornal da Alternativa Segunda Edição, comandando um quadro destinado ao homem do campo, teve um problema de saúde recentemente, mas, como é um sertanejo de raiz, tendo a força da superação conforme citou Euclides da Cunha, ele já está de volta e fez uma visita aos estúdios da Alternativa FM na tarde desta quarta-feira, dia 09, sendo calorosa e carinhosamente recebido pelo apresentador do programa de radiojornalismo, Emanoel “Manelão” Araújo e toda a sua equipe (foto abaixo). A emoção contagiou inclusive os ouvintes, que também participaram saudando a volta do grande Osmar Moura, defensor fervoroso e intransigente do homem do campo. 

(Foto: Maicon Scheneyder / 97NEWS)


Campanha para mudança do sistema eleitoral no CSB causa polêmica e pode tumultuar o processo

O Clube Social de Brumado é considerado um patrimônio cultural e turístico, com uma história de grande sucesso (Foto: Divulgação)

A lógica do velho jargão de que “time que ganha, não se mexe” pode ser muito bem aplicada a várias disputas nos mais diferentes setores. Dentro desta tendência, a história vem mostrando que as tentativas de alteração dessa máxima acabam sendo, na sua grande maioria, frustradas, pois a comprovação do sucesso e da vitória são fundamentais para a base das novas escolhas. Este seria o panorama que poderia ser aplicado neste momento ao CSB – Clube Social de Brumado, que está atravessando um novo processo eleitoral de escolha dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, sendo esse último que escolhe os diretores, o presidente e o vice. Esse sistema de eleições indiretas foi sempre o sistema vigente do CSB, desde a sua criação nos idos de 1970, tendo sempre resultados muitos positivos, já que as escolhas e decisões sempre foram feitas por meio de um colegiado, mas, desta feita, nesse ano de 2015, um novo componente já começa a querer modificar esse processo histórico, pois um grupo de associados, que montou uma chapa para a disputa, vem fazendo uma campanha com um marketing muito agressivo querendo “a todo custo” eleições diretas na entidade, o que vem sendo visto com certo temor por um grande número de sócios, já que isso poderia promover um choque de gestão além do que, nesse momento isso seria inaplicável, pois, como foi citado anteriormente, as eleições são para os conselhos, as quais acontecerão no próximo dia 21 de setembro. Duas chapas estão na disputa, sendo que o argumento de uma delas seria a realização de eleições diretas, o que está sendo visto como uma tentativa de tumultuar o processo eleitoral e confundir a cabeça dos associados, já que estaria se "vendendo uma ilusão". O CSB atravessa um momento muito positivo, com uma situação financeira muito estável, dando continuidade a solidez histórica que sempre foi a sua marca (foto abaixo), por isso, a tentativa extemporânea de se modificar o processo eleitoral da entidade pode, segundo alguns sócios ouvidos pela equipe de reportagem do 97NEWS, acabar tendo consequências negativas. Segundo informações o clima já começa a ficar mais tenso, pois o enfrentamento poderá ter ânimos mais alterados, principalmente por parte da chapa que defende o sistema de eleições diretas. 

(Foto: Divulgação)


Brumado: Brumado: 'Os bandidos não estão perdoando nem as galinhas', relata morador da zona rural

O produtor rural Edvaldo Pinto demonstrou muita preocupação com a situação (Foto: 97NEWS)

A situação do crescimento da criminalidade no meio rural de Brumado está atingindo patamares próximos do inaceitável, pelo menos esse foi o relato do produtor rural Edvaldo Pinto feito na manhã desta terça-feira (08) a vários órgãos de imprensa da cidade. Morador do Distrito de Itaquaraí ele afirmou que “realmente a situação está crítica, pois nem as galinhas estão sendo perdoadas. Os bandidos chegam num carro e fazem um arrastão, levando tudo que encontram pela frente”. Ele ainda descreveu que “essa não é a situação somente de Itaquaraí, é de toda a zona rural, porque os relatos são muitos e acontecem em todos os distritos e comunidades”. O produtor ainda destacou que “acredito que essa facilidade é devido à falta de policiamento e espero que as autoridades venham a resolver essa situação, pois a zona rural está sendo sitiada”. A crise da segurança pública que piorou muito nos últimos anos no município de Brumado tem na proliferação do comércio de entorpecentes o seu principal vetor e, nesse cenário, os moradores da zona rural também foram alcançados, já que existem comprovações que o uso do crack, por exemplo, aumentou muito nas comunidades rurais, o que é outro grande desafio para as autoridades. O comando da 34ª CIPM tem conhecimento do fato e já está finalizando um planejamento de combate ao crime na zona rural, o qual deverá ser operacionalizado em breve, o que deve diminuir a ação criminosa. O grande desafio é, mais uma vez, a falta de contingente, mas devido ao grande empenho dos policiais militares e do major Jocevã Oliveira essa questão deve ser minimizada, o que deverá devolver em parte a tranquilidade para os milhares de moradores que habitam no meio rural de Brumado. 

.



Brumado: Pedreiro e ajudante morrem em forte colisão com uma Amarok na noite desta sexta-feira (04)

A Bizz ficou totalmente destruída (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A BA-242, há cerca de 10 km da sede de Brumado, na altura da entrada da Comunidade de Tanquinho acabou sendo palco de uma tragédia no início da noite desta sexta-feira, dia 04, onde dois pedreiros em uma Bizz, acabaram colidindo com uma Amarok, placa policial OKK 3300 – Vitória da Conquista – Bahia, (foto abaixo) vindo a óbito ainda no local devido ao forte impacto da colisão. A reportagem do 97NEWS esteve no local e apurou que eles estavam indo para a Comunidade do Riachão, já em Aracatu, para construir a casa de uma irmã. Segundo o condutor da Amarok, que pediu para não ser identificado, ele vinha acompanhando veículos de outros irmãos que estavam voltando da cidade de Rio do Pires e não teve êxito em parar o veículo, pois não conseguiu avistar a motocicleta, que, segundo ele, estava com os faróis bem precários. Na colisão os dois homens foram arrastados por vários metros, sendo que um acabou quebrando o pescoço. A nossa reportagem obteve informações que um deles se chama Rewell, que tinha 29 anos e é muito conhecido na cidade. A Polícia Técnica chegou logo ao local e levou os dois corpos para o IML de Brumado para serem periciados. O motorista da Amarok foi ouvido e deu as suas explicações sobre o acidente fatal. Somente a perícia irá revelar as reais causas do acidente, se houve imprudência e velocidade exagerada. 

(Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)


Melhor do Ano: 'Marquito' Gomes é coroado como um dos destaques em premiação da TPP Publicidade

O microempresário Marquito Gomes ao lado de sua esposa durante cerimônia da premiação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O microempresário Marcos “Marquito” Gomes, foi um dos contemplados com o prêmio melhores do ano entregue pela TPP Publicidade em cerimônia que aconteceu no último dia 22 de agosto no salão de eventos da AABB de Brumado. Ele recebeu o reconhecimento e a consagração pública como revendedor da marca New Kenko. Muito feliz e emocionado,“Marquito”, agradeceu a todos que exaltaram o seu trabalho e que lhe concederam essa honrosa chancela de ter a New Kenko confirmada como a melhor revendedora do ano do ramo de purificadores de água. 



Motorista tomba caminhonete na estrada do Esconso ao desviar de ônibus na manhã desta sexta (04)

O motorista disse que foi desviar de um ônibus e acabou tombando a S350 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação da Rua Cleóbulo Meira Leite, conhecida popularmente como Estrada do Esconso, vem preocupando já há algum tempo os moradores do bairro e também os condutores que sempre usam a referida via, já que as condições de trafegabilidade são restritas, já que em alguns locais a pista é estreita, mas o principal problema é uma passagem molhada antiga que já teria passado da hora de ser retirada para dar lugar a uma ponte bem mais segura. Na manhã desta sexta-feira, dia 04, por volta das 10h, mais um acidente ocorreu no citado lugar, sendo que um motorista que conduzia uma caminhonete S350 prata, placa JMR - 4098 - Brumado -BA, acabou tombando o seu veículo ao tentar desviar de um ônibus. A reportagem do 97NEWS e falou com o motorista que disse que tinha acabado de carregar com brita e ia sentido a Brumado, mas, no meio do caminho, o ônibus apareceu bem na sua frente, não tendo outra alternativa se não procurar o acostamento, que não existiu, o que acabou provocando o acidente. Ele e o ajudante nada sofreram. O morador Cosme Silva, em tom de revolta declarou ao 97NEWS que “isso é um absurdo como pode ter uma pista como essa, que passa carro direto, sem acostamento. Essa obra da passagem molhada então nem se fala, já está aí há muito tempo, já passou da hora de ser trocada por uma construção mais nova, mas, infelizmente, até o momento, nada foi feito, então, devido a esse descaso o risco dos acidentes continuam cada vez maiores”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Funcionários da FCA fazem abordagens educativas aos motoristas próximo à linha férrea

Os funcionários da FCA procuraram alertar os motoristas para redobrar a atenção ao passar pela linha férrea (Foto: Maicon Schyneider)

Os últimos acontecimentos envolvendo a linha férrea em Brumado e região provocaram uma ação de conscientização dos riscos da desatenção por parte da FCA, empresa que detém os direitos de uso. Na manhã desta quinta-feira, dia 03, funcionários da empresa fizeram panfletagem e abordagem educativo aos motoristas que passaram pelo entroncamento da Rua Virgílio Ataíde com a Coronel Santos, um dos locais mais movimentados da cidade pelo qual passa a linha férrea. A ação espera criar uma conscientização dos motoristas para aumentar a atenção ao transitarem nas localidades por onde passa a linha do trem, buscando assim a extinção dos acidentes envolvendo veículos e locomotivas da FCA. 



Brumado: Quarto homicídio do ano pode revelar dados controversos sobre a violência no município

Imagem Ilustrativa (Arte: 97NEWS_

Não é necessário um grande aprofundamento sobre as matérias veiculadas na mídia local tendo como tema a segurança pública a cidade para se chegar a uma avaliação de que Brumado é um município violento, já que o índice do número de assaltos, furtos, arrombamentos e das ocorrências envolvendo o tráfico de drogas são acima da média.  Esta seria a análise popular, mas a que realmente norteia as ações de combate ao crime é o índice de homicídios, que acaba criando um paradoxo, pois o número é baixo. Nesta quarta-feira, dia 02, foi registrado o 4º homicídio na cidade, que, na verdade, pode revelar um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, já que o motociclista encontrado morto por dois tiros pelas costas no KM 328 da BR-030, trecho que liga Brumado a Sussuarana, ao que tudo indica, teria fugido de assaltantes que dispararam contra ele. Elucubrações “sherlockianas” à parte, o fato é que, como a Secretaria de Segurança Pública do Estado tem como base de avaliação do quadro de violência, os índices de homicídios na cidade, é bem capaz que a população brumadense continuará amargando a falta de um contingente policial que venha a suprir a grande demanda do crescimento da criminalidade, além do que o aparelhamento das polícias continuará defasado. Um exemplo muito próximo é o de Vitória da Conquista que já registrou 90 homicídios no ano, sendo considerada uma das cidades mais violentas da Bahia. Guardadas as devidas proporções, se for feito uma comparação por índice populacional, Conquista tem 7 vezes mais habitantes do que Brumado, então, diante disso, Brumado para ter o mesmo nível, seriam necessários registros de 18 homicídios até agora, então, a distância seria grande, pois de 4 para 18, existe uma déficit de 12. A população que cada vez mais está aflita com a ação mais implacável dos assaltantes, que até policiais estão assaltando, como foi o fato recente que ganhou a mídia, onde um tenente coronel do CB foi vítima de um assalto, espera que não seja somente o número de homicídios na cidade que seja a base para uma ação mais robusta para a melhoria da segurança pública na cidade, que vive um momento delicado, principalmente com o tráfico de drogas, pois Brumado é reconhecida pelas próprias autoridades como polo de distribuição regional, o que por si só demandaria um maior contingente policial e um melhor aparelhamento para a 34ª CIPM e para a 20ª Coorpin. É necessário se rever esse conceito atual, já que a criminalidade se especializou e o combate não pode ser apenas no plano ostensivo, tem que haver um setor de inteligência eficaz, para que haja uma reversão dessa expectativa assustadora. 



Brumado: Bairros periféricos sofrem com falta de infraestrutura

A situação de esgoto a céu aberto ao lado da Escola Oscarlina Silva já perdura a um bom tempo (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

A expansão residencial em Brumado é um fato, mas é também incontestável, que, apesar desse ponto positivo, a situação ainda retrata um forte descaso e falta de políticas públicas que acompanhem essa evolução, dando uma estrutura digna para os moradores. Em alguns bairros essa situação já se arrasta a um bom tempo, o que vem causando revolta e indignação, a qual é retratada em inúmeras postagens e reclamações que chegam à redação do Grupo Alternativa de Comunicação. Nesta semana foram inúmeras e algumas acontecerão de forma mais veemente, sendo que duas mereceram destaque, que foi a da Rua Rui Barbosa, no Bairro Dr. Juracy, onde os moradores dizem não suportam mais o esgoto a céu aberto, que fica, inclusive ao lado da Escola em Tempo Integral Oscarlina Silva, uma das mais movimentadas da rede pública municipal. Além do esgoto a rua ainda está sem pavimentação o que deixa os moradores ainda mais revoltados. Situação similar enfrentam os moradores da Rua Altino Coqueiro no Bairro Malhada Branca, que também reclamam do abandono e da rua sem pavimentação, além do que os animais peçonhentos regularmente invadem as residências, pois o mato vem tomando conta da via (foto abaixo). A equipe do 97NEWS já procurou o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, o qual relatou que já está sendo feito um planejamento para atender as situações mais urgentes, mas que a falta de repasse de recursos federais pode prejudicar o bom andamento da agenda. 

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Presidente do Sindsemb é muito criticado por falta de pulso firme nas negociações salariais

O presidente do Sindsemb, Edilson Costa, vem sendo muito criticado pela categoria por não obter até o momento um resultado positivo nas negociações com a prefeitura (Foto: Reprodução Facebook)

As negociações salariais entre o Sindsemb e a Prefeitura Municipal já se arrastam por vários meses e, com isso, muitos servidores municipais já estão perdendo a paciência e começam a desferir severas críticas contra o presidente do Sindsemb, Edilson Costa, que está sendo avaliado como incapaz de representar a categoria à altura, pois não vem, segundo eles, mostrando uma vitalidade necessária para obter um resultado positivo neste processo de renegociação salarial. “Ele tinha que nos defender com unhas e dentes, mas não é isso que temos observado infelizmente”, citou um servidor ao 97NEWS, o qual acompanhou do lado de fora a reunião na manhã desta sexta-feira, dia 28, que aconteceu na prefeitura municipal, a qual acabou novamente sem uma definição. A insatisfação dos servidores públicos municipais aumenta cada vez mais e, caso não haja um desfecho positivo, com o pagamento de um reajuste de no mínimo de 8% retroativo a maio, a categoria poderá cruzar os braços e deflagrar uma greve, que não é vista ainda com bons olhos pelo presidente do Sindsemb, que tem o foco nesse momento na luta para que o turnão seja efetivado, no reajuste de 6% e na criação do vale-alimentação, o que já foi totalmente descartado pela atual gestão que garantiu que não há dinheiro no cofre para isso. Na semana que vem irá ser realizada uma assembleia da categoria que acontecerá em forte clima de tensão, onde poderá se confirmar a deflagração de uma greve. 



Brumado: Dona de boutique tem celular levado por casal que se passou por cliente

(Fotomontagem: 97NEWS)

A febre alucinante dos smartphones, que tem o WhatsApp como grande objeto de desejo, aliado à dependência química do crack, vêm provocando, faz a um bom tempo, uma onda feroz de assaltos e furtos a celulares na cidade de Brumado. Hoje em dia é altamente arriscado, principalmente para as mulheres, desfilar pelas ruas exibindo um smartphone a qualquer hora do dia ou da noite, já que os meliantes estão sempre em algum canto esperando as suas vítimas. Dentro desta linha marginal, uma outra ação, desta feita mais articulada começa a acontecer com maior frequência, que é a teatralização de falsos clientes, ou seja, alguém se passando por potencial comprador, entra numa loja, fica pra lá e pra cá, como se fosse comprar alguma coisa e, quando menos se espera, celulares que ficam em cima da mesa somem como se fosse um “passe de mágica”. Isso aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, dia 28, numa das boutiques mais famosas da cidade, onde um casal se passou por cliente e, quando a brecha apareceu, acabou “surrupiando” um Samsung Gran Prime da proprietária do estabelecimento. Então fica o alerta aos comerciantes, que não deixem seus smartphones a mostra dentro da loja, porque o risco deles desaparecerem é cada vez maior. 



Brumado: Tentativa de agressão por parte de motorista a agentes de trânsito vira caso de Polícia

Os agentes fizeram questão de ir para a Depol (Foto: Marcos Paulo / 97 NEWS)

As previsões sobre as grandes dificuldades e desafios dos agentes de trânsito em Brumado sempre apontaram para um lado preocupante, já que a população, assim como em outras cidades da região, se mostra repulsiva à ação destes servidores que buscam manter o ordenamento viário da cidade. Desde que foi oficializada a SMTT diversos incidentes vêm ocorrendo envolvendo motoristas e agentes, alguns com maior gravidade. No final da manhã desta quinta-feira, dia 27, mais um desses casos aconteceu na Praça Armindo Azevedo, no centro da cidade, onde agentes de trânsito, ao buscar orientar um motorista de um Corolla preto, acabaram sendo alvos de uma tentativa de agressão. Segundo depoimentos dos agentes ao 97NEWS, o referido motorista foi parado no intuito de ser orientado para que os passageiros que estavam no veículo utilizassem o cinto de segurança, mas o mesmo se irritou e começou a ofender verbalmente e moralmente o agente, que, não teve outra escolha a não ser aplicar a multa, foi quando o motorista descontrolado pegou um pedaço de concreto do chão e partiu para cima dele. O ato acabou sendo impedido pelo pai do motorista que acabou se evadindo rapidamente do local. Os agentes acionaram a Polícia que chegou imediatamente ao local e conseguiu autuar o motorista agressor que foi conduzido para a Depol para dar explicações sobre a sua atitude hostil. Os agentes registraram queixa (foto abaixo) e o fato acabou entrando para o livro das ocorrências policiais. 

(Foto: Marcos Paulo / 97 NEWS)


Brumado: Assaltante alterado e muito agressivo aterroriza clientes de bar dando tiros para o chão

Os clientes ficaram muito assustados, pois o assaltante estava totalmente descontrolado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os assaltos continuam acontecendo em Brumado, sendo que em alguns casos, o medo e pavor são componentes que deixam as vítimas muito assustados. Um caso desse gênero aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 26, onde um assaltante extremamente alterado, mostrando uma agressividade muito grande entrou, por volta das 20h, num bar localizado no Bairro São José. Ele estava armado com um 38 e tomou celulares e dinheiros de clientes e do proprietário e, na hora da saída, para dar mais dramaticidade ao seu delito, ele resolveu atirar para o chão, o que fez as balas ricochetearem e assustar ainda mais as vítimas. Aparentemente ele estava sozinho e como não tirou o capacete da cabeça e deveria estar com a moto escondida nas proximidades. 



Absurdo: Crianças foram parar no Hospital por brincarem em aparelhos danificados da Praça da Ciência

A situação do equipamento recém instalado já é de deterioração (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Praça da Ciência, como ficou conhecida, ao invés de proporcionar conhecimento e diversão, como era a sua missão, acabou se tornando num local perigoso, já que não há nenhum monitoramento por parte dos responsáveis pela obra, que foi instalada na Praça Nita Gama, no Bairro Parque Alvorada, mas, depois disso foi abandonada e acabou virando um palco da desordem, já que continua sendo alvo constante da ação de vândalos, que teimam em destruir os equipamentos públicos (foto abaixo). O perigo citado é traduzido em vários acidentes que ocorreram com crianças que, ao brincar num brinquedo que simula a energia centrífuga, o mesmo toma uma velocidade tão grande, que acaba arremessando as crianças longes, causando ferimentos, fazendo com que as mesmas sejam encaminhadas para o Hospital Municipal. Isso está acontecendo pela falta de monitores no local para ensinar as crianças como manusear os equipamentos. Outro fator que potencializa os perigos é que foram abertos buracos no chão da praça que eram para a instalação uma espécie de cerca para os equipamentos, mas que, até o momento não foi instalada. Várias mães revelaram a sua preocupação à reportagem do 97NEWS e se dizem preocupadas para levar os seus filhos ao local, porque além dos acidentes não existe nenhum guarda municipal no local. Infelizmente esse absurdo vem comprovar o alto índice de vandalismo na cidade e o desinteresse das autoridades em preservar o patrimônio público já que nenhuma fiscalização foi autorizada no local.  

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)